Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para onde Portugal?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Timbrado10 » 26/2/2009 13:15

Cest,

Finalmente alguem coerente!

Valores faltam é valores!

Registado: 16/11/2008 11:04

por cest » 26/2/2009 12:55

Dei uma olhada a este tópico pela primeira vez e o que vi?

Propaganda da mais barata da esquerda chique, nada mais.

Fazendo um pequeno apanhado, e voltando às primeiras opiniões, gostaria de esclarecer o seguinte:

O nível de vida ou a evolução de um país ou de uma sociedade não se vê através do computador que não tinha da comida que não tinha da discoteca que não tinha etc.

Para já, está provado que a Europa neste momento voltou aos níveis dos anos 70.

Portugal na época dos descobrimentos, era o império mais rico e respeitado do mundo a par da Inglaterra e Espanha, e com certeza que os máximos os atomez e companhia não irão dizer que se vive melhor agora que na altura, nem vão dizer que quem governava na altura era um ditador e que matava por dá cá aquela palha e que o povo vivia no obscurantismo.

Ninguém pode comparar D. Afonso Henriques (por exemplo), com o pseudo engenheiro Sócrates, dizendo que o Sócrates governou o país muito melhor, porque na altura não havia discotecas, e o “homem” bateu na mãe era uma besta e para além disso era um ditador etc.

Aconselho vivamente alguns senhores, a reverem a história de Portugal, principalmente aquela que tem sido escondida nas escolas com o intuito de escamotear a verdade dos factos.

Porque é sonegada no ensino obrigatório uma parte da história de Portugal?

Porque ninguém diz que a seguir à queda da monarquia Portugal entrou numa espiral doentia de troca constante de governos com sucessivos golpes de estado?

Porque não se diz que o Dr Oliveira Salazar pôs fim a tudo isso recuperando e dando estabilidade a um país que estava perfeitamente moribundo?

Porque não se diz que em Lisboa eram quase diários os atentados antes de o Dr. Oliveira Salazar tomar conta do país?

Muito mais poderia acrescentar, falta-me no entanto tempo e espaço para tal.

Resta-me aconselhar a que todos revejam bem a verdadeira história de Portugal para que não se cometam injustiças como a que vi aqui.

Para terminar, resta-me dizer que para uma perfeita evolução, Portugal precisava sim de mudar, é um facto que poderíamos na medida em que os militares nos deram essa possibilidade, ter mudado para um estado democrata, mas em que todos tivessem a noção que para além de direitos há deveres. Um estado onde a lei imperasse sem que se permitisse a actual anarquia. Sem que se permitisse o constante degradar dos valores morais. Sem que vigorasse a ditadura dos media como tem vigorado. Onde o povo fosse impelido de forma ordeira para a construção de um Portugal melhor mais justo e mais respeitado internacionalmente.

A canalha que dirige o país há 34 anos mete-me nojo, mete-me nojo porque nos enganaram a todos, mete-me nojo porque mentem e roubam este pobre povo que embrutecido só vê futebol e pouco mais.

Um dia as coisas irão mudar, tenho essa esperança, mas para isso muito sangue irá correr.

Registado: 29/11/2007 2:36

por Timbrado10 » 26/2/2009 12:53

Na tua argumentação quanto à questão "Hugo Chavez",compreendi finalmente como chegou Salazar ao poder...
Na questão do "xico", cá estaremos para ver...talvez tenhas razão, talvez!
Talvez venha escrever um compendio de Engenharia

por mais_um » 26/2/2009 11:48

Timbrado10 Escreveu:Chamo a isso subserviência, meu caro!

Depende a quem perguntares, se o fizeres a um trabalhador que tem emprego porque a sua empresa tem negocios com esses paises, ele vai dizer provavelmente que principios não enchem a barriga, ou algo semelhante, já que se não somos nós, outros o farão.

A Globalização a isso a obriga, mas na história estamos cheios desses casos...

