Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 11/2/2008 21:42

TP1 Escreveu:
Resina Escreveu:Tp1 achaste interessante porque? Não percebi qual o interesse!!!

Se decidirem, comprar mais uns valentes milhões, além daquelas que têm vindo a comprar? Continuas a não perceber?

Compra/venda
Não é assim tão explicito... Até podia ser venda... A Portucel deliberar para compra de acções próprias não quer dizer nada... Ela pode comprar e as acções continuarem a cair... E se os factores externos estiverem pessimos, bem que a Portucel pode comprar acções que não é isso que as faz estagnarem ou prevenirem a queda...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por TP1 » 11/2/2008 21:36

Resina Escreveu:Tp1 achaste interessante porque? Não percebi qual o interesse!!!

Se decidirem, comprar mais uns valentes milhões, além daquelas que têm vindo a comprar? Continuas a não perceber?

Registado: 30/11/2007 21:13

por Resina » 11/2/2008 21:09

Tp1 achaste interessante porque? Não percebi qual o interesse!!!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por TP1 » 11/2/2008 19:26

Achei interessante a parte de compra e venda de acções próprias...

Portucel convoca assembleia geral para 13 de Março
A produtora de paste e papel informou hoje o agendamento de uma assembleia geral ordinária para o dia 13 de Março para as 11h00, no Sana Lisboa Hotel.

Susana Teodoro

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a Portucel afirma que a reunião magna não se realiza na sede da empresa, uma vez que a mesma “não permite a realização da reunião em condições satisfatórias”.

O mesmo documento estabelece como ordem de trabalhos deliberar sobre o relatório da gestão, balanço e as contas do exercício de 2007, deliberar sobre o relatório, balanço e as contas consolidadas do exercício de 2007, deliberar sobre a proposta da aplicação de resultados, proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade, deliberar sobre a aquisição e alienação de acções e obrigações próprias nos termos dos artigos 319º, 320º e 354º do Código das Sociedades Comerciais.

O comunicado ressalva que "para o caso de a Assembleia não poder reunir naquela data por falta de representação do capital exigido", fica agendada nova reunião para o dia 31 de Março, no mesmo local, pelas 11h00 horas, com a mesma ordem de trabalhos.

por Mr. Money » 11/2/2008 14:39

ENTREVISTA-Portucel mantém arranque nova máquina 3ro tri 2009
(11 Feb 2008)

--------------------------------------------------------------------------------

Por Ruben Bicho

LISBOA, 11 Fev (Reuters) - A Portucel <PTI.LS> mantém a meta de iniciar a produção da nova máquina de papel no terceiro trimestre de 2009, com um custo de 550 milhões de euros (ME), afirmou o 'chairman' da empresa, Pedro Queiroz Pereira.

O Chief Executive Officer da Portucel, José Honório, referiu recentemente que a pressão colocada pela China no mercado de ligas metálicas tem levado os fornecedores a adiar os prazos de entrega, o que levou ao adiamento do prazo inicial de arranque da máquina, que apontava para o segundo trimestre de 2009.

A nova máquina, que terá uma capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano, aumentando a capacidade da Portucel para 1,5 milhões de toneladas/ano, insere-se no plano de investimentos de 900 ME que a Portucel tem para realizar em Portugal ao longo dos próximos dois anos.

A Portucel está entre os cinco maiores produtores Europeus de papéis finos nao revestidos -- UWF-Uncoated Woodfree -- e é o maior produtor Europeu de pasta branca de eucalipto -- BEKP-Bleached Eucalyptus Kraft Pulp.

"A melhor informação de que dispomos aponta para que o arranque ocorra durante o terceiro trimestre de 2009, devendo o investimento ascender a cerca de 550 milhões de euros", referiu Pedro Queiroz Pereira em entrevista escrita à Reuters.

Adiantou que a empresa ainda não decidiu se irá deter a central de co-geração que será instalada na nova fábrica, referindo que o modelo de adjudicação desta unidade 'permite uma grande flexibilidade quanto à definição da titularidade'.

Quanto à evolução dos preços da pasta e papel, Pedro Queiroz Pereira afirma não esperar alterações relevantes relativamente ao que se passou em 2007, "dependendo obviamente da evolução da taxa de câmbio do euro face às principais divisas".

A Portucel tem estado a estudar a possibilidade de realizar um investimento numa nova máquina no Uruguai ou noutra zona geográfica, mas nesta altura o 'chairman' da empresa diz não ter ainda uma data para tomar uma decisão sobre esse investimento.

"São decisões que carecem de análises muito profundas e envolvem processos de negociação complexos, pelo que não é possível neste momento ser mais preciso na resposta", disse.

