Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por ricardmag » 18/5/2015 12:20

Jim também dizia, "Quando a musica acaba, apagam-se as luzes."
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Primvs » 18/5/2015 11:18

Como dizia o Jim Morrisson: "This is the end...my only friend...the end!"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... cabar.html
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por RaposoTavares » 17/5/2015 23:03

O Telegraph citando o Kathimerini diz-nos o que já sabíamos: a Grécia está sem dinheiro, não ultrapassa as red lines que traçou e não cede às pretensões dos credores:
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11611168/Greece-has-no-money-to-pay-the-IMF-Alexis-Tsipras-warned-creditors.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por RaposoTavares » 17/5/2015 22:32

por MarcoAntonio » 16/5/2015 14:11

Vão-me desculpar mas o debate não pode continuar neste tom!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Opcard33 » 16/5/2015 12:11

Finalmente uma possível saida para crise grega basta os gregos aceitarem ,a Europa paga ,com esta solução não só a Grécia da um salto para o futuro , um dia todos países irão fazer o mesmo , como acabam com a fuga aos impostos .

A Grécia pode vir a ser o primeiro país do mundo sem moeda !

Registado: 9/9/2013 15:13

por moppie85 » 16/5/2015 3:18

Raposo Tavares Escreveu:

Já tinha postado essa notícia aí atrás. Se somarmos esta notícia, a mensagem da De Giro recebida por um amigo, o facto de a Grécia estar com dinheiro para quinze dias... fica-nos a sensação que aquele suporte nos duzentos e poucos pontos pode estar ali para se volatilizar. Não é tão cedo que estão reunidas as condições para se investir na Grécia. Pessoalmente já não penso nisso a curto prazo.

o varo disse "a couple of weeks", mas esse "couple of weeks" não é obrigatoriamente 15 dias... couple of weeks pode ser algumas semanas...

Registado: 15/4/2008 14:12

por Ativo » 16/5/2015 1:17

Chegados aqui, com a Grécia à beira de ficar sem liquidez e Tsipras, mesmo assim, a reafirmar as suas linhas vermelhas, ou seja, a recusar medidas liberalizadoras do mercado laboral e cortes nos salários e pensões, estou convicto (já o afirmei, aqui, em 05/05/2015), de que a Grécia vai, mesmo, entrar em "default".

Tsipras, está num dilema: ou um "default" (incumprimento) financeiro ou um "default" eleitoral (por incumprimento de promessas eleitorais) que teria como consequência a sua queda política. O seu instinto de sobrevivência politica levará-o, certamente, a optar pelo "default" financeiro. É só uma questão de tempo (já deixou de ser uma questão de maior ou menor habilidade negocial) e depois se verá ...

Registado: 24/1/2014 17:24

por RaposoTavares » 16/5/2015 0:23

Imagem

Enquanto o Tsirpas mantem as suas linhas vermelhas, o Paul continua a queixar-se que não o deixam mexer na papelada dos gabinetes gregos. Começo a inclinar-me para a ideia do Grimbo. A Grécia não sai da zona Euro, mas fica longe dos Euros. Essa situação, de alguma forma, já está a acontecer sem que se vejam grandes convulsões na economia. Há volatilidade, há sustos... mas até ao momento não se tem passado muito daí. Pelo menos até ver...
http://www.tovima.gr/en/article/?aid=704289
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite1_1_15/05/2015_550091

por RaposoTavares » 15/5/2015 14:45

Já tinha postado essa notícia aí atrás. Se somarmos esta notícia, a mensagem da De Giro recebida por um amigo, o facto de a Grécia estar com dinheiro para quinze dias... fica-nos a sensação que aquele suporte nos duzentos e poucos pontos pode estar ali para se volatilizar. Não é tão cedo que estão reunidas as condições para se investir na Grécia. Pessoalmente já não penso nisso a curto prazo.

por soso » 15/5/2015 12:24

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por FDPC » 15/5/2015 7:10

Relax, nada que o stop não resolva, afinal somos apenas dependentes do que eles e apenas eles decidem sobre nossas vidas.

Eu tenho um sapo de estimação e o nome dele é Varoufakis.

sapo.jpg
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

Varoufakis solidário com Draghi.

por RaposoTavares » 14/5/2015 22:41

A acreditar no Kathimerini, é verdade. É o que se depreende das palavras do Varoufakis a propósito da guerra interna entre dentro do Banco Central Europeu entre o Draghi e o alemães.
O Bundesbank questiona o alargamento do crédito de emergência dado pelo BCE aos bancos gregos.
Entretanto, ao seu estilo, o Varoufakis lá continua com a sua 'chiken race'. A velocidade que imprime à corrida é que começa a ser cada vez menor. Ao fim e ao cabo, a Grécia só tem dinheiro para quinze dias e não convém que se deixem sem salários as mulheres da limpeza que foram readmitidas há uns dias com cumprimentos pessoais do Tsirpas e tudo.

http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite1_1_14/05/2015_550056

A Bolsa de Atenas é um mercado emergente para a UBS

por RaposoTavares » 14/5/2015 22:20

por RaposoTavares » 14/5/2015 21:25

O Telegraph tenta responder a uma questão que já tinha colocado a mim mesmo, como decerto aconteceu a muitos outros leitores. Partilho-a. No entanto, parece-me que ainda pode haver outras razões em jogo.

http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11604518/Why-Syriza-are-doing-everything-EU-creditors-demand.html

por FDPC » 14/5/2015 17:30

Bem com toda essa conjugação de fatos parece-nos que temos "default Grego" e a saída do euro.

por pvg80713 » 14/5/2015 17:28

o Syriza já admite vender o Porto de Pireu e aeroportos...... que eram decisões......... irrevogáveis !

daqui até serem PSD, sem gravata ou CDS... vão dois ou três meses........

Registado: 19/4/2005 11:11

por FDPC » 14/5/2015 17:28

atomez Escreveu:.
Schadenfreude...

Uma empresa está a disparar em bolsa com o rumor da saída da Grécia do euro

Chama-se Fortress Paper e é uma empresa responsável por imprimir dinheiro. As suas acções dispararam 64% em apenas um mês devido ao rumor de que teria um acordo com Atenas.

É mais uma divisa para diversificar, o Thomas de La Rue é que deve estar a roer as unhas. http://www.fortresspaper.com/

é mais uma divisa para diversificar.jpg

por atomez » 14/5/2015 17:20

.
Schadenfreude...

Uma empresa está a disparar em bolsa com o rumor da saída da Grécia do euro

Chama-se Fortress Paper e é uma empresa responsável por imprimir dinheiro. As suas acções dispararam 64% em apenas um mês devido ao rumor de que teria um acordo com Atenas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por moppie85 » 14/5/2015 16:41

pata-hari Escreveu:Por favor controlem a agressividade.... o tema é interessante mas diverge sempre que se entra em agressividade dispensável.

Por enquanto não houve qq agressividade que eu tivesse dado conta.

O que vejo é alguém chamando explorador a um conjunto de países (EU menos Grécia) que se disponibilizam a emprestar dinheiro, a taxas mais que bonificadas, quando mais ng (incluindo o FMI que já disse que não vai entrar no próximo resgate) está disponivel, e, tendo a oportunidade de emprestar a esse preço ou até a 0% de juros ou mesmo doar, não o faz. Tome uma atitude como o tal cidadao Alemão que, por sua vontade, foi dar ao Estado grego dinheiro que achava ser justo de compensação pela 2ª Grande Guerra.

O argumento para a Grécia é que não sabia como o fazer. Já lhe disse que se quisesse ajudava, com a condição que não vou estar a ter trabalho para meter lá o minimo de valor.

Aliás, tenho a certeza Pata, que podes ajudar o jccgold a retirar essa sua dificuldade de saber como investir em ativos gregos - creio teres conhecimento se na instituição com que te relacionas, se têm acesso à bolsa ateniense e ao mercado de divida grega / OTCs de divida grega.

Quanto à divida portuguesa, não é moralmente defensável que o mesmo, defendendo a posição que defende, não entregue imediatamente os lucros acima da taxa que acha justa ao Governo Português, visto que um país que tem uma divida inferior à da Grécia em percentagem do PIB mas que consegue pagar mais em função do PIB em juros, tem de ter taxas de juro mais altas.

Novamente, estou só a pôr a nú a falta de ligação entre o que diz que defende e o que, de facto, pratica.

