Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ferreira10 » 21/3/2013 16:12

Os Russos são cá uns marretas.Sabem perfeitamente que a ilha está mais do que assassinada, depois dos lideres europeus terem andado a dançar dentro de uma loja de porcelana.

Ao que parece,os cipriotas querem usar como colateral, as reservas de gás.Lá se foram as reservas de gás,dado que depois deste número de circo alguém acredita que aquela ilha volte a ser aquilo que era? E que a economia crie riqueza suficiente para pagar aos credores?
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por VirtuaGod » 21/3/2013 15:41

Info que me parece relevante:
ECB gives Cyprus bailout ultimatum, banks face cutoff

"The European Central Bank, which has kept Cyprus's banks operating with a liquidity lifeline, said the government had until Monday to get a deal in place, or funds would be cut off.

"Thereafter, Emergency Liquidity Assistance (ELA) could only be considered if an EU/IMF program is in place that would ensure the solvency of the concerned banks," it said."

[...]

"There were long queues at some bank branches in Nicosia as staff replenished cash machines, which have continued to operate while banks have been closed since last week."

Exclusive: Euro zone call notes reveal extent of alarm over Cyprus

" Euro zone finance officials acknowledged being "in a mess" over Cyprus during a conference call on Wednesday and discussed imposing capital controls to insulate the region from a possible collapse of the Cypriot economy.

In detailed notes of the call seen by Reuters, one official described emotions as running "very high", making it difficult to come up with rational solutions, and referred to "open talk in regards of (Cyprus) leaving the euro zone".
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por habanero04 » 21/3/2013 15:24

JMHP Escreveu:Ó habanero04....

Eu nunca vivi ou vivo acima das minhas possibilidades, nem nunca me coloquei numa posição de dependência de ninguém com excepção temporária dos meus antecessores, nunca roubei ninguém e pago os meus impostos, para além de fazer parte de um sector (exportação) que é considerado actualmente como fundamental e vital para o país.

Logo tenho direito à indignação dos que nos governaram no passado sem excepção, mas tenho consciência que sou português, vivo cá e faço parte de uma sociedade desorganizada, acomodada e ausente das responsabilidade na resolução dos seus problemas.

O país inteiro e a nossa sociedade viveu e continua a viver acima das possibilidades e de uma realidade insustentável só possível de suportar pela ajuda dos nossos parceiros, de outro modo não seria possível ainda usufruir da qualidade e tranquilidade de vida de que ainda gozamos.

Individualmente como cidadãos poderemos ser exemplares, mas colectivamente somos aquilo que muitas vezes chamamos de "desastre", prova exemplar disto é o nível de endividamento privado dos portugueses e de créditos mal-parados a bater recordes sucessivos sem precedentes na história recente.

Tal como tu existem muitos que fazem a vida da mesma maneira. Têm culpa do que alguns fizeram ao país? Devem estar contentes por lhes irem ao bolso? E que tal a justiça funcionar condenando quem enterrou o país? Até agora ainda não vi nada...

Sorte a tua, ou mérito, porque como está deprimido o poder compra e o consumo por cá não te safas de certeza. Economicamente falando, as exportações são sempre importantes e isso não é só de agora. O que parece é que por o consumo interno estar deprimido as importações são muito menores, o que leva a pensar que as exportações subiram desalmadamente. Subiram mas também não é o suficiente.

Por a sociedade ser desorganizada ou acomodada isso significa que eu ou tu tenhamos que pagar pela inanição dos outros? E há quantos anos é que andamos todos a ouvir histórias do a crise acabou e agora conosco é que é? Para mim já lá vão muitos anos a ouvir a mesma lenga lenga. Os políticos portugueses não prestam, e todos nós temos que lhes mudar as mentalidades. Já que são pessoas que vivem de expedientes e não sabem fazer mais nada, pelo menos que sejam uteis à sociedade que os elegeu. Estou farto de conversas da treta!

