Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Silveira » 24/6/2007 12:13

Boas a todos,

A GALP tem estado em todas as conversar que tenho tido sobre a bolsa nos últimos tempos e as opiniões divergem quanto ao rumo que a acção irá seguir nesta segunda parte do ano.
Depois de atingido o máximo histórico na acção, esta corrigiu em baixa quebrando o canal ascendeste que estava a marcar a tendência de curto médio prazo, na minha opinião é o factor de relevo a ter em conta neste momento. Acredito que os três cenários possíveis (lateralização, descida ou mesmo novo máximo) possam acontecer, o único que não gostaria de ver seria uma descida até aos 8,50€ pois significaria a quebra em baixa da linha de tendência ascendente de longo prazo e o fim da tendência de alta que tem marcado a acção desde a sua entrada em bolsa. Penso que neste momento os suportes da acção estão nos 9,55€ e 9,15€ e a resistência está claro no máximo histórico.
Vamos esperar para ver o que nos reserva a próxima semana.

Abraços, Carlos Silveira
Anexos
GALP_1.png
GALP_1.png (0 Bytes) Visualizado 5881 vezes

Registado: 5/11/2002 19:00

por sharpyn » 23/6/2007 1:21

Angola: Galp avança «próximos meses» nos biocombustíveis

A Galp Energia vai avançar «nos próximos meses» com um projecto de desenvolvimento de biocombustíveis em Angola, numa parceria com a petrolífera angolana Sonangol e agricultores locais, revelou hoje Fernando Gomes, administrador da empresa portuguesa.

«A grande aposta a curto prazo são os biocombustíveis. A relação que existe entre a Galp e a Sonangol, com a intermediação do governo angolano, vai permitir avançar muito fortemente nos próximos meses para um projecto de desenvolvimento nessa área», afirmou Fernando Gomes, em declarações à Lusa.
O administrador da Galp, que falava à margem de um seminário sobre relações económicas entre Portugal e Angola, que decorreu esta manhã no Porto, escusou-se a revelar o montante do investimento previsto, adiantando, no entanto, que o projecto deverá envolver uma área de 200 mil hectares.

«O modelo de desenvolvimento que pretendemos para este projecto é uma parceria com a Sonangol e com agricultores locais», afirmou Fernando Gomes, acrescentando, no entanto, que «ainda decorrem negociações» com a petrolífera angolana e com o governo de Angola para definir o modelo final.

Na perspectiva de Fernando Gomes, «a sintonia que existe actualmente entre a Galp e a Sonangol permite desenvolver projectos que antes eram impossíveis», recordando que a petrolífera angolana é actualmente accionista da Galp e o presidente da Sonangol, Manuel Vicente, é membro não executivo do Conselho de Administração da empresa portuguesa.

Entre os negócios agora possíveis está o reforço da participação da Galp no mercado de distribuição de combustíveis em Angola, através da Sonangalp, empresa participada pela Galp e pela Sonangol.

«A curto prazo, vamos ter mais cinco postos de combustível, todos em Luanda, e depois vamos crescer no resto do país», revelou.

Relativamente ao sector petrolífero, Fernando Gomes recordou que a Galp já investiu em Angola cerca de 850 milhões de dólares, dos quais 220 milhões apenas este ano, o que a torna no «maior investidor português» naquele país africano.

«O investimento tem sido rentável», afirmou o administrador da Galp, salientando que «o sucesso de algumas descobertas feitas em blocos de exploração de que a Galp faz parte tem permitido que estejamos agora a colher os frutos da sementeira feita ao longo dos anos».

Segundo Fernando Gomes, a Galp, além dos blocos petrolíferos que já estão a ser explorados, tem ainda uma participação num bloco on-shore no enclave de Cabinda que ainda não começou a ser explorado.

A exploração deverá começar logo que o governo angolano considere que existem condições de segurança, atendendo a que a zona necessita de ser desminada.

Quanto a participações em novos blocos de exploração petrolífera, Fernando Gomes salientou que, caso as autoridades angolanas lancem novos concursos, «a Galp não ficará de fora».

Diário Digital / Lusa

22-06-2007 15:12:00

God save the Money!

