GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Para não se falar só da Galp, vamos falar da TAP.
Tem sido noticia de que vão baixar as taxas de combustivel a partir do fim desta semana. As minhas questões são as seguintes:
- Quem já comprou o bilhete vai receber a diferença de volta?
- Não devia de acompanhar as descidas das taxas de combustivel com as descidas do preço dos cumbustiveis, tal como penso que fez com as subidas? (não tenho dados do que a afirmar)
Tenho a certeza que quando for privatizada já se vai falar nisto, agora como é do estado não interessa pois se for preciso $$$ para suportar alguns salarios milionários parece que andam por ai perdidos 20 mil milhões!!!! (Atenção que não estou contra ordenados altos quando há justificação para eles
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Tem sido noticia de que vão baixar as taxas de combustivel a partir do fim desta semana. As minhas questões são as seguintes:
- Quem já comprou o bilhete vai receber a diferença de volta?
- Não devia de acompanhar as descidas das taxas de combustivel com as descidas do preço dos cumbustiveis, tal como penso que fez com as subidas? (não tenho dados do que a afirmar)
Tenho a certeza que quando for privatizada já se vai falar nisto, agora como é do estado não interessa pois se for preciso $$$ para suportar alguns salarios milionários parece que andam por ai perdidos 20 mil milhões!!!! (Atenção que não estou contra ordenados altos quando há justificação para eles

