TAP - Tópico Geral
Palmix Escreveu:AHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH
Mas é só o que me dá vontade...é de rir...
Mas esta gente tem consciência do que está a pedir!?
Que raio de administração/governo é que negociou e aceitou dar 10% a 20% do capital da empresa no momento da privatização?
Greves!? Mandem-nos é para a rua!
Ninguém está a pedir nada.É um acordo de 1999 que já se está a pensar em não cumprir.Só isso.
Com os salários não pagos à época e que foram sendo investidos todos os meses fez dos pilotos o único investidor privado da TAP.E como investidores , tem direitos na privatização.Qual é o problema?
Mandar para a rua? Não é preciso.Nos últimos tempos já se despediram à volta de 30 pilotos da TAP para irem ganhar o dobro e mais no exterior.
Aliás uma das cias interessadas já fez saber que uma das coisas que fariam é aumentar os tripulantes.O que não espanta nada , já que os pilotos portugueses , apesar de terem feito da TAP a quarta cia aérea mais segura do mundo , são dos mais mal pagos.
A330
- Mensagens: 1503
- Registado: 30/1/2005 12:51
- Localização: Lx
AHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH
Mas é só o que me dá vontade...é de rir...
Mas esta gente tem consciência do que está a pedir!?
Que raio de administração/governo é que negociou e aceitou dar 10% a 20% do capital da empresa no momento da privatização?
Greves!? Mandem-nos é para a rua!
Mas é só o que me dá vontade...é de rir...
Mas esta gente tem consciência do que está a pedir!?
Que raio de administração/governo é que negociou e aceitou dar 10% a 20% do capital da empresa no momento da privatização?
Greves!? Mandem-nos é para a rua!
- Mensagens: 412
- Registado: 29/11/2007 11:27
- Localização: 15
Foi feito um acordo em que a empresa se comprometeu em vez de dar aumentos ,dar uma participação aos pilotos entre 10 e 20% da participação no dia que a cia fosse privatizada.
Essa participação aumentaria todos os meses com o equivalente àquilo que os pilotos abriram mão.O valor chega aos 400 milhões.
Parece que agora já não querem cumprir o acordo.Estamos em um país de caloteiros.Ninguém paga a ninguém a começar pelo governo.
A330
Essa participação aumentaria todos os meses com o equivalente àquilo que os pilotos abriram mão.O valor chega aos 400 milhões.
Parece que agora já não querem cumprir o acordo.Estamos em um país de caloteiros.Ninguém paga a ninguém a começar pelo governo.
A330
- Mensagens: 1503
- Registado: 30/1/2005 12:51
- Localização: Lx
Elias Escreveu:Pilotos da TAP avançam para greves em Dezembro e Janeiro
Os pilotos da TAP vão estar em greve quatro dias em Dezembro e outros quatro nos primeiros dias de Janeiro para exigir ao Governo parte do capital da companhia aérea no processo de privatização da transportadora pública.
http://economia.publico.pt/Noticia/sind ... ro-1521090
Se a comunicação social se lembra de fazer dos aeromoços da tap o bombo da festa, ainda os quero ver fazer de morto para ninguém reparar que existem.
Pilotos da TAP avançam para greves em Dezembro e Janeiro
Os pilotos da TAP vão estar em greve quatro dias em Dezembro e outros quatro nos primeiros dias de Janeiro para exigir ao Governo parte do capital da companhia aérea no processo de privatização da transportadora pública.
http://economia.publico.pt/Noticia/sind ... ro-1521090
Os pilotos da TAP vão estar em greve quatro dias em Dezembro e outros quatro nos primeiros dias de Janeiro para exigir ao Governo parte do capital da companhia aérea no processo de privatização da transportadora pública.
http://economia.publico.pt/Noticia/sind ... ro-1521090
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
TAP escapa ao corte de subsídios de Natal e férias
20 Outubro 2011 | 00:01
Ana Torres Pereira - atp@negocios.pt
Os trabalhadores da TAP não irão ver um novo corte nos seus subsídios de Natal e de férias, além do que já sofreram.
A companhia aérea assegurou um regime de excepção e não será obrigada a executar a medida incluída no Orçamento do Estado para 2012, que prevê o corte dos referidos subsídios no sector público, soube o Negócios junto de fonte governamental. No ano passado, o anterior Governo havia exigido um corte de 15% nos custos das empresas do Sector Empresarial do Estado, onde se inclui a TAP, e 5% nos salários. No entanto, devido à natureza do seu negócio, a administração da companhia aérea pediu autorização às Finanças para cortar apenas os custos fixos (deixando de fora, por exemplo a factura do combustível) e aplicar a redução de salários apenas no subsídio de Natal e de férias.
20 Outubro 2011 | 00:01
Ana Torres Pereira - atp@negocios.pt
Os trabalhadores da TAP não irão ver um novo corte nos seus subsídios de Natal e de férias, além do que já sofreram.
A companhia aérea assegurou um regime de excepção e não será obrigada a executar a medida incluída no Orçamento do Estado para 2012, que prevê o corte dos referidos subsídios no sector público, soube o Negócios junto de fonte governamental. No ano passado, o anterior Governo havia exigido um corte de 15% nos custos das empresas do Sector Empresarial do Estado, onde se inclui a TAP, e 5% nos salários. No entanto, devido à natureza do seu negócio, a administração da companhia aérea pediu autorização às Finanças para cortar apenas os custos fixos (deixando de fora, por exemplo a factura do combustível) e aplicar a redução de salários apenas no subsídio de Natal e de férias.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
TAP e Ryanair trocam insultos
Rita Paz
06/10/11 15:15
economico
Ryanair entrega à TAP "manual de gestão para totós". TAP diz que é fácil gerir empresas quando se é "subsídio dependente".
A Ryanair enviou esta semana à TAP lições de "Gestão de Companhias Aéreas para Totós". A companhia irlandesa de baixo custo alega que desde que criou a sua base em Portugal, em 2009, tem contribuído para o aumento do tráfego, do turismo e do emprego no país.
Prova disso foi "o aumento do tráfego em 154% o que se traduz num aumento de 1,3 milhões para 3,3 milhões de passageiros". Já a concorrente TAP não terá beneficiado o país, poi "apenas registou um aumento do tráfego de 4%", argumenta a Ryanair.
"Infelizmente a TAP continua a queixar-se das tarifas baixas e operações mais eficientes da Ryanair e claramente não está interessada em fazer crescer o número de empregos e o turismo Português", lê-se no mesmo documento.
Contactada pelo Económico, a TAP acusa a companhia 'low-cost' de ser "provocadora, mal-educada e mentirosa", e deixa a pergunta: "Quantos postos de trabalho criou a Ryanair em Portugal?" e "Quantos impostos são pagos em Portugal?".
A empresa de bandeira nacional acusa a Ryanair de ser "uma subsídio dependente, por isso é natural que possa fazer preços mais baixos". E continua: "Pede dinheiro às regiões de turismo e aos aeroportos mas quando se lhe acabarem os subsídios acabam-se os preços baixos. Este é um modelo que está a atingir o limite", acrescenta a TAP.
