IRS 2012
mais_um Escreveu:HOPE Escreveu:
De qualquer forma, tenho uma dúvida. Quando se dão mais de 100 ordens de bolsa por ano, como é que deve ser feito o registo na aplicação do IRS?
- ordem por ordem é impraticável (+ de 100 linhas);
- mais ou menos valias por espécies (o que dá umas 12 linhas);
- resumir tudo à mais ou menos valia final do ano...considerando todos os negócios feitos (o que dá 1 linha apenas)?
Confesso que desde há uns 3 ou 4 anos que tenho declarado tudo numa linha apenas, com o cálculo final da mais ou menos valia...e nunca me chamaram.
Obrigado
Está correcto, é isso que deves fazer, a novidade deste ano é o NIF do emitente, não consegues colocar os NIF de todos os emitentes apenas numa linha, qeu NIF colocar? Coloca a do intermediário, e se tiveres mais do que um? divides no nº de linhas respeitante a cada intermediário. E se tiveres mais de 12 intermediários? metes tudo numa linha e se fores chamado às finanças, chamas incompetente a quem fez o impresso....
![]()
Ah ah ah, essa foi boa!

Uma cambada de incompetentes é o que eles são todos, de facto!
Até o Gasparzinho, que queria baixa a TSU para as empresas...para estas terem mais dinheiro...para empregar mais pessoas! Num ambiente de recessão, com as empresas a venderem menos produtos e serviços...pq não há poder de compra...isto é completamente ridículo!!!
O problema é que o Governo veio aqui aos mercados financeiros tributá-los, mas não os compreende, não conhece as suas especificidades e dps os intrumentos que quer utilizar são desadequados e, muitas vezes, impraticáveis!
- Registado: 29/11/2007 3:50
Boa noite amigos,
Tenho andado às voltas com um problema...
vendi os direitos de um banco no ano passado, e na declaração anual que o meu banco me enviou isso é mencionado da seguinte forma: aquisição, valor unitario - 0€, 1000 unidades, seguido de "venda, 1000 unidades, valor operação = 1000€", a leitura que dá é que adquiri a custo zero e vendi a 1000€, o que não corresponde à verdade uma vez que perdi valor directamente na acção...
Os valores são fictícios, mas para o caso não interessa.
Como se deverá proceder?
Obrigado
Tenho andado às voltas com um problema...
vendi os direitos de um banco no ano passado, e na declaração anual que o meu banco me enviou isso é mencionado da seguinte forma: aquisição, valor unitario - 0€, 1000 unidades, seguido de "venda, 1000 unidades, valor operação = 1000€", a leitura que dá é que adquiri a custo zero e vendi a 1000€, o que não corresponde à verdade uma vez que perdi valor directamente na acção...
Os valores são fictícios, mas para o caso não interessa.
Como se deverá proceder?
Obrigado
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
se tiver este ano 500 euros de menos valias isso fica declarado?
e no ano seguinte se tiver 500 euros de mais valias este valores anulan-se e já nao pago nada?
qual é o objectivo de declarar menos valias?
menos valias sao declaradas desde quando?
e no ano seguinte se tiver 500 euros de mais valias este valores anulan-se e já nao pago nada?
qual é o objectivo de declarar menos valias?
menos valias sao declaradas desde quando?
- Registado: 28/8/2009 22:00
HOPE Escreveu:
De qualquer forma, tenho uma dúvida. Quando se dão mais de 100 ordens de bolsa por ano, como é que deve ser feito o registo na aplicação do IRS?
- resumir tudo à mais ou menos valia final do ano...considerando todos os negócios feitos (o que dá 1 linha apenas)?
Confesso que desde há uns 3 ou 4 anos que tenho declarado tudo numa linha apenas, com o cálculo final da mais ou menos valia...e nunca me chamaram.
Obrigado
Está correcto, é isso que deves fazer, a novidade deste ano é o NIF do emitente, não consegues colocar os NIF de todos os emitentes apenas numa linha, qeu NIF colocar? Coloca a do intermediário, e se tiveres mais do que um? divides no nº de linhas respeitante a cada intermediário. E se tiveres mais de 12 intermediários? metes tudo numa linha e se fores chamado às finanças, chamas incompetente a quem fez o impresso....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
psychopath Escreveu:primeiras compradas são as primeiras vendidas?
epa mas o caixadirecta invest nao funciona assim..
quando se tem por exemplo 1000 açoes e se vende uma parte das ações o caixa directa invest nao vende 100 ações das primeira compradas..
o caixadirecta funciona com preço medio de compra..
agora ao declarar no IRS se isso tem que se fazer dessa forma as primeiras a compra sao as primeiras a vender..
o meu preço medio de compra das ações que não vendi e que ainda tenho do ano passado está totalmente errado?
