Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HOPE » 9/5/2013 0:57

mais_um Escreveu:
HOPE Escreveu:
De qualquer forma, tenho uma dúvida. Quando se dão mais de 100 ordens de bolsa por ano, como é que deve ser feito o registo na aplicação do IRS?
- ordem por ordem é impraticável (+ de 100 linhas);
- mais ou menos valias por espécies (o que dá umas 12 linhas);
- resumir tudo à mais ou menos valia final do ano...considerando todos os negócios feitos (o que dá 1 linha apenas)?

Confesso que desde há uns 3 ou 4 anos que tenho declarado tudo numa linha apenas, com o cálculo final da mais ou menos valia...e nunca me chamaram.

Obrigado

Está correcto, é isso que deves fazer, a novidade deste ano é o NIF do emitente, não consegues colocar os NIF de todos os emitentes apenas numa linha, qeu NIF colocar? Coloca a do intermediário, e se tiveres mais do que um? divides no nº de linhas respeitante a cada intermediário. E se tiveres mais de 12 intermediários? metes tudo numa linha e se fores chamado às finanças, chamas incompetente a quem fez o impresso....
:lol: :lol:

Ah ah ah, essa foi boa! :)
Uma cambada de incompetentes é o que eles são todos, de facto!
Até o Gasparzinho, que queria baixa a TSU para as empresas...para estas terem mais dinheiro...para empregar mais pessoas! Num ambiente de recessão, com as empresas a venderem menos produtos e serviços...pq não há poder de compra...isto é completamente ridículo!!!

O problema é que o Governo veio aqui aos mercados financeiros tributá-los, mas não os compreende, não conhece as suas especificidades e dps os intrumentos que quer utilizar são desadequados e, muitas vezes, impraticáveis!

Registado: 29/11/2007 3:50

por tncm » 9/5/2013 0:35

Boa noite amigos,

Tenho andado às voltas com um problema...
vendi os direitos de um banco no ano passado, e na declaração anual que o meu banco me enviou isso é mencionado da seguinte forma: aquisição, valor unitario - 0€, 1000 unidades, seguido de "venda, 1000 unidades, valor operação = 1000€", a leitura que dá é que adquiri a custo zero e vendi a 1000€, o que não corresponde à verdade uma vez que perdi valor directamente na acção...

Os valores são fictícios, mas para o caso não interessa.

Como se deverá proceder?

Obrigado
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por psychopath » 8/5/2013 23:04

se tiver este ano 500 euros de menos valias isso fica declarado?

e no ano seguinte se tiver 500 euros de mais valias este valores anulan-se e já nao pago nada?

qual é o objectivo de declarar menos valias?
menos valias sao declaradas desde quando?

Registado: 28/8/2009 22:00

por mais_um » 8/5/2013 23:03

HOPE Escreveu:
De qualquer forma, tenho uma dúvida. Quando se dão mais de 100 ordens de bolsa por ano, como é que deve ser feito o registo na aplicação do IRS?
- resumir tudo à mais ou menos valia final do ano...considerando todos os negócios feitos (o que dá 1 linha apenas)?

Confesso que desde há uns 3 ou 4 anos que tenho declarado tudo numa linha apenas, com o cálculo final da mais ou menos valia...e nunca me chamaram.

Obrigado

Está correcto, é isso que deves fazer, a novidade deste ano é o NIF do emitente, não consegues colocar os NIF de todos os emitentes apenas numa linha, qeu NIF colocar? Coloca a do intermediário, e se tiveres mais do que um? divides no nº de linhas respeitante a cada intermediário. E se tiveres mais de 12 intermediários? metes tudo numa linha e se fores chamado às finanças, chamas incompetente a quem fez o impresso....
:lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por HOPE » 8/5/2013 22:59

psychopath Escreveu:primeiras compradas são as primeiras vendidas?

epa mas o caixadirecta invest nao funciona assim..

quando se tem por exemplo 1000 açoes e se vende uma parte das ações o caixa directa invest nao vende 100 ações das primeira compradas..

o caixadirecta funciona com preço medio de compra..

agora ao declarar no IRS se isso tem que se fazer dessa forma as primeiras a compra sao as primeiras a vender..

o meu preço medio de compra das ações que não vendi e que ainda tenho do ano passado está totalmente errado?

é que até vendi a mim proprio algumas ações para baixar o meu preço medio de compra para ficar sem mais valias que depois ate correu mal e fiquei com 200 euros negativos.. mas se tal for verdade eu entao terei muitas menos valias que o que pensava..

porque as primeiras alçoes que comprei comprei a preço elevado e depois fui comprando mais abaixo para baixar o preço medio.. mas depois vendi algumas.. significa que o meu preço medio deixou de existir e tenho um preço medio muito abaixo do que pensava??

epa.. alguem me pode esclarecer?

