Cimeiras do Clima (Copenhaga, Cancún, Durban...)
Sim, devem maximizar os lucros, mas sem atropelos. É que mais tarde ou mais cedo vamos sofrer as consequências, quer seja o aquecimento global ou o rio onde tomávamos banho em pequenos, que está agora um esgoto.
Numa empresa ou um governo, temos sempre alguém que decida por nós, não é só nos totalitários, quer querias quer não.
Numa empresa ou um governo, temos sempre alguém que decida por nós, não é só nos totalitários, quer querias quer não.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
tavaverquenao2 Escreveu:Errado, as pessoas já são livres de fazer as suas escolhas, e acredito que muitas não façam ideia do que se passa por lá. Os empresários ocidentais é que devem impor regras e fiscalizar as mesmas. Mas voltamos ao mesmo, a vantagem de fabricar lá possivelmente deixava de ser lucrativa. Até era bom para nós, menos fabricas que fechavam por cá, havia mais trabalho, digo eu.
os empresários também devem ser livres e normalmente fazem o que os consumidores pedem (que é a forma de maximizarem o seu lucro)
o argumento de que os consumidores são ignorantes e que por isso deve existir alguém que decida por eles é, novamente, um dos grandes argumentos dos totalitarismos

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Errado, as pessoas já são livres de fazer as suas escolhas, e acredito que muitas não façam ideia do que se passa por lá. Os empresários ocidentais é que devem impor regras e fiscalizar as mesmas. Mas voltamos ao mesmo, a vantagem de fabricar lá possivelmente deixava de ser lucrativa. Até era bom para nós, menos fabricas que fechavam por cá, havia mais trabalho, digo eu.
tavaverquenao2 Escreveu:se estão nas tintas a grande maioria dos consumidores também.
então o melhor é não fazermos nada, certo? deixar simplesmente as pessoas tomarem as suas próprias decisões!
não vamos impor à China quotas de emissões, nem condições de instalação de fábricas

... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
tavaverquenao2 Escreveu:É provável que escolha o europeu, os produtos chineses, para além de tudo o que já se falou, têm péssima qualidade. Se for de uma multinacional têm o mesmo preço, mas se não tiverem é provavelmente um clone.
Mas tens noção de que muita gente escolhe essencialmente com base no preço, não tens?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Decorreu hoje de manhã a habitual conferência de imprensa de Yvo de Boer (Executive Secretary da COP), que contou hoje também com a presença de Connie Hedegaard (presidente da COP).
Nota-se que há uma enorme e crescente ansiedade decorrente da chegada dos Chefes de Estado.
Várias delegações já se desentenderam, o que obriga Connie Hedegaard a explicar que é normal que assim seja.
Ninguém parece ter desistido, mas também não se notam cedências. O que é verdade é que hoje tem que ser produzido um texto para que o "segmento elevado" possa discutir e tentar aprovar.
Nesta altura, os bastidores da Cimeira estão transformados num verdadeiro Caldeirão.
Fica o inicio da conferência de imprensa...
<object id="wmplayer" type="application/x-ms-wmp" classid="clsid:6BF52A52-394A-11d3-B153-00C04F79FAA6" width="384" height="280"> <param name="URL" value="http://www4.cop15.meta-fusion.com/kongresse/cop15/asx_files/ukXeDgQPo8kQ.asx"/> <param name="uiMode" value="full"> <param name="stretchToFit" value="true"> <param name="showstatusbar" value="true"> <embed type="application/x-mplayer2" id="wmplayer" src="http://www4.cop15.meta-fusion.com/kongresse/cop15/asx_files/ukXeDgQPo8kQ.asx" showStatusBar="false" showControls="true" kioskmode="false" width="384" height="280" scale="100%"> </embed> </object>
Nota-se que há uma enorme e crescente ansiedade decorrente da chegada dos Chefes de Estado.
Várias delegações já se desentenderam, o que obriga Connie Hedegaard a explicar que é normal que assim seja.
Ninguém parece ter desistido, mas também não se notam cedências. O que é verdade é que hoje tem que ser produzido um texto para que o "segmento elevado" possa discutir e tentar aprovar.
Nesta altura, os bastidores da Cimeira estão transformados num verdadeiro Caldeirão.
Fica o inicio da conferência de imprensa...
<object id="wmplayer" type="application/x-ms-wmp" classid="clsid:6BF52A52-394A-11d3-B153-00C04F79FAA6" width="384" height="280"> <param name="URL" value="http://www4.cop15.meta-fusion.com/kongresse/cop15/asx_files/ukXeDgQPo8kQ.asx"/> <param name="uiMode" value="full"> <param name="stretchToFit" value="true"> <param name="showstatusbar" value="true"> <embed type="application/x-mplayer2" id="wmplayer" src="http://www4.cop15.meta-fusion.com/kongresse/cop15/asx_files/ukXeDgQPo8kQ.asx" showStatusBar="false" showControls="true" kioskmode="false" width="384" height="280" scale="100%"> </embed> </object>
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
É provável que escolha o europeu, os produtos chineses, para além de tudo o que já se falou, têm péssima qualidade. Se for de uma multinacional têm o mesmo preço, mas se não tiverem é provavelmente um clone.
tavaverquenao2 Escreveu:Claro que está certo, é pena não se poder optar assim em todos os artigos. Muito são feitos com componentes chineses e é impossível abrir para ver.
De acordo.
Mas nos casos em que podes optar por um artigo mais barato feito na China ou por outro equivalente mas mais caro e feito na Europa, qual escolhes?
tavaverquenao2 Escreveu:O meu é made in Hungary e a bateria também. Mas nem sempre é assim com a maioria dos componentes.
Sim, nem sempre é assim.
Mas pelo menos já te dá hipótese de escolha, certo?
Ou seja, não és obrigado a comprar produtos feitos na China, certo?
tavaverquenao2 Escreveu:Elias, eu acho que esta conversa começa a ser para encher chouriços. Disseste que tens um nokia e também disseste que se tirares a bateria vês que é da china. Isto tem tudo a ver com o que eu disse e repito, nem sempre podes evitar os produtos chineses. Percebeste?
Não, não percebi.
O que percebi foi que ou tu não leste nada do que eu escrevi ou então leste tudo mal. Por isso volto a escrever, agora em bold:
Já agora e para que conste: o meu telemóvel é da marca Nokia e diz "Made in Hungary". Ou seja, foi fabricado na União Europeia.
Como é que tu conseguiste ler China onde eu escrevi Hungria?