A questão do crédito mal parado tem a ver com o quê? Não achas que os bancos/banqueiros e a falta de controlo do sistema têm culpas no cartório? Só vejo os meninos de familias ricas que estão à frente dos bancos a mandar postas de pescada como mais lhes convém e criminalizá-los por muitos dos problemas que existem hoje em dia, nada!... Quantas vezes te enviaram cartas com cartões de crédito para casa ou te aliciaram com créditos pré-aprovados? Só facilidades e depois queixam-se que a cabeçinha de muita gente não tenha resistido à tentação... Isto aliado à falta de controlo na aprovação e nas garantias dos créditos concedidos. Qualquer coisa se aprovava... o lucro era fácil...

Reiposto Escreveu:Mas não ouve nenhuma que não cria-se mais postos de trabalho e vendas em todos os sectores, eu acho que temos muito bons gestores em Portugal mas quais desses bons gestores querem ir para um governo seja ele de que partido for para ganhar aquele salário e ainda levar com o povo, queres manter o povo contente da-lhe bons salários e aumentos todos os anos credito fácil subsídios para tudo e para nada subs de nascença abono subs de morte é pá á de tudo mas mandar o povo aumentar a produtividade isso é que já não pode ser isso é encher os bolsos dos patrões.

Achas que quem é sério quer ir para o governo? Fazer o quê, quando tem que ter por trás um partido político que lhe vai condicionar toda a actuação?

Achas que esses subsidiozecos cá são o maior dos problemas? Se falasses antes nos cambalachos membros dos partidos vs empresas ainda percebia para onde foi muito do dinheiro que veio da UE... Sabes quanto é que recebes de abono de familia por um filho? Sabes qual é a variação da taxa de IRS por teres o 2º filho em relação à taxa por teres apenas 1? As despesas que tens com 2 filhos são as mesmas por ter só 1?

Quanto à maior produtividade estamos de acordo, ou eu falei em ganhar mais trabalhando menos? Não acho é que ganhando menos tenhamos mais vontade de ser produtivos ou sequer de trabalhar cá. Dou-te um exemplo que infelizmente está a afectar muita gente, que é o quererem contratar pessoas com formação superior e com cerca de 15/20 anos de experiência na função por 500 ou 600 euros. Isto é propostas que se apresentem? Ainda não fiz as contas, mas se calhar com os descontos recebem o salário mínimo ou menos... Se alguma vez eu ficar desempregado e me vierem com propostas dessas mando-os logo para um certo sitio. Cá em Portugal acho que não fico.

Temos que ser mais competitivos principalmente em produtos de valor acrescentado, desenvolver a indústria, e mandar às couves certas políticas da UE que rebentaram com alguns sectores da nossa economia para proveito dos países do norte da europa, os quais assim já têm quem lhes compre a produção. Portugal já é dos mais pobres, ainda querem enfraquecer isto mais?

Registado: 8/11/2007 17:14

por PMACS » 21/3/2013 15:09

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por ferreira10 » 21/3/2013 14:39

"Nobel da Economia diz que o Chipre "conseguiu combinar num lugar tudo o que está de errado em toda a parte."

http://economico.sapo.pt/noticias/incum ... 65346.html

O Dmitry Medveded ontem disse que os europeus comportaram-se como um boi que entrou dentro de uma loja de porcelana.
Razão tem o homem; afinal quem deixou a Merkel entrar na loja de porcelana? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por ferreira10 » 21/3/2013 14:06

O todo poderoso está a perder a paciência!Pudera!

http://economico.sapo.pt/noticias/ultim ... 65327.html

por Reiposto » 21/3/2013 12:35

habanero04 Escreveu:
Reiposto Escreveu:
habanero04 Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
JMHP Escreveu:Sinceramente a unica grande estupidez e responsabilidade por esta situação é o próprio país, Chipre. A responsabilidade é em primeiro lugar dos cipriotas, pois foram eles que escolheram as pessoas e o sistema político que conduziu a esta situação. Para além de que usufruíram de um modo de vida bem acima das suas possibilidades que de outro modo jamais seria possível.... Quem é que isto me faz lembrar?!.... :roll:

Demagogia.

Imagina que não queres nem o PS nem o PSD a governar Portugal. Em quem votarias?

Ó JMHP, tens vivdo acima das tuas possibilidades? Eu não. Sempre trabalhei e não andei a gamar ninguém... tal como acontece com a maioria do povo português. Se alguém viveu e continua a viver acima das suas possibilidades são os mamas do governo, seja o anterior, seja este, ou outro qualquer que temos tido até agora, ou que possamos vir a ter com BE ou PCP, pois estes também se andam a governar da política.

