Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Laribau » 6/5/2014 13:23

ptbr13 Escreveu:Bom dia Perseu!

Quando dizia target, referia-me ao teu objectivo neste investimento, ou seja, quando investi na PT, parecia-me que não era pedir muito um intervalo de valorização de 10 a 20% em menos de 1 ano. Mas posso, caso me pareça que está com força, deixar correr os lucros.

Em princípio, irei reforçar na OI, mas manterei a maior posição na PT.

ptbr13,

Qual é o racional de manter uma posição na PTC maior do que na Oi, sabendo que a Oi está a desconto em relação à PTC ( cerca de 9 %) e que é inevitável o fechar deste gap ? Será que sou eu que não estou a ver bem a questão ?

:-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por CTT17 » 6/5/2014 13:06

Para mim a existência ou não de dividendos é irrelevante, aliás, discordo que haja em 2014 e 2015.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Laribau » 6/5/2014 12:53

perseu Escreveu:PTBR, os dividendos de 2015 anunciados pelo Zeinal vão ser na Corpco (OI+PT). Este ano só a PT é que distribui dividendos - 10 cents/acção.

A qualidade dos resultados do primeiro trimestre (quotas nos Mercados e por operações, margens, crescimento no Brasil, investimento no Brasil, resultado liquido), vão ser determinantes no curto prazo para sustentar as subidas e mitigar a desejada correcção dos mercados ou.....o seu contrário. Em qualquer dos casos, a performance a médio prazo é que sustenta e justifica este investimento.

Aonde é que viste isso do dividendo para 2015 ? Tanto quanto sei, o dividendo para 2013, que deveria ter sido pago em 2014 foi antecipadamente pago em 2013. Assim, em 2014 a Oi não paga dividendo. Quanto ao dividendo de 2014, a pagar em 2015 ( se houver dividendo),já não tem que ver com a politica definida em 2013, a qual implicava o pagamento de 500 Milhões de Reais em 2015, relativo ao exercício de 2014. Essa politica era para a Oi e foi anunciada antes do anuncio da fusão.
:?
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

por CTT17 » 6/5/2014 11:49

Ainda bem. Mais uma boa notícia. Qual o Dividend yield expectável? 3 a 5%?

Espero estar enganado, mas não espero um 1º trimestre acima das expectativas.

por Optimiza » 6/5/2014 11:40

PTBR, os dividendos de 2015 anunciados pelo Zeinal vão ser na Corpco (OI+PT). Este ano só a PT é que distribui dividendos - 10 cents/acção.

A qualidade dos resultados do primeiro trimestre (quotas nos Mercados e por operações, margens, crescimento no Brasil, investimento no Brasil, resultado liquido), vão ser determinantes no curto prazo para sustentar as subidas e mitigar a desejada correcção dos mercados ou.....o seu contrário. Em qualquer dos casos, a performance a médio prazo é que sustenta e justifica este investimento.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por CTT17 » 6/5/2014 11:25

Percebo os teus argumentos e o potencial é imenso, se (e só se) as contas futuras começarem a demonstrar essas expectativas.

Pensei que esses dividendos seriam para a Oi (isoladamente). São os tais 500 milhões de reais?

Tenho algum receio que a forte correcção que se espera para as bolsas mundiais, especialmente nos EUA, impeça que a CorpoCo consiga crescer sustentadamente nos próximos meses.

por Optimiza » 6/5/2014 11:06

Considerados os fundamentais de médio prazo e os fundamentos técnicos para uma recuperação é claro que espero ter um resultado positivo (estou no verde em PT, faltando por pouco a OI) - agora nesta fusão, é impossível estabelecer o objectivo. A Corpco vai ter uma volatilidade incrível nos resultados deste trim., e como o Mercado mundial de obrigações e o Nasdaq estão à espera de uma correcção digna desse nome, a Corpco, não vai ser imune às esperadas (e tão tão desejadas) quedas dos USA, China, Europa e a novas querelas bizantinas entre a Rússia e os USA.

