Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Preconceitos sobre a bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Preconceitos sobre a bolsa

por MarioAndre » 23/7/2017 20:15

Perito Escreveu:Imagem

Portugal não é exemplo para ninguém, foste logo buscar o pior exemplo. :lol:

Segundo sei há pouco tempo nem era possivel fazer short selling dum dia para outro, agora nem sei como isso está.
Alguém inteligente usa constantemente o seu património e recursos financeiros para investir no que lhe parecer mais produtivo, sendo que o único ou um dos investimentos a fazer serão certamente as acções.

É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.

Registado: 14/7/2017 18:27

por MarioAndre » 23/7/2017 20:13

manuelfaf Escreveu:Boas, começo já por dizer que tenho pouca experiência na bolsa.
No entanto, não querendo ser dono da verdade, na bolsa ganha-se e perde-se.
Se fosse assim tão linear e certo o ganho éramos todos milionários.
Podes ganhar muito num dia, como perder rios no seguinte. Quanto maior for o nível de inexperiência, menor controlo emocional e recursos (maior nível de investimento face a disponibilidade total) maiores são as probabilidades de se perder.
Além da falta de estudo e análise, o maior risco é mesmo o controlo emocional..."Aiiii, está a descer 2%, 2.5%, 4%, já estou a apanhar nas nalg@as, fonicks, vender, vender, vender...ufa...O que car@go, agora está a subir outra vez". Ou ainda, "comprei, desceu 2%, vou reforçar, desceu 5% vou reforçar, desceu 10%, fonicks, já estou a arder, agora vou vender tudo". E talvez na menos grave..."fixe, subiu 5%, huppi, vou vender. Subiu mais 15%, Porra, podia ter esperado..."
É necessário muita leitura de analise técnica, muita leitura dos jornais, estar atento que daqui a 3 meses determinado decreto de lei entra em vigor, que o aumento de um indicador macroeconómico levará a alterações no custo de produção ou no consumo, que está empresa controla aquela, que entrou um novo concorrente, etc.
Leitura, analise e controlo emocional são para mim elementos chaves para possivelmente reunir condições para ter sucesso na bolsa.
Tu (genericamente) podes pensar que percebes de bolsa, e até podes perceber, mas o outro gajo também pensa o mesmo. Por cada título que pensas por profunda análise ser uma boa opção comprar, o gajo do outro lado também pensa o mesmo quando vende.
Não há certezas de ganho, se as houvesse não havia trading. Há sim, condições para minimizar prejuízos e potenciar lucros, mas todos a pensar no mesmo em decisões antagónicas.
Abraço e bom trades.

Não digas que se fosse como defendo eramos todos ricos, eu já falei nisso mais que uma vez, a maioria das pessoas tem pouco para investir e não está disposta a arriscar tudo o que tem logo parte sempre duma base baixa, logo nunca pode alcançar muito, não sem uns valentes anos a investir e ainda por cima a maioria das pessoas nem percebe o básico da bolsa logo vai ser sempre movida por preconceitos.
Alguém inteligente usa constantemente o seu património e recursos financeiros para investir no que lhe parecer mais produtivo, sendo que o único ou um dos investimentos a fazer serão certamente as acções.

É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.

por MarioAndre » 23/7/2017 20:11

GreatBear Escreveu:
Em resumo: alguém faz ideia de mais argumentos que eu lhe possa dar para o convencer das mais valias de investir na bolsa? :lol:

O objectivo disto tudo era convencê-lo a vender as duas casas que em conjunto tem com a minha mãe que valem ao todo uns 150 000 euros, e num cenário ainda mais optimista a convencer a minha avó a fazer o mesmo, que tem uma casa que vale uns 100 000 euros.

