Vítor Gaspar anuncia amanhã novas medidas de austeridade
Elias Escreveu:Se a isto somarmos os 11% da TSU, o total de imposto fica nos 65%
Taxa máxima de IRS dispara para os 54,5%
03 Outubro 2012 | 16:53
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt
Número de escalões do imposto será reduzido de oito para apenas cinco.
A tributação dos rendimentos mais elevados poderá ultrapassar pela primeira vez a fasquia dos 50%, atingindo um imposto máximo de 54,5%, sabe o Negócios.
Não se sabe ainda a partir de que valor de rendimento colectável passará a aplicar-se este escalão. Actualmente, recorde-se, a taxa máxima é de 46,5% - a que se soma a taxa adicional de solidariedade de 2,5% - e aplica-se apenas a rendimentos acima de 153.300 euros.
Por outro lado, o Governo vai aproveitar o Orçamento do Estado (OE) para 2013 para avançar com medidas de simplificação no IRS, reduzindo para cinco os actuais oito escalões. Nesta alteração, está implícito também um aumento de impostos, devendo a taxa média efectiva subir dos actuais 9,8% para 11,8%. E se a estes cálculos somarmos a nova sobretaxa, hoje anunciada, de 4%, então a taxa média efectiva vai subir para os 13,2%.
Este valor (54,5%) é uma taxa marginal. A taxa média poderá ficar por volta dos 40%, consoante o rendimento.
Para se chegar a um valor devemos somar a taxa média com a TSU.
Quem diria que a média do IRS era inferior a 10% e vai ficar em 13,2%. Quem tem valores da Europa para vermos onde estamos?
- Registado: 26/8/2007 20:40
salvacao Escreveu:caro vybz87, essa de um reformado começar a receber o 13º mês sem que tivesse até à data descontado nada para a segurança social, não percibi lá muito bem. Mas também nem tudo o que por aqui se escreve é para perceber. Sobre esta guerra contra os reformados sempre direi o seguinte:Eu descontei 53 anos para a segurança social,ou seja, eu descontei durante 5o anos porque os outros 3 anos estive na "tropa" mas os meu patrão da altura descontou na mesma pa a ss.
Qualquer um dos que por aqui se assanha contra os reformados precisará de trabalhar até por volta dos 75 anos para atingir os taisn 53 anos de descontos. para a maioria dos que por aqui anda começaram, se é que já começaram, depois do 30 anos, vejam lá até quando terão que trabalhar para terem o mesmo direito à reforma que tem a maioria dos reformados deste país. Os vossos reformados devem ser todos ex-governantes ou deputados para falarem assim.
Há uma coisa que sinceramente não percebo. Imaginando-me eu reformado, com uma pensão de mais de 1500 euros, vendo o meu país na situação em que está, sabendo que atualmente as pessoas têm de trabalhar mais anos para se reformar, que em muitos casos lhes tão a exigir mais horas de trabalho, a dar menos regalias! Eu teria algum problema em que me tirassem os mesmos 5% que tiraram aos que estão no ativo?!

Eu até digo mais, se tivesse uma reforma de 1500 euros só me seriam descontados 3,5%, mas eu nem me importava que me tirassem 10%, 150 euros... essa do "assanha" não pega, pelo menos para mim, eu estou a ver aqui uma questão de igualdade apenas. Eu sei que cada caso será um caso diferente e é muito difícil comparar meter tudo no mesmo saco, tu descontaste 50 anos o meu pai, por exemplo, já estava reformado aos 41 (malhou 7 anos na guerra do Ultramar, não lhe invejo a sorte), ou melhor na reserva, o que foi dar no mesmo. E, como ele conheço muitas histórias...
Eu não consigo é perceber que se queixem por serem atingidos, toda a gente está a ser atingida, uns mais que outros, no meu caso até estou no grupo dos mais atingidos, o grupo dos que perdeu o emprego... por isso não me digas que ando aqui contra estes o contra aqueles, a minha opinião tem a ver com o que penso e não com o que me interessa, se queres contra-argumentar o que estou a defender força, mas não me venhas com "assanhas" que isso não é argumento nenhum!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
IMI vai disparar em 2013 sem cláusulas de salvaguarda
Governar assim, até os miúdos de 10 anos.