Em termos técnicos a OI ADR pode dar uns ténues sinais positivos se vencer por estes dias os 1.09usd e a MM20. A valorização de médio prazo (a que nos interessa), vai resultar de Fundamentais, via avaliação dos activos e do potencial de geração de cash-flow dos mesmos (a capitalização da OI há 3 anos atrás e a da PT no quadro da antiga OPA eram brutais, e contudo ainda não tinham a 2ª maior rede de infraestrutura de cabo na América. Não tinham 100 milhões de clientes, nem a moderna rede de 4G brasileira (investimento em contínuo), uma reestruturação financeira sem precedentes, a integração estratégica. Para os activos e lucros potenciais, a capitalização da Corpco é tão ridícula (inferior a uma operadora nórdica com 9 milhões de clientes), e em termos monetários, corresponde ao total de salários em 2013 da Telefónica na América Latina e Europa (sem contar com Espanha).

p.s. Foi uma agradável surpresa verificar a Yield do dividend proposto para 2015 já num "ambiente" Corpco.

por CTT17 » 6/5/2014 10:07

Bom dia Perseu!

Quando dizia target, referia-me ao teu objectivo neste investimento, ou seja, quando investi na PT, parecia-me que não era pedir muito um intervalo de valorização de 10 a 20% em menos de 1 ano. Mas posso, caso me pareça que está com força, deixar correr os lucros.

Em princípio, irei reforçar na OI, mas manterei a maior posição na PT.

por Optimiza » 6/5/2014 9:55

Bom dia PTBR,

Não existem ainda price targets oficiais por parte da banca de investimento internacional (e também valem o que valem....)

As acções (PT e OI, esta mais ainda) têm os activos de tal modo subavaliados, que é sobretudo quem tem capacidade de os tentar quantificar- fundos de investimento em telecoms, Barclays, Itaú e Pactual (insiders), Crédit Suisse e a Morgan Stanley é que estão a comprar.

Como os resultados do trimestre e o roller coaster effect deste mês são incógnitas, não tenho price targets, tendo sim as referências técnicas prévias (atento à ultrapassagem dos 1.09usd na OI ADR como primeiro passo). Vou manter as minhas posições na futura Corpco pelo menos até Fevereiro2015 (neste momento a minha carteira OI já é superior à PT).

OFF TOPIC - Por ser a altura do ano em que elimino como sempre a alavancagem (empréstimo) e reduzo para pouco menos de metade a exposição longa (vendi na última semana Sabadel (infelizmente), obrigações continente 7/2015 e facebook), os meus targets e stops são menos rígidos e convictos. Vou shortar banca Port+Espanhola por períodos de 1 semana sempre que as yields da dívida subam, e apenas reentro em NBG e Banif se despencarem no aumento de capital.
posições actuais - OI/PT(posição mega para Fev2015 e sem trailing stops), Cimpor (velha e pequena posição a manter "100 anos" até à OPA), Commerzbank (para reduzir para metade mesmo no do mês trocando por NBG ou banif), RBS (sell on 2 bagger), Apple (vender tudo após lancamento do IP6) e Yahoo (2ª maior posição - vender 2/3 em cima do IPO Alibaba).

por CTT17 » 6/5/2014 8:32

Boa notícia, sem dúvida. Qual é o target para este investimento (na PT e OI)?

Oi informou nesta segunda-feira ter exercido o lote suplemen

por Optimiza » 6/5/2014 8:20

O lote suplementar de acções já foi colocado no Mercado, tendo terminado ontem a sua absorção no mercado. Boa notícia porque elimina um factor de distorção do Mercado.

~"Rio de Janeiro - A operadora de telecomunicações Oi informou nesta segunda-feira ter exercido o lote suplementar de 742 milhões de reais de sua oferta de ações, em meio a seu processo de fusão com a Portugal Telecom.

Nesta segunda-feira, o banco BTG Pactual, agente estabilizador da oferta, exerceu parcialmente a opção de distribuição de 120.265.046 ações ordinárias e 240.530.092 ações preferenciais de emissão da Oi, acréscimo de 6,27 por cento no total de ações de emissão da companhia distribuídas na oferta pública, disse a companhia em fato relevante.

Considerando as ações inicialmente ofertadas no dia 29 de abril, assim como o lote suplementar, foram distribuídas 1.865.954.588 ações ON e 3.696.207.346 ações PN na operação local e 396.589.982 ações ordinárias e 828.881.795 ações preferenciais no exterior, informou a empresa."

por Optimiza » 5/5/2014 23:07

A PT e a OI já estão a iniciar o modo recuperação.

Apesar da incerteza do lote suplementar que deverá ser disponibilizado pelo Banco Pactual e que exponencia a volatilidade das cotações em Maio - face aos volumes das duas últimas sessões, já deverão estar em colocação por tranches dissimuladas - a conquista das resistências a 1,09/1,18 e 1,36 usd deverão nortear o título (e por arrasto a PT).

