Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quantos dias para entrar o FMI?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mares » 10/1/2011 1:02

artista Escreveu:
Mares Escreveu:
moppie85 Escreveu: ... Agora, pega na tua história e experimenta fazer para alguém que receba 2000€:

2000€ * 14 * 80 anos de vida activa *15% = 336000€

Agora pegua e divide pelos mesmos 15 anos: 336000€/15/12 = 1860€

Acha que não dá para pagar? Claro que dá! E isto sem mais nada que o IVA de 15%! Assim sendo, não é necessário o desconto para a Segurança Social! O dinheiro mais do que dá para pagar a reforma!! (agora só falta pagar o resto tudo...)

Um abraco!

A tua conta tb está certa ... 8-)

Ambos pagaram já para as reformas.

Mas o que ganhou 400 €/mês, gastou tudo para viver...

O que ganhou 2000 €/mês, dificilmente gastou tudo para viver. Então este capitalizou-se, aumentou o seu património, ganhou influência dentro da sociedade,...

Quem vai realmente precisar do Estado? O primeiro ou o segundo?

Para onde vai o resto do dinheiro dos contribuintes? Para aumentar as ineficiências do Estado, para o compadrio, para a corrupção, para investimentos duvídosos, para as benesses, etc, etc, etc.

Abraço,

Mares.

O que tu ainda não conseguiste, nem tentaste, explicar é como é que o estado paga saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...

abraço

artista

Se eu fosse um dos nossos políticos dava-te um aumento salarial e tu votarias em mim..., não precisaría dizer-te de onde veio o dinheiro... (brincadeira).

Mas os aumentos salariais (e tantas outras coisas erradas) foram feitos com o dinheiro (que não é nosso) de quem recebe até 1700 euros/mês de reforma (Suiça), de um país em que os politícos estão ao serviço do povo (Suécia) e não o contrário, de onde os aumentos são racionados (Alemanha), etc, etc.

Mas nós por cá, além de devedores, vamos perdendo valores, fazendo troça dos bairros sociais, culpando as lojas chineses porque abrem aos domingos, dizendo que na altura daquele senhor que morreu é que isto era bom, que a culpa é dos outros, etc, etc.

É isso mesmo... O nosso problema é cultural!!

Registado: 20/10/2010 17:33

por artista_ » 10/1/2011 0:32

Mares Escreveu:
moppie85 Escreveu: ... Agora, pega na tua história e experimenta fazer para alguém que receba 2000€:

Acha que não dá para pagar? Claro que dá! E isto sem mais nada que o IVA de 15%! Assim sendo, não é necessário o desconto para a Segurança Social! O dinheiro mais do que dá para pagar a reforma!! (agora só falta pagar o resto tudo...)

Um abraco!

O que ganhou 2000 €/mês, dificilmente gastou tudo para viver. Então este capitalizou-se, aumentou o seu património, ganhou influência dentro da sociedade,...

Para onde vai o resto do dinheiro dos contribuintes? Para aumentar as ineficiências do Estado, para o compadrio, para a corrupção, para investimentos duvídosos, para as benesses, etc, etc, etc.

Abraço,

Mares.

O que tu ainda não conseguiste, nem tentaste, explicar é como é que o estado paga saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

" Casa onde não há pão, todos ralham sem ter razão"

por luisfna » 10/1/2011 0:30

Que grande confusão que vai para aqui.

Já há quem coloque pessoas com 80 anos de vida activa a descontar para a segurança social.

Alguns acham que quem nunca descontou para a SS, que por justiça não tem direito a receber mas por solidariadade tem. Mas o 25 de abril foi á 35 anos e se antes não descontava era porque não era obrigado a isso, que culpa tem essa pessoa?

E não façam confusão com o que pagamos para a SS, com os impostos, que esses sim são utilizados nas restantes despesas dos estado.

