Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dmca » 14/12/2007 16:46

jeab Escreveu:Na era da informática, das memórias virtuais, da entrega de modelos por internet,do papel de parede fora de moda, querem que uma fábrica de papel num País c/ a floresta a arder ganhe mais valias...
Eu devo estar no 2ºlife
Jeab

De vez em quando aprecem por aqui uns iluminados, que parecem que tudo sabeem... Meu amigo a portucel é nacional mas a sua estratégia não passa somente pelo nacional, tem horizontes muito mais alargados.
Para além da era informática, estamo tb na era da globalização e hoje mais que nunca, as empresas precisam e de se globalizar, expandir, procurar novos recursos... Ou para que é que pensas que existem as cimeiras... Servem exactamente para possibilitar aos paizes organizadores contactos frutiferos para que as suas empresas se expandam. e oq ue te posso dizer é que a PTi para além de muitas outras estão nesse caminho...

Registado: 24/10/2007 13:46

por Bart Simpson » 14/12/2007 16:28

Na era da informática, das memórias virtuais, da entrega de modelos por internet,do papel de parede fora de moda, querem que uma fábrica de papel num País c/ a floresta a arder ganhe mais valias...
Eu devo estar no 2ºlife
Jeab

Registado: 29/11/2007 4:09

por Dmca » 14/12/2007 16:23

Meus amigos, eu entrei a 3.1, pensando que iria subir muito mais, entretanto, tive de passar de uma estratégia de curto para longo prazo, aguardando por boas novas e reinsvestindo de maneira a descer o valor médio. Nunca desesperei, e acho que ainda vai subir, pois todos os indicadores assim o indicam...
Ninguém previa que em Agosto se desse aquele descalabro, que ainda hoje continuam a alimentar, na minha opinião sem razão alguma, para já anda ainda ninguém assumiu perdas extraordinárias (bancos, instituições de crédito, etc), que justifiquem estas quebras. Deviam era ter mais cuidado com algumas noticias, que saem cá paar fora, porque o que vos garanto é que algume bebefecia com isso, e ainda vos garanto mais que não somos nós pequenos investidores que saem benefeciados... Não deviam acreditar em tudo o que ouvem... Eu acredito que a PTi está preço da chuva, porque os indicadores assim o predizem...

BN

Registado: 24/10/2007 13:46

por AAASecurities » 14/12/2007 15:14

artista Escreveu:
paulo9 Escreveu:também tou entalado com esta menina a 2,52€, mas sei esperar penso que esta menina tem valor e só temos de esperar que isto vire, assim esperemos que vire para norte, claro ou então mais entalados ficamos.

E a posição que tens é curto, médio ou longo prazo?!

A minha é de longo prazo e confesso que entrei mal, nomeadamente aos 2,70. Porém como é de longo prazo não estou preocupado pois acredito na empresa a nível de fundamentais. Se fosse a curto prazo já tinha activado o stop loss à muito tempo.

Registado: 6/12/2007 12:52

por artista_ » 14/12/2007 14:38

paulo9 Escreveu:também tou entalado com esta menina a 2,52€, mas sei esperar penso que esta menina tem valor e só temos de esperar que isto vire, assim esperemos que vire para norte, claro ou então mais entalados ficamos.

E a posição que tens é curto, médio ou longo prazo?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por paulo9 » 14/12/2007 14:28

também tou entalado com esta menina a 2,52€, mas sei esperar penso que esta menina tem valor e só temos de esperar que isto vire, assim esperemos que vire para norte, claro ou então mais entalados ficamos.

Registado: 29/11/2007 11:36

por TP1 » 14/12/2007 13:33

Euro regista perda semanal superior a 1% face ao dólar
O euro acumula uma perda semanal de 1,2% face à divida norte-americana, numa altura em que o mercado prevê que a taxa de inflação vai acelerar nos Estados Unidos. Hoje está a recuar quase 1%.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

O euro acumula uma perda semanal de 1,2% face à divida norte-americana, numa altura em que o mercado prevê que a taxa de inflação vai acelerar nos Estados Unidos.

A moeda europeia [Cot] perde 0,98% para os 1,4491 dólares, e acumula uma perda semanal de 1,2% face à divida norte-americana.

A queda do euro ocorre numa altura em que as previsões apontam para um aceleramento da taxa de inflação nos Estados Unidos, o que poderá travar um novo corte da taxa de juro de referência do país.

As previsões indicam que o índice de preços do consumidor acelerou, em Novembro, 0,6%, o ritmo mais elevado dos últimos seis meses. Este valor compara com os 0,3% registados em Outubro deste ano.

Ontem, foi conhecido que o índice de preço no produtor nos Estados Unidos cresceu 3,2%, em Novembro, quando os economistas esperavam uma subida de 1,5%.

