Crise Grega
Re: Crise Grega
atomez Escreveu:jccgold Escreveu:Nao aceitaram a proposta grega de transformar a divida em obrigacoes perpétuas pq nao quiseram.
Obrigações perpétuas com juro zero são ... donativos!
Não, chama-se dinheiro. Tenho aqui no bolso dois títulos de 10€. São perpétuos e não pagam juros.
A proposta da Grecia nao eram obrigacoes perpetuas a juro 0.
moppie85 esse raciocinio estaria todo correcto se nao falhasse numa coisa. Quando os países entraram na UE, Alemanha e outros países mais fortes prometeram uma serie de coisas que nao cumpriram. Nomeadamente
"
The Treaty of Maastricht identified five goals designed to unify Europe in more ways than just economically. The goals are:
1) To strengthen the democratic governing of participating nations.
2) To improve the efficiency of the nations.
3) To establish an economic and financial unification.
4) To develop the "Community social dimension."
5) To establish a security policy for involved nations.
...
In addition, the Treaty put a single European currency, the euro, in the works to establish fiscal unification in 1999.
"
http://geography.about.com/od/geography ... erview.htm
Onde está o cumprir do ponto 3?
Quem é culpado de ter permitido a falsificação das contas do Estado grego? O povo grego ou a UE?
Onde está a uniao fiscal para que nao haja deslocalizacao de holdings e casos como o LuxLeaks?
Onde está a solidariedade prometida quando 50% da populacao jovem da Grecia está desempregada e a unica preocupacao da UE é o défice?
moppie85 esse raciocinio estaria todo correcto se nao falhasse numa coisa. Quando os países entraram na UE, Alemanha e outros países mais fortes prometeram uma serie de coisas que nao cumpriram. Nomeadamente
"
The Treaty of Maastricht identified five goals designed to unify Europe in more ways than just economically. The goals are:
1) To strengthen the democratic governing of participating nations.
2) To improve the efficiency of the nations.
3) To establish an economic and financial unification.
4) To develop the "Community social dimension."
5) To establish a security policy for involved nations.
...
In addition, the Treaty put a single European currency, the euro, in the works to establish fiscal unification in 1999.
"
http://geography.about.com/od/geography ... erview.htm
Onde está o cumprir do ponto 3?
Quem é culpado de ter permitido a falsificação das contas do Estado grego? O povo grego ou a UE?
Onde está a uniao fiscal para que nao haja deslocalizacao de holdings e casos como o LuxLeaks?
Onde está a solidariedade prometida quando 50% da populacao jovem da Grecia está desempregada e a unica preocupacao da UE é o défice?
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Antes do mais há que destruir a Grécia. Eliminar todo e qualquer intenções independentistas ou nacionalistas nem que seja na filosofia!
Que querem que a voz diga: - nos frutos tenho rouxinóis .

Que querem que a voz diga: - nos frutos tenho rouxinóis .

Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
atomez Escreveu:jccgold Escreveu:Nao aceitaram a proposta grega de transformar a divida em obrigacoes perpétuas pq nao quiseram.
xiu!! não me traias que eu sou a Grécia e estou a meio de uma negociação! Estou à espera que o jccgold faça o que lhe peço. Se não fizer, já ficamos a saber que é como o frei Tomás hehe Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz e não o que ele faz... heheh
Aliás, até te quero propor um negocio melhor eu dou-te 200000€ em valor nominal de obrigações prepétuas a 0% e tu dás-me só 100000€ em numerário! Compras as obrigações com desconto de 50%!! Não queres? É que se quiseres, eu assino já.
- Registado: 15/4/2008 14:12
jccgold Escreveu:Nao aceitaram a proposta grega de transformar a divida em obrigacoes perpétuas pq nao quiseram.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
moppie85 Escreveu:jccgold Escreveu:moppie85 Escreveu:Mais, se é uma exploração tão grande, creio que já te terás oferecido para comprares obrigações gregas ao Estado Grego a uma ytm inferior a 4% a 10 anos... Sabes, meter o dinheiro onde se mete a boca... É que é muito fácil dizer que os outros estão a explorar, quando o dinheiro em risco não é nosso.
