Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Panizzi » 2/10/2008 14:42

O que acham do Governo fixar um preço máximo de 15 em 15 dias para controlar as coisas ?

Fez-se isso na Madeira e que se saiba até agora com bons resultados.

Registado: 26/2/2008 22:11

por Martins_Braz » 2/10/2008 14:37

Flying Turtle Escreveu:
Crómio Escreveu:A única dúvida aqui é se vens da parte da DECO ou da ANAREC.

Estás a esquecer-te, assim de repente, pelo menos das hipóteses ACP, ANTRAM e da alegada nova Associação de Transportadores (a tal da greve) que, confesso, não sei se tem sequer sigla.

:mrgreen:

FT

Com ou sem sigla lá pararam o País...

Registado: 17/7/2008 13:21

por carrancho » 2/10/2008 14:37

Claro que isso de nada serve para quem já sabe as respostas antes de colocar sequer as perguntas, não é?

Essa ventuinha deu-te a volta à cabeça!!! Quais perguntas, quais respostas? Isso não interessa para nada, o que importa mesmo é ir mandando umas bujardas para ver se a mentira passa como verdade.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Martins_Braz » 2/10/2008 14:35

pedrom Escreveu:
pix Escreveu:
Elias Escreveu:Oh pix não me respondeste a isto:

Mas qual é o problema de o publico ir a outras bombas? Achas que há alguma obrigação de irem à GALP?
Afinal não queremos a gasolina mais barata? Se a GALP fizer como referires e baixar a gasolina, estará a "tramar" os pequenos revendedores e a abusar da sua posição dominante!
Não achas melhor deixar sobreviver esses pequenos revendedores?

Esses vao ter sempre espaço de manobra.
Eu não tou a pedir á Galp para baixar 5 ou 10 centimos.
Simplesmente tou a pedir o justo que seria por volta dos 2 centimos para convergir com as congéneres Europeia.

Não peço mais que isso.
As suas margens de lucro continuariam enormes e certamente mais gente iria la abastecer.

MarcoAntonio Escreveu:Ó pix, já paravas com as aldrabices, não?

Mas agora vens para aqui atirar areia para os olhos inventando mil e uma mentiras sobre o que eu disse? Estás aqui para atirar areia para os olhos ao serviço de quem? A DECO que organizou aquele protesto absolutamente ridiculo ao qual ninguém aderiu?

És um mentiroso e um aldrabão com todas as letras. Só falta saber ao serviço de quem aqui estás...

Bateste no fundo. Pudera despois de abrir um topico e escrever nele 500x fica mal agora dar o braço a torcer :lol: :lol:

Queres comprar gasoleo com 10 centimos de desconto????

Se quiseres (tu ou aguém que conheças), é só dizeres onde posso entregar, ok? Não me venhas é pedir 10 litros a este preço!!!!

Pode ser 85 litros?

por Martins_Braz » 2/10/2008 14:31

Elias Escreveu:Não se trata de cuidar das finanças dos outros, mas sim das tuas próprias finanças. Se preferires continuar a acreditar que o FN/PD é mais barato, recusando-te a analisar informação concreta, és obviamente livre de o fazer.

1 abraço,
Elias

Obrigado pelo conselho mas o único consultor financeiro que tive (ex-director do BES) foi despedido ao final de 3 anos e ainda bem. Finalmente comecei a ter rentabilidades significativas.

Poupando tostões fiz o meu primeiro milhão... e assim espero continuar.

por Flying Turtle » 2/10/2008 14:25

jfr2006 Escreveu:E os ladrões lá aproveitaram para subir mais 2 cêntimos...curioso, o lag afinal deixou de ser de 2 semanas..agora para subir é 1 semana :roll: :roll:

Mais uma vez, jfr, falas sem ler - ou sem querer ler - o que está para trás: Por acaso eu defendi que poderia ainda haver uma pequena descida, ou manutenção, mas o Marco já desde há uma semana que vem avisando que os combustíveis iriam provavelmente subir 1 ou 2 cêntimos esta semana.

QED.

De qualquer forma, pretender que haja um seguidismo exacto, matemático e automático à semana - porque não ao dia? - é pedir demais: Em termos gerais e de tendência, toda a argumentação do Marco está sustentada e demonstrada à saciedade.

Claro que isso de nada serve para quem já sabe as respostas antes de colocar sequer as perguntas, não é?