Não é globalização, é o primado da economia sobre os principios eticos e morais, se todos os paises o fizessem o contrario, viveriamos de certeza num mundo melhor

Hugo Chavez é igual à ditadura, não creias o contrário e o "xico esperto" é um aspirante, oxalá nunca chegue a Alferes

Concordo contigo em 2 afirmações tuas, a 1ª o Hugo Chavez é um ditador, colocado no poder por eleições livres e justas, mas foram os governos anteriores corruptos, que permitiram que ele chegasse ao poder ao deixarem o povo venezuelano em tal estado que qualquer vendedor de sonhos ganharia as eleições.

A 2ª O Socrates é um "xico esperto", identico a tantos governates europeus, como Chirac, Mitterrand, Helmut Kohl, Berlusconi, etc...mas dai a insinuar que ele quer perpetuar-se no poder, como o Chavez já é outra historia...

Cumprimentos,

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por Timbrado10 » 26/2/2009 11:30

Chamo a isso subserviência, meu caro!

A Globalização a isso a obriga, mas na história estamos cheios desses casos...

Mas debaixo da mesma Bandeira traduz-se muitas vezes em esperança e vida.

Valores é o que nos falta, honra e coragem. Mas compreendo o teu ponto de vista, oxalá o não compreendesse.
Muitas vezes a Legião foi chamada a fazer o trabalho sujo... do Governo Françês, eu sei porque participei em alguns "diferendos"

Mas o que eu digo é que nos falta valores, a nós e ao mundo.
Hugo Chavez é igual à ditadura, não creias o contrário e o "xico esperto" é um aspirante, oxalá nunca chegue a Alferes

por mais_um » 26/2/2009 11:10

Timbrado10 Escreveu:Limitamo-nos a ser espectadores de uma serie de terror... O realizador Hugo Chavez e o actor "xico esperto" (Socrates)

Bom dia Timbrado,

Diga-me o que diz à recepção do actual presidente francês ao Khadaffi, no ano passado? Depois de se provar o seu envolvimento no atentado que matou cidadãos ingleses e americanos, entre outras nacionalidades?

E de tantos outros lideres de paises democraticos que recebem com pompa e circunstancia os ditadores que exploram os seus povos? Mas que em contra partida permite às suas empresas realizarem negocios e assim criar empregos e riqueza?

Lembra-se dos negocios que os franceses, ingleses, etc, etc, tinham com a Indonesia?

Sobre a questão da Venezuela, não critico a postura de Portugal, já que é exactamente igual à dos outros paises ocidentais, 1º os interesses economicos, depois os direitos humanos, etc,etc..

Como já referi varias vezes aqui, não somos melhores nem piores que os outros, infelizmente esquecemo-nos de olhar para o quintal do vizinho antes de dizer mal do nosso...

Cumprimentos,

Alexandre Santos

por Timbrado10 » 26/2/2009 8:22

Sim, quando referi "partir com honra" foi no sentido de morrer com honra e de forma digna.
Acreditar em algo, num ideal, simplesmente acreditar, fazer parte de um grupo, seja ele o que for, ser um elemento activo, ser um grão de areia algures numa praia deserta...
É isto em que deixamos de acreditar e quando não acreditamos somos nada...
Podia contar uma breve passagem na Somália para ilustrar o que digo mas...
É isto que perdemos, a essência do acreditar limitamo-nos a não acreditar!
Limitamo-nos a ser espectadores de uma serie de terror... O realizador Hugo Chavez e o actor "xico esperto" (Socrates)

por tonirai » 26/2/2009 2:15

Fenicio Escreveu:
Timbrado10 Escreveu:Participei em varios conflitos e em varias Guerras.Matei e vi morrer, sei o que é partir com honra...

(...)
Agora se sou obrigado a ir para um outro país qualquer, matar pessoas que nunca me fizeram mal algum, queimar casas, pilhar e destruir... se sair vivo partirei com honra?

É este o teu conceito de "honra"?

Eu entendi a frase do Timbrado ao contrário, ou seja, "partir" no sentido de morrer - neste caso, será morrer com honra (com sentido de dever cumprido).

Registado: 19/4/2007 18:26

por Fenicio » 26/2/2009 2:03

Timbrado10 Escreveu:Participei em varios conflitos e em varias Guerras.Matei e vi morrer, sei o que é partir com honra...

As pessoas andam a confundir um bocado as coisas por aqui.

"Participei em várias guerras, matei e vi morrer e parti com honra!"

Se atacam a minha casa e tentam matar a minha mulher e a minha filha, dou a minha vida para protegê-las e não há dúvida de que matarei para protegê-las. Se sair vivo, partirei com honra.

Agora se sou obrigado a ir para um outro país qualquer, matar pessoas que nunca me fizeram mal algum, queimar casas, pilhar e destruir... se sair vivo partirei com honra?

É este o teu conceito de "honra"?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por atomez » 26/2/2009 0:47

Timbrado10 Escreveu:A tua ou a minha?

Medita...a tua para mim certamente nada!
a minha para ti certamente nada!

Não existem valores entre nós!
Debaixo de uma bandeira,certamente vale a possibilidade de vivermos.

pwned!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Timbrado10 » 26/2/2009 0:35

A tua ou a minha?

Medita...a tua para mim certamente nada!
a minha para ti certamente nada!

Não existem valores entre nós!
Debaixo de uma bandeira,certamente vale a possibilidade de vivermos.

por atomez » 26/2/2009 0:28

Mas uma coisa afianço, entre um cobarde e um herói não há diferença, é uma questão de reacção e de espirito de equipa.
Lá está... valores!

Qual é a cotação da vida humana, hoje?

Está em LTA ou LTD?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Timbrado10 » 25/2/2009 20:29

Boa tarde, Mais_um!

Orgulha-te do teu avô!
Abençoada Patria que tais filhos tem...
Na Legião guardava-se respeito aos nossos combatentes.
Soldado "Milhões" e a todos aqueles que pereceram nessa Guerra.
Participei em varios conflitos e em varias Guerras.Matei e vi morrer, sei o que é partir com honra...
Mas uma coisa afianço, entre um cobarde e um herói não há diferença, é uma questão de reacção e de espirito de equipa.
Lá está... valores!

por Woodhare » 25/2/2009 12:05

bmiranda Escreveu:Mais que a crise financeira, também a crise de valores...

Os Evangélicos Baptistas e os Protestantes já chegaram a Portugal, agora é só preciso que convertam 50% da população para sentirmos a mudança.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

Re: A 1ª guerra mundial e a posição de Afonso Costa

por mais_um » 25/2/2009 10:15

mcarvalho Escreveu:Vale a pena ler ...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal_n ... ra_Mundial

Se na 2ªguerra estive um Afonso Costa qualquer a fugir dos electricos com medo... muitos dos que estão para aqui a filosofar nem esssa oportunidade teriam.. os milhões de mortos e portugueses abandonados e enxovalhados ainda hoje reclamam justiça ..

isto não é fazer a apologia de ninguém é apresentar factos que permitam fazer julgamentos a quem de boa fé

a grande vergonha ...

a batalha de La Lys
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_Expe ... ugu%C3%AAs

Infelizmente conheço bem demais essa historia, um dos meus avôs foi mobilizado para o CEP e combateu na batalha de La Lys, tendo sido gaseado e sobreviveu por milagre, ficou invalido para o resto da vida.

Cumprimentos,

Alexandre Santos

A 1ª guerra mundial e a posição de Afonso Costa

por mcarvalho » 25/2/2009 1:03

Vale a pena ler ...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal_n ... ra_Mundial

Se na 2ªguerra estive um Afonso Costa qualquer a fugir dos electricos com medo... muitos dos que estão para aqui a filosofar nem esssa oportunidade teriam.. os milhões de mortos e portugueses abandonados e enxovalhados ainda hoje reclamam justiça ..

isto não é fazer a apologia de ninguém é apresentar factos que permitam fazer julgamentos a quem de boa fé

a grande vergonha ...

a batalha de La Lys
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_Expe ... ugu%C3%AAs

Registado: 17/2/2004 1:38

por PETRONIO » 25/2/2009 0:53

Caro mais -um :

Ainda agora perguntei á minha mãe se durante a II Guerra, passou fome , Ela disse-me que não e não teve conheçimento na época de algém nessas situações.
Os meus avós eram da classe média.
Mas que estatisticas e história ?
Faz - me lembar um amigo de escola, que tenho maior estima, que é um dirigente comunista , que na época (1978) dizia que os Gulag´s eram uma invenção do escritor Soljenitsin.
Só porque os seus pais exageraram um pouco, parte do principio que todos portugueses passavam fome, um absurdo completo.
Quando Berlim estava cercada, as pessoas que faziam filas nas entradas dos depósitos de alimentos, por vezes eram atingidas pelos obuses, e as sobreviventes com as senhas salpicadas de sangue cerravam fileiras.
Já não é para rir.............

Registado: 22/5/2008 21:52

por PETRONIO » 25/2/2009 0:27

Caro Zenith :

É preciso, não esquecer, as ocupações selvagens de bancos , empresas, propriedades agricolas,etc.
Fuga de capitais , os grupos económicos destruidos, inflação galopante , o escudo a perder valor, muitos países já consideravam o país como a Cuba da Europa, etc.
São factores muito importantes, era muito novo, mas lembro-me perfeitamente o que foram esses tempos, para movimentar um cheque era preciso justificar o motivo, era completamente surrealista.
Portugal perdeu 10 anos, com o PREC, e não esquecer o esforço para absorver os retornados.
Os números só por si , não refletem a realidade, e podem conduzir a conclusões precipitadas .

por PETRONIO » 25/2/2009 0:27

Caro Zenith :

É preciso, não esquecer, as ocupações selvagens de bancos , empresas, propriedades agricolas,etc.
Fuga de capitais , os grupos económicos destruidos, inflação galopante , o escudo a perder valor, muitos países já consideravam o país como a Cuba da Europa, etc.
São factores muito importantes, era muito novo, mas lembro-me perfeitamente o que foram esses tempos, para movimentar um cheque era preciso justificar o motivo, era completamente surrealista.
Portugal perdeu 10 anos, com o PREC, e não esquecer o esforço para absorver os retornados.
Os números só por si , não refletem a realidade, e podem conduzir a conclusões precipitadas .

por mais_um » 25/2/2009 0:26

PETRONIO Escreveu:Caro Mais-um

O holocausto , existiu e é inegável, e além dos judeus , russos, ciganos, espanhois,e outros sofreram nos campos de concentração.
Mas os Aliados também tiveram os pontos negativos,a maior tragédia maritima Wilhelme Gustlof, tropedeado por um submarino soviético,700.000 alemães que morreram nos campos de prisioneiros após a guerra,diversas divisões rendidas aos americanos que foram entregues aos soviéticos, os sobreviventes stalinegrad que regressam á Alemanha nos anos 50 são um número reduzido. Tchetniks renderam-se aos Ingleses em Italia, e são metidos em vagões , e entregues a Tito, são todos mortos.
Em Portugal durante a II guerra , havia o sistema de racionamento , em que as pessoas tinham de se dirigir á intendencia , para obter as senhas , que posteriormente seriam necessárias para apresentar nas mercearias, toda a população era abrangida.
Acho que o seus pais podem estar exagerar , porque tinham acesso ás senhas, que permitiam comprar os produtos a preços tabelados,
Quanto ás citações , valem o que valem , havendo racionamento, como era prática comum em toda europa , é natural que era a única forma de comprar a preços tabelados .
A especulação e a candonga em tempos de guerra era prática comum.
Mas os relatos que considero fiáveis, eram dos refugiados que estiveram em Portugal, e que depararam com uma panorama completamente diferente da europa em guerra , emque viam produtos que anos viam e uma atmosfera que só encontraram em New York.
Um refugiado judeus , quando chega Vilar Formoso e entra num café , fica espantado por ter café e bolos, algo não via há muito tempo.
Na provincia a situação era melhor , porque havia uma proximidade aos produtos da terra.
O meu discurso está mais que actual, e não por mero acaso que Salazar é tão estudado e referenciado, para raiva de alguns.
Salazar construiu os alicerces, e mesmo com esforço de guerra ,na decada de 50 e 70,Portugal estava a cresçer a um ritmo superior que a europa, e no dia 25 abril tropeçou, e perde a velocidade de cruzeiro.
Nos tempos do PREC também houve racionamento, e foram as reservas de ouro que garantiram os empréstimos, para as importações e comidinha.

