Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por Quimporta » 17/2/2015 20:59

jccgold Escreveu:
Quimporta Escreveu:A onda de entusiasmo com uma corrente política de extrema esquerda

Volto a perguntar pela 5ª ou 6ª vez. O que é que o Syriza tem proposto que seja radical ou extremista?

jcgold, não conheço o programa mas há duas coisas que o partido não esconde: que é de esquerda e que é radical.
Também não sei Grego, mas dizem que é precisamente isso que está no nome do partido: ver Synaspismós Rizospastikís Aristerás, abreviado SYRIZA
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por jccgold » 17/2/2015 20:39

Quimporta Escreveu:A onda de entusiasmo com uma corrente política de extrema esquerda

Volto a perguntar pela 5ª ou 6ª vez. O que é que o Syriza tem proposto que seja radical ou extremista?

Registado: 11/11/2011 3:58

por Quimporta » 17/2/2015 20:27

Eu não entendo a vontade das esquerdas europeias de se associarem a uma estratégia Grega, que no curto prazo só pode ser dolorosa.
Quando o mexilhão bate na rocha quem se lixa é o mexilhão na mesma, e já não há nada no plano Grego que lhe dê outro estatuto.

A onda de entusiasmo com uma corrente política de extrema esquerda preparada para rupturas vai certamente esfriar quando o novo governo começar a ter que tomar opções.
Em ano de eleições em países que neste momento se posicionam para mudar de governos, colar ao Siryza é entrar para o elenco desta tragédia Grega, que para já parece animada, mas ainda está no primeiro Ato.

Greece, Ireland and Portugal
Three little piggies
Feb 16th 2015, 21:06 BY C.R. | The Economist

ON FEBRUARY 16th the Eurogroup, consisting of the euro-area's 19 finance ministers, met to discuss whether they should change the conditions of Greece's bail-out. Unsurprisingly, given that neither the German nor Greek governments were showing any sign of compromise over the weekend, the talks collapsed by the end of the afternoon. Wolfgang Schäuble, Germany's finance minister, is strongly opposed to any modifications. So, ironically, are the governments of Ireland and Portugal. Like Greece, the latter two binged on cheap debt before the crisis, suffered banking meltdowns and were forced to endure the austerity that came as a condition of bail-outs of their own. But instead of standing in solidarity with Greece, they are mimicking the stance of its creditors.

It is easy for Ireland and Portugal to be fastidious: their economies have recently started to hum again (see chart). Over the past two years, economic growth has got going, unemployment has being falling and bond yields on their public debt are now lower than before the financial crisis. Indeed, at today's meeting, Portugal's finance minister attempted to repay some of its bail-out loans ahead of schedule.

Although Greece's problems, in terms both of debt and of growth-smothering regulation, were much worse than Ireland or Portugal's, its reforms had been beginning to bear fruit too. Towards the end of last year, GDP started to rise again and unemployment started to fall, bringing a little relief to many impoverished Greeks. But since last month's election was called, in December, macroeconomic indicators have started to head the other way. Government revenues have begun to fall, the trade deficit has begun to rise and unemployment resumed its upward journey. The Greek tragedy about Syriza may well turn out to be that it knocked over the economic apple-cart when it was just about to reap the reward of its people's sacrifices over the last few years.
Anexos
Three little piggies.png
Three little piggies.png (122.56 KiB) Visualizado 5841 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por jccgold » 17/2/2015 19:57

É normal não haver hipótese de discussões civilizadas. Quando se pergunta se alguém é de esquerda ou direita 99% sabem dizer de que lado são, mas quando se pergunta o que é isso de esquerda ou direita 99% não sabem dizer o que é. Ter conversas informadas com desinformados é uma impossibilidade

por muzzle » 17/2/2015 19:52

Raposo Tavares Escreveu:Vá, não te zangues por tão pouco.

Infelizmente, os últimos anos comprovaram que é muito raro que alguém consiga ter um debate ou discussão com outra pessoa que tenha pontos de vista muito diferentes. Regra geral, acaba numa conversa vazia e com ataques pessoais. Não vou entrar nesse registo e já não tenho grande pachorra para este tipo de troca de argumentos.
Acho essencial numa sociedade evoluída, democrática e informada, que existam e que se saibam os vários pontos de vista e as várias propostas que a sociedade tem para oferecer. Independentemente da tua opinião sobre o Louçã (por ex.), o certo é que ele é um economista dos mais respeitados deste país, e dá aulas numa das mais prestigiadas universidades deste país. As suas opiniões não são válidas porque é de esquerda ou porque é do Bloco?