Elias, eu acho que esta conversa começa a ser para encher chouriços. Disseste que tens um nokia e também disseste que se tirares a bateria vês que é da china. Isto tem tudo a ver com o que eu disse e repito, nem sempre podes evitar os produtos chineses. Percebeste?
tavaverquenao2 Escreveu:Elias vais me desculpar mas não vou por aí, queres o quê afinal? Eu faço o que posso para contribuir minimamente para um melhor ambiente, mas cada um sabe de si.
Espera lá que não percebo nada do que estás para aí a dizer.
Primeiro escreves que não se pode evitar comprar produtos chineses e por isso consome-se menos. Ou seja, fica a ideia "os produtos chinenses são «maus», mas já que não podemos evitar comprar produtos chineses, compramos menos".
(eu procurei demonstrar que podes evitar comprar produtos chineses mas não ligaste puto ao que eu escrevi).
Agora escreves que consomes menos com o objectivo de ajudar o ambiente e já nem fazes referência ao facto de serem produtos chineses.
Por isso o que eu gostaria que me explicasses é isto:
para ti o problema dos produtos ditos tecnológicos é o facto de serem feitos na China ou é por serem nocivos para o ambiente?
tavaverquenao2 Escreveu:mas cada um sabe de si.
exactamente, cada um sabe de si e cada um decide ou não comprar produtos chineses
e quando decidirem todos evitar comprar produtos chineses devido à poluição ou whatever, os chineses irão mudar
até lá terão que ser os próprios chineses a decidir por si se querem mudar JÁ

tavaverquenao2 Escreveu:O que é que eu estou a dizer? Como nem sempre dá para evitar produtos chineses, consome-se menos.
Ponto 1 - quais são os produtos chineses que não podem ser evitados?
Ponto 2 - consumir menos tecnologia serve exactamente para quê?
Ponto 3 - afinal o teu Nokia foi fabricado onde?
tavaverquenao2 Escreveu:Consumo menos, nem sempre dá par evitar os produtos made in china.
Essa agora! Então e os produtos vêm de onde?
tavaverquenao2 Escreveu:Já agora, o meu telemóvel também é nokia.
Então tira lá a bateria e vê em que país foi fabricado.