Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 23/10/2008 10:30

pedrom já tens um tópico sobre o assunto:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 761#554761

Registado: 5/11/2002 12:21

por pedrom » 23/10/2008 10:18

Para não se falar só da Galp, vamos falar da TAP.

Tem sido noticia de que vão baixar as taxas de combustivel a partir do fim desta semana. As minhas questões são as seguintes:

- Quem já comprou o bilhete vai receber a diferença de volta?

- Não devia de acompanhar as descidas das taxas de combustivel com as descidas do preço dos cumbustiveis, tal como penso que fez com as subidas? (não tenho dados do que a afirmar)

Tenho a certeza que quando for privatizada já se vai falar nisto, agora como é do estado não interessa pois se for preciso $$$ para suportar alguns salarios milionários parece que andam por ai perdidos 20 mil milhões!!!! (Atenção que não estou contra ordenados altos quando há justificação para eles :wink: )
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Elias » 22/10/2008 23:43

Martins_Braz Escreveu:Mas os interesses estabelecidos... enfim, nem vale a pena. Em 2009 lá estaremos a votar nos mesmos ou nos amigos dos mesmos...

Evidentemente. Mas isso já é assim há muito tempo...

por NunoFilipe » 22/10/2008 23:39

O problema é o custo. A expansão que a Repsol está a fazer em Sines terá um custo de cerca de mil milhões de euros.

Registado: 18/6/2007 8:14

por Martins_Braz » 22/10/2008 23:05

Elias Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Devias antes dizer... abaixo o monopólio da GALP na refinação. Privatize-se o sector e só então privatize-se a GALP.

Como se isso fosse resolver alguma coisa... Em Espanha não existe monopólio e no entanto a gasolina (antes de impostos) é mais cara.

Mal não faria certamente...

Mas os interesses estabelecidos... enfim, nem vale a pena. Em 2009 lá estaremos a votar nos mesmos ou nos amigos dos mesmos...

Registado: 17/7/2008 13:21

por MarcoAntonio » 22/10/2008 22:08

Com o Petróleo já em mínimos do ano, o gráfico desde o início do ano poderá ser "insuficiente" para uma análise/comparação mais abrangente. Por isso, expandi a compilação de dados até ao início de 2007, cobrindo assim valores do petróleo bastante mais abaixo do que até aqui...

Pode-se ver que no Verão de 2007 ocorreu uma enorme divergência na Gasolina. Este fenómeno parece ser sazonal e dever-se ao pico de procura da Gasolina nos Estados Unidos durante o Verão (este ano essa procura foi muito abaixo do esperado e daí as baixas margens da Gasolina nesse período, que já foram aqui comentadas diversas vezes).

Já a linha do Gasóleo (que não tem expressão nos Estados Unidos) tem uma linha mais smooth acompanhando o petróleo mais correctamente ao longo de todo o período abrangido.

Para se verificar que o desvio na Gasolina não tem nada de anormal e que apenas corresponde à evolução específica da Gasolina e a sua cotação nos mercados internacionais, deixo também para o mesmíssimo período a comparação entre o preço da Gasolina em Portugal antes dos impostos e os Futuros da Gasolina cotados no NYMEX, já em euros. A linha relativa aos Futuros apresenta a média das duas últimas semanas (onde encontrei a melhor correlação, muito embora seja muito elevada quer para uma quer para duas semanas, com a média das duas semanas fica praticamente perfeita).

Note-se que estes dois gráficos cobrem um período de quase 2 anos, diversas condições de mercado e uma vasta gama de valores do petróleo que vão dos 40 a mais de 90 euros.

Também se pode verificar por aqui que não ocorreu nenhuma mudança de comportamento relevante por parte das petrolíferas nas últimas semanas. O comportamento já era o correcto antes da onda de protestos. Pode-se notar que o lag diminuiu (como aliás eu já tinha aqui feito notar) mas sem efeitos perniciosos, apenas passou a existir uma resposta mais rapida quer nas descidas quer nas descidas sensivelmente a partir do início deste ano (antes das ondas de protesto e das intervenções/análises da AdC, portanto parece não ter qualquer relação com a "pressão" de diversos intervenientes e organismos pois é-lhes anterior).
Anexos
comb081022.PNG
comb081022.PNG (26.91 KiB) Visualizado 7964 vezes
futgas081022.PNG
futgas081022.PNG (26.96 KiB) Visualizado 17362 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 22/10/2008 19:07

Monopólio não existe. O que existe é uma posição dominante e verifica-se que não existe abuso de posição dominante (os preços antes dos impostos têm estado em linha com o dos restantes países europeus).

Também ao contrário do que por vezes se afirma, a GALP não refina todo o combustível vendido em Portugal. Importa-se alguma gasolina e bastante gasóleo. Podem confirma-lo na factura energética de 2007 disponível no site da DGEG...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 22/10/2008 19:04

Martins_Braz Escreveu:Devias antes dizer... abaixo o monopólio da GALP na refinação. Privatize-se o sector e só então privatize-se a GALP.

