Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
Nico Escreveu:Afinal, onde se pode confirmar o fim da existência de tarifa bi-horária já a partir de 2013?
Do que tenho lido, apenas apuro que o fim da EDP Serviço Universal está prevista para 2015 (ainda não percebi se inclusive ou não).
Nunca vi qualquer referência para o fim da tarifa bi-horária antes dessa data...
Eletricidade. Regulador garante que tarifas bi e tri-horárias não acabam
18/01/2012 | 16:46 | Dinheiro Vivo
As tarifas bi-horária e tri-horária, que permitem minimizar os custos mensais de eletricidade, não vão acabar em 2013, como avançou hoje a Quercus num comunicado publicado no site da associação.
De acordo com um comunicado da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), as tarifas bi-horária e tri-horária vão continuar a existir, pelo menos até ao final de 2015, que é quando acaba o período de transição que se seguirá à extinção das tarifas reguladas, a 1 de Janeiro de 2013.
A partir de 2016, quando o mercado estiver totalmente liberalizado e já não houver tarifas reguladas (aquelas que este ano subiram 4%), não só os preços serão definidos pelos operadores, como as empresas como a EDP, Endesa ou Iberdrola terão os seus próprios tarifários que deverão incluir ofertas bi e tri horárias.
"A ERSE considera que à medida que o processo de liberalização se for consolidando, é expectável que os comercializadores de mercado incluam nas suas ofertas tarifas bi-horárias e tri-horárias, assim como outras opções tarifárias inovadoras", pode ler-se no comunicado da ERSE.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 30920.html
Era isto a que me referia!
Só a posição da ERSE não parece esclarecer nada...
Enfim, mas eles sabem lá o que lhes vão "convencer" a fazer...
Eu acho que a razão da tua confusão reside no facto de nem a ERSE saber. É que pelo que tenho lido, o que vai acontecer durante o período de transição ainda está a ser definido e eles não te vão conseguir esclarecer sobre uma coisa que ainda nem decidiram aparentemente...
Repara na notícia da Lusa que coloquei em cima:
Resumindo, o comunicado da ERSE é para "desassustar" mas no final não esclarece realmente nada com precisão.
Volto também a colocar o link da info que a ERSE tem no site neste momento:
http://www.erse.pt/consumidor/Paginas/E ... ladas.aspx
Repara na notícia da Lusa que coloquei em cima:
Segundo o acordado com a 'troika', Portugal terá de abandonar as tarifas reguladas a partir de 1 de janeiro de 2013, sendo que a ERSE anunciará até ao final do mês a forma como se fará a transição, prevista que termine em 2015.
Resumindo, o comunicado da ERSE é para "desassustar" mas no final não esclarece realmente nada com precisão.
Volto também a colocar o link da info que a ERSE tem no site neste momento:
Tarifas Reguladas de Electricidade e Gás Natural acabam no final de 2012
As tarifas reguladas de venda de electricidade e de gás natural a clientes finais acabam no final de 2012 para todos os consumidores.
Até ao final do ano, todos os consumidores de electricidade e de gás natural, sejam empresas ou famílias, devem procurar um novo comercializador no mercado.
O calendário definido recentemente pelo Governo fixa duas fases para a extinção das tarifas reguladas que ainda subsistem:
1ª fase – a partir de 1 de Julho de 2012: acabam as tarifas reguladas para as pequenas empresas e os grandes agregados familiares, ou seja, para os consumidores de electricidade com potência contratada igual e acima dos 10,35 kVA e para os consumidores de gás natural com um consumo anual superior a 500 m3.
2ª fase – a partir de 1 de Janeiro de 2013: acabam as tarifas para todos os consumidores de electricidade e gás natural, incluindo os pequenos consumidores, isto é, os consumidores de electricidade com potência contratada até 10,35 kVA e os consumidores de gás natural com consumo anual até 500 m3.
O fim das tarifas reguladas significa que os preços de venda de electricidade e de gás natural aos consumidores finais deixam de ser fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), passando a ser definidos pelo mercado.
