Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A guerra em que não acredito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A guerra em que não acredito

por Penaforte » 24/2/2022 14:11

BearManBull Escreveu:Sem panico, parece-me razoável assumir o seguinte:

:arrow: Vamos cortar relações económicas com a Russia durante anos
:arrow: A Ucrânia oferece resistência e Putin é forçado a negociar para ficar contente com algumas regiões e uma catástrofe econômica em casa
:arrow: A UE vai suster uma crise energética ainda mais grave com grande impacto na economia
:arrow: A UE vai ficar mais unida, pragmática e coesa
:arrow: Vai existir um mega plano de rearmamento nuclear e de investimento em energia nuclear
:arrow: Em principio este abanão vai fazer despertar muita gente da letargia rainbow
:arrow: As empresas abandonam a pratica de usar simbologia politica no local de trabalho :mrgreen:

Com panico:

:arrow: Putin avança para conquistar por completo e Ucrânia não resiste grande coisa, é completamente ocupada em dias
:arrow: A China avança para conquistar Taiwan
:arrow: Putin avança para outros países
:arrow: A NATO entra numa campanha militar vs Russia e China -> WWIII
:arrow: End of Story

Mesmo sem panico acho que estamos condenados a ter uma série de problemas estruturais pelo menos na UE que nos vai colocar em cheque durante alguns anos.

Parece-me um bom enquadramento. Traduzindo isso para o mercado, enquanto não se opta pela 1ª ou 2ª, há indefinição. Indefinição = quedas.
Caso se materialize o 1º cenário (que considero o mais viável), teremos um ressalto poderoso. A questão será acertar no timing.
Caso se materialize o 2º cenário.. acho que a última das nossoas preocupações serão os mercados financeiros.. :?

Registado: 20/10/2014 14:55

por BearManBull » 24/2/2022 14:03

Sem panico, parece-me razoável assumir o seguinte:

:arrow: Vamos cortar relações económicas com a Russia durante anos
:arrow: A Ucrânia oferece resistência e Putin é forçado a negociar para ficar contente com algumas regiões e uma catástrofe econômica em casa
:arrow: A UE vai suster uma crise energética ainda mais grave com grande impacto na economia
:arrow: A UE vai ficar mais unida, pragmática e coesa
:arrow: Vai existir um mega plano de rearmamento nuclear e de investimento em energia nuclear
:arrow: Em principio este abanão vai fazer despertar muita gente da letargia rainbow
:arrow: As empresas abandonam a pratica de usar simbologia politica no local de trabalho :mrgreen:

Com panico:

:arrow: Putin avança para conquistar por completo e Ucrânia não resiste grande coisa, é completamente ocupada em dias
:arrow: A China avança para conquistar Taiwan
:arrow: Putin avança para outros países
:arrow: A NATO entra numa campanha militar vs Russia e China -> WWIII
:arrow: End of Story

Mesmo sem panico acho que estamos condenados a ter uma série de problemas estruturais pelo menos na UE que nos vai colocar em cheque durante alguns anos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Penaforte » 24/2/2022 12:42

BearManBull Escreveu:
Penaforte Escreveu:Na minha opinião vai ser uma Crimeia v2. Agora acho que os EUA tem de bater o pé à Rússia sim, acreditando que ninguém quer um confronto bélico nem acontecerá.
Quanto aos mercados financeiros, e para os que choram que estes valores são insustentáveis, que vem aí o fim do mundo e isto não pode subir sempre, deixo-te um gráfico do S&P com os últimos 60~ anos onde tiveste um pouco de tudo a nível socioeconómico.

E que te parece? Está ou não morto o touro?

Claro que devemos esperar o pullback, mas diria com alguma margem de confiança que o maior bull market da historia tem os dias contados.

A mim parece-me que está bem feio! Falta esse teste aos 4225/4250.. se falhar, vamos visitar patamares diferentes, sem dúvida. Eu não diria que o mercado está morto ou fechado durante anos mas sim, acho que podemos dizer que estamos num bear market se confirmar a quebra dessa zona.
Vamos ver, estamos a entrar em níveis de medo extremo, pânico.. a volatilidade vai subir ainda mais. Aconselho calma, a mim e a todos :D

por BearManBull » 24/2/2022 12:35

Penaforte Escreveu:Na minha opinião vai ser uma Crimeia v2. Agora acho que os EUA tem de bater o pé à Rússia sim, acreditando que ninguém quer um confronto bélico nem acontecerá.
Quanto aos mercados financeiros, e para os que choram que estes valores são insustentáveis, que vem aí o fim do mundo e isto não pode subir sempre, deixo-te um gráfico do S&P com os últimos 60~ anos onde tiveste um pouco de tudo a nível socioeconómico.

E que te parece? Está ou não morto o touro?

Claro que devemos esperar o pullback, mas diria com alguma margem de confiança que o maior bull market da historia tem os dias contados.
Anexos
Splash500.png
Splash500.png (52.95 KiB) Visualizado 8166 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 22/2/2022 12:02

Flav Escreveu:É lógico que os políticos que tomam decisões, pelo meno em países onde não manda apenas um gajo ( como o Putin), sabem medir as consequências das decisões que tomam e habitualmente tem conhecimentos e preparação mais que suficiente para os cargos que ocupam.

