Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Blue Epsilon » 10/5/2013 0:15

AutoMech Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:O Activo envia-me a lista de todas as transacções, mas porque raio não me colocam os totais das mais/menos-valias e os custos?
Tenho que passar tudo à mão para o excel e calcular. Centenas de linhas no meu caso.

Blue, só um aparte. Com centenas de linhas (negócios ?) estarás a usar o intermediário certo em termos de custos / serviço ? :wink:

Na verdade são dezenas e não centenas. Mas tens razão pois deixei-me de factor certificates e warrants e converti-me aos CFD. Estou satisfeito com a GoBulling.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Sr_SNiper » 9/5/2013 23:32

Dá para pagar o IRS em suaves prestações? Ou tem que ser logo tudo de empreitada?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Xiça » 9/5/2013 23:15

Preciso de uns esclarecimentos que desde já agradeço.

Compras e vendas de ETF's entra no anexo G quadro com o nif do intermediario como emitente, correcto?

Relativamente aos warrants, os warrants vendidos e os exercidos entram ambos no quadro 9? Ou os warrants vendidos entram no quadro 8 e so os exercidos é que entram no quadro 9?

Muito Obrigado.

Registado: 14/5/2011 18:59

por Automech » 9/5/2013 23:02

Blue Epsilon Escreveu:O Activo envia-me a lista de todas as transacções, mas porque raio não me colocam os totais das mais/menos-valias e os custos?
Tenho que passar tudo à mão para o excel e calcular. Centenas de linhas no meu caso.

Blue, só um aparte. Com centenas de linhas (negócios ?) estarás a usar o intermediário certo em termos de custos / serviço ? :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Enclavado » 9/5/2013 22:10

Alguém sabe se é normal uma declaração ser submetida no dia 1 e hoje, dia 9, ainda não estar validada?

Grato!

Registado: 9/8/2011 22:41

por p__a » 9/5/2013 19:28

ig25191 Escreveu:
p__a Escreveu:
tncm Escreveu:
AutoMech Escreveu:
tncm Escreveu:Outro obstáculo no preenchimento do irs...

Comprei e vendi acções da Edp Renovaveis, empresa do psi20. Mas na declaração anual que o banco me enviou, está indicado "EDP renováveis SA - Espanha", logo não posso colocar no anexo G porque agora temos de preencher o NIF da cotada, e este anexo não aceita NIF's estrangeiros... para já coloquei esta mais valia no anexo J. Fiz bem? Ou está a escapar-me alguma coisa?!

Obrigado

Epá, mas ela foi negociada na Euronext Lisboa, não foi ? O anexo J penso é suposto serem apenas rendimentos obtidos no estrangeiro. Em boa verdade essas mais ou menos valias foram obtidas em Portugal, na bolsa portuguesa, com uma empresa estrangeira.

Não faço ideia qual é a opção correcta. :-k

desculpem lá mas, AAAARGH!!!! Mas porque é que complicam, se recebem os relatórios dos bancos!!!!????

No meu caso: tenho mais valias de obrigações EDP. No entanto o emitente é a EDP Finance BV(Holandesa)... Qual é a porra do NIF?
:evil:

O meu IF indicou-me como sendo 500697256.

Ish don't fink so. Esse é o NIF da EDP-Energias de Portugal, S.A.
Mas as obrigações da EDP são emitidas pela EDP Finance BV, sendo efectivamente obrigações estrangeiras. :?

Registado: 7/11/2012 13:02

por elbronzeado » 9/5/2013 18:11

tncm Escreveu:
elbronzeado Escreveu:
AutoMech Escreveu:

Comprei e vendi acções da Edp Renovaveis, empresa do psi20. Mas na declaração anual que o banco me enviou, está indicado "EDP renováveis SA - Espanha", logo não posso colocar no anexo G porque agora temos de preencher o NIF da cotada, e este anexo não aceita NIF's estrangeiros... para já coloquei esta mais valia no anexo J. Fiz bem? Ou está a escapar-me alguma coisa?!