Ja comprei obrigacoes portuguesas em 2011 com yeld de 14% portanto sim meto o dinheiro onde tenho a boca. Esse dinheiro q foi emprestado nao tem risco nenhum para os proprios, pq os proprios fazem roll-over à divida se assim o quiserem. Nao aceitaram a proposta grega de transformar a divida em obrigacoes perpétuas pq nao quiseram.
ehehe era mesmo isso que eu queria ler.
então compraste divida a 14%? Espero que tenhas feito o resto a seguir - pegar nos 11% (pelo menos) da mais-valia e entregar ao Estado. Essa coisa de dizer "comprei pq ganhava 14% ao ano" é muito bonito mas não é equiparável ao que eu escrevi. Escrevi "emprestar" e a seguir devolver a diferença até ao nível que tu não achas extorção. Como achas que a "Alemanha" (que não é a Alemanha mas a UE) está a extorquir a Grécia com 4% anuais, fico à espera que tu does ao Estado Português os 11%/ano (vá podes descontar o imposto de mais-valias) ao Estado Português. O que tu fizeste não foi pôr o dinheiro onde tens a boca. O que tu fizeste foi avaliar o risco vs o ganho possivel.
Se queres pôr o dinheiro onde tens a boca, é comprares a divida Grega AGORA, atribuires o tal "juro justo" e devolveres a diferença à Grécia. Aí é estares a pôr o dinheiro onde pões a boca, uma vez que defendes que outros "os ch*los alemães" o façam.Esse dinheiro q foi emprestado nao tem risco nenhum para os proprios, pq os proprios fazem roll-over à divida se assim o quiserem.
hein? então e o dinheiro surgiu do ar, não?! Portanto tu se me emprestares 10€ qd eu tenho 1000000€ e eu torrar o dinheiro todo que eu tiver e endividar-me até ficar com -1000€, o risco de tu manteres o teu emprestimo de 10€ é o mesmo porque é só um roll-over... Portanto se eu chegar a essa altura e disser "olha, eu depois logo te pago" o risco para ti é o mesmo... Sim, faz toda a lógica! Eu nem sei pq qd mudam as condições das pessoas, os bancos re-avaliam se mantém os plafonds dos cartões de crédito, as taxas de juros a cobrar nos novos créditos nem nada disso... afinal... é só um roll-over...Nao aceitaram a proposta grega de transformar a divida em obrigacoes perpétuas pq nao quiseram
outro tesourinho... Epá, não sei pq é que o BPI onde tenho o meu crédito a habitação a 20 anos, não me permite que eu nunca lhe pague os 100 000€ que lhe devo e me dê uma taxa que depende do que eu poupo no fim do ano... sendo que se eu não poupar nada, não pago nada"![]()
![]()
Olha, não queres pôr o teu dinheiro nisto? Tu emprestas-me o teu dinheiro prepetuamente, e eu se poupar alguma coisa, vou-te dando uma percentagem do que tu me deste.... vá, digamos 1%.
![]()
Olha, e já agora, depois desse dinheiro, eu vou precisar mais. Pq vou contratar uma gaja pra me fazer umas massagens eróticas (na Grécia chamam-lhe "empregadas de limpeza" - foram 13000 re-contratadas), uma suite de hotel (na Grécia chamam-lhe subir o SMN), 1 bentley (na Grécia chamam-lhe remover os cortes feitos) ou algo semelhante e os 100 000€ não me vão chegar... mas não te preocupes que cada € que me deres, eu dou-te 1% qd tiver lucros suficientes para os pagar. OK? Diz sim! Diz sim! Diz sim! Não sejas "extorsionista" e aceita!!
Aliás, até te quero propor um negocio melhor eu dou-te 200000€ em valor nominal de obrigações prepétuas a 0% e tu dás-me só 100000€ em numerário! Compras as obrigações com desconto de 50%!! Não queres? É que se quiseres, eu assino já.
PS: eu comprei ot com yield elevadas... mas eu arrisquei já a fazer a balança Juro vs Risco, não foi por achar que o Estado Português tinha yields elevadas e era injusto. Foi por achar que o Estado Português ia apertar o cinto e pagar o que devia, fazendo o risco diminuir. Não sou hipocrita e por isso não vou escrever que "pus o dinheiro onde tenho a boca" porque comprei na altura, pq se o juro oferecido fosse 3% (pq 4% seria extorsão) nem 1 centimo teria investido em divida pública portuguesa.