Ui, que confusão, nem me atrevo! :)
Eu tb uso o Caixadirecta Invest, mas vou vendendo tudo o que compro (sem deixar partes para trás) e vou registando, negócio a negócio...portanto é mais fácil de fazer as contas.

Obrigado

Registado: 29/11/2007 3:50

por mais_um » 8/5/2013 22:45

psychopath Escreveu:primeiras compradas são as primeiras vendidas?

quando se tem por exemplo 1000 açoes e se vende uma parte das ações o caixa directa invest nao vende 100 ações das primeira compradas..

agora ao declarar no IRS se isso tem que se fazer dessa forma as primeiras a compra sao as primeiras a vender..

o meu preço medio de compra das ações que não vendi e que ainda tenho do ano passado está totalmente errado?

é que até vendi a mim proprio algumas ações para baixar o meu preço medio de compra para ficar sem mais valias que depois ate correu mal e fiquei com 200 euros negativos.. mas se tal for verdade eu entao terei muitas menos valias que o que pensava..

porque as primeiras alçoes que comprei comprei a preço elevado e depois fui comprando mais abaixo para baixar o preço medio.. mas depois vendi algumas.. significa que o meu preço medio deixou de existir e tenho um preço medio muito abaixo do que pensava??

Humm.....esquece o preço médio, as finanças estão a borrifar-se para o preço médio.

FIFO, first in, first out, é desta forma que deves preencher o anexo G.
Exemplo:

compraste 1000 acções da empresa A a 10, mais tarde compraste 1000 acções da mesma empresa a 5.

decides vender 1500 acções a 5, podes preencher da seguinte forma,duas linhas do anexo G, numa colocas compra de 1000 a 10, venda de 1000 a 5 e noutra linha compra de 500 a 5 e venda de 500 a 5.

Ficas com 500 com o valor de compra a 5.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por psychopath » 8/5/2013 22:30

primeiras compradas são as primeiras vendidas?

Re: Tou me a passar com o IRS TOC

por Massao1 » 8/5/2013 21:35

psychopath Escreveu:Boas

Estou a tentar fazer o anexo G pela primeira vez e nao estou a conseguir porque nao sei sequer por onde começar..

em 2012 fiz mais de 100 ordens de compra/venda de ações em bolsa com a corretora caixadireta invest

o saldo final é cerca de 200 euros de menos valias, por isso fiz em abril o meu irs normal, mas nao declarei o anexo G porque nao tinha mais valias..

menos valias ou mais valias sao preenchidas no mesmo sitio?

é no anexo G no quadro 8 ? é só isso ou é preciso mais alguma coisa?

acontece que me enviaram uma carta a dizer que tenho de enviar um irs de substituiçao com o anexo G preenchido.

alguem me pode ajudar?
tenho mais de 100 ordens de compra/venda em 2012

a tabela do irs axo que é 30 linhas..

o que se mete em despesas?

epa eu ja me tou a passar da cabeça por causa do irs.. será melhor ir a um contabilista?

quando custara um contablista para me fazer o anexo G?

Tenho aqui uma imagem da tabela da IRS

http://postimg.org/image/517wkhubd/full/

Eu negociei 10 titulos.. como faço isto?
Entidade eminente é o codigo da açao?

é este codigo? por exemplo isto? PR7331741061 - POPULAR INC

tenho um titulo que comprei em 2011 e apenas vendi em 2012 como faço isto?

o valor de aquiciçao mete-se a taxa de compra incluida ou apenas o valor das ações?

e o valor da venda?

realizaçao quer dizer venda? e aquiciçao compra?

epa tou me a passar :|

No caso, a contabilidade é efetuada por um contabilista que me trta além da contabilidade das empresas, a minha declração de rendimentos.

Não fazendo do forum uma plataforma de publicidade, aqui vai o contato do meu TOC.

937230682

Alé de ser eficiente não é muito caro.