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Elias Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Devias antes dizer... abaixo o monopólio da GALP na refinação. Privatize-se o sector e só então privatize-se a GALP.
Como se isso fosse resolver alguma coisa... Em Espanha não existe monopólio e no entanto a gasolina (antes de impostos) é mais cara.
Mal não faria certamente...
Mas os interesses estabelecidos... enfim, nem vale a pena. Em 2009 lá estaremos a votar nos mesmos ou nos amigos dos mesmos...
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Com o Petróleo já em mínimos do ano, o gráfico desde o início do ano poderá ser "insuficiente" para uma análise/comparação mais abrangente. Por isso, expandi a compilação de dados até ao início de 2007, cobrindo assim valores do petróleo bastante mais abaixo do que até aqui...
Pode-se ver que no Verão de 2007 ocorreu uma enorme divergência na Gasolina. Este fenómeno parece ser sazonal e dever-se ao pico de procura da Gasolina nos Estados Unidos durante o Verão (este ano essa procura foi muito abaixo do esperado e daí as baixas margens da Gasolina nesse período, que já foram aqui comentadas diversas vezes).
Já a linha do Gasóleo (que não tem expressão nos Estados Unidos) tem uma linha mais smooth acompanhando o petróleo mais correctamente ao longo de todo o período abrangido.
Para se verificar que o desvio na Gasolina não tem nada de anormal e que apenas corresponde à evolução específica da Gasolina e a sua cotação nos mercados internacionais, deixo também para o mesmíssimo período a comparação entre o preço da Gasolina em Portugal antes dos impostos e os Futuros da Gasolina cotados no NYMEX, já em euros. A linha relativa aos Futuros apresenta a média das duas últimas semanas (onde encontrei a melhor correlação, muito embora seja muito elevada quer para uma quer para duas semanas, com a média das duas semanas fica praticamente perfeita).
Note-se que estes dois gráficos cobrem um período de quase 2 anos, diversas condições de mercado e uma vasta gama de valores do petróleo que vão dos 40 a mais de 90 euros.
Também se pode verificar por aqui que não ocorreu nenhuma mudança de comportamento relevante por parte das petrolíferas nas últimas semanas. O comportamento já era o correcto antes da onda de protestos. Pode-se notar que o lag diminuiu (como aliás eu já tinha aqui feito notar) mas sem efeitos perniciosos, apenas passou a existir uma resposta mais rapida quer nas descidas quer nas descidas sensivelmente a partir do início deste ano (antes das ondas de protesto e das intervenções/análises da AdC, portanto parece não ter qualquer relação com a "pressão" de diversos intervenientes e organismos pois é-lhes anterior).
Pode-se ver que no Verão de 2007 ocorreu uma enorme divergência na Gasolina. Este fenómeno parece ser sazonal e dever-se ao pico de procura da Gasolina nos Estados Unidos durante o Verão (este ano essa procura foi muito abaixo do esperado e daí as baixas margens da Gasolina nesse período, que já foram aqui comentadas diversas vezes).
Já a linha do Gasóleo (que não tem expressão nos Estados Unidos) tem uma linha mais smooth acompanhando o petróleo mais correctamente ao longo de todo o período abrangido.
Para se verificar que o desvio na Gasolina não tem nada de anormal e que apenas corresponde à evolução específica da Gasolina e a sua cotação nos mercados internacionais, deixo também para o mesmíssimo período a comparação entre o preço da Gasolina em Portugal antes dos impostos e os Futuros da Gasolina cotados no NYMEX, já em euros. A linha relativa aos Futuros apresenta a média das duas últimas semanas (onde encontrei a melhor correlação, muito embora seja muito elevada quer para uma quer para duas semanas, com a média das duas semanas fica praticamente perfeita).
Note-se que estes dois gráficos cobrem um período de quase 2 anos, diversas condições de mercado e uma vasta gama de valores do petróleo que vão dos 40 a mais de 90 euros.
Também se pode verificar por aqui que não ocorreu nenhuma mudança de comportamento relevante por parte das petrolíferas nas últimas semanas. O comportamento já era o correcto antes da onda de protestos. Pode-se notar que o lag diminuiu (como aliás eu já tinha aqui feito notar) mas sem efeitos perniciosos, apenas passou a existir uma resposta mais rapida quer nas descidas quer nas descidas sensivelmente a partir do início deste ano (antes das ondas de protesto e das intervenções/análises da AdC, portanto parece não ter qualquer relação com a "pressão" de diversos intervenientes e organismos pois é-lhes anterior).
- Anexos
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- futgas081022.PNG (26.96 KiB) Visualizado 17362 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Monopólio não existe. O que existe é uma posição dominante e verifica-se que não existe abuso de posição dominante (os preços antes dos impostos têm estado em linha com o dos restantes países europeus).
Também ao contrário do que por vezes se afirma, a GALP não refina todo o combustível vendido em Portugal. Importa-se alguma gasolina e bastante gasóleo. Podem confirma-lo na factura energética de 2007 disponível no site da DGEG...
Também ao contrário do que por vezes se afirma, a GALP não refina todo o combustível vendido em Portugal. Importa-se alguma gasolina e bastante gasóleo. Podem confirma-lo na factura energética de 2007 disponível no site da DGEG...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Martins_Braz Escreveu:Devias antes dizer... abaixo o monopólio da GALP na refinação. Privatize-se o sector e só então privatize-se a GALP.
Como se isso fosse resolver alguma coisa... Em Espanha não existe monopólio e no entanto a gasolina (antes de impostos) é mais cara.
Martins_Braz Escreveu:Como eu gostava de ter um Estado de boa-fé...
Mas o Estado está de boa-fé. Os impostos são recolhidos com a melhor das fés