Registado: 7/5/2007 1:50

E não será razoável...

por msoares36 » 22/6/2007 11:46

que depois de traçada a LTAscendente suportada pelos sucessivos mínimos, caso se verifique que a amplitude do movimento se preste para que se trace uns "pips" acima, uma linha que contenha os sucessivos máximos , e que até a poderá cruzar e nesse caso, lhe sirva de direcção e suporte para ser agora a LTA, que suportará os minimos que poderão acontecer a partir desse momento.
Existe alguma inadequação do ponto de vista da AT, que lhe tire legitimidade?
Obrigado.
FSoares

Registado: 3/12/2002 19:50

por Ulisses Pereira » 22/6/2007 11:30

Além das cotações terem cruzado várias vezes a linha (não é abonatório para nenhuma linha de tendência) esta linha enferma de um erro que tenho visto em muitas análises. A LT de uma tendência ascendente é traçada com base na união dos mínimos dessa tendência e não dos máximos. E o que está nesta análise é, durante um largo período, a união dos máximos dessa tendência...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ulisses, com respeito á dita linha...

por msoares36 » 22/6/2007 11:16

confesso que tb a tinha representado no meu gráfico.
Quanto ao "sentido técnico", o que é isso para além de um balizamento de consecutivos mínimos e/ou máximos em que o preço do activo se desnvolveu durante um periodo de tempo, que para bem, quanto mais longo melhor e mais representativo duma possivel extrapolação que faça algum sentido antecipar o futuro movimento... :shock:
Quanto á Galp essa linha poderá ter servido de resistÊncia por 3 ocasiões, (meados de fev, meados de março e fins de maio) e suporte agora nestes ultimos dias...
Agora agradeço, se para além destas considerações, houver mais elementos a merecerem importância, me queiras eluciadar..

Obrigado
F Soares

Registado: 3/12/2002 19:50

por jabreu » 22/6/2007 10:56

:mrgreen:
Acho que o que o naoestouka quer dizer é que os 9,74 é suporte e acha que deve ressaltar...

:shock:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Ulisses Pereira » 22/6/2007 10:51

Numtouka, na linha do que disse o Resina, seria possível explicares como traçaste essa linha de tendência? Confesso parecer fazer pouco sentido técnico.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Resina » 22/6/2007 9:52

Numtouka,
Porque razão colocas essa lta a cruzar o gráfico e não a colocas em baixo, penso que será melhor...
Depois dos máximos arrefeceu, penso que os dividendos tambem atraíram, nota-se que o titulo arrefeceu um pouco... A tendencia proxima deve ser de laterização até saidas de noticias com algum impacto...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por numtouka » 22/6/2007 9:25

Vamos lá puxar este tópico para cima...

Deixo-vos mais um gráfico para opinarem e descobrirem novas tendências. :)
Anexos
Galpm220607.PNG
Galpm220607.PNG (0 Bytes) Visualizado 4582 vezes
How high is high?

Registado: 12/2/2007 18:07

por numtouka » 21/6/2007 18:27

Onde se lê "Se descer parece-me que tem uma resistência nos 9.50 €" deve-se ler "Se descer parece-me que tem uma antiga resistênciazita nos 9.50 € que poderá servir de suporte".
How high is high?

Deixem-na respirar!

por numtouka » 21/6/2007 18:23

psousa Escreveu:
numtouka Escreveu:Quebrou o canal que estava a seguir e agora espero até ao fecho para rever a estrategia. Apesar da descida continuo a negociar com lucro e não tenho intenção de vender.

Bom dia numtouka.

Eu não percebo nada de análise técnica, mas se fechar abaixo dos 9.80 quebrando o teu canal ascendente de curto prazo, que suporte poderá ter? 9.50?

Obrigado.

Boa tarde psousa e desculpa só estar a responder agora mas hoje tive que me concentrar noutros trabalhos que estão a oferecer uma rentabilidade superior à deste papel nas últimas sessões :wink:

Estou neste momento a analisar o gráfico e os negócios realizados no dia de hoje e considero que reagiu bem depois de ter tocado nos 9.60 € (por volta das 11h). Os primeiros 10 min da manhã foram terriveis com alguns investidores a entrarem em pânico e a despacharem-se delas originando uma queda superior a 2% em relação ao preço de fecho da sessão de ontem. Quem as conseguiu apanhar em baixo está de parabéns por causa de recuperação de viu a seguir.

Estamos todos no mesmo barco em relação a certezas na variação do preço de qualquer acção mas podemos ter a certeza absoluta de duas situações: ou sobe ou desce!
Se descer parece-me que tem uma resistência nos 9.50 € que pode segurar o papel mas se não for suficiente então podemos vê-la a cair até valores próximos dos 9 € tocando na outra lta.
Caso suba poderá tentar retomar o canal que foi desfeito hoje e continuando a tendência de modo a ultrapassar os 10€.

E porque hoje começou oficialmente o verão, recordo o que já foi dito por alguns colegas: este é o período em que mais se vende combustíveis e para bom entendedor...
How high is high?

por sapo » 21/6/2007 17:10

Desculpa a gafe, reforçar *a futura posição na REN... Ainda falta mas quero ter a certeza de que tenho capital suficiente para cobrir a minha e a subscrição da minha irma.