:shock: :pray: =; :shame:

Se eu pudesse falar directamente com o teu pai dizia-lhe para te rifar pois como filho estás a fazer um pessimo trabalho.
Quando tu nasceste, era obrigação do teu pai em cuidar de ti.
Agora, que o teu pai, penso já estar reformado, ou mesmo que não esteja, o mesmo para o caso da tua avó, É TUA OBRIGAÇÃO DE CUIDAR DELES, DO BEM ESTAR DELES.
O que tu lhes estás a pedir é suicidio e eu rezo para que tanto o teu pai como a tua avó tenham o juizo que tu obviamente não tens.

Sim existiu a crise de 1929 com a tal quinta feira negra mas isso hoje em dia só acontece com quem não sabe minimamente o que faz.

Tu tens consciencia das barbaridades que dizes?
Só acontece com quem não sabe minimamente o que faz?
Lembro-te que há traders com dezenas de anos de experiencia que acabaram com a propria vida pois de um dia para o outro perderam tudo num crash.
Como podes tu, sem a menor experiencia no mercado, como tu proprio afirmas, dizer uma coisa dessas?

Disse-me que os ricos que investiam na bolsa perderam tudo, dei-lhe o exemplo da empresa de investimentos do warren buffett, disse-me que o caso dele é diferente do que eu gostava de fazer com o dinheiro dele porque ele recebe dividendos da empresa :? diferente no quê?

O que me leva a abrir este tópico: alguém conhece casos de mais ricos como o warren buffett que façam investimentos na bolsa e tal como no caso dele as suas cotações estejam em ascensão?

Adoro ver pessoal com meia de duzia de euros para investir ir buscar o exemplo do Buffet :wall:
O Buffet não serve de exemplo para nenhum pequeno investidor.
O tipo tem biliões para poder negociar. Tu tens o quê? €5k? €10k?
O Buffet é conhecido como o maior investidor de sempre do mercado. Ele é conhecido como manter durante anos uma posição numa empresa, lá está, ele tem biliões e como tal, suporta qualquer tipo de movimento contra ele.
O que pouco se conhece dele são os negocios em opções que ele faz, para proteger as posições que tem nessas empresas, especulando, tirando proveito das oscilações de mais curto prazo.
Nenhum dos grandes investidores, no seu perfeito juizo, ficaria anos numa posição a espera que o mercado vá a seu favor. Eles especulam em redor dessa mesma posição até que os fundamentais que usaram para a abertura dessa posição seja concretizada.

... na minha opinião uma queda de 10% é motivo suficiente para se sair do mercado temporariamente.

Falas em Buffet e depois assustas-te com uma simples queda de 10%? Obvio, com uma conta de €5k ou €10k naturalmente que és obrigado a sair pois não tens capacidade de aguentar muito mais.
Lá está, se soubesses do que falas, um investidor tipo Buffet, aproveita uma queda de 10% num investimento seu para fazer alguns negocios de curto prazo, tirando partido dessa queda e de uma possivel recuperação. Por norma o veiculo usado são as opções. Ele pode por exemplo vender puts.

Já te disse e volto a dizer, vai primeiro aprender como os mercados realmente funcionam em vês de andares aqui a atirar larachas

Bem quem te leia pensa que só eu ia beneficiar com isto.

Quem perde tudo num crash é porque algo fez de errado, por exemplo eu já andei a ver e ou foi o sp500 ou foi o nasdaq 100 que caiu 55% durante a crise do subprime... mas ao longo de ano e meio.

Eu podia ter 250 000 euros para investir.

Não é por ter pouco dinheiro que sou a favor de sair do mercado com uma queda de 10%, é porque acho que é motivo mais que suficiente para sair por uns tempos para ver o que o futuro próximo traz.