A capitalização bolsista de ambas as companhias já considerando o aumento de capital de 2.3 biliões, continua 30% abaixo da capitalização isolada da PT em 2008. A cotação subpar de ambas as companhias é de 0.89 face à media ponderada das restantes 19 líderes internacionais do sector.
oibr4   1.18usd.png
oibr4 1.18usd.png (21.57 KiB) Visualizado 6611 vezes

por CTT17 » 5/5/2014 22:07

A Oi portou-se melhor do que previa...

"A oferta de venda de ações da Oi movimentou R$ 6,25 bilhões no mercado.
R$ 2 bilhões vieram do fundo FIA, gerido pelo BTG Pactual, coordenador líder da oferta, e mais R$ 5,71 bilhões de ativos da PT, num total de R$ 13,95 bilhões.
A maior participação na oferta especula-se que tenha vindo de investidores americanos, com pouco mais de 40%.
Os europeus ficaram com porcentual um pouco abaixo de 40%.
Totalizando os estrangeiros detém entre 80% e 85%, e o restante é composto de capital do Brasil.

A OIBR terá free float (quantidade de ações em livre negociação no mercado) de 47,86 por cento, sem um controlador ainda definido.

A participação do grupo português Portugal Telecom detendo é de 33,63 por cento de seu capital mas pode ser ainda maior se considerada a fatia da Bratel Brasil, empresa controlada pela Portugal Telecom, de 3,06 por cento do total.

O segundo maior acionista da Oi passou a ser o fundo FIA, gerido pelo BTG Pactual e com participação direta de 6,45 por cento na empresa, sem considerar o lote de ações suplementar que ainda não foi exercido.

O fundo é formando pelo BTG Pactual (55,95 por cento) e pelos grupos Andrade Gutierrez e Jereisatti (11,46 por cento cada), além do fundo de pensão dos funcionários da Oi (21,11 por cento).

Segundo o documento, o terceiro maior acionista da operadora passou a ser o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ampliou sua fatia direta na Oi de 1,28 para 4,72 por cento."

por pcm79 » 5/5/2014 21:42

ptbr13 Escreveu:hoje está com uma ligeira correcção, que seria de esperar)

Se calhar vai outra vez ao suporte...

Registado: 24/2/2014 22:44

por CTT17 » 5/5/2014 18:50

Depois de ter subido mais de 7%, em alguns dias, teria de cumprir a minha palavra e volto com uma maior convicção na minha aposta.

Ainda, na sexta-feira, a OIBR subiu mais de 12%, com uns incríveis 500 milhões de reais (hoje está com uma ligeira correcção, que seria de esperar). Também encaro como uma excelente notícia o facto de o BES e o Barclay´s (e alguns fundos de investimento) acreditarem nesta fusão. Tenho quase a certeza que muitos outros"tubarões" estarão a entrar na Oi e na PT, mas o verdadeiro "exame" serão as contas, ou seja, no pós fusão os resultados terão que ser inequívocos.

Sugiro que todos os investidores estejam atentos, porque pode ter uma subida bastante interessante nos próximos meses.

P.S. Mais de 80% da OI pertence a estrangeiros (não brasileiros).

por Laribau » 5/5/2014 18:44

TiagoTLD Escreveu:
NovoHU Escreveu:
TiagoTLD Escreveu:Caros,

Se a PT está claramente acima do valor que neste momento está previsto ser trocada depois da fusão, ou seja, ficará pelos 2.68€, isso quer dizer que quando a fusão estiver concluída, independentemente do preco da PT, será trocada pelo mesmo valor? Como se explica estas subidas, sabendo que isso em poucos meses acontecerá?

Obrigado

Com a subida de 2 % hoje, a PTC está com um prémio de 3,8 % em relação ao fecho da Oi em NY ( 1.05 USD - Bloomberg). Contudo para aferir se está realmente a prémio temos que aguardar pela abertura de NY e ver se a Oi ajusta para ficar em linha com a PTC.

Já há poucas razões que justifiquem o prémio da PTC ( ou da Oi), uma delas, a justificar o prémio da PTC pode ser o (ainda) receio de a fusão não chegar a bom porto, embora comece a ser muito improvável que tal aconteça.

A cotação da PTC não terá um valor pré definido para o momento da fusão, terá sim um valor correlacionado com o valor da Oi nesse momento.

8-)

Obrigado desde já pelo esclarecimento. No fundo, no dia da fusão, irei receber um valor fixo, certo? Até lá, a cotação irá oscilar, mas no fundo se esperar até ao dia da fusão concretizada, o meu preço baixará (se estiver acima, claro), para 2.68€ ?