Como se isso fosse resolver alguma coisa... Em Espanha não existe monopólio e no entanto a gasolina (antes de impostos) é mais cara.

Martins_Braz Escreveu:Como eu gostava de ter um Estado de boa-fé...

Mas o Estado está de boa-fé. Os impostos são recolhidos com a melhor das fés :mrgreen:

por Martins_Braz » 22/10/2008 19:01

Merceeiro Escreveu:Abaixo o monopólio da GALP no gás natural!! :mrgreen:

Devias antes dizer... abaixo o monopólio da GALP na refinação. Privatize-se o sector e só então privatize-se a GALP.

Como eu gostava de ter um Estado de boa-fé...

por Martins_Braz » 22/10/2008 18:59

silvaxico Escreveu:
EALM Escreveu:Eu já postei no passado neste tópico. Confesso que estava e ainda estou um pouco céptico em relação às petrolíferas, pois senti no passado que havia uma certa "detecção de pico" nas subidas e nas descidas por vezes demoravam um pouco mais, questão de dias, a alterar o preço.

Nas últimas semanas - não sei se por estar mais antento ou se por toda a Sociedade as estar a vigiar - já me pareceu que começaram a ter um comportamento a nível de TIMING mais criterioso. Sempre achei que era pelo facto de por vezes demorarem mais 24H ou 48H a mexer na decida que estavam a ganhar mais algum. Mas mesmo isso parece já não estar a acontecer.

Agora, a razão que me leva a voltar a postar neste tópico e realmente dar-lhe o mérito de focar o problema onde ele realmente está: os IMPOSTOS!!

Para mim já não tenho dúvidas, que mesmo que as Petrolíferas puxem para cima durante 24h ou 48h o preço em alguns cêntimos, o preço médio em Portugal é muito mais alto do que em Espanha devido aos impostos. Isto não é segredo para ninguém, mas parece que às vezes o povo anda iludido.

Abraço

E, pelo menos para mim, ainda há a questão do valor que pago em impostos para financiar os veículos a gasóleo...

Deve ser parecido ao valor que pago para financiar as AE...

por Merceeiro » 22/10/2008 16:52

Vou fazer os gráficos e tabelas.

Fica para outro tópico
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Elias » 22/10/2008 16:45

Merceeiro Escreveu:Quero é transportes públicos rápidos e eficientes

p.f. concretiza

por Merceeiro » 22/10/2008 16:39

má gestão. Se fosse bem gerido como as outras petroliferas mundiais, tinham tido mais 10% de lucros, lol :mrgreen:

Afinal o verdadeiro monopólio é o da distribuição...

Mas quem é que contestou preços da gasolina?

Quero é transportes públicos rápidos e eficientes

por Elias » 22/10/2008 16:36

Merceeiro Escreveu:Agora a sério, apenas acho um pouco estranho que, estando o petróleo em máximos, também estejam em máximos os lucros das petroliferas. Gostava que alguém me esclarecesse isto...

Mas tu leste a notícia com atenção?

Repara nisto:

O UBS prevê que a Galp Energia revele um forte aumento nos resultados líquidos do terceiro trimestre, para um total de 130 milhões de euros. É um aumento de 43% que reflecte a melhoria nos resultados das divisões de gás e de distribuição da empresa liderada por Ferreira de Oliveira.

Ou seja, as divisões de gás e de distribuição foram as que mais contribuíram para o aumento dos lucros. Mas isso não interessa nada, o que interessa é contestar o preço da gasolina :roll:

Estes 130 milhões de euros estimados pelo UBS para o terceiro trimestre comparam com os 91 milhões obtidos pela Galp no mesmo período do ano passado. Com base nesta estimativa, a petrolífera nacional deverá apresentar lucros de 344 milhões nos nove meses, menos 8,8% que em 2007.

É interessante notar que se comparares os primeiros nove meses do ano com os do ano passado, houve uma quebra dos lucros. O que dizes a isto?

por Merceeiro » 22/10/2008 16:26

pá, precisamos de um bom monopóliozio para contestar.

A deco tb precisa de ter receitas, lol

(n tenho nada a ver com a deco, nem sócio sou) :mrgreen:

Agora a sério, apenas acho um pouco estranho que, estando o petróleo em máximos, também estejam em máximos os lucros das petroliferas. Gostava que alguém me esclarecesse isto...

por Elias » 22/10/2008 16:22

Merceeiro Escreveu:Abaixo o monopólio da GALP no gás natural!! :mrgreen:

Eu não sei se há monopólio. Nem tenho dados sobre as quotas de mercado. Antes de espalharmos boatos convém sabermos um pouco mais do assunto...

por Merceeiro » 22/10/2008 16:20

Abaixo o monopólio da GALP no gás natural!! :mrgreen:

por Elias » 22/10/2008 16:14

Merceeiro Escreveu:O ISP é fácil aumentar e é sempre a sacar. Mas têm descido as receitas deste imposto devido a redução do consumo. Sai o tiro pela culatra.

Em contrapartida sempre que o petróleo aumenta, o preço de venda aumenta e o Estado embolsa mais algum à pála do IVA...

Merceeiro Escreveu:Nota de rodapé: UBS aponta para aumento de 43% nos lucros trimestrais da GALP. O que seriam se o petróleo estivesse mais barato...

Merceeiro, é bom ter presente que uma parte substancial dos lucros da GALP vem do gás natural.
(sugestão: olha para a tua factura do Gás e vê quanto estás a pagar por metro cúbico; depois averigua qual é a margem da GALP no gás; e depois diz-me o que achas).

Merceeiro Escreveu:MAs ok, não devemos analisar lucros nem preços das empresas... Mas que las hay, las hay...

Claro que devemos. As empresas estão aqui para ser lucrativas

(alternativa: volta tudo para as mãos do Estado, como a CP e a Carris, que dá milhões de prejuízo e a malta aqui no Caldeirão faz uma vaquinha para ajudar a pagar - que tal?)

por Merceeiro » 22/10/2008 16:08

O ISP é fácil aumentar e é sempre a sacar. Mas têm descido as receitas deste imposto devido a redução do consumo. Sai o tiro pela culatra.

Nota de rodapé: UBS aponta para aumento de 43% nos lucros trimestrais da GALP. O que seriam se o petróleo estivesse mais barato...

MAs ok, não devemos analisar lucros nem preços das empresas... Mas que las hay, las hay...

por Elias » 22/10/2008 14:55

EALM Escreveu:Agora, a razão que me leva a voltar a postar neste tópico e realmente dar-lhe o mérito de focar o problema onde ele realmente está: os IMPOSTOS!!

Para mim já não tenho dúvidas, que mesmo que as Petrolíferas puxem para cima durante 24h ou 48h o preço em alguns cêntimos, o preço médio em Portugal é muito mais alto do que em Espanha devido aos impostos. Isto não é segredo para ninguém, mas parece que às vezes o povo anda iludido.

Abraço

Eu acho que o povo está iludido não é pelo facto de pagarmos mais impostos mas sim pela conversa de que "o ISP tem de ser alto por causa do défice".

por rmachado » 22/10/2008 14:53

ClyssaN Escreveu:
rmachado Escreveu:Outra facto lamentavel é que ontem fui "obrigado" a por gasoleo.. mas devido a este tópico.. ´"só" coloquei 15 litros. :) (noutra situação enchia o depósito)

Ve la não sejas daqueles que quando se espera um aumento do preço, gasta o combustível mais depressa para encher antes de dito aumento, hehe :wink:

Lol.. não é preciso, com a profusão de rotundas neste pais, basta ir para casa.. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por ClyssaN » 22/10/2008 12:23

rmachado Escreveu:Outra facto lamentavel é que ontem fui "obrigado" a por gasoleo.. mas devido a este tópico.. ´"só" coloquei 15 litros. :) (noutra situação enchia o depósito)

Ve la não sejas daqueles que quando se espera um aumento do preço, gasta o combustível mais depressa para encher antes de dito aumento, hehe :wink:

Registado: 19/4/2007 12:54

por rmachado » 22/10/2008 12:06

É sempre útil termos alguém que nunca está de acordo e que só "manda uns bitaites". Ajuda-nos a melhorar a nossa argumentação já de si tão substanciada por factos e valores.

Parece-me que o j é do tipo "Eu não me interessa quem tem razão, eu quero é discutir".

Outra facto lamentavel é que ontem fui "obrigado" a por gasoleo.. mas devido a este tópico.. ´"só" coloquei 15 litros. :) (noutra situação enchia o depósito)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 22/10/2008 11:06

Claro que sim Nuno, mas o jfr parece mais interessado am avacalhar a discussão e em chamar nomes à GALP do que em discutir os números seriamente.

Sempre que eu coloco esta questão ele desaparece. Curioso, não é?

por NunoFilipe » 22/10/2008 11:04

Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Mais uma vez os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal gozam com o povo ao descerem valores irrisórios, como 4 cêntimos ao preço do gasóleo :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

E ainda vem gozar mais na cara do povo ao dizer que o preço do gasóleo não deverá descer abaixo de 1 euro :twisted:

Não haja duvida,que estamos entregues à bicharada nesta amostra de país :twisted:

jfr em tua opinião qual devia ser o preço de venda?

Eu ainda estou à espera da resposta a esta questão colocada a semana passada
Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Devia ter descido já na semana passada (o mais tardar no fim de semana) e deveria estar pelo menos uns 8 cêntimos mais baixo do que está actualmente... :twisted:

Por favor explica melhor as tuas contas.

Registado: 18/6/2007 8:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, latbal, Luzemburg, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 130 visitantes