A conclusão do processo de liberalização dos sectores energéticos da electricidade e do gás natural significa que, apesar de há muito terem essa possibilidade, todos os consumidores deverão escolher um novo comercializador de electricidade e gás disponíveis no mercado.
O processo de mudança de comercializador é gratuito e é accionado assim que o consumidor contactar e contratar um novo fornecedor de energia.
Os consumidores devem estar atentos às ofertas comerciais das várias empresas fornecedoras de electricidade e gás natural que estão a operar no mercado e poderão ainda consultar as listas dos comercializadores a actuar no mercado no site da ERSE e no site da DGEG.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AutoMech Escreveu:Eu fiquei confuso com isto:as tarifas bi-horária e tri-horária vão continuar a existir, pelo menos até ao final de 2015, que é quando acaba o período de transição que se seguirá à extinção das tarifas reguladas, a 1 de Janeiro de 2013.
Que período de transição é este, ou seja, o que é que é previsto acontecer durante este tempo até 2015 ?
Se deixam de haver tarifas reguladas em 2013, então seria tudo tarifas livres, não ?
Presumo que quem está na EDP universal possa ficar até 2015 mas deixam de fazer novos contratos em 2013, será?
Não faz mal!...
Eu fiquei confuso com isto:
Que período de transição é este, ou seja, o que é que é previsto acontecer durante este tempo até 2015 ?
Se deixam de haver tarifas reguladas em 2013, então seria tudo tarifas livres, não ?
as tarifas bi-horária e tri-horária vão continuar a existir, pelo menos até ao final de 2015, que é quando acaba o período de transição que se seguirá à extinção das tarifas reguladas, a 1 de Janeiro de 2013.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
MarcoAntonio Escreveu:Sargotronss Escreveu:Fui ver os tarifários da EDP comercial e estes tem um tarifário bi/tri-horário, embora o facto de agora oferecerem este tarifário em concorrência do regulado, não quer dizer que vá oferecer no futuro.
Onde estás a ver tarifários bi/tri-horários no preço livre?
O que existe é para quem aderiu antes de Janeiro de 2011, actualmente não estão a disponibilizar nenhum para um cliente actual. Quem passa agora só tem o simples à disposição...
foi aqui:
http://edp5d.pt/edp-casa-tarifario2.aspx
mas realmente o link diz que para contatos antes de Janeiro de 2011. Não reparei!
Não faz mal!...
Esse esclarecimento esclarece muito pouco. O que é que se entende por "continuar a existir"?
Vão continuar a existir para quem? Não está claro...
Até ao fim do ano todos terão de se transferir. A Endesa só tem tarifário simples e a EDP comercial actualmente só apresenta tarifário simples no site (faz referência a um tarifário bi/tri para quem aderiu antes de janeiro de 2011).
Portanto, não está claro o que é que vai existir ao certo e para quem.
Vão continuar a existir para quem? Não está claro...
Até ao fim do ano todos terão de se transferir. A Endesa só tem tarifário simples e a EDP comercial actualmente só apresenta tarifário simples no site (faz referência a um tarifário bi/tri para quem aderiu antes de janeiro de 2011).
Portanto, não está claro o que é que vai existir ao certo e para quem.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eletricidade. Regulador garante que tarifas bi e tri-horárias não acabam
18/01/2012 | 16:46 | Dinheiro Vivo
As tarifas bi-horária e tri-horária, que permitem minimizar os custos mensais de eletricidade, não vão acabar em 2013, como avançou hoje a Quercus num comunicado publicado no site da associação.
De acordo com um comunicado da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), as tarifas bi-horária e tri-horária vão continuar a existir, pelo menos até ao final de 2015, que é quando acaba o período de transição que se seguirá à extinção das tarifas reguladas, a 1 de Janeiro de 2013.
A partir de 2016, quando o mercado estiver totalmente liberalizado e já não houver tarifas reguladas (aquelas que este ano subiram 4%), não só os preços serão definidos pelos operadores, como as empresas como a EDP, Endesa ou Iberdrola terão os seus próprios tarifários que deverão incluir ofertas bi e tri horárias.