Caro Petronio,

Como deve calcular acredito nos meus pais e nos meus familiares e não acredito em si, não só sobre a fome como sobre o resto, até porque as estatisticas e a historia demonstra o contrario do que afirma, parece o ministro da propaganda do Estado Novo, vai desculpar-me, não é falta de respeito, mas os seus comentários são hilariantes.... :mrgreen: :mrgreen:

Sempre a considerá-lo,

ALexandre Santos

por mais_um » 25/2/2009 0:25

...
Editado pela última vez por mais_um em 25/2/2009 0:29, num total de 3 vezes.

por PETRONIO » 25/2/2009 0:12

Caro Atomez

O PC estava bem organizado, e simplesmente aproveitou a aportunidade do golpe, com a ajuda da URSS, o prémio do jogo eram as colónias, e EUA demoraram e substimaram a real situação.
Portugal foi envolvido e sofreu em mais um jogo da guerra fria.
A quinta coluna trabalhou na perfeição , só o 25 Novembro é que a travou , mas o objectivo principal já estava atingido as colónias na órbita da URSS.

por PETRONIO » 24/2/2009 23:56

Caro mcarvalho

Discurso é cinico e hipócrita o de muitos lideres deste planeta, quando falam dos direitos humanos, os negócios estão em primeiro lugar, a ética não ou se existe é por um motivo especifico.
A forma como Dalai Lama foi recebido em Portugal , e esquecido , pelo Esatado Portugues só porque estava a ser pressionado pela China, está tudo dito.
Quando o Tibet, foi invadido pela China na decada de 50, injustificadamente, significou a morte a muitos tibetanos, mosteiros destruidos,e a destruição de uma cultura.
O Spinola era militar de carreira, esteve como observador na frente leste , em Leninegrado, vaidoso, ingénuo, muito querido pelos militares na Guiné, mas na politica foi um desastre.
O partido comunista , era a única força organizada e estava fortemente apoiada URSS, mas dúvido da força para o golpe.
O levantamento das Caldas , deveria ter sido um aviso a Marcelo, e o próprio livro de Spinola,mas não tinha a mesma astúcia e a rapidez de acção de um Salazar, basta o exemplo como conseguiu anular o golpe de Botelho Moniz e 1961.
Salazar era um autentico estadista e forma como conduziu o país durante as decadas de 30 e 40, num periodo conturbado, é uma antentica obra prima de diplomacia, é um puro Maquiavel.

Salgueiro Maia foi um grande homem, mas que foi enganado, o meu irmão também foi treinado por Ele, e conta um episódio curioso, no jantar de fim de curso, havia um recruta começou a dizer mal do regime , e Ele abandona o jantar.

por Zenith » 24/2/2009 23:46

PETRONIO Escreveu:Caro Mais-um

OSalazar construiu os alicerces, e mesmo com esforço de guerra ,na decada de 50 e 70,Portugal estava a cresçer a um ritmo superior que a europa, e no dia 25 abril tropeçou, e perde a velocidade de cruzeiro.
.