jccgold Escreveu:moppie85 Escreveu:Mais, se é uma exploração tão grande, creio que já te terás oferecido para comprares obrigações gregas ao Estado Grego a uma ytm inferior a 4% a 10 anos... Sabes, meter o dinheiro onde se mete a boca... É que é muito fácil dizer que os outros estão a explorar, quando o dinheiro em risco não é nosso.
Ja comprei obrigacoes portuguesas em 2011 com yeld de 14% portanto sim meto o dinheiro onde tenho a boca. Esse dinheiro q foi emprestado nao tem risco nenhum para os proprios, pq os proprios fazem roll-over à divida se assim o quiserem. Nao aceitaram a proposta grega de transformar a divida em obrigacoes perpétuas pq nao quiseram.
ehehe era mesmo isso que eu queria ler.
então compraste divida a 14%? Espero que tenhas feito o resto a seguir - pegar nos 11% (pelo menos) da mais-valia e entregar ao Estado. Essa coisa de dizer "comprei pq ganhava 14% ao ano" é muito bonito mas não é equiparável ao que eu escrevi. Escrevi "emprestar" e a seguir devolver a diferença até ao nível que tu não achas extorção. Como achas que a "Alemanha" (que não é a Alemanha mas a UE) está a extorquir a Grécia com 4% anuais, fico à espera que tu does ao Estado Português os 11%/ano (vá podes descontar o imposto de mais-valias) ao Estado Português. O que tu fizeste não foi pôr o dinheiro onde tens a boca. O que tu fizeste foi avaliar o risco vs o ganho possivel.
Se queres pôr o dinheiro onde tens a boca, é comprares a divida Grega AGORA, atribuires o tal "juro justo" e devolveres a diferença à Grécia. Aí é estares a pôr o dinheiro onde pões a boca, uma vez que defendes que outros "os ch*los alemães" o façam quando tu és livre de o fazer e não o fazes.
Esse dinheiro q foi emprestado nao tem risco nenhum para os proprios, pq os proprios fazem roll-over à divida se assim o quiserem.
hein? então e o dinheiro surgiu do ar, não?! Portanto tu se me emprestares 10€ qd eu tenho 1000000€ e eu torrar o dinheiro todo que eu tiver e endividar-me até ficar com -1000€, o risco de tu manteres o teu emprestimo de 10€ é o mesmo porque é só um roll-over... Portanto se eu chegar a essa altura e disser "olha, eu depois logo te pago" o risco para ti é o mesmo... Sim, faz toda a lógica! Eu nem sei pq qd mudam as condições das pessoas, os bancos re-avaliam se mantém os plafonds dos cartões de crédito, as taxas de juros a cobrar nos novos créditos nem nada disso... afinal... é só um roll-over...
Nao aceitaram a proposta grega de transformar a divida em obrigacoes perpétuas pq nao quiseram
outro tesourinho... Epá, não sei pq é que o BPI onde tenho o meu crédito a habitação a 20 anos, não me permite que eu nunca lhe pague os 100 000€ que lhe devo e me dê uma taxa que depende do que eu poupo no fim do ano... sendo que se eu não poupar nada, não pago nada"

Aliás, até te quero propor um negocio melhor eu dou-te 200000€ em valor nominal de obrigações perpétuas a 0% e tu dás-me só 100000€ em numerário! Compras as obrigações com desconto de 50%!! Não queres? É que se quiseres, eu assino já.
PS: eu comprei ot com yield elevadas... mas eu arrisquei já a fazer a balança Juro vs Risco, não foi por achar que o Estado Português tinha yields elevadas e era injusto. Foi por achar que o Estado Português ia apertar o cinto e pagar o que devia, fazendo o risco diminuir. Não sou hipocrita e por isso não vou escrever que "pus o dinheiro onde tenho a boca" porque comprei na altura, pq se o juro oferecido fosse 3% (pq 4% seria extorsão) nem 1 centimo teria investido em divida pública portuguesa.
Editado pela última vez por moppie85 em 14/5/2015 1:53, num total de 2 vezes.
¿Qué cambió en Grecia si nada ha cambiado?
O Embaixador argentino assinou um interessante artigo de opinião no El Pais.
http://elpais.com/elpais/2015/05/07/opinion/1431015719_985365.html
http://elpais.com/elpais/2015/05/07/opinion/1431015719_985365.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
moppie85 Escreveu:Mais, se é uma exploração tão grande, creio que já te terás oferecido para comprares obrigações gregas ao Estado Grego a uma ytm inferior a 4% a 10 anos... Sabes, meter o dinheiro onde se mete a boca... É que é muito fácil dizer que os outros estão a explorar, quando o dinheiro em risco não é nosso.
