Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
Quero agradecer a todos o acolhimento e os comentários.
LTCM, thks pelo link vou ler o artigo.
mais_um
Não sabia que estás acusado de ser o Sócrates disfarçado, mas desde que não te deixem chegar à gestão financeira do forum para mim está tudo bem
))
Engraçado que tendo lido alguns dos teus posts não te imaginava a trabalhar em TI e que como tal somos "ex-colegas" como dizes.
Eu trabalhei 14 anos no apoio à sala de mercados e no final acabei por deixar de ser analista/programador. Na práctica tornei-me mais funcional, e no final não sabia bem qual era o meu know-how...mantinha as coisas a funcionar.
Foi erro meu pq não evolui profissionalmente. Fiquei com um know-how bastante abrangente mas em concreto pouca especialização.
Vou tentar responder ao teu comentário.
Na distribuição entre políticos profissionais e técnicos, quando dizes que 7 políticos em 11 a distribuição será esta:
Vítor Gaspar - Técnico
Paulo Portas - Político
José Pedro Aguiar - Político
Miguel Macedo - Político
Paula Teixeira da Cruz - Político
Miguel Relvas - Político (e nódoa
)
Álvaro Santos Pereira - Técnico
Assunção Cristas - Político
Paulo Macedo - Técnico
Nuno Crato - Técnico
Pedro Mota Soares - Político
A minha perspectiva é a de que Assunção Cristas, Paula Teixeira da Cruz e Pedro Mota Soares embora políticos profissionais, são muito mais "executores" do que palestrantes digamos assim.
Daí ter referido que eram técnicos e não as caras do costume.
Reconheço-lhes mais capacidade de pegar numa questão, estudá-la (sobretudo quando não é a sua especialização) e agir do que a um dos politicos do costume.
A propósito recomendo a leitura da entrevista que a ministra da justiça deu ao Sol na passada semana.
Quanto aos factos que pedes para sustentar que a culpa de estarmos como estamos é do Sócrates, apesar de pelo menos os posts do migluso e richardj terem já referido
a maioria, vou no entanto tentar fazer a minha recolha
de informação no fds (sim pq hj vou estar ocupado a ver o glorioso
).
No entanto eu não disse que a culpa de estarmos como estamos é do Sócrates. Eu disse que ao longo dos 38 anos a culpa era de quem meteu dinheiro ao bolso (próprio e amigos), quem gastou e gozou não metendo dinheiro ao bolso, e do Sócrates. Faltou-me um 4º elemento que foi: nós. Nós que permitimos que tudo isto se passasse.
Mas, mesmo distribuindo dessa forma responsabilidades para mim o Sócrates tem a maior parte de responsabilidade do estado em que estamos.
Obviamente que não foi ele que construiu o modelo europeu que está agora em falência, mas foi ele que de forma informada e consciente não agiu e pior que não agir seguiu o caminho contrário ao que devia ter feito.
O Sócrates foi como o tipo que lhe mostram um RX dos pulmões e dizem: olhe aqui o seu amigo tem tumor no pulmão.
Temos que fazer cirurgia e radioterapia.Sabemos que vai sofrer, não vai poder levar a mesma vida mas se agirmos a tempo poderá sobreviver com alguma qualidade de vida.
E o Sócrates responde ? Cirurgia ? Radioterapia ?
Oh pá nem pensar nisso, vou mas é já comprar-lhe uns volumes de tabaco pq o que ele gosta é de fumar !
Para não achares que é só paleio da minha parte e muitas analogias
, repara nesta notícia de 2005 (já em 2005!) sobre a saída do Campos e Cunha:
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?c ... 096&page=1
Alguns excertos que lidos 7 anos depois ganham um relevo extraordinário:
"Embora a saída seja justificada por motivos pessoais e de saúde, Campos e Cunha abandona o Governo num momento de tensão com alguns colegas do Conselho de Ministros, nomeadamente com Manuel Pinho e Mário Lino, os dois principais responsáveis pelo Programa de Investimentos Prioritários que foi recentemente apresentado pelo primeiro-ministro"
"Campos e Cunha, para além de ter entrado, dentro do Governo, num braço-de-ferro com os ministros da Economia e das Obras Públicas (ambos muito influentes junto do primeiro-ministro), conseguiu virar contra si a máquina do PS, pela forma como pré-anunciou novos sacrifícios, a apenas três meses das eleições autárquicas."