por MarioAndre » 23/7/2017 20:07

serpim1 Escreveu:A bolsa é um jogo e tal como o poker, a arrogância de se considerar o melhor é o ponto de partida para se sair derrotado, o saber esperar o momento certo é uma virtude que não está ao alcance de todos, aliás, apenas de alguns, muito menos do que imaginamos e muito, mas muito menos dos pseudo analistas, bloguistas, foristas ou o que lhe queiras chamar.
A esses vendedores da banha da cobra, pede-lhes que postem os seus negócios no ato em que os fazem para desse modo os podermos analisar e comprovar a veracidade, nunca o irão fazer e sabes porquê?? cairia a mascara e afinal não passavam de investidores como tantos outros que ganham nuns e perdem noutros e no final ganham uns trocos como qualquer 1 de nós. O único propósito que têm é tentar influenciar a carneirada na direcção do seu investimento e manter os blogues ou fóruns com uma taxa de visitas que permita receber algum rendimento dos baners de publicidade.
Quem é efectivamente bom na bolsa, não passa o dia a escrever em fóruns ou blogues, passa o dia a analisar mercados e a comprar e vender acções, duvida sempre de quem te dá alguma coisa neste meio, aquilo que é bom não se dá, vende-se
As casas que dizes querer vender facilmente te darão ao longo dos anos a mesma rendibilidade que terás na bolsa, alguns meses ganharás, mas muitos, mas muitos meses passarás sem ganhar tostão ou a perder algum, pelo menos noites de sono perderás certamente, nas casas apenas terás a preocupação de arranjar bons inquilinos que te paguem ao final de cada mês.

PS. O clínico deu um testemunho muito interessante que te poderá ser útil

Bons negócios
SP

Não me considero melhor, considero isso sim que tenho conhecimentos suficientes para investir na bolsa sem me espalhar ao comprido.

Bastava comprar qualquer indice dos mais conhecidos após a crise do subprime e qualquer um fazia dinheiro a longo prazo.

por MarioAndre » 23/7/2017 20:05

rollingsnowball Escreveu:É isto. Se quiseres arriscar, arrisca o que é teu, nunca o que é dos teus... Nunca te perdoarás se calhas de perder dinheiro dos teus. Eu posso não ter casa própria por opção para ter tudo na bolsa, mas nunca investi um cêntimo dos meus pais ou da minha namorada/ esposa: não suportaria perder o resultado do seu trabalho (sei aquilo que me custa trabalhar a mim, imagino que piore com a idade e imagino o que seria para um reformado ou quase reformado ter que voltar a trabalhar porque tinha ficado sem a sua casa ou poupanças)

Já agora ao arriscares o que é teu ganhas experiência na bolsa (aproveita a do clínico que teve a gentileza de postar acima, o dinheiro faz-se em investimentos de longo prazo e não em trades de dias) e logo vez se tens jeito...e só se vê o jeito que tens depois de ultrapassares a primeira verdadeira crise na bolsa...

Por último, se tiveres jeito para o tal negócio dos carros acredita que ele te vai dar mais dinheiro que a bolsa nos primeiros anos.

Quanto aos preconceitos na bolsa os meus pais sempre tiveram o mesmo receio. E o receio é fundamentado: grande parte das pessoas que entra na bolsa sai mais pobre que entrou (apesar de isto ser um jogo de soma bem positiva).

Sim eu sei que se deve investir no longo prazo, o mercado no curto prazo é imprevisivel, é muito mais dificil dizer como vai ser o dia de amanhã na bolsa que como vai ser o próximo mês.

por MarioAndre » 23/7/2017 20:02

zenden Escreveu:Parece ser uma excelente forma de arranjares lenha para te queimares.

Já começaste a investir no mercado ao menos? pega em meia dúzia de tostões e abre conta na Degiro só para veres como te safas.

Não penses que lendo uns quantos livros, uns quantos estudos, uns quantos gráficos, que estás mais do que preparado.

O mercado deve ser dos poucos lugares em que os que mais sabem são os que menos certezas têm, e os que menos sabem são os que mais certezas têm.

A tua atitude e a forma como queres fazer as coisas, estão bem alinhadas para que aprendas tudo pela pior forma.

Apesar de tudo, good luck.