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por jfr2006 » 2/10/2008 13:15

E os ladrões lá aproveitaram para subir mais 2 cêntimos...curioso, o lag afinal deixou de ser de 2 semanas..agora para subir é 1 semana :roll: :roll:

Registado: 16/4/2008 14:13

por Flying Turtle » 1/10/2008 19:29

carrancho Escreveu:Não sei... mas que eles andem aí... andem!

Espero que andem - talvez aprendam alguma coisa e - designadamente nos casos da DECO e do ACP - a respeitar mais os seus sócios e a olhar menos para o seu próprio (umb)ego...

FT

por carrancho » 1/10/2008 19:08

Flying Turtle Escreveu:

Estás a esquecer-te, assim de repente, pelo menos das hipóteses ACP, ANTRAM e da alegada nova Associação de Transportadores (a tal da greve) que, confesso, não sei se tem sequer sigla.

FT

Não sei... mas que eles andem aí... andem!

Depois de lhes ter escrito isto, telefonaram-me a dizer que iam analisar os dados que lhes forneci, será que em vez de ler queriam era dizer desacreditar?

Mensagem
Exmos. Senhores, Pretendia a V/ ajuda, já que me estou a sentir enganado enquanto consumidor. Pago as V/ cotas e acho inadmissivel estarem a juntar a V/ voz a um protesto mediático contra as gasolineiras sem qualquer sentido. Estava habituado a esse tipo de desinformação por parte dos média, não o esperava vindo de quem diz defender a verdade. O que dizem é falso, sim FALSO, a mim também custa pagar a gasolina aos preços que está, mas os culpados não são as gasolineiras que colocam o produto no cliente final. Se querem ser sérios, não apenas parecer, devem fundamentar muito bem essa análise, como ela não tem qualquer fundamento, aproveitem para procurar a verdade se é que já não a conhecem. Basta analisar os dados concretos, visitem este sitio http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 513#543513 que talvez os ajude a chegar a uma conclusão. Cumprimentos,

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 1/10/2008 18:57

Uma pergunta pq é que ha bombas com combustiveis mais baratos. Porque as há em Portugal, Espanha e em todos os paises e as Médias reflectem isso mesmo. E essas bombas irão sempre existir quer a Galp baixe os 2 centimos ou não.

Numas é mais barato porque tem de ser, noutras é mais caro porque podem... qual o problema? Se fossem todos ao mesmo preço vinhas para aqui todo indignado dizer que há cartel, que combinam o preço, enfim...

Parece que por estar acima da média que é a mais cara, isso não é verdade. Há mais caro e há mais barato... mas tu vais fazer milhares de km para abastecer no mais barato? Na Venezuela é mais barato... vai para lá morar!

Por falar em Venezuela... esse carregamento todo foi oferecido a quem mesmo? À Galp? Ao estado? A todos os consumidores? Quem dá as contrapartidas à Venezuela para ter isso tudo? Que raio é isso para aqui chamado então?

Bem, a roubar como rouba os Portugueses a GALP deveria ser a maior petrolifera do mundo.

Se cá este negócio é assim tão rentável deveriam as petroliferas fazer fila na fronteira para entrarem em Portugal.

Se a Galp se anda a aproveitar da subida do preço do petroleo para fazer mais uns milhões não percebo como os lucros desceram!

Em vez de mandares bujardas para o ar, insinuares isto e aquilo de interesses escondidos e dizeres que o Marco deveria ter dito isto ou aquilo... não achas que devias ter lido tudo mesmo antes de fazeres tais insinuações? Ainda tens a lata de vir dizer que tens mais que fazer que ir ler tudo para trás e falas do queálguem aqui disse ou não disse cheio de certezas e com um avontade do caneco?!?!?! Haja paciência!!!

Queres falar de comparações de preços com os praticados por outras empresas por essa Europa fora? Força! Mete gráficos, compara impostos, compara custos, mas mete também as que vendem mais caro OK? olha que estar acima da média no preço final não é o mesmo que ser o mais caro nem quer dizer que seja a que mais lucros tem.
Abraço,
Carrancho

por Flying Turtle » 1/10/2008 17:34

FT

por Crómio » 1/10/2008 17:20

Pior ainda reage mal quando alguem faz uma critica com base no relatorio da concorrencia e descarta tudo o que é dito. Critica associações e users.

Ainda não conseguiste explicar em que é que o relatório da AdC contradiz o estudo feito pelo Marco.