"A ERSE considera que à medida que o processo de liberalização se for consolidando, é expectável que os comercializadores de mercado incluam nas suas ofertas tarifas bi-horárias e tri-horárias, assim como outras opções tarifárias inovadoras", pode ler-se no comunicado da ERSE.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 30920.html
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Sargotronss Escreveu:Fui ver os tarifários da EDP comercial e estes tem um tarifário bi/tri-horário, embora o facto de agora oferecerem este tarifário em concorrência do regulado, não quer dizer que vá oferecer no futuro.
Onde estás a ver tarifários bi/tri-horários no preço livre?
O que existe é para quem aderiu antes de Janeiro de 2011, actualmente não estão a disponibilizar nenhum para um cliente actual. Quem passa agora só tem o simples à disposição...
MarcoAntonio Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se será liberalizado óbvio que deixa de ser obrigatório oferecer esse tarifário, o meu raciocínio é que as leis do mercado ditarão a oferta desse mesmo tarifário. Não só é um produto procurado pelos clientes como também é vantajoso para os operadores, por isso preveja que este surgirá naturalmente.
Eu não sei se é vantajoso ou não para os operadores.
Aliás, pelo facto da Endesa já estar no mercado e não ter um plano concorrente ao bi-horário da EDP universal, até desconfio que não é (pelo menos com os valores actualmente praticados pela EDP).Sargotronss Escreveu:Claro que a estrutura exacta do tarifário e os preços mais uma vez o mercado ditará, mas certezas só teremos quando houver o fim do mercado regulado.
Ora, mas isso muda tudo. Imagina, até pode aparecer um tarifário bi-horário mas que nem sequer é vantajoso para os clientes, não sabemos de momento.
A notícia é sobre o actual tarifário bi-horário da EDP que segundo a notícia permite uma poupança (média) na ordem dos 8%.
A discórdia entre o nosso ponto de vista é se será vantajoso para o fornecedor. Eu digo que sim tu desconfias que não.
A razão que eu digo que sim é que o fornecedor tem um grande problema quando compra energia para uma determinada data se a não vender não a pode guardar para mais tarde vender, o produtor até pode guardar alguma energia produzida.
Para um fornecedor, uma das informações mais valiosas será modelar e prever o consumo dos clientes, para gerir as suas compras no mercado. O tarifário bi-horário ajuda a harmonizar e logo melhor modelação do consumo. Outro aspecto é que à noite a energia é muito mais barata pois há mais oferta e menos consumo pela mesma razão que mencionei no paragrafo anterior, até deve dar maior margens de lucro.
A volatilidade no mercado de electricidade é grande, para não falar dos outros custos como as quotas de carbono e uso da rede...se o fornecedor prever com precisão a energia a consumir gere melhor a decisão se compra "futuros" ou o quanto tem sempre que comprar no momento electricidade pois tem de jogar com a variabilidade do consumo.
Fui ver os tarifários da EDP comercial e estes tem um tarifário bi/tri-horário, embora o facto de agora oferecerem este tarifário em concorrência do regulado, não quer dizer que vá oferecer no futuro.
De aqui um ano logo falamos!
Não faz mal!...
Vejamos:
o combustivel não é um bem essencial.
A energia electrica é.
Sendo obrigatório, se não houver algum tipo de imposição, a empresa fornecedora faz o que quer, pois sabe que nunca vai perder.
Eu não vou desligar o frigorifico, por exemplo.
Penso que serviços como a energia e transportes nunca poderão estar na esfera privada, no sentido de ter como objectivo retorno para o acionista.
A energia é a base da industria, transportes e serviços.Controlando o seu preço, controla-se a economia.
Sabem porque razão fechou a industria vidreira da marinha grande ?, porque a energia era muito cara.
o combustivel não é um bem essencial.
A energia electrica é.
Sendo obrigatório, se não houver algum tipo de imposição, a empresa fornecedora faz o que quer, pois sabe que nunca vai perder.
Eu não vou desligar o frigorifico, por exemplo.
Penso que serviços como a energia e transportes nunca poderão estar na esfera privada, no sentido de ter como objectivo retorno para o acionista.
A energia é a base da industria, transportes e serviços.Controlando o seu preço, controla-se a economia.
Sabem porque razão fechou a industria vidreira da marinha grande ?, porque a energia era muito cara.
- Registado: 23/8/2011 11:35
Sargotronss Escreveu:Se será liberalizado óbvio que deixa de ser obrigatório oferecer esse tarifário, o meu raciocínio é que as leis do mercado ditarão a oferta desse mesmo tarifário. Não só é um produto procurado pelos clientes como também é vantajoso para os operadores, por isso preveja que este surgirá naturalmente.
Eu não sei se é vantajoso ou não para os operadores.
Aliás, pelo facto da Endesa já estar no mercado e não ter um plano concorrente ao bi-horário da EDP universal, até desconfio que não é (pelo menos com os valores actualmente praticados pela EDP).
Sargotronss Escreveu:Claro que a estrutura exacta do tarifário e os preços mais uma vez o mercado ditará, mas certezas só teremos quando houver o fim do mercado regulado.
Ora, mas isso muda tudo. Imagina, até pode aparecer um tarifário bi-horário mas que nem sequer é vantajoso para os clientes, não sabemos de momento.
A notícia é sobre o actual tarifário bi-horário da EDP que segundo a notícia permite uma poupança (média) na ordem dos 8%.
A 9 deste mês já se aventava tal resultado, ora vejam:
http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=173666
http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=173666
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
MarcoAntonio Escreveu:Sargotronss Escreveu:Tarifa Bi-horária da EDP (universal) vai acabar, porque a EDP universal vai acabar!
A tarifa bi-horária é um produto muito procurado, por isso só por má gestão a EDP comercial ou outras como a Endesa não o vão vender! Se já não a vendem...
Esta noticia não tem pés nem cabeça, e tambem não consigo perceber a lógica da tua conclusão de que é uma boa noticia para os accionistas e para Portugal.
Eu tenho fortes dúvidas que este raciocínio esteja correcto...
O tarifário bi-horário é uma imposição do actual regulamento tarfário. Regulamento tarifário esse que vai terminar, o mercado será liberalizado para todos os consumidores e as tarifas não têm que obedecer a tal regulamento.
Ora, o bi-horário tem procura porque é interessante para os consumidores e a EDP Universal oferece-o porque é obrigada pelo regulamento tarifário.
Porque tem procura, não significa que seja interessante para os operadores (ou que seja interessante para os operadores nas condições que eram impostas no mercado regulado). Portanto, à falta de mais informação, não há por que assumir que vamos continuar a ter o mesmo tarifário em algum lado assim que termine o mercado regulado. Ora, a partir dali todos os operadores terão preços que são ditados por si, não são definidos/impostos pela ERSE.
Até pode continuar a existir um bi-horário mas com tarifas diferentes e que não é tão interessante como o actual, por exemplo.
Se será liberalizado óbvio que deixa de ser obrigatório oferecer esse tarifário, o meu raciocínio é que as leis do mercado ditarão a oferta desse mesmo tarifário. Não só é um produto procurado pelos clientes como também é vantajoso para os operadores, por isso preveja que este surgirá naturalmente.
Claro que a estrutura exacta do tarifário e os preços mais uma vez o mercado ditará, mas certezas só teremos quando houver o fim do mercado regulado.
Até pode aparecer um tarifário "verde" onde a energia fornecida tem origem certificada de chineses a pedalar turbinas! Quem sabe...
Não faz mal!...
Relativamente à energia, grave parece ser a vontade de PPC em manter as regras danosas para o Estado e cidadãos que agora vigoram para proteger EDP e afins..
Passos Coelho defende que não se pode mexer na regulação, logo após a privatização. Ministério da Economia escuda-se nas medidas da ‘troika’
- Registado: 17/10/2010 19:32
Já agora, este texto da Lusa está na minha opinião mais claro e permite perceber melhor a questão:
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... beralizado
A Quercus enviou hoje uma carta à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) na qual pede que as empresas sejam obrigadas a oferecer tarifas de eletricidade bi-horárias e tri-horárias no mercado liberalizado.
Em comunicado, a associação ambiental refere que "vai exigir, numa carta enviada hoje à ERSE e ao Secretário de Estado da Energia, que as tarifas bi-horária e tri-horária não sejam abandonadas pelos evidentes benefícios ambientais e económicos que trazem ao país e a muitos consumidores".
O secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, disse na terça-feira que o Governo vai apresentar no final do mês um plano estratégico para o setor da energia, onde a questão do fim das tarifas reguladas e da introdução de mais concorrência no setor liberalizado estará em cima da mesa.
A Quercus considera que a maioria das famílias portuguesas, cujo tarifário da energia elétrica se encontra no serviço regulado, "ainda não se apercebeu que essas regras de fornecimento e tarifário estão prestes a terminar e considera que o Governo não tem fornecido informação suficiente para uma decisão consciente, falhando a ERSE naquilo que a própria reconhece ser um objetivo estratégico de planeamento".
Segundo o acordado com a 'troika', Portugal terá de abandonar as tarifas reguladas a partir de 1 de janeiro de 2013, sendo que a ERSE anunciará até ao final do mês a forma como se fará a transição, prevista que termine em 2015.
No fundo, o que a Quercus pretende é que fique na lei a obrigatoriedade de as empresas comercializadoras de eletricidade terem ofertas não apenas de tarifas simples, mas também de bi-horárias e tri-horárias.
A Quercus considera fundamental "a continuação da tarifa bi-horária, que, neste momento, só está disponível na EDP Serviço Universal para pequenos consumidores", sendo que "a ERSE deve exigir que essa oferta seja assegurada pelos fornecedores de energia elétrica no futuro mercado liberalizado".
A associação quer alertar os consumidores que "a forma como a liberalização está a prejudicar fortemente o funcionamento do sistema elétrico português, agravando as suas maiores debilidades estruturais e proporcionando maiores lucros para as empresas comercializadoras mas com custos grandes para o país e para a população".
As tarifas bi-horária e tri-horária pretende suavizar os picos de consumo e aumentar o consumo no período noturno, oferecendo tarifas mais baixas para os consumos nos períodos da noite e fim de semana.
Segundo uma simulação realizada pela Quercus, a "vantagem da tarifa bi-horária para os consumidores é clara", porque o fim desta modalidade "vai provocar uma subida do preço de eletricidade de 8 por cento na fatura das famílias portuguesas em 2013, para além do aumento esperado de 1,5 por cento sobre a tarifa".
Lusa
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... beralizado
Resumindo, estamos feitos com estas libralizações, basta olhar para os combustiveis para ver o que nos espera. já não me lembro onde li hoje que as tarifas só vão aumetar 1,5% ao ano até 2020, vamos ver se assim será.
Editado pela última vez por Visitante em 18/1/2012 17:59, num total de 1 vez.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Sargotronss Escreveu:Tarifa Bi-horária da EDP (universal) vai acabar, porque a EDP universal vai acabar!
A tarifa bi-horária é um produto muito procurado, por isso só por má gestão a EDP comercial ou outras como a Endesa não o vão vender! Se já não a vendem...
Esta noticia não tem pés nem cabeça, e tambem não consigo perceber a lógica da tua conclusão de que é uma boa noticia para os accionistas e para Portugal.
Eu tenho fortes dúvidas que este raciocínio esteja correcto...
O tarifário bi-horário é uma imposição do actual regulamento tarfário. Regulamento tarifário esse que vai terminar, o mercado será liberalizado para todos os consumidores e as tarifas não têm que obedecer a tal regulamento.
Ora, o bi-horário tem procura porque é interessante para os consumidores e a EDP Universal oferece-o porque é obrigada pelo regulamento tarifário.
Porque tem procura, não significa que seja interessante para os operadores (ou que seja interessante para os operadores nas condições que eram impostas no mercado regulado). Portanto, à falta de mais informação, não há por que assumir que vamos continuar a ter o mesmo tarifário em algum lado assim que termine o mercado regulado. Ora, a partir dali todos os operadores terão preços que são ditados por si, não são definidos/impostos pela ERSE.