Eu estou à espera dum clima de grande incerteza que acarreta o fim dum bull market para começar a perceber o que valho na bolsa, ganhar num bull market como o actual é fácil e até agora ainda não vi nada que me prove o contrário mas estou sempre aberto a aprender mais.

por MarioAndre » 23/7/2017 20:00

Clinico Escreveu:Mais um tema interessante e que leva a parar um pouco e pensar...
1 - Sempre tive, e fui ensinado, a diversificar investimentos e nunca investir tudo em bolsa. Muito menos vender assets mais seguros (imóveis) e arriscá-los no menos seguros (bolsa). Muito menos ainda vender o que é dos nossos pais e avós e pô-los em investimentos de bolsa!
2 - apesar de gurus, experientes e analistas, ATs, AFs etc, se a bolsa fosse um investimento garantido, estávamos todos ricos, o que não é o caso!
3 - Ao longo dos meus já ultrapassados 60 anos, fui, com a profissão e algum investimento em bolsa, comprando apartamentos aqui e ali, sobretudo nas alturas mais criticas, como foi entre 2008 e 2010, e mantenho-os até hoje como garante para uma necessidade futura de meus filhos ou netos e nunca os venderia para por na bolsa!
4 - A experiencia mostrou-me que os maiores ganhos que consegui obter foi com position trading e não olhar para isto ao minuto. Ganhei mais em comprar uma acção e vendê-la uns anos depois (como foi o caso com a sonae há uns 15 anos, ou uma jeronimo martins ) do que "brincar" com os turbo warrants do DAX (para quem me conhece) em que tantas vezes perdia tudo o que tinha ganho com um trade num dia anterior.
Enfim, são apenas alguns pensamentos que talvez possam ajudar...
Abraço
Clinico

Esse argumento que se a bolsa fosse um investimento garantido estávamos todos ricos é falso porque a maioria das pessoas não tem muito dinheiro para lá investir e muito menos está disposta a submeter património ao investimento na bolsa, e mais, como já falei aqui a maioria das pessoas nem conhece os conceitos básicos da bolsa logo nunca pode ter uma opinião isenta dela, vai ser sempre levada por preconceitos.

por MarioAndre » 23/7/2017 19:58

ZeNovato Escreveu:Vou só dar a minha opinião sem ter propriamente muita experiencia.
Vender as 3 casas parece-me não fazer sentido, muito menos quando não são nossas. Se acontece alguma coisa de errado o peso na consciência vai ser demasiado grande.
Se são 3 casas e não usas todas, podes sempre fazer o que o capitão disse e alugar uma ou duas para teres exposição ao mercado imobiliário.
Se queres investir no mercado de ações, e tanto quanto percebi, queres ter uma espécie de stand para compra e venda de auto, porque não o fazes? Criavas uma empresa para esse fim, de inicio tiravas um pequeno ordenado e através da empresa ias investindo os seus lucros numa carteira de fundos como muitas aqui expostas. Penso que o risco é menor e ficas diversificado.

Alguém com experiencia que dê sugestões :-" se calhar disse asneiras!
Tudo com pés assentes na terra

Uma pessoa inteligente usa a totalidade ou quase totalidade dos seus recursos em beneficio próprio e preferencialmente também em beneficio dos parentes mais próximos, como o ronaldo.

por daniel__ » 23/7/2017 17:47

MarioAndre Escreveu:Ele tem dinheiro investido na bolsa através de fundos

Eu acho que foi a decisao mais inteligente que ele teve.

A forma mais simples para um amador de ganhar em bolsa é investir em fundos. Se o problema é as comissões opta por fundos indexados ou ETFs.

Até fiquei arrepiado na parte do vender as casas :?
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Ocioso » 23/7/2017 15:01

rtavares Escreveu:
MarioAndre Escreveu:Olá amigos.

O objectivo deste tópico é ajudarem-me mas também dizerem parvoices que já ouviram ou leram sobre a bolsa.

O meu pai começou por dizer que as quedas na bolsa são repentinas, num dia estamos ricos e no estamos pobres, mostrei-lhe o caso do sp500 durante a crise do subprime em que o indice foi caindo progressivamente ao longo de vários meses.

Ainda não percebi se os tópicos deste forista são sérios...

É um bot... :mrgreen:

Registado: 14/4/2015 1:34

por rtavares » 23/7/2017 12:23

MarioAndre Escreveu:Olá amigos.