Registado: 5/10/2009 12:35

por moppie85 » 8/5/2013 21:35

psychopath Escreveu:epa.. supondo que compro 5000 açoes em varias ordens

dia 1 compra 100 a 1€
dia 2 compra 400 a 1 1.10€
dia 3 vende 300 a 1.05€
dia 4 compra 200 a 0.90€
dia 5 vende 100 a 1.02€

passo a ter 200 acções a que preço de compra?
e supondo que guardo 200 açoes e só as vendo no ano seguinte? qual foi o preço de compra?

epa a declaraçao do caixadireta invest é uma desgraça.. porque é que eles nao fazem as contas?
tenho titulos que comprei e vendi mais de 50 vezes (pequenas parcelas de cada vez)

agora como se faz isto?
que desgraça de declaraçao que o caixabi tem..

nunca mais me vou safar com isto.. :|

e duvide que um contablista me faça isto por menos de 100 euros..

sao mais de 100 ordens de compra e venda em cerca de 10 titulos..

num deles guardei algumas ações para 2013, agora para o ano que vem qual é que vai ser o preço de compra visto que me fartei de comprar e vender?

primeiras compradas são as primeiras vendidas.
Logo é simples - se tiveres ficado com 5000 acções p.e. basta ver as ultimas compras até atingir as 5000...

Registado: 15/4/2008 14:12

por psychopath » 8/5/2013 21:31

epa.. supondo que compro 5000 açoes em varias ordens

dia 1 compra 100 a 1€
dia 2 compra 400 a 1 1.10€
dia 3 vende 300 a 1.05€
dia 4 compra 200 a 0.90€
dia 5 vende 100 a 1.02€

passo a ter 200 acções a que preço de compra?
e supondo que guardo 200 açoes e só as vendo no ano seguinte? qual foi o preço de compra?

epa a declaraçao do caixadireta invest é uma desgraça.. porque é que eles nao fazem as contas?
tenho titulos que comprei e vendi mais de 50 vezes (pequenas parcelas de cada vez)

agora como se faz isto?
que desgraça de declaraçao que o caixabi tem..

nunca mais me vou safar com isto.. :|

e duvide que um contablista me faça isto por menos de 100 euros..

sao mais de 100 ordens de compra e venda em cerca de 10 titulos..

num deles guardei algumas ações para 2013, agora para o ano que vem qual é que vai ser o preço de compra visto que me fartei de comprar e vender?

a declaraçao para o irs do caixa invest nem sequer diz se um gaijo tem mais ou menos valias

apenas metem todas as ordens de compra e venda e mais nada

como é que um gaijo se safa com isto?
Editado pela última vez por psychopath em 8/5/2013 21:35, num total de 1 vez.

por zekinha1 » 8/5/2013 21:18

Tem calma.
Em primeiro lugar pesquisa neste forum/tópico e na internet. Lê muito bem os problemas/sugestões das outras pessoas que podem muito bem ser as tuas dificuldades.
Tens até ao final do mês para fazer isso o que é muito tempo ainda.
Podes sempre recorrer a um contabilista que penso que no máximo dos máximos cobrar-te-á 20€ para te fazer isso.

Registado: 19/10/2010 13:30

Tou me a passar com o IRS

por psychopath » 8/5/2013 20:02

Boas

Estou a tentar fazer o anexo G pela primeira vez e nao estou a conseguir porque nao sei sequer por onde começar..

em 2012 fiz mais de 100 ordens de compra/venda de ações em bolsa com a corretora caixadireta invest

o saldo final é cerca de 200 euros de menos valias, por isso fiz em abril o meu irs normal, mas nao declarei o anexo G porque nao tinha mais valias..

menos valias ou mais valias sao preenchidas no mesmo sitio?

é no anexo G no quadro 8 ? é só isso ou é preciso mais alguma coisa?

acontece que me enviaram uma carta a dizer que tenho de enviar um irs de substituiçao com o anexo G preenchido.

alguem me pode ajudar?
tenho mais de 100 ordens de compra/venda em 2012

a tabela do irs axo que é 30 linhas..

o que se mete em despesas?

epa eu ja me tou a passar da cabeça por causa do irs.. será melhor ir a um contabilista?

quando custara um contablista para me fazer o anexo G?

Tenho aqui uma imagem da tabela da IRS

http://postimg.org/image/517wkhubd/full/

Eu negociei 10 titulos.. como faço isto?
Entidade eminente é o codigo da açao?

