GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Já tinha colocado este mapa para a Gasolina, aqui fica a versão para o Gasóleo.
No Gasóleo estamos perfeitamente na média Europeia (12 países têm preços mais altos que Portugal, a valores de 8 de Setembro).
Isto é tudo coisas que já foram discutidas aqui no tópico e no forum (contudo parece que só agora a curiosidade das pessoas começa realmente a despertar, quando isto andou tudo aqui a ser discutido ao longo de meses).
No Gasóleo estamos perfeitamente na média Europeia (12 países têm preços mais altos que Portugal, a valores de 8 de Setembro).
Isto é tudo coisas que já foram discutidas aqui no tópico e no forum (contudo parece que só agora a curiosidade das pessoas começa realmente a despertar, quando isto andou tudo aqui a ser discutido ao longo de meses).
- Anexos
-
- gasoleo-ue.PNG (169.69 KiB) Visualizado 8302 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Em www.dgge.pt -> Estatisticas e Preços
O Gasóleo e a Gasolina estão na mesma folha de cálculo.
Ok, obrigado!!!
Já agora o isp é fixo por litro?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Também podes encontrar aqui neste PDF da União Europeia um mapa dos impostos (IVA e ISP) ainda para mais países:
http://ec.europa.eu/energy/oil/bulletin ... _08_31.pdf
http://ec.europa.eu/energy/oil/bulletin ... _08_31.pdf
MarcoAntonio Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Marco se realmente existisse concorrência seria lógico baixar o preço para atrair clientes, ou não ? Ainda mais nesta altura.
Eu acho que a GALP poderia baixar a gasolina em 1 centimo ou 2. É uma opinião pessoal...
Mais importante do que isso, acho que a GALP poderia gerir a situação bastante melhor, tanto ao nível do timing como do discurso e assim atenuar bastante toda esta situação.limpaesgotos Escreveu:Agora, se realmente existir concordancia de preços, a lógica será outra ...
Eu acho essa uma falsa questão. Os nossos preços são bastante parecidos com o resto da Europa e têm acompanhado bastante de perto o valor dos restantes países. Temos até tido alturas (ultimos meses) onde chegamos a ter os combustíveis mais baratos que na nossa vizinha Espanha (antes dos impostos, naturalmente). Portanto, nas petrolíferas está em questão 1 centimo ou dois...
Muito mais interessante era pressionar o Governo para colocar os impostos sobre a Gasolina na média europeia e assim passavamos a pagar menos 5 centimos por litro já amanhã!
É extremamente curioso como ninguém se importa com isso mas todos falam da GALP e demais petrolíferas.
Marco, onde posso ver a mesma estatistica mas para o gasoleo?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
silvaxico Escreveu:É claro que a culpa não é toda das companhias petrolíferas. Mas...
Já agora, alguém sabe de quanto foi o aumento de impostos sobre os produtos petrolíferos entre 2000 e 2008? E a diferença desse aumento em relação à média na UE?António Costa e Silva lembrou ainda a subida do gasóleo em cem por cento entre 2000 e 2008 que contrasta com uma subida media na União Europeia de apenas 52 por cento, com a gasolina a aumentar 61 por cento em Portugal e apenas 31 por cento na UE.
«Penso que não se deve atacar as companhias petrolíferas. É demagógico fazer isso porque estas companhias têm um comportamento claro no mercado e elas fazem o que é melhor para os seus accionistas», acrescentou este professor, que entende existir uma «Autoridade de Falta de Concorrência».
retirado de http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1014385
Esse senhor fala de valores incluindo impostos, presumo...? É que isso não dá para comparar coisa nenhuma: Se ele queria fazer esse tipo de análise, então que o fizesse para os valores sem impostos e para os impostos separadamente. Esnão sim, poderia apontar o dedo para um ou para o outro lado. Tal como está transcrito, lança mais confusão do que esclarece...
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
É claro que a culpa não é toda das companhias petrolíferas. Mas...
Já agora, alguém sabe de quanto foi o aumento de impostos sobre os produtos petrolíferos entre 2000 e 2008? E a diferença desse aumento em relação à média na UE?
Já agora, alguém sabe de quanto foi o aumento de impostos sobre os produtos petrolíferos entre 2000 e 2008? E a diferença desse aumento em relação à média na UE?
António Costa e Silva lembrou ainda a subida do gasóleo em cem por cento entre 2000 e 2008 que contrasta com uma subida media na União Europeia de apenas 52 por cento, com a gasolina a aumentar 61 por cento em Portugal e apenas 31 por cento na UE.
