Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
mmrmm Escreveu:Marco Martins Escreveu:mmrmm Escreveu:OI SA (OIBR4) - 2,16 (-0,92%) / PT - 2,85 (-2,70%)
Teremos nova descida até aos 2,68? Em termos de short é arriscado pois está a cerca de 5% quer do suporte quer da resistência, mas parece mesmo que vai lá...
A proximidade entre o BES e a PT também poderá ajudar a criar alguma instabilidade, tanto na PT como na OI pois o BES é um dos accionistas de referência.
Bem visto. Já me tinha esquecido desse importante facto - a participação qualificada do BES na PT e na OI. É curioso que a pessoa agora indicada para gerir os destinos do banco, foi quem num passado muito recente era falado para assumir um cargo na futura administração da CORPCO (ver http://www.portugaldigital.com.br/econo ... al-telecom). No mínimo teremos um presidente do BES que deve estar por dentro de todos os meandros do processo de fusão.
No entanto não consigo estabelecer uma relação directa entre a queda dos três. O processo de fusão das duas empresas depende de algum modo do BES? A pergunta não é retórica, é mesmo desconhecimento destes processos e dos aspectos fundamentais do mesmo.
cmps,
Uma das boas razões para que a fusão seja benéfica é que com o AC da Oi, deixou de haver um bloco de controlo (TELEMAR +PTC/BES/Ongoing). Com a posição que o BES terá na CorpCo, não aquece nem arrefece se o BES tem ou não problemas. No limite poderá é vender a mesma...!

"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
Lombard Street, London (John Murray), 1922
- Registado: 7/5/2014 12:40
Marco Martins Escreveu:mmrmm Escreveu:OI SA (OIBR4) - 2,16 (-0,92%) / PT - 2,85 (-2,70%)
Teremos nova descida até aos 2,68? Em termos de short é arriscado pois está a cerca de 5% quer do suporte quer da resistência, mas parece mesmo que vai lá...
A proximidade entre o BES e a PT também poderá ajudar a criar alguma instabilidade, tanto na PT como na OI pois o BES é um dos accionistas de referência.
Bem visto. Já me tinha esquecido desse importante facto - a participação qualificada do BES na PT e na OI. É curioso que a pessoa agora indicada para gerir os destinos do banco, foi quem num passado muito recente era falado para assumir um cargo na futura administração da CORPCO (ver http://www.portugaldigital.com.br/econo ... al-telecom). No mínimo teremos um presidente do BES que deve estar por dentro de todos os meandros do processo de fusão.
No entanto não consigo estabelecer uma relação directa entre a queda dos três. O processo de fusão das duas empresas depende de algum modo do BES? A pergunta não é retórica, é mesmo desconhecimento destes processos e dos aspectos fundamentais do mesmo.
cmps,
mmrmm Escreveu:OI SA (OIBR4) - 2,16 (-0,92%) / PT - 2,85 (-2,70%)
- Registado: 7/4/2007 17:13
OI SA (OIBR4) - 2,16 (-0,92%) / PT - 2,85 (-2,70%)
jotas007 Escreveu:Artista R., concordo com o que escreveste, mas as tuas ultimas palavras disseram tudo!![]()
mmrmm, sim, estamos numa zona de indefinição por isso é que disse que caso quebre em alta a LTD poderá visitar os targets que defini. Tem que quebrar e não fazer novos minimos, se não estarei errado na minha análise.
Cumprimentos e bons negócios
As recomendações das casas de investimento hoje estão muito boas:
http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/psi ... id=3979976
PT target 2.50 euros
Artista R., concordo com o que escreveste, mas as tuas ultimas palavras disseram tudo!
mmrmm, sim, estamos numa zona de indefinição por isso é que disse que caso quebre em alta a LTD poderá visitar os targets que defini. Tem que quebrar e não fazer novos minimos, se não estarei errado na minha análise.

“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
jotas007 Escreveu:Boa tarde.
No ponto de vista de médio-prazo esta cotada parece estar a proporcionar um risco/benefício atraente, se não vejamos:
Boa reação ao suporte dos 2,58 e caso quebre a LTA que tem vindo a travar a PT desde o ano passado poderemos ter uma visita aos 3,63/4 e quem sabe aos 4,18 (para os optimistas)![]()
No longo-prazo dá a entender que poderá haver lateralização nesta zona.
