Magalhães é Português
In Iol :
http://diario.iol.pt/tecnologia/magalha ... -4069.html
A ideia surgiu da mente do «guru» dos media e da tecnologia Nicholas Negroponte. Pretendia que houve um computador por criança, pensando nomeadamente em África. Nasceu a Fundação OLPC (One Laptor Per Child) e o computador dá pelo nome de XO-1. Sem fins lucrativos, visava construir um portátil por 100 dólares.
A ideia foi apanhada por outras empresas. E surgiram outros produtos, como o Classmate PC, da Intel, que surgirá em Portugal como o nome «Magalhães». Este tem sido, aliás, um nicho de mercado muito explorado recentemente, com o surgimento de vários computadores mais pequenos, de baixo custo, conhecidos como Netbooks. Assim aconteceu há cerca de um mês com o Asus EeePC, mas também existe o Everex CloudBook, entre outros.
«Magalhães», um computador pouco português
O XO-1 e o Classmate PC são, porém, destinados ao mercado educacional, assumindo um design dirigido, como o facto de serem ergonómicos, resistentes à água e a algum choque.
«É uma má escolha e não me parece transparente, porque o que tem sucedido noutros países é que é aberto um concurso para a escolha dos melhores produtos. Sempre que isso acontece o produto OLPC tem vencido, como sucedeu no Uruguai e no Brasil», revelou ao PortugalDiário o produtor americano Wayan Vota, criador do site OLPC News e uma das referências nesta área.
«A boa notícia é que Portugal está a apostar na tecnologia, colocando-a à disposição das crianças. Mas o que não é claro é o método. Para além disso, é estranho que a Intel fique como conselheira tecnológica do Ministério responsável. Será que convidariam a Opel para conselheira da indústria automóvel?», questiona, assumindo a perplexidade: «Há aqui uma perda de autonomia de escolha no futuro. Para além disso, não foi bem esclarecido a verba dispendida por cada aluno. Não me parece que tenha sido um processo totalmente transparente».
Afinal o chip não é de última geração
José Sócrates referiu que o «Magalhães» surgirá com o último microprocessador da Intel. Mas tal não corresponde à verdade, como referiu a directora-geral da Plataforma para os Mercados Emergentes, Lila Ibrahim. A primeira leva de produtos levará o processador mais antigo da Celeron e só depois terá direito ao novo chip Atom, da Intel.
Diferentes objectivos
Algo que poderá ter pesado na escolha portuguesa é a produção do computador em solo nacional. «A OLPC não deixa dúvidas. Só constrói na China, para que o processo seja sistematizado e garantido o preço do computador», lembra Wayan Vota.
A verdade é que os objectivos do Classmate e do OLPC XO são diferentes. O primeiro tem como objectivo adaptar um computador normal (preferencialmente em Windows XP) a uma dimensão mais reduzida, com características menos exigentes, para uma utilização simplificada.
A plataforma do OLPC aposta mais do chamado software open-source (livre), que poderá ser totalmente modificado pelas próprias crianças, mediante as suas necessidades pessoais/educativas. Assim, poderá aprender enquanto mexem no computador, como explicou Mary Lou Jepsen, uma das responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico do produto.
«O Classmate é mais caro, consome dez vezes mais energia, tem um terço da captação de rede wifi e não pode ser usado durante muito tempo no exterior. O XO não é só mais barato, mas requer uma infra-estrutura menos dependente da energia eléctrica e do acesso à Internet. No Peru, por exemplo, podemos pô-lo a funcionar com energia solar de dia e à manivela à noite por cerca de 25 dólares por criança», frisou em entrevista ao site Groklaw.net.
A Intel, por seu lado, contrapõe, argumentando que o mundo não está preparado para esse tipo de PC¿s, preferindo os mais tradicionais, devidamente adaptados. Curiosamente, as duas empresas chegaram a trabalhar em parceria entre até ao passado mês de Janeiro.
http://diario.iol.pt/tecnologia/magalha ... -4069.html
A ideia surgiu da mente do «guru» dos media e da tecnologia Nicholas Negroponte. Pretendia que houve um computador por criança, pensando nomeadamente em África. Nasceu a Fundação OLPC (One Laptor Per Child) e o computador dá pelo nome de XO-1. Sem fins lucrativos, visava construir um portátil por 100 dólares.