Este Governo sabe fazer 2 coisas: aumentar impostos e cortar salários.
O Governo vai deixar cair as normas que admitiam que os prédios reavaliados no âmbito da avaliação geral de imóveis em curso não teriam um aumento total de IMI até 2014 e que a subida não poderia ultrapassar os 75 euros. O agravamento do imposto será assim antecipado já para o próximo ano. Em causa estão 5,2 milhões de imóveis que verão o imposto disparar.
Governar assim, até os miúdos de 10 anos.
Este Governo sabe fazer 2 coisas: aumentar impostos e cortar salários.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Preciso de obter mais informação, mas desconfio que a relação 2/3 despesa 1/3 receitas foi pelo cano...
Se assim for é lamentável, e só vai atrasar mais ainda o relançamento da economia...
Oh well... espero estar enganado...
Sr. Gaspar, eu sei que tem andado muito ocupado e provavelmente não tem acompanhado o trabalho que se vai realizando na academia. Deixo-lhe aqui este, bem fresquinho, sobre consolidações orçamentais.
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? ... id=2130577
Se assim for é lamentável, e só vai atrasar mais ainda o relançamento da economia...
Oh well... espero estar enganado...
Sr. Gaspar, eu sei que tem andado muito ocupado e provavelmente não tem acompanhado o trabalho que se vai realizando na academia. Deixo-lhe aqui este, bem fresquinho, sobre consolidações orçamentais.
This paper studies whether fiscal corrections cause large output losses. We find that it matters crucially how the fiscal correction occurs.
Adjustments based upon spending cuts are much less costly in terms of output losses than tax-based ones. Spending-based adjustments have been associated with mild and short-lived recessions, in many cases with no recession at all. Tax-based adjustments have been associated with prolonged and deep recessions.
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? ... id=2130577
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Be Cool Escreveu:superurso Escreveu:e subsido de férias ou de natal é para receber quando ???
Ainda ninguém falou nisto
De certeza que, se chegar a ser devolvido, será no Natal.
Mas é melhor não contares muito com isso.
Vais andar a descontar mensalmente em IRS o correspondente a um salário, na expectativa de o recuperar no fim do ano, mas, o mais provável é, muito antes disso, serem ncessárias mais medidas extraordinárias e ele vai voar também.
Não vai haver qualquer devolução prática.
O que vai acontecer é que vão devolver o subsídio de Natal e aplicar uma sobretaxa que o irá absorver na totalidade.
Como a sobretaxa será para todos, privados e públicos, ninguém irá ter subsídio de natal.
Para além disso, os FP também não irão ter subsídio de férias.
Acrescendo a tudo isto, o aumento do IRS.
Basicamente, estamos a ser castigados por reclamar.

- Registado: 17/1/2006 20:25
JMHP Escreveu:Quanto à devolução dos subsídios aos pensionistas e reformados que implica maior esforço para quem trabalha e produz, é mais do que evidente que a medida tem o selo dos juízes do Tribunal Constitucional....
Culpar o TC?? Como assim??
Mas agora os FP e pensionistas não são afectados pelo aumento de IRS??
É que entre o que dá e o que vai retirar, os pensionistas e FP pouco vão ficar.. E ainda falta saber como fica as tabelas para os que ganham um valor inferior a 1000 euros.
Por isso, o Governo que assuma integralmente este brutal aumento de impostos sem vir com desculpas.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Elias Escreveu:Se a isto somarmos os 11% da TSU, o total de imposto fica nos 65%
A tributação dos rendimentos mais elevados poderá ultrapassar pela primeira vez a fasquia dos 50%, atingindo um imposto máximo de 54,5%, sabe o Negócios.