Quanto ao FMI infelizmente vai entrar mas será a seguir ás presidenciais. Antes o Socrates não pode aceitar, mas a seguir e se o Cavaco ganhar logo na 1ª volta ele vai ser obrigado a ceder á Alemanha e á França para aceitar a intervenção do FMI, e pode ser que fique desmotivado com a derrota e saia.

Mas a seguir vamos ter tempos ainda muito piores. O Passos Coelho vai ficar com a batata quente e bem quente nas mãos, e não pode dizer que não quer governar nessas condições, embora por ele já o deu a entender que não queria governar com o FMI atrás dele (entrevista). Vai ter que ser ele a enfrentar a população com as medidas que o FMI vai pretender implementar, enfrentar as greves as manifestações o descontentamento social. E por fim vamos ver o Socrates com aquele ar de quem deixou isto tudo muito bem, a dizer mal de quem ficou com a batata quente.

Cumprimentos

Registado: 19/11/2010 10:12

por Mares » 9/1/2011 23:56

mais_um Escreveu:
Mares Escreveu:
mais_um Escreveu: Em relação ao caso dos funcionários publicos se tem essas reformas é porque descontaram, dai não tenho nada a apontar. Alem disso pagam impostos (IRS) sobre essas reformas.

Olha que não,... olha que não...

Por estar muito errado é que está existindo a convergência dos dois regimes.

Descontaram sim, agora a diferença é que eles recebiam a reforma a 100% sem descontarem mais por isso, enquanto o regime geral é 80%.

Este caso não representa fuga às suas responsabilidades, não foram eles que fizeram as leis, sempre cumpriram o que lhes foi pedido.

Os casos referidos por mim são pessoas que não cumpriram a lei, fugiram às suas responsabilidades.

Descontaram, mas abaixo daquilo que crescíam os salários... e assim se foi criando o "monstro"...

Se descontaram, onde está esse dinheiro? Não está porque o Estado (contribuinte) tem de injectar 5 mil milhões/ano nesse "Estado Social" falído.

Isso é evidente.

Sabes que todos querem saltar para a "arca de Noé"...
Então a barcaça irá ao fundo...

Isso está para breve.

por mfsr1980 » 9/1/2011 23:50

Caro mais_um,
Aí foi o Estado que fez lá as leis e (justas, claro!) que roubou o cidadão! :lol:
Sim, porque na tua optica é o cidadão que rouba sistemáticamente o Estado.

Registado: 3/5/2007 13:55

por mais_um » 9/1/2011 23:44

Mares Escreveu:
mais_um Escreveu: Em relação ao caso dos funcionários publicos se tem essas reformas é porque descontaram, dai não tenho nada a apontar. Alem disso pagam impostos (IRS) sobre essas reformas.

Descontaram sim, agora a diferença é que eles recebiam a reforma a 100% sem descontarem mais por isso, enquanto o regime geral é 80%.

Este caso não representa fuga às suas responsabilidades, não foram eles que fizeram as leis, sempre cumpriram o que lhes foi pedido.

Os casos referidos por mim são pessoas que não cumpriram a lei, fugiram às suas responsabilidades.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Mares » 9/1/2011 23:39

por Mares » 9/1/2011 23:35

Um abraco!

Abraço,

Mares.

Quanto aa data da entrada do FMI...

por bboniek33 » 9/1/2011 23:35

nem mais uma

paaa...laaa...vvveee...raaaa !

E nao me venham chatear. :roll:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por mais_um » 9/1/2011 23:29

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Aliás, só por orgulho estúpido em não querer que o FMI venha é que estamos a pagar mais do que poderiamos por estas emissões mais recentes.

Não é verdade, o acordo com a UE/FMI é por 2 anos, ou seja ias vender divida a um valor proximo de 6% durante dois anos, ora é preferivel pagar agora mais (até 7%) e depois de baixares o defice começar a pagar menos do que os 5,8% da UE/FMI. Claro que não há certezas (que os mercados normalizem durante este ano).

Não é verdade porquê mais_um ?