Essa do vivermos todos acima das nossas possibilidades é desculpa mais esfarrapada que nos têm atirado para nos gamarem o que é fruto do nosso trabalho.

Concordo contigo em parte mas tu tb de certeza que usufruíste de os outros andarem a viver acima das possibilidades nem que seja indirectamente.
Quando se diz à o governo fez obras desnecessárias é verdade mas toda a economia beneficiou disso repara foram os arquitectos foram as empresas de cimento foram os engenheiros foram as empresas de obras publicas foi quem foi usufruir da obra e todos estes criavam empregos e pagavam salários e mantinham postos de trabalho, portanto de uma forma ou de outra todos bebemos um pouco da teta do estado é claro que alguns são cá uns mamões, eu indirectamente tb sou beneficiado, mas nunca recebi nenhum subsidio do estado expecto o abono de família que se me cortassem tb não fazia diferença neste momento e se amanhã a situação se invertesse podiam retomar o subsidio.

Espera lá! Então se o governo criava as oportunidades de emprego o pessoal não ia para lá trabalhar?... O problema das obras públicas foi o arranjar obras para as empresas que depois lhes arranjaram os tachos. Qual foi a obra pública que não derrapou do que estava orçamentado?

Mas não ouve nenhuma que não cria-se mais postos de trabalho e vendas em todos os sectores, eu acho que temos muito bons gestores em Portugal mas quais desses bons gestores querem ir para um governo seja ele de que partido for para ganhar aquele salário e ainda levar com o povo, queres manter o povo contente da-lhe bons salários e aumentos todos os anos credito fácil subsídios para tudo e para nada subs de nascença abono subs de morte é pá á de tudo mas mandar o povo aumentar a produtividade isso é que já não pode ser isso é encher os bolsos dos patrões.
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por JMHP » 21/3/2013 12:31

Figueiraa1 Escreveu:
JMHP Escreveu:Sinceramente a unica grande estupidez e responsabilidade por esta situação é o próprio país, Chipre. A responsabilidade é em primeiro lugar dos cipriotas, pois foram eles que escolheram as pessoas e o sistema político que conduziu a esta situação. Para além de que usufruíram de um modo de vida bem acima das suas possibilidades que de outro modo jamais seria possível.... Quem é que isto me faz lembrar?!.... :roll:

Demagogia.

Imagina que não queres nem o PS nem o PSD a governar Portugal. Em quem votarias?

Ainda tinha o CDS/PP como opção e em ultima instância extrema enquanto este país for uma democracia com partidos existem outros partidos que nem de perto são próximos da minha orientação ou visão politica.

Mas o mal que o PS ou PSD carregam ou representam para este país deve-se à complacência dos portugueses que mesmo apôs décadas de erros e ao fim de 3 bancarrotas em quase 40 anos de democracia, não foram capazes de mobilizarem-se contra o sistema e conduta destes partidos nem de criar novos.

Em democracia a politica é um pilar fundamental da sua sustentabilidade que tem como principal função o envolvimento e organização da sociedades para debates e confronto de ideias e pensamento com o fim de resolver os problemas e impulsionar a sustentabilidade e o desenvolvimento de uma sociedade.

Os erros políticos tem um custo para a sociedade, sobretudo quando se reflectem na economia e o seu sucessivo adiamento potenciar grandes e graves problemas para resolver no futuro e que pode colocar em perigo a própria democracia. É o que estamos agora a experimentar e conhecer na nossa própria pele.

habanero04 Escreveu:Ó JMHP, tens vivdo acima das tuas possibilidades? Eu não. Sempre trabalhei e não andei a gamar ninguém... tal como acontece com a maioria do povo português. Se alguém viveu e continua a viver acima das suas possibilidades são os mamas do governo, seja o anterior, seja este, ou outro qualquer que temos tido até agora, ou que possamos vir a ter com BE ou PCP, pois estes também se andam a governar da política.

Essa do vivermos todos acima das nossas possibilidades é desculpa mais esfarrapada que nos têm atirado para nos gamarem o que é fruto do nosso trabalho.

Ó habanero04....

Eu nunca vivi ou vivo acima das minhas possibilidades, nem nunca me coloquei numa posição de dependência de ninguém com excepção temporária dos meus antecessores, nunca roubei ninguém e pago os meus impostos, para além de fazer parte de um sector (exportação) que é considerado actualmente como fundamental e vital para o país.

Logo tenho direito à indignação dos que nos governaram no passado sem excepção, mas tenho consciência que sou português, vivo cá e faço parte de uma sociedade desorganizada, acomodada e ausente das responsabilidade na resolução dos seus problemas.

O país inteiro e a nossa sociedade viveu e continua a viver acima das possibilidades e de uma realidade insustentável só possível de suportar pela ajuda dos nossos parceiros, de outro modo não seria possível ainda usufruir da qualidade e tranquilidade de vida de que ainda gozamos.

Individualmente como cidadãos poderemos ser exemplares, mas colectivamente somos aquilo que muitas vezes chamamos de "desastre", prova exemplar disto é o nível de endividamento privado dos portugueses e de créditos mal-parados a bater recordes sucessivos sem precedentes na história recente.

Stresszero Escreveu:Não concordo minimamente com a ideia de punir as pessoas à força toda. Mas quem é que governou o país? Foram as pessoas que faliram o país?
Criminalização dos políticos já! Podiam por começar por prender o idiota que começou esta situação surreal, é que nem lembra ao diabo.

Compreendo... Ouvi essa conversa durante muitos, muitos anos, os políticos é que são o diabo. Como se todos nós fizéssemos parte de uma sociedade moderna, organizada e socialmente responsável.

Os políticos não são monstros nem duendes, são tão portugueses como qualquer um nós que fazemos parte da mesma sociedade e do mesmo país. Mal ou bem, eles são semelhantes a nós e reflectem a vontade e comportamento dos portugueses em geral.

Registado: 19/5/2009 18:26

por habanero04 » 21/3/2013 11:56

Reiposto Escreveu:
habanero04 Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:

Demagogia.

Ó JMHP, tens vivdo acima das tuas possibilidades? Eu não. Sempre trabalhei e não andei a gamar ninguém... tal como acontece com a maioria do povo português. Se alguém viveu e continua a viver acima das suas possibilidades são os mamas do governo, seja o anterior, seja este, ou outro qualquer que temos tido até agora, ou que possamos vir a ter com BE ou PCP, pois estes também se andam a governar da política.

Concordo contigo em parte mas tu tb de certeza que usufruíste de os outros andarem a viver acima das possibilidades nem que seja indirectamente.
Quando se diz à o governo fez obras desnecessárias é verdade mas toda a economia beneficiou disso repara foram os arquitectos foram as empresas de cimento foram os engenheiros foram as empresas de obras publicas foi quem foi usufruir da obra e todos estes criavam empregos e pagavam salários e mantinham postos de trabalho, portanto de uma forma ou de outra todos bebemos um pouco da teta do estado é claro que alguns são cá uns mamões, eu indirectamente tb sou beneficiado, mas nunca recebi nenhum subsidio do estado expecto o abono de família que se me cortassem tb não fazia diferença neste momento e se amanhã a situação se invertesse podiam retomar o subsidio.

Espera lá! Então se o governo criava as oportunidades de emprego o pessoal não ia para lá trabalhar?... O problema das obras públicas foi o arranjar obras para as empresas que depois lhes arranjaram os tachos. Qual foi a obra pública que não derrapou do que estava orçamentado?

por Reiposto » 21/3/2013 11:48

habanero04 Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:

Demagogia.

por STRESSZERO » 21/3/2013 11:32

JMHP Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:A Europa bate record de estupidez, segundo comentador da bloomberg (e eu subscrevo):

http://www.bloomberg.com/news/2013-03-1 ... idity.html

Sinceramente a unica grande estupidez e responsabilidade por esta situação é o próprio país, Chipre. A responsabilidade é em primeiro lugar dos cipriotas, pois foram eles que escolheram as pessoas e o sistema político que conduziu a esta situação. Para além de que usufruíram de um modo de vida bem acima das suas possibilidades que de outro modo jamais seria possível.... Quem é que isto me faz lembrar?!.... :roll:

Entretanto...