Se tiveres PTC à data da fusão, elas ajustarão para : Cotação OIBR 4 : Câmbio Real / Euro x 3.64 e não para 2.68 €. Por exemplo, hoje ( por esta hora) ajustariam para : 2.46 Reais : 3.1046 x 3.64 = 2.884 €. Entretanto, já terias recebido 0.10 € de dividendo. Ou seja hoje, a esta hora a PTC está a transacionar com um prémio de aproximadamente 5 % em relação à Oi ( contando já com o dividendo).

:wink:

John Kenneth Galbraith

por TiagoTLD » 5/5/2014 14:30

NovoHU Escreveu:

Se a PT está claramente acima do valor que neste momento está previsto ser trocada depois da fusão, ou seja, ficará pelos 2.68€, isso quer dizer que quando a fusão estiver concluída, independentemente do preco da PT, será trocada pelo mesmo valor? Como se explica estas subidas, sabendo que isso em poucos meses acontecerá?

Obrigado

Com a subida de 2 % hoje, a PTC está com um prémio de 3,8 % em relação ao fecho da Oi em NY ( 1.05 USD - Bloomberg). Contudo para aferir se está realmente a prémio temos que aguardar pela abertura de NY e ver se a Oi ajusta para ficar em linha com a PTC.

Já há poucas razões que justifiquem o prémio da PTC ( ou da Oi), uma delas, a justificar o prémio da PTC pode ser o (ainda) receio de a fusão não chegar a bom porto, embora comece a ser muito improvável que tal aconteça.

A cotação da PTC não terá um valor pré definido para o momento da fusão, terá sim um valor correlacionado com o valor da Oi nesse momento.

8-)

Obrigado desde já pelo esclarecimento. No fundo, no dia da fusão, irei receber um valor fixo, certo? Até lá, a cotação irá oscilar, mas no fundo se esperar até ao dia da fusão concretizada, o meu preço baixará (se estiver acima, claro), para 2.68€ ?

Registado: 14/1/2014 17:16

por Laribau » 5/5/2014 13:26

Obrigado

8-)

John Kenneth Galbraith

por TiagoTLD » 5/5/2014 11:50

Caros,

Obrigado

Registado: 14/1/2014 17:16

por ricardmag » 4/5/2014 21:49

Anexos
bcp.PNG
bcp.PNG (23.55 KiB) Visualizado 7608 vezes
bcp2.PNG
bcp2.PNG (31.28 KiB) Visualizado 7608 vezes
bcp3.PNG
bcp3.PNG (13.45 KiB) Visualizado 7608 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Cotações em Real Time

por NirSup » 4/5/2014 10:05

Cardos Escreveu:
NirSup Escreveu:Alguém me pode informar qual o melhor site para seguir em Real Time as cotações das acções do PSI20 (Real Time mesmo!).

Boa tarde NirSup,

Talvez este site o possa ajudar: http://www.lecho.be/bourses/euronext-lisbonne/psi20
Cumprimentos

Thanks, Carlos!
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cotações em Real Time

por Cardos » 3/5/2014 19:12

NirSup Escreveu:Alguém me pode informar qual o melhor site para seguir em Real Time as cotações das acções do PSI20 (Real Time mesmo!).

Boa tarde NirSup,

Talvez este site o possa ajudar: http://www.lecho.be/bourses/euronext-lisbonne/psi20
Cumprimentos

Registado: 12/6/2010 18:48

por AC2719 » 3/5/2014 12:29

jocaaaaaaa Escreveu:http://www.infomoney.com.br/oi-oibr4

Segundo a informação em anexo a OIBR4 fechou a R$ 2,38 a subir +11,21%.

É verdade. O google finance pregou-me uma partida.

Registado: 10/5/2012 0:00

Cotações em Real Time

por NirSup » 3/5/2014 10:38

Alguém me pode informar qual o melhor site para seguir em Real Time as cotações das acções do PSI20 (Real Time mesmo!).
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Joca601 » 3/5/2014 9:35

http://www.infomoney.com.br/oi-oibr4

Segundo a informação em anexo a OIBR4 fechou a R$ 2,38 a subir +11,21%.

Registado: 7/1/2012 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Esquinas3, GamesOver, Goya777, iniciado1, JosePLM, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, MR32, PAULOJOAO, tami, TTM62, yggy e 552 visitantes