A Grécia obteve a 5.2%.

E se os mercados souberem que:

- O FMI está cá para implementar medidas
- O FMI está cá para emprestar

O mercado vai naturalmente confiar mais e não querer perder uma parte do financiamento, concorrendo no preço, possivelmente até mais baixo que o FMI.

não foi isso que aconteceu com a grécia:

Os custos de financiamento da Grécia subiram na segunda emissão de dívida a seis meses desde que o país foi intervencionado pela UE e FMI.
Os custos de financiamento da Grécia subiram na segunda emissão de dívida a seis meses desde que o país foi intervencionado pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Grécia colocou no mercado 1,17 mil milhões de euros em notas de dívida mas pagou um juro médio de 4,82%, que compara com os 4,65% da emissão de Julho, segundo dados da agência Bloomberg.

A procura ultrapassou largamente a oferta, com os investidores a apresentarem ofertas num montante 4,5 vezes superior ao que estava disponível. Em Julho, o rácio de cobertura havia sido ligeiramente menos robusto, nas 3,64 vezes.

O leilão aconteceu um dia depois de Atenas ter recebido da União Europeia 6,5 mil milhões de euros respeitantes à segunda tranche do pacote de resgate que tem a duração de três anos e pretende salvar o país da bancarrota.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=443363

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 9/1/2011 23:28

mfsr1980 Escreveu:Hoje a segurança social estará longe de reunir o dinheiro que gasta em reformas e não têm nada a ver com as reformas de 300€, têm sim a ver com reformas milionárias que os políticos ganham sem terem descontado para tal e com o desfalque sistemático que o estado faz na segurança social, quando precisa de dinheiro.
Só não vê quem não quer, a verdade é que, no dia em que o Estado não conseguir colocar dívida, os reformados não irão receber a sua pensão.

Abraço mfsr1980

Por acaso estás equivocado, a SS ainda tem excedentes.

por mais_um » 9/1/2011 23:27

Mares Escreveu:
mais_um Escreveu:A realidade que conheço:

Uma tia que trabalhou a vida toda (empregada domestica, limpezas, restaurantes, etc...) e que nunca descontou (tem 78 anos), recebe a reforma minima +50% devido à morte do meu tio(que era pedreiro e também nunca descontou), tem casa dela, tem dinheiro no banco (não sei quanto mas por vários indicios deverá ser superior a 50 mil €) queixa-se que a reforma é baixa.

Um casal amigo, com cerca de 45 anos de idade cada um, recebem o ordenado minimo, por fora recebem mais 2 ordenados cada, tem duas casas, 2 carros, mota, investimentos em bolsa, etc...fazem férias no estrangeiro todos os anos, vida normla de classe média. Tem a escola dos filhos de borla (numa daquelas escolas privadas (da igreja) mas com apoio do Estado), não pagam alimentação, nem livros (para já o valor atribuido pelo Estado dá), nem magalhães, etc....

Em ambos os casos, a minha tia e os meus amigos, aparecem nas estatisticas como pobres.... mesmo não o sendo.

Claro que as reformas dos meus amigos também vão ser baixas e nas estatisticas daqui a 25 anos, vão ser reformados pobrezinhos....

Olá mais_um,

o primeiro caso (da tua tia) acho correcto.

O segundo caso é evidente que não. Falta fiscalização aí...

Um terceiro caso... casal de aposentados do Estado (licenciatura) com 5 mil euros/mês, tem duas casas (valor de mercado de uns 700 mil euros), 2 carros, viajam todos os anos, fazem as suas deduções fiscais,... O seu património cresce ano após ano...

E aí... como ficamos?

Estavamos a falar de pobres certo? E tu referiste que as pessoas tinham reformas miseraveis, dei-te dois exemplos de pessoas que tem (ou vão ter)reformas baixas por opção, roubaram o Estado durante anos e anos, não contribuiram para pagar as reformas dos outros, mas não são pobres ao contrario do que tu acreditas em relação a quem recebe essas reformas.
Claro que não são todos so casos assim, mas que são mais de 50% são.

