Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SLeão » 8/5/2014 22:24

VHVR Escreveu:Para quem se dá ao trabalho de ler o que eu, por vezes, aqui escrevo, devo referir:

Não sou analista, fundamental, técnico, ou seja de qualquer outro tipo. Não faço, nem tento fazer, qualquer análise ao estilo profissional, até porque não recebo salário por isso.
Eu, simplesmente, especulo, no médio/longo prazo. Sigo tendências, ou melhor, tento antecipar-me a elas. Tento lucrar com as falácias, com divergências entre a realidade e o pensamento mais aceite pelas massas.
Mas, não tento fazer dinheiro a enganar os outros, aliás, tento não dar sugestões, faço apenas perguntas e as vezes escrevo parábolas.
Gosto de conhecer opiniões de outros, ajuda-me na tentativa de encontrar erros no meu pensamento, por isso aqui estou. Já há vários anos cá venho, mas só agora decidi escrever algo.
Monto as especulações elaborando textos, tentando prever as diferentes fases que a tendência vai percorrer e o que pode fazer com que se interrompa e inverta. Como é óbvio, não são esses textos que aqui coloco. Mas as reacções aos meus posts são importantes para mim, na tentativa de detectar diferentes percepções. A todos que me comentam, muito obrigado!

Posto isto, continuo interessado em saber se, independentemente de acharem que vai subir ou descer, pensam que a Banca está cara, barata ou apresenta o preço certo para o seu real valor.

Um abraço a todos,
VHVR

Caro VHVR,

Respondendo à sua pergunta, não, não acho que a banca esteja cara, muito pelo contrário, acho que ainda tem muito potencial, mas sigo-me mais pela análise técnica que fundamental. Contudo, estamos numa fase, em meu entendimento, que não permite grandes loucuras.

Abraço e bom negócios.

Registado: 15/1/2014 0:24

por Eurobrexit » 8/5/2014 21:39

VHVR Escreveu:Olhar para a Banca, sem ser pelos gráficos, de uma forma simples:

Para a actual cotação de BCP, BES e BPI, os resultados anuais que teriam de ter para diferentes valores do PER:

PER = 10
BCP -- 421M
BES -- 517M
BPI -- 251M

PER = 20
BCP -- 211M
BES -- 259M
BPI -- 126M

PER = 30
BCP -- 140M
BES -- 172M
BPI -- 84M

Como referência, segundo o site da MorningStar:
PER do Wells Fargo (A Berkshire Hathaway é a maior acionista) = 12,7;
PER médio da Indústria Bancária = 15,7.

Para baixar o PER, ou sobe o lucro, ou desce o preço…

Tenho o desejo que as cotações subam, mas não estarão já um pouco "esticadas"?

Tendo em conta o previsto no plano de reestruturação e divulgado de forma muito discreta o BCP espera ter cerca de 2B€ de resultados até 2017, inclusivé.
O que dá, de forma linear, cerca de 500M€ ano.
Logo a um per de 10 a 15, temos uma cotação equivalente a cerca de 0.25 a 0.375 para finais de 2014 (máximo 2015).
Dito isto e sem arriscar muito, as minhas expetativas são:
25 centimos em 2014.
30/35 centimos em 2015.
40 centimos em 2016.
45/50 cêntimos em 2017.

Dado que o mercado antecipa isto, logo, terá de transacionar a um per mais elevado agora, pelo que um PER de 20/30 em 2014/2015 não será nada de muito extraordinário.

Para 2014 estimo um resultado positivo entre 100M€ e 300M€
2015 250M€ a 600M€
2016 450M€ a 750€
2017 600M€ a 950M€

Registado: 29/11/2007 10:27

por VHVR » 8/5/2014 20:11

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:16, num total de 1 vez.

Registado: 11/4/2014 16:59

por Artista Romeno » 8/5/2014 20:04

VHVR Escreveu:Para quem se dá ao trabalho de ler o que eu, por vezes, aqui escrevo, devo referir:

Não sou analista, fundamental, técnico, ou seja de qualquer outro tipo. Não faço, nem tento fazer, qualquer análise ao estilo profissional, até porque não recebo salário por isso.
Eu, simplesmente, especulo, no médio/longo prazo. Sigo tendências, ou melhor, tento antecipar-me a elas. Tento lucrar com as falácias, com divergências entre a realidade e o pensamento mais aceite pelas massas.
Mas, não tento fazer dinheiro a enganar os outros, aliás, tento não dar sugestões, faço apenas perguntas e as vezes escrevo parábolas.
Gosto de conhecer opiniões de outros, ajuda-me na tentativa de encontrar erros no meu pensamento, por isso aqui estou. Já há vários anos cá venho, mas só agora decidi escrever algo.
Monto as especulações elaborando textos, tentando prever as diferentes fases que a tendência vai percorrer e o que pode fazer com que se interrompa e inverta. Como é óbvio, não são esses textos que aqui coloco. Mas as reacções aos meus posts são importantes para mim, na tentativa de detectar diferentes percepções. A todos que me comentam, muito obrigado!