Perante esta notícia como é que se pode culpar a crise internacional de 2008 ???
Obviamente que iriamos passar pela crise mas se tivessemos mudado alguma coisa em 2005 como parecia ser vontade do Campos e Cunha não estaríamos menos fragilizados ? Não teríamos resistido melhor ?
Da mesma forma o pedido de resgate uns 10 meses antes não nos teria poupado umas centenas de milhões ?
A negação da realidade meses a fio, levou-os à China e outros sitios para financiamentos em desespero de causa:
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 57226.html
Por isso não tenho problemas nenhuns em afirmar que Sócrates é o grande responsável pela gravidade do estado a que chegámos.
Não o único como se vê dos meus posts, mas o que tem maior responsabilidade.
Não foi ele que pôs o carro a andar, mas quando começaram a aparecer os sinais que a estrada ía acabar foi ele que não quis pôr o pé no travão.
mais_um
"Já agora utilizando a tua analogia do carro com os pneus carecas esqueceste de dizer que a partir de 2009, tinhas um condutor a querer conduzir o carro (bem ou mal) e tinhas uns passageiros (a quererem ir para o lugar do condutor) a fazer o possível para o carro se despistar… mas sem se aleijarem...."
Tens que te recordar da viabilização do orçamento que o PPC fez. Não foi assim tão irresponsável.
O problema é que apresentavas um PEC mas ao mesmo tempo continuava a megalomania (TGV, etc...). Não achas normal querer tirar o condutor desse carro ?
Cumps,
PG
LTCM, thks pelo link vou ler o artigo.
mais_um
Não sabia que estás acusado de ser o Sócrates disfarçado, mas desde que não te deixem chegar à gestão financeira do forum para mim está tudo bem

Engraçado que tendo lido alguns dos teus posts não te imaginava a trabalhar em TI e que como tal somos "ex-colegas" como dizes.
Eu trabalhei 14 anos no apoio à sala de mercados e no final acabei por deixar de ser analista/programador. Na práctica tornei-me mais funcional, e no final não sabia bem qual era o meu know-how...mantinha as coisas a funcionar.
Foi erro meu pq não evolui profissionalmente. Fiquei com um know-how bastante abrangente mas em concreto pouca especialização.
Vou tentar responder ao teu comentário.
Na distribuição entre políticos profissionais e técnicos, quando dizes que 7 políticos em 11 a distribuição será esta:
Vítor Gaspar - Técnico
Paulo Portas - Político
José Pedro Aguiar - Político
Miguel Macedo - Político
Paula Teixeira da Cruz - Político
Miguel Relvas - Político (e nódoa

Álvaro Santos Pereira - Técnico
Assunção Cristas - Político
Paulo Macedo - Técnico
Nuno Crato - Técnico
Pedro Mota Soares - Político
A minha perspectiva é a de que Assunção Cristas, Paula Teixeira da Cruz e Pedro Mota Soares embora políticos profissionais, são muito mais "executores" do que palestrantes digamos assim.
Daí ter referido que eram técnicos e não as caras do costume.
Reconheço-lhes mais capacidade de pegar numa questão, estudá-la (sobretudo quando não é a sua especialização) e agir do que a um dos politicos do costume.
A propósito recomendo a leitura da entrevista que a ministra da justiça deu ao Sol na passada semana.
Quanto aos factos que pedes para sustentar que a culpa de estarmos como estamos é do Sócrates, apesar de pelo menos os posts do migluso e richardj terem já referido
a maioria, vou no entanto tentar fazer a minha recolha
de informação no fds (sim pq hj vou estar ocupado a ver o glorioso

No entanto eu não disse que a culpa de estarmos como estamos é do Sócrates. Eu disse que ao longo dos 38 anos a culpa era de quem meteu dinheiro ao bolso (próprio e amigos), quem gastou e gozou não metendo dinheiro ao bolso, e do Sócrates. Faltou-me um 4º elemento que foi: nós. Nós que permitimos que tudo isto se passasse.
Mas, mesmo distribuindo dessa forma responsabilidades para mim o Sócrates tem a maior parte de responsabilidade do estado em que estamos.
Obviamente que não foi ele que construiu o modelo europeu que está agora em falência, mas foi ele que de forma informada e consciente não agiu e pior que não agir seguiu o caminho contrário ao que devia ter feito.