Para a empresa portuguesa "é estranho que a União Europeia feche os olhos a estas ajudas das regiões de turismo e mesmo aeroportos porque é um modelo que distorce a concorrência", conclui.
Rita Paz
06/10/11 15:15
economico
Ryanair entrega à TAP "manual de gestão para totós". TAP diz que é fácil gerir empresas quando se é "subsídio dependente".
A Ryanair enviou esta semana à TAP lições de "Gestão de Companhias Aéreas para Totós". A companhia irlandesa de baixo custo alega que desde que criou a sua base em Portugal, em 2009, tem contribuído para o aumento do tráfego, do turismo e do emprego no país.
Prova disso foi "o aumento do tráfego em 154% o que se traduz num aumento de 1,3 milhões para 3,3 milhões de passageiros". Já a concorrente TAP não terá beneficiado o país, poi "apenas registou um aumento do tráfego de 4%", argumenta a Ryanair.
"Infelizmente a TAP continua a queixar-se das tarifas baixas e operações mais eficientes da Ryanair e claramente não está interessada em fazer crescer o número de empregos e o turismo Português", lê-se no mesmo documento.
Contactada pelo Económico, a TAP acusa a companhia 'low-cost' de ser "provocadora, mal-educada e mentirosa", e deixa a pergunta: "Quantos postos de trabalho criou a Ryanair em Portugal?" e "Quantos impostos são pagos em Portugal?".
A empresa de bandeira nacional acusa a Ryanair de ser "uma subsídio dependente, por isso é natural que possa fazer preços mais baixos". E continua: "Pede dinheiro às regiões de turismo e aos aeroportos mas quando se lhe acabarem os subsídios acabam-se os preços baixos. Este é um modelo que está a atingir o limite", acrescenta a TAP.
Para a empresa portuguesa "é estranho que a União Europeia feche os olhos a estas ajudas das regiões de turismo e mesmo aeroportos porque é um modelo que distorce a concorrência", conclui.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Nyk Escreveu:British e Iberia: TAP é negócio que aparece «uma vez na vida»
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html
Pareçe-me que é um excelente negócio para a AIG.
A Iberia irá consolidar o seu negócio na América Latina. Com a plataforma em Madrid, ligará a América Latina com a península ibérica e norte de África.
A BA ligará a América Latina com o norte da Europa e o médio oriente, com plataforma em Inglaterra.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Troika: TAP é para vender este ano, RTP e AdP em 2012
2011-08-29 12:53
Agência Financeira
A avaliação feita pela troika da situação económica e financeira de Portugal no âmbito do pacote de resgate, a que a agência Bloomberg teve acesso, dita que a TAP seja vendida ainda este ano, desde que «as condições de mercado o permitam».
O documento remete a privatização do primeiro canal da RTP e da Águas de Portugal (AdP) para o ano que vem.
São privatizações que já estavam previstas, mas que ainda não tinham data marcada, ainda que o ministro das Finanças tivesse já adiantado a pretensão do Governo a cumprir estes mesmos prazos.
Ainda durante o terceiro trimestre deste ano, o Governo disse já também querer avançar com a privatização da REN e da EDP (onde o Estado detém posições de 51 e 25%, respectivamente).
Recorde-se que o executivo pretende encaixar 5 mil milhões de euros com o plano de privatizações.
Do memorando de entendimento assinado entre Portugal e a troika resultava apenas que o Governo iria acelerar o plano de privatizações, sendo que desse programa constavam apenas as empresas ANA, CP, Galp, TAP, EDP, CTT e ainda o ramo segurador da CGD. O Governo deveria encontrar duas grandes empresas para privatizar até ao final do ano que vem e, segundo a Bloomberg, elas são a RTP e a Águas de Portugal.
2011-08-29 12:53
Agência Financeira
A avaliação feita pela troika da situação económica e financeira de Portugal no âmbito do pacote de resgate, a que a agência Bloomberg teve acesso, dita que a TAP seja vendida ainda este ano, desde que «as condições de mercado o permitam».
O documento remete a privatização do primeiro canal da RTP e da Águas de Portugal (AdP) para o ano que vem.
São privatizações que já estavam previstas, mas que ainda não tinham data marcada, ainda que o ministro das Finanças tivesse já adiantado a pretensão do Governo a cumprir estes mesmos prazos.
Ainda durante o terceiro trimestre deste ano, o Governo disse já também querer avançar com a privatização da REN e da EDP (onde o Estado detém posições de 51 e 25%, respectivamente).
Recorde-se que o executivo pretende encaixar 5 mil milhões de euros com o plano de privatizações.
Do memorando de entendimento assinado entre Portugal e a troika resultava apenas que o Governo iria acelerar o plano de privatizações, sendo que desse programa constavam apenas as empresas ANA, CP, Galp, TAP, EDP, CTT e ainda o ramo segurador da CGD. O Governo deveria encontrar duas grandes empresas para privatizar até ao final do ano que vem e, segundo a Bloomberg, elas são a RTP e a Águas de Portugal.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
British e Iberia: TAP é negócio que aparece «uma vez na vida»
CEO do AIG voltou a reiterar que oportunidade de negócio na TAP é imperdível e confirma interesse na privatização da companhia portuguesa
A International Airlines Group (IAG), empresa que nasceu da fusão entre a British Airways e a Iberia, está interessada na privatização da TAP, uma oportunidade de negócio que aparece «uma vez na vida», disse em entrevista à Bloomberg o presidente executivo, Willie Walsh.
O CEO daquela grupo voltou a reiterar que a TAP «é particularmente interessante para nós devido à sua rede para o Brasil.
Queremos assegurar que teremos uma posição forte no que será a economia global no futuro».
Apesar de considerar que «o momento não é o ideal» para fazer aquisições, o responsável admite que a possibilidade de comprar a totalidade da TAP é uma oportunidade que aparece «uma vez na vida».
O presidente executivo IAG confirmou, assim, uma vez mais o interesse da empresa que dirige em entrar no capital da TAP. No início de Agosto, o responsável já tinha feito declarações semelhantes ao jornal inglês «The Times». Na altura, o porta-voz da TAP, António Monteiro, disse à Agência Financeira que «só depois do processo ser encetado e estabelecidas as respectivas condições é que a empresa falará sobre manifestações de interesse».
Processo de privatização até final do ano
Recorde-se que a TAP faz parte da lista das empresas a privatizar, de acordo com o memorando de entendimento assinado entre o Governo e a troika, sendo que o calendário acordado prevê que o processo avance até ao final deste ano, caso estejam reunidas as condições consideradas necessárias.
A British Airways e Iberia, que concluíram a sua fusão em Janeiro, voam para quatro cidades brasileiras, enquanto a TAP voa para oito destinos no Brasil e é a principal transportadora entre a Europa e aquele país.
O Brasil é actualmente uma economia em forte crescimento que luta contra uma inflação elevada impulsionada pelo aumento do consumo, inclusivamente de viagens aéreas.