Aqui tens um belo exemplo como as coisas podem não ser "chapa 5" como muita gente tenta fazer crer

https://www.youtube.com/watch?v=8UN1gI2 ... e=youtu.be

edit: sim, agora estou a falar da situação grega
Editado pela última vez por muzzle em 17/2/2015 20:15, num total de 2 vezes.

Registado: 11/2/2008 22:56

por BearManBull » 17/2/2015 18:37

Dom_Quixote Escreveu:Atenas, 17 fev (Lusa) - O porta-voz do Governo grego, Gavriil Sakelaridis, rejeitou hoje o ultimato imposto pelo Eurogrupo e assegurou que o país "não vai pedir um prolongamento do memorando nem com uma pistola apontada à cabeça".

http://www.msn.com/pt-pt/financas/negoc ... lsignoutmd

Nem sei o que diga neste momento só se pode ter um sentimento de pena. Autenticamente isolados e ostracizados pelo resto da Europa, no eurogrupo levaram um chuto e sairam pela porta dos fundos.

O ostracismo era uma punição existente em Atenas, no século V a.C, onde o cidadão, geralmente um político, que ameaçasse a democracia, era votado para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.

O ostracismo foi criado por Clístenes, o "Pai da Democracia".

Todos os anos, durante a sexta pritania a questão de se um ostracismo deveria ser votado naquele ano era colocada para a eclésia,1 se assim decidido, o ostracismo tomava lugar na Ágora durante a oitava pritania.2

O termo deriva do método de votar que consistia na escrita do eleito em um pedaço de cerâmica, o óstraco.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostracismo
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

Re: Louçã, grande educador do povo.

por doke » 17/2/2015 18:13

Raposo Tavares Escreveu:Hoje, lembrei-me do Louçã duas ou três vezes. O que é que o rapaz quererá dizer com a expressão: 'O Syriza é quem melhor nos representa na Europa' ?

O meu problema nem é bem haver um Louçã, o problema deste país é que os jornais estão cheios de Louçãs, Batistas Bastos, Plumas Caprichosas, Daniéis Oliveiras e outras aves de arribação...
Entretanto hesitei entre vender as ações que tenho em bolsas europeias, ou não (CAC e BEL). Acabei por não as vender. Agora, depois de passada a volatilidade que há de vir por aí, só lá para o final da semana é que saberei se fiz mal, ou muito mal, ou até, mal cum'ó camandro. Isto é tramado.

Raposo estava com a mesma dor de Alma que tu.
Mas Parece que-por mão Divina- o Comboio ...Foi lá à Frente...Para a gente sair Limpinho...Aproveitei para limpar tudo o que, era Bancos, Motas , Edps e mais uns trocos.

Fiquei com um residual BCP e Son. Capital. Carteira fechada a 90% .

Agora é Trabalhar(pouco ...mas Bem) sem Stress e DORMIR que nem um Anjo :D

Registado: 15/8/2014 22:00

por Dom_Quixote » 17/2/2015 18:09

Atenas, 17 fev (Lusa) - O porta-voz do Governo grego, Gavriil Sakelaridis, rejeitou hoje o ultimato imposto pelo Eurogrupo e assegurou que o país "não vai pedir um prolongamento do memorando nem com uma pistola apontada à cabeça".

http://www.msn.com/pt-pt/financas/negoc ... lsignoutmd
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Ativo » 17/2/2015 17:59

O Eurogrupo disse que a Grécia deverá dizer, até sexta-feira, se pretende ou não a extensão do programa de assistência financeira que estava em curso. Isto cheira a um ultimato.
Caso não haja resposta da Grécia até sexta-feira, o Eurogrupo não se reunirá na segunda-feira e, suponho, o BCE tomará no fim de semana uma medida mais ou menos "dura" para com a Grécia. :-k