é que até vendi a mim proprio algumas ações para baixar o meu preço medio de compra para ficar sem mais valias que depois ate correu mal e fiquei com 200 euros negativos.. mas se tal for verdade eu entao terei muitas menos valias que o que pensava..
porque as primeiras alçoes que comprei comprei a preço elevado e depois fui comprando mais abaixo para baixar o preço medio.. mas depois vendi algumas.. significa que o meu preço medio deixou de existir e tenho um preço medio muito abaixo do que pensava??
epa.. alguem me pode esclarecer?
Ui, que confusão, nem me atrevo!

Eu tb uso o Caixadirecta Invest, mas vou vendendo tudo o que compro (sem deixar partes para trás) e vou registando, negócio a negócio...portanto é mais fácil de fazer as contas.
Obrigado
- Registado: 29/11/2007 3:50
psychopath Escreveu:primeiras compradas são as primeiras vendidas?
quando se tem por exemplo 1000 açoes e se vende uma parte das ações o caixa directa invest nao vende 100 ações das primeira compradas..
agora ao declarar no IRS se isso tem que se fazer dessa forma as primeiras a compra sao as primeiras a vender..
o meu preço medio de compra das ações que não vendi e que ainda tenho do ano passado está totalmente errado?
é que até vendi a mim proprio algumas ações para baixar o meu preço medio de compra para ficar sem mais valias que depois ate correu mal e fiquei com 200 euros negativos.. mas se tal for verdade eu entao terei muitas menos valias que o que pensava..
porque as primeiras alçoes que comprei comprei a preço elevado e depois fui comprando mais abaixo para baixar o preço medio.. mas depois vendi algumas.. significa que o meu preço medio deixou de existir e tenho um preço medio muito abaixo do que pensava??
Humm.....esquece o preço médio, as finanças estão a borrifar-se para o preço médio.
FIFO, first in, first out, é desta forma que deves preencher o anexo G.
Exemplo:
compraste 1000 acções da empresa A a 10, mais tarde compraste 1000 acções da mesma empresa a 5.
decides vender 1500 acções a 5, podes preencher da seguinte forma,duas linhas do anexo G, numa colocas compra de 1000 a 10, venda de 1000 a 5 e noutra linha compra de 500 a 5 e venda de 500 a 5.
Ficas com 500 com o valor de compra a 5.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
primeiras compradas são as primeiras vendidas?
Re: Tou me a passar com o IRS TOC
psychopath Escreveu:Boas
Estou a tentar fazer o anexo G pela primeira vez e nao estou a conseguir porque nao sei sequer por onde começar..
em 2012 fiz mais de 100 ordens de compra/venda de ações em bolsa com a corretora caixadireta invest
o saldo final é cerca de 200 euros de menos valias, por isso fiz em abril o meu irs normal, mas nao declarei o anexo G porque nao tinha mais valias..
menos valias ou mais valias sao preenchidas no mesmo sitio?
é no anexo G no quadro 8 ? é só isso ou é preciso mais alguma coisa?
acontece que me enviaram uma carta a dizer que tenho de enviar um irs de substituiçao com o anexo G preenchido.
alguem me pode ajudar?
tenho mais de 100 ordens de compra/venda em 2012
a tabela do irs axo que é 30 linhas..
o que se mete em despesas?
epa eu ja me tou a passar da cabeça por causa do irs.. será melhor ir a um contabilista?
quando custara um contablista para me fazer o anexo G?
Tenho aqui uma imagem da tabela da IRS
http://postimg.org/image/517wkhubd/full/
Eu negociei 10 titulos.. como faço isto?
Entidade eminente é o codigo da açao?
é este codigo? por exemplo isto? PR7331741061 - POPULAR INC
tenho um titulo que comprei em 2011 e apenas vendi em 2012 como faço isto?
o valor de aquiciçao mete-se a taxa de compra incluida ou apenas o valor das ações?
e o valor da venda?
realizaçao quer dizer venda? e aquiciçao compra?
epa tou me a passar
No caso, a contabilidade é efetuada por um contabilista que me trta além da contabilidade das empresas, a minha declração de rendimentos.
Não fazendo do forum uma plataforma de publicidade, aqui vai o contato do meu TOC.
937230682
Alé de ser eficiente não é muito caro.
