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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 21/8/2012 15:31

Sr_SNiper Escreveu:Eu também estou inclinado para o converter, pena que tenho de esperar 2 meses pelo KIT depois de encomendar, mas vale a pena.


O Estado pode sempre ir buscar mais ISP ao GPL e lá se vai as tuas contas....

Aconteceu comigo quando coloquei aquecimento central, fiz as contas ao custo do gasoleo de aquecimento e entretanto o Estado alterou o ISP.
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por Sr_SNiper » 21/8/2012 15:06

tugadaytrader Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Deixo aqui uma questão que ando a fazer a mim próprio.

Estive a fazer umas contas sobre a conversão do meu carro para GPL:
Consumo 7,5L ou seja como compro gasolina a 1,65EUR - 12,37EUR/100KM
8,5L de GPL a 0,83EUR - 7,05EUR/100KM

POUPO 5,30EUR/100KM

O KIT custa 2100EUR + IVA, ou seja 2626EUR, tenho que fazer 50.000Km para pagar o KIT... são muios Km... faço cerca de 15.000Km por ano...
O que acham?


Idade do Carro?

Km?

Cilindrada?

Quanto é o custo anual da manutenção do sistema GPL?

Temos aqui um especialista
é de Novembro de 2007 1400cc com 125cv tem 34.000km custo anual da manutenção 0 euros ( é mesmo zero, não tem manutenção este kit)


Tive um Citroen Xantia 1.8i 16v SX Break (112cv)que vendi com 480.000km, andava melhor a GPL que a gasolina... :) ainda anda a rolar.

Ainda tinha o sistema antigo e todos anos tinha que o levar a oficina mas nunca paguei mais de 100€ de manutenção.


Nesse carro com esses km e esses anos eu colocava o GPL.
Ao fim de 4 anos tens o investimento pago, tens que ter em atenção que não podes estacionar o carro em locais fechados, como garagens e parques de estacionamento.

Eu também estou inclinado para o converter, pena que tenho de esperar 2 meses pelo KIT depois de encomendar, mas vale a pena.
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Re: 1,32 na Galp?

por Elias » 21/8/2012 13:32

tugadaytrader Escreveu:
Elias Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Tens que fazer um x valor de compras?


Sim. 30 euros.

Mas se fizeres 60 e repartires em 2 lotes dão-te duas senhas. :P

(não acumuláveis)


Ou seja, se for um lote de 60 dá uma senha?

Se forem dois lotes de 30 cada um, dá 2 senhas? ;)


Exacto. E na GALP recebes uma senha para descontar no Continente.
 
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Re: 1,32 na Galp?

por L.S.S » 21/8/2012 13:29

Elias Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Tens que fazer um x valor de compras?


Sim. 30 euros.

Mas se fizeres 60 e repartires em 2 lotes dão-te duas senhas. :P

(não acumuláveis)





majomo Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:
Esse desconto de 10cts do continente é muito bom... ;)

Tens que fazer um x valor de compras?


Para obter o talão de desconto do continente tens de efetuar uma compra mínima de 30€ e na Galp tens o talão de desconto a partir dos 15€...

nestes casos não me obriga a nenhuma mudança de rotina...



Um bem haja aos dois pela informação... ;)
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Re: 1,32 na Galp?

por L.S.S » 21/8/2012 13:28

Elias Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Tens que fazer um x valor de compras?


Sim. 30 euros.

Mas se fizeres 60 e repartires em 2 lotes dão-te duas senhas. :P

(não acumuláveis)


Ou seja, se for um lote de 60 dá uma senha?

Se forem dois lotes de 30 cada um, dá 2 senhas? ;)
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Re: 1,32 na Galp?

por majomo » 21/8/2012 13:26

tugadaytrader Escreveu:
Esse desconto de 10cts do continente é muito bom... ;)

Tens que fazer um x valor de compras?


Para obter o talão de desconto do continente tens de efetuar uma compra mínima de 30€ e na Galp tens o talão de desconto a partir dos 15€...

nestes casos não me obriga a nenhuma mudança de rotina... tirando o facto de no 3.º domingo apanhar mais fila, normalmente espero cerca de 10/20 minutos máximo... com o carro desligado... :)
Editado pela última vez por majomo em 21/8/2012 13:29, num total de 1 vez.
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Re: 1,32 na Galp?

por Elias » 21/8/2012 13:22

tugadaytrader Escreveu:Tens que fazer um x valor de compras?


Sim. 30 euros.

Mas se fizeres 60 e repartires em 2 lotes dão-te duas senhas. :P

(não acumuláveis)
 
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Re: 1,32 na Galp?

por L.S.S » 21/8/2012 13:20



Obrigado Elias..



majomo Escreveu:Atestei no domingo passado... a bomba tinha preço de 1,409€ (relativamente às bombas normais galp, esta bomba já faz um desconto de 6 cents.; no 3.º domingo de cada mês a galp faz um desconto extra de 6 cents.) depois se usares os vales continente tens outros 10 cents. de desconto... paguei o gasóleo teoricamente a 1,309€...

normalmente consulto os preços na internet e tenho a sorte de estar perto de bombas "baratas"... 8-) :twisted:


Esse desconto de 10cts do continente é muito bom... ;)

Tens que fazer um x valor de compras?
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Re: 1,32 na Galp?

por majomo » 21/8/2012 13:16

tugadaytrader Escreveu:
majomo Escreveu:para obter estes preços procuro as gasolineiras mais baratas, atualmente é a GALP através dos vales de desconto conjugado com o desconto do 3.º domingo.

Imagem


Como consegues pagar por litro 1,32 na galp neste momento?

Desconheço esse desconto do 3.º domingo, costumo abastecer ao fim de semana na repsol com desconto de 12cts.


Atestei no domingo passado... a bomba tinha preço de 1,409€ (relativamente às bombas normais galp, esta bomba já faz um desconto de 6 cents.; no 3.º domingo de cada mês a galp faz um desconto extra de 6 cents.) depois se usares os vales continente tens outros 10 cents. de desconto... paguei o gasóleo teoricamente a 1,309€...

normalmente consulto os preços na internet e tenho a sorte de estar perto de bombas "baratas"... 8-) :twisted:
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Re: 1,32 na Galp?

por Elias » 21/8/2012 13:13

tugadaytrader Escreveu:Desconheço esse desconto do 3.º domingo, costumo abastecer ao fim de semana na repsol com desconto de 12cts.


http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... -Galp.aspx
 
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1,32 na Galp?

por L.S.S » 21/8/2012 13:11

majomo Escreveu:para obter estes preços procuro as gasolineiras mais baratas, atualmente é a GALP através dos vales de desconto conjugado com o desconto do 3.º domingo.

Imagem


Como consegues pagar por litro 1,32 na galp neste momento?

Desconheço esse desconto do 3.º domingo, costumo abastecer ao fim de semana na repsol com desconto de 12cts.

Desconto de 6cts fim de semana, que acumulo com desconto de mais 6cts de um cartão do banco.
Editado pela última vez por Visitante em 21/8/2012 13:14, num total de 1 vez.
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por majomo » 21/8/2012 13:02

A titulo de curiosidade, deixo aqui os preços por litro de gasóleo que paguei este ano e a comparação com os dois últimos anos...

para obter estes preços procuro as gasolineiras mais baratas, atualmente é a GALP através dos vales de desconto conjugado com o desconto do 3.º domingo.

Imagem

Imagem
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por gorgo » 21/8/2012 11:19

oscar.coelho Escreveu:
Elias Escreveu:oscar, então não percebi bem o teu ponto.

Em tua opinião, os preços deveriam variar como, ou deveriam reflectir o quê?


Eu só não quero comprar produtos de primeira necessidade como se estivesse a jogar na bolsa. Foi este o meu ponto inicial.
Em relação à tua pergunta a resposta é; como para todos os outros. Ou então expliquem-me que o método é bom e vamos adoptá-lo para todos os outros produtos (no pão por exemplo).

oscar


Cada companhia é livre de variar os preços. Em Espanha a prática é ao dia. Qualquer companhia pode variar à quinzena, ao mês, ao trimestre, etc. O que é preciso evitar é a capacidade de arbitragem. A arbitragem nas acções entre diferentes mercados é ao segundo. Nos combustíveis pode ser feita ao dia.

Quando a comunicação social informa que os preços vão subir no dia seguinte, o consumidor faz arbitragem no dia anterior.

A arbitragem de grandes dimensões é efetuada via importação de refinados:

Se o preço sem impostos ficar muito tempo sem descer, justifica-se importar uma carga e vender facilmente. Na subida justifica-se vender cargas no exterior em alternativa ao mercado Interno.

Por estas razões os preços não podem ser regulados sem fechar as fronteiras.
 
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por Elias » 21/8/2012 11:17

oscar.coelho Escreveu:Eu só não quero comprar produtos de primeira necessidade como se estivesse a jogar na bolsa. Foi este o meu ponto inicial.


Eu entendi esse ponto.
Mas considerando que o petróleo é cotado no mercado, o seu preço flutua ao sabor da oferta e da procura. Isso tem implicações no preço dos derivados do petróleo.
Por isso é que eu referi que se queres eliminar essa dependência, será necessário aplicar preços administrativos. Ou vês outro caminho?

oscar.coelho Escreveu:Em relação à tua pergunta a resposta é; como para todos os outros.


Quais outros? Podes concretizar um caso de um produto em que as variações de preços sejam, do teu ponto de vista, adequadas?
 
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por oscar.coelho » 21/8/2012 11:08

Elias Escreveu:oscar, então não percebi bem o teu ponto.

Em tua opinião, os preços deveriam variar como, ou deveriam reflectir o quê?


Eu só não quero comprar produtos de primeira necessidade como se estivesse a jogar na bolsa. Foi este o meu ponto inicial.
Em relação à tua pergunta a resposta é; como para todos os outros. Ou então expliquem-me que o método é bom e vamos adoptá-lo para todos os outros produtos (no pão por exemplo).

oscar
 
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por Elias » 21/8/2012 10:58

oscar, então não percebi bem o teu ponto.

Em tua opinião, os preços deveriam variar como, ou deveriam reflectir o quê?
 
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Re: Jogar na bolsa sem querer

por oscar.coelho » 21/8/2012 10:57

MarcoAntonio Escreveu:
oscar.coelho Escreveu:Quem quer investir na bolsa arranja uma corretora, compra e vende, vende e compra mas ninguém o obriga.
Pois o que mais choca neste negócio dos preços dos combustíveis é que estamos todos envolvidos até ao pescoço em mercados spot, mercados forex, etc., sem termos feito nada para isso. Como consumidor continuo sem perceber porque é que as variações desta semana têm de se repercutir nos preços da próxima 2ªfeira.
Os preços já variam semanalmente. Só falta passarem para variações diárias e estaremos todos a ter de decidir se atesto hoje, se deixo para amanhã, vai subir, vai descer, compro pouco, reforço amanhã, gráficos e etc...

Façam o que quizerem mas não nos obriguem a jogar na bolsa sem nós querermos.

Um abraço
oscar


Desculpa mas não sei se percebi: o teu argumento é que os produtores não devem repercurtir os custos do que vendem aos consumidores finais?


Elias Escreveu:oscar, a única forma de não estarmos dependentes das flutuações de mercado passará pela adopção de preços administrativos. És favorável a uma solução deste tipo?


Onde é que eu disse ou dei a entender algo parecido? Todos os produtores repercutem os custos nos preços de venda mas não o fazem da forma que referi (flutuações desta semana na matéria prima com repercusão imediata nos preços na bomba da próxima 2ªfeira). Porque que é que os combustíveis são um caso à parte? Este método é mais vantajoso para quem?

oscar
 
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por Elias » 21/8/2012 8:24

Parece que o Correio da Manhã também já embarca em demagogias. A manchete de hoje é esta:


Revista de imprensa: destaques do “Correio da Manhã”
21.08.2012 - 07:04

Combustíveis sobem o dobro do petróleo. Barril de Brent subiu 5,1% num ano. Gasolina e gasóleo aumentaram 11,7%.


Não li o artigo, mas sem explicar a variação cambial (a manchete não explica), isto serve como habitualmente para incendiar a opinião pública e não para esclarecer.
 
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por sargotrons » 21/8/2012 6:48

Não faz mal!...
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por L.S.S » 21/8/2012 2:35

Lion_Heart Escreveu:
Sou capaz de apostar que 90% dos carros a gpl nao usam o autocolante entre eles muitos Porsche, SUV , Merc , BMW e etc.

A multa e ridicula e quase todos tem um distico com iman que poe e tiram a qq momento


Eu tinha um autocolante quadrado, atrás por cima do escape, mais tarde começaram a surgir uns mais pequenos e ovais, mas de facto, recordo-me que havia alguns "cagões" com BMWs, Audis e modelos de gama alta das outras marcas que tinham complexos em colocar o autocolante.

Nunca tive qualquer complexo por ter um carro a GPL antes pelo contrario, na altura a Bomba do GPL nunca tinham ninguém para abastecer, principalmente nas bombas da A1 que na altura tinham GPL, era sempre andar... :)
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por Lion_Heart » 21/8/2012 2:23

AutoMech Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:tens que ter em atenção que não podes estacionar o carro em locais fechados, como garagens e parques de estacionamento.


Tentou acabar-se com essa proibição mas o Cavaco chumbou. Resta saber o que se seguirá:
http://expresso.sapo.pt/cavaco-chumba-c ... al=f746098


Sou capaz de apostar que 90% dos carros a gpl nao usam o autocolante entre eles muitos Porsche, SUV , Merc , BMW e etc.

A multa e ridicula e quase todos tem um distico com iman que poe e tiram a qq momento
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

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por Automech » 21/8/2012 2:16

tugadaytrader Escreveu:tens que ter em atenção que não podes estacionar o carro em locais fechados, como garagens e parques de estacionamento.


Tentou acabar-se com essa proibição mas o Cavaco chumbou. Resta saber o que se seguirá:
http://expresso.sapo.pt/cavaco-chumba-c ... al=f746098
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por L.S.S » 21/8/2012 2:04

Elias Escreveu: E no distrito de Bragança não há nenhum!


Mas tinha em Bragança, logo a entrada na zona industrial, mas era a 8 anos atrás.

Cheguei atestar muitas vezes lá o deposito quando ia para Zamora, porque em Espanha na altura nessa zona não tinha nada.
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por L.S.S » 21/8/2012 2:00

Sr_SNiper Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Deixo aqui uma questão que ando a fazer a mim próprio.

Estive a fazer umas contas sobre a conversão do meu carro para GPL:
Consumo 7,5L ou seja como compro gasolina a 1,65EUR - 12,37EUR/100KM
8,5L de GPL a 0,83EUR - 7,05EUR/100KM

POUPO 5,30EUR/100KM

O KIT custa 2100EUR + IVA, ou seja 2626EUR, tenho que fazer 50.000Km para pagar o KIT... são muios Km... faço cerca de 15.000Km por ano...
O que acham?


Idade do Carro?

Km?

Cilindrada?

Quanto é o custo anual da manutenção do sistema GPL?

Temos aqui um especialista
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por Elias » 21/8/2012 1:56

Um aspecto a teres em consideração é este: fora das zonas populosas / metropolitanas do litoral, a densidade de postos com GPL é baixíssima. Quanto mais para o interior, pior. Por exemplo, em todo o distrito de Évora há apenas um posto e mais outro em auto-estrada. E no distrito de Bragança não há nenhum! No resto do interior o panorama não é muito diferente.

Assim, a opção pelo GPL poderá ser pouco conveniente se costumas ir muito para longe das grandes áreas metropolitanas e particularmente para o interior do território.
 
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