Registado: 24/1/2014 17:24

por rollingsnowball » 17/2/2015 17:08

Como tinha dito atrás que gostava de ler algum artigo bem argumentado e apoiado que apontasse num sentido que de algum modo apoiasse o ponto de vista que tem sido apresentado pela esquerda. Ele aqui está (já é um pouco antigo - quase 2 anos - e quem sabe os factos evoluiram num sentido diferente mas parece-me muito bem escrito)

http://carnegieendowment.org/2013/05/21/excess-german-savings-not-thrift-caused-european-crisis

ps: quanto à nossa comunicação social acho que não há dúvidas sobre o aquilo a que eles dão destaque recorrentemente...aliás, onde se nota mais é quando se lembram de fazer entrevistas de rua no estrangeiro (como fizeram na grécia) em que as perguntas já induzem a resposta de tal forma que os entrevistados com frequência parecem surpreendidos. Peças bem fundamentadas para um lado ou para o outro (como a que coloquei aqui acima) é coisa inexistente, preferindo-se sensacionalismos e demagogias recorrentemente
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por pvg80713 » 17/2/2015 9:37

RPedroG Escreveu:Eu comeco a acreditar num grexit na 6a feira ao fim do dia.
Acho q os ministros da zona euro tem um stop loss para a grecia que está prestes a ser atingido.
Mais vale aceitar as perdas, do que emprestar mais e tornar as perdas ainda maiores. E o Tsipras (evitando assumir a culpa total que terá) virá depois dizer que nao queria sair do Euro mas que foi empurrado para fora pelos outros paises.

Mas também nao acho q este cenario seja seguro de acontecer. Até há algum tempo atrás, achei sempre q era irrealista, mas actualmente é na minha opiniao uma possibilidade cada vez mais real...

Claro está q o Tsipras poderá mais uma vez voltar atrás na palavra e aceitar as condicoes da Europa mas perderá qualquer credibilidade que ainda poderia ter e teria que aceitar nao cumprir a grande parte do que prometeu aos gregos.

a realidade ainda não aponta para um grexit. se as eleições fosses hoje na Grécia o Syriza ganhava com maioria absoluta...
há manifestações de apoio ao governo todos os dias em Atenas.
o povo Grego estava à espera de álguem que lhes desse um novo orgulho... e é isso que neste momento estão a ter.

mais que a Europa não querer um Grexit os EUA também não querem, reparem que a Grécia já está rodeada do mundo Muçulmano por mais sitios que antigamente. A Albania e a Bosnia são Muçulmanas... e estas alterações no mundo estão a causar aborrecimentos a muita gente.

a Teoria dos Jogos, diz que enquanto não faltar dinheiro nas ATMś Gregas nada se altera.

este jogo ainda vai durar mais algum tempo... parece-me...

Registado: 19/4/2005 11:11

por RPedroG » 17/2/2015 8:53

Eu comeco a acreditar num grexit na 6a feira ao fim do dia.
Acho q os ministros da zona euro tem um stop loss para a grecia que está prestes a ser atingido.
Mais vale aceitar as perdas, do que emprestar mais e tornar as perdas ainda maiores. E o Tsipras (evitando assumir a culpa total que terá) virá depois dizer que nao queria sair do Euro mas que foi empurrado para fora pelos outros paises.

Mas também nao acho q este cenario seja seguro de acontecer. Até há algum tempo atrás, achei sempre q era irrealista, mas actualmente é na minha opiniao uma possibilidade cada vez mais real...

Claro está q o Tsipras poderá mais uma vez voltar atrás na palavra e aceitar as condicoes da Europa mas perderá qualquer credibilidade que ainda poderia ter e teria que aceitar nao cumprir a grande parte do que prometeu aos gregos.

Registado: 31/7/2014 8:10

por jccgold » 17/2/2015 4:19

Raposo Tavares Escreveu: o peso doido que os esquerdóides têm na imprensa escrita e, sim, já que o referiste, nos painéis televisivos..

Jose Luis Judice, Santana Lopes, Marques Mendes, o boxista, o caramelo do PP q teve 3% nas eleicoes pra CM de Lisboa, a passada da cabeça vice-presidente do PSD q queria q levantar dinheiro no multibanco fosse taxado, and so on. Só esquerdóides nos paineis televisivos e cada um com um passado mais brilhante que o outro.