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silvaxico Escreveu:EALM Escreveu:Eu já postei no passado neste tópico. Confesso que estava e ainda estou um pouco céptico em relação às petrolíferas, pois senti no passado que havia uma certa "detecção de pico" nas subidas e nas descidas por vezes demoravam um pouco mais, questão de dias, a alterar o preço.
Nas últimas semanas - não sei se por estar mais antento ou se por toda a Sociedade as estar a vigiar - já me pareceu que começaram a ter um comportamento a nível de TIMING mais criterioso. Sempre achei que era pelo facto de por vezes demorarem mais 24H ou 48H a mexer na decida que estavam a ganhar mais algum. Mas mesmo isso parece já não estar a acontecer.
Agora, a razão que me leva a voltar a postar neste tópico e realmente dar-lhe o mérito de focar o problema onde ele realmente está: os IMPOSTOS!!
Para mim já não tenho dúvidas, que mesmo que as Petrolíferas puxem para cima durante 24h ou 48h o preço em alguns cêntimos, o preço médio em Portugal é muito mais alto do que em Espanha devido aos impostos. Isto não é segredo para ninguém, mas parece que às vezes o povo anda iludido.
Abraço
E, pelo menos para mim, ainda há a questão do valor que pago em impostos para financiar os veículos a gasóleo...
Deve ser parecido ao valor que pago para financiar as AE...
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má gestão. Se fosse bem gerido como as outras petroliferas mundiais, tinham tido mais 10% de lucros, lol
Afinal o verdadeiro monopólio é o da distribuição...
Mas quem é que contestou preços da gasolina?
Quero é transportes públicos rápidos e eficientes

Afinal o verdadeiro monopólio é o da distribuição...
Mas quem é que contestou preços da gasolina?
Quero é transportes públicos rápidos e eficientes
A mercearia de valores não faz fiado
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Merceeiro Escreveu:Agora a sério, apenas acho um pouco estranho que, estando o petróleo em máximos, também estejam em máximos os lucros das petroliferas. Gostava que alguém me esclarecesse isto...
Mas tu leste a notícia com atenção?
Repara nisto:
O UBS prevê que a Galp Energia revele um forte aumento nos resultados líquidos do terceiro trimestre, para um total de 130 milhões de euros. É um aumento de 43% que reflecte a melhoria nos resultados das divisões de gás e de distribuição da empresa liderada por Ferreira de Oliveira.
Ou seja, as divisões de gás e de distribuição foram as que mais contribuíram para o aumento dos lucros. Mas isso não interessa nada, o que interessa é contestar o preço da gasolina

Estes 130 milhões de euros estimados pelo UBS para o terceiro trimestre comparam com os 91 milhões obtidos pela Galp no mesmo período do ano passado. Com base nesta estimativa, a petrolífera nacional deverá apresentar lucros de 344 milhões nos nove meses, menos 8,8% que em 2007.
É interessante notar que se comparares os primeiros nove meses do ano com os do ano passado, houve uma quebra dos lucros. O que dizes a isto?
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pá, precisamos de um bom monopóliozio para contestar.
A deco tb precisa de ter receitas, lol
(n tenho nada a ver com a deco, nem sócio sou)
Agora a sério, apenas acho um pouco estranho que, estando o petróleo em máximos, também estejam em máximos os lucros das petroliferas. Gostava que alguém me esclarecesse isto...
A deco tb precisa de ter receitas, lol
(n tenho nada a ver com a deco, nem sócio sou)

