Off-topic - Acidente com avião da Air France (actualizações)
Ambientalista diz ter 'previsto' acidente aéreo
O ambientalista Jucelino Nóbrega da Luz afirma ter previsto o acidente aéreo envolvendo o voo 447 no Airbus A330 da Air France, que desapareceu na madrugada desta segunda enquanto voava do Rio para Paris.
http://www.estadao.com.br/noticias/cida ... 0606,0.htm
Prevê um acidente na África em dezembro de 2009
http://www.estadao.com.br/noticias/cida ... 0606,0.htm
Prevê um acidente na África em dezembro de 2009
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Em média, um raio atinge avião cada 10.000 horas de voo
Se entrar em contacto com os cabos eléctricos há enorme sobre tensão o que e mau para áreas altamente sensíveis como os reservatórios de combustível após varias horas de voo, os vapores inflamáveis acumularam-se.
Nos anos 60 um Boeing 707 caiu pela explosão de um tanque de combustível.
Mas ao longo das décadas, a protecção contra relâmpagos tem aumentado .
Nos últimos tempos há dois factores que podem tornar-los mais vulneráveis.
O “fly-by-wire” consiste em enviar impulsos eléctricos para mover as superfícies móveis do avião como o leme de cauda, etc.
Uso materiais compósitos
Mas na realidade vários avioes têm sido atingidos por trovoadas sem estragos de maior .
Se entrar em contacto com os cabos eléctricos há enorme sobre tensão o que e mau para áreas altamente sensíveis como os reservatórios de combustível após varias horas de voo, os vapores inflamáveis acumularam-se.
Nos anos 60 um Boeing 707 caiu pela explosão de um tanque de combustível.
Mas ao longo das décadas, a protecção contra relâmpagos tem aumentado .
Nos últimos tempos há dois factores que podem tornar-los mais vulneráveis.
O “fly-by-wire” consiste em enviar impulsos eléctricos para mover as superfícies móveis do avião como o leme de cauda, etc.
Uso materiais compósitos
Mas na realidade vários avioes têm sido atingidos por trovoadas sem estragos de maior .
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Imagem "fantásticas " com 2 aviões a serem atingidos por raios
http://www.youtube.com/watch?v=eX6Xk0DR ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=036hpBvjoQw
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maximo_ Escreveu:As semelhança entre este acidente e a serie lost é muito grande. Não deixa de ser curioso. Quantas vezes um avião desapareceu completamente sem serem encontrados os destroços?
O avião caiu não fazem 24 horas e a área no oceano onde estão a procurar pelos destroços é praticamente do tamanho de Portugal, portanto, ainda devem levar algum tempo até encontrarem destroços.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
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Re: raio
vg1 Escreveu:Não sei em que tópico,mas li aqui no caldeirão alguém a comentar que os novos aviões são fabricados com novos materiais que diminuem a protecção contra os raios.Lembro-me de essa pessoa achar que iriam cair mais aviões devido a isso.
Eu lembro-me do MA desmentir esse mito. E eu próprio já vi um airbus com o nariz chamuscado por um raio. Os aviões levam com raios em cima frequentemente. Duvido que tenha sido um raio a provocar o acidente.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
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raio
Não sei em que tópico,mas li aqui no caldeirão alguém a comentar que os novos aviões são fabricados com novos materiais que diminuem a protecção contra os raios.Lembro-me de essa pessoa achar que iriam cair mais aviões devido a isso.
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Re: Voo 447: português não embarcou
Onorio Escreveu:Dwer Escreveu:artista Escreveu:aefernandes Escreveu:Afinal não há nenhum português entre os desaparecidos do voo 447 da Air France que deixou de aparecer nos radares esta segunda-feira.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/a ... -4073.html
De acordo com as informações da Air France, a lista de passageiros compreende as seguintes nacionalidades: 80 brasileiros; 73 franceses; 18 alemães; 9 italianos; 6 americanos; 4 húngaros; 5 chineses; 2 espanhóis; 2 ingleses; 2 marroquinos; 2 irlandeses; 1 angolano; 1 belga; 1 turco; 1 norueguês; 1 russo; 1 eslovaco; 1 austríaco; 1 argentino; 1 polaco; 1 romeno; 1 sueco; 1 islandês e 1 filipino
A conformar-se esta informação será uma grande surpresa para mim, este voo não deve ser feito muitas vezes sem portugueses a bordo... a Air-France/KLM são das companhias com preços mais competitivos e este voo liga-se facilmente com Lisboa! Além disto, em França há muitos emigrantes portugueses...
abraços
artista
Com um vôo directo para Lx, 4 horas antes?
Dwer :
sai mais barato fazer escala do q vir directo, de qq forma a maioria das pessoas q voa do rio para lx q nao vem directa, vem pela iberia via madrid.
Os vôs da TAP vêm sempre cheios. Não sei se será mais barato. Muito mais incómodo é de certeza.
Abraço,
Dwer
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Re: Voo 447: português não embarcou
Dwer Escreveu:artista Escreveu:aefernandes Escreveu:Afinal não há nenhum português entre os desaparecidos do voo 447 da Air France que deixou de aparecer nos radares esta segunda-feira.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/a ... -4073.html
De acordo com as informações da Air France, a lista de passageiros compreende as seguintes nacionalidades: 80 brasileiros; 73 franceses; 18 alemães; 9 italianos; 6 americanos; 4 húngaros; 5 chineses; 2 espanhóis; 2 ingleses; 2 marroquinos; 2 irlandeses; 1 angolano; 1 belga; 1 turco; 1 norueguês; 1 russo; 1 eslovaco; 1 austríaco; 1 argentino; 1 polaco; 1 romeno; 1 sueco; 1 islandês e 1 filipino
A conformar-se esta informação será uma grande surpresa para mim, este voo não deve ser feito muitas vezes sem portugueses a bordo... a Air-France/KLM são das companhias com preços mais competitivos e este voo liga-se facilmente com Lisboa! Além disto, em França há muitos emigrantes portugueses...
abraços
artista
Com um vôo directo para Lx, 4 horas antes?
Dwer :
sai mais barato fazer escala do q vir directo, de qq forma a maioria das pessoas q voa do rio para lx q nao vem directa, vem pela iberia via madrid.
Abraço
Re: Voo 447: português não embarcou
artista Escreveu:aefernandes Escreveu:Afinal não há nenhum português entre os desaparecidos do voo 447 da Air France que deixou de aparecer nos radares esta segunda-feira.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/a ... -4073.html
De acordo com as informações da Air France, a lista de passageiros compreende as seguintes nacionalidades: 80 brasileiros; 73 franceses; 18 alemães; 9 italianos; 6 americanos; 4 húngaros; 5 chineses; 2 espanhóis; 2 ingleses; 2 marroquinos; 2 irlandeses; 1 angolano; 1 belga; 1 turco; 1 norueguês; 1 russo; 1 eslovaco; 1 austríaco; 1 argentino; 1 polaco; 1 romeno; 1 sueco; 1 islandês e 1 filipino
A conformar-se esta informação será uma grande surpresa para mim, este voo não deve ser feito muitas vezes sem portugueses a bordo... a Air-France/KLM são das companhias com preços mais competitivos e este voo liga-se facilmente com Lisboa! Além disto, em França há muitos emigrantes portugueses...
abraços
artista
Com um vôo directo para Lx, 4 horas antes?