Raposo Tavares Escreveu:Constatar esse facto não é facciosismo, é um desabafo de quem conclui que a opinião publicada em Portugal quando não está nas mãos de empresas com interesses duvidosos, ou ligada a interesses manhosos, está enxameada de ativistas de extrema esquerda.

Nada de faciosismos, mas claro defender o Syriza é pq sao de extrema esquerda. Até hoje continuo à espera que me digam o que é que o Syriza propôs de radical. Lá acusa-los de serem extremistas isso n falta, justificar o porquê ainda estou à espera do 1º. Já o permitir-se que na Grécia 50% da população jovem seja desempregada, isso já nao é radicalismo nem faciosismo é teoria económica e gente sensata neo-liberal no seu explendor.

por RaposoTavares » 17/2/2015 2:10

Serra Lapa Escreveu:A Opa ao Bpi está na primeira pagina do EL PAIS

http://elpais.com/

http://economia.elpais.com/economia/2015/02/16/actualidad/1424120283_671753.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por SERRA LAPA » 17/2/2015 2:00

A Opa ao Bpi está na primeira pagina do EL PAIS

http://elpais.com/

Registado: 17/3/2008 4:57

por RaposoTavares » 17/2/2015 1:55

por SERRA LAPA » 17/2/2015 1:44

Que fique a esquerda e direita bem com esta noticia da Opa ao BPI

http://economia.elpais.com/economia/201 ... 71753.html

Registado: 17/3/2008 4:57

por RaposoTavares » 17/2/2015 1:38

Ai isso era uma crítica aos meus posts anteriores?! Como nunca utilizei a expressão esquerdalha, nem nunca falei contra a liberdade de imprensa pensei que concordasses com o peso doido que os esquerdóides têm na imprensa escrita e, sim, já que o referiste, nos painéis televisivos.

Muzzle, mais a sério, no Expresso que saiu depois das eleições gregas só havia duas ou três opiniões a porem em causa os méritos de um governo de coligação entre a extrema esquerda e a extrema direita, num país em crise e europeu. Estas duas ou três opiniões estavam publicadas no Expresso... económico. O Expresso dessa semana parecia um panfleto de campanha do Syriza.
Em mais nenhum país da Europa, ou do mundo civilizado, um jornal dito de referência de centro esquerda foi tão longe.
Constatar esse facto não é facciosismo, é um desabafo de quem conclui que a opinião publicada em Portugal quando não está nas mãos de empresas com interesses duvidosos, ou ligada a interesses manhosos, está enxameada de ativistas de extrema esquerda.

Não me reconheço em nenhum pasquim da nossa praça. Nesse sentido, o meu problema é a ausência de um jornalismo sério que se deixe das patranhas da neutralidade quando toda a gente que queira ver se apercebe do sentido de voto dos articulistas neutros e seriíssimos nas últimas vinte eleições.

O que queres que te diga mais?
Posso pedir~te que vejas os alinhamentos paupérrimos das tvs, posso pedir~te que compares os nossos pasquins com os jornais que ainda se vão publicando em França, em Espanha, na Alemanha, na Bélgica, em Inglaterra... (Francamente, tão maus como os pasquins cá do sítio, só as publicações do Berlusconi e de meia Itália, e vê lá o que lhes aconteceu...).

Vá, não te zangues por tão pouco.

por muzzle » 17/2/2015 1:16

Raposo Tavares Escreveu:
muzzle Escreveu:Tens razão, a esquerdalha infestou os meios de comunicação social. [...] Às vezes pergunto-me se as pessoas têm pálas nos olhos que as impedem de ver para os lados.[...] isso tem um de 2 nomes: propaganda ou ditadura.

A ganda muzzle! Ainda bem que me dás razão. Quanto ao Palas que referes, estás tu a ver o problema? Já viste como esse grande titã acabou?

E a propósito, espirituoso muzzle: como é que achas que a Crise Grega vai afetar as tuas ações?

Não me referi à situação da Grécia nem fiz qualquer análise à mesma. Apenas respondi a uma linha de posts que tenho visto do mesmo género vindos da tua parte. Já por mais do que uma vez te vi criticar o facto de darem voz a esta malta da esquerda.

por RaposoTavares » 17/2/2015 1:12

muzzle Escreveu:Tens razão, a esquerdalha infestou os meios de comunicação social. [...] Às vezes pergunto-me se as pessoas têm pálas nos olhos que as impedem de ver para os lados.[...] isso tem um de 2 nomes: propaganda ou ditadura.