Isso parece uma obsessão, ou melhor duas
1) de ignorar os nºs
2) de por o 25 de Abril como marco e causa da existencia de dois periodos de crescimento

Qunato aos nºs
Nos 60 anos a seguir ao fim da segunda guerra mundial, a Europa teve dois periodos distintos de crescimento. Nos primeiros 30 anos (ou melhor 28) um periodo de crescimento sem precedentes com as taxas de crescimento a rondarem os 5% (UK menos). Nos segundo 30 anos um crescimento muito mais moderado com taxas abaixo dos 2%.
Portugal experimentou exactamente o mesmo tipo de crescimento que o resto da Europa, com uns anos umas decimas acima outros umas decimas abaixo. De 45 a 60 possivelemnete um pouco abiaxo, de 60 a 73 acima. No global e nestes 60 anos Portugal ganhou um pouco (porque parindo de uma situação mais baixa tinha mais margem para crescer e a seguir a 86 bebeficiou dos fundos de coesão). No entanto em todo este periodo o diferencial (quer para cima quer para baixo) de Portugal relativamente ao resto da Europa ocidental nunca foi abissal. Seguiu o padrão comum.

A interpretação dos 2 periodos
Perguntam a um Francês, belga, alemão ou holandês a razão para haver dois periodos tão perfeitamente marcados e distintos de crescimento, e como eles não tiveram revoluções, golpes de estado ou epidemias, vão buscar uma causa económica e a resposta é: a meio houve um choque petrolifero que vai alterar os modelos de crescimento (bem se for um econmista é capaz de dar uma explicação com muito mais paleio).
Agora no caso português, temos o 25 de Abril que coincidiu (numa ecala de 60 anos) com o choque petrolifero, e para um não economista é mentalmente mais fácil colocar como marco separador o 25 de Abril. Depois daí até estabelecer uma realção de causa e efeito é apenas um passo. Com 25 de Abril ou sem 25 de Abril Portugal iria ter os mesmos padrões de crescimento que o resto da Europa, é tão simples quanto isso.As diferenças seriam como tinham vindo a ser na ordem de decimas quanto muito casa de 1%.

Essas coisas são obvias, mas para quem tem obsessões em vez de ideias não é de esperar que alguma vez sejam assimiladas.

Registado: 29/11/2007 14:36

por PETRONIO » 24/2/2009 23:16

Caro Mais-um

O holocausto , existiu e é inegável, e além dos judeus , russos, ciganos, espanhois,e outros sofreram nos campos de concentração.
Mas os Aliados também tiveram os pontos negativos,a maior tragédia maritima Wilhelme Gustlof, tropedeado por um submarino soviético,700.000 alemães que morreram nos campos de prisioneiros após a guerra,diversas divisões rendidas aos americanos que foram entregues aos soviéticos, os sobreviventes stalinegrad que regressam á Alemanha nos anos 50 são um número reduzido. Tchetniks renderam-se aos Ingleses em Italia, e são metidos em vagões , e entregues a Tito, são todos mortos.
Em Portugal durante a II guerra , havia o sistema de racionamento , em que as pessoas tinham de se dirigir á intendencia , para obter as senhas , que posteriormente seriam necessárias para apresentar nas mercearias, toda a população era abrangida.
Acho que o seus pais podem estar exagerar , porque tinham acesso ás senhas, que permitiam comprar os produtos a preços tabelados,
Quanto ás citações , valem o que valem , havendo racionamento, como era prática comum em toda europa , é natural que era a única forma de comprar a preços tabelados .
A especulação e a candonga em tempos de guerra era prática comum.
Mas os relatos que considero fiáveis, eram dos refugiados que estiveram em Portugal, e que depararam com uma panorama completamente diferente da europa em guerra , emque viam produtos que anos viam e uma atmosfera que só encontraram em New York.
Um refugiado judeus , quando chega Vilar Formoso e entra num café , fica espantado por ter café e bolos, algo não via há muito tempo.
Na provincia a situação era melhor , porque havia uma proximidade aos produtos da terra.
O meu discurso está mais que actual, e não por mero acaso que Salazar é tão estudado e referenciado, para raiva de alguns.
Salazar construiu os alicerces, e mesmo com esforço de guerra ,na decada de 50 e 70,Portugal estava a cresçer a um ritmo superior que a europa, e no dia 25 abril tropeçou, e perde a velocidade de cruzeiro.
Nos tempos do PREC também houve racionamento, e foram as reservas de ouro que garantiram os empréstimos, para as importações e comidinha.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, junas, Karra, m-m, malakas, Shimazaki_2 e 111 visitantes