Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
mais_um Escreveu:(pode ser que contigo tenha sorte já que várias vezes tenho pedido a quem diz que a culpa de estarmos como estamos é do Sócrates mas depois quando questionados sobre factos desaparecem)
Desculpa, só não vê quem não quer.
Sócrates foi o cangalheiro do país.
Eu não te quero convencer, pois quem não viu também não vê mais, mas imagina o seguinte:
És nomeado para CEO de um grupo económico, tipo Sonae, que gere um conjunto abrangente e diversificado de negócios.
O grupo encontra-se numa situação financeira algo preocupante, com níveis de autonomia financeira e solvabilidade que se vinham a deteriorar há alguns anos, mas o crédito continuava a abundar, pelo que não havia dificuldades de financiamento nem de liquidez.
O resultado operacional era negativo há alguns anos.
A empresa estava, igualmente, a perder quota de mercado para os concorrentes e os seus produtos estavam a ficar desactualizados tecnologicamente, isto apesar do enorme investimento que tinha sido efectuado em novos pavilhões industriais e lojas de distribuição.
Ao fim de 6 anos, deixas a empresa na seguinte situação:
- rácio de solvabilidade consideravelmente mais negativo;
- sem liquidez porque entretanto o crédito secou;
- resultados operacionais ainda mais negativos;
- a vasta gama de produtos comercializados continuam muito longe da vanguarda existente no mercado;
E isto porquê?
Porque a tua estratégia para fazer crescer o grupo passou por criar uma empresa de construção propositadamente para construir pontes pedonais entre os pavilhões industriais do próprio grupo e ligá-los aos escritórios.
Tinhas encontrado o grupo numa situação difícil, mas recuperável, pois não havia dificuldade de financiamento. O ajustamento necessário para repor o equilíbrio operacional poderia ter sido feito de uma forma mais ou menos suave.
Mas não.
Deixaste-o falido, ou quase. Está a ser gerido pelos credores. E o ajustamento indispensável a ser feito de uma forma muito mais agressiva.
Pois eu digo-te, numa situação daquelas nomeava-te para o prémio de PIOR CEO do ano.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Bom, parece que não percebem, provavelmente porque lêem apenas uma parte e não o todo, vou tentar explicar outra vez...
Parece-me óbvio que não falo destes assuntos para que tenham pena de mim, nem estou à espera que me resolvam nada. O meu único objetivo é que fiquem informados do que se está a passar. Se não aparecessem aqui tantos comentários desfasados da realidade (como aquela história, que até o Marques Mendes a conta, de que os trabalhadores do estado têm a regalia enorme de não poderem perder o emprego), eu provavelmente não escrevia nada, mas assim é difícil... agradeço algumas manifestações de solidariedade mas não é por isso que eu conto a minha história, faço-o apenas porque contada na primeira pessoa não deixa espaço a dúvidas (mesmo assim há muitos que... enfim) e porque, na maioria dos casos, sou uma pessoa que não se importa de expor a sua vida pessoal!
Pois, também eu! e?
A ideia com que fico é que se eu dissesse aqui que o Ministério está a obrigar os professores contratados a irem uma vez por semana, ajoelhar-se aos pés do Crato, haveria muitos aqui que viriam dizer que também já estiveram num emprego que o patrão lhes fazia isto ou aquilo! Ou seja, está tudo legitimado?! Não devemos bater-nos por um país melhor e mais justo?! Parece que não aprendemos nada...
Lá está, é melhor é não exigir nada, deixa estar como está que está bem!
Pois, ao sindicato já fui, vou a tribunal para os obrigar a pagar a indemnização. Em princípio, pelo menos isso, terão de pagar, mas com muito trabalho e despesas... ao que isto chegou!
Quanto a passar aos quadros ainda há pouco tempo estive a falar com o Mário Nogueira que me disse que iriam pegar em alguém e levar o caso a tribunal para ver o que dava... só que já me convenci que os sindicatos em Portugal gostam mais é de festa e barulho!