O objectivo deste tópico é ajudarem-me mas também dizerem parvoices que já ouviram ou leram sobre a bolsa.

O meu pai começou por dizer que as quedas na bolsa são repentinas, num dia estamos ricos e no estamos pobres, mostrei-lhe o caso do sp500 durante a crise do subprime em que o indice foi caindo progressivamente ao longo de vários meses.

Ainda não percebi se os tópicos deste forista são sérios...
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por Triplano » 22/7/2017 22:12

Mario André, não me leves a mal, mas...
Qual é a tua idade?
Que experiência tens sobre bolsa e mercados financeiros?
Se tens experiência, tens um histórico dos teus resultados?
Tens noção em que empresas investir?
São empresas nacionais ou estrangeiras?
Conheces os fundamentos dessas empresas, nomeadamente o nível de endividamento?
Tens noção dos custos de corretagem e da tributação de dividendos em função da nacionalidade das empresas?
No fundo, tens um plano de investimento traçado?
Em que se baseia esse plano, em AT, AF, ou outro?
Esse plano abrange que prazos de investimento?
Tens noção do nível em que se encontram os mercados, dado que os índices americanos têm constantemente batido recordes?
Estás preparado para uma possível correção?
Bom... Podia passar aqui o resto da noite, a levantar questões...
Só te posso dizer, por experiência, que os mercados financeiros não são pera doce... São mais os que perdem do que os que ganham e eu sou um deles... É um mundo traiçoeiro... Por isso, recomendo-te a seres prudente e não embarcares em ilusões românticas, de Warrens Buffets e companhia...
Um abraço e boas ponderações
MD
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)

Registado: 29/11/2007 12:37

por Dr Tretas » 22/7/2017 21:52

Enfim :roll:

Tens aqui uma história da bolsa nacional desde os anos 80 até à bolha das dot.com, verás que nem sempre é tão simples entrar e sair como tu julgas, e que o imobiliário tem os seus méritos (chama-se a isto rotação de investimentos).

http://www.finbolsa.com/histtour.asp
Alguns excertos:

Sobre o crash de 1987
O golpe fatal vem em 20 de Outubro, não com a frase de Cavaco, como às vezes se diz, mas com o crash em Nova Iorque (o Dow Jones cai de 2700 para 1700 em poucos dias, descendo 500 pontos só no dia 19 de Outubro).(...) É nessa altura que os espertos deslocam o seu dinheiro maciçamente para o imobiliário, que já subira fortemente até aí, mas continuará alguns anos mais em alta.

Sobre o crash de 1998
Outra coisa que me convenceu de que se estava à beira do crash foi a proximidade da Expo 98: o mercado estava há muito a antecipar optimisticamente os bons efeitos desta exposição na economia, e esta estava marcada para Junho... O crash, pela lógica habitual, deveria vir antes de Junho, e as cotações estavam já caríssimas. Nessa altura alguns venderam tudo e saltaram logo para o imobiliário.

Sobre o rebentar da bolha das dot.com (2000/2001)
Tanto faz que sejam acções dot.com no fim do milénio, de caminhos de ferro no século XIX, de automóveis no início do século XX, de computadores nos anos 60, de navegação nos séculos XVII e XVII, túlipas holandesas, trigo no Japão medieval... É sempre a mesma coisa, as pessoas perdem a cabeça, e pensam, no pico das subidas, que estas ainda são só o começo...

Registado: 29/10/2013 12:15

por Perito » 22/7/2017 20:08

Imagem

Registado: 1/6/2016 0:03

por sobeoudesce » 22/7/2017 18:54

Nem sei se isto é a sério ou a gozar. Mas a minha vertente pedagógica/santa Casa opina que:

a esta altura do campeonato sou capaz de alinhar com os "velhotes" o imobiliário parece mais interessante.

