Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/1/2008 0:04

trial Escreveu:
Portucel:

PER 11.07 Dividend Yield 3.48 Último Dividendo pago em 2007 2x 0.07 = 0,14

Há aqui duas coisas que penso não estarem correctas, ou actualizadas:

O dividendo parcial relativo a 2007 foi apenas de 0,07€ não se sabendo ainda o valor que a empresa ainda vai distribuir mas que dificilmente será igual, eu inclino-me para que a empresa distribua mais 0,03€ este ano...

Em relação ao Per penso que se deverão usar os resultados de 2007 que deverão rondar os 20 cêntimos por acção, pelo que o Per neste momento é inferior a 10... é claro que também convém ir percebendo se os resultados irão cair ou subir este ano!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rjtr79 » 27/1/2008 20:40

Parece-me que há quem tenha por aqui dúvidas acerca dos fundamentais da PTI.
Julgo que a AT é importante, mas há quem a defenda em sobrevalorização da AF.
A empresa está num crescendo. Os resultados até agora conhecidos dão um crescimentos de 22% do EBITDA, um Net Profit de 38%.
O desempenho é eficiente e coloca-a como das mais apetecíveis do sector. (análise ao PER)

Os investimentos que estão previstos, a capacidade de produção que vai aumentar, o aumento do preço do papel, etc, etc,etc. traz um futuro risonho à PTI. Julgo que se em Agosto, teve cotada aos 3,16, e eram conhecidos estes fundamentias, só porque deu-se a crise nos mercados, a PTI não deixou de ter os seus fundamentias.
A Portucel está mt barata. é claro que o mercado, saberá dar-lhe o valor, quando o histerismo passar. Agora, não posso aceitar que só se enalteça a AT -

[traça-se uma ltd e fica-se à espera de um rebound para dizer, "...agora está em condições de subir até ao próxima resistência"]
Certamente que não é isso que reflecte o valor da empresa, e a sua criação de valor.

Registado: 29/11/2007 12:40

por lusola » 25/1/2008 16:49

O relatório de contas de 2007 da Portucel será apresentado no dia 22 de Fevereiro

Registado: 29/11/2007 10:00

por AFACTURAR » 25/1/2008 16:35

Quando é a apresentação de resultados da Portucel e da Altri?

Registado: 29/11/2007 2:04

por trial » 25/1/2008 16:25

:?:
Portucel/Altri

Empresas do mesmo sector de actividade tem! valores e comportamentos proximos

Altri:

PER 15.23 Dividend Yield 0.90 Último Dividendo pago em 2007 0.04

Portucel:

PER 11.07 Dividend Yield 3.48 Último Dividendo pago em 2007 2x 0.07 = 0,14

Estou a tentar perceber ,ou será ... Altri esteve e esta na "moda" e chega para todo explicar.Eu so posso dizer bem ,em mais-,valias nunca tive igual , mas não percebi o porque

Obrg.
Trial

Registado: 18/1/2008 16:20

por AFACTURAR » 25/1/2008 15:56

trial Escreveu::?:

Portucel e Altri +- iguais no que produzem, mas o mercado olhas de forma tao diferentes .
"o impacto é "altamente positivo" para a Altri e também para a Portucel"
"Altri dispara 10% com aumento do preço da pasta de papel"
O mercado tem sempre razão!porque paga um premio elevado para a Altri comparado os dados fundamentais das duas empresa.
trial

Importas-te de ser mais explicito PF, não entendi.
Obg.

por trial » 25/1/2008 15:43

:?:

Portucel e Altri +- iguais no que produzem, mas o mercado olhas de forma tao diferentes .
"o impacto é "altamente positivo" para a Altri e também para a Portucel"
"Altri dispara 10% com aumento do preço da pasta de papel"
O mercado tem sempre razão!porque paga um premio elevado para a Altri comparado os dados fundamentais das duas empresa.
trial

Registado: 18/1/2008 16:20

por TP1 » 25/1/2008 14:37

Procura Chinesa!!
A Portucel está em força neste mercado, pode ser que tenhamos uma agradavel surpresa com os resultados.

Registado: 30/11/2007 21:13

por AFACTURAR » 25/1/2008 14:29

Ulisses Pereira Escreveu:Quanto à tua última frase, é tão legítimo que tu possas ganhar dinheiro com as subidas como outra pessoa com as quedas. Felizmente, hoje em dia, todos podem ter acesso a instrumentos financeiros em que se pode ganhar dinheiro com as quedas (sejam CFD`s, futuros ou warrants) e quem está curto tem tanta legitimidade para desejar que o mercado caia como os accionistas têm para desejar que o mercado suba.