«Penso que não se deve atacar as companhias petrolíferas. É demagógico fazer isso porque estas companhias têm um comportamento claro no mercado e elas fazem o que é melhor para os seus accionistas», acrescentou este professor, que entende existir uma «Autoridade de Falta de Concorrência».
- Registado: 30/11/2007 21:12
Elias Escreveu:CerealKiler Escreveu:A QUESTÃO é que o cálculo para subir os preços não é proporcional ao cálculo para a descida, seja ele qul for...rápidas e sucessivas subidas...para descidas suaves...
Cereal,
Com que base afirmas que as subidas são rápidas?
mal os preços do petróleo dispararam, a comunicação social apontava para 14 súbidas em pouco tempo sempre com ajustes...agora que o petroleo desceu para valor próximos dos 100 usD, não se constata essa descida.
Esta realidade está a incomodar até os politicos que falam em passar o controlo para outro regulador, li qualquer coisa no JNegocios de hoje.
- Registado: 1/4/2008 17:29
CerealKiler Escreveu:A QUESTÃO é que o cálculo para subir os preços não é proporcional ao cálculo para a descida, seja ele qul for...rápidas e sucessivas subidas...para descidas suaves...
Cereal,
Com que base afirmas que as subidas são rápidas?
- Registado: 5/11/2002 12:21
NunoFilipe Escreveu:O preço de venda de um produto é constituído, de uma forma simplista, por
matéria-prima
mão de obra
custos de transformação (energia e amortização de máquinas/instalações)
margem de lucro
Uma variação de x% do custo da matéria-prima nunca se reflecte em igual percentagem no peço de venda, pois os outros custos têm tendência a ser estáticos (estou a falar de variações semanais).
Ou seja, se num produto a matéria prima representar 50% do valor final, uma variação de 10% do custo desta reflectido directamente no preço de venda representa uma variação de 5% deste.
A QUESTÃO é que o cálculo para subir os preços não é proporcional ao cálculo para a descida, seja ele qul for...rápidas e sucessivas subidas...para descidas suaves...
- Registado: 1/4/2008 17:29
O preço de venda de um produto é constituído, de uma forma simplista, por
matéria-prima
mão de obra
margem de lucro
Uma variação de x% do custo da matéria-prima nunca se reflecte em igual percentagem no peço de venda, pois os outros custos têm tendência a ser estáticos (estou a falar de variações semanais).
Ou seja, se num produto a matéria prima representar 50% do valor final, uma variação de 10% do custo desta reflectido directamente no preço de venda representa uma variação de 5% deste.
matéria-prima
mão de obra
margem de lucro
- Registado: 18/6/2007 8:14
A SIC apresentou uma reportagem em que "fez as contas" ao preço da gasolina tomando por base o índice PLATTS.
Segundo eles a gasolina está ao mesmo preço de Abril mas a GALP está a meter ao bolso mais 5 cêntimos por litro (o que segundo eles dá mais um milhão de euros por dia).
Ainda segundo eles, o impacto da subida do dólar foi de 1 cêntimo por litro.
Ora há aqui algo que eu~não percebo: se o EUR estava a 1,57 em Abril e a 1,41 agora como é que o impacto é de 1 cêntimo por litro??
Segundo eles a gasolina está ao mesmo preço de Abril mas a GALP está a meter ao bolso mais 5 cêntimos por litro (o que segundo eles dá mais um milhão de euros por dia).
Ainda segundo eles, o impacto da subida do dólar foi de 1 cêntimo por litro.
Ora há aqui algo que eu~não percebo: se o EUR estava a 1,57 em Abril e a 1,41 agora como é que o impacto é de 1 cêntimo por litro??
Elias Escreveu:
Não concordo de todo. Não acho que sair tarde seja sinónimo de desenvolvimento.
Já trabalhei na Alemanha numa grande multinacional e lá toda a gente saía às 4 horas. Um dia fiquei até às 5 e só lá estava o director.
Por que carga d'água é que trabalhar até tarde é positivo?
Bem... dou-te os meus parabéns por pensares assim. Eu também penso o mesmo. Só que na verdade, somos por vezes (demasiadas) solicitados para fazer aquele esforço extra... concordo contigo. Sinal de desenvolvimento é não precisar de o fazer, ou pelo menos ser realmente a excepção e não a regra.
ps: também já tive a oportunidade de trabalhar (destacado, não permanente) na Alemanha, e sim, é tal como dizes...
- Registado: 1/5/2008 2:21
EALM Escreveu:Oh Elias... eu pensava que a ideia era não utilizar o automóvel... deixá-lo na estaçao de Aveiro, ainda vá... agora... apeadeiro de Eixo ? Renovo mesmo o convite para passeares nesta linhavais gostar...
Já fiz a linha meu caro, aliás já fiz as linhas todas de Portugal de entre as que se encontram em exploração (com excepção da linha do Corgo).
Conheço a ponte de Sernada onde se fecha o trânsito na ponte para o comboio poder passar.

EALM Escreveu:Quanto ao horário de volta... ok, nao disse nada quanto a isso, nem o que faço ao certo, etc... nao disse muitas outras coisas. Mas acho que será evidente que num país que se queira desenvolver é impensável que uma ligação ferroviária encerre às 18.30!! Nao concordas ?
Não concordo de todo. Não acho que sair tarde seja sinónimo de desenvolvimento.
Já trabalhei na Alemanha numa grande multinacional e lá toda a gente saía às 4 horas. Um dia fiquei até às 5 e só lá estava o director.
Por que carga d'água é que trabalhar até tarde é positivo?
EALM Escreveu:Escrever para a CP... deves saber que a parte mais bela da linha do Vouga, que seguia de Sernada em direcção a Viseu, foi encerrada com enormes protestos das populações, pois era bastante utilizada.
Sim, sei. Já estive na ponte do Poço de Santiago (uma pérola da nossa arquitectura ferroviária).
EALM Escreveu:Desde essa data que o que resta está ao abandono... numa morte lenta. Quando fecharem o resto já não haverá manifestações, pois agora (realmente já) ningém a usa.
Em Viseu, a estação foi engolida por uma das rotundas como só o Fernando Rotundas sabe fazer. Mas o velho depósito de água ainda lá está...
Oh Elias... eu pensava que a ideia era não utilizar o automóvel... deixá-lo na estaçao de Aveiro, ainda vá... agora... apeadeiro de Eixo ? Renovo mesmo o convite para passeares nesta linha
vais gostar...
Quanto ao horário de volta... ok, nao disse nada quanto a isso, nem o que faço ao certo, etc... nao disse muitas outras coisas. Mas acho que será evidente que num país que se queira desenvolver é impensável que uma ligação ferroviária encerre às 18.30!! Nao concordas ?
Escrever para a CP... deves saber que a parte mais bela da linha do Vouga, que seguia de Sernada em direcção a Viseu, foi encerrada com enormes protestos das populações, pois era bastante utilizada. Desde essa data que o que resta está ao abandono... numa morte lenta. Quando fecharem o resto já não haverá manifestações, pois agora (realmente já) ningém a usa.

Quanto ao horário de volta... ok, nao disse nada quanto a isso, nem o que faço ao certo, etc... nao disse muitas outras coisas. Mas acho que será evidente que num país que se queira desenvolver é impensável que uma ligação ferroviária encerre às 18.30!! Nao concordas ?
Escrever para a CP... deves saber que a parte mais bela da linha do Vouga, que seguia de Sernada em direcção a Viseu, foi encerrada com enormes protestos das populações, pois era bastante utilizada. Desde essa data que o que resta está ao abandono... numa morte lenta. Quando fecharem o resto já não haverá manifestações, pois agora (realmente já) ningém a usa.
- Registado: 1/5/2008 2:21
Elias Escreveu:Sim, responderam a dizer que não era possível atender ao meu pedido mas que no entanto estavam atentos à procura do mercado blá blá blá. Um bocado de conversa, como é óbvio.
Ahh, afinal sempre vives no país real...
P.S.:Vou fazer ó-ó
- Registado: 17/7/2008 13:21
Sim, responderam a dizer que não era possível atender ao meu pedido mas que no entanto estavam atentos à procura do mercado blá blá blá. Um bocado de conversa, como é óbvio.
Mesmo não tendo conseguido que as minhas sugestões fossem aceites, acredito que este tipo de iniciativas constitui um exercício de cidadania. Aliás um dia destes tenciono voltar à carga.
Mesmo não tendo conseguido que as minhas sugestões fossem aceites, acredito que este tipo de iniciativas constitui um exercício de cidadania. Aliás um dia destes tenciono voltar à carga.
EALM Escreveu:Mas tu partes do princípio que vivo perto da estação, que talvez possa ir a pé até à estação. Não, vivo já no limiar do concelho de Ílhavo (considera Quintãs), e preciso usar o automóvel para chegar à Estação. Mais 15 minutos.
Em vez de ires pela congestionada N333, também podes seguir para norte pela N230-1 e apanhar o comboio em Eixo (fica a 7 km de Quintãs). Nesse caso o trajecto de comboio demoraria 25 minutos e o preço seria de €1,20 (a fonte é novamente o site da CP).