BCE lança "ultimato" a Chipre

A partir de segunda-feira, o banco central só fornecerá liquidez aos bancos cipriotas se, até lá, estiver acordado um programa de assistência com a troika que assegure a sua solvência.
O Banco Central Europeu (BCE) lançou nesta quinta-feira o que parece ser um derradeiro aviso às autoridades cipriotas para que encontrem até segunda-feira uma solução que permita recapitalizar e tornar solventes os seus bancos, sem a qual a autoridade monetária do euro deixará de fornecer a liquidez de emergência à banca do país.

"O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu decidiu manter o actual nível de assistência de liquidez de emergência até segunda- feira, 25 de marco, 2013. Depois disso, a Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla inglesa) só poderá ser considerada no âmbito de um programa da União Europeia e Fundo Monetário Internacional que garanta a solvência dos bancos em causa".
O pedido de resgate do Chipre, membro do euro desde 2008, decorre fundamentalmente da situação dos seus dois maiores bancos: o Bank of Cyprus e o Laiki, ambos grandes financiadores do Estado grego que ficaram em muito maus lençóis com a reestruturação de dívida helénica. Para escaparem da insolvência estima-se que precisarão de 10 mil milhões de euros, o equivalente a 60% do PIB do país.
A banca cipriota estão há meses a ser alimentada por linhas de emergência de liquidez do BCE, no âmbito das quais mais de nove mil milhões de euros foram canalisados para o sistema financeiro da ilha.
(Notícia em actualização)

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... hipre.html

Não concordo minimamente com a ideia de punir as pessoas à força toda. Mas quem é que governou o país? Foram as pessoas que faliram o país?
Criminalização dos políticos já! Podiam por começar por prender o idiota que começou esta situação surreal, é que nem lembra ao diabo.

Registado: 16/9/2011 9:25

por habanero04 » 21/3/2013 11:23

Figueiraa1 Escreveu:

Demagogia.

por upanddown » 21/3/2013 11:19

Claramente, é um encostar à parede por parte da Europa.

A solução que vier não poderá continuar a sustentar o jogo duplo:

- Ou deixam de ser um centro de lavagem Russa e viram-se para a Europa, continuando no Euro.
- Continuam a ser um instrumento da Rússia, mas sem o Euro. (obviamente os Russos perdem o interesse se eles não tiverem o Euro, pelo menos no aspecto da trafulha financeira)

Registado: 9/8/2011 19:58

Dia de nervos

por joao4702 » 21/3/2013 11:15

Mais um dia de nervos na Europa...

Registado: 21/9/2006 10:04

por Reiposto » 21/3/2013 11:11

A solução do Chipre se a Europa continuar neste impasse é sai do Euro e entrega as reservas de Gás aos Russos e estes emprestam o dinheiro.

por Figueiraa1 » 21/3/2013 11:05

Demagogia.

A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por JMHP » 21/3/2013 10:44

Pata-Hari Escreveu:A Europa bate record de estupidez, segundo comentador da bloomberg (e eu subscrevo):

Sinceramente a unica grande estupidez e responsabilidade por esta situação é o próprio país, Chipre. A responsabilidade é em primeiro lugar dos cipriotas, pois foram eles que escolheram as pessoas e o sistema político que conduziu a esta situação. Para além de que usufruíram de um modo de vida bem acima das suas possibilidades que de outro modo jamais seria possível.... Quem é que isto me faz lembrar?!.... :roll:

Entretanto...

BCE lança "ultimato" a Chipre

A partir de segunda-feira, o banco central só fornecerá liquidez aos bancos cipriotas se, até lá, estiver acordado um programa de assistência com a troika que assegure a sua solvência.
O Banco Central Europeu (BCE) lançou nesta quinta-feira o que parece ser um derradeiro aviso às autoridades cipriotas para que encontrem até segunda-feira uma solução que permita recapitalizar e tornar solventes os seus bancos, sem a qual a autoridade monetária do euro deixará de fornecer a liquidez de emergência à banca do país.