Pois, eu até concordo contigo, mas acho é que não é preciso ser mentiroso ao nível que eles são, e acho que isso é a primeira coisa que os cidadãos deverão exigir. Há mínimos de decência... como já disse lá atrás, até conseguia compreender que tenham ilegalmente mantido dezenas de milhares a contrato e agora os ponham na rua! Mas, não pagar as indemnizações?! Contratar uns amigos a peso de ouro para lhes fornecerem um parecer "à medida"?!
http://www.educare.pt/educare/Atualidad ... hannelid=0
Quando o Provedor de justiça aconselhou a pagar:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portuga ... =Justi%E7a[/url]
Parece-me óbvio que não falo destes assuntos para que tenham pena de mim, nem estou à espera que me resolvam nada. O meu único objetivo é que fiquem informados do que se está a passar. Se não aparecessem aqui tantos comentários desfasados da realidade (como aquela história, que até o Marques Mendes a conta, de que os trabalhadores do estado têm a regalia enorme de não poderem perder o emprego), eu provavelmente não escrevia nada, mas assim é difícil... agradeço algumas manifestações de solidariedade mas não é por isso que eu conto a minha história, faço-o apenas porque contada na primeira pessoa não deixa espaço a dúvidas (mesmo assim há muitos que... enfim) e porque, na maioria dos casos, sou uma pessoa que não se importa de expor a sua vida pessoal!
A-330 Escreveu:
1.Entendo a sua frustração, porque estou no meu oitavo emprego. Já me demiti e recebi tudo , já me demiti e não recebi nada e já tive em empresas que fecharam de um dia para o outro , já fui efetivo e agora sou um contractor desde alguns anos.Enfim , passei por tudo um pouco.
Pois, também eu! e?
A ideia com que fico é que se eu dissesse aqui que o Ministério está a obrigar os professores contratados a irem uma vez por semana, ajoelhar-se aos pés do Crato, haveria muitos aqui que viriam dizer que também já estiveram num emprego que o patrão lhes fazia isto ou aquilo! Ou seja, está tudo legitimado?! Não devemos bater-nos por um país melhor e mais justo?! Parece que não aprendemos nada...

A-330 Escreveu:2.Gente mentirosa há em todos os empregos.Refiro-me aos empregadores e aos nossos colegas. Com o estado governado por esta gente que nos tem governado nos últimos anos , o que é que vc esperava?
Lá está, é melhor é não exigir nada, deixa estar como está que está bem!

A-330 Escreveu:3.Se tem estado a contrato todos estes anos e não deveria , porque acha que deveria ser efetivado , a meu ver tinha duas opções. Ou saía para algo melhor ou ia ao seu sindicato e punha o estado em tribunal.Sempre que me senti insatisfeito com algum emprego fui ter com o meu sindicato ou saltei.
Pois, ao sindicato já fui, vou a tribunal para os obrigar a pagar a indemnização. Em princípio, pelo menos isso, terão de pagar, mas com muito trabalho e despesas... ao que isto chegou!
Quanto a passar aos quadros ainda há pouco tempo estive a falar com o Mário Nogueira que me disse que iriam pegar em alguém e levar o caso a tribunal para ver o que dava... só que já me convenci que os sindicatos em Portugal gostam mais é de festa e barulho!
A-330 Escreveu:5.O país está sem dinheiro.Ponto.Não há dinheiro. A situação que se vive atualmente , todas as medidas de austeridade ainda vão piorar porque se com elas não sabemos se chegamos a 5% do deficit , nos próximos anos temos que o baixar até 3% e com as grandes parcelas das PPP a bater à porta em 2014....Não auguro nada bom.Mas isto para dizer o que??
Há que reduzir despesa e isso passa por demitir gente e diminuir serviços.É doloroso? Sim , muito , mas eu acho que é melhor 2 milhões de feridos do que 10 milhões de mortos.
Infelizmente é a situação que vivemos ,lamento por si , mas se estivesse em seu lugar buscava alternativas por que o futuro é negro.
Pois, eu até concordo contigo, mas acho é que não é preciso ser mentiroso ao nível que eles são, e acho que isso é a primeira coisa que os cidadãos deverão exigir. Há mínimos de decência... como já disse lá atrás, até conseguia compreender que tenham ilegalmente mantido dezenas de milhares a contrato e agora os ponham na rua! Mas, não pagar as indemnizações?! Contratar uns amigos a peso de ouro para lhes fornecerem um parecer "à medida"?!
http://www.educare.pt/educare/Atualidad ... hannelid=0
Quando o Provedor de justiça aconselhou a pagar:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portuga ... =Justi%E7a[/url]
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Boas psfg!