Mais, só para clarificar, eu não disse que ele era comunista - disse que me faz lembrar os "comunistas" ricos que dizem que doam tudo... mas só quando o comunismo estiver implementado - quando não precisam dele ser "regime" para o aplicarem em si mesmo, convidando outros com as mesmas ideias e formando comunas com estes. Ou seja, dizem ser "comunistas" mas não praticam o mesmo, assim como o nosso colega forista diz que é uma extorsão as taxas de juro de 4%, mas congratulou-se com ytm de 14% que obteve com a divida portuguesa...

por Pata-Hari » 14/5/2015 16:04

Por favor controlem a agressividade.... o tema é interessante mas diverge sempre que se entra em agressividade dispensável.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por moppie85 » 14/5/2015 15:42

PS: esqueci-me de frisar que já pode devolver ao Estado Português os tais 8% liquidos que ganhou com as OT... Este aqui não há desculpa que lhe valha de "não saber como se faz", uma vez que aparentemente já teve as mais-valias com elas :)

por atomez » 14/5/2015 15:31

jccgold Escreveu:A Grécia quer controlar o próprio défice mas à sua maneira com crescimento e o combater da fuga aos impostos. O que a UE está a tentar impôr é impedir a Grécia de governar-se à sua maneira impondo um caminho unico de corte de despesa e não reconhecer que parte da situação da Grécia é culpa da própria UE.

A Grécia, através do seu governo democraticamente eleito, quer controlar o próprio défice à sua maneira, com financiamentos por parte da UE. Muito bem.

O resto da UE, através dos seu governos democraticamente eleitos, só os financia de acordo com certas condições, as quais são as mesmas ou até mais favoráveis do que as que foram aceites, democraticamente, por outros países.

Se os gregos aceitam, muito bem; se não aceitam não há financiamento. É tão simples quanto isto.

Se não aceitam, que saiam do Euro e da UE e façam à sua maneira o que muito bem entenderem, ninguém os obriga.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por moppie85 » 14/5/2015 15:25

jccgold Escreveu: moppie85 se eu te faço lembrar os comunas, tu fazes-me lembrar os paraquedistas. Caso andasses por este topico terias lido que ja perguntei quem sabe como se pode investir em activos gregos. Escreves muito revelas saber muito pouco.

A falar de 9M por dia. Nos Estados Unidos um estado mais pobre recebe o equivalente a 5% do PIB de compensação. Por cá os países mais pobres nao recebem o equivalente a 1%. A transferencia de fundos acordada é completamente insuficiente claro que os tansos portugueses que fizeram os acordos achavam que era muito, e claro há sempre os seguidistas que ficam impressionados quando se fala em milhoes.

Não digas disparates quanto ao Estados Unidos. Os Estados Unidos além de serem um Estado Federal (o que a Europa não é e os povos da mesma não o querem - são um conjunto de países cujos povos não estão interessados em Federalização, como se viu nos Referendos à chamada "constituição europeia") em que grande parte dos trabalhadores são trabalhadores federais, os Estados estão proíbidos de se endividarem. Quando o fazem, já sabem que vão sofrer as medidas correctivas logo a seguir - essas medidas correctivas nunca são ENORMES pq mal pisam a linha, no ano seguinte têm de compensar no seu orçamento esse valor. À Grécia nem isso se pede (aliás, nem a Portugal se pede!), pede-se que pelo menos, não aumente o déficit e empresta-se dinheiro em troca de reformas de sistemas que eles necessitam.

Depois, espero que quando falas de um país "mais pobre", espero que não estejas a falar da Grécia, que é de facto, um país com um PIB maior que Portugal mesmo após a "queda brutal do mesmo" e que muitos países de leste que agora se encontram na EU e, para somar a isso, outra coisa de que fugiste como o diabo da cruz, porque estão à espera os próprios Gregos para pagar os impostos que devem ao país?!

moppie85 Escreveu:hehe isto é demagogia pura e dura. O problema da Grécia é gastar mais do que o que produz -

Claro porque falar de desemprego é demagogia. O problema da europa é muito do que se produz nao pagar impostos. Actividade essa patrocionada pelo paraiso fiscal luxemburgo e seus acólitos.

Tretas e mais tretas. Falares do problema de impostos quando os próprios gregos não pagam os impostos que devem e inventam mil e uma formas de fugirem aos mesmos é no minimo ridiculo. Se pagarem o que devem aos cofres do país, ficam logo com 20 bi em excesso para os próximos tempos e nem precisam do novo resgate a "taxas extorsionistas de 4%" (lol). O problema dos Gregos é quererem ganhar o mesmo que os outros países, trabalhar menos e que os outros lhes paguem as contas. Aliás, algo semelhante ao que o António Costa demagogicamente promete.

Caro,

Estou à espera que coloque o dinheiro onde coloca a boca. É algo tão simples e algo que até agora se mostrou incapaz de fazer. Nem pela Grécia, nem por Portugal (a quem acredito que mais depressa acudisse!), Toca a doar os 8% liquidos que ganhou por ano, ao Estado Português. Estou à espera! Dê o primeiro passo, já que os 4% da Grécia são uma extorsão e Portugal paga, em média, perto de 5%. Ninguém o impede de o fazer, no entanto continua caladinho que nem um rato sobre o assunto - talvez por já ter notado quão hipócrita é a sua posição. Quer obrigar outros Estados a fazerem por outros países (se os 4% da Grécia é muito, os 5% de Portugal é ainda mais), mas é incapaz de o fazer pelo seu ou pela Grécia, que considera ser alvo de uma grande injustiça.

Eu nisso não sou hipócrita, digo que o ganhei e digo que foi com o risco que corri na operação. E que mesmo com YTM acima de 10% ainda ajudei o Estado Português ao comprar divida pública a quem não estava interessado nela (aumentando a procura) e até fui um "tipo fixe" ao subscrever Certificados do Tesouro a 7,1% (que de facto não são bem 7,1, uma vez que a diferença de juro é paga apenas no 10º ano e isso significa guito do lado de lá em vez do lado de cá) e quantos milhares de extorsionistas portugueses terão investido neste produto?!) quando à época podia ter comprado OTs com yields acima dos 10%. Páre de fingir que não leu. A sua posição é moralmente indefensável.

Aliás, nem os próprios Gregos emprestam ao seu Estado o dinheiro (nem o dinheiro que não é deles, como os mayors se recusaram a transferir o dinheiro para o Estado Central), e colocam-no todo fora... Vê lá se o emprestam ao Estado... hehe nem mortos lol "deixa cá por o guito fora da Grécia que não quero arriscar que o Estado fique com ele para pagar calotes".

moppie85 se eu te faço lembrar os comunas, tu fazes-me lembrar os paraquedistas. Caso andasses por este topico terias lido que ja perguntei quem sabe como se pode investir em activos gregos.

HAHAHAHAAHAHAHAHAHA DEVES ESTAR A GOZAR!

Não sabes como investir em ativos gregos?!?!?!?! Estás a gozar, mas à grande! Se não sabe, eu ensino - vá ao seu intermediário financeiro - se achar que eles são incompetentes (tipo os bancos tradicionais), abra uma conta em um dos multiplos IF que já foram referidos milhentas vezes aqui no fórum e peça uma lista de Obrigações Gregas em transacção em mercado secundário ou em OTC. De certeza que alguém lhe arranja a lista. Se não conseguir, diga, que eu dou-me ao trabalho de procurar por si e dizer onde a arranjei, mas já sabe, é para lá meter o dinheirinho (e não é meter 1000€ é para meter dinheiro a sério!) e retirar 3% de juro no máximo, os restantes ganhos são para ser entregues ao estado helénico! Se não quer divida pública pura e dura, tem a bolsa de Atenas, é só comprar obrigações dos bancos gregos (que pertencem na maioria ao estado) ou mesmo acções, porque não? Depois de ter essa magnifica "mais-valia" (se a tiver), basta pegar nos lucros, descontar os 3%/ano para si (é este o valor justo para si ou ainda é muito alto?) e doar ao Estado Helénico o resto.

É fácil, pode sair caro, mas ganha a sua taxa justa e ainda ajuda os gregos da mesma forma que quer obrigar os outros a ajudar.

por Ativo » 14/5/2015 15:21

Os gregos votaram no Syriza, mas vão tirando o dinheirinho do banco, ou seja, votaram no Syriza, mas não acreditam "realmente" no Syriza. :mrgreen:

Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], fosgass2020, GamesOver, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, latbal, Luzemburg, m-m, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006, ze couves e 164 visitantes