Até pode continuar a existir um bi-horário mas com tarifas diferentes e que não é tão interessante como o actual, por exemplo.
escada1 Escreveu:Meus senhores, eu estava a ser irónico.
É mais um roubo que vão fazer.
Afinal o catroga vai ganhar 50000 por mes para isto ?
O meu filho de 7 anos seria mais competente do que ele !
Existem muitos sistemas baseados na bi-horaria.
Acumuladores de calores, programadores de modo a aproveitar esse horário.
Eu por exemplo tenho menos de metade do meu consumo de dia, e o restante em preço nocturno.
Se for assim, e se a Endesa der o desconto de 5%, confesso que estou-me nas tintas para a EDP.
ALIAS, essa mania do que é português, para mim é mais uma lavagem cerebral que estamos a levar.
Portugal em 2012 vai ser o pais com os maiores custos do mundo na relação rendimentos, impostos, e custos dos bens.
Mas é engraçado, que existem empresas a facturar cada vez mais.EDP, PT, BRISA, GALP.
E não falem-me de internacionalização, porque estes senhores estão quase só confinados a Portugal, e a meia dizia de posições em empresas estrangeiras.rmachado Escreveu:Sargotronss Escreveu:Tarifa Bi-horária da EDP (universal) vai acabar, porque a EDP universal vai acabar!
Já somos dois... mas pode ser que ele tenha alguma intel que nós não temos.
HA!!!
Tens de melhorar essa parte da ironia... é que agora parecia "Ironia versão MFL"...
- Registado: 24/8/2004 10:42
Sobre a questão de "quando acaba" o mercado regulado e quando é que as pessoas terão de aderir a novos comercializadores (mesmo que o novo comercializador seja a EDP comercial) a ERSE esclarece aqui:
A partir de 1 de Janeiro de 2013 estará toda a gente já no mercado liberalizado (sem tarifas reguladas).
A partir de 1 de Janeiro de 2013 estará toda a gente já no mercado liberalizado (sem tarifas reguladas).
Meus senhores, eu estava a ser irónico.
Eu por exemplo tenho menos de metade do meu consumo de dia, e o restante em preço nocturno.
Se for assim, e se a Endesa der o desconto de 5%, confesso que estou-me nas tintas para a EDP.
ALIAS, essa mania do que é português, para mim é mais uma lavagem cerebral que estamos a levar.
Portugal em 2012 vai ser o pais com os maiores custos do mundo na relação rendimentos, impostos, e custos dos bens.
Mas é engraçado, que existem empresas a facturar cada vez mais.EDP, PT, BRISA, GALP.
E não falem-me de internacionalização, porque estes senhores estão quase só confinados a Portugal, e a meia dizia de posições em empresas estrangeiras.
E não falem-me de internacionalização, porque estes senhores estão quase só confinados a Portugal, e a meia dizia de posições em empresas estrangeiras.
rmachado Escreveu:Sargotronss Escreveu:Tarifa Bi-horária da EDP (universal) vai acabar, porque a EDP universal vai acabar!
- Registado: 23/8/2011 11:35
Sargotronss Escreveu:Tarifa Bi-horária da EDP (universal) vai acabar, porque a EDP universal vai acabar!
- Registado: 24/8/2004 10:42
Tarifa Bi-horária da EDP (universal) vai acabar, porque a EDP universal vai acabar!
Não faz mal!...
Afinal, onde se pode confirmar o fim da existência de tarifa bi-horária já a partir de 2013?
Do que tenho lido, apenas apuro que o fim da EDP Serviço Universal está prevista para 2015 (ainda não percebi se inclusive ou não).
Nunca vi qualquer referência para o fim da tarifa bi-horária antes dessa data...
Re: Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
escada1 Escreveu:Ora aqui temos uma boa noticia para os accionistas.
Penso que esta medida é muito positiva para Portugal.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140
A confirmar-se é o Estado novamente a ser forte com os fracos..
Lamentável..
- Registado: 17/10/2010 19:32
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 172 visitantes