World debt clock:
jccgold Escreveu:E pq n usar as palavras correctas? A Alemanha esta a fazer negocio com a crise grega e de bonus safaram os bancos alemaes. Paises a pagarem juros de 4 a 5% é o mesmo que dizer que nao falem já, vao falir depois.
As palavras corretas são custo de oportunidade.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
jccgold Escreveu:E pq n usar as palavras correctas? A Alemanha esta a fazer negocio com a crise grega e de bonus safaram os bancos alemaes. Paises a pagarem juros de 4 a 5% é o mesmo que dizer que nao falem já, vao falir depois.
não. as palavras correctas são mesmo aquelas. A Alemanha (não só mas principalmente, Portugal por exemplo contribuiu 1mM€) está a assumir o risco de emprestar à Grécia por taxas muito mais baixas do que o mercado acha justo (os tais 20% da altura - os 10% a 10 anos agora) - ou seja, para o risco corrido, mais valia a Alemanha aplicar o dinheiro em obrigações por exemplo da Nova Zelândia, cuja economia é bem mais pujante, a divida publica é menor e é uma economia estável e segura e receber os mesmos 4%.
Se achas que a Alemanha está a explorar a Grécia, o remédio é simples - a Grécia (que está a ser tão explorada) facilmente arranja o dinheiro em outro qualquer sitio a essa taxa. A Alemanha não é obrigada a emprestar o dinheiro, assim como a Grécia não é obrigada a aceitar o empréstimo. Assim como a CGD não é obrigada a emprestar-te dinheiro, nem tu és obrigado a pedir dinheiro à CGD.
Mais, se é uma exploração tão grande, creio que já te terás oferecido para comprares obrigações gregas ao Estado Grego a uma ytm inferior a 4% a 10 anos... Sabes, meter o dinheiro onde se mete a boca... É que é muito fácil dizer que os outros estão a explorar, quando o dinheiro em risco não é nosso.
A realidade no Telegraph:
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11601682/Crisis-hit-Greece-falls-back-into-recession.html
Um ministro em estado de negação:
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-05-13/greek-minister-sees-10-percent-chance-of-breakdown-with-europe
Entretanto, como o ricardmag nos chama a atenção, os mercados, esses, esperam que o 'sangue comece a banhar as ruas de Atenas'. Naquilo que me toca, tenho afastado para as biotecnológicas o capital que destino ao risco especulativo. Como diz o outro, 'há um tempo para os falcões e um tempo para as corujas...' Quanto à Grécia, este ainda é o tempo das corujas.
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11601682/Crisis-hit-Greece-falls-back-into-recession.html
Um ministro em estado de negação:
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-05-13/greek-minister-sees-10-percent-chance-of-breakdown-with-europe
Entretanto, como o ricardmag nos chama a atenção, os mercados, esses, esperam que o 'sangue comece a banhar as ruas de Atenas'. Naquilo que me toca, tenho afastado para as biotecnológicas o capital que destino ao risco especulativo. Como diz o outro, 'há um tempo para os falcões e um tempo para as corujas...' Quanto à Grécia, este ainda é o tempo das corujas.
ricardmag Escreveu:DeGiro Escreveu:Mensagem importante sobre títulos Gregos
Caro Investidor,
No que diz respeito a trading e detenção de títulos Gregos, os clientes necessitam de estar cientes de que todos os riscos envolvidos são em nome do cliente. O resultado da situação politica e económica na Grécia é imprevista. Como tal a Degiro não vai continuar a oferecer margem para títulos Gregos. A possibilidade de empréstimo de títulos Gregos vai ser também descontinuada. A este respeito todas as ações Gregas vão ser categorizadas como categoria D.
A Degiro entende que estas medidas limitem o serviço no que diz respeito a títulos Gregos. Estas medidas são consideradas necessárias para minimizar o risco e a exposição da Degiro, empresas associadas e clientes para a corrente situação económica e politica na Grécia. A Degiro esta continuamente a acompanhar esta situação e vai informar os clientes quando necessário.
Os serviços de custodia, ou seja, detenção de ativos não-gregos, não vai ser negativamente afetada por esta situação na Grécia.
E pq n usar as palavras correctas? A Alemanha esta a fazer negocio com a crise grega e de bonus safaram os bancos alemaes. Paises a pagarem juros de 4 a 5% é o mesmo que dizer que nao falem já, vao falir depois.
World debt clock:
jccgold Escreveu:Taxa juro bonificada queres dizer a Alemanha recebe dinheiro a 0% e empresta a 4% ou coisa que o valha. Isso é uma solidariedade "bonificada" que vou ali e já volto
Estão a pagar menos que Portugal
"Apesar de estar destacada na frente como o país com maior dívida pública, o custo para servir essa dívida (também em peso do PIB) não é proporcional. Segundo o Think Tank Bruegel, com uma dívida de 175% do PIB este ano, os encargos com essa dívida (juros principalmente) atingiriam os 4,3% do PIB grego, bastante abaixo dos 5% a pagar por Portugal para gerir uns eventuais 128% de dívida pública, e dos 4,7% da Itália também para uma dívida equivalente a 128% do seu PIB."
E emprestaram a 4% (é menos mas deixemos o teu número aí) quando ninguém lhes emprestava a menos de 20%. Sim é uma taxa bonificada em 16%. Gostava eu que me "bonificassem" os empréstimos que eu tenho reduzindo a minha taxa dos 4% para os -12% (ou seja, pagarem-me para eu ter um empréstimo). Também aceitava a alternativa - em vez de me pagarem juros a 2%, paguem-me a 18%... e ainda fiquem com a fama de me estarem a roubar

Taxa juro bonificada queres dizer a Alemanha recebe dinheiro a 0% e empresta a 4% ou coisa que o valha. Isso é uma solidariedade "bonificada" que vou ali e já volto
World debt clock:
jccgold Escreveu:... Apoio no sentido de apoio financeiro, solidariedade, perda de dinheiro de algum Estado para apoiar o mais fraco
O apoio foi o empréstimo de milhares de milhões de euros a uma taxa de juro bonificada, i.e., muito abaixo do que o mercado oferecia na altura.
Princípio básico da economia -- não há almoços à borla
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Ja agora quanto dinheiro sacaram os Gregos do País desde o 1º resgate? e quanto foi injectado na banca para garantir a liquidez do sistema?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Crise Grega ? Onde ?
Os mercados em maximos não conseguem vislumbrar crise nenhuma . A liquidez tudo perdoa e tudo faz esquecer .
Eventualmente pode vir a existir algumas dificuldades para os gregos locais , mas para os mercados financeiros não passa de uma brisa.
Acreditam que os politicos tudo farão e irão ceder para que tudo se resolva .
O futuro dirá se é apenas uma brisa ....
Os mercados em maximos não conseguem vislumbrar crise nenhuma . A liquidez tudo perdoa e tudo faz esquecer .
Eventualmente pode vir a existir algumas dificuldades para os gregos locais , mas para os mercados financeiros não passa de uma brisa.
Acreditam que os politicos tudo farão e irão ceder para que tudo se resolva .
O futuro dirá se é apenas uma brisa ....
- Registado: 29/11/2007 3:19
DeGiro Escreveu:Mensagem importante sobre títulos Gregos
Caro Investidor,
No que diz respeito a trading e detenção de títulos Gregos, os clientes necessitam de estar cientes de que todos os riscos envolvidos são em nome do cliente. O resultado da situação politica e económica na Grécia é imprevista. Como tal a Degiro não vai continuar a oferecer margem para títulos Gregos. A possibilidade de empréstimo de títulos Gregos vai ser também descontinuada. A este respeito todas as ações Gregas vão ser categorizadas como categoria D.
A Degiro entende que estas medidas limitem o serviço no que diz respeito a títulos Gregos. Estas medidas são consideradas necessárias para minimizar o risco e a exposição da Degiro, empresas associadas e clientes para a corrente situação económica e politica na Grécia. A Degiro esta continuamente a acompanhar esta situação e vai informar os clientes quando necessário.
Os serviços de custodia, ou seja, detenção de ativos não-gregos, não vai ser negativamente afetada por esta situação na Grécia.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Conclusão dos dados do primeiro trimestre das economias da zona Euro: A Grécia volta a entrar em recessão.