Um abraço,
Ulisses

Se a minha intervenção não foi bem aceite, desde já as minhas desculpas, mas pessoalmente "não me cai bem", desejos publicos, que ao acontecerem possam prejudicar outros, e felizmente não falo por mim, mais uma vez as minhas desculpas.

Outra noticia:

Subida do preço da pasta de papel BEKP beneficia Altri e Portucel
A subia do preço da pasta de papel BEK é "altamente positivo" quer para a Altri quer para a Portucel, consideram os analistas do BPI.

A Altri vai aumentar o preço da pasta de papel BEKP no dia 1 de Fevereiro, acompanhando o movimento das congéneres brasileiras Suzano e Aracruz, apurou o Jornal de Negócios online junto de fonte da empresa. A Aracruz e a Suzano anunciaram o aumento da pasta de papel BEKP, em 20 dólares por tonelada a partir de 1 de Fevereiro.

No Iberian Daily do BPI, os analistas explicam que o impacto é "altamente positivo". Segundo a mesma fonte, "o aumento do preço BEKP é uma grande surpresa uma vez que já tinha sido implementado um em Dezembro".

"Acreditamos que isto são boas notícias e provam que os fundamentais do mercado do BEKP permanecem fortes, com uma forte procura, e que deverá crescer em 1,5 milhões de toneladas em 2007.

Em termos de procura, "acreditamos que os níveis de crescimento de 2007 vão ser sustentados pelas perspectivas poderosas da procura chinesa".

por TP1 » 25/1/2008 13:50

Mais tarde, ou mais cedo, o mercado vai reconhecer o valor desta empresa. Os seu fundamentais e a sua capacidade de crescimento. Acredito que será para breve.
Cumprimentos.

por Ulisses Pereira » 25/1/2008 13:33

Quanto à tua última frase, é tão legítimo que tu possas ganhar dinheiro com as subidas como outra pessoa com as quedas. Felizmente, hoje em dia, todos podem ter acesso a instrumentos financeiros em que se pode ganhar dinheiro com as quedas (sejam CFD`s, futuros ou warrants) e quem está curto tem tanta legitimidade para desejar que o mercado caia como os accionistas têm para desejar que o mercado suba.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AFACTURAR » 25/1/2008 13:28

Ulisses Pereira Escreveu:Afacturar, mas dizer que uma empresa tem bons fundamentais é tão vago como dizer que uma empresa tecnicamente está horrível. É importante perceber porquê.

Quanto aos fundamentais de quanquer empresa, quanquer um pode ter acesso, não me pareçe dificil de os conheçer, assim como a formula para chegar ao preço mais correcto para cada acção, tb não me pareçe dificil, claro que com alguma margem de erro.

Cada pessoa olha para as contas à sua maneira. E o que queria saber era a tua. Por que dizes que a acção está barata? Por causa do PER, por causa do volume de vendas? Por causa de alguma estratégia da empresa em especial?

São estes argumentos que importa discutir. Porque se agora aparecesse aqui alguém a dizer: "Discordo. Os fundamentais da Portucel são péssimos", ficariam os dois a olhar um para o outro, sem se perceber o que pensam.

Um abraço,
Ulisses

Claro que sim, mas não me pareçe dificil acederaos ultimos dados divulgados de qualquer empresa cotada, em relação a esta,a solidez que tem no mercado mundial, os lucros da empresa, a redução da divida,
os ultimos resultados apresentados, que já incluiam agosto e setembro, meses em que rebentou a crise, os programas de plantação de arvores, a nova maquina que entrará em actividade em 2009, a compra de acções proprias, o que a meu ver mostra confiança da propria empresa, entre mtas outras coisas que se poderia inumerar.Ésta é a minha opinião, o que critiquei e nao acho bem é depois de se saber que existem pessoas desesperadas com a queda que houve e estarem outras pessoas a dizerem que ainda deviam cair mais, a minha critica é só neste ponto.

por Ulisses Pereira » 25/1/2008 13:14

Afacturar, mas dizer que uma empresa tem bons fundamentais é tão vago como dizer que uma empresa tecnicamente está horrível. É importante perceber porquê.

Quanto aos fundamentais de quanquer empresa, quanquer um pode ter acesso, não me pareçe dificil de os conheçer, assim como a formula para chegar ao preço mais correcto para cada acção, tb não me pareçe dificil, claro que com alguma margem de erro.

Cada pessoa olha para as contas à sua maneira. E o que queria saber era a tua. Por que dizes que a acção está barata? Por causa do PER, por causa do volume de vendas? Por causa de alguma estratégia da empresa em especial?