O Sócrates foi como o tipo que lhe mostram um RX dos pulmões e dizem: olhe aqui o seu amigo tem tumor no pulmão.
Temos que fazer cirurgia e radioterapia.Sabemos que vai sofrer, não vai poder levar a mesma vida mas se agirmos a tempo poderá sobreviver com alguma qualidade de vida.
E o Sócrates responde ? Cirurgia ? Radioterapia ?
Oh pá nem pensar nisso, vou mas é já comprar-lhe uns volumes de tabaco pq o que ele gosta é de fumar !
Para não achares que é só paleio da minha parte e muitas analogias

http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?c ... 096&page=1
Alguns excertos que lidos 7 anos depois ganham um relevo extraordinário:
"Embora a saída seja justificada por motivos pessoais e de saúde, Campos e Cunha abandona o Governo num momento de tensão com alguns colegas do Conselho de Ministros, nomeadamente com Manuel Pinho e Mário Lino, os dois principais responsáveis pelo Programa de Investimentos Prioritários que foi recentemente apresentado pelo primeiro-ministro"
"Campos e Cunha, para além de ter entrado, dentro do Governo, num braço-de-ferro com os ministros da Economia e das Obras Públicas (ambos muito influentes junto do primeiro-ministro), conseguiu virar contra si a máquina do PS, pela forma como pré-anunciou novos sacrifícios, a apenas três meses das eleições autárquicas."
Perante esta notícia como é que se pode culpar a crise internacional de 2008 ???
Obviamente que iriamos passar pela crise mas se tivessemos mudado alguma coisa em 2005 como parecia ser vontade do Campos e Cunha não estaríamos menos fragilizados ? Não teríamos resistido melhor ?
Da mesma forma o pedido de resgate uns 10 meses antes não nos teria poupado umas centenas de milhões ?
A negação da realidade meses a fio, levou-os à China e outros sitios para financiamentos em desespero de causa:
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 57226.html
Por isso não tenho problemas nenhuns em afirmar que Sócrates é o grande responsável pela gravidade do estado a que chegámos.
Não o único como se vê dos meus posts, mas o que tem maior responsabilidade.
Não foi ele que pôs o carro a andar, mas quando começaram a aparecer os sinais que a estrada ía acabar foi ele que não quis pôr o pé no travão.
mais_um
"Já agora utilizando a tua analogia do carro com os pneus carecas esqueceste de dizer que a partir de 2009, tinhas um condutor a querer conduzir o carro (bem ou mal) e tinhas uns passageiros (a quererem ir para o lugar do condutor) a fazer o possível para o carro se despistar… mas sem se aleijarem...."
Tens que te recordar da viabilização do orçamento que o PPC fez. Não foi assim tão irresponsável.
O problema é que apresentavas um PEC mas ao mesmo tempo continuava a megalomania (TGV, etc...). Não achas normal querer tirar o condutor desse carro ?
Cumps,
PG
- Registado: 26/9/2012 21:49
A-330 Escreveu:E depois , mesmo que se chegasse a um break even ainda não seria suficiente , porque há uma dívida para pagar !
O grande problema está mesmo aí, na minha opinião. É que andamos para aqui a falar, mas mesmo que existisse défice 0, a dívida não estaria a diminuir em valor absoluto, quando muito manter-se-ia em valores constantes...
A verdade é que para reduzir a dívida para valores mais aceitáveis, há duas hipóteses, ou fazer um haircut ou começar a ter superávits. E como é que se vai passar a ter superávits se nunca existiram nos últimos 30 anos?
- Registado: 30/9/2010 13:54
- Registado: 24/8/2004 10:42
db7 Escreveu:Elias Escreveu:A-330 Escreveu:5.O país está sem dinheiro.Ponto.Não há dinheiro.
Isto não é verdade.
Há dinheiro. Há muito dinheiro.
A receita do Estado desde Janeiro até Agosto foi de 44 mil milhões de Euros. Não há dinheiro?
A receita do Estado até ao final do ano deverá andar pelos 66-67 mil milhões de Euros. Não há dinheiro?
Claro que há dinheiro. Há resmas, paletes, camiões, himalaias de dinheiro. 67 mil milhões de euros é muito dinheiro.
O problema não é a falta de dinheiro.
O problema é que apesar de as receitas serem de 65 ou 70 mil milhões por ano, o Estado insiste em gastar 80 mil milhões ou até mais.