Posto isto, continuo interessado em saber se, independentemente de acharem que vai subir ou descer, pensam que a Banca está cara, barata ou apresenta o preço certo para o seu real valor.

Um abraço a todos,
VHVR

bcp pode valer 25 cent, bes maximo 1,45... Por essas suas contas o bcp valeria ai 35 centimos pois é um banco k podera lucrar sem custo cocos em 2 a 3 anos 650 a 750m
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por VHVR » 8/5/2014 19:51

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:18, num total de 1 vez.

por whiteshark » 8/5/2014 19:28

Sr_SNiper Escreveu:
epinay Escreveu:Uma eventual subida de rating de Portugal amanha, não virá dar um empurraozinho?

Neste mundo cruel, a esperança é inimigo do trader ...

É mesmo um mundo cruel o do trader.. tantos inimigos e falsos amigos. quer tudo passar lhe a perna

Registado: 4/2/2014 12:33

por Sr_SNiper » 8/5/2014 19:12

epinay Escreveu:Uma eventual subida de rating de Portugal amanha, não virá dar um empurraozinho?

Neste mundo cruel, a esperança é inimigo do trader ...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Artista Romeno » 8/5/2014 18:43

VHVR Escreveu:Olhar para a Banca, sem ser pelos gráficos, de uma forma simples:

Para a actual cotação de BCP, BES e BPI, os resultados anuais que teriam de ter para diferentes valores do PER:

PER = 10
BCP -- 421M
BES -- 517M
BPI -- 251M

PER = 20
BCP -- 211M
BES -- 259M
BPI -- 126M

PER = 30
BCP -- 140M
BES -- 172M
BPI -- 84M

Como referência, segundo o site da MornigStar:
PER do Wells Fargo (A Berkshire Hathaway é a maior acionista) = 12,7;
PER médio da Indústria Bancária = 15,7.

Para baixar o PER, ou sobe o lucro, ou desce o preço…

Tenho o desejo que as cotações subam, mas não estarão já um pouco "esticadas"?

com todo o respeito,essa sua analise é muito simplória para nao ser mais duro! É que resultados como os k anuncia nos seus per ja foram atingidos no passado por bcp por exemplo em mts anos folgadamente para cima por todos no passado, excepto bes penso eu no entanto, mt mudou a alavancagem é menor hoje, os racios de capital maiores e é aki k a sua analise é desastrosa entao ve bancos sem ver a posicao capital! Depois falta ver as perspetivas crescimento de cada um, o que tem ainda em balanco de lixo, comparar wells fargo com city ou bac vai k nao vai agora com bes e bcp assim sem mais nada é simplesmente 0 veja o ptbv ou rote por exemplo, agora pe pa ver a edp ate pode ser agora pa bancos e mts outras coisas nao diz nada de jeito
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por VHVR » 8/5/2014 18:26

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:18, num total de 1 vez.

por Storgoff » 8/5/2014 18:06

WofG Escreveu:
Portanto, pagar por isso apenas para ficar com os clientes/contas? Numa altura em que a banca pretende desalavancar-se?

Não confundam concentração com compras! Para mim são coisas bem diferentes.

Receberem mais depósitos é uma foma de se desalavancarem a menos que te estejas a refeir aos racios de capital mas também me parece que não seriam afectados negativamente.

A compra até pode ser melhor do que a concentração/fusão para o accionista da entidade compradora. Fazendo um bom negócio e comprando a desconto implica valor para os accionista na fusão tudo depende do acordo entre as dua partes ou seja os termos de troca.

Registado: 21/5/2009 18:43

por WofG » 8/5/2014 17:38

São bancos com uma expressão reduzida em portugal e poucas agências, as que têm estão situadas onde quase todos os outros já também têm balcões.

Portanto, pagar por isso apenas para ficar com os clientes/contas? Numa altura em que a banca pretende desalavancar-se?

Não confundam concentração com compras! Para mim são coisas bem diferentes.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por Senior2000 » 8/5/2014 17:18

Mas se essa noticia da saída fosse relevante , teria levado para baixo os 3 bancos (sim os 3 ) e como podemos ver o BES subiu e o BPI pouco desceu.

