Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 15/6/2013 15:26

DN
O início da manifestação estava previsto para as 15:00, altura em que a rotunda do Marquês de Pombal reúne já largas centenas de professores, ainda que não esteja cheia, envergando faixas e cartazes de protesto. Numa das faixas pode ler-se "Nós também temos filhos" em outra está escrito "Lutamos pelo futuro dos nosso filhos e alunos", havendo baniras pretas com as palavras "Professores em luta".

centenas... não sao mais de ... 2500.

Registado: 19/4/2005 11:11

por AikyFriu » 15/6/2013 10:05

V1rotate Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Até pode haver muitas escolas em que essas horas sobrem, mas, por experiência própria digo-te que não chegam para todos os cargos.
Neste momento para um professor ter 8 horas de redução tem que ter mais de 60 anos (para as ter tido como anterior estatuto tinah agora 55+6=63 anos). Com as reformas antecipadas, encontras poucos professores com esta idade nas escolas.
Para ter 6 horas de redução os professores terão entre 50+6=56 e 60 anos. Também não são assim tantos.
Restas as 4 horas para os professores entre 51 e 56 anos e as 2 horas para professores entre 46 e 51 anos.
O que parecia muito afinal não é!
Claro que podes ter escolas com um corpo docente quase todo entre os 50 e 60 anos. Nesse caso as horas sobram.
Mas também existem escolas em que pouco sprofessores têm mais de 50 anos, nessas as horas não dão para começar.

Como te disse, a minha experiência (20 e tal anos a fazer horários dá-me alguma experiência) diz-me que na maioria dos casos as horas não chegam.

Mas scomo gostas de mandar bitaites, fica a afirmas o que achas que está certo.
Pensa lá que cargos e atividades existem na escola e que precisam de horas!

Entre os 46 anos e os 65 anos, são seguramente 50% num total de 160... dá muita hora de redução...

Muitos dos cargos têm uma redução associada, nomeadamente DT, desporto escolar,... outros cargos não terão reduções associadas, paciência :(

Não se esqueçam que o crédito horário varia de escola para escola, umas terão mais horas para distribuir do que outras ;)

Imagem

Imagem

Continuas a mandar bitaites e a insistir numa coisa que é falsa. Ok é lá contigo.

Os únicos "cargos" com horas associadas são as DT (para o ano já não) e os de responsáveis de grupos do desporto escolar cujas horas são consideradas letivas. No próximo ano serão as únicas, sabe-se lá porquê.
Todos os outros cargos (incluindo coodenador do desporto escolar) vão buscar horas ao artº79/TE ou ao crédito da escola (que diminue com o número de horas do artº79)
Por isso se achas que 2 é "muitos", OK

Essa fórmula do crédito horário é a prova de que as horas do artº79 não chegam.
Mas esse crédito, depois de aplicado, poucas horas dá (confesso que essa fórmula saiu depois de eu sair do Gabine de Gestão e nunca fiz as contas, mas pelo números que recebo quando faço os horários apercebo-me que são muito poucas)
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por artista_ » 15/6/2013 2:51

majomo Escreveu:Investimento na Educação recua para valores de 2001

Onde andam os indignados?!
Isto não é prejudicar alunos?!

O problema é muito mais grave quando:

1- De 2001 para cá aumentou a idade da escolaridade obrigatória;
2- Aumentou a oferta no pré-escolar;
3- Apareceram as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) no primeiro Ciclo;
4- Embora ainda não haja dados definitivos todos sabemos que em 2013 caiu ainda mais, e de forma significativa, o investimento na educação;
5- Preparam-se ainda para cortar muito mais em 2014 e 2015;
EDIT: 6- não sei quanto foi a inflação acumulada de 2001 a 2012, mas deve ser qualquer coisa com dois digítos;

Fazer muito mais com muito menos não é tarefa difícil, é impossível... compreendo que o país tem de fazer sacrifícios, mas isto ultrapassa tudo o que deveriamos aceitar, ainda para mais quando noutras áreas (por exemplo na despesa com o poder local) quase não se toca!