Obrigado

Epá, mas ela foi negociada na Euronext Lisboa, não foi ? O anexo J é suposto serem apenas rendimentos obtidos no estrangeiro. Em boa verdade essas mais ou menos valias foram obtidas em Portugal, na bolsa portuguesa, com uma empresa estrangeira.

Não faço ideia qual é a opção correcta, mas fiquei curioso. :-k

O que tenho feito, nos outros anos, é incluir todas as transacções de acções no anexo G, independentemente de serem acções estrangeiras ou não, pois são negociadas a partir de um intermediário nacional.

No anexo J só coloco os dividendos de acções estrangeiras, mas isto é a primeira vez que vou fazer.

Pois é El bronzeado, mas o sistema não te vai aceitar nifs estrangeiros! Vais colocar o nif do intermediario?

Eu coloco o Nif do intermediário, pois não tenho linhas suficientes para detalhar todos os trades. Preencho só uma linha com o Nif do intermediário, a data da primeira aquisição e da última realização, despesas com a realização e depois o valor da mais/menos-valia.

Registado: 15/6/2011 21:56

por Sr_SNiper » 9/5/2013 17:57

paulop2009 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:A GB acabou de me enviar o mapa com os NIF´s de todos os trades que fiz, basicamente é só copiar e colar na declaração de IRS.
Um serviço de qualidade. Basta só copiar os valores e colocar na decalração, não necessito de fazer nenhum cálculo nem pesquisa

Em virtude de ter sido identificada a necessidade de introduzir o NIF da Entidade Emitente no quadro 8 do Anexo G, junto se envia novo mapa de suporte ao preenchimento do modelo 3 da declaração de IRS relativo ao ano fiscal de 2012, que inclui essa informação

qual é o teu broker? (não sei o que significa GB...)
cobram comissões de manutenção? ou só de compra/venda? (o Best nao cobra manutenção... é por isso que me tenho mantido com eles...)

Amigo, isso de despesas de manutenção, custódia de titulos e despesas afins não é para mim, não cobram nada

por Blue Epsilon » 9/5/2013 17:55

Um curioso... Escreveu:
mais_um Escreveu:
HOPE Escreveu:
De qualquer forma, tenho uma dúvida. Quando se dão mais de 100 ordens de bolsa por ano, como é que deve ser feito o registo na aplicação do IRS?
- ordem por ordem é impraticável (+ de 100 linhas);
- mais ou menos valias por espécies (o que dá umas 12 linhas);
- resumir tudo à mais ou menos valia final do ano...considerando todos os negócios feitos (o que dá 1 linha apenas)?

Confesso que desde há uns 3 ou 4 anos que tenho declarado tudo numa linha apenas, com o cálculo final da mais ou menos valia...e nunca me chamaram.

Obrigado

Está correcto, é isso que deves fazer, a novidade deste ano é o NIF do emitente, não consegues colocar os NIF de todos os emitentes apenas numa linha, qeu NIF colocar? Coloca a do intermediário, e se tiveres mais do que um? divides no nº de linhas respeitante a cada intermediário. E se tiveres mais de 12 intermediários? metes tudo numa linha e se fores chamado às finanças, chamas incompetente a quem fez o impresso....
:lol: :lol:

O que devíamos fazer, era uma daquelas petições públicas via internet, para esta tralha vir já toda pré-preenchida. Se a DGCI tem realmente os dados :mrgreen: ...e com tantos desempregados, era serviço público. Um tipo mesmo querendo ser honesto, com tanta dificuldade, a vontade que tem é de não declarar nada (todos os anos penso nisso, mas lá acabo por preencher esta treta :? )

Ou então bastava os babncos fazerem todos como a GoBulling, que envia por mail exactamente os valoress finais a colocar (conforme foi dito atrás pelo Sniper).

Por que raio ão fazem todos isso?
O Activo envia-me a lista de todas as transacções, mas porque raio não me colocam os totais das mais/menos-valias e os custos?