Agora a sério, apenas acho um pouco estranho que, estando o petróleo em máximos, também estejam em máximos os lucros das petroliferas. Gostava que alguém me esclarecesse isto...
A mercearia de valores não faz fiado
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Merceeiro Escreveu:O ISP é fácil aumentar e é sempre a sacar. Mas têm descido as receitas deste imposto devido a redução do consumo. Sai o tiro pela culatra.
Em contrapartida sempre que o petróleo aumenta, o preço de venda aumenta e o Estado embolsa mais algum à pála do IVA...
Merceeiro Escreveu:Nota de rodapé: UBS aponta para aumento de 43% nos lucros trimestrais da GALP. O que seriam se o petróleo estivesse mais barato...
Merceeiro, é bom ter presente que uma parte substancial dos lucros da GALP vem do gás natural.
(sugestão: olha para a tua factura do Gás e vê quanto estás a pagar por metro cúbico; depois averigua qual é a margem da GALP no gás; e depois diz-me o que achas).
Merceeiro Escreveu:MAs ok, não devemos analisar lucros nem preços das empresas... Mas que las hay, las hay...
Claro que devemos. As empresas estão aqui para ser lucrativas
(alternativa: volta tudo para as mãos do Estado, como a CP e a Carris, que dá milhões de prejuízo e a malta aqui no Caldeirão faz uma vaquinha para ajudar a pagar - que tal?)
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O ISP é fácil aumentar e é sempre a sacar. Mas têm descido as receitas deste imposto devido a redução do consumo. Sai o tiro pela culatra.
Nota de rodapé: UBS aponta para aumento de 43% nos lucros trimestrais da GALP. O que seriam se o petróleo estivesse mais barato...
MAs ok, não devemos analisar lucros nem preços das empresas... Mas que las hay, las hay...
Nota de rodapé: UBS aponta para aumento de 43% nos lucros trimestrais da GALP. O que seriam se o petróleo estivesse mais barato...
MAs ok, não devemos analisar lucros nem preços das empresas... Mas que las hay, las hay...
A mercearia de valores não faz fiado
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EALM Escreveu:Agora, a razão que me leva a voltar a postar neste tópico e realmente dar-lhe o mérito de focar o problema onde ele realmente está: os IMPOSTOS!!
Para mim já não tenho dúvidas, que mesmo que as Petrolíferas puxem para cima durante 24h ou 48h o preço em alguns cêntimos, o preço médio em Portugal é muito mais alto do que em Espanha devido aos impostos. Isto não é segredo para ninguém, mas parece que às vezes o povo anda iludido.
Abraço
Eu acho que o povo está iludido não é pelo facto de pagarmos mais impostos mas sim pela conversa de que "o ISP tem de ser alto por causa do défice".
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ClyssaN Escreveu:rmachado Escreveu:Outra facto lamentavel é que ontem fui "obrigado" a por gasoleo.. mas devido a este tópico.. ´"só" coloquei 15 litros.(noutra situação enchia o depósito)
Ve la não sejas daqueles que quando se espera um aumento do preço, gasta o combustível mais depressa para encher antes de dito aumento, hehe
Lol.. não é preciso, com a profusão de rotundas neste pais, basta ir para casa..

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rmachado Escreveu:Outra facto lamentavel é que ontem fui "obrigado" a por gasoleo.. mas devido a este tópico.. ´"só" coloquei 15 litros.(noutra situação enchia o depósito)
Ve la não sejas daqueles que quando se espera um aumento do preço, gasta o combustível mais depressa para encher antes de dito aumento, hehe

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É sempre útil termos alguém que nunca está de acordo e que só "manda uns bitaites". Ajuda-nos a melhorar a nossa argumentação já de si tão substanciada por factos e valores.
Parece-me que o j é do tipo "Eu não me interessa quem tem razão, eu quero é discutir".
Outra facto lamentavel é que ontem fui "obrigado" a por gasoleo.. mas devido a este tópico.. ´"só" coloquei 15 litros.
(noutra situação enchia o depósito)
Parece-me que o j é do tipo "Eu não me interessa quem tem razão, eu quero é discutir".
Outra facto lamentavel é que ontem fui "obrigado" a por gasoleo.. mas devido a este tópico.. ´"só" coloquei 15 litros.

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Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Mais uma vez os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal gozam com o povo ao descerem valores irrisórios, como 4 cêntimos ao preço do gasóleo![]()
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E ainda vem gozar mais na cara do povo ao dizer que o preço do gasóleo não deverá descer abaixo de 1 euro![]()
Não haja duvida,que estamos entregues à bicharada nesta amostra de país
jfr em tua opinião qual devia ser o preço de venda?
Eu ainda estou à espera da resposta a esta questão colocada a semana passada
Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Devia ter descido já na semana passada (o mais tardar no fim de semana) e deveria estar pelo menos uns 8 cêntimos mais baixo do que está actualmente...
Por favor explica melhor as tuas contas.
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