Registado: 1/10/2006 13:18

por carrancho » 21/6/2007 13:00

sapo Escreveu:Bom dia!, Eu acabei por vender na segunda a 9.90 para reforçar a minha posição na REN...

Como é que já tens "posição" na REN para ser reforçada?
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Aqui tens...

por Ruim. » 21/6/2007 12:54

Registado: 6/2/2007 13:07

por sapo » 21/6/2007 12:38

Bom dia!, Eu acabei por vender na segunda a 9.90 para reforçar a minha posição na REN, é claro que a medio prazo a galp vai voltar a subir pois acredito que as reservas dos EUA e a situação na Nigeria vão ser favoraveis para tal acontecer. Mas sera que a REN ñ tera mais "BULL Power"? Eu penso que sim..
Poderam partilhar comigo Onde é que visualizam os graficos que mts vezes mostram aqui?

Registado: 1/10/2006 13:18

por sharpyn » 21/6/2007 11:32

O que e facto é que a galp caiu após ter batido os 10 Euros.Uma barreira psicológica que na minha opinião será transponível.
Relacionada com o continuar da descida poderá estar -- o facto de amorim ter perdido a acção em tribunal (para já) contra a ren e ser um accionista de referência e bastante estratégico devido às parcerias que tem com a gazprom.
- a descida do preço do petróleo mas como já aqui disseram o verão trará a subida do preço do ouro negro;
- para além do verão adicionaria também embora um pouco mais tarde a chegada da época dos ciclones e afins sobretudo à zona do golfo do méxico que é uma zona por excelência desses fenómenos e tb está apinhada de plataformas petrolíferas;
-
God save the Money!

por Resina » 21/6/2007 10:27

psousa Escreveu:
numtouka Escreveu:Quebrou o canal que estava a seguir e agora espero até ao fecho para rever a estrategia. Apesar da descida continuo a negociar com lucro e não tenho intenção de vender.

Bom dia numtouka.

Eu não percebo nada de análise técnica, mas se fechar abaixo dos 9.80 quebrando o teu canal ascendente de curto prazo, que suporte poderá ter? 9.50?

Obrigado.

O mais eficaz de todos parece-me o que esta junto da lta, nos 9€...
Abraço
Ps: numtouka, esquece o teu canal... =P :shock:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por psousa » 21/6/2007 10:21

Bom dia numtouka.

Obrigado.

Registado: 15/1/2007 11:48

por psousa » 21/6/2007 9:18

curiosamente continua a existir mais pressão compradora que vendedora. O pessoal está a ficar nervoso e depois há os triggers a disparem. eu vou continuar e só estou à espera que a jmar suba mais 1 ou 2 cents para tirar de lá e reforçar na galp.
9.65 é ainda um valor justo (o valor do ex-dividend), mas espero que a descida pare por aqui.

A desvalorização do petróleo ontem após a revelação das reservas petrolíferas nos EUA não ajudou nada. Nas petrolíferas a queda foi geral. Só a xom tombou 3% anulando todos os ganhos das últimas 3 ou 4 sessões. Mas o verão ajuda as petrolíferas (mais voos, mais viagens de carro, o barquito, etc.). É um momentum. Amanhã já passa, (des)espero eu! 8-)

Registado: 15/1/2007 11:48

por numtouka » 21/6/2007 9:15

Quebrou o canal que estava a seguir e agora espero até ao fecho para rever a estrategia. Apesar da descida continuo a negociar com lucro e não tenho intenção de vender.
How high is high?

por Noel » 21/6/2007 8:34

Pois, assim parece...eu acabei por vender também a 9.68...a perder claro :oops: . Mas que "sa coza", também já houve mts trades em que ganhei e não estou para ficar triste por isso. Acho que muita gente começa a vender para ter liquidez para entrar em força na Martifer e REN que também é o meu caso mas vamos a vêr se os próximos dias ajudam.
Bons negócios para vós todos e bom dia.

Registado: 27/10/2006 15:32

por Obstinado » 21/6/2007 8:31

Boas férias e metam muita gasolina... da Galp, claro :mrgreen:

Registado: 17/4/2006 23:20

por btmoreira » 21/6/2007 8:23

Penso que muita gente tem GALP em resultado da OPV, agora que já foi pago o dividendo, querem ir de férias descansados :)

Eu vou comprando algumas!

Registado: 11/10/2006 22:14

por Noel » 21/6/2007 7:59

Bom dia.
Alguém me sabe responder o que se passa com esta menina? Julguei que o suporte fose aos 9,80, mas ela já veio aos 9.57 :( . A tendencia é de queda? :shock:

Registado: 27/10/2006 15:32

por sharpyn » 21/6/2007 0:43

O jornal de negocios de hj (20 de junho) vem com uma entrevista com Murteira Nabo o Presidente da Galp...Interessante...
God save the Money!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1 e 164 visitantes