"O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu decidiu manter o actual nível de assistência de liquidez de emergência até segunda- feira, 25 de marco, 2013. Depois disso, a Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla inglesa) só poderá ser considerada no âmbito de um programa da União Europeia e Fundo Monetário Internacional que garanta a solvência dos bancos em causa".
O pedido de resgate do Chipre, membro do euro desde 2008, decorre fundamentalmente da situação dos seus dois maiores bancos: o Bank of Cyprus e o Laiki, ambos grandes financiadores do Estado grego que ficaram em muito maus lençóis com a reestruturação de dívida helénica. Para escaparem da insolvência estima-se que precisarão de 10 mil milhões de euros, o equivalente a 60% do PIB do país.
A banca cipriota estão há meses a ser alimentada por linhas de emergência de liquidez do BCE, no âmbito das quais mais de nove mil milhões de euros foram canalisados para o sistema financeiro da ilha.
(Notícia em actualização)

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... hipre.html

Registado: 19/5/2009 18:26

por K. » 21/3/2013 10:35

migluso,

É por isso que tenho escrito aqui que o que se passa não tem nada a ver com dívida e que a irredutibilidade da Alemanha vai ser total.

Leste o artigo do Spiegel que deixei aqui há uns dias? Apesar de ser de Setembro do ano passado, é muito informativo sobre o que se está a passar.

Registado: 28/5/2008 1:17

por migluso » 21/3/2013 10:20

O Chipre é o principal destino, mas também a principal fonte de IDE na Rússia. !!!!!

According to data reported by Russia to the IMF, tiny Cyprus was not only Russia’s largest destination of FDI but also its largest source. The peak year for this racket was 2010 when the sky was still blue in Cyprus. That year, FDI from Russia in Cyprus amounted to $153.9 billion. Conversely, FDI from Cyprus in Russia amounted to a breath-taking $179.2 billion—7.8 times the size of the entire economy of Cyprus!

Eis porquê:

The report explains how it works: Company A in Russia sells oil to its Subsidiary B in the Netherlands at way below market price. But the invoice doesn’t go to the Netherlands. It’s sent to Cyprus to a “reinvoicing company” that Company A owns. That outfit re-prices the shipment at market price and sends a new invoice to Subsidiary B in the Netherlands.

Dutch customs officials glance at the invoice and, as the price is in line with prevailing market conditions, rubber-stamp it. Now Subsidiary B sells the oil to some company in Europe at a normal price, gets paid, and in turn pays the reinvoicing company in Cyprus for the invoiced amount, thus transferring most of the proceeds of the sale to tax haven Cyprus.

The reinvoicing company is “reaping a huge profit.” The illicit money sits in one of the Cypriot banks that are now cratering—though that hadn’t been part of the plan. Whenever convenient, it’s “round-tripped back” to Company A in Russia, where it is officially recorded as foreign direct investment, or FDI. The loop is closed. And the amounts are enormous.

http://www.testosteronepit.com/home/201 ... -amou.html

Como é que se explica a um alemão um resgate total ao sistema bancário cipriota ????

“I cannot imagine that the German taxpayer will save Cypriot banks whose business model is to abet tax fraud,” grumbled Sigmar Gabriel, chairman of the opposition SPD that has been a supporter of euro bailouts; and Merkel, hobbled by opposition within her own coalition, had relied on them to get prior bailouts passed. “If Mrs. Merkel wants to have the approval of the SPD, she must have very good reasons,” he said. “But I don’t see any....”

The Russian “black money” is so unpalatable that even the bailout-happy President of the EU Parliament, Martin Schulz, got cold feet. Before a bailout package could be put together, he said, “it must be disclosed where the money in Cyprus is coming from.”

http://www.testosteronepit.com/home/201 ... -euro.html

It made for another bitter Eurozone irony: the democratically elected finance minister of a country whose taxpayers have to pay more than any other for the bailouts got shut down by unelected Eurocrats who, in a continued power grab, postulated that Cypriot banks, their bondholders, their depositors, even their uninsured depositors, even Russian “black money” depositors had a “right” to the German money (and anyone else’s)

http://www.testosteronepit.com/home/201 ... finan.html
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Las_Vegas » 21/3/2013 9:43

MiamiBlueHeart Escreveu:Subserviente - é a palavra que atualmente traduz o que é projecto Europeu. A Alemanha manda e os outros executam, bem, ou tentam..

Só é subserviente quem quer, houve muito tempo para prevenir o acidente.
E pelos vistos ainda não serviu de emenda, continuo todos os dias a lêr opiniões dos adeptos das políticas de crescimento (com o dinheiro dos outros).