- Registado: 5/10/2009 12:35
psychopath Escreveu:epa.. supondo que compro 5000 açoes em varias ordens
dia 1 compra 100 a 1€
dia 2 compra 400 a 1 1.10€
dia 3 vende 300 a 1.05€
dia 4 compra 200 a 0.90€
dia 5 vende 100 a 1.02€
passo a ter 200 acções a que preço de compra?
e supondo que guardo 200 açoes e só as vendo no ano seguinte? qual foi o preço de compra?
epa a declaraçao do caixadireta invest é uma desgraça.. porque é que eles nao fazem as contas?
tenho titulos que comprei e vendi mais de 50 vezes (pequenas parcelas de cada vez)
agora como se faz isto?
que desgraça de declaraçao que o caixabi tem..
nunca mais me vou safar com isto..
e duvide que um contablista me faça isto por menos de 100 euros..
sao mais de 100 ordens de compra e venda em cerca de 10 titulos..
num deles guardei algumas ações para 2013, agora para o ano que vem qual é que vai ser o preço de compra visto que me fartei de comprar e vender?
primeiras compradas são as primeiras vendidas.
Logo é simples - se tiveres ficado com 5000 acções p.e. basta ver as ultimas compras até atingir as 5000...
- Registado: 15/4/2008 14:12
epa.. supondo que compro 5000 açoes em varias ordens
dia 1 compra 100 a 1€
dia 3 vende 300 a 1.05€
dia 4 compra 200 a 0.90€
dia 5 vende 100 a 1.02€
e supondo que guardo 200 açoes e só as vendo no ano seguinte? qual foi o preço de compra?
epa a declaraçao do caixadireta invest é uma desgraça.. porque é que eles nao fazem as contas?
tenho titulos que comprei e vendi mais de 50 vezes (pequenas parcelas de cada vez)
agora como se faz isto?
num deles guardei algumas ações para 2013, agora para o ano que vem qual é que vai ser o preço de compra visto que me fartei de comprar e vender?
a declaraçao para o irs do caixa invest nem sequer diz se um gaijo tem mais ou menos valias
apenas metem todas as ordens de compra e venda e mais nada
como é que um gaijo se safa com isto?
dia 1 compra 100 a 1€
dia 3 vende 300 a 1.05€
dia 4 compra 200 a 0.90€
dia 5 vende 100 a 1.02€
agora como se faz isto?

a declaraçao para o irs do caixa invest nem sequer diz se um gaijo tem mais ou menos valias
apenas metem todas as ordens de compra e venda e mais nada
como é que um gaijo se safa com isto?
Editado pela última vez por psychopath em 8/5/2013 21:35, num total de 1 vez.
Tem calma.
Em primeiro lugar pesquisa neste forum/tópico e na internet. Lê muito bem os problemas/sugestões das outras pessoas que podem muito bem ser as tuas dificuldades.
Tens até ao final do mês para fazer isso o que é muito tempo ainda.
Podes sempre recorrer a um contabilista que penso que no máximo dos máximos cobrar-te-á 20€ para te fazer isso.
Em primeiro lugar pesquisa neste forum/tópico e na internet. Lê muito bem os problemas/sugestões das outras pessoas que podem muito bem ser as tuas dificuldades.
Tens até ao final do mês para fazer isso o que é muito tempo ainda.
Podes sempre recorrer a um contabilista que penso que no máximo dos máximos cobrar-te-á 20€ para te fazer isso.
- Registado: 19/10/2010 13:30
Tou me a passar com o IRS
Boas
Estou a tentar fazer o anexo G pela primeira vez e nao estou a conseguir porque nao sei sequer por onde começar..
em 2012 fiz mais de 100 ordens de compra/venda de ações em bolsa com a corretora caixadireta invest
o saldo final é cerca de 200 euros de menos valias, por isso fiz em abril o meu irs normal, mas nao declarei o anexo G porque nao tinha mais valias..
acontece que me enviaram uma carta a dizer que tenho de enviar um irs de substituiçao com o anexo G preenchido.
alguem me pode ajudar?
epa eu ja me tou a passar da cabeça por causa do irs.. será melhor ir a um contabilista?
o valor de aquiciçao mete-se a taxa de compra incluida ou apenas o valor das ações?
e o valor da venda?
epa tou me a passar
alguem me pode ajudar?
e o valor da venda?
epa tou me a passar

eu apenas tenho menos valias e e o meu primeiro ano de bolsa...
-ja fiz o irs em maio pois trablho por conta de outrem e nao tinha o anexo G, como faço agora para declarar as menos valias.