é este codigo? por exemplo isto? PR7331741061 - POPULAR INC

tenho um titulo que comprei em 2011 e apenas vendi em 2012 como faço isto?

o valor de aquiciçao mete-se a taxa de compra incluida ou apenas o valor das ações?

e o valor da venda?

realizaçao quer dizer venda? e aquiciçao compra?

epa tou me a passar :|

por okxidos » 8/5/2013 18:46

eu apenas tenho menos valias e e o meu primeiro ano de bolsa...
-ja fiz o irs em maio pois trablho por conta de outrem e nao tinha o anexo G, como faço agora para declarar as menos valias.
-estas menos valias posso ir buscalas no ano seguinte ou so englobando.
quem me puder responder agradecia visto que e a minha primeira vez

Registado: 30/3/2009 11:19

por Laginhas » 8/5/2013 0:25

paulop2009 Escreveu:
rorvalho Escreveu:Boa tarde,
Peço a vossa ajuda para a seguinte situação:

Este ano, pretendo optar pelo englobamento, devido à ocorrência de menos-valias. Pedi em Janeiro, as declarações necessárias às instituições bancárias onde tenho rendimentos de capitais. No banco Best tenho somente uma conta para trading de acções e CFD, em moeda USD. Disseram-me que não podiam emitir nenhuma declaração porque não tenho rendimentos de capitais a declarar. Apenas preciso de usar a plataforma do Best Trading Pro para retirar o extracto de mais-valias (neste caso, menos-valias). Até aqui, é tudo simples.

No entanto, a conta está em USD. Para preencher o valor das menos-valias, qual o câmbio que utilizo?
- Faço a conversão de todas as transacções, uma a uma, com o câmbio do dia correspondente?
- Uso o câmbio de 31/12 sobre o valor total?
- Uso o câmbio do dia em que preencho o IRS?

Como costumam fazer nestes casos?

Antecipadamente grato pela vossa ajuda.

Eu tenho a mesma situação, a única diferença é que só transaciono acções.

O que deves fazer é isto: se depois de venderes a acção mantiveste o dinheiro na conta em USD (ou reinvestiste noutro produto em USD), então deves utilizar o cambio de 31/12.

Acho que a resposta para esta questão está no artigo 23.º do IRS, assim:

A equivalência de rendimentos ou encargos expressos em moeda sem curso legal em
Portugal é determinada pela cotação oficial da respectiva divisa, de acordo com as
seguintes regras:
a) Tratando-se de rendimentos transferidos para o exterior, aplica-se o câmbio de
venda da data da efectiva transferência ou da retenção na fonte, se a ela houver
lugar;
b) Tratando-se de rendimentos provenientes do exterior, aplica-se o câmbio de
compra da data em que aqueles foram pagos ou postos à disposição do sujeito
passivo em Portugal;
c) Tratando-se de rendimentos obtidos e pagos no estrangeiro que não sejam
transferidos para Portugal até ao fim do ano, aplica-se o câmbio de compra da data
em que aqueles forem pagos ou postos à disposição do sujeito passivo;
d) Tratando-se de encargos, aplica-se a regra da alínea a).

Espero ter ajudado... :?
"Pior do que pagar IRS, é não ter «IRS» para pagar..."

Registado: 29/11/2007 9:36

por MAV8 » 7/5/2013 23:59

mais_um Escreveu:
MAV8 Escreveu:
Comprei e vendi Obrigações do Tesouro, preciso de colocar no anexo G?

Se sim qual o NIF do emitente, IGCP?

Sim e sim
503 756 237

Obrigado, foi isso que fiz. Quanto aos Fundos continua tudo como até aqui, não sendo preciso declarar!?

Registado: 10/11/2006 10:43

por Automech » 7/5/2013 23:49

paulop2009 Escreveu:O que deves fazer é isto: se depois de venderes a acção mantiveste o dinheiro na conta em USD (ou reinvestiste noutro produto em USD), então deves utilizar o cambio de 31/12.

Paulo, na minha opinião isto não é correcto.

Por exemplo tens 10.000 USD, compras 10.000 USD de acções no dia 2 de Janeiro e vendes por 10.500 USD no dia 3 de Janeiro.

A partir daí não fazes mais nada no resto do ano.

Se fizermos como dizes, os 500 USDs que ganhaste entre o dia 2 de Janeiro e o dia 3 de Janeiro seriam valorizados ao câmbio de 31 de Dezembro, o que me parece incorrecto.

É apenas uma mera opinião.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por paulop2009 » 7/5/2013 23:11

rorvalho Escreveu:Boa tarde,

Este ano, pretendo optar pelo englobamento, devido à ocorrência de menos-valias. Pedi em Janeiro, as declarações necessárias às instituições bancárias onde tenho rendimentos de capitais. No banco Best tenho somente uma conta para trading de acções e CFD, em moeda USD. Disseram-me que não podiam emitir nenhuma declaração porque não tenho rendimentos de capitais a declarar. Apenas preciso de usar a plataforma do Best Trading Pro para retirar o extracto de mais-valias (neste caso, menos-valias). Até aqui, é tudo simples.