Abraço,
Dwer
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Dwer
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Re: Voo 447: português não embarcou
aefernandes Escreveu:Afinal não há nenhum português entre os desaparecidos do voo 447 da Air France que deixou de aparecer nos radares esta segunda-feira.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/a ... -4073.html
De acordo com as informações da Air France, a lista de passageiros compreende as seguintes nacionalidades: 80 brasileiros; 73 franceses; 18 alemães; 9 italianos; 6 americanos; 4 húngaros; 5 chineses; 2 espanhóis; 2 ingleses; 2 marroquinos; 2 irlandeses; 1 angolano; 1 belga; 1 turco; 1 norueguês; 1 russo; 1 eslovaco; 1 austríaco; 1 argentino; 1 polaco; 1 romeno; 1 sueco; 1 islandês e 1 filipino
A conformar-se esta informação será uma grande surpresa para mim, este voo não deve ser feito muitas vezes sem portugueses a bordo... a Air-France/KLM são das companhias com preços mais competitivos e este voo liga-se facilmente com Lisboa! Além disto, em França há muitos emigrantes portugueses...
abraços
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http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Voo 447: português não embarcou
Afinal não há nenhum português entre os desaparecidos do voo 447 da Air France que deixou de aparecer nos radares esta segunda-feira.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/a ... -4073.html
De acordo com as informações da Air France, a lista de passageiros compreende as seguintes nacionalidades: 80 brasileiros; 73 franceses; 18 alemães; 9 italianos; 6 americanos; 4 húngaros; 5 chineses; 2 espanhóis; 2 ingleses; 2 marroquinos; 2 irlandeses; 1 angolano; 1 belga; 1 turco; 1 norueguês; 1 russo; 1 eslovaco; 1 austríaco; 1 argentino; 1 polaco; 1 romeno; 1 sueco; 1 islandês e 1 filipino
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/a ... -4073.html
De acordo com as informações da Air France, a lista de passageiros compreende as seguintes nacionalidades: 80 brasileiros; 73 franceses; 18 alemães; 9 italianos; 6 americanos; 4 húngaros; 5 chineses; 2 espanhóis; 2 ingleses; 2 marroquinos; 2 irlandeses; 1 angolano; 1 belga; 1 turco; 1 norueguês; 1 russo; 1 eslovaco; 1 austríaco; 1 argentino; 1 polaco; 1 romeno; 1 sueco; 1 islandês e 1 filipino
Voo 447: avião cheio «salva» casal francês
Um casal francês não embarcou no voo 447 por o avião estar cheio. Segundo o jornal brasileiro Folha Online, o casal encontrava-se de férias em Brasília, quando decidiram regressar mais cedo a Montpellier.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional-r ... -4563.html
http://www.tvi24.iol.pt/internacional-r ... -4563.html
Elias Escreveu:Fenicio Escreveu:Não sou um profundo conhecedor mas trata-se de um acidente muito raro, não? Já ouvi falar de aviões que cairam por diversos problemas mecanicos, mas nunca por turbulência em altitude de cruzeiro.
Eu até imaginava que um avião em altitude de cruzeiro está bastante acima das trovoadas... ou não?
Pelo que diziam na CNN, nesta altura do ano formam-se na região do Equador nuvens de tempestade com grande turbulênica até aos 15 mil metros... e era mesmo nessa zona que o avião estava.
Fenicio Escreveu:Não sou um profundo conhecedor mas trata-se de um acidente muito raro, não? Já ouvi falar de aviões que cairam por diversos problemas mecanicos, mas nunca por turbulência em altitude de cruzeiro.
Eu até imaginava que um avião em altitude de cruzeiro está bastante acima das trovoadas... ou não?
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A "teoria" mais avançada neste momento é a de que o avião foi atingido por um raio que danificou o seu sistema elétrico. De facto, a última mensagem enviada pelo aparelho dava conta de um curto-circuito por conta de um raio e também indicava forte turbulência.
Não sou um profundo conhecedor mas trata-se de um acidente muito raro, não? Já ouvi falar de aviões que cairam por diversos problemas mecanicos, mas nunca por turbulência em altitude de cruzeiro.
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MarcoAntonio Escreveu:Não vale a pena recorrer a notícias de jornal com a selecção de meia duzia de acidentes quando existem BD's disponíveis onde podemos consultar todos os dados.
Correcto Marco. E acrescento que já vi outros erros ao longo do dia que não lembram nem ao diabo!
Mas isso agora pouco interessa, face ao sucedido...