A ideia foi apanhada por outras empresas. E surgiram outros produtos, como o Classmate PC, da Intel, que surgirá em Portugal como o nome «Magalhães». Este tem sido, aliás, um nicho de mercado muito explorado recentemente, com o surgimento de vários computadores mais pequenos, de baixo custo, conhecidos como Netbooks. Assim aconteceu há cerca de um mês com o Asus EeePC, mas também existe o Everex CloudBook, entre outros.
«Magalhães», um computador pouco português
O XO-1 e o Classmate PC são, porém, destinados ao mercado educacional, assumindo um design dirigido, como o facto de serem ergonómicos, resistentes à água e a algum choque.
«É uma má escolha e não me parece transparente, porque o que tem sucedido noutros países é que é aberto um concurso para a escolha dos melhores produtos. Sempre que isso acontece o produto OLPC tem vencido, como sucedeu no Uruguai e no Brasil», revelou ao PortugalDiário o produtor americano Wayan Vota, criador do site OLPC News e uma das referências nesta área.
«A boa notícia é que Portugal está a apostar na tecnologia, colocando-a à disposição das crianças. Mas o que não é claro é o método. Para além disso, é estranho que a Intel fique como conselheira tecnológica do Ministério responsável. Será que convidariam a Opel para conselheira da indústria automóvel?», questiona, assumindo a perplexidade: «Há aqui uma perda de autonomia de escolha no futuro. Para além disso, não foi bem esclarecido a verba dispendida por cada aluno. Não me parece que tenha sido um processo totalmente transparente».
Afinal o chip não é de última geração
José Sócrates referiu que o «Magalhães» surgirá com o último microprocessador da Intel. Mas tal não corresponde à verdade, como referiu a directora-geral da Plataforma para os Mercados Emergentes, Lila Ibrahim. A primeira leva de produtos levará o processador mais antigo da Celeron e só depois terá direito ao novo chip Atom, da Intel.
Diferentes objectivos
Algo que poderá ter pesado na escolha portuguesa é a produção do computador em solo nacional. «A OLPC não deixa dúvidas. Só constrói na China, para que o processo seja sistematizado e garantido o preço do computador», lembra Wayan Vota.
A verdade é que os objectivos do Classmate e do OLPC XO são diferentes. O primeiro tem como objectivo adaptar um computador normal (preferencialmente em Windows XP) a uma dimensão mais reduzida, com características menos exigentes, para uma utilização simplificada.
A plataforma do OLPC aposta mais do chamado software open-source (livre), que poderá ser totalmente modificado pelas próprias crianças, mediante as suas necessidades pessoais/educativas. Assim, poderá aprender enquanto mexem no computador, como explicou Mary Lou Jepsen, uma das responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico do produto.
«O Classmate é mais caro, consome dez vezes mais energia, tem um terço da captação de rede wifi e não pode ser usado durante muito tempo no exterior. O XO não é só mais barato, mas requer uma infra-estrutura menos dependente da energia eléctrica e do acesso à Internet. No Peru, por exemplo, podemos pô-lo a funcionar com energia solar de dia e à manivela à noite por cerca de 25 dólares por criança», frisou em entrevista ao site Groklaw.net.
A Intel, por seu lado, contrapõe, argumentando que o mundo não está preparado para esse tipo de PC¿s, preferindo os mais tradicionais, devidamente adaptados. Curiosamente, as duas empresas chegaram a trabalhar em parceria entre até ao passado mês de Janeiro.
- Registado: 21/3/2003 18:01
O anuncio foi de facto um pouco exagerado pois ate parecia que a Intel ia transferir a producao de chips do Taiwan para Matosinhos..mas na essencia e um bom projecto com potencial e vai proporcionar o acesso ao computador a muita gente que de outra forma nao conseguia.
Preocupa-me muito mais aquela historia da ponte que triplicou o custo..isso sim e preocupante e vergonhoso em Portugal no sec XXI.