A ganda muzzle! Ainda bem que me dás razão. Quanto ao Palas que referes, estás tu a ver o problema? Já viste como esse grande titã acabou?

E a propósito, espirituoso muzzle: como é que achas que a Crise Grega vai afetar as tuas ações?

por Ativo » 17/2/2015 1:07

ativo Escreveu:Fiquei mais pessimista, relativamente à efetivação de um acordo entre o Eurogrupo e a Grécia e, por conseguinte, à permanência da Grécia na Zona Euro, depois de ler a notícia que se encontra no seguinte endereço: http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... arede.html
Penso que, a continuarmos assim, os mercados vão tremer. :-k

Muita gente pensa que a Grécia vai acabar por chegar a acordo com o Eurogrupo, pois recorda-se de um filme parecido, envolvendo a Grécia, já visto em 2012.
De tantas vezes se ter gritado, "aí vem lobo", deixa-se de acreditar no lobo. É natural.
Depois, além disto, o plano de Mário Draghi de comprar dívida pública soberana dos países da Zona Euro ("quantitative easing"), está a contribuir enormemente para que os mercados se mantenham calmos com a situação criada pela Grécia.
Escrevi que fiquei mais pessimista (ou seja, menos otimista ) relativamente a um acordo da Grécia com o Eurogrupo, mas, até ver, ainda me mantenho mais otimista do que pessimista em relação à concretização de tal acordo. A ver vamos ... :)
No entanto, uma coisa é certa, a atual situação grega, a manter-se, vai, mais tarde ou mais cedo, ter consequências nos mercados. :-k

por muzzle » 16/2/2015 23:54

Raposo Tavares Escreveu:O meu problema nem é bem haver um Louçã, o problema deste país é que os jornais estão cheios de Louçãs, Batistas Bastos, Plumas Caprichosas, Daniéis Oliveiras e outras aves de arribação...

Tens razão, a esquerdalha infestou os meios de comunicação social. Não se vê mais ninguém nos painéis de comentadores, nem os com mais destaque são de direita.
Às vezes pergunto-me se as pessoas têm pálas nos olhos que lhes impede de ver para os lados.

E novamente tens razão, é preferível que as pessoas só possam ouvir um lado da história e só possam ouvir opiniões do "teu lado". Acho que isso tem um de 2 nomes: propaganda ou ditadura. Escolhe a que preferes.

por Ativo » 16/2/2015 23:28

Fiquei mais pessimista, relativamente à efetivação de um acordo entre o Eurogrupo e a Grécia e, por conseguinte, à permanência da Grécia na Zona Euro, depois de ler a notícia que se encontra no seguinte endereço: http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... arede.html
Penso que, a continuarmos assim, os mercados vão tremer. :-k

por Dr Tretas » 16/2/2015 21:06

Primvs Escreveu:E pimba...após raise de Schaublle...Varoufakis faz all in! E agora?

http://economico.sapo.pt/noticias/eurog ... 12152.html

Fez all in com quê? Já tem tão poucas fichas... Acho que os outros jogadores não estão impressionados.

Registado: 29/10/2013 12:15

Louçã, grande educador do povo.

por RaposoTavares » 16/2/2015 20:24

Hoje, lembrei-me do Louçã duas ou três vezes. O que é que o rapaz quererá dizer com a expressão: 'O Syriza é quem melhor nos representa na Europa' ?

O meu problema nem é bem haver um Louçã, o problema deste país é que os jornais estão cheios de Louçãs, Batistas Bastos, Plumas Caprichosas, Daniéis Oliveiras e outras aves de arribação...
Entretanto hesitei entre vender as ações que tenho em bolsas europeias, ou não (CAC e BEL). Acabei por não as vender. Agora, depois de passada a volatilidade que há de vir por aí, só lá para o final da semana é que saberei se fiz mal, ou muito mal, ou até, mal cum'ó camandro. Isto é tramado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Goya777, latbal, m-m, nickforum, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, xeidafome e 177 visitantes