São estes argumentos que importa discutir. Porque se agora aparecesse aqui alguém a dizer: "Discordo. Os fundamentais da Portucel são péssimos", ficariam os dois a olhar um para o outro, sem se perceber o que pensam.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AFACTURAR » 25/1/2008 13:00

Era "porreiro pá" se indicasses qual o "verdadeiro" valor das acções e já agora os fundamentais que usas para lá chegar, é que sem isso dá-me a ideia (que provavelmente está errada) que és mais 1 dos "entalados".
Quanto a mim, ela vale o que o mercado está disposto a pagar e, sinceramente, espero que venha a valer muito muito menos. :roll:[/quote]

Caro amigo, não sou dos que vêm para aqui mandar piropos para o ar, tenho de facto Portucel e compradas esta semana, se estou a dizer que estou convicto na sua subida naturalmente que fui coerente com a minha opinião e tb comprei, em relação a estar entalado, já deves ter entendido que se comprei esta semana, só posso estar a ganhar e nunca entalado.
Relativamente ao querer que elas caiam, enfim..., não me pareçe mto correcto principalemnte associado ao conhecimento que tem de que pessoal que está entalado, quanto a mim não concordo com isso, pq não ganho nada com o mal dos outros, mas cada um é como é... Devemos é saber mexermo-nos com o valor que qualquer uma delas tem no momento.
Quanto ao futuro desta, se acha que sou apenas mais um entalado... aguardemos e veremos...

por LTCM » 25/1/2008 11:29

AFACTURAR Escreveu:
marath Escreveu:
portugalp Escreveu:Estão é combinados com a Semapa, reduzindo a quantidade ou vendendo-as.

Desculpa a pergunta mas sinceramente não percebi este raciocinio. Estão combinados com a Semapa? Reduzir quantidade? Vender? Poderias explicar-me o que realmente pensas sobre esta compra?

Eu acho perfeitamente normal a cimpor ter comprado acções próprias e a PTI tambem o ter feito. É um claro sinal que acreditam no valor das suas empresas e que provavelmente os ganhos por acção não estão reflectidos nas actuais cotações...mas isto é só a minha opinião, e gostaria de perceber a tua.

Certamente que não estão refletidos nos actuais valores, nem de perto, estão bem longe disso, apostem nesta menina que é uma excelente aposta e não estará para longe, pelo contrário, e a compra mostra isso mesmo, se reparaem a Altri vai subir o preço do papel e não tardará mto á Pti tb subirá, isto para não falar no preço correcto das acções que está mto acima do actual valor, mas mesmo mto, é uma questão de fazarem as contas e os fundamentais são mesmo mto bons tb. Em relação a esta menina está mesmo para :P :) , estou plenamente convencido.

Era "porreiro pá" se indicasses qual o "verdadeiro" valor das acções e já agora os fundamentais que usas para lá chegar, é que sem isso dá-me a ideia (que provavelmente está errada) que és mais 1 dos "entalados".
Quanto a mim, ela vale o que o mercado está disposto a pagar e, sinceramente, espero que venha a valer muito muito menos. :roll:

Registado: 28/2/2007 14:18

por AFACTURAR » 25/1/2008 11:22

marath Escreveu:
portugalp Escreveu:Estão é combinados com a Semapa, reduzindo a quantidade ou vendendo-as.

Desculpa a pergunta mas sinceramente não percebi este raciocinio. Estão combinados com a Semapa? Reduzir quantidade? Vender? Poderias explicar-me o que realmente pensas sobre esta compra?

Eu acho perfeitamente normal a cimpor ter comprado acções próprias e a PTI tambem o ter feito. É um claro sinal que acreditam no valor das suas empresas e que provavelmente os ganhos por acção não estão reflectidos nas actuais cotações...mas isto é só a minha opinião, e gostaria de perceber a tua.

Certamente que não estão refletidos nos actuais valores, nem de perto, estão bem longe disso, apostem nesta menina que é uma excelente aposta e não estará para longe, pelo contrário, e a compra mostra isso mesmo, se reparaem a Altri vai subir o preço do papel e não tardará mto á Pti tb subirá, isto para não falar no preço correcto das acções que está mto acima do actual valor, mas mesmo mto, é uma questão de fazarem as contas e os fundamentais são mesmo mto bons tb. Em relação a esta menina está mesmo para :P :) , estou plenamente convencido.

por marath » 24/1/2008 22:37

Registado: 22/9/2007 13:24

por portugalp » 24/1/2008 21:53

Estão é combinados com a Semapa, reduzindo a quantidade ou vendendo-as.