Esse é que é o problema. Não é a falta de dinheiro. É o Estado querer gastar mais do que tem.
Bom ponto de ista Elias. É caso para perguntar: afinal o burro sou eu!?
Elias ,
Até admito que o que diz é verdade.Mas a verdade é que se tem que cortar custos. Para se reduzir dos 80 mil milhões para os 67 há que cortar em coisas como as benesses dos políticos , mas também coisas tão importantes como saúde e educação.
A mim não me faz diferença porque não conto com a reforma ,pago o meu plano de saúde , e se tivesse filhos pagaria uma escola privada.
Mas e as pessoas ?? Estão mesmo dispostas a isso? Ah pois é!!
E depois , mesmo que se chegasse a um break even ainda não seria suficiente , porque há uma dívida para pagar !
E se tudo correr bem , prevê-se que o PIB caia 1% no próximo ano.
Portanto , na prática não há mesmo dinheiro.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
richardj Escreveu:rcostab Escreveu:Quanto nos irá custar a suspensão do contrato para a construção de um troço de TGV, assinado se não me engano no ano de 2010, quando já se sabia que isto ia dar para o torto!!!!!!!
E claro a "Festa" que foi a Parque Escolar!!!!
agora arrota 260 milhões.
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... aia-do-tgv
Como diria Maria de Lurdes Rodrigues : " Foi uma Festa!!!!!" sic
- Registado: 7/4/2009 16:12
Vão carregar no contribuinte. Está-se mesmo a ver.
Nas PPP's não tocam, e em 500 e tal fundações só reduzem ou extinguem 40.
O contribuinte é que é bom. Tem costas largas e bolsos fundos.
Nas PPP's não tocam, e em 500 e tal fundações só reduzem ou extinguem 40.
O contribuinte é que é bom. Tem costas largas e bolsos fundos.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Renegade Escreveu:artista Escreveu:pocoyo Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:Défice orçamental atingiu os 6,8% no 1º semestre, números do ine.
Bem bô!!!
Até a barraca abana!
Pois, até eu, que supostamente não percebo nada do assunto, vi logo que a dose foi exagerada! E agora?
E agora??? Que pergunta...
Mais do mesmo, ora essa!
Não sei se reparaste, era uma pergunta retórica!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:pocoyo Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:Défice orçamental atingiu os 6,8% no 1º semestre, números do ine.
Bem bô!!!
Até a barraca abana!
Pois, até eu, que supostamente não percebo nada do assunto, vi logo que a dose foi exagerada! E agora?
E agora??? Que pergunta...
Mais do mesmo, ora essa!
pocoyo Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:Défice orçamental atingiu os 6,8% no 1º semestre, números do ine.
Bem bô!!!
Até a barraca abana!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
também sei muito bem a diferença entre o primário e secundário.
o que tu não queres admitir é que o governo poderia ter previsto o aumento dos juros, que se verificou, e pedido ajuda muito antes ( mais ou menos 1 ano antes, quando todas as taxas começaram a subir no secundário e o financiamento no primário começou a ser mais caro, e os custos de financiamento se tornaram muito elevados a 10 ano ( 5 %<) e começou a pedir empréstimos de curto prazo a taxas muito elevadas(OT a 1 2 anos com juros de 5%)(que alias podes ver o link que postaste).
não queres que vá buscar as noticias que comprovam o que digo, não?
o que tu não queres admitir é que o governo poderia ter previsto o aumento dos juros, que se verificou, e pedido ajuda muito antes ( mais ou menos 1 ano antes, quando todas as taxas começaram a subir no secundário e o financiamento no primário começou a ser mais caro, e os custos de financiamento se tornaram muito elevados a 10 ano ( 5 %<) e começou a pedir empréstimos de curto prazo a taxas muito elevadas(OT a 1 2 anos com juros de 5%)(que alias podes ver o link que postaste).
não queres que vá buscar as noticias que comprovam o que digo, não?
oh mais_um, não queria dizer isto, mas ao menos admite lá que és do aparelho e fazes parte daquelas pessoas que passam os dias nos fóruns e nos comentários às notícias nos sites dos jornais, a fazer propaganda ao partido e a refutar toda e mais alguma crítica...