No entanto, a conta está em USD. Para preencher o valor das menos-valias, qual o câmbio que utilizo?
- Faço a conversão de todas as transacções, uma a uma, com o câmbio do dia correspondente?

Eu tenho a mesma situação, a única diferença é que só transaciono acções.

O que deves fazer é isto: se depois de venderes a acção mantiveste o dinheiro na conta em USD (ou reinvestiste noutro produto em USD), então deves utilizar o cambio de 31/12.

Registado: 15/9/2010 15:02

por mais_um » 7/5/2013 22:35

MAV8 Escreveu:

Sim e sim
503 756 237

por MAV8 » 7/5/2013 22:20

Acabei!!!

1 hora e meia a trabalhar para o estado e para pagar...

Isto é o que eu chamo de escravatura, nós trabalhamos e o estado recebe.

Ainda não submeti por estar com algumas dúvidas:

Quanto aos Fundos, não é necessário declarar, certo?

Eu sei que alguns destes temas já aqui foram abordados mas ainda tenho algumas dúvidas, se alguém me puder esclarecer, agradeço...

Registado: 10/11/2006 10:43

por mais_um » 7/5/2013 16:23

AutoMech Escreveu:mais_um, então não é que hoje uma senhora confirmou-me os valores todos ao telefone ? Nem o nome me perguntou quando lhe dei o NIF. :roll:

:lol: :lol: :lol:

Para a próxima dás o NIF do Relvas ou do Passos!

por jcms » 7/5/2013 15:37

jcms Escreveu:
mais_um Escreveu:O importante é as pessoas terem a consciência que actualmente a AT tem forma automática de cruzar os valores, a partir daqui cada um faça o que entender.

O que é certo é que no telefonema de hoje com a AT, assim que dei o meu NIF, a senhora acedeu logo aos modelos 13 e modelos 39 enviados pelos meus IF.

Então, quem meteu o nif do banco/corretora vai ter divergencias.

Se tiver divergencias corrigo, quem quiser procurar os nif das empresas cotadas vai ao site www.cmvm.pt.

Fui ver o estado da declaração, está certa, só falta deixar imprimir o comprovativo.

Registado: 29/11/2007 4:08

por Automech » 7/5/2013 15:34

mais_um, então não é que hoje uma senhora confirmou-me os valores todos ao telefone ? Nem o nome me perguntou quando lhe dei o NIF. :roll:

por Automech » 7/5/2013 12:59

Rorvalho, eu há muitos anos que uso o cambio do Banco de Portugal, quer do dia da compra, quer do dia da venda. Dá uma trabalheira medonha, mas é assim que faço.

O Big também recomenda isso:
Quando as acções forem cotadas em moeda estrangeira deverá efectuar-se o câmbio de acordo
com as seguintes regras:
· Para determinação do saldo (positivo ou negativo), deverá utilizar o câmbio de compra na
data em que a operação tenha ocorrido;
· Relativamente a despesas e encargos deverá utilizar o câmbio de venda da data efectiva da
realização das despesas;
· Só quando não for possível comprovar qualquer das datas referidas no ponto anterior,
deverá ser utilizado o câmbio a 31 de Dezembro do ano a que os rendimentos/encargos
respeitam;
· Não existindo câmbio em nenhuma dessas datas deverá aplicar-se o da última cotação
anterior a essas datas.
Fonte: http://www.bigonline.pt/pdf/infoFiscal/Mais_valias.pdf

por rorvalho » 7/5/2013 11:46

Ledisi Escreveu:O que eu fiz foi ir à página do banco de portugal, descarreguei a folha de cálculo com a taxa de cãmbio fixada diariamente no ano passado pelo BP e utilizei-a como valor de referência para o dia em que a operação foi executada.

Obrigado pela tua resposta. Também penso que seja o correcto. Mas gostaria de ouvir mais opiniões, para ter a certeza se é assim que fazem...
Mais alguém pode ajudar nesta questão?

Boa tarde,

Registado: 14/3/2010 22:53

por Texano Bill » 7/5/2013 2:19

Surgiram-me aqui umas dúvida no Anexo G:
-Comprei uma acção em Fevereiro, reforcei em Abril e vendi tudo junto em Junho. Basta-me somar o valor das duas compras e colocar na aquisição de Fevereiro?

-Para as operações com Factor Certificates é só somá-las todas e colocar o valor líquido de comissões no Quadro 9 01 (op. relativas a instrumentos derivados)?

Obrigado pela ajuda que conseguirem prestar. :)

Registado: 20/8/2011 12:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1 e 506 visitantes