― Leon C. Megginson

por Penaforte » 22/2/2022 11:54

cloubird Escreveu:a guerra vai acontecer, todos os sinais estão ai, muito rancor nos discursos, muitas divisões e interesses contrários.

O biden está desejoso de uma guerra, tem tido discursos calmos mas no fundo são discursos, que não fomentam a paz...alias paz e amerca não palavras que não combinam.

Eu pergunto, com podemos acreditar em moderarão de um pais em que um policia prende um tipo coloca-lhe o joelho no pescoço ?
meus senhores a guerra avais acontecer, só não sabemos se vai envolver armamento nuclear.

Nos mercados podemos assistir a muito nervosismos, de proporções bíblicas, com quedas de índices na ordem dos 30% .

Sejamos honestos, h´a mais de 100 anos que não havia um cataclisma num mundo, achavam que iamos viver assim pacatamente com bolsas a subir com se não houvesse amanhã, crude no máximos juros a zero, lucros a aumentar, estamos a falar de impossibilidade econômicas,

matérias primas caras, lucros a subir, juros negativos, ou perto disso, clima alterado ,inflação baixa..por acaso quem achava que isto era normal ?

a dúvida po risso , para mim e se o conflito vai sr nuclear ou não e se o mesmo se vai estender por força da utilização de misseis intercontinentais.

Credo homem, tu vives com esse sentimento apocalíptico todos os dias? Isso não é saudável..

Não tivemos um cataclisma nos últimos 100 anos? Estás a falar de uma catástrofe ambiental a nível planetário? Baseado em..? Para quando..?
Se falarmos deste caso em concreto, Putin fez semelhante em 2014. Se recuarmos 100 anos, ui.. estaria aqui uma semana recolher micro e macro eventos que redesenharam a História da Humanidade para sempre, de forma positiva e negativa.

Não vou comentar tudo o que escreves pois considero que são mais receios e teorias pessoais, sem grande fundamento.
Quanto a Biden, acho um líder fraquíssimo como já o disse mas neste caso, que podia ele fazer? A UE é e sempre foi inerte, não há coesão nem espírito de iniciativa em todos os aspectos, veja-se agora que todos dizem que o Sr. Putin está a violar claramente o Tratado de Minsk e apresentam a sua solidariedade à Ucrânia. Ena, aposto que o Zelensky dormiu muito melhor! A NATO na prática nada pode fazer pois a Ucrânia não é integrante.
Eu não sou fã de muitas intervenções que os EUA fizeram nas últimas décadas mas neste caso, acho que alguém tem de fazer frente à Rússia, nem que seja apenas preventivo para os colocar em sentido. Podemos argumentar que os ucranianos até ficarão melhor assim e que o Putin é um mimo de pessoa mas a realidade é que acabou de invadir militarmente um país soberano. Se não houver oposição (ainda que teórica) o que o impede de fazer o mesmo noutros países circundantes? Ou a China de reivindicar Taiwan (que será exatamente o maior medo dos EUA)?
Ou de Portugal se lembrar de recuperar as antigas colónias? E a Holanda, a França..
Na minha opinião vai ser uma Crimeia v2. Agora acho que os EUA tem de bater o pé à Rússia sim, acreditando que ninguém quer um confronto bélico nem acontecerá.
Anexos
SP500-Monthly.png

por Flav » 22/2/2022 11:35

CBird pensa um bocadinho antes de escreveres "testamentos" lol. Já o meu avô dizia (e com muita razão), que quem muito fala pouco acerta. É lógico que os políticos que tomam decisões, pelo meno em países onde não manda apenas um gajo ( como o Putin), sabem medir as consequências das decisões que tomam e habitualmente tem conhecimentos e preparação mais que suficiente para os cargos que ocupam.

Registado: 13/1/2017 13:00

por cloubird » 22/2/2022 11:26

a guerra vai acontecer, todos os sinais estão ai, muito rancor nos discursos, muitas divisões e interesses contrários.

O biden está desejoso de uma guerra, tem tido discursos calmos mas no fundo são discursos, que não fomentam a paz...alias paz e amerca não palavras que não combinam.

Eu pergunto, com podemos acreditar em moderarão de um pais em que um policia prende um tipo coloca-lhe o joelho no pescoço ?
meus senhores a guerra avais acontecer, só não sabemos se vai envolver armamento nuclear.

Nos mercados podemos assistir a muito nervosismos, de proporções bíblicas, com quedas de índices na ordem dos 30% .

Sejamos honestos, h´a mais de 100 anos que não havia um cataclisma num mundo, achavam que iamos viver assim pacatamente com bolsas a subir com se não houvesse amanhã, crude no máximos juros a zero, lucros a aumentar, estamos a falar de impossibilidade econômicas,

matérias primas caras, lucros a subir, juros negativos, ou perto disso, clima alterado ,inflação baixa..por acaso quem achava que isto era normal ?

a dúvida po risso , para mim e se o conflito vai sr nuclear ou não e se o mesmo se vai estender por força da utilização de misseis intercontinentais.

Registado: 11/1/2022 1:13

por Flav » 21/2/2022 18:52

Só agora li a tua última intervenção.

Não se trata de defenderes intervenções militares ( isso para mim seria o cúmulo da insensatez). Julgo apenas que estás muito equivocado na forma como vês a intervenção de todos ( ou quase) os políticos e sobretudo em quem tem as maiores (senão todas) as responsabilidades na escalada do conflito Ucrânia /Rússia.

por BearManBull » 21/2/2022 18:34

Se encontrares algum comentário nos mais de 5000 que tenho no CdB onde eu defendo qualquer intervenção militar onde quer que seja boa sorte.

As coisas que mais desprezo neste mundo são a guerra, a estupidez humana, a subserviência a e acima de todos os políticos.

Quando vejo estes inúteis com o discurso de mecenas com os joguinhos das engenharias sociais a destruir completamente o foco de atenção e agravar constantemente problemas, queres que venha aqui saudar essas atitudes?

Se procurares no tópico tenho muitos posts onde defendo que o maior risco para a humanidade é um conflito em grande escala entre potencias e neste momento como resultado das imbecilidades dos lideres ocidentais nos últimos 20 anos estamos mais próximos do que nunca de um desastre dessa magnitude, como nunca estive na minha existência neste planeta.

O Biden é o culminar da soma de todas essas decisões, ideias e ideologias acumuladas. E atendendo que já esteve 10 anos no poder tem mais do que responsabilidade no que está a acontecer, ainda mais que desde que assumiu as rédeas tem sido absolutamente tudo negativo não mandou uma para a caixa.
― Leon C. Megginson

por Flav » 21/2/2022 17:49

Eu fico abismado com algumas intervenções do Homembule!!
Então para ele neste possível evento de guerra, espero eu que do mal o menos, restringido à Russia e à Ucrânia, o grande mau da fita é o Biden!!?? Eu diria que com amigos assim, quem é que precisa de inimigos.
É fácil de ver, com o que se conhece do Putin(has), que é um ditadorzeco do piorio, que quer a todo o custo manter "ad eterno" o poder junto com os seus comparsas oligarcas, com a grande maioria do povo a viver miseravelmente e num país que tem fontes de recursos naturais bastante valorizados ultimamente e que infelizmente torna alguns países da UE bastante dependentes dos seus caprichos. Para quem como o HBule se farta de "discursar" sobre a liberdade é no mínimo incoerente a forma como consegue ver a tentativa de invasão da Ucrânia. Sem mais comentários, para não me alongar demasiado.
Editado pela última vez por Flav em 21/2/2022 18:54, num total de 1 vez.

por BearManBull » 21/2/2022 15:38

O titulo ficaria mais giro: "A guerra em que não quero acreditar"

Como é que este Biden que fez campanha eleitoral para salvar o mundo do malfamado tirano Trump, vai agora arrastando o mundo para uma guerra que pode acabar com a civilização.

No outro dia vi um comentário que o Biden fez sobre que o Putin (que deveria estar a preocupar-se com o desaparecimento da tundra russa...) que fiquei a pensar que ele realmente ou é genuinamente maquiavélico ou sai dos discursos e vai para o backstage brincar com casas de bonecas.

Se há um país interessado no aquecimento global esse país é a Russia, mais recursos disponíveis, maior área habitável, invernos mais amenos, ocidente em crise e dependente da Russia como já começa a acontecer. Para a Russia tenho impressão que os benificios ultrapassam os custos (apesar do que escreve o outro senhor no artigo partilhado).

Pois neste momento é tudo o que necessitamos é uma guerra na Europa entre culturas que não são assim tão diferentes. Tudo porque meia dúzia de políticos assim o decidem como nos tempos medievais.

A guerra deve estar para estalar, o MOEX afunda 10% e já está em níveis pre pandemia.
Anexos
moex.png
― Leon C. Megginson

Re: A guerra em que não acreditohav

por Opcard » 21/2/2022 13:34

Está bem argumentado eu também acredito no que está escrito , isto é alimento para o Biden em desgraça nas sondagem pior que o Trump só que este tinha toda a imprensa a inteligência e universidades contra , o meu receio é que só uma guerra possa salvar Biden que merece toda a nossa simpatia acredito que é boa pessoa eu também sou ,não sou é Presidente dos USA .

A guerra é como o amor quando há vontade é para fazer , muita conversa perde-se o momento ( o grande actor Omar Sharif quando não falava português teve dezenas de brasileiras foi aprender português para ter ainda mais, depois só teve conversa sem conclusão nunca esqueci está sua entrevista )

Registado: 14/3/2009 0:19

A guerra em que não acredito

por Ulisses Pereira » 21/2/2022 12:52

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "A guerra em que não acredito":

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/a-guerra-em-que-nao-acredito

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 43 visitantes