A procura dos consumidores por viagens aéreas também se tem mantido elevada à custa da valorização do real, que cresceu 47 por cento face ao dólar desde o início de 2009.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html
CEO do AIG voltou a reiterar que oportunidade de negócio na TAP é imperdível e confirma interesse na privatização da companhia portuguesa
A International Airlines Group (IAG), empresa que nasceu da fusão entre a British Airways e a Iberia, está interessada na privatização da TAP, uma oportunidade de negócio que aparece «uma vez na vida», disse em entrevista à Bloomberg o presidente executivo, Willie Walsh.
O CEO daquela grupo voltou a reiterar que a TAP «é particularmente interessante para nós devido à sua rede para o Brasil.
Queremos assegurar que teremos uma posição forte no que será a economia global no futuro».
Apesar de considerar que «o momento não é o ideal» para fazer aquisições, o responsável admite que a possibilidade de comprar a totalidade da TAP é uma oportunidade que aparece «uma vez na vida».
O presidente executivo IAG confirmou, assim, uma vez mais o interesse da empresa que dirige em entrar no capital da TAP. No início de Agosto, o responsável já tinha feito declarações semelhantes ao jornal inglês «The Times». Na altura, o porta-voz da TAP, António Monteiro, disse à Agência Financeira que «só depois do processo ser encetado e estabelecidas as respectivas condições é que a empresa falará sobre manifestações de interesse».
Processo de privatização até final do ano
Recorde-se que a TAP faz parte da lista das empresas a privatizar, de acordo com o memorando de entendimento assinado entre o Governo e a troika, sendo que o calendário acordado prevê que o processo avance até ao final deste ano, caso estejam reunidas as condições consideradas necessárias.
A British Airways e Iberia, que concluíram a sua fusão em Janeiro, voam para quatro cidades brasileiras, enquanto a TAP voa para oito destinos no Brasil e é a principal transportadora entre a Europa e aquele país.
O Brasil é actualmente uma economia em forte crescimento que luta contra uma inflação elevada impulsionada pelo aumento do consumo, inclusivamente de viagens aéreas.
A procura dos consumidores por viagens aéreas também se tem mantido elevada à custa da valorização do real, que cresceu 47 por cento face ao dólar desde o início de 2009.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Pedro Passos Coelho quer vender a totalidade da TAP
28.06.2011 - 15:49 Por Inês Sequeira
publico.pt
O modelo de privatização da companhia aérea que será totalmente alienada, irá ser articulado com o da ANA-Aeroportos de Portugal, indica o programa de Governo hoje entregue na Assembleia da República.
No caso da gestora dos principais aeroportos nacionais, a equipa de Pedro Passos Coelho prevê também a possível “transferência dos aeroportos da Madeira e dos Açores para a respectiva tutela”.
Quanto à companhia aérea portuguesa, a operação de venda terá de garantir a manutenção da respectiva imagem como “companhia-bandeira”, a manutenção das principais operações da TAP tendo como base o aeroporto de Lisboa e também a continuidade dos serviços para as ilhas.
Quanto à REN e à EDP, o Governo pretende alienar as acções que detém nas duas empresas “preferencialmente” até ao final de 2011 – uma medida que já estava consagrada também no memorando assinado com a troika.
No documento hoje conhecido, o Governo avança também com o objectivo de assegurar que o controlo da gestão da REN, concessionária das redes de transporte de electricidade e de gás natural, não fique nas mãos de empresas do mesmo sector.
Isto porque pretende-se “garantir que sociedades cujo objecto seja a produção, distribuição ou comercialização de energia não possam, directa ou indirectamente, imediata ou diferidamente, ter posições de controlo da REN”, indica o programa hoje divulgado. Um dos exemplos avançados é o da EDP.
O programa inicialmente divulgado pelo programa continha uma gralha que dava a entender que o objectivo para a alienação dos 51 por cento do Estado na REN seria precisamente o contrário, entregando a outros operadores do mesmo sector o controlo da empreda, mas hoje a meio da tarde foi divulgado um esclarecimento.
Prevista está também a racionalização do grupo Caixa Geral de Depósitos e a alienação dos negócios que não são centrais para a actividade do banco. No seguimento do que já tinha sido várias vezes defendido por Passos Coelho, o programa define que “a CGD deverá vender as suas participações no sector dos seguros e nas áreas não estratégicas”.
As receitas resultantes irão aplicar-se no reforço dos rácios de capital da CGD, “para aumentar a sua capacidade de financiamento às empresas”.
O Governo pretende também que o banco do Estado reoriente “significativamente a sua estrutura de crédito para os bens e serviços transaccionáveis e para o apoio às exportações e à internacionalização” de empresas.
Outra das orientações estratégicas será a actividade de financiamento de projectos de fomento para apoio às micro e pequenas e médias empresas, inovação e internacionalização das empresas.
De resto, poderão suceder-se outras alienações no âmbito do sector empresarial do Estado, uma vez que a equipa de Passos Coelho quer "identificar todas as empresas com participação directa ou indirecta do Estado cuja actividade se entenda dever ser libertada para o sector privado e calendarizar as respectivas operações de alienação"
28.06.2011 - 15:49 Por Inês Sequeira
publico.pt
O modelo de privatização da companhia aérea que será totalmente alienada, irá ser articulado com o da ANA-Aeroportos de Portugal, indica o programa de Governo hoje entregue na Assembleia da República.
No caso da gestora dos principais aeroportos nacionais, a equipa de Pedro Passos Coelho prevê também a possível “transferência dos aeroportos da Madeira e dos Açores para a respectiva tutela”.
Quanto à companhia aérea portuguesa, a operação de venda terá de garantir a manutenção da respectiva imagem como “companhia-bandeira”, a manutenção das principais operações da TAP tendo como base o aeroporto de Lisboa e também a continuidade dos serviços para as ilhas.
Quanto à REN e à EDP, o Governo pretende alienar as acções que detém nas duas empresas “preferencialmente” até ao final de 2011 – uma medida que já estava consagrada também no memorando assinado com a troika.
No documento hoje conhecido, o Governo avança também com o objectivo de assegurar que o controlo da gestão da REN, concessionária das redes de transporte de electricidade e de gás natural, não fique nas mãos de empresas do mesmo sector.
Isto porque pretende-se “garantir que sociedades cujo objecto seja a produção, distribuição ou comercialização de energia não possam, directa ou indirectamente, imediata ou diferidamente, ter posições de controlo da REN”, indica o programa hoje divulgado. Um dos exemplos avançados é o da EDP.
O programa inicialmente divulgado pelo programa continha uma gralha que dava a entender que o objectivo para a alienação dos 51 por cento do Estado na REN seria precisamente o contrário, entregando a outros operadores do mesmo sector o controlo da empreda, mas hoje a meio da tarde foi divulgado um esclarecimento.
Prevista está também a racionalização do grupo Caixa Geral de Depósitos e a alienação dos negócios que não são centrais para a actividade do banco. No seguimento do que já tinha sido várias vezes defendido por Passos Coelho, o programa define que “a CGD deverá vender as suas participações no sector dos seguros e nas áreas não estratégicas”.