Não se sabe ainda a partir de que valor de rendimento colectável passará a aplicar-se este escalão. Actualmente, recorde-se, a taxa máxima é de 46,5% - a que se soma a taxa adicional de solidariedade de 2,5% - e aplica-se apenas a rendimentos acima de 153.300 euros.
Por outro lado, o Governo vai aproveitar o Orçamento do Estado (OE) para 2013 para avançar com medidas de simplificação no IRS, reduzindo para cinco os actuais oito escalões. Nesta alteração, está implícito também um aumento de impostos, devendo a taxa média efectiva subir dos actuais 9,8% para 11,8%. E se a estes cálculos somarmos a nova sobretaxa, hoje anunciada, de 4%, então a taxa média efectiva vai subir para os 13,2%.
Roubo... Acho um autentico roubo... E atenção estou muito longe (infelizmente) de ter taxas desse valor. Claro que em termos brutos a desigualdade depois é descomunal.
Esses estudos de desigualdades é em valores líquidos ou absolutos?
- Registado: 25/10/2010 9:57
Se a isto somarmos os 11% da TSU, o total de imposto fica nos 65%

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Há coisas que não convém esquecer...PSD: Salários e pensões sem cortes mas IVA pode subir
por Lusa
24 março 2011
O líder do PSD assumiu hoje em Bruxelas o "compromisso" de não proceder a cortes salariais ou das pensões se tiver necessidade de "mexer nos impostos", mas admitiu uma subida do IVA.
"Até haver um conhecimento completo da situação financeira portuguesa, não é possível a nenhum responsável dizer que não será necessário mexer nos impostos. Mas se ainda vier a ser necessário algum ajustamento, a minha garantia é de que seria canalizado para os impostos sobre o consumo, e não para impostos sobre o rendimento das pessoas", disse à entrada de uma cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), em Bruxelas.
O líder do PSD garantiu mesmo que, desde já, "fica o compromisso expresso do PSD em como não haverá recurso a medidas que afetem as pensões mais degradadas ou as reformas, tal como estava prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento". "Portanto, a haver algum ajustamento que seja necessário fazer, será mais por via dos impostos sobre o consumo do que do rendimento das pessoas através dos impostos ou através de cortes salariais ou das pensões", reforçou.
Para mim esta medida é mais favorável
Aumentem os imposto, mas para o ano que vem o meu vencimento vai passar dos 4.000,00 para 500,00.
Assim, compro um carro de luxo e vou pagar IVA á mesma taxa
- Registado: 5/10/2009 12:35
Há coisas que não convém esquecer...
PSD: Salários e pensões sem cortes mas IVA pode subir
por Lusa
24 março 2011
O líder do PSD assumiu hoje em Bruxelas o "compromisso" de não proceder a cortes salariais ou das pensões se tiver necessidade de "mexer nos impostos", mas admitiu uma subida do IVA.
"Até haver um conhecimento completo da situação financeira portuguesa, não é possível a nenhum responsável dizer que não será necessário mexer nos impostos. Mas se ainda vier a ser necessário algum ajustamento, a minha garantia é de que seria canalizado para os impostos sobre o consumo, e não para impostos sobre o rendimento das pessoas", disse à entrada de uma cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), em Bruxelas.
O líder do PSD garantiu mesmo que, desde já, "fica o compromisso expresso do PSD em como não haverá recurso a medidas que afetem as pensões mais degradadas ou as reformas, tal como estava prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento". "Portanto, a haver algum ajustamento que seja necessário fazer, será mais por via dos impostos sobre o consumo do que do rendimento das pessoas através dos impostos ou através de cortes salariais ou das pensões", reforçou.
- Registado: 5/11/2002 12:21
caro vybz87, essa de um reformado começar a receber o 13º mês sem que tivesse até à data descontado nada para a segurança social, não percibi lá muito bem. Mas também nem tudo o que por aqui se escreve é para perceber. Sobre esta guerra contra os reformados sempre direi o seguinte:Eu descontei 53 anos para a segurança social,ou seja, eu descontei durante 5o anos porque os outros 3 anos estive na "tropa" mas os meu patrão da altura descontou na mesma pa a ss.