Quem tem os filhos no privado quer que o estado se marimbe para os filhos dos outros, mas eu pergunto se a escola pública é assim tão pouco importante para estar na primeira linha dos alvos do governo para reduzir na despesa?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por V1rotate » 15/6/2013 2:04

AikyFriu Escreveu:Até pode haver muitas escolas em que essas horas sobrem, mas, por experiência própria digo-te que não chegam para todos os cargos.
Neste momento para um professor ter 8 horas de redução tem que ter mais de 60 anos (para as ter tido como anterior estatuto tinah agora 55+6=63 anos). Com as reformas antecipadas, encontras poucos professores com esta idade nas escolas.
Para ter 6 horas de redução os professores terão entre 50+6=56 e 60 anos. Também não são assim tantos.
Restas as 4 horas para os professores entre 51 e 56 anos e as 2 horas para professores entre 46 e 51 anos.
Claro que podes ter escolas com um corpo docente quase todo entre os 50 e 60 anos. Nesse caso as horas sobram.
Mas também existem escolas em que pouco sprofessores têm mais de 50 anos, nessas as horas não dão para começar.

Como te disse, a minha experiência (20 e tal anos a fazer horários dá-me alguma experiência) diz-me que na maioria dos casos as horas não chegam.

Entre os 46 anos e os 65 anos, são seguramente 50% num total de 160... dá muita hora de redução...

Muitos dos cargos têm uma redução associada, nomeadamente DT, desporto escolar,... outros cargos não terão reduções associadas, paciência :(

Não se esqueçam que o crédito horário varia de escola para escola, umas terão mais horas para distribuir do que outras ;)

Imagem

Imagem

Registado: 28/8/2007 12:29

por AikyFriu » 15/6/2013 1:58

Apesar de dia 20 não estar convocada greve, o governo mantêm os exames para da 17.
Mais grave, numa escola, alguns alunos podem ter exame e outros não!
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=408654

Afinal quem é que perdeu o norte?
... de perder dinheiro

por majomo » 15/6/2013 1:37

Investimento na Educação recua para valores de 2001

Onde andam os indignados?!
Isto não é prejudicar alunos?!
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por majomo » 15/6/2013 1:33

Governo muda lei da greve para professores

É isto a democracia do futuro...
Esta gente convive mal com as decisões dos tribunais...
Somos todos iguais...

"aceito as decisões do tribunal constitucional, mas temos de mudar a constituição..."
"aceito a comissão arbitral, mas se decidirem contra mim, tenho de mudar a lei..."

Enfim...
já sei que numa democracia as greves não devem existir, afinal os privados não tê direito...
-Devo usar STOP's

por Automech » 15/6/2013 1:21

mais_um Escreveu:Não há nada para tirar da cartola, parece-me que a solução encontrada pelo Crato deverá resolver a questão.

Qual solução ? A de convocar os professores todos ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por majomo » 15/6/2013 0:59

V1rotate Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Essas horas mal dão para os cargos, por isso não inventes.

Para além disso tendem a desaparecer, pois agora as primeiras são aos 50 anos, mais 2 aos 55 e mais 4 aos 60.
Quem, como acontece comigo, já tem 4 horas só vai ter mais aos 60

Até 2007 as reduções começavam aos 40 anos, há imensos professores com reduções... chegam e sobram para tudo e mais alguma coisa... :wink:

Imagem

Na minha escola há pouquíssimas reduções...
Portanto, não chegam para nada.

É incrível como continuas a afirmar situações das quais não tens qualquer conhecimento de causa, ou pelo menos, baseada num escola que dizes que conheces...
-Devo usar STOP's

por AikyFriu » 15/6/2013 0:53

V1rotate Escreveu:

Para além disso tendem a desaparecer, pois agora as primeiras são aos 50 anos, mais 2 aos 55 e mais 4 aos 60.