Mais uma listagem, esta sumarizada por anos:
http://aviation-safety.net/statistics/p ... php?cat=A1
A tendência tem sido de baixa desde 2005, o último ano "mau". Este ano ia relativamente reduzido, mais ou menos em linha com o ano passado (vi por alto e ia com ~275 mortos até agora em 5 meses segundo o mesmo site, portanto é comparar com os anteriores).
Não vale a pena recorrer a notícias de jornal com a selecção de meia duzia de acidentes quando existem BD's disponíveis onde podemos consultar todos os dados.
http://aviation-safety.net/statistics/p ... php?cat=A1
A tendência tem sido de baixa desde 2005, o último ano "mau". Este ano ia relativamente reduzido, mais ou menos em linha com o ano passado (vi por alto e ia com ~275 mortos até agora em 5 meses segundo o mesmo site, portanto é comparar com os anteriores).
Não vale a pena recorrer a notícias de jornal com a selecção de meia duzia de acidentes quando existem BD's disponíveis onde podemos consultar todos os dados.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/6/2009 18:46, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Os mesmos links para o outro site que tb já coloquei aqui de outras vezes (este já está a fazer referência ao de hoje da Air France):
2007
http://aviation-safety.net/database/dbl ... ?Year=2007
2008
http://aviation-safety.net/database/dbl ... ?Year=2008
2009
http://aviation-safety.net/database/dbl ... ?Year=2009
2007
http://aviation-safety.net/database/dbl ... ?Year=2007
2008
http://aviation-safety.net/database/dbl ... ?Year=2008
2009
http://aviation-safety.net/database/dbl ... ?Year=2009
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ThEcRoW Escreveu:Razão Pura Escreveu:É impressão tua Artista.
Parece que o Artista tem alguma razão...
Vejam aqui:
http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/2008892.stm
Essa lista não é exaustiva, nem pouco mais ou menos.
Há dois ou três sites que fazem o relatório permanente de acidentes de aviação e têm uma BD que se pode consultar. Já os coloquei aqui antes noutros tópicos semelhantes...
Este é um deles (deixo o link directo para a listagem dos últimos anos):
2007
http://www.planecrashinfo.com/2007/2007.htm
2008
http://www.planecrashinfo.com/2008/2008.htm
2009
http://www.planecrashinfo.com/2009/2009.htm
Até aqui e mesmo considerando em termos de vítimas, o ano estava perfeitamente na média (até um bocadinho para o baixo, comparando com os anos anteriores).
Este acidente a confirmar-se as vítimas vai pesar um bocado, em termos de fatalidades. Mas é depois de incluir este que é bastante significativo...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Voo 447: distracção salvou duas vidas
aefernandes Escreveu:Uma distracção do analista judiciário brasileiro João Marcelo Calaça, de 37 anos, salvou-lhe a vida. A ele e a um amigo. Ambos tinham tudo pronto para viajar no voo 477 da Air France, esta segunda-feira. Mas, duas horas antes do check-in, João reparou que tinha o passaporte caducado. Não pode viajar e, por isso, o amigo também ficou em terra.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/v ... -4073.html
Depois dessa, o tal amigo deve estar eternamente grato ao passaporte caducado do outro!
Histórias como esta arrepiam-me. A sério!
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Voo 447: distracção salvou duas vidas
Uma distracção do analista judiciário brasileiro João Marcelo Calaça, de 37 anos, salvou-lhe a vida. A ele e a um amigo. Ambos tinham tudo pronto para viajar no voo 477 da Air France, esta segunda-feira. Mas, duas horas antes do check-in, João reparou que tinha o passaporte caducado. Não pode viajar e, por isso, o amigo também ficou em terra.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/v ... -4073.html
Segundo comunicado da Air France, viajavam 216 passageiros: 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebé.
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Segundo comunicado da Air France, viajavam 216 passageiros: 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebé.
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Editado pela última vez por aefernandes em 1/6/2009 17:54, num total de 1 vez.
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