Registado: 29/11/2007 12:11

por TP1 » 24/1/2008 20:24

Estão cheios de dinheiro para gastar em acções... espero que mais tarde, não as venham despejar no mercado. Pelo menos estão a reduzir o free-float...

por Nyk » 24/1/2008 20:17

Papel 2008-01-24 19:03
Portucel compra 350 mil acções próprias
A Portucel anunciou hoje que adquiriu 350 mil acções próprias, passando assim a deter 1 560 500 de acções próprias, representativas de 0,203% do seu capital social.

Susana Teodoro

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a papeleira informa que " que adquiriu hoje em bolsa, através da sua participada Portucel Florestal – Empresa de Desenvolvimento Agro-Florestal, 350 000 acções próprias ao preço médio de 1,84214 € por acção", passando, deste modo, a deter "directamente e através de participadas, 1 560 500 de acções próprias representativas de 0,203% do seu capital social".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Resina » 24/1/2008 14:19

Portucel adquire acções próprias e passa a deter 0,158% do capital
A Portucel adquiriu, ontem, através da participada Portucel Florestal, 1.150.000 acções próprias, passando a deter, directamente e através de participadas, 1.210.500 acções próprias correspondentes a 0,158% do seu capital social, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

A Portucel adquiriu, ontem, através da participada Portucel Florestal, 1.150.000 acções próprias, passando a deter, directamente e através de participadas, 1.210.500 acções próprias correspondentes a 0,158% do seu capital social, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa acrescenta que as acções foram adquiridas ao preço médio de 1,79696 euros por acção.

"(...) A Portucel – Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A., informa que adquiriu em bolsa no dia 23 de Janeiro de 2008, através da sua participada Portucel Florestal – Empresa de Desenvolvimento Agro-Florestal S.A., 1.150.000 acções próprias ao preço médio de 1,79696 € por acção", refere o comunicado.

As acções da Portucel [Cot] seguiam em alta de 3,35% para os 1,85 euros.

Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por AFACTURAR » 24/1/2008 10:38

nunoand99 Escreveu:Nao sei se andam a acumular ou como andam os COF's (vcs acompanham cada coisa?!?)...

Ontem entrei num instrumento financeiro alavancado sobre a Porucel com ela por volta dos 1,65€, numa perspectiva de curto prazo.

Quem a compra a este preço numa óptica de 3 a 5 anos, só pode estar contente por ela ter vindo até aqui.

O meu sistema, numa situação de QUEDA de 20% no Resultado Liquido de 2008 (cenário que me parece pessimista), dá uma cotação média para este ano de 1,81€.

Isto sem contar com o investimento previsto para 2008 na máquina nova, que tem "forecast" de começar a laborar no 2ºtrimestre de 2009 ;)

Não sei onde foi buscar esse valor de 1.81€, mas possivelmente terá faltado algum dado nas contas que efectuou, pq o valor é bem mais alto do que esse. Pelos COF's vê-se tendencias, não tenha duvidas. Acreditem no que quizerem, mas daqui a algum tempo, digam-me se tinha ou não razão, alguns meses, tudo dentro de 2008 e se correr como penso, bem antes do fim do ano.

por empirico » 24/1/2008 1:23

Outra que estou dentro, esta até é fácil, basta estar atento :wink:

Tinha um risco baixo já que fechou sempre acima da LtaLp e enquanto assim fosse era de manter/comprar.

Um objectivo imediato deverá ser os 2,02€ depois se tiver força deverá fazer um teste à LtD na zona dos 2,20€.
Anexos
PTI.PNG
PTI.PNG (67.38 KiB) Visualizado 6069 vezes

Registado: 5/11/2002 0:16

por Quico » 24/1/2008 0:44

Por uma vez (após o fecho dos States) sou capaz de concordar com este pessoal mais sensacionalista. Aqui está um setup que é capaz de funcionar. :wink:
Anexos
pti23jan2008.png
pti23jan2008.png (30.6 KiB) Visualizado 6164 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por nunoand99 » 24/1/2008 0:36

Nao sei se andam a acumular ou como andam os COF's (vcs acompanham cada coisa?!?)...

Ontem entrei num instrumento financeiro alavancado sobre a Porucel com ela por volta dos 1,65€, numa perspectiva de curto prazo.

Quem a compra a este preço numa óptica de 3 a 5 anos, só pode estar contente por ela ter vindo até aqui.

O meu sistema, numa situação de QUEDA de 20% no Resultado Liquido de 2008 (cenário que me parece pessimista), dá uma cotação média para este ano de 1,81€.

Isto sem contar com o investimento previsto para 2008 na máquina nova, que tem "forecast" de começar a laborar no 2ºtrimestre de 2009 ;)

Registado: 16/5/2005 21:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO e 190 visitantes