É que é impossível que haja alguém que acha mesmo e com tanta convicção que o Sócrates & cia fizeram um grandessíssimo trabalho, é surreal
É que é impossível que haja alguém que acha mesmo e com tanta convicção que o Sócrates & cia fizeram um grandessíssimo trabalho, é surreal

- Registado: 20/6/2011 21:48
richardj Escreveu:mais um nao estou nada equivocado, sei muito bem que antes de 2008 nos financiávamos a médio longo prazo a 4 e tal %. e assim que passamos o 5% foi sempre a subir... ora olha lá para o gráfico a 10 anos das OT a 10 anos. Poderíamos ter poupado 1 ano. Fora os empréstimos de curtos prazo que o governo ando a fazer no final... a umas taxas bem bonitas ...
foi só perder tempo e ganhar juros
humm...estás a confundir mercado primário (o que o Estado realmente paga) com mercado secundário... deixei o link, se tens duvidas do que afirmo faz as contas.
já agora lembro-te que a taxa inical do emprestimo da troika situava-se a 5,5%, depois com a renegociação da grécia retiraram o spread e já ficou em valores + simpaticos, entre 3,5% a 4%.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais um nao estou nada equivocado, sei muito bem que antes de 2008 nos financiávamos a médio longo prazo a 4 e tal %. e assim que passamos o 5% foi sempre a subir... ora olha lá para o gráfico a 10 anos das OT a 10 anos. Poderíamos ter poupado 1 ano. Fora os empréstimos de curtos prazo que o governo ando a fazer no final... a umas taxas bem bonitas ...
richardj Escreveu:ah, calma falta-me um argumento, para mim, a pior decisão e mais lesiva de todas foi ter pedido ajuda externa quando os juros já estavam a passar os 7%.
entre 2010 e 2011, pedimos quantidades absurdas de dinheiro à fora (mais de 20 mil milhões), a juros simplesmente irreais.
devíamos ter pedido ajuda assim que os juros passaram os 5%, porque sabíamos o estado de desorçamentação em que estávamos. mesmo taxas de juros a 5% são difíceis de gerir a longo prazo.
esta a emissão de divida directa nos últimos anos:
http://www.igcp.pt/gca/?id=87
EDIT: mais do que o custo financeiro (+- 500 milhões, tínhamos mais um ano para fazer o ajustamento e mudar de vida)
Estás equivocado, a taxa media dos nosso emprestimos de OT antes da crise situava-se entre os 4 a 5%, sempre foram estes os valores da nossa divida de medio e longo prazo. Em 2010, a média situa-se mais junto aos 5%, tens leilões abaixo de 2% e tens leilões acima de 6%.
Em 2011 tens 4 leilões com um total de 3,9 mil milhões de €, com uma taxa media inferior a 6%.
http://www.igcp.pt/gca/?id=80
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
MiamiBlueHeart Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Digam a soares da costa que pagam mas Nunca mais fazem uma obra para o estado Português ! e logo vão ter a resposta. .
Exactamente!!
E para as empresas que gerem as PPP, a atitude devia ser exactamente a mesma. Musculada..
Infelizmente, o Governo, por interesses instalados, é um manso de todo o tamanho.
No fundo são sócios! Como é que se diz a um sócio que vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para prejudicar o negócio da sociedade?!

O FMI quis que Portugal pedisse o resgate financeiro 10 meses antes de o então primeiro-ministro, José Sócrates, o ter feito. A revelação é feita à Renascença pelo jornalista David Diniz, co-autor do livro “Resgatados”.
“Ficámos nós próprios a saber, enquanto investigávamos, que o FMI e o seu director disse pessoalmente a José Sócrates que entendia que Portugal devia pedir um resgate logo em Junho de 2010, portanto, estamos a falar de 10 meses antes de Portugal ter acabado por ceder e pedido o resgate”, desvenda.
“Foi uma conversa pessoal, entre José Sócrates e Strauss-Kahn, que justifica em boa parte toda a animosidade face ao FMI que ouvimos de José Sócrates e também as reservas que o FMI, ao longo daqueles meses, foi colocando face à recuperação de Portugal”, considera.
"Resgatados" chega esta sexta-feira às livrarias e conta os meandros dos bastidores e das negociações do pedido de resgate internacional. David Diniz e Hugo Filipe Coelho são os autores e entrevistaram mais de 60 pessoas para reconstruir a teia de acontecimentos que termina com a comunicação, em Abril do ano passado, a anunciar o pedido de ajuda financeira.