Sê bem-vindo, espero que te dês bem por cá. Pela forma como escreveste o teu comentário considero que o fórum só tem a ganhar com comentários como o que fizeste.
Somos uma espécie de ex-colegas de profissão, também estou nas TI de um banco em Lisboa e neste momento também paira o fantasma dos despedimentos.
Concretamente sobre o teu comentário, de uma forma geral estou de acordo com o sentido do que tu escreveste, embora discorde de alguns pontos. Por exemplo o facto de referires que este governo é maioritariamente técnico. Vejamos, não contando com o 1º ministro são 11 ministros, destes 11, 7 são políticos profissionais:
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/ministros.aspx
A nível dos secretários de Estado, há uma clara vantagem dos técnicos (3 para 1) em detrimento dos políticos, agora resta saber qual o peso que os secretários de Estado têm nas decisões, se forem determinantes nas políticas escolhidas (tenho duvidas), terás razão, se não forem, não tens.
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo ... stado.aspx
Um ponto que não é discordar mas gostava que concretizasses em factos (pode ser que contigo tenha sorte já que várias vezes tenho pedido a quem diz que a culpa de estarmos como estamos é do Sócrates mas depois quando questionados sobre factos desaparecem) este teu comentário:
Poupo-te o trabalho de referires o aumentar os FP em 2009 , uma medida claramente eleitoralista e que eu considero um erro.
Já agora utilizando a tua analogia do carro com os pneus carecas esqueceste de dizer que a partir de 2009, tinhas um condutor a querer conduzir o carro (bem ou mal) e tinhas uns passageiros (a quererem ir para o lugar do condutor) a fazer o possível para o carro se despistar… mas sem se aleijarem....
Só uma nota final, não sei à quanto tempo acompanhas o forum, mas há um conjunto de membros que acha que eu sou o Sócrates disfarçado...
Um abraço,
Alex
Sê bem-vindo, espero que te dês bem por cá. Pela forma como escreveste o teu comentário considero que o fórum só tem a ganhar com comentários como o que fizeste.
Somos uma espécie de ex-colegas de profissão, também estou nas TI de um banco em Lisboa e neste momento também paira o fantasma dos despedimentos.
Concretamente sobre o teu comentário, de uma forma geral estou de acordo com o sentido do que tu escreveste, embora discorde de alguns pontos. Por exemplo o facto de referires que este governo é maioritariamente técnico. Vejamos, não contando com o 1º ministro são 11 ministros, destes 11, 7 são políticos profissionais:
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/ministros.aspx
A nível dos secretários de Estado, há uma clara vantagem dos técnicos (3 para 1) em detrimento dos políticos, agora resta saber qual o peso que os secretários de Estado têm nas decisões, se forem determinantes nas políticas escolhidas (tenho duvidas), terás razão, se não forem, não tens.
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo ... stado.aspx
Um ponto que não é discordar mas gostava que concretizasses em factos (pode ser que contigo tenha sorte já que várias vezes tenho pedido a quem diz que a culpa de estarmos como estamos é do Sócrates mas depois quando questionados sobre factos desaparecem) este teu comentário:
Por isso a minha atribuição de responsabilidade ao Socrates.
Foi avisado e mais que avisado. Por uma questão de ego, incompetência, ou o que fôr não pôs um travão a tempo para minorar os danos. E podia tê-lo feito em 2009.
Poupo-te o trabalho de referires o aumentar os FP em 2009 , uma medida claramente eleitoralista e que eu considero um erro.
Já agora utilizando a tua analogia do carro com os pneus carecas esqueceste de dizer que a partir de 2009, tinhas um condutor a querer conduzir o carro (bem ou mal) e tinhas uns passageiros (a quererem ir para o lugar do condutor) a fazer o possível para o carro se despistar… mas sem se aleijarem....
Só uma nota final, não sei à quanto tempo acompanhas o forum, mas há um conjunto de membros que acha que eu sou o Sócrates disfarçado...

Um abraço,
Alex
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
tavaverquenao2 Escreveu:Não me estás a perceber, pouco importa se as pessoas sabem ou não as consequências, não é uma questão de esquerda, é uma questão de inevitabilidade com este rumo.
Eu também prefiro lêr poemas do que ir cavar para a horta.