Em relação ao caso dos funcionários publicos se tem essas reformas é porque descontaram, dai não tenho nada a apontar. Alem disso pagam impostos (IRS) sobre essas reformas.

por Mares » 9/1/2011 23:17

Uma tia que trabalhou a vida toda (empregada domestica, limpezas, restaurantes, etc...) e que nunca descontou (tem 78 anos), recebe a reforma minima +50% devido à morte do meu tio(que era pedreiro e também nunca descontou), tem casa dela, tem dinheiro no banco (não sei quanto mas por vários indicios deverá ser superior a 50 mil €) queixa-se que a reforma é baixa.

Um casal amigo, com cerca de 45 anos de idade cada um, recebem o ordenado minimo, por fora recebem mais 2 ordenados cada, tem duas casas, 2 carros, mota, investimentos em bolsa, etc...fazem férias no estrangeiro todos os anos, vida normla de classe média. Tem a escola dos filhos de borla (numa daquelas escolas privadas (da igreja) mas com apoio do Estado), não pagam alimentação, nem livros (para já o valor atribuido pelo Estado dá), nem magalhães, etc....

Em ambos os casos, a minha tia e os meus amigos, aparecem nas estatisticas como pobres.... mesmo não o sendo.

Claro que as reformas dos meus amigos também vão ser baixas e nas estatisticas daqui a 25 anos, vão ser reformados pobrezinhos....

Olá mais_um,

o primeiro caso (da tua tia) acho correcto.

O segundo caso é evidente que não. Falta fiscalização aí...

Um terceiro caso... casal de aposentados do Estado (licenciatura) com 5 mil euros/mês, tem duas casas (valor de mercado de uns 700 mil euros), 2 carros, viajam todos os anos, fazem as suas deduções fiscais,... O seu património cresce ano após ano...

E aí... como ficamos?

Abraço,

Mares

por mfsr1980 » 9/1/2011 23:13

Hoje a segurança social estará longe de reunir o dinheiro que gasta em reformas e não têm nada a ver com as reformas de 300€, têm sim a ver com reformas milionárias que os políticos ganham sem terem descontado para tal e com o desfalque sistemático que o estado faz na segurança social, quando precisa de dinheiro.
Só não vê quem não quer, a verdade é que, no dia em que o Estado não conseguir colocar dívida, os reformados não irão receber a sua pensão.

Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por jrnabolsa » 9/1/2011 23:12

mais_um Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:

Muito bem...conheço muitas histórias dessas. A mãe do Sócrates comprou uma casa na rua castilho e só declara 250€ mês. Vi algures na net. Cumpts

Eu também li algures na net, que o Socrates comia criancinhas ao pequeno almoço....entre muitas outras coisas. :lol: :lol: :lol:
Está a desconversar, mas enfim já topei a cor :P :P

Registado: 4/1/2010 15:57

por mais_um » 9/1/2011 23:10

jrnabolsa Escreveu:

Muito bem...conheço muitas histórias dessas. A mãe do Sócrates comprou uma casa na rua castilho e só declara 250€ mês. Vi algures na net. Cumpts

Eu também li algures na net, que o Socrates comia criancinhas ao pequeno almoço....entre muitas outras coisas. :lol: :lol: :lol:

por jrnabolsa » 9/1/2011 22:54

Registado: 4/1/2010 15:57

por mais_um » 9/1/2011 22:47

A realidade que conheço:

por Automech » 9/1/2011 22:44

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Aliás, só por orgulho estúpido em não querer que o FMI venha é que estamos a pagar mais do que poderiamos por estas emissões mais recentes.

Não é verdade, o acordo com a UE/FMI é por 2 anos, ou seja ias vender divida a um valor proximo de 6% durante dois anos, ora é preferivel pagar agora mais (até 7%) e depois de baixares o defice começar a pagar menos do que os 5,8% da UE/FMI. Claro que não há certezas (que os mercados normalizem durante este ano).

Não é verdade porquê mais_um ?

A Grécia obteve a 5.2%.

E se os mercados souberem que:

- O FMI está cá para implementar medidas
- O FMI está cá para emprestar

O mercado vai naturalmente confiar mais e não querer perder uma parte do financiamento, concorrendo no preço, possivelmente até mais baixo que o FMI.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mares » 9/1/2011 22:29

tonirai Escreveu:
artista Escreveu:Mares, essas contas são todas muito bonitas se na sua vida essa mesma pessoa não utilizasse uma série de serviços do estado (de que aparentemente te estás a esquecer)! Nunca foi a um hospital ou posto de saúde, não andou na escola nem teve filhos que o fizeram, não utilizou as estradas portugueses nem outras redes do estado ou por ele subsidiadas, etc... a lista nunca mais acabaria!

Exigir é fácil, mas não há dinheiro para tudo e temos de decidir o que fazer com o que há... o problema é complexo sem dúvida mas o teu raciocínio está completamente desfasado da realidade...

Abraço

artista

Exacto... e no universo dos reformados que nunca descontaram, tenho sérias dúvidas que o tipo descrito pelo Mares sequer exista... ou se existe, será provavelmente uma minoria!

Na zona interior onde cresci o que não falta são reformados que nunca descontaram... e esses, se gastaram umas dezenas de euros por mês em compras sujeitas a impostos, já é muito;

A subsistência dessas pessoas dependeu dum pedacinho de terra que cultivaram uma vida inteira - a maioria para consumo próprio, algumas poucas vendendo nas feiras dos arredores;
As que não tinham gado, compravam a pouca carne que se permitiam comer (nas festas) directamente ao criador seu vizinho.

Vestuário? Uns farrapos que passavam de irmão para irmão, ou quando necessário, um farrapinho novo na feira, certamente feito por uma costureira em casa.
Calçado era um luxo - jogar à bola, era com bolas de trapos... e descalços.

Isto só para dizer que afirmar que o universo dos que têm reforma sem ter descontado já pagou muito em impostos durante a vida é, no mínimo... irrealista.

tonirai,

a realidade a que te referes ocorreu muitas décadas atrás, no tempo do Salazar.

Como podem estar a confundir duas realidades completamente distintas?

Foram esses ("pessoas dependeu dum pedacinho de terra que cultivaram uma vida inteira" , "compravam a pouca carne", "Uns farrapos que passavam de irmão para irmão", "Calçado era um luxo", "bolas de trapos... e descalços") que criaram actual dívida pública?

Não!!!
Essas pessoas contribuíram sim para as reservas de ouro que estão actualmente no BdP (contribuíram sim para a riqueza do Estado).

Foram devotados à miséria pelo regime, pois todos sabiam que niguém poderia viver acima das suas possibilidades, não é verdade?

E, não tendo sído essas as pessoas que contribuíram para o actual estado do pais, deverão ser elas agora condenadas à miséria?

Quem está de olho no "ouro" não são essas pessoas (que pagaram com extremas limitações para contribuírem para o Estado), mas sim aqueles que gastaram acima do que podiam!

Abraços,

Mares.

por Mcmad » 9/1/2011 22:29

Não nada que enganar. Os senhores estão já aí a chegar, e o grupo de interesses em volta da teta do estado já está a ficar preocupada com a limpeza que vai acontecer. foram os abonos agora vao aos bolsos deles...
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por moppie85 » 9/1/2011 22:26

Mares Escreveu:Em primeiro lugar, moralmente é condenável como pode entender... Atribuír uma reforma destas, cujo valor seja menor que o limiar de pobreza, significa simplesmente que é condenar esse reformado à pobreza. Como pode ententer ísso é condenável pelos Direitos Humanos!

Não estou a dizer que não.
Estou a dizer que é feito um esforço do estado com base em "descontos" que não existiram, o que é totalmente diferente de o fazer a quem descontou a vida toda.

Mas deixe-me mostrar-lhe que esse reformado já pagou para o Estado um valor superior ao que depois o Estado lhe atribuí de reforma.

Quero ver isso!

Um exemplo bem simples: Suponha que uma pessoa vive 80 anos (actual espectativa de vida) e que durante toda a sua vida gastou 400 euros/mês (para alimentação, vestuário, etc, etc). Fzendo essa conta simples, voçê tem um gasto de 384 mil euros.

A esperança média de vida é relativa ao ano de nascimento da pessoa e não ao ano actual. Assim, quando se diz que a esperança média de vida em Portugal em 2010 é (suponhamos) 80 anos, significa que os nados em 2010 têm a expectativa de viver, em média, até aos 80 anos.

Mas voçê reclama "Mas essa pessoa nunca descontou para a Segurança Social..."!!

Eu nem digo para a segurança social, mas para um "fundo" de protecção social, como a minha avó agricultora fez (e da qual ficou com uma reforma de 300€), igual a outros que nada descontaram e ainda se queixam.

Acha que essa pessoa nunca pagou nada ao Estado? Ou que, quando ele já não possa mais trabalhar, que seja o próprio Estado a condená-lo à pobreza?

Mas alguém disse que acho que nunca pagou nada ao Estado? Mas eu disse que acho bem que se deixe morrer à fome? O que eu disse foi que muitos se queixam mas eles próprios criaram há vários anos o seu problema. Um exemplo (actual) deste tipo de situações são as "empregadas a dias", que tiram muito mais do que declaram (quando declaram) e que, quando forem para a reforma vão também reclamar de igual forma que o Estado as tem de sustentar.

Mas repare, essa pessoa gastou 384 mil euros e no que comprou essa pessoa pagou impostos. Agora suponha que, com uma taxa média de IVA de 15%, o Estado recolheu 57600 euros.

Finjamos que sim.

Essa pessoa deixa de trabalhar aos 65 anos. Então viverá mais 15 anos. Se dividír os 57600 euros (pagos em impostos de consumo) pelos 15 anos, obterá um valor de 320 euros/mês. Mas do Estado recebe uma reforma MISERÁVEL de 200-250 euros/mês.

Não, com sorte viverá mais uns 10 anos. A EMV para essa pessoa andará pelos 75 anos no máximo.

Então, o Estado está retírando dessas pessoas, valores entre 70 a 120 euros/mês.

Como existem actualmente perto de meio milhão de reformados com essas reformas. O Estado rouba entre 35 a 60 mihões/mês, ou entre 420 a 720 milhões ano!!!

Como pode vêr, essas pessoas contríbuem para que o Estado seja "rico" e não pobre!!! E não foram elas que levaram ao défice do país. Se não foram estas pessoas, consegue sugerír quem foi?

Não, não contribuem. O colega forista está a esquecer-se que o Estado não gasta dinheiro com uma pessoa só na sua reforma. O Estado gasta na educação, no saneamento básico, na saúde (hospital + cs), na reforma que lhe atribui, nos medicamentos, nos transportes, nos serviços públicos que lhe presta durante os 80 anos que o colega refere.

E não, o Estado não lhes está a retirar nada, porque aos olhos do Estado, como nunca ganharam um ordenado (nunca o declararam), nunca descontaram para a sua reforma e, portanto, não têm direito à mesma. O que o Estado lhes dá já é "uma benésse" em relação ao que os outros descontaram (e que os outros que descontaram suportam).

Agora, pega na tua história e experimenta fazer para alguém que receba 2000€:

Um abraco!

Registado: 15/4/2008 14:12

por artista_ » 9/1/2011 22:22

mais_um Escreveu:
artista Escreveu: é a dívida do estado que já ninguém acredita que sejamos capazes de pagar!

Não é verdade, não só os mercados acreditam que conseguimos paagr, como a UE/FMI também acreditam.

Quem não acredita, são uns quantos portugueses... :mrgreen: :mrgreen:

Pois, a expressão "ninguém acredita" foi demasidado forte mas penso que se percebeu a idéia... obvimente deveria escrever qualquer coisa do género "a cada dia que passa todos acreditam que o risco de emprestar a Portugal é maior"

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 9/1/2011 22:17

Mares Escreveu:não estou a subtraír nada de importante no meu post, nem estou desfasado da realidade, pois ela está aí para todos verêm. Essa realidade existe e está presente na nossa sociedade, a menos que não conheças a realidade de muitos e muitos reformados que são (e sempre foram) abandonados à sua sorte..

Eu não disse que não estão abandonados à sua sorte, apenas contestei o teu raciocínio que concluia que o estado roubou as pessoas... mesmo que roubem, não será com toda a certeza o que essas pessoas contribuiram, porque o que essas contribuiem não chega com toda a certeza para pagar a sua parte nos serviços do estado!

Mares Escreveu:Muitas dessas pessoas tem baixa escolaridade (muitos com ensino básico ou nem isso)... O que eles receberam do ensino público?

Não me estás a dizer que seria melhor não terem sequer andado à escola pois não?! Seria melhor serem analfabetos? Seja como for, alguém tem de pagar a educação dos portugueses e cada um terá de contribuir...

Mares Escreveu:Um reformado recebendo 200-250 euros\mês, quanto achas que possa gastar em saúde? Em que ele vai ser beneficiado, se o Estado gastar milhares de milhões em saúde?

Estás a brincar não?? Quantas vezes vão a um hospital ou a um centro de saúde? Quantas vezes pedem uma ambulância para os transportar? Quantos exames e/ou cirurgias faz cada um?! Quanto gastaram ao estado em medicamentos?

Mares Escreveu:Ganhando 400 euros\mês, achas que teve carro para usar as estradas portugueses?

ah?? E por não ter carro não as usa? não tira benefícios delas???

Mares Escreveu:Uma pessoa ganhando 400 euros\mês, quantos filhos poderá ter e em que condições? Mesmo que tenha, esse filho passará a contribuír para o Estado, pelas mesmas contas que coloquei antes. E como sao cuidadas essas crianças pela nossa sociedade? Tu fazías referência a algumas dessas crianças num dos teus posts..

Pois, os cuidados são cada vez piores, em grande parte porque os filhos transformam-se em algo ainda pior que os pais, os pais apenas não tiveram oportunidades para fazer melhor, mas esforçaram-se a vida toda. Os filhos, dão-lhes oportunidades e decidem não fazer nada...

Mares Escreveu:Então as minhas contas estão certas. Pouco ou nada receberam do Estado e o que recebem dele (quando mais precisam) é condená-los à pobreza, tendo eles contribuído e não subtraído ao Estado.

Chiça, as tuas contas estão certas??? uma pessoa que não contribui com quase nada e tu dizes que estão certas? Tu podes querer que o estado dê a esses mais, mas tens de dizer como é que achas que se deve pagar isso, porque não será certamente com o dinheiro que eles (e os que hoje são como eles) contribuiram!!

Mares Escreveu:ps- Uma sociedade justa não poderá negar o mínimo a cada indivíduo.

Tu não estás a falar de "justiça", estás a falar de "protecção social", são dois conceitos diferentes... obviamente que estarias a falar de justiça se as tuas contas estivessem minimamente correctas!

abraço

artista

PS:E não te esqueças que aqueles foram apenas exemplos, a lista de serviços do estado que é preciso todos pagarmos não teria fim, tu tentaste (sem qualquer sucesso) rebater os exemplos que dei, mas haveria ainda muitos mais. As forças de Segurança (polícia, força aérea, marinha, etc), administração interna, administração local, etc...

por mais_um » 9/1/2011 22:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cali010201, Google [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, rtinto, Shimazaki_2, yggy e 137 visitantes