Isso foi um apoio que nao custou dinheiro nenhum a ninguem, e que ainda por cima Passos Coelho esteve liminarmente contra ele em 2011. Apoio no sentido de apoio financeiro, solidariedade, perda de dinheiro de algum Estado para apoiar o mais fraco 0. Mesmo no actual cenário a divida de Portugal é insustentável, só seria sustentavel com um superavit de 2% PIB minimo, o que o BCE está a fazer é aguentar a bolha vamos ver até quando.
World debt clock:
jccgold Escreveu:RPedroG Escreveu:Enquanto Portugal cumprir o acordo com a EU, terá sempre o seu apoio e nao saira do euro.
So por curiosidade qual foi exactamente o apoio que o Eurogrupo deu a Portugal estes 4 anos?
acho q é do conhecimento geral q tanto o BCE tem andado a comprar divida dos paises do euro (juros tao baixos nao sao por merito dos politicos portugueses), como que Portugal recebeu emprestimos de varios milhares de milhoes de euros.
mas isso toda a gente sabe, incluindo tu.
- Registado: 31/7/2014 8:10
O El Mundo fez um conjunto de 5 artigos sobre os 'Alemães na Grécia'.
A ótica que deu forma a este conjunto de entrevistas/testemunhos é muito discutível: apoia-se na ideia que são os alemães com a sua inflexibilidade, com os seu poder e com a sua força quem mais prejudica a Grécia.
Na verdade, não é a Alemanha quem se opõe mais ao resgate grego.
De igual modo, não foram os alemães que começaram a Primeira Grande Guerra e quem os atirou para a WWII foi um cabo austríaco frustrado. Não foram os alemães os primeiros europeus a maltratar judeus. Não foram os bancos alemães os mais cínicos quando atiraram as divídas gregas que detinham para os bolsos dos contribuintes europeus...
Os alemães não são uns anjos, mas não são os únicos a ter defeitos neste mundo.
A Crise Grega é verdadeiramente da responsabilidade de muita gente. A começar pelos próprios gregos.
Esclarecido este ponto, vou colocar aqui estes links uma vez que considero interessante a forma como cinco estrangeiros integrados na sociedade e na economia grega (neste caso, alemães) vêem a Grécia e os gregos.
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/5540fa53268e3ea7688b458b.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/55411887268e3ec2018b457d.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/554126f6268e3e1b038b457a.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/554129dc268e3ec3018b4578.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/55412c09268e3e8f018b4586.html
A ótica que deu forma a este conjunto de entrevistas/testemunhos é muito discutível: apoia-se na ideia que são os alemães com a sua inflexibilidade, com os seu poder e com a sua força quem mais prejudica a Grécia.
Na verdade, não é a Alemanha quem se opõe mais ao resgate grego.
De igual modo, não foram os alemães que começaram a Primeira Grande Guerra e quem os atirou para a WWII foi um cabo austríaco frustrado. Não foram os alemães os primeiros europeus a maltratar judeus. Não foram os bancos alemães os mais cínicos quando atiraram as divídas gregas que detinham para os bolsos dos contribuintes europeus...
Os alemães não são uns anjos, mas não são os únicos a ter defeitos neste mundo.
A Crise Grega é verdadeiramente da responsabilidade de muita gente. A começar pelos próprios gregos.
Esclarecido este ponto, vou colocar aqui estes links uma vez que considero interessante a forma como cinco estrangeiros integrados na sociedade e na economia grega (neste caso, alemães) vêem a Grécia e os gregos.
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/5540fa53268e3ea7688b458b.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/55411887268e3ec2018b457d.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/554126f6268e3e1b038b457a.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/554129dc268e3ec3018b4578.html
http://www.elmundo.es/internacional/2015/05/12/55412c09268e3e8f018b4586.html
richardj Escreveu:oh oh e como é que as elites chinesas, brasileiras e indianas vão explicar ao seu povo mais pobre que a grecia que vão emprestar e provavelmente perdoar não sei quanto bilions. Nesses países não é como em portugal...
As rotativas já devem andar a trabalhar
Belo caminho excelente conclusão.

Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
RPedroG Escreveu:Enquanto Portugal cumprir o acordo com a EU, terá sempre o seu apoio e nao saira do euro.
So por curiosidade qual foi exactamente o apoio que o Eurogrupo deu a Portugal estes 4 anos?
World debt clock:
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, darkreflection, fatura.pt, fosgass2020, HFCA, junas, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 259 visitantes