Dúvido que o BE, PCP ou o PS ganhem eleições e se armem em parvos com os credores.
Estou a imaginar a futura coligação Seguro-Louça, primeiro ministro e min. neg. estrangeiros respectivamente) a ligarem para a China a explicar porque tinham acabado de nacionalizar a EDP.
A poesia à luz das velas ainda soa melhor...
Re: !
Lion_Heart Escreveu:bboniek00 Escreveu:db7 Escreveu:Duma coisa tenho a certeza, no dia que a Grecia saír do € o meu dinheiro sai do banco...
...e vao DOIS !
Eu nem espero, o meu já saiu.
Vocesses com essa mania de jogar aa defesa, atiram com a Nac,ao de pantanas...
Assustam-se com tudo, olhoo carassas !

- Registado: 22/4/2003 23:12
tavaverquenao2 Escreveu:Não me estás a perceber, pouco importa se as pessoas sabem ou não as consequências, não é uma questão de esquerda, é uma questão de inevitabilidade com este rumo.
Está bem, é a tua opinião, os mercados não acham isso.
Mas adiante, não respondeste à outra questão: depois do haircut fazes o quê? Pedes mais dinheiro?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: !
bboniek00 Escreveu:db7 Escreveu:Duma coisa tenho a certeza, no dia que a Grecia saír do € o meu dinheiro sai do banco...
...e vao DOIS !
Eu nem espero, o meu já saiu.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
tavaverquenao2 Escreveu:Elias, se percebi bem a tua pergunta, está a querer saber se sou caloteiro ou não, É isso?
Não estava a sugerir ou sequer a pensar isso.
Estava apenas a tentar aferir se tens a noção das consequências de um haircut.
Defender o haircut tornou-se nos últimos tempos o discurso adoptado por uma certa esquerda. Não discuto a ideologia, mas de facto interrogo-me se as pessoas que defendem isso farão uma pequena ideia do caminho que está subjacente a essa opção.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:A-330 Escreveu:5.O país está sem dinheiro.Ponto.Não há dinheiro.
Isto não é verdade.
Há dinheiro. Há muito dinheiro.
A receita do Estado desde Janeiro até Agosto foi de 44 mil milhões de Euros. Não há dinheiro?
A receita do Estado até ao final do ano deverá andar pelos 66-67 mil milhões de Euros. Não há dinheiro?
Claro que há dinheiro. Há resmas, paletes, camiões, himalaias de dinheiro. 67 mil milhões de euros é muito dinheiro.
O problema não é a falta de dinheiro.
O problema é que apesar de as receitas serem de 65 ou 70 mil milhões por ano, o Estado insiste em gastar 80 mil milhões ou até mais.
Esse é que é o problema. Não é a falta de dinheiro. É o Estado querer gastar mais do que tem.
Bom ponto de ista Elias. É caso para perguntar: afinal o burro sou eu!?

Rabinho apertadinho.
Os magalas puseram a presideencia aa rasquinha.
A muumia de Beleem estaa todo acagac,ado com a reacc,ao da tropa aas medidas de corte na Defesa: ADM, subsiidios, F16 a voar p/ Bucuresti, lol
O CEMGFA disse o suficiente para deixar os Peepeedees em paanico.
A muumia de Beleem estaa todo acagac,ado com a reacc,ao da tropa aas medidas de corte na Defesa: ADM, subsiidios, F16 a voar p/ Bucuresti, lol
O CEMGFA disse o suficiente para deixar os Peepeedees em paanico.

- Registado: 22/4/2003 23:12
MarcoAntonio Escreveu:Tenho sempre a sensação que em períodos de atrito social o Estado fica com pele de galinha ao ter de agir junto das forças de segurança e das forças militares.
Pode ser só impressão minha claro e nem ter nada que ver com aqueles regimes de excepção, promoções, etc em tempos de crise e austeridade...
Sim sem duvida, pode não ser num período próximo, mas seguramente deve ser pensado profundamente o tamanho e estado das FA, então ter medo das pressões !!
Sou da opinião acabar com as FA como estão, e dedicar só a defesa do espaço marítimo ( vigilância da costa , e meios rápidos para intervir) e claramente uma forca aérea só para salvamentos.
- Registado: 7/4/2009 16:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, cali010201, Dc team, paul_invest, PAULOJOAO, peterteam2 e 362 visitantes