EALM Escreveu:Essa linha, que está em estado de abandono completo, em que o proprio maquinista pára o comboio para manipular as passagens de nível, quase não é usada por ninguém, devido a muitos factores. Os principais são a baixa velocidade média, a falta de horários compatíveis e a falta de ligações coordenadas com outros modos de transporte.
Não digo que a linha seja a mais moderna mas entre andar nessa linha ou andar a 10 km/h atrás da carroça puxada pelo burro e do camião TIR, o que achas melhor?
EALM Escreveu:Verifica quantos ligações existem por dia... Se eu precisar de ficar até tarde no trabalho, como é frequente, como vou para casa?
Já estás a alterar os dados do problema. Pediste-me um transporte para chegar às 9 a Águeda, arranjei-te um comboio que chega às 8h53. Agora vens dizer-me que afinal o problema é que não tens ligações suficientes. A linha tem comboios de hora a hora (provavelmente querias de 10 em 10 minutos?).
Podes dizer-me que precisas dum comboio às 22 horas mas então o problema é muito diferente do que descreveste no início.
Fico sem perceber se o problema é a falta de alternativas (já vimos que não é), se são os horários que não prestam ou se te perturba a ideia de viajar num comboio em que é o maquinista que fecha as cancelas.
EALM Escreveu:Convido-vos a passear nesta linha. É sem dúvida muito bonita paisagem. É bom para fazer em turismo, nao para quem trabalha. Tem-se falado na transformação num metro de superfície, em que a ligação parassaria dos actuais 40 min para 15 min. Com boas ligações à estação certamente seria utilizador.
Já experimentaste escrever às empresas de transportes da tua zona a apresentar essa sugestão?
Eu posso dizer-te que já por mais de uma vez escrevi à Rodoviária de Lisboa a propor novas carreiras.
Não gosto de dizer que os transportes não prestam e ficar de braços cruzados à espera que alguém faça alguma coisa...
Elias Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Presumo que a estação de Agueda fique à porta de casa e que a estação de Aveiro fique à porta do emprego... ou então que existem ligações de autocarro. Porque senão... não vejo do que possa servir o comboio. Por isso agora soma lá 4 bilhetes de autocarro (se houver) por dia e depois vê o custo diário.
Oh Martins Braz agora depois dessa é que vais ter de me explicar MESMO em que te baseias para afirmar que "lá fora" os transportes públicos funcionam. Tens uma estação à porta de todas as casas?
Nada disso. Mas tens ligações com horários certos e com frequência. E transpostes de qualidade... sempre que tive de andar pela Europa Central/Sul (e não foram capitais) apercebi-me disso. E isto já lá vão mais de 4 anos...
EALM Escreveu:Mas tu partes do princípio que vivo perto da estação, que talvez possa ir a pé até à estação. Não, vivo já no limiar do concelho de Ílhavo (considera Quintãs), e preciso usar o automóvel para chegar à Estação. Mais 15 minutos. Também podia ir de autocarro. Verifica neste link os meus horários:
http://www.moveaveiro.pt/03horarios/mov ... inha1h.htm
Tudo somado, precisava de duas horas para fazer os 20 km que me separam actualmente de Águeda. Não obrigado. 45 minutos é o que demoro actualmente para 20 km. Se não houver trãnsito, quando saio mais tarde do trabalho, consigo fazer em 25 min.
Essa linha, que está em estado de abandono completo, em que o proprio maquinista pára o comboio para manipular as passagens de nível, quase não é usada por ninguém, devido a muitos factores. Os principais são a baixa velocidade média, a falta de horários compatíveis e a falta de ligações coordenadas com outros modos de transporte. Verifica quantos ligações existem por dia... Se eu precisar de ficar até tarde no trabalho, como é frequente, como vou para casa ?
Convido-vos a passear nesta linha. É sem dúvida muito bonita paisagem. É bom para fazer em turismo, nao para quem trabalha. Tem-se falado na transformação num metro de superfície, em que a ligação parassaria dos actuais 40 min para 15 min. Com boas ligações à estação certamente seria utilizador.
Só para voces não acharem que nao uso transportes públicos digo-vos que já trabalhei 3 anos em Lisboa e não precisei de automóvel...
Pois mas aqui o pessoal pensa que indo à internet descobre a solução de tudo. Vê lá como te arranjaram logo uns transportespúblicos mesmo à mão. Ai, ai, bem, pelo menos desta vez a fonte é a CP e não a wikipédia