As receitas resultantes irão aplicar-se no reforço dos rácios de capital da CGD, “para aumentar a sua capacidade de financiamento às empresas”.
O Governo pretende também que o banco do Estado reoriente “significativamente a sua estrutura de crédito para os bens e serviços transaccionáveis e para o apoio às exportações e à internacionalização” de empresas.
Outra das orientações estratégicas será a actividade de financiamento de projectos de fomento para apoio às micro e pequenas e médias empresas, inovação e internacionalização das empresas.
De resto, poderão suceder-se outras alienações no âmbito do sector empresarial do Estado, uma vez que a equipa de Passos Coelho quer "identificar todas as empresas com participação directa ou indirecta do Estado cuja actividade se entenda dever ser libertada para o sector privado e calendarizar as respectivas operações de alienação"
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Quer o destino,que a minha 1ª participação neste distinto forum, que já acompanho á vários anos,seja para comentar este mail recebido por um dos membros do forum que mais respeito.
Entristece-me,como Português,ler o que este TMA escreve;entristece-me,como Português a viver e a trabalhar fora do seu Pais, á mais de 10 anos,ver,que para muita gente,tanto o tempo que vivemos em ditadura como o "glorioso" periodo da reforma agrária,verdadeiras lições que têm de ficar decoradas á primeira,subsistam na mentalidade deste TMA que sofre do complexo "se eu ganho 1000 e tu 2000 tu és mau e eu sou bom" ou "se tu conduzes um Mercedes e eu ando a pé ainda um dia vais andar a pé" .
Por impossibilidade de responder directamente,deixo aqui a minha visão desta questão,numa altura em que considero extremamente importante existir uma mudança na forma de pensar Portuguesa.
Permitam-me,pois,contar-vos um pouco do meu percurso pessoal e profissional,que penso útil,para desmontar a teoria deste senhor.
Quer o destino que o meu primeiro emprego fosse tanto o mais exigente fisicamente como também o mais mal pago,montar carril de caminho-de-ferro durante 10 horas por dia e ganhar 200€ por mês(já lá vão 20 anos,ainda na altura do escudo, 40 contos não era nada mau),sinceramente as condições em que trabalhava fazem as suas parecer a disney.
O meu pai foi, até á 5 anos, TMA,começou na oficina de motores da TAP,e depois como tinha 3 bocas para sustentar em casa, fez-se á vida e com a sua formação profissional e capacidade de trabalho (sim é daqueles que trabalham,ainda hoje,apesar de já se encontrar reformado)facilmente conseguiu trabalho numa companhia que lhe deu melhores condições,trabalhou com muitos AMM,IPC,microfilmes,formações mas nunca teve muito tempo(ou disposição)para mandar postas de pescada acerca do trabalho dos outros.
Pois é,na casa do meu pai nunca se invejou ninguem,poderia facilmente ter seguido os passos do meu pai e ter pedido para meter uma cunha para o filho lá no trabalho,viver frustrado,a dizer mal dos outros num trabalho que não fosse compatível com a minha visão.
Quis o destino,a sorte também de,a meu ver,conhecer as pessoas certas na altura certa,sorte essa,que só é dada a pessoas positivas,que não aconteceria, nem num milhão,por certo, a pessoas negativas,como é o caso deste TMA,é uma questão de uma série de factores que compõem a pessoa que se é;teria sido mais fácil para mim invejar essas pessoas e os seus rendimentos,que lutar para ser cada dia melhor,procurar alcançar mais.
Faço aquilo que gosto,monetáriamente,tenho uma vida muito acima daquilo que sonhei,só lamento ter de o fazer fora do meu país,um pouco longe da minha familia.
Fiz parte,desde 98 até março de 2009,dos quadros de um grupo hoteleiro,comecei por baixo,com a mesma humildade e vontade de evoluir,posso-lhe dizer,com orgulho, que nunca invejei ninguem daqueles que,na empresa,ganhavam, a determinada altura mais do que eu ganhava,independentemente se analizando eles faziam,na minha óptica menos que eu,tentei sempre mostrar que era mais competente a cada dia que passava,subi pelo meu trabalho,senhor TMA!
Actualmente, tenho o meu próprio negocio na área da restauração,continuo a colaborar com o meu antigo empregador,em regime de prestação de serviços,na área de auditoria e controlo de qualidade.Quando entreguei a minha carta de demissão,já as pessoas responsáveis tinham sido informadas que ia sair, não por incompatibilidade,mas por querer SER mais,dar mais do meu tempo e mais futuro aos meus filhos;deixei amigos, tanto na linha hierarquica superior como na inferior,a todos respeitei e por todos fui respeitado,com todos trabalhei com orgulho.
Hoje em dia sou feliz pelo tempo que passo com a minha familia,pouco me importa o dinheiro que entra,é uma consequência,ha muito que já não é um motivo.
Não planeio regressar a Portugal nos anos mais proximos,sempre que viajo para Portugal tento viajar na TAP,tenho orgulho no meu País e na sua companhia de aviação.Sempre fui bem tratado tanto pelo pessoal de terra,como pelo pessoal de vôo (nunca devo ter encontrado a Maria,mas já encontrei muita gente com o sindrome deste TMA).
Viajei pelo mundo inteiro em tantas companhias de aviação estrangeiras e creio que nunca fui tão bem tratado como fui na Portugália,Sata e TAP,talvez tenha a ver com a minha atitude positiva para com a vida,educação dada em casa(que tento passar ao meus filhos).Tenho orgulho em ser Português,mas faz-me muita confusão como é possível um povo ter qualidades tão boas e ter ao mesmo tempo, mentalidades tão redutoras como a deste senhor TMA.
Entristece-me,como Português,ler o que este TMA escreve;entristece-me,como Português a viver e a trabalhar fora do seu Pais, á mais de 10 anos,ver,que para muita gente,tanto o tempo que vivemos em ditadura como o "glorioso" periodo da reforma agrária,verdadeiras lições que têm de ficar decoradas á primeira,subsistam na mentalidade deste TMA que sofre do complexo "se eu ganho 1000 e tu 2000 tu és mau e eu sou bom" ou "se tu conduzes um Mercedes e eu ando a pé ainda um dia vais andar a pé" .
Por impossibilidade de responder directamente,deixo aqui a minha visão desta questão,numa altura em que considero extremamente importante existir uma mudança na forma de pensar Portuguesa.
Permitam-me,pois,contar-vos um pouco do meu percurso pessoal e profissional,que penso útil,para desmontar a teoria deste senhor.
Quer o destino que o meu primeiro emprego fosse tanto o mais exigente fisicamente como também o mais mal pago,montar carril de caminho-de-ferro durante 10 horas por dia e ganhar 200€ por mês(já lá vão 20 anos,ainda na altura do escudo, 40 contos não era nada mau),sinceramente as condições em que trabalhava fazem as suas parecer a disney.