A Reserva Federal norte-americana (Fed) reduziu, esta terça-feira, a taxa de juro de referência do país para os 4,25%.

Registado: 30/11/2007 21:13

por artista_ » 14/12/2007 10:10

Ulisses Pereira Escreveu:Infelizmente, quando as acções que possuem caem, os investidores continuam a atirar as culpas para terceiros. É sempre tão mais fácil culpar os tubarões , ou os manipuladores, ou a CMVM ou os analistas, ou as corretoras.

Tal como no futebol, quem perde tem sempre um bode expiatório perfeito: os árbitros.

Vou ver se amanhã volto a publicar um artigo que escrevi sobre isso.

E lembrem-se: Se o mercado não nos está a dar razão, se calhar somos mesmo nós que estamos errados. Que mal há nisso?

Há quantos anos se "bate nesta tecla"?!?! Mas por mais que se bata haverá sempre quem se queixe porque na realidade é uma forma de aliviar o stress, na prática não resulta, mas...

E o mercado ainda só teve uma correcção que não é nada se comparada com um Bear market como o que vivemos de 2000 a 2002, porque quando entrármos realmente num urso a valer ainda vão haver mais a queixar-se de que isto cai por culpa do Nuno Gomes que é um desastre...

Pelo menos os que lerem estas coisas aproveitem para reflectir e tentar mudar, eu também já mudei, há muitos anos, para quando vier um urso dos grandes (dos maus :) ) não vos assuste...

Em relação à Portucel eu próprio já me interroguei se fiz bem em manter as acções a longo prazo, talvez devesse ter vendido uma parte maior do que vendi... mas a decisão foi minha e nunca vou culpar ninguém por ela estar a cair porque é muito mais importante eu gastar energias a reflectir e analisar o que devo fazer, se a estratégia que segui se mantém válida ou se a devo reformular...

Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mr Brown » 14/12/2007 9:51

Mr Brown Escreveu:Para mim quem fez os "Price Targets" da Portucel nos ultimos tempos anda de Porche Novo !!!!

Pois é amigos, a bolsa é assim, sobe e desce... eu não me queixo por 60 euros, não me viu a queixar aqui, muito menos pelo valor envolvido, se calhar nao gostou foi do comentario que fiz sobre quem faz os "Research" de mercado, e volto afirmar, que ultimamente nao tem acertado!!!

Registado: 5/12/2007 21:07

por Enslaved » 14/12/2007 1:31

Ulisses Pereira Escreveu: A diferença é a vontade de aprender e de mudar. Uns chegarão lá, outros nunca o farão.

Infelizmente é o que acontece :roll: :roll: . Tanto ruído, tanta energia mal gasta :wall: :wall:.

Registado: 28/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 14/12/2007 0:47

Sim, mas os vencedores não se queixam.

E acredita que enquanto um investidor parar de chorar, de se queixar dos outros e enquanto não perceber que não pode controlar o mercado mas pode controlar as suas acções, não terá condições para ser um investidor de sucesso.

Mas é normal. Acho que todos começam por aí. A diferença é a vontade de aprender e de mudar. Uns chegarão lá, outros nunca o farão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Mr Brown » 14/12/2007 0:42

bem se fossem só as acçoes da Portucel cairem na bolsa hoje ficava feliz ... Comprei a bom preço e estou a perder uns trocos mesmos !! (60 euros)
Em relação a um arbito influenciar um resultado de um jogo de futebol..... bem não era a primeira vez que via isso acontecer, nem será a ultima !!!!!

por Ulisses Pereira » 14/12/2007 0:30

Infelizmente, quando as acções que possuem caem, os investidores continuam a atirar as culpas para terceiros. É sempre tão mais fácil culpar os tubarões , ou os manipuladores, ou a CMVM ou os analistas, ou as corretoras.

Tal como no futebol, quem perde tem sempre um bode expiatório perfeito: os árbitros.

Vou ver se amanhã volto a publicar um artigo que escrevi sobre isso.

E lembrem-se: Se o mercado não nos está a dar razão, se calhar somos mesmo nós que estamos errados. Que mal há nisso?

Um abraço,
Uisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Há aí mãozinha

por Cambalacho » 13/12/2007 23:56

Eles andam a apanhar papel, anda aí jogada é certinho... alguém anda a apanhar papel.

Relativamente a price targets e afins... eles não acertam uma única vez, aquilo é para o lado que lhes dá melhor...

Eu continuo na PTI e vou até ao fim mais cedo ou mais tarde isto vai dar a volta...