-estas menos valias posso ir buscalas no ano seguinte ou so englobando.
quem me puder responder agradecia visto que e a minha primeira vez
-ja fiz o irs em maio pois trablho por conta de outrem e nao tinha o anexo G, como faço agora para declarar as menos valias.
-estas menos valias posso ir buscalas no ano seguinte ou so englobando.
quem me puder responder agradecia visto que e a minha primeira vez
- Registado: 30/3/2009 11:19
paulop2009 Escreveu:rorvalho Escreveu:Boa tarde,
Peço a vossa ajuda para a seguinte situação:
Este ano, pretendo optar pelo englobamento, devido à ocorrência de menos-valias. Pedi em Janeiro, as declarações necessárias às instituições bancárias onde tenho rendimentos de capitais. No banco Best tenho somente uma conta para trading de acções e CFD, em moeda USD. Disseram-me que não podiam emitir nenhuma declaração porque não tenho rendimentos de capitais a declarar. Apenas preciso de usar a plataforma do Best Trading Pro para retirar o extracto de mais-valias (neste caso, menos-valias). Até aqui, é tudo simples.
No entanto, a conta está em USD. Para preencher o valor das menos-valias, qual o câmbio que utilizo?
- Faço a conversão de todas as transacções, uma a uma, com o câmbio do dia correspondente?
- Uso o câmbio de 31/12 sobre o valor total?
- Uso o câmbio do dia em que preencho o IRS?
Como costumam fazer nestes casos?
Antecipadamente grato pela vossa ajuda.
Eu tenho a mesma situação, a única diferença é que só transaciono acções.
O que deves fazer é isto: se depois de venderes a acção mantiveste o dinheiro na conta em USD (ou reinvestiste noutro produto em USD), então deves utilizar o cambio de 31/12.
Acho que a resposta para esta questão está no artigo 23.º do IRS, assim:
A equivalência de rendimentos ou encargos expressos em moeda sem curso legal em
Portugal é determinada pela cotação oficial da respectiva divisa, de acordo com as
seguintes regras:
a) Tratando-se de rendimentos transferidos para o exterior, aplica-se o câmbio de
venda da data da efectiva transferência ou da retenção na fonte, se a ela houver
lugar;
b) Tratando-se de rendimentos provenientes do exterior, aplica-se o câmbio de
compra da data em que aqueles foram pagos ou postos à disposição do sujeito
passivo em Portugal;
c) Tratando-se de rendimentos obtidos e pagos no estrangeiro que não sejam
transferidos para Portugal até ao fim do ano, aplica-se o câmbio de compra da data
em que aqueles forem pagos ou postos à disposição do sujeito passivo;
d) Tratando-se de encargos, aplica-se a regra da alínea a).
Espero ter ajudado...

"Pior do que pagar IRS, é não ter «IRS» para pagar..."
- Registado: 29/11/2007 9:36
mais_um Escreveu:MAV8 Escreveu:
Comprei e vendi Obrigações do Tesouro, preciso de colocar no anexo G?
Se sim qual o NIF do emitente, IGCP?
Sim e sim
503 756 237
Obrigado, foi isso que fiz. Quanto aos Fundos continua tudo como até aqui, não sendo preciso declarar!?
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
paulop2009 Escreveu:O que deves fazer é isto: se depois de venderes a acção mantiveste o dinheiro na conta em USD (ou reinvestiste noutro produto em USD), então deves utilizar o cambio de 31/12.
Paulo, na minha opinião isto não é correcto.
Por exemplo tens 10.000 USD, compras 10.000 USD de acções no dia 2 de Janeiro e vendes por 10.500 USD no dia 3 de Janeiro.
A partir daí não fazes mais nada no resto do ano.
Se fizermos como dizes, os 500 USDs que ganhaste entre o dia 2 de Janeiro e o dia 3 de Janeiro seriam valorizados ao câmbio de 31 de Dezembro, o que me parece incorrecto.
É apenas uma mera opinião.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
rorvalho Escreveu:Boa tarde,
Este ano, pretendo optar pelo englobamento, devido à ocorrência de menos-valias. Pedi em Janeiro, as declarações necessárias às instituições bancárias onde tenho rendimentos de capitais. No banco Best tenho somente uma conta para trading de acções e CFD, em moeda USD. Disseram-me que não podiam emitir nenhuma declaração porque não tenho rendimentos de capitais a declarar. Apenas preciso de usar a plataforma do Best Trading Pro para retirar o extracto de mais-valias (neste caso, menos-valias). Até aqui, é tudo simples.
No entanto, a conta está em USD. Para preencher o valor das menos-valias, qual o câmbio que utilizo?
- Faço a conversão de todas as transacções, uma a uma, com o câmbio do dia correspondente?
Eu tenho a mesma situação, a única diferença é que só transaciono acções.
O que deves fazer é isto: se depois de venderes a acção mantiveste o dinheiro na conta em USD (ou reinvestiste noutro produto em USD), então deves utilizar o cambio de 31/12.
- Registado: 15/9/2010 15:02
MAV8 Escreveu:
Sim e sim
503 756 237
Acabei!!!
1 hora e meia a trabalhar para o estado e para pagar...
Isto é o que eu chamo de escravatura, nós trabalhamos e o estado recebe.
Ainda não submeti por estar com algumas dúvidas:
Quanto aos Fundos, não é necessário declarar, certo?
Eu sei que alguns destes temas já aqui foram abordados mas ainda tenho algumas dúvidas, se alguém me puder esclarecer, agradeço...
1 hora e meia a trabalhar para o estado e para pagar...
Isto é o que eu chamo de escravatura, nós trabalhamos e o estado recebe.
Ainda não submeti por estar com algumas dúvidas:
Quanto aos Fundos, não é necessário declarar, certo?
Eu sei que alguns destes temas já aqui foram abordados mas ainda tenho algumas dúvidas, se alguém me puder esclarecer, agradeço...
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
AutoMech Escreveu:mais_um, então não é que hoje uma senhora confirmou-me os valores todos ao telefone ? Nem o nome me perguntou quando lhe dei o NIF.

Para a próxima dás o NIF do Relvas ou do Passos!
jcms Escreveu:mais_um Escreveu:O importante é as pessoas terem a consciência que actualmente a AT tem forma automática de cruzar os valores, a partir daqui cada um faça o que entender.
O que é certo é que no telefonema de hoje com a AT, assim que dei o meu NIF, a senhora acedeu logo aos modelos 13 e modelos 39 enviados pelos meus IF.
Então, quem meteu o nif do banco/corretora vai ter divergencias.
Se tiver divergencias corrigo, quem quiser procurar os nif das empresas cotadas vai ao site www.cmvm.pt.
Fui ver o estado da declaração, está certa, só falta deixar imprimir o comprovativo.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Rorvalho, eu há muitos anos que uso o cambio do Banco de Portugal, quer do dia da compra, quer do dia da venda. Dá uma trabalheira medonha, mas é assim que faço.
O Big também recomenda isso:
O Big também recomenda isso:
Quando as acções forem cotadas em moeda estrangeira deverá efectuar-se o câmbio de acordo
com as seguintes regras:
· Para determinação do saldo (positivo ou negativo), deverá utilizar o câmbio de compra na
data em que a operação tenha ocorrido;
· Relativamente a despesas e encargos deverá utilizar o câmbio de venda da data efectiva da
realização das despesas;
· Só quando não for possível comprovar qualquer das datas referidas no ponto anterior,
deverá ser utilizado o câmbio a 31 de Dezembro do ano a que os rendimentos/encargos
respeitam;
· Não existindo câmbio em nenhuma dessas datas deverá aplicar-se o da última cotação
anterior a essas datas.
Fonte: http://www.bigonline.pt/pdf/infoFiscal/Mais_valias.pdf
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Ledisi Escreveu:O que eu fiz foi ir à página do banco de portugal, descarreguei a folha de cálculo com a taxa de cãmbio fixada diariamente no ano passado pelo BP e utilizei-a como valor de referência para o dia em que a operação foi executada.
Obrigado pela tua resposta. Também penso que seja o correcto. Mas gostaria de ouvir mais opiniões, para ter a certeza se é assim que fazem...
Mais alguém pode ajudar nesta questão?
Boa tarde,
- Registado: 14/3/2010 22:53
Surgiram-me aqui umas dúvida no Anexo G:
-Comprei uma acção em Fevereiro, reforcei em Abril e vendi tudo junto em Junho. Basta-me somar o valor das duas compras e colocar na aquisição de Fevereiro?
-Para as operações com Factor Certificates é só somá-las todas e colocar o valor líquido de comissões no Quadro 9 01 (op. relativas a instrumentos derivados)?
Obrigado pela ajuda que conseguirem prestar.
-Comprei uma acção em Fevereiro, reforcei em Abril e vendi tudo junto em Junho. Basta-me somar o valor das duas compras e colocar na aquisição de Fevereiro?
-Para as operações com Factor Certificates é só somá-las todas e colocar o valor líquido de comissões no Quadro 9 01 (op. relativas a instrumentos derivados)?
Obrigado pela ajuda que conseguirem prestar.