META PRODUZIR 4,5 PCT CONSUMO TOTAL ELECTRICIDADE PORTUGAL.

Na divisão de energia, a Portucel produz actualmente 950 gigawatts (GWh) anualmente, dos quais 91 pct são obtidos a partir de biomassa, segundo o 'chairman' da empresa.

Pedro Queiroz Pereira prevê que a Portucel possa no futuro produzir o equivalente "a 4,5 pct do consumo total de energia do país", o que representaria uma produção superior a 2.000 GWh, tendo em conta os dados do consumo total de energia em Portugal.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em 2005 o consumo de electricidade no Sistema Eléctrico Nacional foi de 47.970 GWh.

A Portucel vendeu 766,7 mil toneladas de papel entre Janeiro e Setembro de 2007, mais 4,5 pct do que no período homólogo de 2006, atingindo um volume de vendas de 597,7 ME.

A produção de pasta totalizou 972,3 mil toneladas, recuando 0,5 pct face aos primeiros nove meses de 2006, segundo o relatório de contas da empresa.

O contributo do EBITDA - Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization - da empresa para as contas da Semapa <SEM.LS> neste período foi de 246,3 ME, mais cinco pct do que em igual período de 2006.

Negociaram-se 308.097 acções da Portucel a descerem 0,93 pct para 2,12 euros.

(Editado por Sérgio Gonçalves)

((---Lisboa Editorial, 351-21-3509206, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging : ruben.bicho.reuters.com@reuters.net))
Há mais vida para além da Bolsa.

Registado: 8/2/2008 22:57

por Enslaved » 9/2/2008 3:34

Mrs. Money Escreveu:Eu cá mantenho a minha posição na PTI, subescrevo tudo aquilo que o Artista diz.

Bom fim de semana e bons negocios.

Bem vindo BrokerInvest, ups Mrs. Money :mrgreen:. Sinceramente espero que as férias tenham feito bem, que compreendas melhor o mercado e que entres em 2008 com o pé direito.

Abraços :mrgreen:

Registado: 28/2/2007 18:24

por Mariachi » 9/2/2008 3:26

BOas

Amigo Quico, a volatilidade não atinge so a bolsa :lol: o caldeirao tambem é afectado! É incrivel a quantidade de pessoas que se registaram aqui as ultimas semanas a pedir ajuda e a dizer que têm acçoes, mas n percebem nada disto!
Não acho que seja mal pedir ajuda e querer saber analisar gráficos, mas deviam-no ter feito antes de investir!
Aqui vejo muita gente a mudar de opiniao a cada dia que passa e quando a acçao sobe é a alegria geral, quando desce, muda-se de tactica e fica-se longo...

Por fim so dizer que como a bolsa está o melhor é ficar de fora, mas isto sou eu a falar e cada um interpreta como quiser!

Um abraço e bons negocios

Registado: 25/6/2007 11:05

por Quico » 9/2/2008 1:03

Mrs. Money Escreveu:Eu cá mantenho a minha posição na PTI, subescrevo tudo aquilo que o Artista diz.

Mrs. Money?! Ó BrokerInvest, "mudasti"? :-k
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por artista_ » 8/2/2008 23:59

em relação aos PT's, da Ubs ou de outra instituição qualquer, eu pouco lhes ligo embora neste momento faça algum sentido reduzir os mesmos já que a espectativas, pelo menos para este ano, são menos favoráveis...

Não é nestes casos que me parece que estão as questões menos claras dos PT's, mas disso já muito se escreveu aqui...

Bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Dilson Costa » 8/2/2008 23:15

Bom vindo de volta broker :mrgreen: ....A pti a ressuscitar das cinzas, vamos ver até quando....se ela voltar novamente para baixo dos 2, já não terás motivos de novo em aparecer no fórum :) :lol: :mrgreen:
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por Mr. Money » 8/2/2008 23:07

Eu cá mantenho a minha posição na PTI, subescrevo tudo aquilo que o Artista diz.

Há mais vida para além da Bolsa.

Registado: 8/2/2008 22:57

por artista_ » 8/2/2008 20:14

Rui Raimundo Escreveu:
artista Escreveu:Se alguém te disser que deves vender, tu vendes? se vendes fazes mal, deves é sobretudo ter a tua estratégia, saber porque compras em que prazo etc...

Claro que não vendo só por alguem dizer... mas foi o primeiro negocio que fiz na bolsa e acertei no timming em cheio :evil:

Por ser mt maçarico nesta andanças, é que perguntei a opnião.
Mas continuo na duvida, até porque só se perde quando se vende, e eu não gosto mm nada de perder (por isso é que ainda as tenho).
Obrigado

"só se perde quando vende" mas muitas das vezes perdem-se excelentes oportunidades de perder pouco e acaba-se por ter de perder muito e ter o capital empatado durante muito tempo... não estou a dizer-te que é o que vai acontecer na PTI mas esses princípios não me parece que sejam bons e deves revê-los!!!