Registado: 11/12/2007 21:09

por Mr Brown » 13/12/2007 23:52

Para mim quem fez os "Price Targets" da Portucel nos ultimos tempos anda de Porche Novo !!!!

por jimi » 13/12/2007 21:32

Leio tantas opiniões, que confusão, não sei o que dizer, mas não é grave, o que me importa é que continuo com as minhas acções da PTI e não vendi nenhuma! É o dolar, a Semapa, os USA, o preço da madeira, tanta coisa...mas quando entramos neste barco já não sabiamos que a economia é mesmo assim? Temos é que ter segurança naquilo que fazemos e ter força para suportar pequenas e grandes oscilações! Eu não sou um analista técnico, sei algumas coisas, mas também não é preciso muito para ver que há pressão vendedora! Fico cheteado com isto? Claro que não! Basta ter a certeza do que vale a empresa, não estou a dizer no que vale para o mercado, mas no que vale para mim!

Gostava de ter os dados do Jornal de Negocios, quando disse que o PER médio do sector é 27, sabem se este valor está correcto?

Muito estranho ou essas empresas estão para caír ou a PTI para subir! Gostava mesmo de saber a vossa opinião!

E os investimentos da PTI não são de considerar, mesmo que não seja para já? Até se fala em investimentos na produção de energia, que é moda agora!

Faço um desafio aos senhores que gostam da analise fundamental (como eu), digam-me na vossa opinião qual o valor da Portucel?

AB

Registado: 6/9/2007 10:11

por sEnD2u » 13/12/2007 21:27

Não entendo nada disto, mas parece-me que esta descida é perfeitamente natural... Não será suficiente olhar e verificar que num prazo mais curto a Portucel esteve em situação sobre-comprada e agora efectua uma correcção normalissima acentuada pelo ex-dividendo? Penso que será um deslize passageiro que será suprimido pela situação actual da empresa e pela evolução bull que se espera a médio prazo.

Registado: 10/5/2006 16:52

comentário

por jotabilo » 13/12/2007 20:40

thanks

Registado: 3/12/2007 20:31

por - - - P P P - - - » 13/12/2007 20:36

A partir de dia 18.
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP

Registado: 5/9/2007 10:33

comentário

por jotabilo » 13/12/2007 20:23

Já a alguém foi pago o dividendo?
Ou em que data começa o pagamento do dividendo?

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por TP1 » 13/12/2007 20:21

carrancho Escreveu:
TP1 Escreveu:
Não procuro justificações para os meus bons ou maus negocios, procuro justificações para comportamentos e daí poder tirar conclusões.

E é aí que cometes o teu maior erro! Devias investir mais o teu tempo a procurar justificações para os erros que cometes e menos a tentar explicar os movimentos. Foi isto que eu disse antes e reafirmo, não percas tempo a procurar justificações para os movimentos/tendências... SEGUE-OS!!!

Estou com algumas perdas na portucel, não tenho prob nenhum em assumir. Procuro perceber o movimento e exponho algumas justificações. Tb assumo o meu erro, pois, fruto da ganancia não vendi nos targets que tinha definido. Contudo continuo a acreditar no titulo. Não estou desesperado, nem com azia e nem frustrado. Apenas tento estudar tudo.

TP1,

Eu também acho que a PTI é uma empresa com futuro risonho, mas se o mercado segue uma tendência inversa aquilo que penso da empresa... quem sou eu para a tentar contrariar? Lá virá o tempo em que a tendência inverta, nessa altura ainda cá estarei para a aproveitar, não há necessidade nenhuma de me meter em problemas.

Alguem referiu os investimentos na América Latina, pois eu acho que o mercado está bastante receoso quanto aos mesmos. Não sei se isso é uma justificação para as recentes quedas ou não, nem me interessa. As pessoas têm a tentação de pensar "vai fazer investimentos... é bom, sobe!!", "teve lucros... vai subir!", "deram-lhe um PT muito superior à cotação actual... mais tarde ou mais cedo está lá!" etc etc. Mas essas pessoas têm muita dificuldade em perceber que essas noticias podem não ser boas, podem já estar mais que descontadas no preço actual, podem não ter qualquer influencia ou terem a influencia contrária... depois perdem-se e tentam contrariar a tendência achando que são donos da razão e não cometeram nenhum erro, que quem está errado é o mercado. Normalmente isto traz grandes amargos de boca.

Abraço,

Carrancho

A

Aceito a opinião. Devo seguir as tendências. De qq maneira não vejo prob nenhum em tentar perceber. Não me mandes estudar a psicologia humana... :lol:

por carrancho » 13/12/2007 20:13

TP1 Escreveu:
Não procuro justificações para os meus bons ou maus negocios, procuro justificações para comportamentos e daí poder tirar conclusões.

E é aí que cometes o teu maior erro! Devias investir mais o teu tempo a procurar justificações para os erros que cometes e menos a tentar explicar os movimentos. Foi isto que eu disse antes e reafirmo, não percas tempo a procurar justificações para os movimentos/tendências... SEGUE-OS!!!

Estou com algumas perdas na portucel, não tenho prob nenhum em assumir. Procuro perceber o movimento e exponho algumas justificações. Tb assumo o meu erro, pois, fruto da ganancia não vendi nos targets que tinha definido. Contudo continuo a acreditar no titulo. Não estou desesperado, nem com azia e nem frustrado. Apenas tento estudar tudo.

TP1,

Eu também acho que a PTI é uma empresa com futuro risonho, mas se o mercado segue uma tendência inversa aquilo que penso da empresa... quem sou eu para a tentar contrariar? Lá virá o tempo em que a tendência inverta, nessa altura ainda cá estarei para a aproveitar, não há necessidade nenhuma de me meter em problemas.

Alguem referiu os investimentos na América Latina, pois eu acho que o mercado está bastante receoso quanto aos mesmos. Não sei se isso é uma justificação para as recentes quedas ou não, nem me interessa. As pessoas têm a tentação de pensar "vai fazer investimentos... é bom, sobe!!", "teve lucros... vai subir!", "deram-lhe um PT muito superior à cotação actual... mais tarde ou mais cedo está lá!" etc etc. Mas essas pessoas têm muita dificuldade em perceber que essas noticias podem não ser boas, podem já estar mais que descontadas no preço actual, podem não ter qualquer influencia ou terem a influencia contrária... depois perdem-se e tentam contrariar a tendência achando que são donos da razão e não cometeram nenhum erro, que quem está errado é o mercado. Normalmente isto traz grandes amargos de boca.

Abraço,

Carrancho

A
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por majomo » 13/12/2007 19:59

Broker_Invest Escreveu:Bem só agora que cheguei, mas não gostei nada de ver o Fecho nos 2,35€ espero que amanhã possa subir para corrigir destas quedas viloentas recentes.

Tenho posição a 2,56€, podia ter vendido nos 2,6€ e com ganho, fui aos dividendos e mantive-me nunca pesei que isto iria cair desta forma, só espero pela recuperação no dia amanhã.

Mas, voltaste a alterar a tua posição de longo prazo...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por TP1 » 13/12/2007 19:54

carrancho Escreveu:Essa teoria do estar controlada é muito engraçada...

Nunca vejo ninguem dizer que uma cotada está controlada quando vai com subidas loucas e ninguem encontra explicação para, sem noticias que o justifiquem, tenha essa valorização durante esse periodo. Quando desce, é tudo a dizer que não tem logica nenhuma descer e que a culpa de estarem a perder não é própria é alheia.

Sigam a tendência e deixem-se de lirismos, procurem prespectivas futuras e não atribuam a culpa ao alheio ou os resultados podem ser dramáticos.

Quando a PTI estava com tendencia bem defenida altista (que aproveitei bem) lia por aqui coisas do género "é melhor investir na Semapa que é quem mais beneficia da subida da PTI" agora curiosamente dizem que a Semapa beneficia da descida da cotação da PTI :shock: :shock: :shock:

Abraço,

Carrancho

Não procuro justificações para os meus bons ou maus negocios, procuro justificações para comportamentos e daí poder tirar conclusões. Estou com algumas perdas na portucel, não tenho prob nenhum em assumir. Procuro perceber o movimento e exponho algumas justificações. Tb assumo o meu erro, pois, fruto da ganancia não vendi nos targets que tinha definido. Contudo continuo a acreditar no titulo. Não estou desesperado, nem com azia e nem frustrado. Apenas tento estudar tudo.

por carrancho » 13/12/2007 19:45

Essa teoria do estar controlada é muito engraçada...

Nunca vejo ninguem dizer que uma cotada está controlada quando vai com subidas loucas e ninguem encontra explicação para, sem noticias que o justifiquem, tenha essa valorização durante esse periodo. Quando desce, é tudo a dizer que não tem logica nenhuma descer e que a culpa de estarem a perder não é própria é alheia.

Sigam a tendência e deixem-se de lirismos, procurem prespectivas futuras e não atribuam a culpa ao alheio ou os resultados podem ser dramáticos.

Quando a PTI estava com tendencia bem defenida altista (que aproveitei bem) lia por aqui coisas do género "é melhor investir na Semapa que é quem mais beneficia da subida da PTI" agora curiosamente dizem que a Semapa beneficia da descida da cotação da PTI :shock: :shock: :shock:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Dc team, Google Adsense [Bot], Pmart 1 e 100 visitantes