Se isto acontecesse na minha empresa era despedido e ainda tinha de pagar o excesso do custo de volta.
Comprem o MS Project e vamos ver se acaba o saque por favor.
Bons negocios
Preocupa-me muito mais aquela historia da ponte que triplicou o custo..isso sim e preocupante e vergonhoso em Portugal no sec XXI.
Se isto acontecesse na minha empresa era despedido e ainda tinha de pagar o excesso do custo de volta.
Comprem o MS Project e vamos ver se acaba o saque por favor.

Bons negocios
carf2007 Escreveu:Se realmente for uma versão do Classmate é bom. O pior é que o Classmate custa perto de 500 dólares... vamos aguardar
A ministra garantiu que em Portugal, para os alunos fora da acção social, o Magalhães custará 50 euros.
Cheira-me a que vai ser mais um "golpe de mágica" como fizeram com os portateis escola: 150 euros + (36X17,5).
Deve vir aí algo parecido com isto:

http://www.infowester.com/coleeepc.php
Os que estão "dentro" da acção social... já estou a vêr os "lellos" e as ditas minorias a dizerem que querem portáteis melhores. Afinal somos nós que pagamos!
Não sou um velho do Restelo mas a maior parte das grandes medidas do Sócrates é marketing do mais ordinário. Os produtos valem 10 e o Marketing quer fazer-nos acreditar que vale 100!
E, ...está desvendada a vinda do Bill Gates a Portugal... tem sido só facturar !
carf2007 Escreveu:Se realmente for uma versão do Classmate é bom. O pior é que o Classmate custa perto de 500 dólares... vamos aguardar
A ministra garantiu que em Portugal, para os alunos fora da acção social, o Magalhães custará 50 euros.
Seria óptimo. Se for assim e eles aparecerem ainda este ano, vou já pedir um para cada um dos meus filhos (o pior é que logo de seguida vão pedir acesso à net e isso começa a ficar mais caro...)
- Registado: 30/11/2007 21:12
Se realmente for uma versão do Classmate é bom. O pior é que o Classmate custa perto de 500 dólares... vamos aguardar
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Alguém faz ideia das características da máquina? E se vem com algum software?
"O Magalhães é baseado na segunda versão Classmate da Intel, o portátil desenvolvido especificamente para o mercado da educação pela gigante de semicondutores. A JP Sá Couto e a Prológica constituiram uma ACE, de nome YOUTSU com o objectivo de responder com recursos nacionais ao programa e-escolas e agora formaliza também a parceria com a Elitgroup Computer Systems (ECS) trazendo para Portugal o know how de produção do Classmate da Intel e uma rede de produção de notebooks que esta implementada quase exclusivamente em países asiáticos. "
"A segunda geração do classmate PC é equipada com processador Intel Celeron M com recursos de rede sem fio WiFi e mesh. A versão mais sofisticada da máquina tem ecran de cristal líquido de 9 polegadas, bateria de seis células, 512 megabytes de memória, disco rígido de 30 gigabytes e webcam. O equipamento é compatível com Windows XP ou Linux, segundo o comunicado.
Chien disse na nota que versões futuras do classmate PC virão equipadas com o processador Atom da empresa, que tem recursos de consumo reduzido de energia e é projetado com capacidades de comunicação sem fio. "
"O papel da Intel
A Intel cede o design dos portáteis, baseados no Classmate, e irá disponibilizar aconselhamento e suporte tecnológico ao Governo português na gestão promoção e implementação da iniciativa. Gordon Graylish, vice-presidente da Intel para a EMEA, adiantou ao TeK que a Intel não vai tomar nenhuma participação accionista no projecto nem investir financeiramente na fábrica, mas que cede o seu know-how e expertise técnica e de mercado.
Este responsável admite que há um grande potencial do projecto de expansão internacional em países de lingua portuguesa mas não só, já que há países de fracos resursos económicos onde o investimento nestas ferramentas faz todo o sentido.
Segundo informação disponibilizada à imprensa, está prevista também a criação de um centro de competências da Intel em Portugal para expandir a utilização de computadores portáteis, mas não foram disponibilizados mais dados sobre esta intenção. "
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Para que precisa um garoto de 7,8,9 anos dum portátil?