O meu pai foi, até á 5 anos, TMA,começou na oficina de motores da TAP,e depois como tinha 3 bocas para sustentar em casa, fez-se á vida e com a sua formação profissional e capacidade de trabalho (sim é daqueles que trabalham,ainda hoje,apesar de já se encontrar reformado)facilmente conseguiu trabalho numa companhia que lhe deu melhores condições,trabalhou com muitos AMM,IPC,microfilmes,formações mas nunca teve muito tempo(ou disposição)para mandar postas de pescada acerca do trabalho dos outros.
Pois é,na casa do meu pai nunca se invejou ninguem,poderia facilmente ter seguido os passos do meu pai e ter pedido para meter uma cunha para o filho lá no trabalho,viver frustrado,a dizer mal dos outros num trabalho que não fosse compatível com a minha visão.
Quis o destino,a sorte também de,a meu ver,conhecer as pessoas certas na altura certa,sorte essa,que só é dada a pessoas positivas,que não aconteceria, nem num milhão,por certo, a pessoas negativas,como é o caso deste TMA,é uma questão de uma série de factores que compõem a pessoa que se é;teria sido mais fácil para mim invejar essas pessoas e os seus rendimentos,que lutar para ser cada dia melhor,procurar alcançar mais.
Faço aquilo que gosto,monetáriamente,tenho uma vida muito acima daquilo que sonhei,só lamento ter de o fazer fora do meu país,um pouco longe da minha familia.
Fiz parte,desde 98 até março de 2009,dos quadros de um grupo hoteleiro,comecei por baixo,com a mesma humildade e vontade de evoluir,posso-lhe dizer,com orgulho, que nunca invejei ninguem daqueles que,na empresa,ganhavam, a determinada altura mais do que eu ganhava,independentemente se analizando eles faziam,na minha óptica menos que eu,tentei sempre mostrar que era mais competente a cada dia que passava,subi pelo meu trabalho,senhor TMA!
Actualmente, tenho o meu próprio negocio na área da restauração,continuo a colaborar com o meu antigo empregador,em regime de prestação de serviços,na área de auditoria e controlo de qualidade.Quando entreguei a minha carta de demissão,já as pessoas responsáveis tinham sido informadas que ia sair, não por incompatibilidade,mas por querer SER mais,dar mais do meu tempo e mais futuro aos meus filhos;deixei amigos, tanto na linha hierarquica superior como na inferior,a todos respeitei e por todos fui respeitado,com todos trabalhei com orgulho.
Hoje em dia sou feliz pelo tempo que passo com a minha familia,pouco me importa o dinheiro que entra,é uma consequência,ha muito que já não é um motivo.
Não planeio regressar a Portugal nos anos mais proximos,sempre que viajo para Portugal tento viajar na TAP,tenho orgulho no meu País e na sua companhia de aviação.Sempre fui bem tratado tanto pelo pessoal de terra,como pelo pessoal de vôo (nunca devo ter encontrado a Maria,mas já encontrei muita gente com o sindrome deste TMA).
Viajei pelo mundo inteiro em tantas companhias de aviação estrangeiras e creio que nunca fui tão bem tratado como fui na Portugália,Sata e TAP,talvez tenha a ver com a minha atitude positiva para com a vida,educação dada em casa(que tento passar ao meus filhos).Tenho orgulho em ser Português,mas faz-me muita confusão como é possível um povo ter qualidades tão boas e ter ao mesmo tempo, mentalidades tão redutoras como a deste senhor TMA.
- Mensagens: 131
- Registado: 26/6/2011 9:50
Esta recebi por e-mail, não sei se foi publicada assim, mas aqui vai:
Resposta publicada no Diário Económico
Boa noite, Sou Técnico de Manutenção de Aeronaves na TAP, e neste momento
quase sinto vergonha de o dizer pelas atitudes que essa classe elitista e
quase sempre arrogantes comissários/hospedeiras estão a ter fazer aquilo que
poderia ser um bem nacional, a TAP.
Esta mensagem é dirigida apenas aos comissários/hospedeiras que se acham no
direito de fazer ESTA greve NESTA altura, mas especialmente para uma
"colega" minha hospedeira (ao que parece, de sangue azul), que aqui andou á
tarde a fazer comentários ridículos com reivindicações ridículas.
Sua Excelência Sra. Dona hospedeira MARIA:
A Sra. Dona hospedeira Maria tem um problema grave na vida, segundo ela e os
outros, ser hospedeira é muuuuito difícil e muuuuito complicado.
Acrescentando às reivindicações deploráveis que a sua classe profissional
fez, e que através do nosso presidente nos foram dadas a conhecer (nem as
vou publicar para não me chamarem mentiroso), esta Senhora diz que tem de se
levantar muito cedo, que tem filhos, e não tem onde os deixar, (infantário
da TAP talvez), trabalham uma hora ou pouco mais do que e permitido, que com
o passar dos anos ficam um bocado abananados com as constantes
pressurizações do avião, que tem de falar muito bem inglês, sofrem de jet lag,
Vou começar pelo fim, comparando eventualmente a sua categoria com a minha,
e com as restantes, TAP ou não.
O jet lag também se aplica quando vão as estações de OPO, FAO, FNC, SMA,
TER, PXO, MAD, BCN etc etc? Epá vejam lá, se calhar era melhor dar-vos um
pequeno subsídio de 400eur quando fazem 3 voos destes por dia.
No aeroporto existem dezenas de profissões que exigem tremendo esforço
físico, outras esforço psicológico, tendo repercussões graves a curto,
médio, e longo prazo, tem visto alguém reclamar do modo que Vossas
Excelências fazem?
Tem que trabalhar mais um pouco por dia ou por semana e já excederam as
horas? Azar, são bem pagos para isso, tem mais tempo de descanso que o resto
de nós e trabalham metade das horas, muitas vezes começo a trabalhar antes
da hora e nunca pedi nada a ninguém.
Reclamam porque tem de falar bem inglês? A língua há muito escolhida para
ser universalmente utilizada no mundo aeronáutico foi a língua inglesa.
O vosso inglês basta ser (e é) básico.
O nosso tem de ser altamente técnico.
Os manuais de manutenção estão todos em inglês, os colegas do check-in tem
de falar bem inglês, os oficiais de placa tem de falar bem inglês, os nossos
tradutores tem que falar bem inglês, os engenheiros tem de falar bem inglês,
todos temos, mas vocês são diferentes, tem que receber mais por isso.
Por mim, para o que ganham até mandarim deviam saber falar.
E agora o melhor...
Senhoras e senhores...caros leitores...esta Senhora hospedeira tem filhos, (deve
ser a única trabalhadora TAP a conseguir tal proeza), e mais.... vejam bem...tem
que se levantar cedo para ir trabalhar (concerteza acha que é a primeira a
chegar ao aeroporto para trabalhar). Incrível.
Sra. Dona hospedeira Maria, vou explicar-lhe umas coisas básicas sobre
algumas operações de terra.
Sr. Dona Hospedeira Maria levanta-se cedo, é verdade, mas aviação não são só
aviões e hospedeiras, enquanto Sua Alteza dorme o seu real sono, os meus
REAIS colegas estão a fazer a manutenção á aeronave em que Vossa Excelência
irá "trabalhar", as pessoas da limpeza já limparam, estão ou irão limpar o
avião para que Sua Alteza e as pessoas que nos pagam o ordenado se sintam
bem, enquanto dorme muitas pessoas do catering preparam a SUA comida e a dos
passageiros etc.
Quando Sua Alteza se levanta da cama para mais um dia louco a servir
refeições a bordo, já o check-in do seu voo abriu, logo já os nossos colegas
do check-in estão a trabalhar recebendo os primeiros passageiros, já
provavelmente alguns transatlânticos chegaram tendo dezenas de colegas a
trabalhar neles, quando Sua Alteza sai de casa para ir "trabalhar" já
colegas nossos do handling estão a contentorizar a bagagem, os colegas da
carga a preparar a respectiva, assim como os do correio, assim como os da
documentação necessária para o voo, load-control, abastecimento, existindo
como pode verificar muitas mais funções madrugadoras.
Tudo isto não só do seu, mas de muitos mais voos.
Quando Sua Alteza chega ao TTA para ir "trabalhar" o motorista que a
transporta na bela carrinha de tripulações está já sua espera, já o oficial
de placa coordena operações, colegas nossos estão a carregar o avião, o
catering está ser feito, o avião a ser abastecido etc etc,
Ainda acha que se levanta cedo?
Acha que nenhuma destas pessoas tem filhos? Ainda acha que tem de ganhar
AINDA mais por se levantar cedo?
Todas as profissões fazem falta, umas mais que outras, e, não sejamos
hipócritas, umas tem mais valor que outras (a vossa por acaso ate tem
pouco), mas todas devem ser devidamente remuneradas de acordo com a função
exercida, e qual e a vossa função?
Andam com o trolley para a frente e para trás umas 3 ou 4 vezes a dar de
comer A QUEM VOS DA DE COMER, servem uma água aqui, uma água ali, mais um
cobertor para o senhor do fundo, aturar um ou outro passageiro/cliente mais
chato, verificam um item ou outro de segurança, e depois descansam, e ali
ficam (por tempo indeterminado), a falar das vossas frustrações, das más
condições de trabalho (?), cremes para o corpo etc.
Os milhares de euros que ganham não chegam para fazer isto? Não percebo o
egoísmo.
Sua Excelência Sra. Dona hospedeira Maria sabe o que e trabalhar com mais de
40 graus, ou á chuva horas a fio? Sabe o quanto custa trabalhar de joelhos
dias seguidos para por o chão do avião que pisa? A instalação/reparação das
cadeiras onde senta o seu real glúteo? Sabia que técnicos altamente
qualificados instalam e reparam as sanitas onde faz as suas reais
necessidades? Reparar os fornos, gavetas, trolleys que Vossas Excelências
fecham com os pés para não estragarem as unhas de gel? Sabe como é gerir
equipas de mais de 30 pessoas? Sabe o que custa carregar um avião? Sabe o
quanto custa mudar um trem a um avião? E mudar um motor? Um leme? Entrar e
trabalhar um dia inteiro num tanque de combustível de um avião? A tudo isto
junte uma atmosfera de pó, gases e materiais altamente cancerígenos com que
lidamos todos os dias, e sempre sem margem para errar.
A Sra. pode errar no seu trabalho? Nós não.
O que acontece se Vossa Excelência se distrair na sua louvada profissão?
Nada.
Sabe o que acontece se nos cometermos um erro ou distracção na nossa
profissão? Não é preciso dizer.
O que produz para a empresa? Quase nada.
As despesas que dão a empresa? Milhares por mês.
Alguém (nós e passageiros) sentiria a vossa falta se fossem reduzidos para
dois terços? Não.
Vossa Excelência Sra. hospedeira Maria falou aqui que nós temos é inveja.
Falando da classe que represento, os TMAs, os que muitos de vós detestam,
Quase qualquer um de nós podia ser comissário/hospedeira, acha que qualquer
um de vós podia ser TMA? Qualquer frustrado da vida consegue ser
comissário/hospedeira.
A nossa formação supera em milhares de horas a sua.
Quanto tempo estudou para poder ser servente num avião?
Nós somos Técnicos altamente qualificados e certificados, vocês são o quê?
Eu ganho 1000 e muito poucos euros por mês, quanto ganha Vossa Excelência?
Quanto mais quer ganhar? Quantas mais regalias quer ter?
Assim como a minha, há muitas mais na nossa empresa, e infelizmente muitos
mais cá fora. Vocês deveriam ser os últimos a reclamar.
Lembrem-se que serão sempre dos que menos falta fazem á empresa, vivam com
isso, recebam de acordo com isso.
Reclamem menos. Trabalhem mais.
Desçam do vosso pedestal de plástico.
Aprendam o significado da palavra respeito. Ponham-no em prática.
Suem a camisola, tenham orgulho em representar a TAP, (não é só passear no
Beloura shopping com o cartão TAP CREW a bater nos olhos de toda a gente) e
serem dignos de usar estas 3 letras ao peito...esforcem-se um bocadinho. Um
bocadinho só.
Espero sinceramente tê-la elucidado das disparidades absurdas entre a sua
categoria, e as restantes na mesma empresa, e quem realmente tem direito a
reclamar um pouco mais ao fim do mês.
Aos meus inúmeros colegas e amigos do voo, os que tem os "pés bem assentes
na terra" quanto aos motivos da greve, as minhas desculpas se vos ofendi.
A Sra. Dona Hospedeira Maria agora vá dormir, que amanhã deve ter de se
levantar cedo para ir "trabalhar."
Resposta publicada no Diário Económico
Boa noite, Sou Técnico de Manutenção de Aeronaves na TAP, e neste momento
quase sinto vergonha de o dizer pelas atitudes que essa classe elitista e
quase sempre arrogantes comissários/hospedeiras estão a ter fazer aquilo que
poderia ser um bem nacional, a TAP.
Esta mensagem é dirigida apenas aos comissários/hospedeiras que se acham no
direito de fazer ESTA greve NESTA altura, mas especialmente para uma
"colega" minha hospedeira (ao que parece, de sangue azul), que aqui andou á
tarde a fazer comentários ridículos com reivindicações ridículas.
Sua Excelência Sra. Dona hospedeira MARIA:
A Sra. Dona hospedeira Maria tem um problema grave na vida, segundo ela e os
outros, ser hospedeira é muuuuito difícil e muuuuito complicado.
Acrescentando às reivindicações deploráveis que a sua classe profissional
fez, e que através do nosso presidente nos foram dadas a conhecer (nem as
vou publicar para não me chamarem mentiroso), esta Senhora diz que tem de se
levantar muito cedo, que tem filhos, e não tem onde os deixar, (infantário
da TAP talvez), trabalham uma hora ou pouco mais do que e permitido, que com
o passar dos anos ficam um bocado abananados com as constantes
pressurizações do avião, que tem de falar muito bem inglês, sofrem de jet lag,
Vou começar pelo fim, comparando eventualmente a sua categoria com a minha,
e com as restantes, TAP ou não.