E mais, quando vejo cerca de 8% do capital da empresa com posições curtas, imaginem quando isto tiver que ser fechado!!![]()
Caso faça novos minimos é porque estou totalmente errado na minha análise.
Bons negócios
Concordo, mas ainda estamos em zonas de indefinição e uma descida a suportes mais abaixo não está posta de parte. Creio que o valor para concretização do que escreve seria a zona dos 3,28/3,30. No entanto como disse anteriormente se quebrar os 3,00 com força e volume já arriscaria uma entrada longa. Isto sem perder de vista o que a «casa-mãe» está a fazer, o que no dia de hoje, como vem sendo costume, acompanha a PT ao estar a subir 3,79%. A subida de hoje da PT é relevante sobretudo se tivermos em conta que o volume foi superior ao das 3 últimas sessões.
cmps
jotas007 Escreveu:Boa tarde.
No ponto de vista de médio-prazo esta cotada parece estar a proporcionar um risco/benefício atraente, se não vejamos:
Boa reação ao suporte dos 2,58 e caso quebre a LTA que tem vindo a travar a PT desde o ano passado poderemos ter uma visita aos 3,63/4 e quem sabe aos 4,18 (para os optimistas)![]()
E mais, quando vejo cerca de 8% do capital da empresa com posições curtas, imaginem quando isto tiver que ser fechado!!![]()
Bons negócios
Jotas, acho que está a ser bastante otimista 8% de curtos é significativo... mas atente neste ponto"Uma ação da PT será trocada por um número de ações da CorpCo equivalente a 2,2911 euros (a
emitir ao mesmo preço do aumento de capital da Oi), a que acrescerão 0,6330 ações da CorpCo" 4,18 euros e mesmo 3,6 parece-me muito, pode dar-se o caso de num momento de fecho de posições... mas eu não acredito a não ser que a OI expluda pa norte
Fonte:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR47051.pdf
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Boa tarde.
Boa reação ao suporte dos 2,58 e caso quebre a LTA que tem vindo a travar a PT desde o ano passado poderemos ter uma visita aos 3,63/4 e quem sabe aos 4,18 (para os optimistas)
E mais, quando vejo cerca de 8% do capital da empresa com posições curtas, imaginem quando isto tiver que ser fechado!!
Bons negócios
Boa reação ao suporte dos 2,58 e caso quebre a LTA que tem vindo a travar a PT desde o ano passado poderemos ter uma visita aos 3,63/4 e quem sabe aos 4,18 (para os optimistas)

E mais, quando vejo cerca de 8% do capital da empresa com posições curtas, imaginem quando isto tiver que ser fechado!!

Bons negócios
- Anexos
-
- ptc.png (30.58 KiB) Visualizado 5911 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
ptbr13 Escreveu:mmrmm Escreveu:Realmente a OI e a PT parecem gémeas, a primeira caiu 0,47% ao passo que a segunda 0,25%. Ambas estão em queda mas o processo é acompanhado de constante baixa do volume. Se o volume acompanhasse as quedas seria uma boa oportunidade para shortar, assim sendo torna-se perigoso. Hoje ainda deu qualquer coisa, mas no final ainda recuperou bastante. Para já se calhar o melhor é ficar quieto.
cmps
Se me permites um conselho, diria que é um erro shortar a PT (ou OI), neste momento, o melhor é não fazer nada. Acompanha a OI BR, porque se o suporte de 2/2,1$R for suficiente e a tal onda 3 for uma realidade, o mais natural é que a OI BR vá para patamares próximo dos 3$R e a PT irá acompanhar necessariamente. Caso o suporte dos 2$R não aguente, será uma boa oportunidade de shortar quer OI, quer PT. Todas as análises de empresas de avaliação (mas também analistas individuais) apontam para a OI um target de 3 a 6$R num espaço de 6 a 12 meses (vale o que vale), a probabilidade de estarem todos errados é baixa. Estou muito confortável com este investimento, mas também ajudou ter mais mais valias parciais antes do que previa.