Até 2007 as reduções começavam aos 40 anos, há imensos professores com reduções... chegam e sobram para tudo e mais alguma coisa... :wink:

Imagem

Até pode haver muitas escolas em que essas horas sobrem, mas, por experiência própria digo-te que não chegam para todos os cargos.

... de perder dinheiro

por V1rotate » 15/6/2013 0:26

Imagem

por mais_um » 15/6/2013 0:11

AutoMech Escreveu:OK. Para mim o Crato fez o que devia fazer que era convocar todos os professores. Mas cá fico à espera do teu 'coelho' (este coelho é mesmo o da cartola, nada de conotações política :lol: :lol: :lol:)

Não há nada para tirar da cartola, parece-me que a solução encontrada pelo Crato deverá resolver a questão. No entanto o que eu ia sugerir deixou de ser possivel desde 2009 devido à entrada em vigor do novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por AikyFriu » 14/6/2013 22:59

V1rotate Escreveu:
majomo Escreveu:Então nesses casos, segundo a tua discrição, talvez não se justifica o trabalho em GD, o que não significa que em muitas outras, por exemplo a minha e outras que conheço, a existência do GD tenha bastante sucesso ao nível do controlo e prevenção da indisciplina.
Julgo que deves concordar que a indisciplina e os resultados escolares são inversamente proporcionais... e, portanto, é um trabalho útil...

Mas, isto para dizer, como agora está na moda, não olhes para apenas uma árvore, mas para todas as árvores da floresta... não extrapoles os casos que conheces para os restantes.

Não reduzas o trabalho do professor apenas à sala de aula, o sucesso escolar não passa apenas por ai.

Os professores são os primeiros a reconhecerem que na sua profissão e somos bem mais de 110000, há elementos menos profissionais... mas, a grande maioria é cumpridora e competente... demasiado, em minha opinião. :wink:

Certas coisas acontecem nas escolas, não por necessidade, mas porque tens muitos professores com reduções(artº 79º) que têm que estar na escola X horas, a direção tem que arranjar clubes, apoios, gabinete disciplinar,... para ocupar aquela gente, muitas vezes é um desperdício de recursos.

Como deves saber, antigamente os professores com redução davam as 14/16/18h e seguiam diretamente para casa para preparar as aulas, hoje em dia têm que cumprir na escola as restantes horas não letivas, assim as escolas foram obrigadas a ocupá-los com algo...

Essas horas mal dão para os cargos, por isso não inventes.

... de perder dinheiro

por MERCW125 » 14/6/2013 21:41

Alterar a Lei, da Greve, alguma vez.. a Greve foi conquistada há muito aguentem-se.. Os tribunais, funcionam, este Govenro só da tiros nós pés.
Não ganha uma foram os subsidios, o Constitucional Mandou repor, Tribunais arbitrais, também lhe batem fortemente..
Ou seja, não sei que são os assesores, mas estão mesmo mal em toda a linha..
Por este andar, nem em Julho... Ou seja não haverá exames.. Há pois.. Depois veremos..

Registado: 14/3/2009 21:36

por V1rotate » 14/6/2013 20:24

majomo Escreveu:Então nesses casos, segundo a tua discrição, talvez não se justifica o trabalho em GD, o que não significa que em muitas outras, por exemplo a minha e outras que conheço, a existência do GD tenha bastante sucesso ao nível do controlo e prevenção da indisciplina.
Julgo que deves concordar que a indisciplina e os resultados escolares são inversamente proporcionais... e, portanto, é um trabalho útil...

Mas, isto para dizer, como agora está na moda, não olhes para apenas uma árvore, mas para todas as árvores da floresta... não extrapoles os casos que conheces para os restantes.

Não reduzas o trabalho do professor apenas à sala de aula, o sucesso escolar não passa apenas por ai.

Os professores são os primeiros a reconhecerem que na sua profissão e somos bem mais de 110000, há elementos menos profissionais... mas, a grande maioria é cumpridora e competente... demasiado, em minha opinião. :wink:

Certas coisas acontecem nas escolas, não por necessidade, mas porque tens muitos professores com reduções(artº 79º) que têm que estar na escola X horas, a direção tem que arranjar clubes, apoios, gabinete disciplinar,... para ocupar aquela gente, muitas vezes é um desperdício de recursos.

Como deves saber, antigamente os professores com redução davam as 14/16/18h e seguiam diretamente para casa para preparar as aulas, hoje em dia têm que cumprir na escola as restantes horas não letivas, assim as escolas foram obrigadas a ocupá-los com algo...

por majomo » 14/6/2013 20:18

Como, infelizmente, é normal, sempre que há educação, o assunto converge sistematicamente para o ataque aos professores com o repetir de argumentos há anos desatualizados e sem sentido.

Peço desculpa pelo tamanho da imagem, mas façam o favor de ler este artigo... não preciso de repetir argumentos.Imagem
-Devo usar STOP's

por setas » 14/6/2013 19:56

Claro

o verdadeiro objectivo não são as familias, os alunos, os professores

Este objectivo é alterar a lei da greve
Por iso este braço de ferro não pode acabar já.Tem de surtir efeito.
Outros se seguirão

Registado: 29/11/2007 13:17

por Automech » 14/6/2013 19:44

Governo põe directores de escolas a substituir docentes em greve
14 Junho 2013, 19:12 por Marlene Carriço

Mensagem do júri nacional de exames chegou esta tarde às escolas. Directores asseguram qualquer função essencial à realização dos exames nacionais.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) já tinha dado ordem às escolas para convocarem todos os professores para o dia da greve geral dos docentes, na próxima segunda-feira. Agora, o júri nacional de exames delega nos directores de escola competências para substituírem qualquer outro elemento essencial à realização dos exames nacionais.

Assim, os directores poderão substituir, caso estes façam greve, os elementos credenciados para receber os sacos dos enunciados das mãos da GNR ou da PSP e os elementos do secretariado de exames que recebem as provas e as distribuem pelas salas e no final da prova as recebem e guardam em local seguro. Os directores podem ainda vigiar “em caso de necessidade” os exames.

O júri nacional de exames esclarece ainda que os exames poderão ser efectuados mesmo que não haja professores coadjuvantes na escola – um ou dois professores da disciplina em avaliação que estão isolados a resolver o exame e a detectar possíveis erros.

Mário Nogueira, da Fenprof, insurgiu-se contra estas ordens, dizendo que mais uma vez o Ministério da Educação está a travar o direito à greve.

Neste momento, estão a decorrer no Ministério da Educação reuniões com os sindicatos e o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar com vista à negociação das matérias que levaram os sindicatos dos professores a agendar greves às avaliações e greve geral para a próxima segunda-feira, dia 17, dia do exame nacional de Português A e B e de Latim.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... greve.html

por majomo » 14/6/2013 19:43

V1rotate Escreveu:
majomo Escreveu:Encher chouriços num gabinete disciplinar?
fazes ideia do objetivo para que foram criados?
Na escola onde trabalho, foi implementado este ano um gabinete escolar e a redução ao nível disciplinar foi bastante significativa...
antigamente, os alunos iam parar às direções executivas, tipo centro de saúde...

Lamentavelmente, por falta de recursos humanos, o gabinete disciplinar não cobriu todo o horário de alunos... que por "coincidência" foi onde se registaram mais situações de problemas disciplinares...

Daí que as tuas observações ou pecam por desconhecimento ou por maldade, opto pela primeira. :roll: :wink:

As escolas que conheço não são em locais problemáticos, longe disso, não existem problemas disciplinares graves, os poucos alunos que vão para o GD estão sentados na secretária, ou sem fazer nada, à espera do toque de saída, ou estão fazer algo sem incomodar o professor de serviço que também está desejoso que toque para a saída, pelo que as nossas realidades são completamente diferentes :)

Então nesses casos, segundo a tua discrição, talvez não se justifica o trabalho em GD, o que não significa que em muitas outras, por exemplo a minha e outras que conheço, a existência do GD tenha bastante sucesso ao nível do controlo e prevenção da indisciplina.

-Devo usar STOP's

por majomo » 14/6/2013 19:30

migluso Escreveu:
artista Escreveu:No caso da educação tenho muitas dúvidas em perceber como é que o privado funcionará nas zonas sociais mais problemáticas...

Quando há catástrofes, não faltam privados voluntários a acorrer. Enfermeiros, médicos, bombeiros, professores, engenheiros, padres, etc...
No Iraque, não faltam empresas de segurança (ou mercenários, como preferirem) a prestar serviços.

Haja mercado, hajam oportunidades, e não faltarão pessoas disponíveis para trabalhar nas condições mais adversas.

Isso vê-se pelas PPP... pelas privatizações, por exemplo, no interesse dos privados nos CTT do interior... enfim, quando é financiado pelo estado, é sempre mais fácil...
-Devo usar STOP's

por V1rotate » 14/6/2013 19:15

majomo Escreveu:Encher chouriços num gabinete disciplinar?
Na escola onde trabalho, foi implementado este ano um gabinete escolar e a redução ao nível disciplinar foi bastante significativa...
antigamente, os alunos iam parar às direções executivas, tipo centro de saúde...

Lamentavelmente, por falta de recursos humanos, o gabinete disciplinar não cobriu todo o horário de alunos... que por "coincidência" foi onde se registaram mais situações de problemas disciplinares...

Daí que as tuas observações ou pecam por desconhecimento ou por maldade, opto pela primeira. :roll: :wink:

As escolas que conheço não são em locais problemáticos, longe disso, não existem problemas disciplinares graves, os poucos alunos que vão para o GD estão sentados na secretária, ou sem fazer nada, à espera do toque de saída, ou estão fazer algo sem incomodar o professor de serviço que também está desejoso que toque para a saída, pelo que as nossas realidades são completamente diferentes :)

por Automech » 14/6/2013 19:06

Há um detalhe que o público tem sobre isto que é estranho

Com a recusa na apreciação do recurso, considerado pelo magistrado como “não urgente”, o Ministério da Educação não pode fixar serviços mínimos para os exames nacionais de Português A e B e de Latim, tendo de cumprir a decisão do colégio arbitral que determinou a sua não fixação.

Os meandros judiciais são sempre complicados, mas uma coisa destas é considerada não prioritária ? Faz lembrar o Cavaco que quando mandou o OE não pediu urgência e o TC considerou aquilo como processo normal.

por Automech » 14/6/2013 19:01

Vá lá, os sindicatos perceberam o erro do alargamento do pré aviso. Agora, sim, encostam o Crato à parede.

Governo pondera adiar data do exame de Português do 12.º ano
CLARA VIANA 14/06/2013 - 17:09
Sindicatos assumem que só farão greve a 17 de Junho e que não serão convocadas novas paralisações caso a data do exame venha a ser alterada.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) estará a preparar-se para adiar a data de realização do exame de Português do 12.º ano, marcado para 17 de Junho, dia da greve geral de professores.

Foi este o cenário que esteve em cima da mesa na tarde desta sexta-feira durante as quase duas horas de reunião entre o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e o líder da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva.

Em declarações aos jornalistas logo após a reunião, Dias da Silva revelou que o ministério quis saber “qual seria a atitude das organizações sindicais se fosse alterada a data do exame”, ou seja, se os sindicatos de professores marcariam nova greve para uma nova data em que a prova de Português se viesse a realizar.

“Nós dissemos que não marcaremos greve aos exames para outra data” que não o dia 17 de Junho, disse Das da Silva. Este compromisso já tinha sido antes assumido publicamente pela Federação Nacional de Professores (Fenprof), que está agora reunida com o secretário de Estado do Ensino nas instalações do MEC na Av. 5 de Outubro, em Lisboa.

A FNE vai voltar a reunir com Casanova de Almeida hoje pelas 18h30 para retomar as negociações sobre o regime de mobilidade especial e o aumento do horário de trabalho dos professores para as 40 horas, temas já discutidos em reuniões realizadas nas últimas semanas e que terminaram sem acordo entre Governo e sindicatos.

Segundo Dias da Silva, o ministério voltou hoje a pôr em cima da mesa a hipótese de adiar a entrada em vigor da aplicação da mobilidade especial aos professores para 2015, ano em que realizarão eleições legislativas. Na passada semana, recorde-se, a FNE fez depender a não realização da greve da condição de nenhum funcionário público ser incluído neste regime.

Dias da Silva disse ainda que o MEC se mostrou disponível para assumir por escrito o compromisso de que o aumento do horário de trabalho para as 40 horas não se traduzirá em mais horas de aulas para os professores.
http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... no-1597372

por Automech » 14/6/2013 18:55

MarcoAntonio Escreveu:A menos que queiras também descartar aquele outro estudo e prefiras argumentar com base em cenários totalmente hipotéticos e especulativos, podemos concordar que o publico é tendencialmente mais exigente / rigoroso na avaliação.

Mas, sendo mais exigente na avaliação, não significa melhor em conseguir que os alunos lá cheguem e esse era o meu ponto (e de preferência na primeira escolha que pretendem - e aqui, entenda-se, não estou a falar de facilitismo proveniente dos 0.5 de diferença que pode ser importante mas sim no geral do aluno médio, médio alto, que ao 9º ano faz uma escolha e quer lá chegar).

Tal como te disse na última resposta, em determinados cursos com médias altas eu não concordo com a tua convicção de que apenas uma pequena franja fica de fora. Mas é um dado muito subjectivo.

MarcoAntonio Escreveu:Se é uma eventual diferença de progressão nos alunos num sistema e noutro entre o 9º ano e o momento de admissão, não era preferível pegar nos exames nacionais do 9º e 12º ano (só exames). Basicamente era medir se os alunos com nota de 4 ou superior pioram/melhoram entre o 9º ano e o 12º...

Sim, o ponto de partida tinha de ser algo objectivo e os resultados dos exames seriam a única coisa igual para todos e logo o ponto de partida. Não deixa de ser imperfeito, mas era o melhor que se consegue arranjar.

por majomo » 14/6/2013 18:50

V1rotate Escreveu:
majomo Escreveu:
Não tem trabalho?!

Horário zero é não ter turmas atribuídas, o que não quer dizer que não possa dar apoio aos alunos, ter coordenações, apoio na biblioteca, coadjuvações em salas de aula, gabinetes disciplinares, acompanhamento de alunos em atividades não letivas... enfim... tanta, mas tanta coisa que... para alguns não é trabalho!:shock:

Mais, se fores horário zero, tens de concorrer a outras escolas e tens de lá ir trabalhar!!!
Dificilmente um horário zero fica na mesma escola... e então no caso da disciplina que falaste não há sequer nenhum horário zero a nível nacional!!!
Em cerca de 110 000 professores do quadro, este ano tivemos cerca de 600 horários zero... ou seja, ~0,5% dos professores...

Deixa--te de ser ignorante ou maldoso, conforme a carapuça que te cair melhor!

Lamento, mas na minha visão estar na Biblioteca ou no Gabinete Disciplinar a encher chouriços não é trabalho ;)

Encher chouriços num gabinete disciplinar?

-Devo usar STOP's

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Jonas74, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, yggy e 634 visitantes