O jet lag também se aplica quando vão as estações de OPO, FAO, FNC, SMA,
TER, PXO, MAD, BCN etc etc? Epá vejam lá, se calhar era melhor dar-vos um
pequeno subsídio de 400eur quando fazem 3 voos destes por dia.
No aeroporto existem dezenas de profissões que exigem tremendo esforço
físico, outras esforço psicológico, tendo repercussões graves a curto,
médio, e longo prazo, tem visto alguém reclamar do modo que Vossas
Excelências fazem?
Tem que trabalhar mais um pouco por dia ou por semana e já excederam as
horas? Azar, são bem pagos para isso, tem mais tempo de descanso que o resto
de nós e trabalham metade das horas, muitas vezes começo a trabalhar antes
da hora e nunca pedi nada a ninguém.
Reclamam porque tem de falar bem inglês? A língua há muito escolhida para
ser universalmente utilizada no mundo aeronáutico foi a língua inglesa.
O vosso inglês basta ser (e é) básico.
O nosso tem de ser altamente técnico.
Os manuais de manutenção estão todos em inglês, os colegas do check-in tem
de falar bem inglês, os oficiais de placa tem de falar bem inglês, os nossos
tradutores tem que falar bem inglês, os engenheiros tem de falar bem inglês,
todos temos, mas vocês são diferentes, tem que receber mais por isso.
Por mim, para o que ganham até mandarim deviam saber falar.
E agora o melhor...
Senhoras e senhores...caros leitores...esta Senhora hospedeira tem filhos, (deve
ser a única trabalhadora TAP a conseguir tal proeza), e mais.... vejam bem...tem
que se levantar cedo para ir trabalhar (concerteza acha que é a primeira a
chegar ao aeroporto para trabalhar). Incrível.
Sra. Dona hospedeira Maria, vou explicar-lhe umas coisas básicas sobre
algumas operações de terra.
Sr. Dona Hospedeira Maria levanta-se cedo, é verdade, mas aviação não são só
aviões e hospedeiras, enquanto Sua Alteza dorme o seu real sono, os meus
REAIS colegas estão a fazer a manutenção á aeronave em que Vossa Excelência
irá "trabalhar", as pessoas da limpeza já limparam, estão ou irão limpar o
avião para que Sua Alteza e as pessoas que nos pagam o ordenado se sintam
bem, enquanto dorme muitas pessoas do catering preparam a SUA comida e a dos
passageiros etc.
Quando Sua Alteza se levanta da cama para mais um dia louco a servir
refeições a bordo, já o check-in do seu voo abriu, logo já os nossos colegas
do check-in estão a trabalhar recebendo os primeiros passageiros, já
provavelmente alguns transatlânticos chegaram tendo dezenas de colegas a
trabalhar neles, quando Sua Alteza sai de casa para ir "trabalhar" já
colegas nossos do handling estão a contentorizar a bagagem, os colegas da
carga a preparar a respectiva, assim como os do correio, assim como os da
documentação necessária para o voo, load-control, abastecimento, existindo
como pode verificar muitas mais funções madrugadoras.
Tudo isto não só do seu, mas de muitos mais voos.
Quando Sua Alteza chega ao TTA para ir "trabalhar" o motorista que a
transporta na bela carrinha de tripulações está já sua espera, já o oficial
de placa coordena operações, colegas nossos estão a carregar o avião, o
catering está ser feito, o avião a ser abastecido etc etc,
Ainda acha que se levanta cedo?
Acha que nenhuma destas pessoas tem filhos? Ainda acha que tem de ganhar
AINDA mais por se levantar cedo?
Todas as profissões fazem falta, umas mais que outras, e, não sejamos
hipócritas, umas tem mais valor que outras (a vossa por acaso ate tem
pouco), mas todas devem ser devidamente remuneradas de acordo com a função
exercida, e qual e a vossa função?
Andam com o trolley para a frente e para trás umas 3 ou 4 vezes a dar de
comer A QUEM VOS DA DE COMER, servem uma água aqui, uma água ali, mais um
cobertor para o senhor do fundo, aturar um ou outro passageiro/cliente mais
chato, verificam um item ou outro de segurança, e depois descansam, e ali
ficam (por tempo indeterminado), a falar das vossas frustrações, das más
condições de trabalho (?), cremes para o corpo etc.
Os milhares de euros que ganham não chegam para fazer isto? Não percebo o
egoísmo.
Sua Excelência Sra. Dona hospedeira Maria sabe o que e trabalhar com mais de
40 graus, ou á chuva horas a fio? Sabe o quanto custa trabalhar de joelhos
dias seguidos para por o chão do avião que pisa? A instalação/reparação das
cadeiras onde senta o seu real glúteo? Sabia que técnicos altamente
qualificados instalam e reparam as sanitas onde faz as suas reais
necessidades? Reparar os fornos, gavetas, trolleys que Vossas Excelências
fecham com os pés para não estragarem as unhas de gel? Sabe como é gerir
equipas de mais de 30 pessoas? Sabe o que custa carregar um avião? Sabe o
quanto custa mudar um trem a um avião? E mudar um motor? Um leme? Entrar e
trabalhar um dia inteiro num tanque de combustível de um avião? A tudo isto
junte uma atmosfera de pó, gases e materiais altamente cancerígenos com que
lidamos todos os dias, e sempre sem margem para errar.
A Sra. pode errar no seu trabalho? Nós não.
O que acontece se Vossa Excelência se distrair na sua louvada profissão?
Nada.
Sabe o que acontece se nos cometermos um erro ou distracção na nossa
profissão? Não é preciso dizer.
O que produz para a empresa? Quase nada.
As despesas que dão a empresa? Milhares por mês.
Alguém (nós e passageiros) sentiria a vossa falta se fossem reduzidos para
dois terços? Não.
Vossa Excelência Sra. hospedeira Maria falou aqui que nós temos é inveja.
Falando da classe que represento, os TMAs, os que muitos de vós detestam,
Quase qualquer um de nós podia ser comissário/hospedeira, acha que qualquer
um de vós podia ser TMA? Qualquer frustrado da vida consegue ser
comissário/hospedeira.
A nossa formação supera em milhares de horas a sua.
Quanto tempo estudou para poder ser servente num avião?
Nós somos Técnicos altamente qualificados e certificados, vocês são o quê?
Eu ganho 1000 e muito poucos euros por mês, quanto ganha Vossa Excelência?
Quanto mais quer ganhar? Quantas mais regalias quer ter?
Assim como a minha, há muitas mais na nossa empresa, e infelizmente muitos
mais cá fora. Vocês deveriam ser os últimos a reclamar.
Lembrem-se que serão sempre dos que menos falta fazem á empresa, vivam com
isso, recebam de acordo com isso.
Reclamem menos. Trabalhem mais.
Desçam do vosso pedestal de plástico.
Aprendam o significado da palavra respeito. Ponham-no em prática.
Suem a camisola, tenham orgulho em representar a TAP, (não é só passear no
Beloura shopping com o cartão TAP CREW a bater nos olhos de toda a gente) e
serem dignos de usar estas 3 letras ao peito...esforcem-se um bocadinho. Um
bocadinho só.
Espero sinceramente tê-la elucidado das disparidades absurdas entre a sua
categoria, e as restantes na mesma empresa, e quem realmente tem direito a
reclamar um pouco mais ao fim do mês.
Aos meus inúmeros colegas e amigos do voo, os que tem os "pés bem assentes
na terra" quanto aos motivos da greve, as minhas desculpas se vos ofendi.
A Sra. Dona Hospedeira Maria agora vá dormir, que amanhã deve ter de se
levantar cedo para ir "trabalhar."
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
TAP vai ter perdas maiores do que o esperado no 1.ª trimestre
por Agência Lusa, Publicado em 16 de Junho de 2011
O presidente da TAP confirmou hoje que a empresa vai ter perdas maiores do que o esperado no primeiro trimestre, mas desvalorizou os dados preliminares que apontam para prejuízos de 84,4 milhões de euros.
"Não temos ainda uma estimativa, mas vamos ter perdas que imagino um pouco maiores do que o previsto", disse hoje Fernando Pinto, à margem da assembleia anual do Conselho Internacional dos Aeroportos, que se realiza até sexta-feira no Estoril.
O Diário Económico avançou esta semana - citando um relatório de gestão preliminar - que os prejuízos da TAP no primeiro trimestre agravaram-se em 32 milhões de euros, com a companhia aérea a acumular uma perda de 84,2 milhões entre janeiro e março.
O jornal também escreveu que "o transporte aéreo - o único negócio da empresa que tem apresentado lucros nos últimos anos -, fechou o trimestre com um prejuízo de 60,5 milhões de euros". O presidente da TAP diz que estes não são números finais.
"Não temos ainda as contas do primeiro trimestre fechadas. Estamos ainda a falar porque precisamos de consolidar várias empresas dentro do grupo. Mas é sempre importante considerar que não podemos comparar o resultado do primeiro trimestre deste ano com o do ano passado", disse Fernando Pinto, acrescentando que em 2010 todo o período da Páscoa esteve dentro do primeiro trimestre e em 2011 a Páscoa foi em maio. "É bem diferente", sublinhou. Fernando Pinto desvalorizou ainda os dados preliminares.
"Uma empresa aérea tem ao longo do ano proveitos na faixa dos 2 mil a 2.500 milhões de euros e o prejuízo ou lucro pode ficar entre os 20 milhões ou menos 20 milhões. A diferença passa dos mil milhões para as dezenas. As variações são muito grandes neste processo e por isso nem levo em consideração os dados preliminares", disse.
Para o presidente da transportadora aérea portuguesa, "é importante comparar pelo menos os quatro primeiros meses, porque aí vai ser algo parecido com o ano anterior". Tal como o Diário Económico tinha adiantado, o grande fator deste ano foi o preço dos combustíveis.
"O grande fator deste ano é o combustível, que está [com um preço] bem pior, mas cujo efeito não tem sido tão grande nas contas como poderia ser. A empresa está mais eficiente, está a ter mais proveitos, mas tem tido perdas devido ao ambiente económico que vivemos", ressalvou o responsável.
Isso obriga a TAP a ter de "vender mais fora de Portugal do que antes, já que é natural que o mercado português decresça".
por Agência Lusa, Publicado em 16 de Junho de 2011
O presidente da TAP confirmou hoje que a empresa vai ter perdas maiores do que o esperado no primeiro trimestre, mas desvalorizou os dados preliminares que apontam para prejuízos de 84,4 milhões de euros.
"Não temos ainda uma estimativa, mas vamos ter perdas que imagino um pouco maiores do que o previsto", disse hoje Fernando Pinto, à margem da assembleia anual do Conselho Internacional dos Aeroportos, que se realiza até sexta-feira no Estoril.
O Diário Económico avançou esta semana - citando um relatório de gestão preliminar - que os prejuízos da TAP no primeiro trimestre agravaram-se em 32 milhões de euros, com a companhia aérea a acumular uma perda de 84,2 milhões entre janeiro e março.
O jornal também escreveu que "o transporte aéreo - o único negócio da empresa que tem apresentado lucros nos últimos anos -, fechou o trimestre com um prejuízo de 60,5 milhões de euros". O presidente da TAP diz que estes não são números finais.
"Não temos ainda as contas do primeiro trimestre fechadas. Estamos ainda a falar porque precisamos de consolidar várias empresas dentro do grupo. Mas é sempre importante considerar que não podemos comparar o resultado do primeiro trimestre deste ano com o do ano passado", disse Fernando Pinto, acrescentando que em 2010 todo o período da Páscoa esteve dentro do primeiro trimestre e em 2011 a Páscoa foi em maio. "É bem diferente", sublinhou. Fernando Pinto desvalorizou ainda os dados preliminares.
"Uma empresa aérea tem ao longo do ano proveitos na faixa dos 2 mil a 2.500 milhões de euros e o prejuízo ou lucro pode ficar entre os 20 milhões ou menos 20 milhões. A diferença passa dos mil milhões para as dezenas. As variações são muito grandes neste processo e por isso nem levo em consideração os dados preliminares", disse.
Para o presidente da transportadora aérea portuguesa, "é importante comparar pelo menos os quatro primeiros meses, porque aí vai ser algo parecido com o ano anterior". Tal como o Diário Económico tinha adiantado, o grande fator deste ano foi o preço dos combustíveis.
"O grande fator deste ano é o combustível, que está [com um preço] bem pior, mas cujo efeito não tem sido tão grande nas contas como poderia ser. A empresa está mais eficiente, está a ter mais proveitos, mas tem tido perdas devido ao ambiente económico que vivemos", ressalvou o responsável.
Isso obriga a TAP a ter de "vender mais fora de Portugal do que antes, já que é natural que o mercado português decresça".
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
O mais provável é ser vendida directamente a uma transportadora aérea estrangeira. Para a bolsa talvez a ANA ou os CTT.
_____________________________________________________
http://inovacaofinanceira.blogspot.com/
_____________________________________________________
http://inovacaofinanceira.blogspot.com/
- Mensagens: 52
- Registado: 7/6/2011 10:02
- Localização: 11
varus Escreveu:...Este país está asfixiado pelos sindicatos , que não vivem na realidade , e não defendem os desempregados, mas sim quem paga as quotas.
varus, penso que a única coisa que os sindicatos defendem è o interesse dos partidos politicos a que eles, sindicalistas, pertencem
- Mensagens: 35
- Registado: 7/4/2009 14:45
- Localização: lx
O que custa...
É ver as Empresas cheias de incompetentes sentados em sofás de cabedal, com ordenados escandalosos e mordomias sem fim levando assim as Empresas á falência. Este é um dos lados e depois há também o outro que são a manipulação dos trabalhadores por parte dos sindicatos que actuam mais politicamente do que no interesse dos trabalhadores. O nosso problema passa sempre pelo factor cultural, falta de formação,educação, moral, etc etc..........
- Mensagens: 688
- Registado: 29/11/2007 11:18
- Localização: agualva