Uma seca.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Um curioso... » 9/5/2013 17:32

mais_um Escreveu:
HOPE Escreveu:
De qualquer forma, tenho uma dúvida. Quando se dão mais de 100 ordens de bolsa por ano, como é que deve ser feito o registo na aplicação do IRS?
- ordem por ordem é impraticável (+ de 100 linhas);
- mais ou menos valias por espécies (o que dá umas 12 linhas);
- resumir tudo à mais ou menos valia final do ano...considerando todos os negócios feitos (o que dá 1 linha apenas)?

Confesso que desde há uns 3 ou 4 anos que tenho declarado tudo numa linha apenas, com o cálculo final da mais ou menos valia...e nunca me chamaram.

Obrigado

Está correcto, é isso que deves fazer, a novidade deste ano é o NIF do emitente, não consegues colocar os NIF de todos os emitentes apenas numa linha, qeu NIF colocar? Coloca a do intermediário, e se tiveres mais do que um? divides no nº de linhas respeitante a cada intermediário. E se tiveres mais de 12 intermediários? metes tudo numa linha e se fores chamado às finanças, chamas incompetente a quem fez o impresso....
:lol: :lol:

O que devíamos fazer, era uma daquelas petições públicas via internet, para esta tralha vir já toda pré-preenchida. Se a DGCI tem realmente os dados :mrgreen: ...e com tantos desempregados, era serviço público. Um tipo mesmo querendo ser honesto, com tanta dificuldade, a vontade que tem é de não declarar nada (todos os anos penso nisso, mas lá acabo por preencher esta treta :? )

Registado: 29/11/2007 14:04

por jcms » 9/5/2013 17:08

Alguem já conseguiu imprimir o comprovativo?

Obrigado.

Registado: 29/11/2007 4:08

por ig25191 » 9/5/2013 17:06

p__a Escreveu:
tncm Escreveu:
AutoMech Escreveu:

Obrigado

Epá, mas ela foi negociada na Euronext Lisboa, não foi ? O anexo J penso é suposto serem apenas rendimentos obtidos no estrangeiro. Em boa verdade essas mais ou menos valias foram obtidas em Portugal, na bolsa portuguesa, com uma empresa estrangeira.

desculpem lá mas, AAAARGH!!!! Mas porque é que complicam, se recebem os relatórios dos bancos!!!!????

No meu caso: tenho mais valias de obrigações EDP. No entanto o emitente é a EDP Finance BV(Holandesa)... Qual é a porra do NIF?

O meu IF indicou-me como sendo 500697256.

Registado: 29/11/2007 3:54

por ig25191 » 9/5/2013 17:03

paulop2009 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:A GB acabou de me enviar o mapa com os NIF´s de todos os trades que fiz, basicamente é só copiar e colar na declaração de IRS.
Um serviço de qualidade. Basta só copiar os valores e colocar na decalração, não necessito de fazer nenhum cálculo nem pesquisa

Em virtude de ter sido identificada a necessidade de introduzir o NIF da Entidade Emitente no quadro 8 do Anexo G, junto se envia novo mapa de suporte ao preenchimento do modelo 3 da declaração de IRS relativo ao ano fiscal de 2012, que inclui essa informação

cobram comissões de manutenção? ou só de compra/venda? (o Best nao cobra manutenção... é por isso que me tenho mantido com eles...)

GB = gobulling

Registado: 29/11/2007 3:54

por paulop2009 » 9/5/2013 15:44

Registado: 15/9/2010 15:02

por mais_um » 9/5/2013 12:44

AutoMech Escreveu:Obrigado mais_um. Então a minha opinião de leigo é de que se deve declarar no anexo G, metendo o NIF do intermediário português. Parece ser a opção menos má.

O importante é não prejudicar o fisco de forma a não ter que pagar multa, até porque no caso de existir mais de 12 movimentos devemos colocar tudo na mesma linha e nesse caso o adequado é usar o NIF do IF, embora as instruções de preenchimento sejam omissas nessa situação (desconfio que quem fez o impresso nunca transacionou valores mobiliários).
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 9/5/2013 12:35

Obrigado mais_um. Então a minha opinião de leigo é de que se deve declarar no anexo G, metendo o NIF do intermediário português. Parece ser a opção menos má.

por mais_um » 9/5/2013 12:28

AutoMech Escreveu:
tncm Escreveu:Pois é El bronzeado, mas o sistema não te vai aceitar nifs estrangeiros! Vais colocar o nif do intermediario?

Realmente... As opções que me parecem possíveis são:

a) Declarar no G (porque foram mais valias obtidas em Portugal) e nesse caso teria de se meter o NIF do intermediário (o que parece incorrecto) e não o da EDPR, uma vez que é espanhola

b) Declarar no J, o que também parece incorrecto, uma vez que os rendimentos foram obtidos na bolsa nacional

Pode ser que o mais_um dê um salto aqui e saiba como é que os IFs reportam isto. A mim parece-me que nenhuma das opções é correcta.

Os IF em Portugal informam a AT dos movimentos de valores mobiliários movimentados usando o modelo 13, independentemente se foram movimentados em Portugal ou não. No caso de valores mobiliários emitidos por NIF estrangeiros, as instruções de preenchimento referem que o IF deve usar o seu NIF (entidade declarante).

Campo 09 – Indique o número de identificação fiscal da entidade emitente. No caso de valores mobiliários emitidos por entidades não residentes, indique o número de identificação fiscal da entidade declarante. No caso de contratos de swaps e outros instrumentos financeiros derivados não negociados em bolsa de valores, indique o
número de identificação fiscal da contraparte. No caso de instrumentos financeiros derivados negociados em bolsa de valores, indique o número de identificação fiscal da entidade gestora da bolsa

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... AMod13.pdf

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Sr_SNiper » 9/5/2013 12:15

A GB acabou de me enviar o mapa com os NIF´s de todos os trades que fiz, basicamente é só copiar e colar na declaração de IRS.

por Automech » 9/5/2013 12:13

tncm Escreveu:Pois é El bronzeado, mas o sistema não te vai aceitar nifs estrangeiros! Vais colocar o nif do intermediario?

Realmente... As opções que me parecem possíveis são:

a) Declarar no G (porque foram mais valias obtidas em Portugal) e nesse caso teria de se meter o NIF do intermediário (o que parece incorrecto) e não o da EDPR, uma vez que é espanhola

b) Declarar no J, o que também parece incorrecto, uma vez que os rendimentos foram obtidos na bolsa nacional

Pode ser que o mais_um dê um salto aqui e saiba como é que os IFs reportam isto. A mim parece-me que nenhuma das opções é correcta.

por tncm » 9/5/2013 11:42

elbronzeado Escreveu:
AutoMech Escreveu:

Obrigado

Epá, mas ela foi negociada na Euronext Lisboa, não foi ? O anexo J é suposto serem apenas rendimentos obtidos no estrangeiro. Em boa verdade essas mais ou menos valias foram obtidas em Portugal, na bolsa portuguesa, com uma empresa estrangeira.

O que tenho feito, nos outros anos, é incluir todas as transacções de acções no anexo G, independentemente de serem acções estrangeiras ou não, pois são negociadas a partir de um intermediário nacional.

No anexo J só coloco os dividendos de acções estrangeiras, mas isto é a primeira vez que vou fazer.

Pois é El bronzeado, mas o sistema não te vai aceitar nifs estrangeiros! Vais colocar o nif do intermediario?
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por p__a » 9/5/2013 11:25

tncm Escreveu:
AutoMech Escreveu:

Obrigado

Registado: 7/11/2012 13:02

por elbronzeado » 9/5/2013 10:56

AutoMech Escreveu:

Obrigado

Registado: 15/6/2011 21:56

por tncm » 9/5/2013 1:55

AutoMech Escreveu:

Obrigado

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por Automech » 9/5/2013 1:53

Obrigado

Editado pela última vez por Automech em 9/5/2013 1:55, num total de 2 vezes.

por tncm » 9/5/2013 1:48

Outro obstáculo no preenchimento do irs...

PS. também me lembrei de colocar o NIF da EDP Renovaveis Portugal... fogo... preferia tirar um doutoramento!!!!

Obrigado

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 247 visitantes