Tens de estar preparado para vender a perder se queres ter sucesso em bolsa, ninguém acerta sempre e quanto mais depressa perceber que se enganou melhor...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Re: UBS no comments...

por jm4330 » 8/2/2008 20:11

Qual a credibilidade da UBS? Nenhuma.
Estes senhores analistas julgam que nós pequenos accionistas somos ignorantes.
Pensam estes senhores, por tirarem os mestrados ou pós graduações e universidades estrangeiras que são os melhores.
Estas análises, para mim, não são mais do que vistas em sentido contrário ,ou seja, o que pretendem, neste ciclo, é comprarem as acções o mais barato possível.
BN

Registado: 31/12/2007 18:58

por TP1 » 8/2/2008 20:06

Qd reforcei a 1.98€, defeni: é longo prazo, pode baixar, serei paciente. Hoje qd chegou ao meu preço médio, a tentação de vender, foi muito grande, pois, há muito tempo que estava com menos valias. Anyway, não vendi! Continuo firme nos fundamentais da empresa. Pode até ser um ressalto, mas tb pode ser, a técnica a antecipar boas noticias.
Abraços

UBS no comments...

por jimi » 8/2/2008 19:56

Acordaram mal dispostos e disseram hoje calha a vez a Portugal vamos descer uns PT's...Como é possível descerem assim os price? Retira credibilidade a tudo o que esses analistas fazem!

Ulisses podia dizer o que ganham esses senhores que fazem previsões destas?

Estes bancos (conjuntamente com o Senhor Bush) estão a esquecer o facto de serem responsaveis por esta crise financeira! Foi a portucel que perdeu milhoes com titulos do subprime? Acho que não!

Esqueçam estes price targets, pensei ou na empresa que na minha opinião é boa, ou então pensem no mercado que está tentar recuperar mas com os ursos ainda a dominar os touros!

Abraço

Jimi

Registado: 6/9/2007 10:11

por AFACTURAR » 8/2/2008 18:06

Por uma questão de coriosidade, alguem sabe quais as estimativas dos "analistas", em termos de resultados? Pergunto isto porque estou desconfiado que, á semelhança de outras vezes, ninguem divulga estimativas mas, quando saem os resultados não faltam esses ditos de "analistas" a dizerem que ficaram aquem do esperado. È SEMPRE A MESMA CONVERSA. :roll:

Registado: 29/11/2007 2:04

por Bocciardi » 8/2/2008 18:03

Excelente final da Portucel...

Chegou a ir aos 2.15€ com fecho nos 2.14€. 8-)

Como o Ulisses refere, com a acçäo nos 2.57€, teremos boas perspectivas para a mesma dar o salto que ja se espera ha algum tempo...

E uma empresa com excelentes bases e com boas perspectivas, como temos acompanhado em noticias sobre a mesma nos ultimos tempos (relemre-se da nova maquina, da noticia relativa à staples, etc...)

Vamos ver como abre a proxima semana e o que a mesma nos vai proporcionar...

Até la, um excelente fds.

Registado: 17/1/2008 17:15

por rjtr79 » 8/2/2008 17:54

Já não há paciência para os price target. Agora vêm estes alucinados da ubs e para a portucel, levas com uma redução de 20,00%, baseados em que fundamentais? ou isto é ao gosto do freguês? O que vale é que o mercado, cada vez mais, de tanto escaldados que estão, já não lhes liga quase nada.

Bom fecho da PTI, embora sem um volume excelente, penso que é de salientar que a inversão neste titulo é de considerar. a LTD ao ser quebrada da uma perspectiva futuro bem mais risonha do que a dos últimos meses. Aguardemos, mas finalmente o pânico, e o histerismo parece ter passado.

Os ratos já fugiram todos. Agora é para os rijos.

BN
Abraços a todos

Registado: 29/11/2007 12:40

por Rui Raimundo » 8/2/2008 14:16

artista Escreveu:Se alguém te disser que deves vender, tu vendes? se vendes fazes mal, deves é sobretudo ter a tua estratégia, saber porque compras em que prazo etc...

Claro que não vendo só por alguem dizer... mas foi o primeiro negocio que fiz na bolsa e acertei no timming em cheio :evil:

Por ser mt maçarico nesta andanças, é que perguntei a opnião.
Mas continuo na duvida, até porque só se perde quando se vende, e eu não gosto mm nada de perder (por isso é que ainda as tenho).
Obrigado

Registado: 29/11/2007 12:54

por Ulisses Pereira » 8/2/2008 13:51

A LT que foi ali traçada é uma possíbilidade. Mas não é daquelas LT`s perfeitinhas que digamos logo: "É mesmo isto".

Pessoalmente, considero que a Portucel teve - à semelhança da maioria das acções portuguesas - um ressalto depois das quedas fortes mas a tendência dominante é ainda a de queda.

Se o PSI quebrar a resistência da zona dos 11400/11750, surgirão decerto muitas oportunidades nas acções portuguesas. Até que isso aconteça, mantenho-me muito cauteloso já que são muito raros os casos de força em contra-ciclo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 8/2/2008 13:13

Rui Raimundo Escreveu:Se fosse possivel pedia uma opnião sobre a analise do tiagopt ao quico ou ao Ulisses ou a alguem!!! Porque eu tb estou de acordo com esta analise, no entanto estou dividivo devido ás noticias que sairam acerca do staples ofice centre...
Como estou dentro a 2,65 (asneira eu sei!!! :? ), estava a ponderar sair para entrar mais tarde e mais abaixo... Será uma boa opção???

Se alguém te disser que deves vender, tu vendes? se vendes fazes mal, deves é sobretudo ter a tua estratégia, saber porque compras em que prazo etc...

É claro que se alguém soubesse que cair mais todos venderiam para comprar depois mas isso ninguém sabe, apenas sabemos que a tendência é de queda... a opção tem de ser tua em função da estratégia que tens!

Dizes que compraste a 2,65 e que foi uma asneira... eu pergunto-te, se a Portucel tivesse subido já não era uma asneira?! não me parece que o ganhar ou perder seja o mais importante, o mais importante é sermos disciplinados, agir de acordo com a estratégia... se foi uma asneira porque não seguiste essa estratégia concordo contigo, mas há muita gente que faz muitas asneiras quando os mercados estão Bull e até parece que não o são, depois quando vem o bear é que dão por isso...

Boa sorte e bons negócios

PS: Mantenho a posição de longo prazo na PTI

por tiagopt2 » 8/2/2008 12:52

Bom dia. Isto de ser o mensageiro de más noticias tem muito que se lhe diga :)

Eu mantenho a análise que fiz ontem, só quero acrescentar 2 dados. Primeiro, a LTd está lá e até ser quebrada com volume o cenário é negro. Isto não quer dizer que se sair uma notícia sobre uma OPA ou seja o que for, tal não aconteça. Pelo contrário, isso faria com que acontecesse certamente. Mas até isso acontecer, a linha continua lá.

Agora uma opinião muito pessoal. Não pretendo aconselhar ninguém, nem nada do género. Para conselhos profissionais têm de pedir ajuda ao Ulisses. Se eu estivesse no papel com entrada a um preço elevado, esperava até quebrar a zona de suporte. Já que tinha ignorado tantos sinais de saída, iria arriscar mais um pouco.

Se estivesse a observar de fora (como realmente estou) esperaria até a LTd e a pequena resistencia logo acima serem quebrados com volume.

Mais uma vez, não pretendo influenciar ninguém com a minha opinião. Desculpem qualquer coisa :wink:

Abraço e BN

Registado: 24/11/2007 23:02

por lutav » 8/2/2008 10:27

5 tostoes:

a LTD do Tiago (2 pontos acima ou 2 pontos abaixo), existe, e é de respeito...

convem que quebre essa LTD, de preferencia com volume. Os proximos 2 valores que tenho de referencia (de cabeça, que nao estou em casa), sao os 2,17 e 2,30.

cumprimentos :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Rui Raimundo » 8/2/2008 10:02

Se fosse possivel pedia uma opnião sobre a analise do tiagopt ao quico ou ao Ulisses ou a alguem!!! Porque eu tb estou de acordo com esta analise, no entanto estou dividivo devido ás noticias que sairam acerca do staples ofice centre...
Como estou dentro a 2,65 (asneira eu sei!!! :? ), estava a ponderar sair para entrar mais tarde e mais abaixo... Será uma boa opção???
Obrigado a todos
Rui

Registado: 29/11/2007 12:54

por amelye » 8/2/2008 9:46

Eu concordo inteiramente com o Best Braga pois em tudo na vida os factores "Humano,Sorte,Especulaçao,Decisão,Informação e poder economico..." são fundamentais.
Veja-se por exemplo no futebol, o Porto Benfica e Sporting é que maioritariamente ganham sempre em Portugal - e isso pouco tem a ver com o facto de terem os melhores jogadores e os melhores treinadores, médicos , massagistas, preparadores físico . . .

Bons negócios a todos

Registado: 4/1/2008 15:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO e 193 visitantes