Qualquer um dos que por aqui se assanha contra os reformados precisará de trabalhar até por volta dos 75 anos para atingir os taisn 53 anos de descontos. para a maioria dos que por aqui anda começaram, se é que já começaram, depois do 30 anos, vejam lá até quando terão que trabalhar para terem o mesmo direito à reforma que tem a maioria dos reformados deste país. Os vossos reformados devem ser todos ex-governantes ou deputados para falarem assim.
- Registado: 13/7/2011 20:22
AmigosdaBolsa Escreveu:Desigualdade?!?![]()
É desigual um caixa de supermercado receber 500€ ou 700€, e um Professor, Eng.º etc receber 1500€? Ou mesmo mais... É a lei do mercado, essa palhaçada de "taxa progressiva e não igual para todos, o que contribui para diminuir a desigualdade na redistribuição dos rendimentos." é um dos maiores roubos. Por exemplo, se formos todos taxados a 20% quem recebe mais já paga mais. Recebo 10000€ pago 2000€, recebo 1000€ pago 200€. Em vez de pensarmos em ganharmos todos menos, que tal pensarmos em como ganharmos todos mais.
É preciso perceber o contexto do que quis dizer.
1º que tudo, não sou nada contra os salários altos

Eu também penso sempre em ganharmos todos mais mas, como deves ter notado(!), a medida anunciada é para ganhar menos e não mais.
Já que falas no mercado, um profissional que ganha bem cá e, se esse vencimento for justo e corresponder efectivamente às suas competências, terá certamente muito mercado no estrangeiro, a receber o mesmo ou mais do que cá. Já o contrário não é aplicável, porque presume-se que alguém com menores rendimentos tenha uma empregabilidade muito menor noutro sítio qualquer.
No entanto, se analisares, por exemplo, os países da zona euro e utilizadores a metodologia do Índice de Gini, Portugal é o 3º país que apresenta maiores desigualdades na redistribuição dos rendimentos, e só é superado pela Letónia e Lituânia, o que não se sucede com outros países como a Alemanha, ou como os países nórdicos que estão no fundo da tabela (e servem sempre de exemplo!), já que a distribuição da riqueza é mais equilibrada e não é feita como se num país de 3º mundo estivéssemos.
- Registado: 20/6/2011 21:48
PT_Trader Escreveu:JMHP Escreveu:Não queriam a TSU.... Levam com o IRS de forma bem violenta.
Que bela maneira de falar![]()
À partida, repito, à partida, esta medida será ligeiramente menos agressiva do que a TSU, para alguém algures da "classe média", ie, é melhor levarmos tau tau do IRS de forma violenta. Para além de ser mais justa, visto que é uma taxa progressiva e não igual para todos, o que contribui para diminuir a desigualdade na redistribuição dos rendimentos.
Convém também relembrar que, da maneira que o aumento da TSU foi apresentado, o mesmo seria para sempre. Agora, há uma variável que é a sobretaxa, que dizem ser "temporário". Apesar de poder não sê-lo, tem um impacto brutal na gestão das expectativas das pessoas.
A baixa da TSU para as empresas, em princípio também é para avançar, nem que seja através de outro método +/- equivalente.
Desigualdade?!?

É desigual um caixa de supermercado receber 500€ ou 700€, e um Professor, Eng.º etc receber 1500€? Ou mesmo mais... É a lei do mercado, essa palhaçada de "taxa progressiva e não igual para todos, o que contribui para diminuir a desigualdade na redistribuição dos rendimentos." é um dos maiores roubos. Por exemplo, se formos todos taxados a 20% quem recebe mais já paga mais. Recebo 10000€ pago 2000€, recebo 1000€ pago 200€. Em vez de pensarmos em ganharmos todos menos, que tal pensarmos em como ganharmos todos mais.
- Registado: 25/10/2010 9:57
JMHP Escreveu:Não queriam a TSU.... Levam com o IRS de forma bem violenta.
Que bela maneira de falar

À partida, repito, à partida, esta medida será ligeiramente menos agressiva do que a TSU, para alguém algures da "classe média", ie, é melhor levarmos tau tau do IRS de forma violenta. Para além de ser mais justa, visto que é uma taxa progressiva e não igual para todos, o que contribui para diminuir a desigualdade na redistribuição dos rendimentos.
Convém também relembrar que, da maneira que o aumento da TSU foi apresentado, o mesmo seria para sempre. Agora, há uma variável que é a sobretaxa, que dizem ser "temporário". Apesar de poder não sê-lo, tem um impacto brutal na gestão das expectativas das pessoas.
A baixa da TSU para as empresas, em princípio também é para avançar, nem que seja através de outro método +/- equivalente.
- Registado: 20/6/2011 21:48
Não queriam a TSU.... Levam com o IRS de forma bem violenta. Embora a TSU ainda não foi enterrada de forma definitiva dado que agora a descida para as empresas já poderá ocorrer sem "afectar" a taxa dos trabalhadores.
Quanto à devolução dos subsídios aos pensionistas e reformados que implica maior esforço para quem trabalha e produz, é mais do que evidente que a medida tem o selo dos juízes do Tribunal Constitucional....
Quanto à devolução dos subsídios aos pensionistas e reformados que implica maior esforço para quem trabalha e produz, é mais do que evidente que a medida tem o selo dos juízes do Tribunal Constitucional....

paulop2009 Escreveu:xzx Escreveu:Confirma-se que é nestas alturas - guerra, crise,...- que o pior do carácter humano vem ao de cima.
Lendo este tópico e outros semelhantes é fácil constatar o egoísmo de uma parte infelizmente muito significativa dos participantes. São os privados contra os públicos, os activos contra os reformados...
Onde é que estão as pessoas com principios ?
Refiro-me a pessoas que não formam ou mudam de opinião sobre determinado assunto só porque isso as afecta pessoalmente ?
Notei, por exº, com pesar, a sanha com que o Artista se atira aos reformados. Creio que é também ele, não estou certo desta parte, que defende os FP com unhas e dentes...Como se fossem todos trabalhadores exemplares.
Um pouco mais de decoro, sff.
Concordo em absoluto!
E, para deixar claro, considero pior tirar um subsídio a um reformado com 1500€ de pensão, do que a um jovem com 1000€ de ordenado.
É o que eu penso.
como é que é?
o sr. ou sra. recorda-se que a partir de 93 muito mas mesmo muito reformado começou a auferir o 13.º mês sem ter feito UM ÚNICO ESCUDO DE DESCONTO até à data?
acha decente que um jovem licenciado que NÃO AUFERE SEQUER € 1.000,00 ficar sem esse valor?
tenha decência nesse comentário... pois os verdadeiros contribuintes líquidos para a SS são os contribuintes actuais... e não os meus ou os seus avós.
superurso Escreveu:e subsido de férias ou de natal é para receber quando ???
Ainda ninguém falou nisto
De certeza que, se chegar a ser devolvido, será no Natal.
Mas é melhor não contares muito com isso.
Vais andar a descontar mensalmente em IRS o correspondente a um salário, na expectativa de o recuperar no fim do ano, mas, o mais provável é, muito antes disso, serem ncessárias mais medidas extraordinárias e ele vai voar também.
Alguém pode deixar aqui o link, se é que está disponível, para a papelada que o Gaspar entregou aos jornalistas, com gráficos e etc...? Não consigo encontrar...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Como é que os políticos querem que acreditemos neles...
Passos Coelho em 2011:
“O estado tem de dar o exemplo, portanto, nós não podemos aumentar os impostos.”
“Já ouvi o 1º-ministro dizer, infelizmente, que o PSD quer acabar com muita coisa, também com o 13º mês, mas nós nunca falámos disso, e isso é um disparate.”
Passos Coelho em 2011:
“O estado tem de dar o exemplo, portanto, nós não podemos aumentar os impostos.”
“Já ouvi o 1º-ministro dizer, infelizmente, que o PSD quer acabar com muita coisa, também com o 13º mês, mas nós nunca falámos disso, e isso é um disparate.”
O que não pode continuar neste país são 308 câmaras municipais, 4259 juntas de freguesia e 230 deputados para gerir apenas 10.000.000 de pessoas.
Claro que existem custos sociais e politicos elevados para o país em qualquer mexida administrativa.
Por isso venha um segundo Mouzinho da Silveira a ver se isto toma rumo...
Claro que existem custos sociais e politicos elevados para o país em qualquer mexida administrativa.
Por isso venha um segundo Mouzinho da Silveira a ver se isto toma rumo...

- Registado: 2/10/2012 12:22
artista Escreveu:xzx Escreveu:Confirma-se que é nestas alturas - guerra, crise,...- que o pior do carácter humano vem ao de cima.
Lendo este tópico e outros semelhantes é fácil constatar o egoísmo de uma parte infelizmente muito significativa dos participantes. São os privados contra os públicos, os activos contra os reformados...
Onde é que estão as pessoas com principios ?
Refiro-me a pessoas que não formam ou mudam de opinião sobre determinado assunto só porque isso as afecta pessoalmente ?
Notei, por exº, com pesar, a sanha com que o Artista se atira aos reformados. Creio que é também ele, não estou certo desta parte, que defende os FP com unhas e dentes...Como se fossem todos trabalhadores exemplares.
Um pouco mais de decoro, sff.
Estás completamente enganado, em primeiro lugar eu não defendo com unhas e dentes os funcionários públicos, como se eles fossem todos exemplares, defende-os é daqueles que falam como se ele todos fossem uns aldrabões que não querem fazer nada... tens de colocar as coisas no sitio certo!
Em relação aos reformados, sim acho que eles estão a sofrer muito menos do que deviam, tendo em conta o que sofreram os que trabalham. Repara, os reformados (e não te esqueças que não estou a falar de reformas inferiores a 1500 euros) trabalharam na genralidade menos, até uma idade inferior à que os que estão no ativo terão de trabalhar, e têm reformas que os que estão no ativo nunca terão. Neste contexto achas normal que se reduzam os salários dos trabalhadores em 5% e não se reduzam os dos reformados? Sabes que o estado português gasta mais com quem não trabalha (Pensões e subsídios) do que com quem trabalha?! Se achas que não terá de ser feita alguma coisa para se corrigir o possível disto, tudo bem, mas não me acuses daquilo que acusaste!
Se queres saber se há alguém que está a sofrer na pele com isto tudo sou eu. Sou professor e perdi o emprego este ano, não me deram nada, nem sei se ao subsidio de desemprego terei direito. E ainda assim consigo ter alguma compreensão pela coisa, em parte consigo aceitar de alguma forma o que me aconteceu...
o que não consigo aceitar é que, sendo eu dos que mais está a ser penalizado por isto, tenha de ler comentários como o teu! Se há coisa que eu nunca tive, foi opiniões a olhar para o meu umbigo!
E já agora, gostaria de te dizer que a medida de corte nos salários acima dos 1500 euros é algo que nunca me afetou nem afeta. Portanto a minha opinião foi e é completamente independente neste capítulo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
migluso Escreveu:artista Escreveu: E ainda assim consigo ter alguma compreensão pela coisa, em parte consigo aceitar de alguma forma o que me aconteceu...
Até porque já tivemos várias discordâncias, quero dizer que reconheço isto que afirmaste.
Vá, pronto, és o João Proença (a figura que para mim melhor se tem comportado em toda esta fase) do CdB...
Há, pelo menos, uma grande diferença em mim e o João Proença, ele tem um bom emprego e dificilmente ficará sem ele!