Gostava mesmo que me respondesses a isso.
Será que à terceira é de vez?

A verdade é que a DECO tem vindo a afirmar que as variações do preço dos combustíveis da Galp não são conforme a variação do Crude.

Ora isso não é verdade.

Está provado neste tópico.
Existe uma correlação de 0,96 entre a variação do crude e a do gasóleo.

E a AdC chegou a essa conclusão também.

Ora, a DECO então convocou protestos baseada em factos que foram provados falsos.

Dúvidas? Onde?

Factos da tua parte? Zero.

Tentativas de descredibilização? Muitas, por todos os meios.

Já foste mais que desmascarado, as tuas intenções foram reveladas, isto não é um café ou a TVI onde argumentos populistas e distorcidos convencem à primeira.

A única dúvida aqui é se vens da parte da DECO ou da ANAREC.

As pessoas aqui pensam por si.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por NunoFilipe » 1/10/2008 17:19

O Marco vem sempre em 500 posts com desculpas que a galp faz muito bons preços e orientou o topico todo para gráficos cegos que não olham ao mercado global de todas as companhias.
Pior ainda reage mal quando alguem faz uma critica com base no relatorio da concorrencia e descarta tudo o que é dito. Critica associações e users. Os seus graficos são sagrados e ai daquele que tente abrir os olhos para a concorrencia de outras empresas internacionais.

Pior que um Cego é aquele que não quer ver.
Afinal de contas nao fui eu que abri este topico e escrevi ca 500x.

Este tópico foi aberto para falar sobre a relação dos preços dos combustíveis da Galp com o preço do petróleo. Nunca foi afirmado pelo Marco que esta tinha bons ou maus preços.
Os gráficos não são cegos. Os gráficos não vêm, apenas mostram os dados tal como eles são. O que pode variar é a análise que cada um faz.

O relatório da AdC confirma o que já é dito aqui à muito tempo, que o lag é de 2 semanas e que os preços dos combustíveis subiram percentualmente menos que o petróleo.
Nas páginas iniciais deste tópico já foi referido pelo Marco que já houve alturas no passado onde os preços praticados pela Galp antes de impostos eram ligeiramente mais baixos em Portugal que em Espanha.

Eu não tenho nem nunca tive acções da Galp e não me lembro da última vez que abasteci num posto da Galp.
Ultimamente tenho abastecido na Prio, que faz menos 7 cêntimos em relação à Galp. Mas também o faz porque como está ligada ao biodiesel tem incentivos fiscais e reflecte isso no preço.

Registado: 18/6/2007 8:14

por MarcoAntonio » 1/10/2008 16:15

alvim Escreveu:Isto só para salientar que o governo é o grande responsavel, mas as gasolineiras, tambem têm a sua quota parte de culpa.

Afinal a base deste preço, é encontrada num preço médio de venda em 14 paises.

Mas Alvim, as melhores condições nas ilhas não são apenas para as pessoas individuais mas também para as empresas, que pagam menos impostos também e logo têm melhor margem de manobra.

A existência das facilidades fiscais nas ilhas têm exactamente por objectivos atrair o investimento das empresas e suplantar/suprimir as desvantagens da isolação do continente...

Para além disso, eu já disse n vezes que não vou discutir diferenças de 1 ou 2 centimos. Não era disso que as pessoas protestavam a longo de muitos meses. Se as petrolíferas tivessem baixado um ou dois centimos as pessoas teriam protestado na mesma...

A alegação era de que os preços não seguiam a matéria prima, um mito que subsistia nas pessoas e que foi alimentado ainda pela Anarec e pela Deco, que até defendiam que os preços deviam baixar 5, 8 e 10 centimos para ficarem correctos.

Isso não era verdade e eu mostrei-o...

Agora, se podem baixar um ou dois centimos? Epá, isso já é uma questão de concorrência, condições das empresas, objectivos, etc e em quase todo o lado há bombas a vender mais barato que a GALP ou a BP. Eu já disse n vezes que nem costumo abastecer na GALP. Alguém está obrigado a abastecer na GALP?

Há montes de bombas por aí que vendem mais barato, é só escolher...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pedrom » 1/10/2008 16:02

pix Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
pix Escreveu:So achei o 1 centimo desta semana para o Gasóleo muito aquem do expectável e das possibilidades da empresa.
No entanto espero que para a semana rectifiquem a situação. Qq coisa á volta dos 5 centimos ...

Depois de descerem 1 centimo a Galp voltou a descer os preços tal como eu tinha dito. Não foram os 5 centimos mas baixou.

Boa sorte nessa procura desenfreada em 20 posts. Tenho mais que fazer que ler 500 posts teus atrás. :lol:

Queres comprar gasoleo com 10 centimos de desconto????

Se quiseres (tu ou aguém que conheças), é só dizeres onde posso entregar, ok? Não me venhas é pedir 10 litros a este preço!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por alvim » 1/10/2008 15:54

MarcoAntonio Escreveu:Alvim, a diferença de impostos das Ilhas para o Continente não se limita aos combustíveis...

Epá, isso já é outra matéria que tem muito pouco que ver com o tópico (e por acaso já se falou disso aqui).

Marco Antonio.

Convem explicar que:
Nos Açores, o preço de venda ao público é calculado tendo por base o preço Médio Europeu (calculado mensalmente com base em dados de 14 países), o IVA, mais os custos de armazenagem e transporte para as ilhas e o ISP.

Isto só para salientar que o governo é o grande responsavel, mas as gasolineiras, tambem têm a sua quota parte de culpa.

Afinal a base deste preço, é encontrada num preço médio de venda em 14 paises.

Se no continente fosse usada a mesma formula, o combustivel nas bombas ia ser uns centimos mais baixos. Até porque não existiria, o transporte atlantico, apos a refinaçao.

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:52

por pix » 1/10/2008 15:52

MarcoAntonio Escreveu:
pix Escreveu:So achei o 1 centimo desta semana para o Gasóleo muito aquem do expectável e das possibilidades da empresa.
No entanto espero que para a semana rectifiquem a situação. Qq coisa á volta dos 5 centimos ...

Depois de descerem 1 centimo a Galp voltou a descer os preços tal como eu tinha dito. Não foram os 5 centimos mas baixou.

Boa sorte nessa procura desenfreada em 20 posts. Tenho mais que fazer que ler 500 posts teus atrás. :lol:

Registado: 20/9/2008 23:23

por MarcoAntonio » 1/10/2008 15:49

Aqui a unica coisa que não cola és tu, que és um aldrabão de primeira que veio espalhar sujidade para o tópico, para o intoxicar.

Tu sempre falaste de 5 e 10 centimos.

Ontem, com o relatório da AdC que está perfeitamente em linha com o que eu tenho colocado aqui (até na relação de preços com os restantes países europeus), viraste o discurso e começaste a espalhar mentiras acerca do que eu disse.

Não tens qualquer seriedade, vieste fazer um trabalho sujo.

Podes continuar a saltar de post em post que já estás mais do que desmascarado...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por pix » 1/10/2008 15:46

MarcoAntonio Escreveu:
pix Escreveu:Btw porque é que ha bombas de gasolina em PT que têm o combustível 10 centimos mais baratos que a Galp durante o ano todo?

pix Escreveu:Eu não tou a pedir á Galp para baixar 5 ou 10 centimos.

Simplesmente tou a pedir o justo que seria por volta dos 2 centimos para convergir com as congéneres Europeia.

Não peço mais que isso.

Uma coisa não nada a ver com a outra.
Uma pergunta pq é que ha bombas com combustiveis mais baratos. Porque as há em Portugal, Espanha e em todos os paises e as Médias reflectem isso mesmo. E essas bombas irão sempre existir quer a Galp baixe os 2 centimos ou não.

A segunda é simplesmente uma reflecção do relatorio da concorrencia sobre os preços praticados nos ultimos anos pelas terras de Portugal.

Mas boa tentativa de relacionar ou de tentar relacionar coisas que não colam uma na outra :P

Queres outra perqunta:
O que aconteceu ao Petroleo da venezuela (1M barris) que foi descarregado em Portugal e quem ganhou com isto?
Editado pela última vez por pix em 1/10/2008 15:50, num total de 1 vez.

por Elias » 1/10/2008 15:45

pix Escreveu:Os 2 centimos que falo agora não se aplicam a um tempo especifico, mas sim um baixa global constante de 2 centimos e manter essa baixa ao longo do tempo para ir ao encontro á Media da Europa.

Eu não percebo é porque é que te focalizas tanto nos 2 cêntimos da GALP e tão pouco na diferença de 5 cêntimos do ISP (para já não falar do IVA).

O que interessa ao consumidor é o preço final. Estar a discutir o preço antes de impostos é uma discussão académica.

Aliás ao contrário do que afirmas, este post desde o início que tem a ver com o preço de venda da gasolina (e não apenas com o preço antes de impostos)

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 1/10/2008 15:42

pix Escreveu:Btw porque é que ha bombas de gasolina em PT que têm o combustível 10 centimos mais baratos que a Galp durante o ano todo?

Não peço mais que isso.

Estás aqui para aldrabar no tópico tanto quanto podes. O teu objectivo é gerar confusão neste tópico para desacreditar a análise que está correcta e que a AdC veio confirmar com o relatório de ontem. Ambas as análises estão perfeitamente em linha não obstante todas as mentiras que entretanto inventaste a respeito do que eu disse...

Dizes e desdizes-te a cada post que escreves.

Não estás aqui com objectivos sérios e o teu nick entretanto desaparecerá para bem de todos, depois de teres feito o trabalho sujo que vieste fazer...

Não mereces mais resposta.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 1/10/2008 15:37

Alvim, a diferença de impostos das Ilhas para o Continente não se limita aos combustíveis...

Epá, isso já é outra matéria que tem muito pouco que ver com o tópico (e por acaso já se falou disso aqui).
Imagem

Administrador Fórum

por pix » 1/10/2008 15:36

MarcoAntonio Escreveu:
pix Escreveu:Esse gráfico é muito claro em como a Galp ta a roubar. Se virmos na horizontal para os níveis de há 4 meses atrás o diesel deveria estar 10 cêntimos mais barato.

Não peço mais que isso.

Podia pegar em mais n exemplos mas isto resume os teus posts. Estás aqui ao serviço de alguém para armar confusão neste tópico...

Depois de ter dito disso a BP baixou a gasolina 9 centimos e a Galp tb baixou varias vezes consideravelmente os preços.

Os 2 centimos que falo agora não se aplicam a um tempo especifico, mas sim um baixa global constante de 2 centimos e manter essa baixa ao longo do tempo para ir ao encontro á Media da Europa.

Vê se consegues chegar lá. Não é assim tão difícil...

Alias ja admiti por "n" vezes que os teus graficos estão correctos.
Tu é que não admites que a galp está a cobrar mais que a Media Europeia antes de Impostos.
Preferes dizer "ta em linha" que pode ter muitos significados :lol: :lol:

Btw, "Verdades inconvenientes"? Essa tirada á Hollywood (Michael Moore) foi espectacular :lol:
Editado pela última vez por pix em 1/10/2008 15:43, num total de 3 vezes.

por alvim » 1/10/2008 15:34

Os combustiveis açoreanos, são 12,9 a 47% mais baixos que no Continente.

Este "milagre dos combustíveis" só é possível porque o Governo Regional controla o preço de venda, para que a gasolina, por exemplo, possa ser vendida ao mesmo preço nas nove ilhas.

"O Governo Regional diferencia a aplicação do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), consoante a ilha, para obter um valor de venda uniforme no arquipélago".

O presidente da ANAREC frisou (à uns meses) que, nos Açores, são praticados preços "mais baixos do que no Continente e em Espanha".

Ex; Gasoleo a 0,99cts nos Açores
Outro: cada litro de gasóleo para as pescas, custa menos 69% no arquipélago.

neste jogo, parece que uns sao filhos e outros afilhados!!!

Registado: 29/11/2007 1:52

por MarcoAntonio » 1/10/2008 15:32

pix Escreveu:Esse gráfico é muito claro em como a Galp ta a roubar. Se virmos na horizontal para os níveis de há 4 meses atrás o diesel deveria estar 10 cêntimos mais barato.

Não peço mais que isso.

Podia pegar em mais n exemplos mas isto resume os teus posts. Estás aqui ao serviço de alguém para armar confusão neste tópico...

Aliás, criaste o nick e só postaste aqui neste tópico, em mais lado nenhum.

Toda a tua postura neste tópico é uma aldrabice pegada onde dizes e te desdizes a cada post que escreves. Não tens outra intenção que não seja armar confusão, desacreditar a análise e atacar-me pessoalmente.

És mais um daqueles nicks que se esconde por detrás do anonimato para fazer este trabalho sujo e entretanto desaparecerá para sempre para bem de todos.

Daqui a alguns anos eu ainda andarei por aqui a dizer verdades inconvenientes...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Kury Yozo, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA, Zguibz2 e 143 visitantes