O que agora importa são as Avaliações qua as agencias de rating vão fazer amanhã.

há que aguardar serenamente 8-)

Registado: 1/5/2014 22:58

por Storgoff » 8/5/2014 16:09

Negociarembolsa Escreveu:É evidente que o aspeto técnico do BCP virou para o feiote, embora estejamos justamente sobre a Lta que assinalei no gráfico que ontem postamos. A conferir...

Entretanto, saiu a confirmação de algo que já se sabia e tem que ver com a saída do Barclays do retalho no nosso país. A notícia não apanhou ninguém de surpresa, porque, como disse já era conhecida, assim como é conhecida a intenção de o BBVA também ir embora. A novidade foi esta afirmação do presidente do Barclays (cito do site do Jornal de Negócios):

“Identificámos algumas áreas de negócio que deixaram de ser estrategicamente atractivas para nós neste novo ambiente operacional e que serão descontinuadas ou que vamos abandonar ao longo do tempo. Estas actividades serão agrupadas na divisão ‘Barclays Non-Core’”

Coloquei a vermelho a parte que me parece importante.

Estava-se à espera de alguma consolidação na banca portuguesa e, por isso, havia uma certa expetativa, pelo menos entre os mais leigos, sobre quem compraria as operações dos bancos que queriam sair. Mas agora o Barclays diz que nem vai tentar vender. Em vez disso, vai, pura e simplesmente, fechar a loja e abalar.

Eu nem sei os pormenores e sou capaz de estar a ver a coisa pela rama, mas a mim isto é tão má notícia quanto uma má notícia pode ser. Se o negócio fosse bom, havia de valer alguma coisa e algum comprador haveria de aparecer. Deitar fora, é porque não vale nenhum!

A saida dos bancos como quem fecha um quiosque parece-me uma história um bocado mal contada.
Então e o que fazem com a carteira de activos e os clientes?

Isso não se desmonta assim dessa forma!
Por exemplo no caso do BBVA estamos a falar duma sociedade de direito portugues.

De qualquer forma essa retirada so vem reforçar a ideia de poderem surgir operações de consolidação no sector e diminuição da concorrencia o que em principio so pode abonar em favor da valorização das cotações.
No entanto nada disto interessa para o ruido diario dos mercados.

por epinay » 8/5/2014 15:41

Uma eventual subida de rating de Portugal amanha, não virá dar um empurraozinho?

Registado: 15/2/2012 12:50

por Negociarembolsa » 8/5/2014 14:58

É evidente que a saída do Barclays pode dar para tirar uma outra conclusão: é menos um concorrente e mais clientes e recursos para os que ficam. Desta forma, a notícia já fica menos escura e ganha umas cores mais vistosas.

Seja como for, prefiro a análise técnica. Lá acabei, pois, por comprar o lote que queria desde a apresentação dos resultados, porque houve uma boa alma, que não tem por hábito vir ao Caldeirão e, por certo, não viu o nosso gráfico de ontem, onde se assinalava uma Lta por volta dos 0,2120.

Vamos, portanto, ver calmamente se a coisa arrebita ou volta para baixo.
negociarembolsa.blogspot.pt/
facebook.com/negociarembolsa2

Registado: 28/4/2014 22:31

por O Alquimista » 8/5/2014 14:44

actualização bcp 30 m

1.º gráfico: corresponde ao gráfico actualizado de um outro que aqui coloquei há pouco tempo

2.º e 3.º gráficos: mais umas linhas

alguém quer comprar?
Anexos
bcp.jpg
bcp1.jpg
BCP3.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Gonee111 » 8/5/2014 13:53

Já lá tocou, espero, para bem da minha posição de MP que não quebre para baixo.

Continuo estúpido, com a oportunidade especulativa que perdi no CP, podia ter feito umas massas valentes se tivesse analisado melhor. :oops:

Registado: 4/2/2014 15:24

por Negociarembolsa » 8/5/2014 13:52

É evidente que o aspeto técnico do BCP virou para o feiote, embora estejamos justamente sobre a Lta que assinalei no gráfico que ontem postamos. A conferir...

Entretanto, saiu a confirmação de algo que já se sabia e tem que ver com a saída do Barclays do retalho no nosso país. A notícia não apanhou ninguém de surpresa, porque, como disse já era conhecida, assim como é conhecida a intenção de o BBVA também ir embora. A novidade foi esta afirmação do presidente do Barclays (cito do site do Jornal de Negócios):

“Identificámos algumas áreas de negócio que deixaram de ser estrategicamente atractivas para nós neste novo ambiente operacional e que serão descontinuadas ou que vamos abandonar ao longo do tempo. Estas actividades serão agrupadas na divisão ‘Barclays Non-Core’”

Coloquei a vermelho a parte que me parece importante.