Registado: 4/11/2002 23:12

por MiamiBlue » 21/3/2013 9:13

A Europa já anda bater recordes de estupidez à muito tempo, este é somente mais um..

E nem é bem a Europa, são os "mansos" de muitos países europeus que se deixam condicionar totalmente pela Alemanha.

Subserviente - é a palavra que atualmente traduz o que é projecto Europeu. A Alemanha manda e os outros executam, bem, ou tentam..

Desde 2008, o problema da Europa tem um nome Angela Merkel.

Registado: 17/10/2010 19:32

por Pata-Hari » 21/3/2013 5:00

A Europa bate record de estupidez, segundo comentador da bloomberg (e eu subscrevo):

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por joaopedroinvestidor » 21/3/2013 1:15

VirtuaGod Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Com uma paragem dos bancos durante duas semanas, como é que as pessoas fazem a sua vida? Não fazem!!!
Ficam impedidas de comprar alimentos, transportes, etc!

Multibancos lá continuam a funcionar normalmente!!

ATM no Chipre!
Anexos
image001.jpg
image001.jpg (24.48 KiB) Visualizado 3426 vezes

Registado: 4/5/2007 18:58

por joaopedroinvestidor » 21/3/2013 1:07

Após fugir da crise da era Collor, brasileira vive temor de 'confisco' no Chipre

"Não tenho um tostão no bolso. Todo nosso dinheiro estava em uma conta poupança e não conseguimos transferir para uma conta corrente para poder usar o cartão de débito", diz a brasileira Ana Lima, também casada com um cipriota.

"O limite do cartão de crédito se esgotou na semana passada e meu marido tem 10 euros com o qual podemos comprar pão e leite, mas por enquanto não dá pra gastar em mais nada, nem pagar contas – e não adianta tentar pedir emprestado para os amigos porque ninguém tem."

"Todos estão muito frustrados e revoltados", diz Mônica. "Eu estava fazendo uma poupança para garantir o futuro de minhas duas filhas e agora não sei o que pode acontecer com esses recursos. Temo que eu e elas tenhamos de pagar por erros cometidos por políticos e bancos."

Crise

A crise econômica europeia foi o que transformou a realidade de Mônica e dos outros milhares de habitantes do Chipre, desatando a pior crise da ilha desde 1974, quando o país sofreu um golpe de Estado e foi invadido por tropas turcas.

Além dos problemas fiscais do governo, os bancos do país foram duramente afetados pela crise na vizinha Grécia, com a qual o Chipre mantém estreitas relações.

No último sábado, as autoridades anunciaram que o Chipre seria o quinto país europeu a receber um pacote de resgate da União Europeia - depois de Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal.

Porém, se adotada, a taxa compulsória sobre todos os recursos de correntistas do país seria uma medida inédita, que, pela primeira vez, repassaria diretamente para correntistas de bancos o custo para o saneamento do Estado e do sistema bancário de um país europeu em crise.

Mônica conta que, ao receber a notícia, correu para o computador na tentativa de pagar suas contas e cartões de crédito.

"Nos caixas eletrônicos, as filas já eram imensas e parece que, em dado momento, acabou o dinheiro. Eu ainda tinha contas para pagar neste mês e agora vai ficar um pouco mais difícil com os bancos fechados e esse possível confisco", afirma a brasileira.

Para piorar, como lembra Mônica, o atual caos econômico ocorre em um momento em que as famílias cipriotas já estão vulneráveis e fragilizadas do ponto de vista financeiro.

"Meu marido, que trabalha de controlador aéreo, e meu sogro, que é aposentado, já tiveram reduções de seus rendimentos recentemente, por exemplo, então, já estava apertado para pagar as contas antes", conta.

http://www.midianews.com.br/conteudo.ph ... cid=153660

Registado: 4/5/2007 18:58

por atomez » 21/3/2013 0:58

i) uma petrolífera europeia (BP, Shell, ELF, Repsol, Petrogal por exº) compra os direitos de exploração perpétuos do gás ao largo do Chipre com financiamento do BERD

Assim resolve-se tudo e fica tudo em casa.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], dragom, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 352 visitantes