Aposto que não tens filhos.
É um instrumento como outro qualquer. Se lhe derem uma utilização correcta, pode ser um bom instrumento de aprendizagem.
Já agora o meu filho tem 8 anos e utiliza a internet desde os 5 ( e não fui eu que forçei, aprendeu vendo os outros utilizar ) só para referir alguns exemplos, adora "viajar" pelo google earth, gosta de ver bandeiras de paises, sites sobre corpo humano, dinossauros , etc ...
Tem conhecimentos superiores ao de um miúdo da mesma idade que nunca contactou com a internet, a não ser que esse miudo tenha um quarto com centenas de enciclopédias (e as consulte) !
Depende muito dos pais.
Acho que vou começar a mostrar-lhe uns graficos do DAX !![]()
Senão já agora podiamos continuar com os quadros de lousa e giz, pra que gastar dinheiro em quadros digitais !??
Nem mais. Não podia ter dito melhor.
O meu tem quatro e já começa a navegar. Visita os sites infantis e pede-me para ver dinossauros, peixes, bichos em geral. Índios, cowboys, cavaleiros e dragões. Bombeiros, polícias e tem uma preferência especial por máquinas de construção.
O mais pequeno, de dois, fica o tempo todo a ver o irmão e a chuchar no dedo. Deve começar lá pelos três.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Alguém faz ideia das características da máquina? E se vem com algum software?
Do anúncio fica-se a saber que "tem memória RAM" e pouco mais...
Será um concorrente do OLPC (que a Intel abandonou) e do Classmate da própria Intel (http://www.classmatepc.com/productinfo/index.htm#specs).
Se o Magalhães tiver características semelhantes parece boa ideia, vamos ver.
Por último: diz-se que se vão distribuir 500 mil em Setembro. Mas outras notícias dizem que a capacidade da fábrica é de 40 mil por mês... será que estão a produzir há 10 meses para stock?
Do anúncio fica-se a saber que "tem memória RAM" e pouco mais...

Será um concorrente do OLPC (que a Intel abandonou) e do Classmate da própria Intel (http://www.classmatepc.com/productinfo/index.htm#specs).
Se o Magalhães tiver características semelhantes parece boa ideia, vamos ver.
Por último: diz-se que se vão distribuir 500 mil em Setembro. Mas outras notícias dizem que a capacidade da fábrica é de 40 mil por mês... será que estão a produzir há 10 meses para stock?
Editado pela última vez por silvaxico em 30/7/2008 22:04, num total de 1 vez.
- Registado: 30/11/2007 21:12
Efectivamente, parece uma excelente ideia. Todos sabemos que nos adaptamos ao "mundo tecnologico" ou morremos. Tive a sorte de me ter iniciado neste mundo desde muito cedo e hoje em dia já vejo a minha filha de 4 anos mexer no rato com uma precisão meticulosa...
Navega na internet de tal maneira que me deixa deveras surpreendido... YouTube (ve e escolhe todos os cartoons e video clips da fantuchada...), procura desenhos para pintar no google e já pede para ver coisinhas para a sua "escolinha" pois so para o ano vai para a primaria.
Bato palmas a iniciativa pois irá permitir às crianças mais carenciadas acompanharem de perto e em igualdade a evolução de uma criança normal.

Navega na internet de tal maneira que me deixa deveras surpreendido... YouTube (ve e escolhe todos os cartoons e video clips da fantuchada...), procura desenhos para pintar no google e já pede para ver coisinhas para a sua "escolinha" pois so para o ano vai para a primaria.
Bato palmas a iniciativa pois irá permitir às crianças mais carenciadas acompanharem de perto e em igualdade a evolução de uma criança normal.

"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"
Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com
Luis Simões
Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com
Luis Simões
maverick Escreveu:Para que precisa um garoto de 7,8,9 anos dum portátil? Oh pa... são daquelas coisas muito tugas. E o povinho bate palmas. Que política da treta.
Realmente não entendo (defeito meu, certamente)!
A mim parece-me que genuinamente "tuga" e altamente "da treta" é este permanente e doentio vício de auto-flagelação e bota-abaixismo militante.
...
...os de Freixieiro podem passar a fazer Canivetes.
A JP Sa Couto já existe e assembla computadores há alguns anos (Tsunami) , a intel não vai deslocalizar nada, porque praticamente só oferece o "nome" e alguns conhecimentos, não vão gastar nem um centimo.
É apenas uma oportunidade de negocio para a JP vender agora 500 mil, depois tentar exportar mais uns quantos , e se os governos seguintes aderirem , vão ser necessarios uns 100 mil todos os anos ... e quando acabar ... acabou
Editado pela última vez por carf2007 em 30/7/2008 21:27, num total de 1 vez.
Para que precisa um garoto de 7,8,9 anos dum portátil?
Aposto que não tens filhos.
É um instrumento como outro qualquer. Se lhe derem uma utilização correcta, pode ser um bom instrumento de aprendizagem.
Já agora o meu filho tem 8 anos e utiliza a internet desde os 5 ( e não fui eu que forçei, aprendeu vendo os outros utilizar ) só para referir alguns exemplos, adora "viajar" pelo google earth, gosta de ver bandeiras de paises, sites sobre corpo humano, dinossauros , etc ...
Tem conheçimentos superiores ao de um miudo da mesma idade que nunca contactou com a internet, a não ser que esse miudo tenha um quarto com centenas de enciclopedias (e as consulte) !
Depende muito dos pais.
Acho que vou começar a mostrar-lhe uns graficos do DAX !

Senão já agora podiamos continuar com os quadros de lousa e giz, pra que gastar dinheiro em quadros digitais !??
maverick Escreveu:Para que precisa um garoto de 7,8,9 anos dum portátil? Oh pa... são daquelas coisas muito tugas. E o povinho bate palmas. Que política da treta.
Tenho aqui um de 4 anos que não larga o meu...
Qualquer dia têm de abrir o programa mas é à pré-primária. Há-de chegar o tempo...e por mim podía ser já, sempre libertava o meu um pouco.
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"
Warren Buffett
Bons negócios !!!
Warren Buffett
Bons negócios !!!
- Registado: 19/10/2004 19:26
- Registado: 22/4/2003 23:12
Para em vez de estudar e aprender, passar o tempo na net e a jogar jogos. Realmente é muito cedo para ficar dependente.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
--------------------------------------------------------------------------------
Essa é mais ou menos a mentalidade de há dois séculos : " para que é que uma mulher precisa de ler ou escrver? tem é de ficar em casa a tomar conta dos filhos e da casa" ... ou então daquele pastor da reportagem da sic : " para que é que a míuda precisa de ir para a escola? Preciso é dela aqui a tomar conta do gado ! "
- Registado: 3/4/2008 11:50
Essa é mais ou menos a mentalidade de há dois séculos : " para que é que uma mulher precisa de ler ou escrver? tem é de ficar em casa a tomar conta dos filhos e da casa" ... ou então daquele pastor da reportagem da sic : " para que é que a míuda precisa de ir para a escola? Preciso é dela aqui a tomar conta do gado ! "
- Registado: 3/4/2008 11:50
charles Escreveu:Lá vão acontecendo estes bons exemplos economicos, pena não assistirmos mais vezes a este tipo de anuncios....falta-nos um exemplo deste genero no sector automovel![]()
(...)
O estado que garanta a compra de meio milão de um determinado equipamento, e amanha os investidores aparecerão, não vejo isto como exemplo !
Estamos perto das eleições ...
Cumprimentos.
Excelente iniciativa

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Magalhães é Português
Lá vão acontecendo estes bons exemplos economicos, pena não assistirmos mais vezes a este tipo de anuncios....falta-nos um exemplo deste genero no sector automovel

ACTUALIZADO ÀS 19H00]
José Sócrates anunciou esta quarta-feira a distribuição de meio milhão de computadores portáteis aos alunos do primeiro ciclo no início do próximo ano lectivo.