Estava-se à espera de alguma consolidação na banca portuguesa e, por isso, havia uma certa expetativa, pelo menos entre os mais leigos, sobre quem compraria as operações dos bancos que queriam sair. Mas agora o Barclays diz que nem vai tentar vender. Em vez disso, vai, pura e simplesmente, fechar a loja e abalar.

Eu nem sei os pormenores e sou capaz de estar a ver a coisa pela rama, mas a mim isto é tão má notícia quanto uma má notícia pode ser. Se o negócio fosse bom, havia de valer alguma coisa e algum comprador haveria de aparecer. Deitar fora, é porque não vale nenhum!

por HJOR » 8/5/2014 13:19

Deixo o "rabisco" vencedor da manhã!
Anexos
BCP_1H_2014-05-08.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por rg7803 » 7/5/2014 23:34

Apesar de ser o tópico do BCP deixo um exemplo educativo sobre algo que falávamos um par de dias atrás, os resultados (earnings), as expectativas e o dia seguinte.

Ao contrário da ideia que alguns frequentadores possam ter nem sempre cumprir as expectativas dos analistas é dinheiro em caixa no dia seguinte. Vide o caso da americana TESLA, muito em voga no último ano, e a apresentação de resultados após fecho. O EPS bate as expectativas em 20% (12 versus 10 c) mas mesmo assim afunda cerca de 7% no AH.

Nos mercados nem sempre o que parece é. Por isso atenção com algumas certezas absolutas!

Tesla earnings beat: 12 cents ex-items vs estimates of 10 cents EPS

Quote: http://www.cnbc.com/id/101650092

Tesla posted earnings and revenue Wednesday that topped Wall Street expectations, but shares still tumbled in extended-hours trading.

The company posted earnings of 12 cents a share, excluding one-time items, on sales of $713 million. Analysts had expected the company to report earnings of 10 cents a share on $699 million in revenue, according to a consensus estimate from Thomson Reuters.

Shares slumped in extended-hours trading
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por HJOR » 7/5/2014 19:47

engano
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Sr_SNiper » 7/5/2014 18:21

jocaaaaaaa Escreveu:A queda do psi-20 é sobretudo motivada pela queda dos mercados asiaticos,.

Juro que não esperava esta dos mercados asiáticos, já alguém pensou que se pode ter engando ele em vez de culpar terceiros?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por jccgold » 7/5/2014 18:18

Artista Romeno Escreveu:A banca ainda tem potencial, mas o mercado parece kerer esperar pelos stress test, nem tecnica nem fundamentalmente nao ha nada novo que aconselhe vender, no entanto no cp pode ir para banho maria

Há alguma coisa objectiva que tenha aconselhado comprar? Que saiba o BCP continua a perder milhoes todos os meses

Registado: 11/11/2011 3:58

por Storgoff » 7/5/2014 17:57

Tanta comoção não sei porquê.
Hoje caiu amanhã se calhar sobe é assim o dia a dia do mercado e tentar adivinhar sessão a sessão é missão impossivel

Do ponto de vista técnico o que se verifica no CP é:

Higher highs and higher lows

Acredito numa reacção à volta da MM50
No médio/longo a tendência continua intocável…
Vamos tendo calma.

por Negociarembolsa » 7/5/2014 17:22

Aí está a Bolsa no seu melhor! Embora, como é evidente, ninguém goste de perder dinheiro e toda a gente esteja a negociar não por causa da beleza da coisa, mas para fazer os melhores negócios possíveis, é justo reconhecer que esta natureza tricky dos mercados é o condimento que fazem do trading uma atividade interessante.

Anteontem, estávamos todos a achar os resultados magníficos e que a subida era quase certa. Entretanto, já todos interiorizamos que os resultados diziam respeito ao passado e arranjamos um sem número de argumentos que acabam por justificar todas as quedas do mundo! Se inverter, haveremos de arranjar uma estória de sucesso para ir a máximos; se continuar a cair...

Talvez os gráficos possam dar alguma pista.

Parece que a ida a máximos vai ter de esperar.

Se se confirmar o sentido descendente (o que, atendendo ao que se tem passado ultimamente, me parece estar bastante relacionado com o fecho do dia mais logo nos EUA), diria que um primeiro amparo pode surgir na Lta por volta dos 0,212. Abaixo disso, há os 0,20, mais por ser um número redondo, e, com consistência, a zona dos 0,190-0,196. Daí para baixo... FUJAM!
Anexos
BCP.jpg

AnteriorPróximo

Quem está ligado: