GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Carrancho, a situação nunca ocorreria. Mas se ocorresse (mero exercício académico), a GALP tinha de escolher uma de duas formas de falir. Ora, estar para aqui a discutir de que forma é que a GALP preferia falir é discutir o absurdo. Como se isso interessasse para alguma coisa...
Voltemos a falar do concreto e de coisas que realmente interessem.
Voltemos a falar do concreto e de coisas que realmente interessem.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/9/2008 3:15, num total de 2 vezes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
carrancho Escreveu:Isto só não percebe quem não quer... ninguem trabalha para aquecer, uma empresa de dimensão reduzida pode ter lucros de x e serem bons... uma muito maior tem de conseguir lucros (n*x)... x para essa empresa pode ser mau.
Abraço,
Carrancho
Claro.
Mas entre o mau e o fechar as portas...
- Registado: 17/7/2008 13:21
Bem, se era para não ter lucro, ou pior prejuizo, mais valia mesmo fechar as portas.
Nessa situação hipotética eu não ficaria a olhar para o CEO da GALP mas para o governo... queria ver se o estado estava disposto a deixar cair uma empresa de referência nacional e de importancia estratégica elevadissima, se estava disposto a perder os impostos que cobra, se estava disposto a deixar mais umas centenas de Portugueses no desemprego... ou se preferia cobrar menos, mas continuar a receber algum, manter os postos de trabalho etc etc etc!
Isto só não percebe quem não quer... ninguem trabalha para aquecer, uma empresa de dimensão reduzida pode ter lucros de x e serem bons... uma muito maior tem de conseguir lucros (n*x)... x para essa empresa pode ser mau.
Abraço,
Carrancho
Nessa situação hipotética eu não ficaria a olhar para o CEO da GALP mas para o governo... queria ver se o estado estava disposto a deixar cair uma empresa de referência nacional e de importancia estratégica elevadissima, se estava disposto a perder os impostos que cobra, se estava disposto a deixar mais umas centenas de Portugueses no desemprego... ou se preferia cobrar menos, mas continuar a receber algum, manter os postos de trabalho etc etc etc!
Isto só não percebe quem não quer... ninguem trabalha para aquecer, uma empresa de dimensão reduzida pode ter lucros de x e serem bons... uma muito maior tem de conseguir lucros (n*x)... x para essa empresa pode ser mau.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Martins_Braz Escreveu:P.S.: Estou a brincar, antes disso o Estado baixa os impostos...
Mais correctamente os impostos nunca teriam subido sequer porque o cenário que colocas é totalmente inviavel (quer para a GALP quer para o Estado).
Tudo o resto que escreveste é para ignorar porque é discutir o absurdo.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:A GALP não podia fazer nada.
Se não entendes o mais elementar, que estou eu aqui a fazer tempo a perder contigo?
Comigo não. Com a GALP.
Então pronto, se Lisboa e Porto estivessem perto de Espanha, a GALP fechava as portas.
Credo, quando a população voltar ao interior lá vai a GALP à falência...
P.S.: Estou a brincar, antes disso o Estado baixa os impostos...

Re: ......
MarcoAntonio Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Afinal, que resposta dão os teus números?
Não tem qualquer interesse discutir contigo. Tu adoras falar no abstracto quando não tens nada de concreto para dizer e acabas dizendo banalidades.
Os números são estes:
Na Gasolina, os impostos em Espanha são inferiores em 27 centimos (0.27 euros) por litro. No Gasóleo, os impostos em Espanha são inferiores em 11 centimos (0.11 euros) por litro.
Ou se quisermos, se em Portugal os impostos aplicados aos combustíveis fossem os mesmos, neste momento tinhamos em Portugal:
Gasolina = 1.19 eur/litro
Gasóleo = 1.18 eur/litro
Entre a matéria prima e o preço no posto de abastecimento antes dos impostos vão cerca de 20 centimos. Esses 20 centimos têm de cobrir tudo (pessoal, custos de transportes, investimento em postos, margem dos postos reabastecedores, etc, etc, etc). Depois de tudo tirado sobram concerteza alguns meros centimos de lucro bruto para a GALP.
Nem que anulasse o lucro todo, continuava a perder na mesma os veículos porque a diferença continuava substancial.
Estou a ver que continuas sem responder... e eu que até te dei algumas hipóteses....
As banalidades aqui vão:
Facto: Fiz uma pergunta concreta... continuo sem ter resposta;
Se fosses Administrador da GALP estariamos todos a olhar para ti, a aguardar que tomasses uma decisão.
O que me interessa é saber o que farias se Lisboa e Porto estivessem ao lado de Espanha?
E a isso não deste, nem poderás nunca dar resposta... pelo menos, não sem assumires uma posição. Ou baixa ou não baixa. Ou fecha as portas ou não fecha as portas.
Ou perde milhões de veículos ou não perde milhões de veículos. Como é que a GALP evitava essa perda?
P.S.: Eu penso que seria baixando o preço da gasolina (ainda que reduzindo bastante a margem de lucro)... mas isso sou eu que digo banalidades

A GALP não podia fazer nada.
Se não entendes o mais elementar, que estou eu aqui a fazer tempo a perder contigo?
MarcoAntonio Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Apesar de ainda não perceberes que não interessa se a carga fiscal é superior ou se é a mão-de-obra ou se é o quer que seja, (...)
Tu só podes estar a brincar...
Não, não estou. Simplesmente não entendes que para o exercício que te estou a propor é indiferente se a galosina sai mais cara em Portugal pela carga fiscal, pelos custos de transporte, pelo que seja. O que interessa é que saí mais cara.
Contudo, uma vez mais pergunto. Se Lisboa e Porto estivesse ao pé de Espanha, o que a GALP faria?
Que resposta dão os teus números???
Martins_Braz Escreveu:Apesar de ainda não perceberes que não interessa se a carga fiscal é superior ou se é a mão-de-obra ou se é o quer que seja, (...)
Tu só podes estar a brincar...
Martins_Braz Escreveu:Afinal, que resposta dão os teus números?
Não tem qualquer interesse discutir contigo. Tu adoras falar no abstracto quando não tens nada de concreto para dizer e acabas dizendo banalidades.
Os números são estes:
Na Gasolina, os impostos em Espanha são inferiores em 27 centimos (0.27 euros) por litro. No Gasóleo, os impostos em Espanha são inferiores em 11 centimos (0.11 euros) por litro.
Ou se quisermos, se em Portugal os impostos aplicados aos combustíveis fossem os mesmos, neste momento tinhamos em Portugal:
Gasolina = 1.19 eur/litro
Gasóleo = 1.18 eur/litro
Entre a matéria prima e o preço no posto de abastecimento antes dos impostos vão cerca de 20 centimos. Esses 20 centimos têm de cobrir tudo (pessoal, custos de transportes, investimento em postos, margem dos postos reabastecedores, etc, etc, etc). Depois de tudo tirado sobram concerteza alguns meros centimos de lucro bruto para a GALP.
Nem que anulasse o lucro todo, continuava a perder na mesma os veículos porque a diferença continuava substancial.
MarcoAntonio Escreveu:Esquece um pouco a tua experiência pessoal e profissional e olha um pouco mais para os números.
Apesar de ainda não perceberes que não interessa se a carga fiscal é superior ou se é a mão-de-obra ou se é o quer que seja, pergunto apenas, na minha ignorância pessoal e profissional, que resposta dariam os teus números se a GALP perdesse para Espanha cerca de 3.000.000 de veículos?
Fechava as portas?
Baixava o preço?
Mantinha o preço para os restantes e esquecia que tinha perdido aquele mercado de milhões?
Afinal, que resposta dão os teus números?
Estou curioso

Martins_Braz Escreveu:Realmente estiveste desatento aos últimos resultados da GALP...
Nos últimos resultados os lucros da GALP na área da distribuição cairam significativamente. Foram algo atenuados pela área da exploração mas ainda assim teve uma quebra significativa...
Martins_Braz Escreveu:Ora, se uma empresa tem lucro mas de um dia para o outro deixa de ter clientes porque estes vão comprar na loja ao lado (para isso é insignificante que seja por impostos, pelo atendimento, pela qualidade do produto), que resposta é que essa empresa pode dar?
Naturalmente no cenário que apresentaste a GALP tería prejuízo. Era impossível ter lucro.
Martins_Braz Escreveu:Na minha experiência pessoal e profissional tem duas hipóteses: ou baixa preços, reduzindo ou anulando, ainda que momentaneamente, o lucro possível ou fecha as portas.
Esquece um pouco a tua experiência pessoal e profissional e olha um pouco mais para os números.
Martins_Braz Escreveu:Talvez a GALP fosse forçada a fechas as portas já que a sua margem de lucro não lhe permite baixar preços... OU SERA QUE PERMITE?
Claro que não permite baixar nada que mudasse o que quer que seja.
Martins_Braz Escreveu:Bem, voltamos ao mesmo. Se Lisboa e Porto ficassem ali ao lado de Espanha, provavelmente permitiria. Como não fica...
Sim, voltamos ao mesmo: já olhaste para os números da carga fiscal em Portugal e em Espanha.
Já olhaste para os números da matéria prima nos mercados internacionais e quanto sobra (entre o preço da matéria prima e o preço nos postos antes dos impostos) para cobrir custos de operação, distribuição, postos de abastecimento, etc?
MarcoAntonio Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Bem, a resposta passa por entender a elasticidade da procura. e na verdade, a elasticidade da procura em Lisboa e Porto passa pelo facto de não ser rentável ir a Espanha encher o depósito.
Não, não passa.
É completamente impossível à GALP ou qualquer outra petrolífera em Portugal concorrer com os preços de Espanha dado que a diferença não se deve a margens (nem a procura nem a oferta) mas a impostos, como sabe qualquer pessoa que já tenha estudado os números.
A diferença da carga fiscal é superior a toda a margem existente quanto mais à margem que as empresas poderiam sacrificar. Aquilo que as marcas poderiam baixar é irrelevante (não mudaria nada) e provavelmente ainda colocaria as empresas numa situação mais difícil...
Obviamente implicaria uma série de consequências que poderia passar por uma data de falências, encerramento de postos etc até ao Estado Português equiparar os impostos a Espanha (ou a um valor muito próximo).Martins_Braz Escreveu:Mas Marco, mesmo que estivesses a dois pés da fronteira, provavelmente continuarias a ir abastecer na GALP em Portugal... são opções de vida.
Eu não abasteço na GALP como já disse aqui várias vezes. Este comentário é extremamente infeliz a vários níveis.
Realmente estiveste desatento aos últimos resultados da GALP...
Ora, se uma empresa tem lucro mas de um dia para o outro deixa de ter clientes porque estes vão comprar na loja ao lado (para isso é insignificante que seja por impostos, pelo atendimento, pela qualidade do produto), que resposta é que essa empresa pode dar?
Na minha experiência pessoal e profissional tem duas hipóteses: ou baixa preços, reduzindo ou anulando, ainda que momentaneamente, o lucro possível ou fecha as portas.
Talvez a GALP fosse forçada a fechas as portas já que a sua margem de lucro não lhe permite baixar preços... OU SERA QUE PERMITE?
Bem, voltamos ao mesmo. Se Lisboa e Porto ficassem ali ao lado de Espanha, provavelmente permitiria. Como não fica...
Martins_Braz Escreveu:Bem, a resposta passa por entender a elasticidade da procura. e na verdade, a elasticidade da procura em Lisboa e Porto passa pelo facto de não ser rentável ir a Espanha encher o depósito.
Não, não passa.
É completamente impossível à GALP ou qualquer outra petrolífera em Portugal concorrer com os preços de Espanha dado que a diferença não se deve a margens (nem a procura nem a oferta) mas a impostos, como sabe qualquer pessoa que já tenha estudado os números.
A diferença da carga fiscal é superior a toda a margem existente quanto mais à margem que as empresas poderiam sacrificar. Aquilo que as marcas poderiam baixar é irrelevante (não mudaria nada) e provavelmente ainda colocaria as empresas numa situação mais difícil...
Obviamente implicaria uma série de consequências que poderia passar por uma data de falências, encerramento de postos etc até ao Estado Português equiparar os impostos a Espanha (ou a um valor muito próximo).
Martins_Braz Escreveu:Mas Marco, mesmo que estivesses a dois pés da fronteira, provavelmente continuarias a ir abastecer na GALP em Portugal... são opções de vida.
Eu não abasteço na GALP como já disse aqui várias vezes. Este comentário é extremamente infeliz a vários níveis.
MarcoAntonio Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Espanha já se prepara para baixar na próxima semana 10 centimos a Gasolina, isso irá traduzir num desfasamento para Portugal de 40 centimos. Fantástico qualquer dia ate me compensa ir a Espanha atestar os depósitos.....
Essa informação vem de onde?Martins_Braz Escreveu:Se Lisboa e Porto ficassem ali ao pé de Castelo Branco podes ter a certeza que a gasolina já estaria muito mais baixa... independentemente do mercado do crude.
Podes explicar melhor o que queres dizer? Exactamente o que é que baixaria?
Bem, a resposta passa por entender a elasticidade da procura. e na verdade, a elasticidade da procura em Lisboa e Porto passa pelo facto de não ser rentável ir a Espanha encher o depósito.
Mas Marco, mesmo que estivesses a dois pés da fronteira, provavelmente continuarias a ir abastecer na GALP em Portugal... são opções de vida.
AC Investor Blog Escreveu:Espanha já se prepara para baixar na próxima semana 10 centimos a Gasolina, isso irá traduzir num desfasamento para Portugal de 40 centimos. Fantástico qualquer dia ate me compensa ir a Espanha atestar os depósitos.....
Essa informação vem de onde?
Martins_Braz Escreveu:Se Lisboa e Porto ficassem ali ao pé de Castelo Branco podes ter a certeza que a gasolina já estaria muito mais baixa... independentemente do mercado do crude.
Podes explicar melhor o que queres dizer? Exactamente o que é que baixaria?
AC Investor Blog Escreveu:Espanha já se prepara para baixar na próxima semana 10 centimos a Gasolina, isso irá traduzir num desfasamento para Portugal de 40 centimos. Fantástico qualquer dia ate me compensa ir a Espanha atestar os depósitos.....
Se Lisboa e Porto ficassem ali ao pé de Castelo Branco podes ter a certeza que a gasolina já estaria muito mais baixa... independentemente do mercado do crude.
......
Espanha já se prepara para baixar na próxima semana 10 centimos a Gasolina, isso irá traduzir num desfasamento para Portugal de 40 centimos. Fantástico qualquer dia ate me compensa ir a Espanha atestar os depósitos..... 

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Hoje parei numa área de serviço numa auto-estrada no meio do Alentejo e reparei que o preço pedido por um café é de € 0,95.
Este valor representa um prémio de mais 90% se tomarmos como referência os 50 cêntimos que ainda são pedidos em centenas de estabelecimentos por esse país fora.
Dei por mim a pensar: "aqui pagas 95 cêntimos porque estás a pagar a comodidade de poderes beber o café na auto-estrada". É justo. Um café é um luxo e poder tomá-lo na auto-estrada deve pagar-se bem caro.
Quanto custa um café para quem o tira? 20 cêntimos, talvez? Então o proprietário de um "café" normal terá uma margem bruta de 30 cêntimos por café (o que é já de si uma brutalidade, mais de 100%, mas isso agora não interessa nada), ao passo que o da área de serviço terá uma margem de 75 cêntimos (ou seja quase 400%). 400% à conta do pobre condutor que com esta crise que alastra como fogo em estopa já nem café pode tomar. Revoltante. Ainda por cima já vi preços destes noutras áreas de serviço. Começo a achar que há cartelização dos preços de venda do café nas áreas de serviço. Onde é que anda a Autoridade da Concorrência?
Bom mas vou deixar-me de divagações, este post não é sobre o café. É sobre gasolina. Então voltemos ao tema. Logo ao lado e ainda na mesma área de serviço, há um posto de combustível. Pela mesma lógica, começo a achar que faria sentido exigir um prémio de 90% a quem pretenda usufruir do privilégio de meter gasolina na auto-estrada por comparação com os postos das "terras"... ora com um prémio de 90% a gasolina ficaria a... dois euros e setenta e tal o litro...? bem, como dizia o outro, é fazer as contas. A margem por litro ficaria em 1 euro e tal. Justíssimo, tendo em conta que o automobilista está a usufruir do privilégio de abastecer na auto-estrada (e ainda por cima estaríamos a promover a utilização do "posto de combustível tradicional"). Mas ai do desgraçado que aumente em apenas 4 ou 5 cêntimos o preço da gasolina na sua área de serviço. Tá lixado. Cai-lhe tudo em cima, desde o presidente da AdC (ainda não esqueci aquela história do café) até aos camionistas, passando pelo senhor da DECO e, claro, o ministro da economia.
Se continuam a apertar com as gasolineiras, qualquer dia as áreas de serviço abrem falência. Ontem anunciaram que a área de serviço da A25 perto de Vilar Formoso vai despedir colectivamente 50 funcionários e provavelmente vai encerrar porque já não vende puto. As outras vão-se aguentando como podem. O que lhes vai valendo são as bicas, sempre dão para pagar os ordenados ao pessoal...
1 abraço,
Elias
Este valor representa um prémio de mais 90% se tomarmos como referência os 50 cêntimos que ainda são pedidos em centenas de estabelecimentos por esse país fora.
Dei por mim a pensar: "aqui pagas 95 cêntimos porque estás a pagar a comodidade de poderes beber o café na auto-estrada". É justo. Um café é um luxo e poder tomá-lo na auto-estrada deve pagar-se bem caro.
Quanto custa um café para quem o tira? 20 cêntimos, talvez? Então o proprietário de um "café" normal terá uma margem bruta de 30 cêntimos por café (o que é já de si uma brutalidade, mais de 100%, mas isso agora não interessa nada), ao passo que o da área de serviço terá uma margem de 75 cêntimos (ou seja quase 400%). 400% à conta do pobre condutor que com esta crise que alastra como fogo em estopa já nem café pode tomar. Revoltante. Ainda por cima já vi preços destes noutras áreas de serviço. Começo a achar que há cartelização dos preços de venda do café nas áreas de serviço. Onde é que anda a Autoridade da Concorrência?
Bom mas vou deixar-me de divagações, este post não é sobre o café. É sobre gasolina. Então voltemos ao tema. Logo ao lado e ainda na mesma área de serviço, há um posto de combustível. Pela mesma lógica, começo a achar que faria sentido exigir um prémio de 90% a quem pretenda usufruir do privilégio de meter gasolina na auto-estrada por comparação com os postos das "terras"... ora com um prémio de 90% a gasolina ficaria a... dois euros e setenta e tal o litro...? bem, como dizia o outro, é fazer as contas. A margem por litro ficaria em 1 euro e tal. Justíssimo, tendo em conta que o automobilista está a usufruir do privilégio de abastecer na auto-estrada (e ainda por cima estaríamos a promover a utilização do "posto de combustível tradicional"). Mas ai do desgraçado que aumente em apenas 4 ou 5 cêntimos o preço da gasolina na sua área de serviço. Tá lixado. Cai-lhe tudo em cima, desde o presidente da AdC (ainda não esqueci aquela história do café) até aos camionistas, passando pelo senhor da DECO e, claro, o ministro da economia.
Se continuam a apertar com as gasolineiras, qualquer dia as áreas de serviço abrem falência. Ontem anunciaram que a área de serviço da A25 perto de Vilar Formoso vai despedir colectivamente 50 funcionários e provavelmente vai encerrar porque já não vende puto. As outras vão-se aguentando como podem. O que lhes vai valendo são as bicas, sempre dão para pagar os ordenados ao pessoal...
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Talvez assim ajude mais, Portugal vs Media UE-15:
Gasolina
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64
Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%
Gasóleo
2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79
Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%
Evolução do ISP em Portugal e na Europa dos 15. Valor em eur/litro, arredondado à décima.
Preços na Bomba antes dos Impostos tirados no mês de Junho de cada ano.
Fonte de todos os dados: Direcção Geral de Energia e Geologia.
Ao contrário das petrolíferas, o Estado Português aumentou mais o que cobra pelos combustíveis
do que o resto da Europa, no espaço que vai de Junho de 2004 a Junho de 2008.
Esta comparação não inclui o IVA, cuja evolução também foi prejudicial em comparação com o resto
da Europa. E um último dado adicional: o crude aumentou 160% neste prazo.
Gasolina
2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64
Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%
Gasóleo
2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79
Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%
Evolução do ISP em Portugal e na Europa dos 15. Valor em eur/litro, arredondado à décima.
Preços na Bomba antes dos Impostos tirados no mês de Junho de cada ano.
Fonte de todos os dados: Direcção Geral de Energia e Geologia.
Ao contrário das petrolíferas, o Estado Português aumentou mais o que cobra pelos combustíveis
do que o resto da Europa, no espaço que vai de Junho de 2004 a Junho de 2008.
Esta comparação não inclui o IVA, cuja evolução também foi prejudicial em comparação com o resto
da Europa. E um último dado adicional: o crude aumentou 160% neste prazo.
Está tudo no site da DGGE.
Mas aqui fica, para a Gasolina:
Janeiro de 2004: 0.518
Fevereiro de 2004: 0.523
Junho de 2005: 0.533
Janeiro de 2006: 0.558
Janeiro de 2007: 0.583
Para o Gasóleo:
Janeiro de 2004: 0.300
Fevereiro de 2004: 0.308
Junho de 2005: 0.314
Janeiro de 2006: 0.339
Janeiro de 2007: 0.364
Desde então não aumentou mais (apenas foi partido em dois para cumprir umas regras da União Europeia mas que no total continuam a dar a mesma coisa). O Governo abdicou de aumentar o ISP em 2008 (outros países já o tinham começado a fazer antes).
Desde da liberalização (Fevereiro/2004) o ISP sobre a gasolina subiu 11% e o ISP sobre o Gasóleo subiu 18%.
Quanto ao IVA foi 19% até Junho de 2005, 21% até Junho de 2008 e a partir de Julho passou a 20%.
Em comparação, em Espanha, no mesmo período:
IVA = 16%
ISP Gasolina = 0.396
ISP Gasoleo = 0.294 / 0.302
Os valores virtualmente não mudaram nestes 4 anos em Espanha.
Mas aqui fica, para a Gasolina:
Janeiro de 2004: 0.518
Fevereiro de 2004: 0.523
Junho de 2005: 0.533
Janeiro de 2006: 0.558
Janeiro de 2007: 0.583
Para o Gasóleo:
Janeiro de 2004: 0.300
Fevereiro de 2004: 0.308
Junho de 2005: 0.314
Janeiro de 2006: 0.339
Janeiro de 2007: 0.364
Desde então não aumentou mais (apenas foi partido em dois para cumprir umas regras da União Europeia mas que no total continuam a dar a mesma coisa). O Governo abdicou de aumentar o ISP em 2008 (outros países já o tinham começado a fazer antes).
Desde da liberalização (Fevereiro/2004) o ISP sobre a gasolina subiu 11% e o ISP sobre o Gasóleo subiu 18%.
Quanto ao IVA foi 19% até Junho de 2005, 21% até Junho de 2008 e a partir de Julho passou a 20%.
Em comparação, em Espanha, no mesmo período:
IVA = 16%
ISP Gasolina = 0.396
ISP Gasoleo = 0.294 / 0.302
Os valores virtualmente não mudaram nestes 4 anos em Espanha.
Então já ficaria contente com as datas (e valores) dos últimos aumentos de ISP... é que com este governo já tivemos uma série de aumentos, que podem muito bem explicar grande parte das discrepâncias com outros países (a menos que os outros também tenham aumentado...)
- Registado: 30/11/2007 21:12
E já agora, para que fique claro, a razão porque a comparação é desaconselhável é que naturalmente as conclusões a que chegarás dependerá muito do (exacto) momento que escolheres para fazer a comparação.
A estrutura do preço não é comparável hoje à de 2000. São processos completamente diferentes e antagónicos. Hoje os preços seguem a matéria prima e em 2000 não, eram preços estipulados administrativamente e que "constantemente" divergiam do preço da matéria prima.
A estrutura do preço não é comparável hoje à de 2000. São processos completamente diferentes e antagónicos. Hoje os preços seguem a matéria prima e em 2000 não, eram preços estipulados administrativamente e que "constantemente" divergiam do preço da matéria prima.
Desaconselho-te a fazer comparações com 2000 (no site da DGGE existem valores dessa altura). Contudo convém salientar que nessa altura os preços dos combustíveis cá eram regulados pelo Estado e mantidos nivelados de forma artificial.
Basicamente funcionava assim: o Estado fixava o preço e o imposto era variável. O crude baixava e o cidadão continuava a pagar o mesmo (o imposto aumentava e comia a diferença); o crude aumentava e o imposto diminuia, nalguns casos brutalmente, e o déficit é que levava no pêlo.
Depois de uma fase conturbada e de grande polémica em torno do assunto (passados alguns anos já toda a gente esqueceu... é incrível!) esse sistema foi completamente abandonado e passamos a usar o mesmo sistema que o resto da Europa.
Basicamente funcionava assim: o Estado fixava o preço e o imposto era variável. O crude baixava e o cidadão continuava a pagar o mesmo (o imposto aumentava e comia a diferença); o crude aumentava e o imposto diminuia, nalguns casos brutalmente, e o déficit é que levava no pêlo.
Depois de uma fase conturbada e de grande polémica em torno do assunto (passados alguns anos já toda a gente esqueceu... é incrível!) esse sistema foi completamente abandonado e passamos a usar o mesmo sistema que o resto da Europa.
MarcoAntonio Escreveu:Também podes encontrar aqui neste PDF da União Europeia um mapa dos impostos (IVA e ISP) ainda para mais países:
http://ec.europa.eu/energy/oil/bulletin ... _08_31.pdf
Marco,
no site não encontrei informação referente a 2000. Por acaso não tens isso "por aí"?
- Registado: 30/11/2007 21:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Denário, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39 e 115 visitantes