Durante a cerimónia de assinatura do protocolo entre o Governo português e a Intel, que viabiliza a constituição de um consórcio maioritariamente português que vai fabricar computadores portáteis «Magalhães», o chefe do Governo sublinhou que esta iniciativa tem como objectivo contribuir «para a dinamização da economia nacional numa área estratégica ao nível das novas tecnologias».
Crianças mais necessitadas «não pagarão nada»
O computador, denominado «Magalhães», em homenagem ao navegador Fernão de Magalhães, é o primeiro portátil que vai ser totalmente produzido em Portugal. Destina-se a crianças do primeiro ciclo e custará no máximo 50 euros.
«O Governo estendeu o programa e-escola ao e-escolinha e assim sendo as crianças que se encontram dentro do escalão A não pagarão nada, sendo que as do escalão B pagarão apenas 20 euros. Já as famílias sem acção escolar pagarão 50 euros», referiu o primeiro-ministro aos jornalistas.
Magalhães é à prova de água e choque
Este pequeno portátil azul e branco, que será produzido na nova fábrica de computadores projectada pela multinacional Intel e pela portuguesa JP Sá Couto, em Matosinhos, vai permitir criar cerca de mil novos postos de trabalho.
Além disso, conta com acesso à Internet, possui memoria RAM, processador da Intel e cerca de 6 horas de bateria. É ainda dotado de um software de última geração, adequado às capacidades das crianças entre os 6 e os 10 anos. Por isso mesmo, será resistente ao choque, à água e aos líquidos em geral.
Sócrates adiantou, ainda, que as primeiras entregas para quem se inscreveu vão decorrer já em Setembro e que tudo será tratado no seio das escolas. Os pais que requerem mais uma ligação-para quando as crianças sairem da escola e forem para casa-também o poderão fazer, junto dos operadores, a custos reduzidos.
80 milhões de euros
A produção do «Magalhães» terá para já um custo superior a 80 milhões de euros. Isto porque o custo de produção de cada um dos quase 500 mil será de 180 euros.
A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que garantiu ainda que «numa fase inicial, em Setembro, o computador terá 30% de incorporação nacional, mas o objectivo é que, no final deste ano, esteja já nos 100%», disse à margem da cerimónia de apresentação da nova iniciativa.
«A diferença entre o custo de produção e o preço final deste computador portátil será suportada pelo Estado e pelas entidades privadas envolvidas no projecto», avançou ainda.
A verdade é que parte dos custos que vai caber ao Executivo dependerá dos contratos de ligações à Internet que os operadores de telecomunicações (PT, Vodafone, Zon e Sonaecom) venham a alcançar
Investimento: Matosinhos recebe fábrica do computador "Magalhães" da Intel e JP Sá Couto
2008-07-28
Porto, 28 Jul (Lusa) - A nova fábrica de computadores projectada pela multinacional Intel e pela portuguesa JP Sá Couto vai ser construída na zona do Freixieiro, em Matosinhos, disse hoje à agência Lusa fonte ligada ao processo.
A futura unidade será responsável pela montagem de um novo computador, que receberá o nome "Magalhães", numa referência ao comandante português que fez a primeira circum-navegação do mundo, e que será destinado a crianças do primeiro ciclo de escolaridade.
O anúncio do investimento será feito quarta-feira em Lisboa, pelo presidente da multinacional norte-americana Intel, Craig Barrett, numa cerimónia que terá lugar no Pavilhão Atlântico e que contará com a presença do primeiro-ministro José Sócrates e dos ministros das Obras Públicas, da Economia e da Educação.
A fábrica ficará localizada na zona industrial que a Câmara de Matosinhos está a dinamizar no Freixieiro, Perafita, próximo do terminal TIR e das instalações da Jomar e da fábrica Ikea.
A portuguesa JP Sá Couto, que produz os computadores Tsunami, tem a sua sede também na freguesia de Perafita, junto à refinaria da Petrogal.
A nova fábrica já terá encomendas para quatro milhões de computadores pessoais de baixo custo, destinados ao programa e-escolas e também ao mercado mundial, segundo a imprensa do fim-de-semana.
FZ/CSJ.
Lusa/Fim
Estatísticas Partilhar [?]
esta página foi:
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo