Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ZON Multimédia - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dansousa » 22/5/2009 1:13

Cá vai mais um bocadinho de "combustível" para a fogueira:

“Paulo Azevedo podia lançar uma OPA sobre a Zon”

Elisabete Felismino

22/05/09 00:05

A Sonae deu o primeiro passo para uma fusão com a Zon, mas Joe Berardo, com 5,63% do capital, quer uma OPA.

Que entendimento faz de uma eventual fusão entre a Sonaecom e a Zon?
No ano passado tive uma reunião com Paulo Azevedo, no restaurante Mercado do Peixe, e o assunto da fusão foi abordado. Nessa altura tive ocasião de lhe dizer que acho que quanto maior as empresas são, melhor. E mantenho o que disse, até porque defendo que as fusões são essenciais para o futuro, desde que haja bom senso e que os interesses dos accionistas mais pequenos sejam respeitados. No caso da Zon, ninguém detém o controlo da empresa, há digamos que um entendimento entre os accionistas, por isso a existir uma operação desse género é preciso perceber como fica o controlo da empresa, até porque todos sabemos que para existir controlo não é preciso deter 50% do capital.

Fonte Diario Economico

Cmpts

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Dansousa » 21/5/2009 23:19

Acho que no meio disto tudo ainda faltava cá qualquer coisa:

Mr Pontes
Mr Pontes: Sonaecom: a estrela que detectei a 31-12-2008, para ser a nº 1 em 2009 em valorizações deu mais um salto hoje, e consolida a liderança!!
Fusão entre Zon e Sonaecom? Conversações apenas? É possivel que Faria de Oliveira, como Presidente da CGD, logo principal accionista da Zon, também converse, num dos seus intervalos de bridge (para quem não ouviu, ele confidenciou recentemente num canal de TV, que no final da tarde, normalmente reservava uns 20 minutos a meia hora para jogar bridge no...computador!!!). Penso que será tempo muito mais útil, a conversar com a Administração Sonae, sobre o futuro da Sonaecom. Mas o que não tenho dúvida, é que na óptica accionista é muitissimo mais proveitoso para a Sonaecom a fusão, porque desvalorizada como continua, terá de subir substancialmente o seu valor para se encontrar uma relação de troca justa, a acontecer. Mas há um dado MUITO IMPORTANTE, que Paulo Azevedo disse, e que para mim foi novidade: ele afirmou que "a Sonae mantém a posição de não deter o controlo da nova empresa resultante da fusão entre a Zon e a Sonaecom". Ora isto é decisivo, pois Faria de Oliveira (Estado) não prescindiria do controlo, como parece não prescindir do bridge. E mais, quando Paulo Azevedo diz agora acreditar que a fusão acabará por se concretizar, é porque já não está a trabalhar no campo das hipóteses...(declarações de Paulo Azevedo em: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=369128).

Embora esteja já tudo desmentido, é mais uma opinião...

BN

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

Re: Sonae diz que não há negociações para fusão entre Sonaec

por Resina » 21/5/2009 22:07

VALHALLA Escreveu:Sonae diz que não há negociações para fusão entre Sonaecom e Zon

Tal como disse à umas horas atrás, a Imprensa é que alimenta e especula isso...
A imprensa como sempre alimentará este tipo de noticias, as noticias que eles querem alimentar!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Sonae diz que não há negociações para fusão entre Sonaecom e

por VALHALLA » 21/5/2009 22:00

Sonae diz que não há negociações para fusão entre Sonaecom e Zon

Jornal de negócios Escreveu:Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt

Depois de Paulo Azevedo ter afirmado em entrevista à Reuters que está a crescer o entendimento quanto a uma fusão entre a Sonaecom e a Zon, a Sonae SGPS emitiu um comunicado onde adianta que não está em curso “qualquer negociação” sobre esta matéria.

O comunicado da Sonae SGPS foi solicitado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, na sequência da entrevista que o CEO da empresa deu à Reuters, e que influenciou as acções das empresas envolvidas.

Disse Paulo Azevedo que a Sonae vê um entendimento crescente por parte dos accionistas da Zon Multimedia quanto aos benefícios de uma fusão com a Sonaecom, acreditando que a operação vai acabar por se concretizar.

A Sonae, por sua vez, adianta em comunicado que “é do conhecimento público, desde há vários meses, a existência de contactos esporádicos entres as duas empresas e os seus accionistas, sem que todavia esteja em curso qualquer negociação”.

