1º de Maio / Pingo Doce
Elias Escreveu:
- primeiro, porque muitos clientes fazem compras de valores superiores e esses não são afectados (e certamente são esses que o PD mais quer reter)
Duvido que não lhes interessem todos... até porque muitos do que fazem compras maiores também fazem compras esporádicas mais pequenas!
Eu lembro-me do LIDL não aceitar pagamentos com cartões, hoje aceita, presumo que viram vantagens em o ter, o PD está a fazer o caminho inverso, será que calcularam bem a coisa?!

[/quote]
- segundo, porque todas as lojas PD (ou quase todas) têm uma caixa MB à entrada e por isso qualquer cliente pode levantar dinheiro mesmo antes de entrar na loja, sem ter de andar com ele na rua[/quote]
Pois, isso pode ajudar mas não sei se será suficiente... também nem me interessa muito!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Elias Escreveu:majomo, creio que isto é uma falsa questão, por várias razões:
- primeiro, porque muitos clientes fazem compras de valores superiores e esses não são afectados (e certamente são esses que o PD mais quer reter)
- segundo, porque todas as lojas PD (ou quase todas) têm uma caixa MB à entrada e por isso qualquer cliente pode levantar dinheiro mesmo antes de entrar na loja, sem ter de andar com ele na rua
Talvez seja... mas, da minha parte, tendo outros estabelecimentos que me oferecem outro tipo de condições, teria de mudar...
Achas que esta (suposta)poupança será refletida nos consumidores?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
majomo, creio que isto é uma falsa questão, por várias razões:
- segundo, porque todas as lojas PD (ou quase todas) têm uma caixa MB à entrada e por isso qualquer cliente pode levantar dinheiro mesmo antes de entrar na loja, sem ter de andar com ele na rua
- Registado: 5/11/2002 12:21
O PD não é o meu principal hipermercado para as compras... a percentagem de compras é insignificante...
Mas, se o fosse, certamente teria de repensar se continuaria a valer a pena lá ir... pagar com o cartão de débito/crédito facilita-me imenso a minha gestão, pelo que qualquer estabelecimento que faça essa limitação corre o risco de me perder como cliente...
Espero que haja muitos consumidores como eu, porque duvido que os 5M€ que eles pensam poupar, sejam refletidos na descida de preços... e com a possível perda de clientes...
Mas, se o fosse, certamente teria de repensar se continuaria a valer a pena lá ir... pagar com o cartão de débito/crédito facilita-me imenso a minha gestão, pelo que qualquer estabelecimento que faça essa limitação corre o risco de me perder como cliente...
Espero que haja muitos consumidores como eu, porque duvido que os 5M€ que eles pensam poupar, sejam refletidos na descida de preços... e com a possível perda de clientes...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
DECO: Medida do Pingo Doce prejudica segurança e comodidade dos consumidores
21 Agosto 2012 | 10:25
Lusa
A limitação de pagamentos com cartões de crédito e débito a valores acima dos 20 euros, prevista pelo Pingo Doce a partir de Setembro, vai prejudicar a segurança e comodidade dos consumidores, disse o secretário-geral da DECO.
"Todas as medidas tomadas pelos comerciantes para restringir este tipo de pagamentos não vêm num bom sentido para os consumidores, porque estes vão passar a ter de transportar mais dinheiro. Portanto, em termos de segurança e de comodidade, não são medidas boas para os consumidores", afirmou à agência Lusa o dirigente da associação de consumidores.
O diário Público revela hoje que, a partir de 01 de Setembro, o Pingo Doce vai deixar de aceitar pagamentos com cartões de multibanco e de crédito em compras com valor inferior a 20 euros.
Segundo o jornal, numa nota escrita, que já começou a ser distribuída a alguns clientes, a empresa refere que a medida vai permitir uma poupança anual superior a cinco milhões de euros.
Jorge Morgado diz compreender a posição dos comerciantes, que, segundo o próprio, há muitos anos reclamam contratos mais favoráveis para a utilização de cartões de pagamento, mas refere que o problema não deve ser transferido para os consumidores.
Questionado sobre se a DECO costuma receber queixas neste tipo de situações, Jorge Morgado foi claro: "A DECO recebe queixas quando isto não está devidamente afixado e informado. Sempre que os comerciantes não aceitem determinados tipos de pagamento, ou só o aceitem a partir de determinado montante, isso deve estar devidamente avisado e afixado na loja".
Como solução para este problema, o secretário-geral da DECO sugeriu o ressurgimento do porta-moedas electrónico.
"Talvez fosse uma boa medida, nessa renegociação da utilização de cartões, o ressurgimento do porta-moedas electrónico. Talvez fosse a forma de contentar os comerciantes e de resolver os problemas dos consumidores", concluiu.
21 Agosto 2012 | 10:25
Lusa
A limitação de pagamentos com cartões de crédito e débito a valores acima dos 20 euros, prevista pelo Pingo Doce a partir de Setembro, vai prejudicar a segurança e comodidade dos consumidores, disse o secretário-geral da DECO.
"Todas as medidas tomadas pelos comerciantes para restringir este tipo de pagamentos não vêm num bom sentido para os consumidores, porque estes vão passar a ter de transportar mais dinheiro. Portanto, em termos de segurança e de comodidade, não são medidas boas para os consumidores", afirmou à agência Lusa o dirigente da associação de consumidores.
O diário Público revela hoje que, a partir de 01 de Setembro, o Pingo Doce vai deixar de aceitar pagamentos com cartões de multibanco e de crédito em compras com valor inferior a 20 euros.
Segundo o jornal, numa nota escrita, que já começou a ser distribuída a alguns clientes, a empresa refere que a medida vai permitir uma poupança anual superior a cinco milhões de euros.
Jorge Morgado diz compreender a posição dos comerciantes, que, segundo o próprio, há muitos anos reclamam contratos mais favoráveis para a utilização de cartões de pagamento, mas refere que o problema não deve ser transferido para os consumidores.
Questionado sobre se a DECO costuma receber queixas neste tipo de situações, Jorge Morgado foi claro: "A DECO recebe queixas quando isto não está devidamente afixado e informado. Sempre que os comerciantes não aceitem determinados tipos de pagamento, ou só o aceitem a partir de determinado montante, isso deve estar devidamente avisado e afixado na loja".
Como solução para este problema, o secretário-geral da DECO sugeriu o ressurgimento do porta-moedas electrónico.
"Talvez fosse uma boa medida, nessa renegociação da utilização de cartões, o ressurgimento do porta-moedas electrónico. Talvez fosse a forma de contentar os comerciantes e de resolver os problemas dos consumidores", concluiu.
Elias Escreveu:Pingo Doce deixa de aceitar cartões em pagamentos inferiores a 20 euros
21.08.2012 - 07:42 Por Rosa Soares
publico.pt
Medida entra em vigor a partir de 1 de Setembro. Grupo estima poupança anual superior a cinco milhões de euros
O Pingo Doce vai deixar de aceitar, já a partir de 1 de Setembro, pagamentos com cartões de multibanco e de crédito em compras com valor inferior a 20 euros. Em nota escrita, que já começou a ser distribuída a alguns clientes, a empresa refere que a medida vai permitir uma poupança anual superior a cinco milhões de euros.
O PÚBLICO apurou que a campanha de informação aos clientes deveria arrancar a nível nacional apenas nesta terça-feira, mas foi antecipada na segunda-feira por uma loja de Vila Nova de Gaia.
Eu que até à data tenho sido um defensor das campanhas feitas pela JMT, nesta tenho de discordar, pois vai impactar com a minha forma de gestão financeira, vamos a ver se me adapto ou se mudo para o jumbo.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Pingo Doce deixa de aceitar cartões em pagamentos inferiores a 20 euros
publico.pt
Medida entra em vigor a partir de 1 de Setembro. Grupo estima poupança anual superior a cinco milhões de euros
O Pingo Doce vai deixar de aceitar, já a partir de 1 de Setembro, pagamentos com cartões de multibanco e de crédito em compras com valor inferior a 20 euros. Em nota escrita, que já começou a ser distribuída a alguns clientes, a empresa refere que a medida vai permitir uma poupança anual superior a cinco milhões de euros.
O PÚBLICO apurou que a campanha de informação aos clientes deveria arrancar a nível nacional apenas nesta terça-feira, mas foi antecipada na segunda-feira por uma loja de Vila Nova de Gaia.
publico.pt
finveste Escreveu:Querias dizer "prémio abasteces aqui que a bomba mais perto é a 40kms"?
Não. Queria dizer "não te quiseste precaver, abastecendo antes da viagem, agora tens duas hipóteses: ou pagas mais caro para abastecer na auto-estrada ou então sais e vais à procura de uma bomba na nacional.
Elias Escreveu:Está visto que chegaste à conclusão que te vendem todos a mesma coisa, todos ao mesmo preço.
Conforme escrevi anteriormente, há muitas diferenças entre os tarifários dos operadores. Isto não implica que sejam todos diferentes. Há uns que são diferentes e outros que são iguais.
Tu optaste por escolher, como exemplo, um que é igual. Não vou obviamente embarcar em generalizações a partir de um exemplo isolado.
De qualquer forma apreciaria que respondesses à questão que coloquei: "se houvesse diferença de preço entre os dois operadores tu escolhias o mais barato?"
finveste Escreveu:Querias dizer "prémio abasteces aqui que a bomba mais perto é a 40kms"?
Os veículos automóveis têm autonomias de centenas de kilometros (alguns mesmo mais de mil). Pode-se perfeitamente abastecer antes de entrar e/ou depois de sair da auto-estrada...
Esta discussão é um nonsense: é perfeitamente normal que os combustíveis sejam mais caros nas autoestradas. Logo para começar, os postos pagam concessões caras para estar nesses locais e podem existir custos de operação acrescidos pelo menos naqueles que estiverem mais isolados (é possível ainda que existam custos de pessoal acrescidos por operarem 24 horas por dia).
Os combustíveis são mais caros aí da mesmíssima forma que os gelados são mais caros na esplanada do bar que tem uma concessão numa praia movimentada ou a mesma razão porque a generalidade das lojas de roupa nos centros comerciais onde pagam elevados alugueres são mais caras.
Claro está que ninguém é obrigado a comprar qualquer uma destas coisas (os combustiveis, os gelados ou as roupas) exactamente naqueles locais onde é normal e expectável que sejam mais caros.
E, francamente, não entender isto...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Tenho a minha opinião sobre isso (vale o que vale). É mais cara porque te é cobrado um "prémio de comodidade" pelo facto de poderes abastecer na auto-estrada sem teres de ir à procura de bombas, pelo facto de teres uma área de descanso e o WC.
Querias dizer "prémio abasteces aqui que a bomba mais perto é a 40kms"?
Elias Escreveu:Diz-me uma coisa se houvesse diferença de preço entre os dois operadores tu escolhias o mais barato?
Está visto que chegaste à conclusão que te vendem todos a mesma coisa, todos ao mesmo preço.
- Registado: 27/5/2011 15:57
mais_um Escreveu:lfhm Escreveu:mais_um Escreveu:Ainda sobre margens de lucro brutas, é habitual os restaurantes terem mais de 100% nos vinhos engarrafados e muito mais nas aguas.
As contas da luz, empregados e arrendamento do espaço não são para pagar...
O preço de uma garrafa de água num restaurante não é comparável ao de um supermercado logo esse lucro num é de 100%
eu referi margens brutas.... as estações de serviço também tem despesas......
Se formos por aí, pior ainda é uma cerveja numa discoteca. Um fino/imperial chega a custar 4 euros quando o custo pode nem chegar aos 10cts.
Já agora em termos de postos de serviço o rácio de preços vs supermercados está cada vez menor. No período pré euro os preços eram completamente díspares. Hoje em dia o preço do café está bastante próximo do que se tem numa tasca qualquer entre 0,5€ e 1€. Os bolos também não têm grande diferença relativamente a uma pastelaria com preços a rondar 1€. Até mesmo o álcool pode-se comprar uma garrafa de whisky de qualidade por 15€.
lfhm Escreveu:mais_um Escreveu:Ainda sobre margens de lucro brutas, é habitual os restaurantes terem mais de 100% nos vinhos engarrafados e muito mais nas aguas.
O preço de uma garrafa de água num restaurante não é comparável ao de um supermercado logo esse lucro num é de 100%
eu referi margens brutas.... as estações de serviço também tem despesas......
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Ainda sobre margens de lucro brutas, é habitual os restaurantes terem mais de 100% nos vinhos engarrafados e muito mais nas aguas.
finveste Escreveu:Não faço ideia.
Ou seja, não fazes ideia, mas achas mal que seja mais cara.
A isso chama-se maledicência pura

finveste Escreveu:E tu sabes porque é que é mais cara?
Tenho a minha opinião sobre isso (vale o que vale). É mais cara porque te é cobrado um "prémio de comodidade" pelo facto de poderes abastecer na auto-estrada sem teres de ir à procura de bombas, pelo facto de teres uma área de descanso e o WC.
finveste Escreveu:E porque é que todos a tem ao mesmo preço?
Também aqui tenho a minha opinião.
Os preços são iguais porque os condutores são quase todos como tu: ligam imenso ao preço. Quem puser a gasolina mais cara que o vizinho, tá lixado, porque tu e os outros gajos que ligam muito ao preço não metem lá nem uma gota.

finveste Escreveu:Vai lá ver, por exemplo, o preço de contrato de net móvel. Compara o preço, a velocidade, a permanência, as promoções em vigor, etc. Depois diz-me se encontras diferenças, mais depressa encontras o Wally.
Diz-me uma coisa se houvesse diferença de preço entre os dois operadores tu escolhias o mais barato?
Elias Escreveu:finveste Escreveu:Esta aí abaixo. E mais, as gasolineiras fazem abuso de posição dominante nas bombas de AE, onde os combustíveis são em média mais caros do que em qualquer outro local. Precisamente onde não existe concorrência.
Deixa-me perguntar-te: tu achas que a gasolina nas auto-estradas devia ser mais barata do que no interior das localidades?
Não faço ideia. E tu sabes porque é que é mais cara? E porque é que todos a tem ao mesmo preço?
Elias Escreveu:finveste Escreveu:E, entre outras coisas, podes também comparar o preço das comunicações (telemóveis, net, etc.), ainda descobres 1 cêntimo de diferença entre os vários operadores.
Uma afirmação dessas só pode ser consequência de não ter sido feita qualquer pesquisa de mercado.
Basta investir algum tempo nos sites dos operadores para encontrar diferenças entre os vários tarifários - mesmo que os preços à primeira vista sejam iguais, são mais as diferenças que as semelhanças.
Mas enfim, acredito que a maioria das pessoas não esteja para se aborrecer com isto... até porque era uma maçada que os factos viessem dar cabo de tão belas teorias da conspiração.
Vai lá ver, por exemplo, o preço de contrato de net móvel. Compara o preço, a velocidade, a permanência, as promoções em vigor, etc. Depois diz-me se encontras diferenças, mais depressa encontras o Wally.

finveste Escreveu:Elias Escreveu:finveste Escreveu:Reclamo é da cartelização, aquela que a Autoridade da Concorrência não vê.
Podes elaborar? Qual cartelização?
Esta aí abaixo. E mais, as gasolineiras fazem abuso de posição dominante nas bombas de AE, onde os combustíveis são em média mais caros do que em qualquer outro local. Precisamente onde não existe concorrência.
E, entre outras coisas, podes também comparar o preço das comunicações (telemóveis, net, etc.), ainda descobres 1 cêntimo de diferença entre os vários operadores.mais_um Escreveu:
Não percebo, mas afinal consideras que o Estado impede a concorrência ou não?
O Estado pactua com a ausência dela.
As pessoas não são obrigadas a colocar combustivel nas auto-estradas, eu nunca coloco.
Se te deres ao trabalho de ler o relatorio que deixei, perceberás que as tuas criticas não tem fundamento.
Antes de impostos, o preços dos combustiveis em Portugal é muito semelhante ao preço nos outros paises, também sem impostos.
É mais facil (e não dá trabalho) acreditar no que nos vendem nos OCS do que analisar os assuntos em detalhe.
Vender combustivel já não é um bom negocio, por isso é que nos ultimos 4/5 anos as petrolifereas tem vindo a fechar postos de combustivel (e não é só em Portugal, a Shell saiu definitivamente da venda ao publico)
E para terminar relembro-te que o Estado liberalizou o sector que anteriormente tinha os preços tabelados pelo Estado.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
finveste Escreveu:E mais, as gasolineiras fazem abuso de posição dominante nas bombas de AE, onde os combustíveis são em média mais caros do que em qualquer outro local. Precisamente onde não existe concorrência.
Normalíssimo e não se passa apenas nos combustíveis mas em qualquer produto (na verdade, nos outros produtos as diferenças de preços são muitíssimo maiores do que nos combustíveis).
Btw, já reparaste que os gelados são mais caros na praia também? Queres ver que a culpa também é do Estado ou da AdC que isso ocorra? Ou é o mercado a funcionar isso sim?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/8/2012 22:54, num total de 1 vez.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
finveste Escreveu:Esta aí abaixo. E mais, as gasolineiras fazem abuso de posição dominante nas bombas de AE, onde os combustíveis são em média mais caros do que em qualquer outro local. Precisamente onde não existe concorrência.
Deixa-me perguntar-te: tu achas que a gasolina nas auto-estradas devia ser mais barata do que no interior das localidades?
finveste Escreveu:E, entre outras coisas, podes também comparar o preço das comunicações (telemóveis, net, etc.), ainda descobres 1 cêntimo de diferença entre os vários operadores.
Uma afirmação dessas só pode ser consequência de não ter sido feita qualquer pesquisa de mercado.
Basta investir algum tempo nos sites dos operadores para encontrar diferenças entre os vários tarifários - mesmo que os preços à primeira vista sejam iguais, são mais as diferenças que as semelhanças.
Mas enfim, acredito que a maioria das pessoas não esteja para se aborrecer com isto... até porque era uma maçada que os factos viessem dar cabo de tão belas teorias da conspiração.
finveste Escreveu:
IVA a 19%? Onde é que isso já vai.
Se a taxa de IVA é de 23%, significa que o Estado fica com 19% (mais exactamente 18.7%) do valor da transacção.
Isto compara com 44% no gasóleo e 53% na gasolina com os combustiveis sensivelmente aos preços actuais (nota: no caso dos combustíveis, a percentagem não é fixa dado que a componente ISP é uma parcela fixa e não uma percentagem... se os combustiveis baixam, em percentagem o Estado passa a ficar com mais e vice-versa).
Elias Escreveu:finveste Escreveu:Reclamo é da cartelização, aquela que a Autoridade da Concorrência não vê.
Podes elaborar? Qual cartelização?
Esta aí abaixo. E mais, as gasolineiras fazem abuso de posição dominante nas bombas de AE, onde os combustíveis são em média mais caros do que em qualquer outro local. Precisamente onde não existe concorrência.

E, entre outras coisas, podes também comparar o preço das comunicações (telemóveis, net, etc.), ainda descobres 1 cêntimo de diferença entre os vários operadores.
mais_um Escreveu:
O Estado pactua com a ausência dela.
HLopes4 Escreveu:Sim, mas de certeza que ainda há de ter o bedelho em maior % do preço...
Não necessariamente do preço no consumidor final, mas em taxas e outras que o próprio ISP tem de pagar e repercute no preço final...
Estaria simplesmente a ponderar qual será o peso do Estado no preço final.. Ainda não vi por aí nenhum breakdown...
Mas não me admirava que fosse 50% ou lá perto...
Eu já escrevi atrás, o que estás a pedir já está feito.
finveste Escreveu:
Reclamo é da cartelização, aquela que a Autoridade da Concorrência não vê.
Sabes o que é um cartel?
Lê o relatório e depois diz na tua opinião o que está mal:
http://www.concorrencia.pt/SiteCollecti ... 3_2009.pdf
finveste Escreveu:mais_um Escreveu:finveste Escreveu:
Nos combustíveis toda a gente sabe que é o estado que impede a concorrência.
Podes explicar o teu raciocinio?
Ironia meu caro.
finveste Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Note-se que nos produtos onde só incide o IVA, o estado fica com 19% o que compara com 44% no gasóleo e 53% na gasolina.
IVA a 19%? Onde é que isso já vai.
Não é Iva a 19%. Do total que pagas, 19% vai para o Estado. Ou seja se comprares um produto que custe 100€ +23% de IVA, gastaste 123€ e o Estado fica com 23€, o que corresponde a +/-19% do que pagaste.