“Ficámos nós próprios a saber, enquanto investigávamos, que o FMI e o seu director disse pessoalmente a José Sócrates que entendia que Portugal devia pedir um resgate logo em Junho de 2010, portanto, estamos a falar de 10 meses antes de Portugal ter acabado por ceder e pedido o resgate”, desvenda.
“Foi uma conversa pessoal, entre José Sócrates e Strauss-Kahn, que justifica em boa parte toda a animosidade face ao FMI que ouvimos de José Sócrates e também as reservas que o FMI, ao longo daqueles meses, foi colocando face à recuperação de Portugal”, considera.
"Resgatados" chega esta sexta-feira às livrarias e conta os meandros dos bastidores e das negociações do pedido de resgate internacional. David Diniz e Hugo Filipe Coelho são os autores e entrevistaram mais de 60 pessoas para reconstruir a teia de acontecimentos que termina com a comunicação, em Abril do ano passado, a anunciar o pedido de ajuda financeira.
- Registado: 14/3/2009 0:19
Lion_Heart Escreveu:Digam a soares da costa que pagam mas Nunca mais fazem uma obra para o estado Português ! e logo vão ter a resposta. .
Exactamente!!
E para as empresas que gerem as PPP, a atitude devia ser exactamente a mesma. Musculada..
Infelizmente, o Governo, por interesses instalados, é um manso de todo o tamanho.
- Registado: 17/10/2010 19:32
richardj Escreveu:rcostab Escreveu:Quanto nos irá custar a suspensão do contrato para a construção de um troço de TGV, assinado se não me engano no ano de 2010, quando já se sabia que isto ia dar para o torto!!!!!!!
Digam a soares da costa que pagam mas Nunca mais fazem uma obra para o estado Português ! e logo vão ter a resposta.
Por outro lado mais vale pagar isso que pagar milhares de milhões durante décadas por um comboio sem clientes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Não convém mexer muito nas ppp porque também vão cair as laranjas podres que estão por lá penduradas, e são muitas, laranjas e rosas podres. Mas também se perde um bom argumento para atacar o ps, principalmente agora que o psd caiu em desgraça. Com o país em situação de emergência, podia-se ser muito mais "criativo" na vez de espoliar sempre os mesmos.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Rebanho
"....Nesta questão, é contudo preciso considerar dois planos distintos: por um lado, os contratos propriamente ditos e, por outro lado, as empreitadas das obras.
Quanto aos contratos, taxas de rentabilidade da ordem de 15% ou mais, de que se fala na imprensa, são absolutamente imorais. Quanto às empreitadas, diz-se também que os custos terão sido empolados, até 100% ou mesmo mais. Em suma, o Estado (nós, os contribuintes) paga bastante mais do que seria justo! Que fazer, então?
Relativamente aos contratos propriamente ditos, corroboro a ideia de que o Governo deve renegociar com as concessionárias e impor uma redução da taxa de rentabilidade para valores mais razoáveis, da ordem de metade, que é o normal neste tipo de negócios. Também as renegociações realizadas pelo anterior Governo quando da introdução de portagens devem ser revistas, já que, segundo se diz, são altamente lesivas para o Estado. Tudo apurado, se calhar, alguns responsáveis políticos terão mesmo de responder em tribunal...."
"....Nesta questão, é contudo preciso considerar dois planos distintos: por um lado, os contratos propriamente ditos e, por outro lado, as empreitadas das obras.
Quanto aos contratos, taxas de rentabilidade da ordem de 15% ou mais, de que se fala na imprensa, são absolutamente imorais. Quanto às empreitadas, diz-se também que os custos terão sido empolados, até 100% ou mesmo mais. Em suma, o Estado (nós, os contribuintes) paga bastante mais do que seria justo! Que fazer, então?
Relativamente aos contratos propriamente ditos, corroboro a ideia de que o Governo deve renegociar com as concessionárias e impor uma redução da taxa de rentabilidade para valores mais razoáveis, da ordem de metade, que é o normal neste tipo de negócios. Também as renegociações realizadas pelo anterior Governo quando da introdução de portagens devem ser revistas, já que, segundo se diz, são altamente lesivas para o Estado. Tudo apurado, se calhar, alguns responsáveis políticos terão mesmo de responder em tribunal...."
- Registado: 14/3/2009 0:19
rcostab Escreveu:Quanto nos irá custar a suspensão do contrato para a construção de um troço de TGV, assinado se não me engano no ano de 2010, quando já se sabia que isto ia dar para o torto!!!!!!!