A empresa acrescenta que “no âmbito da gestão de portfólio da Sonae, é permanentemente avaliado o interesse e oportunidade da realização de negócios que desenvolvam e fortaleçam a sua estratégia”.

A entrevista que Paulo Azevedo concedeu à Reuters teve um forte impacto nas cotações das empresas. A Sonaecom fechou a subir 3,27% para 1,96 euros, depois de ter estado em queda de 2,48%. Já a Zon apreciou 0,88% para os 4,131 euros, depois de ter perdido 1,25%. A Sonae SGPS, que chegou a perder mais de 6% depois de ter registado prejuízos de 36 milhões de euros no primeiro trimestre, fechou a cair 2,61% para 0,71 euros.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...

Registado: 19/2/2006 23:45

Re: E se o enevitável acontecer.....

por Resina » 21/5/2009 20:33

rasteiro Escreveu:na tua óptica qual o preço justo da SONAE COM?
Visto que no meu entender andará nos 2.20 a 2.50. :?: :?: :?:
Estarei errado ou não?

Abraço

Resina Escreveu:
crdias Escreveu:A fusão é inevitável para a sobrevivência de ambas...

Eu penso que a fusão é inevitavel para a sobrevivência da Sonae.com... Ela nem tem clientes, nem os consegue cativar...
Se assim o é,a Zon aposta num marketing muito agressivo que me deixa na ilusão do que ela realmente é...
Mas ok, não vale a pena falar mais. Acredito que isto só traz beneficio à Sonae Com... Não vou dizer mais nada...
Abraço

Não lanço assim preços para o ar...
Para o fazer tenho de analisar o Activo e o Passivo da empresa, etc... Não tenho dados para o fazer, isso fazem os analistas... lol
Mas falar nisso e falar no preço de mercado são coisas bem distantes, normalmente só conheço dois tipos de mercados: o mercado que avalia os titulos acima, e o mercado de desvaloriza os titulos...
Abraço
Ps: Já foi desmentido tudo, por isso amanha espera-se que a SonaeCom venha para o sitio onde estava hoje

por blank » 21/5/2009 19:15

Boas.
Assunto; fusão sonaecom/Zon
Não sei se é especulação ou não mas que era uma forma de dar rentabilidade e fururo a estas empresas parece-me óbvio pela seguintes razões:

A PT é um gigante perante estas empresas, o seu volume de negócios é 4x superior à soma das outras cotadas.A Pt apresenta normalmente res. liquidos superiores ao volume de negócios de qualquer das outras. A pt está internacionalizada (Brasil, Africa, Asia) e cerca de 45% do vol. negógios advém do Brasil (economia emergente).O capex normal da PT é normalmente 8x superior ao da concorrência.
É uma guerra desigual, e a longo prazo atendendo á politica extremamente agressiva que a Pt iniciou com o Meo e agora com a fibra a concorrência vai ter muitas dificuldades em não naufragar.
Claro que a Pt tem alguns problemas (divida, Cap. próprios)mas a verdade é que não teve dificuldade de se financiar no mercado internacional.
A Zon tem o seu mercado centrado em Portugal e comecou agora um processo de internacionalização (Angola).
O seu negócio assenta essencialmente na TV por subscrição(+ de 80% do vol. negócios),onde conta agora com uma concorrência muito agressiva dos outros operadores. Embora seja uma empresa com fundamentais interessantes o problema assenta na capacidade de crescimento que terá de passar pelo mercado externo.(digo eu!)
A Sonaecom iniciou também muito recentemente a intenção de expandir os seus negócios para fora do País (que já existe mas é quase irrelevante)e baseia o seu negócio no móvel nacional (60% vol. negócios).
Portanto teriamos além do ganho de escala evidente
um operador de Tv + um operador de móvel com alguma escala em Portugal.
É preciso não esquecer que a oferta de triple play vai ter uma tremenda expansão e aglutinar Tv, móvel e fixo num mesmo operador.

Registado: 14/5/2009 22:45

Re: E se o enevitável acontecer.....

por Elias » 21/5/2009 17:30

rasteiro Escreveu:na tua óptica qual o preço justo da SONAE COM?
Estarei errado ou não?

O mercado é que sabe qual é o preço justo, o resto é conversa fiada :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por MCMAD1977 » 21/5/2009 17:22

Elias Escreveu:mas então deixaria de haver separação entre cabo e cobre... ou isso era só para a PT?

A PT tem o cobre e vai instalar agora o cabo( fibra óptima :mrgreen: )

Fora a TMN, internacionalização, etc. etc.

Para concorrer com a PT só Sonae\Zon\Vodafone

Registado: 25/2/2008 17:23

E se o enevitável acontecer.....

por rasteiro » 21/5/2009 17:22

na tua óptica qual o preço justo da SONAE COM?
Estarei errado ou não?

Abraço

Resina Escreveu:

Eu penso que a fusão é inevitavel para a sobrevivência da Sonae.com... Ela nem tem clientes, nem os consegue cativar...
Se assim o é,a Zon aposta num marketing muito agressivo que me deixa na ilusão do que ela realmente é...
Mas ok, não vale a pena falar mais. Acredito que isto só traz beneficio à Sonae Com... Não vou dizer mais nada...
Abraço

Registado: 29/11/2007 12:24

por karpediem » 21/5/2009 17:21

crdias Escreveu:
Resina Escreveu:
crdias Escreveu:Mas então quem autorizava um monopólio( PT\ Sonae com a ZON incluida!!!) não aceitaria um duopólio?

:twisted:

Lá por ter acontecido no passado, não quer dizer que agora aconteça!!!
Mas a questão essencial não é se a AC autoriza ou não, é se a Zon realmente quer...
Na minha opinião não o vejo, mas agora tambem temos de ter em questão o seguinte!
Falas como cliente ou falas como accionista apenas com a valorização e com o aumento da tua participação accionista!???
È que se o teu interesse for como cliente e quiseres que haja concorrencia em teu beneficio, preferes varias do que esse tipo de mercado, agora se fores um accionista e apenas quiseres lucro, então entendo o teu objectivo, uma fusão para uma enorme valorização dos teus investimentos...
Mais acho que não vale a pena dizer...

Resina,

Eu só respondi á tua dúvida se a AC aceitaria.

Se eu acredito na Fusão? Depende da vontade da ZON sim ( não esquecer participação de 15% da CGD).

Mas tenho poucas dúvidas que as 3 separadas ( SON, ZON e PT) em pouco tempo com a PT no negócio de TV acabam numa só empresa!! PT

A fusão é inevitável para a sobrevivência de ambas...

Já viste nos ultimos dados quantos lares aderiram ao Meo em detrimento da Zon ? A zon neste momento tem uma oferta muito forte em termos de serviços (TV, Internet, Telefone fixo sem assinatura e Telemovel). Não sei se a PT é assim tão forte para dar cabo das duas... Por outro lados olha o investimento que a PT tem que fazer no TDT e só vai receber de 3 estações RTP, TVI e SIC.

Registado: 28/4/2009 12:49

por Resina » 21/5/2009 17:19

Abraço

por Elias » 21/5/2009 17:17

mas então deixaria de haver separação entre cabo e cobre... ou isso era só para a PT?

Registado: 5/11/2002 12:21

por karpediem » 21/5/2009 17:17

Resina Escreveu:
Geoide Escreveu:A Sonae vê um entendimento crescente por parte dos accionistas da Zon Multimedia quanto aos benefícios de uma fusão com a Sonaecom, acreditando que a operação vai acabar por se concretizar, disse Paulo Azevedo em entrevista à Reuters.

A Sonae tem um crescente numero de acções que vai adquirindo com o tempo, acho que é mais isto...
Se realmente se concretizar dou os parabens, mas acho que é mais do mesmo...
A Zon continua a querer ficar independente, a Zon só tem a perder com a fusão, quem tem a ganhar (e muito) é a Sonae.com...
A zon tem tecnologia, clientes, nome...
A Sonae tem o quê?????

Concordo plenamente contigo, a haver fusão é mais uma aquisição quase da Zon uma vez que tem um negócio bem mais fortalecido que a Sonae. Em tempos "ouvi" que pouco era vantajoso para a Zon a fusão entre as duas uma vez que não iria trazer grandes sinergias. Mas com a tentativa da Zon entrar no mobile (que não sei se está a conseguir) e a insistencia do Clix no fornecimento de TV aqui uma junção entre as pode ser benefico... A ver vamos

Registado: 28/4/2009 12:49

por MCMAD1977 » 21/5/2009 17:16

Resina Escreveu:
crdias Escreveu:Mas então quem autorizava um monopólio( PT\ Sonae com a ZON incluida!!!) não aceitaria um duopólio?

Mas a questão essencial não é se a AC autoriza ou não, é se a Zon realmente quer...
Na minha opinião não o vejo, mas agora tambem temos de ter em questão o seguinte!
Falas como cliente ou falas como accionista apenas com a valorização e com o aumento da tua participação accionista!???
È que se o teu interesse for como cliente e quiseres que haja concorrencia em teu beneficio, preferes varias do que esse tipo de mercado, agora se fores um accionista e apenas quiseres lucro, então entendo o teu objectivo, uma fusão para uma enorme valorização dos teus investimentos...

Resina,

Eu só respondi á tua dúvida se a AC aceitaria.

Se eu acredito na Fusão? Depende da vontade da ZON sim ( não esquecer participação de 15% da CGD).

Mas tenho poucas dúvidas que as 3 separadas ( SON, ZON e PT) em pouco tempo com a PT no negócio de TV acabam numa só empresa!! PT

A fusão é inevitável para a sobrevivência de ambas...

por Resina » 21/5/2009 17:11

por cannot » 21/5/2009 17:06

Resina Escreveu:
crdias Escreveu:Com a fibra colocada pela PT em um milhão de casas torna-se óbvia a fusão Sonae\Zon..

A a Autoridade da Concorrência deixaria isso avançar..?
Com uma concentração no mercado tão forte como a nossa, seria criar o Duopolio Pt - Zon/Sonae.com.
Abraço

Eu concordo totalmente com o "fnabais.ferro". Acho que a Zon vive à sombra do passado num mercado onde a concorrência, mesmo com bons (e aparentemente melhores - na minha opinião) serviços, tem uma enorme dificulade em vingar. Na minha opinião isto poderá ser uma GRANDE mais valia para as duas empresas.

Eu considero que o que uma tem falta na outra. A zon tem clientes, é certo, mas a Sonae tem qualidade e inovação... julgo que com os 3 players em separado que fica a ganhar é obviamente a PT.

Repara que a Zon tem infraestrutura, o que é bem diferente de tecnologia.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por MCMAD1977 » 21/5/2009 17:00

Resina Escreveu:
crdias Escreveu:
Resina Escreveu:
crdias Escreveu:Com a fibra colocada pela PT em um milhão de casas torna-se óbvia a fusão Sonae\Zon..

Com uma concentração no mercado tão forte como a nossa, seria criar o Duopolio Pt - Zon/Sonae.com.
Abraço

Já reparaste nos que disseste? A AC autorizou a OPA da sonae á PT ! :mrgreen:

?????
Eu disse, a Autoridade da Concorrencia deixará avançar uma fusão entre a Zon e a Sonae Com para concentrar ainda mais o mercado???
Ficariamos com a Pt e com a Zon/Sonae.com, um grande duopolio...
Eu não falei em Sonae com Pt....
Uma coisa que aconteceu no passado Sonae/Pt quer quer dizer que agora possa acontecer... Opiniões mudam, tempos mudam...

Mas então quem autorizava um monopólio( PT\ Sonae com a ZON incluida!!!) não aceitaria um duopólio?

por tiopatinhas » 21/5/2009 16:57

Tudo especulativoo :lol:

Registado: 17/3/2005 14:58

por fnabais.ferro » 21/5/2009 16:57

Resina Escreveu:A Sonae.com por muito que dê prejuizo tem uma coisa que as outras não têm.... A Sonae Ggps (Holding), ou seja por muito buraco que dê e prejuizo terá sempre fundos canalizados de outros sectores... Por muito que dê prejuizo, se tiver clientes minimos e fundos que venham de outro lado, poderá sempre manter actividade. Por isso para a Sonae Com a unica forma de sobreviver e começar a tirar lucro ou partido de algo, será numa fusão com a Zon... Já que com a Vodafone (no movel), a Pt (Meo, e telefones) nunca deu...
Nunca se sabe o mercado, mas parece-me que a Zon dificilmente aceitaria, a Zon quer crescer por independencia e quer demonstrar que são alguem depois de ter sido destacada da Pt...
Abraço

Em termos fundamentais, nada tenho a argumentar pois não tenho skills para tal.

Já em termos tecnológicos e de QoS a minha questão é que acho que a SCom tem mais "calibre" que a ZON. Foi só este ponto que quis focar ;)

Acredito que a ZON se queira demarcar depois da separação da PT, mas o que vejo no serviço que já tinha antes e mantenho após a separação da PT, não me indica essa vontade de mudança. Continuo a achar o serviço de qualidade razoável, com um mau suporte. Se há coisa que posso destacar pela positiva é o marketing agressivo, que no caso de cliente considero ser chato de suportar.

Abraço e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Resina » 21/5/2009 16:57

crdias Escreveu:
Resina Escreveu:

Abraço

?????
Eu disse, a Autoridade da Concorrencia deixará avançar uma fusão entre a Zon e a Sonae Com para concentrar ainda mais o mercado???
Ficariamos com a Pt e com a Zon/Sonae.com, um grande duopolio...
Eu não falei em Sonae com Pt....
Uma coisa que aconteceu no passado Sonae/Pt quer quer dizer que agora possa não acontecer... Opiniões mudam, tempos mudam...
Editado pela última vez por Visitante em 21/5/2009 16:58, num total de 1 vez.

por MCMAD1977 » 21/5/2009 16:54

Resina Escreveu:

Abraço

por Resina » 21/5/2009 16:52

Abraço

por Resina » 21/5/2009 16:50

fnabais.ferro Escreveu:A SonaeCom tem uma estrutura jovem, uma rede criada de raiz num ambiente de concorrência pouco clara (no meu ver), tal como todos os outros operadores que surgiram desde 1998. Basta ver que muitos operadores não vingaram e tiveram que fechar portas. A SonaeCom, creio eu, tem uma estrutura inovadora e ambiciosa, e competente. Já lá trabalhei por pouco tempo e posso confirmar.

A Sonae.com por muito que dê prejuizo tem uma coisa que as outras não têm.... A Sonae Ggps (Holding), ou seja por muito buraco que dê e prejuizo terá sempre fundos canalizados de outros sectores... Por muito que dê prejuizo, se tiver clientes minimos e fundos que venham de outro lado, poderá sempre manter actividade. Por isso para a Sonae Com a unica forma de sobreviver e começar a tirar lucro ou partido de algo, será numa fusão com a Zon... Já que com a Vodafone (no movel), a Pt (Meo, e telefones) nunca deu...
Nunca se sabe o mercado, mas parece-me que a Zon dificilmente aceitaria, a Zon quer crescer por independencia e quer demonstrar que são alguem depois de ter sido destacada da Pt...
Abraço

por MCMAD1977 » 21/5/2009 16:45

Com a fibra colocada pela PT em um milhão de casas torna-se óbvia a fusão Sonae\Zon..

por fnabais.ferro » 21/5/2009 16:37

Resina Escreveu:... A zon tem tecnologia, clientes, nome... A Sonae tem o quê?????...

A ZON tem o "tacho" que herdou da PT, que por sua vez tem a herança "brilhante" dum mercado sem concorrência onde podia fazer o que queria e nós os clientes não tínhamos outra solução senão aceitar. A partir daqui é pura especulação da minha parte, pois nunca trabalhei no grupo PT: "A Zon tem uma estrutura mais antiga devido a uma herança de muitos "PT Mens", consequentemente com mais clientes e mais nome, pois só teve de herdar uma rede e geri-la. Acredito que tenha planos de melhoria, mas a meu ver, com as infraestruturas que herdaram, poderiam há muito mais tempo ter planeado a rede para uma maior competitividade na oferta de serviços."

Eu como cliente da ZON, sou o primeiro a criticar a qualidade de serviço deles, quer nos dados, quer na TV. Não tenho no entanto critério para comparar, pois nunca testei outras, mas pelo que tenho lido, há melhores ofertas no mercado.

A SonaeCom tem uma estrutura jovem, uma rede criada de raiz num ambiente de concorrência pouco clara (no meu ver), tal como todos os outros operadores que surgiram desde 1998. Basta ver que muitos operadores não vingaram e tiveram que fechar portas. A SonaeCom, creio eu, tem uma estrutura inovadora e ambiciosa, e competente. Já lá trabalhei por pouco tempo e posso confirmar.

Concluindo, creio que a fusão poderia ser boa para ambas as partes. :wink:

PS: Tanta conversa para uma conclusão com tão pouco sumo!!!! :lol: :lol: :lol:

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, MPAM, OCTAMA, Pmart 1 e 375 visitantes