Agradeço o conselho e como tinha dito ontem, hoje estou quieto. Agora a expectativa é outra, sempre olhando para a OI, se a PT quebrar a zona de resistência entre os 2,98 e os 3,00, com força e volume, entro longo. Para já shortar outra vez nem pensar,pelo menos enquanto se mantiver este quadro.
canguru Escreveu:...
prestes a ser stopado
ainda em campo

vamos ver como reage a uma eventual ida aos 3.0x
update horário
- Anexos
-
- Portugal Telecom(Hourly)20140617124028.png (28.99 KiB) Visualizado 6249 vezes
mmrmm Escreveu:Realmente a OI e a PT parecem gémeas, a primeira caiu 0,47% ao passo que a segunda 0,25%. Ambas estão em queda mas o processo é acompanhado de constante baixa do volume. Se o volume acompanhasse as quedas seria uma boa oportunidade para shortar, assim sendo torna-se perigoso. Hoje ainda deu qualquer coisa, mas no final ainda recuperou bastante. Para já se calhar o melhor é ficar quieto.
cmps
Se me permites um conselho, diria que é um erro shortar a PT (ou OI), neste momento, o melhor é não fazer nada. Acompanha a OI BR, porque se o suporte de 2/2,1$R for suficiente e a tal onda 3 for uma realidade, o mais natural é que a OI BR vá para patamares próximo dos 3$R e a PT irá acompanhar necessariamente. Caso o suporte dos 2$R não aguente, será uma boa oportunidade de shortar quer OI, quer PT. Todas as análises de empresas de avaliação (mas também analistas individuais) apontam para a OI um target de 3 a 6$R num espaço de 6 a 12 meses (vale o que vale), a probabilidade de estarem todos errados é baixa. Estou muito confortável com este investimento, mas também ajudou ter mais mais valias parciais antes do que previa.
- Registado: 22/12/2013 23:04
Realmente a OI e a PT parecem gémeas, a primeira caiu 0,47% ao passo que a segunda 0,25%. Ambas estão em queda mas o processo é acompanhado de constante baixa do volume. Se o volume acompanhasse as quedas seria uma boa oportunidade para shortar, assim sendo torna-se perigoso. Hoje ainda deu qualquer coisa, mas no final ainda recuperou bastante. Para já se calhar o melhor é ficar quieto.
cmps
cmps
update PTC.
fiz mau call.
os sinais bull só foram evidentes no horário (2.7x até aos ~3.0 na quebra da LTd) e sai caro antecipar possíveis/"provaveis" brakouts de curto prazo.
prestes a ser stopado
fiz mau call.
os sinais bull só foram evidentes no horário (2.7x até aos ~3.0 na quebra da LTd) e sai caro antecipar possíveis/"provaveis" brakouts de curto prazo.
prestes a ser stopado
- Anexos
-
- Portugal Telecom(Hourly)20140616094857.png (27.59 KiB) Visualizado 6880 vezes
ptbr13 Escreveu:Parabéns mmrmm!! É de assinalar o teu esforço e humildade nas tuas AT´s.
Mais do que nunca, é crucial analisar a OI (até porque quase que estão ajustadas), quase que é irrelevante olhar para a PT.
Tenho focado a minha atenção na OI e com bons resultados, já referi várias vezes a questão do fundo da OI BR4 na zona dos 1,8, depois a onda 1 levou a cotação até 2,3, a correcção (onda 2) deve estar a finalizar, até porque reagiu bem à zona dos 2,1 (coincide com o vencimento das opções em 16/06) e a onda 3 (a confirmar-se esta semana) será mais forte e poderá levar a OI para patamares bem mais interessantes. Estas análises, não sendo minhas, são corroboradas por alguns analistas brasileiros credíveis, no entanto, podem estar errados (apesar de até ao momento estarem certos). Mas o caminho é longo...
Muito obrigado pelas tuas palavras. "Humildade é a verdade" (Sta. Teresa de Ávila), no caso não é mais do que reconhecer o muito que ainda tenho de apreender nestas áreas, esperando ir encontrando quem pelo caminho me vá dando orientações correcta, é para isso é que andamos por aqui, daí a minha gratidão a todos que já o fizeram.
Agradeço também lembrares a «malfadada» OI, que tendo a esquecer-me. Malfadada porque atrapalha um pouco a análise à PT, nada mais. Como nas minhas plataformas não encontro a OI, fui ao site que o richardj referenciou e ao olhar para a cotada parece estar a formar uma "cup and handle", infelizmente não consigo dizer muito mais pois não consigo ver os dados com que costumo trabalhar. De todo modo o estocástico está elevado mas ainda não entrou na zona do sobrecomprado. Em suma parece estar para subir, pelo que baralha uma possível entrada short na PT. Vamos esperar para ver...
- Anexos
-
- OIBR4.PNG (60.25 KiB) Visualizado 6996 vezes
Parabéns mmrmm!! É de assinalar o teu esforço e humildade nas tuas AT´s.
Mais do que nunca, é crucial analisar a OI (até porque quase que estão ajustadas), quase que é irrelevante olhar para a PT.
Tenho focado a minha atenção na OI e com bons resultados, já referi várias vezes a questão do fundo da OI BR4 na zona dos 1,8, depois a onda 1 levou a cotação até 2,3, a correcção (onda 2) deve estar a finalizar, até porque reagiu bem à zona dos 2,1 (coincide com o vencimento das opções em 16/06) e a onda 3 (a confirmar-se esta semana) será mais forte e poderá levar a OI para patamares bem mais interessantes. Estas análises, não sendo minhas, são corroboradas por alguns analistas brasileiros credíveis, no entanto, podem estar errados (apesar de até ao momento estarem certos). Mas o caminho é longo...
Agradecendo novamente a crítica do richardj, revi a minha forma de analisar gráficos e fui convencido por alguns «gurus» deste meio, a estrutura-los de modo a torna-los mais sensíveis às variações de curto-prazo. Deste modo o gráfico que apresento agora não tem em conta o ex-dividendo e usa uma escala logarítmica.
No gráfico da PT foram traçadas as linhas de suporte e resistência a partir dos movimentos de ressaltos e quebras dos últimos 4 meses tendo apenas a referência histórica do mínimo que a cotada foi negociada, valor do qual não estamos longe e foi testado a 16 de Maio.
A cotada perdeu 5,61% nas últimas 3 sessões, ainda que com perda de volume, o Estocástico diário rompeu na quinta-feira o sobrecomprado, no das 4h está praticamente a entrar na zona do subcomprado e no gráfico da hora mantem-se muito por baixo na zona do subcomprado. A mm20 foi quebrada na quinta-feira.
Pena foi que não tenha visto o que o richardj post mais cedo pois a quinta-feira teria sido o dia perfeito para entrar curto. No entanto na sexta quebrou um suporte muito recente dos 2,867 e agora não vejo outro senão o de 2,68 que se encontra a mais de 5% num possível trade de 1/5, com target nesse suporte e um stop-loss nos 2,90 (talvez um pouco excessivo).
Pode ser que ainda vá a tempo de apanhar algum do movimento descendente. Agradecem-se críticas.
Cmps,
No gráfico da PT foram traçadas as linhas de suporte e resistência a partir dos movimentos de ressaltos e quebras dos últimos 4 meses tendo apenas a referência histórica do mínimo que a cotada foi negociada, valor do qual não estamos longe e foi testado a 16 de Maio.
A cotada perdeu 5,61% nas últimas 3 sessões, ainda que com perda de volume, o Estocástico diário rompeu na quinta-feira o sobrecomprado, no das 4h está praticamente a entrar na zona do subcomprado e no gráfico da hora mantem-se muito por baixo na zona do subcomprado. A mm20 foi quebrada na quinta-feira.
Pena foi que não tenha visto o que o richardj post mais cedo pois a quinta-feira teria sido o dia perfeito para entrar curto. No entanto na sexta quebrou um suporte muito recente dos 2,867 e agora não vejo outro senão o de 2,68 que se encontra a mais de 5% num possível trade de 1/5, com target nesse suporte e um stop-loss nos 2,90 (talvez um pouco excessivo).
Pode ser que ainda vá a tempo de apanhar algum do movimento descendente. Agradecem-se críticas.
Cmps,
- Anexos
-
- P.TELECOM.png (75.59 KiB) Visualizado 7197 vezes
richardj Escreveu:mmrmm, discordo do teu grafico, sobretudo por dois motivos:
-> o Stoch já deu sinal de venda e a acção reagiu ao sinal;
-> se olhares para os últimos meses da acção verificas que nunca numa situação anterior semelhante a seguir a uma vela vermelha como aquela a acção reage a subir.
Deixo o meu gráfico. Já deu sinal de venda.
Concordo com a tua discordância... LOL
Tenho de rever o gráfico e perceber o que eventualmente está a falhar. Por hoje é tudo pois já atingi o limite de perdas.
Aproveitarei o fim-de-semana para reflectir e aqui na PT pode estar uma boa hipótese de short.
Bom fim-de-semana
mmrmm, discordo do teu grafico, sobretudo por dois motivos:
-> se olhares para os últimos meses da acção verificas que nunca numa situação anterior semelhante a seguir a uma vela vermelha como aquela a acção reage a subir.
- Anexos
-
- PT.jpg (145.09 KiB) Visualizado 7715 vezes
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Iremos amanhã fechar o GAP de ontem? O estocástico diário, de 4h (quebrou em baixa a zona do sobrecomprado) e de 1h (quebrou em baixa a zona do subcomprado) apontam nesse sentido. No entanto parece-me que ainda é cedo para colocar em causa o movimento ascensional de curto prazo que actualmente se verifica. O que pensam?
P.S. - ptbr13, parabéns pelo sucesso em 1/3 da estratégia. Espero que se concretizem os 2/3 da mesma.
P.S. - ptbr13, parabéns pelo sucesso em 1/3 da estratégia. Espero que se concretizem os 2/3 da mesma.
- Anexos
-
- P.TELECOM2.png (58.52 KiB) Visualizado 8156 vezes
No final fazem-se as contas (e até pode ser o meu pior negócio na bolsa), mas estas vitórias parciais já não fogem:
- Ganho de 10% na PT em Janeiro (em 10 dias);
- Dividendos da PT;
- Ganho de 12% na OI ADR em 15 dias.
Com estes resultados já ganhei 1/3 do meu objectivo inicial e em menos de 6 meses, faltarão os restantes 2/3 até meados de 2015 (ou menos).
P.S. Segundo alguns analistas brasileiros, a OI BR4 ( e a ADR) poderá estar a fazer uma correção forte (a onda 2), por isso vendi parcialmente e espero comprar novamente (talvez 10% abaixo), porque a onda 3 (mais forte) poderá levar para patamares perto dos 3$R. Se correr de uma forma aproximada e juntando a AT e os fundamentais (ou como gosto de chamar a intuição informada) será possível potenciar este investimento. A PT, caso se confirme esta hipótese, também será "arrastada".
- Ganho de 10% na PT em Janeiro (em 10 dias);
- Dividendos da PT;
- Ganho de 12% na OI ADR em 15 dias.
Com estes resultados já ganhei 1/3 do meu objectivo inicial e em menos de 6 meses, faltarão os restantes 2/3 até meados de 2015 (ou menos).
P.S. Segundo alguns analistas brasileiros, a OI BR4 ( e a ADR) poderá estar a fazer uma correção forte (a onda 2), por isso vendi parcialmente e espero comprar novamente (talvez 10% abaixo), porque a onda 3 (mais forte) poderá levar para patamares perto dos 3$R. Se correr de uma forma aproximada e juntando a AT e os fundamentais (ou como gosto de chamar a intuição informada) será possível potenciar este investimento. A PT, caso se confirme esta hipótese, também será "arrastada".
quase metade dos ganhos de ontem esfumaram-se nas primeiras 3 horas da sessão.
gráfico horário cobrindo o último mês (11-Mai; 11-Jun) com os principais suportes.
detenho posições longas na PTC (trade de curto/médio prazo)
gráfico horário cobrindo o último mês (11-Mai; 11-Jun) com os principais suportes.
detenho posições longas na PTC (trade de curto/médio prazo)
- Anexos
-
- Portugal Telecom(Hourly)20140611105829.png (28.81 KiB) Visualizado 8576 vezes
Alguém poderia colocar aqui novamente a fórmula de conversão para a Corpco, actualizada com os valores actuais sff?
- Registado: 23/12/2013 15:45
Mais um dia positivo para a PT. Já vem dos 2.62, são 14% de subida. Vamos ver até onde pode chegar, eu aposto numa correção nos próximos dias.
Em relação às posições curtas elas são de cerca de pelo menos 8% segundo o site da CMVM:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... 0%20%20%0A
Alguém sabe se estas posições tem que ser fechadas antes da fusão ou são automaticamente transferidas?
Em relação às posições curtas elas são de cerca de pelo menos 8% segundo o site da CMVM:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... 0%20%20%0A
Alguém sabe se estas posições tem que ser fechadas antes da fusão ou são automaticamente transferidas?
- Registado: 7/8/2009 19:26
ok compreendo o teu ponto de vista
bons negócios
bons negócios
Quem está ligado: