Falência da Republica Portuguesa iminente?
Re: :)
mais_um Escreveu:Queres comparar produtos que podem ser movimentados ao fim de 3 meses com produtos a 10 anos??
Por acaso eu não acho a comparação assim tão descabida. Os depósitos a prazo têm taxas à roda de 2% mas vários bancos estão a oferecer depósitos a prazo promocionais com um prazo de 3 meses e taxas de 4% ou mesmo 5% (no caso da BIG). Por isso, SIM, é possível ter taxas atractivas com prazos curtos. Basta procurar

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:JMHP Escreveu:Elias... Se o Estado, as famílias e as empresas estão completamente endividados e próximos da ruptura financeira, como julgas ser possível os próprios cidadãos comprar a própria divida?!... Aonde vão buscar dinheiro (40 mil milhões até Abril de 2011)?!... Endividando-se ainda mais?!
JMHP,
O facto de haver muitas famílias e empresas endividadas não significa que não haja pessoas e empresas com dinheiro disponível para poupar. Aliás, notícias recentes revelam que a taxa de poupança dos portugueses tem vindo a aumentar.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/din ... -3851.html
Elias, como bem sabes isso é uma gota no oceano da nossa divida liquida... quanto mais se falarmos em divida bruta.
Em sentido abstracto, a poupança dos portugueses resulta do endividamento dado que o país não apresenta crescimento económico real (acima da inflação) à quase 15 anos.
Editado pela última vez por JMHP em 5/11/2010 0:13, num total de 1 vez.
amon_CALD Escreveu:"Taxas de Juro dos Certificados de Aforro das Séries A, B e C em Novembro de 2010...
A taxa de juro bruta para novas subscrições de Certificados de Aforro, Série C, em Novembro de 2010 foi fixada em 1,110%."
fonte IGCP
humm..queres conversar ou desconversar?
Os Certificados do Tesouro (CT), novo produto de poupança criado pelo Governo em Agosto deste ano, vão render uma taxa de 6,1% anual para quem subscrever em Outubro e mantiver a aplicação pelo prazo máximo, que é de 10 anos.
Queres comparar produtos que podem ser movimentados ao fim de 3 meses com produtos a 10 anos??
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
amon_CALD Escreveu:Obviamente que se pode adquirir OTS! E já o fazem os bancos Portugueses, financiam-se a um 1% no banco central europeu e compram divida portuguesa a 7%. Ganham 5% limpinhos! Logo o financiamento é indirecto só não o ve quem não quer! Independentemente do produto utilizado Portugal pode canalizar poupança através dos certificados de aforro, não o faz, porque isso pressionaria os bancos privados a subirem a taxa, mas isso não interessa!
Qual foi a parte que não percebeste? Tu como particular podes comprar certificados do tesouro (em outubro a taxa era 6,1%, as OT foram leiloadas a 4,04% no prazo de 4 anos e 5,13% no prazo de 8 anos), eu comprei, tu compraste?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
:)
Obviamente que se pode adquirir OTS! E já o fazem os bancos Portugueses, financiam-se a um 1% no banco central europeu e compram divida portuguesa a 7%. Ganham 5% limpinhos! Logo o financiamento é indirecto só não o ve quem não quer! Independentemente do produto utilizado Portugal pode canalizar poupança através dos certificados de aforro, não o faz, porque isso pressionaria os bancos privados a subirem a taxa, mas isso não interessa! Interessa é que a poupança a pouca que haja seja canalizada para o consumo levando à falência as famílias. Eu aprendi que a taxa de juro no axioma velho, "a teoria do coco", se estamos numa altura de escassez, é obvio que o preço para consumir hoje deve ser mais elevado. No entanto o BCE continua no 1%, insistindo numa política expansionista quando o mundo está em contracção. Conclusão, mercados como imobiliário, taxa de juro etc, continuam artificialmente manipulados. Por exemplo o imobiliário não cai a proporção que subiu. Quem contrai empréstimos deve ter consciência que há um risco de não poder pagar no futuro, e que assumindo esse risco e essa responsabilidade. Quem não cumpre, deve pagar esse custo través da realização da hipoteca.
- Registado: 4/7/2005 20:22
E eles dizem alguma coisa de jeito?AutoMech Escreveu:fafite Escreveu:Pois eu estou completamnete confusa. Já não acredito nos mercados, que dão sinal de estabilidade por um lado, mas de instabilidade por outro.
Quais são os sinais de estabilidade fafite ?fafite Escreveu:E toda esta instabilidade, está a interessar a alguem.
Não tens ouvido o Socrates, o Jerónimo e o Louça ?
Interessa aos especuladores.
Será que isto não tem a Alemanha por tráz, a fazer jogo duplo.
A Merkel está farta da UE, quer contribuir menos, está farta dos países não cumpridores. Não sei não!
- Registado: 2/5/2010 8:58
Re: duvida...
amon_CALD Escreveu:Desculpem uma coisinha.... como ser ignorante que sou, ao lado dos analistas politicos e economistas conceituados da treta da tv e outros orgãos, num dia em que ouvimos que o estado está perto de pagar 7% de juros, e paga a um aforrador nacional ai uns 2 a 3% de taxa? Mas afinal quem está a meter ao bolso? Afinal quem anda a financiar indirectamente o estado? O estado quer agravar o deficit para quem? Prefere a divida lá fora! Falam no povo poupar, estimulos à poupança... Mas se alguém me explica isto? Será que o estado anda a transferir divida privada (os tais ditos salvadores) para o bolso dos contribuintes!
Abram o olho... que andam muitas raposas por ai...
Apesar deste tema já ter sido explicado mais que uma vez, continuam a confundir os juros pago pelo Estado com as yields da OT no mercado.
Neste momento existe um produto que é os CT, que em Outubro permitiam aos portugueses adquirir a uma taxa superior à que o Estado conseguiu nos leilões de OT no mesmo mês (eu comprei!).
Não podem comparar um produto como os certificados de aforro com as OT, são produto de caracteristicas completamente diferentes, mas se mesmo assim as pessoas tiverem interessadas, podem sempre comprar OT nos mercados com yields a 6,5% com vencimento em 2021!
Infelizmeente este assunte é recorrente, comparem alhos com alhos e bugalhos com bugalhos! certo?
fafite Escreveu:Pois eu estou completamnete confusa. Já não acredito nos mercados, que dão sinal de estabilidade por um lado, mas de instabilidade por outro.
Quais são os sinais de estabilidade fafite ?
fafite Escreveu:E toda esta instabilidade, está a interessar a alguem.
Não tens ouvido o Socrates, o Jerónimo e o Louça ?
Interessa aos especuladores.

Pois eu estou completamnete confusa. Já não acredito nos mercados, que dão sinal de estabilidade por um lado, mas de instabilidade por outro.
Para mim isto não é a falência da républica, é o principio do fim da UE. E toda esta instabilidade, está a interessar a alguem.
Para mim isto não é a falência da républica, é o principio do fim da UE. E toda esta instabilidade, está a interessar a alguem.
- Registado: 2/5/2010 8:58
Se estamos próximos da falência!? não sei, mas sei que podemos arrepiar caminho para que isso não acontece, mas as nossas politicas, principalmente com este OE, só mostra que os nossos políticos não sabem o que fazer, ou não têm vontade de o fazer...
Como é que é possível que os tais mercados tenham confiança numa economia que não cresce suficiente à anos para sustentar um estado obeso e que tem uma fome voraz por investimento estrangeiro!?
Como é que é possível que os tais mercados tenham confiança numa economia que não cresce suficiente à anos para sustentar um estado obeso e que tem uma fome voraz por investimento estrangeiro!?
- Registado: 14/10/2010 18:24
JMHP Escreveu:Elias... Se o Estado, as famílias e as empresas estão completamente endividados e próximos da ruptura financeira, como julgas ser possível os próprios cidadãos comprar a própria divida?!... Aonde vão buscar dinheiro (40 mil milhões até Abril de 2011)?!... Endividando-se ainda mais?!
JMHP,
O facto de haver muitas famílias e empresas endividadas não significa que não haja pessoas e empresas com dinheiro disponível para poupar. Aliás, notícias recentes revelam que a taxa de poupança dos portugueses tem vindo a aumentar.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/din ... -3851.html
Lion_Heart Escreveu:Oh Elias, desculpa la mas pensava que eras mais inteligente.
A sério que pensavas isso?

Boby, vamos embora que já enganámos mais um

:)
JMHP desde quando a captação da poupança, independentemente da capacidade do povo poupar (muito ou pouco) tem a ver com a taxa que o estado está a praticar com os aforradores? Desde quando eu como aforrador estarei a poupar com uma taxa citada pelo ELIAS (0.99%) sabendo eu que a taxa de inflação vai ser de 2,1%? Quem eu ando afinal a financiar, a divida de quem está entalado? Mas afinal a divida é publica ou privada? Porque razão terei eu de ceder o meu dinheiro a taxas baixas, quando o estado se financia a 7%, Mas porque terei de colocar uma divida fora, podendo colocar alguma cá dentro a preços mais atractivos? Eu sei bem porque é !! Mas gostava que esses economistas hipócritas, analistas do tacho, políticos salvadores com receita mágica que fundamentasse o sentido disto! Ninguém fala disto porque certamente não convém dizer que o estado está a financiar a dívida dos bancos! Ouço todos os dias barbaridades, sobretudo aqueles que a salvação está no sector privado, quando foi o sector privado o samsuga deste país nestes ultimos 37 anos! Chega de financiamento da treta, o estado continua a financiar os filhos da chupeta, o maior chucha foi o sector privado
Elias Escreveu:amon_CALD também tenho pensado sobre isso (com a agravante que os certificados de aforro série C pagam apenas 0,99%!!!).
De facto não se compreende como é que o Estado prefere financiar-se lá fora, a preços superiores, do que junto dos seus próprios cidadãos, a preços mais atractivos (3-4% por exemplo).
Oh Elias, desculpa la mas pensava que eras mais inteligente.
A resposta a tua pergunta esta no Negocios. Quem é a pessoa mais influente e importante de Portugal?
A partir dai esta tudo dito.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 4/11/2010 22:06, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:amon_CALD também tenho pensado sobre isso (com a agravante que os certificados de aforro série C pagam apenas 0,99%!!!).
De facto não se compreende como é que o Estado prefere financiar-se lá fora, a preços superiores, do que junto dos seus próprios cidadãos, a preços mais atractivos (3-4% por exemplo).
Elias... Se o Estado, as famílias e as empresas estão completamente endividados e próximos da ruptura financeira, como julgas ser possível os próprios cidadãos comprar a própria divida?!... Aonde vão buscar dinheiro (40 mil milhões até Abril de 2011)?!... Endividando-se ainda mais?!
amon_CALD também tenho pensado sobre isso (com a agravante que os certificados de aforro série C pagam apenas 0,99%!!!).
duvida...
Desculpem uma coisinha.... como ser ignorante que sou, ao lado dos analistas politicos e economistas conceituados da treta da tv e outros orgãos, num dia em que ouvimos que o estado está perto de pagar 7% de juros, e paga a um aforrador nacional ai uns 2 a 3% de taxa? Mas afinal quem está a meter ao bolso? Afinal quem anda a financiar indirectamente o estado? O estado quer agravar o deficit para quem? Prefere a divida lá fora! Falam no povo poupar, estimulos à poupança... Mas se alguém me explica isto? Será que o estado anda a transferir divida privada (os tais ditos salvadores) para o bolso dos contribuintes!
migluso Escreveu:JMHP Escreveu:As 'portas' começam a fechar-se.....
Fundos soberanos perdem interesse na dívida dos países periféricos
Mas afinal a culpa é dos especuladores ou dos fundos soberanos? Ou os fundos soberanos são especuladores?
A culpa é exclusivamente de quem se coloca à mercê dos credores, ou seja.... É NOSSA!!
JMHP Escreveu:As 'portas' começam a fechar-se.....
Fundos soberanos perdem interesse na dívida dos países periféricos
Mas afinal a culpa é dos especuladores ou dos fundos soberanos? Ou os fundos soberanos são especuladores?

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 175 visitantes