Registado: 29/11/2007 13:13

por PIKAS » 22/7/2017 17:12

GreatBear Escreveu:
E

Disse-me que os ricos que investiam na bolsa perderam tudo, dei-lhe o exemplo da empresa de investimentos do warren buffett, disse-me que o caso dele é diferente do que eu gostava de fazer com o dinheiro dele porque ele recebe dividendos da empresa :? diferente no quê?

O que me leva a abrir este tópico: alguém conhece casos de mais ricos como o warren buffett que façam investimentos na bolsa e tal como no caso dele as suas cotações estejam em ascensão?

Adoro ver pessoal com meia de duzia de euros para investir ir buscar o exemplo do Buffet :wall:
O Buffet é conhecido como o maior investidor de sempre do mercado. Ele é conhecido como manter durante anos uma posição numa empresa, lá está, ele tem biliões e como tal, suporta qualquer tipo de movimento contra ele.
O que pouco se conhece dele são os negocios em opções que ele faz, para proteger as posições que tem nessas empresas, especulando, tirando proveito das oscilações de mais curto prazo.
Nenhum dos grandes investidores, no seu perfeito juizo, ficaria anos numa posição a espera que o mercado vá a seu favor. Eles especulam em redor dessa mesma posição até que os fundamentais que usaram para a abertura dessa posição seja concretizada.

100% de acordo com este excerto e com a totalidade deste post.
Só agora mais uma pequena achega:
Não há dúvida nenhuma que o Buffet não serve de exemplo para ninguém daqui. O Berkshire Hathaway compra acções, mas a maior parte das vezes compra tantas que isso lhe dá direito a assumir a gestão ( ou compra tantas justamente para obter esse resultado? ) ou, pelo menos, a nomear boa parte da board. Claro que isso leva a que os interesses estratégicos da empresa passem a alinhar-se com os seus próprios interesses. É, como bem dizes, andar em redor da posição até que os fundamentais se concretizem e a função da gestão passa a ser alinhar a empresa para os concretizar.
E aqui, no teu, no meu, no nosso caso?
Não ganhes juízo, não. Vais ter um lindo funeral.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por JohnyRobaz » 22/7/2017 15:44

Clinico Escreveu:Mais um tema interessante e que leva a parar um pouco e pensar...
1 - Sempre tive, e fui ensinado, a diversificar investimentos e nunca investir tudo em bolsa. Muito menos vender assets mais seguros (imóveis) e arriscá-los no menos seguros (bolsa). Muito menos ainda vender o que é dos nossos pais e avós e pô-los em investimentos de bolsa!
2 - apesar de gurus, experientes e analistas, ATs, AFs etc, se a bolsa fosse um investimento garantido, estávamos todos ricos, o que não é o caso!
3 - Ao longo dos meus já ultrapassados 60 anos, fui, com a profissão e algum investimento em bolsa, comprando apartamentos aqui e ali, sobretudo nas alturas mais criticas, como foi entre 2008 e 2010, e mantenho-os até hoje como garante para uma necessidade futura de meus filhos ou netos e nunca os venderia para por na bolsa!
4 - A experiencia mostrou-me que os maiores ganhos que consegui obter foi com position trading e não olhar para isto ao minuto. Ganhei mais em comprar uma acção e vendê-la uns anos depois (como foi o caso com a sonae há uns 15 anos, ou uma jeronimo martins ) do que "brincar" com os turbo warrants do DAX (para quem me conhece) em que tantas vezes perdia tudo o que tinha ganho com um trade num dia anterior.
Abraço
Clinico

Está aqui tudo dito. :clap:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por manuelfaf » 22/7/2017 14:12

Boas, começo já por dizer que tenho pouca experiência na bolsa.
No entanto, não querendo ser dono da verdade, na bolsa ganha-se e perde-se.
Se fosse assim tão linear e certo o ganho éramos todos milionários.
Podes ganhar muito num dia, como perder rios no seguinte. Quanto maior for o nível de inexperiência, menor controlo emocional e recursos (maior nível de investimento face a disponibilidade total) maiores são as probabilidades de se perder.
Além da falta de estudo e análise, o maior risco é mesmo o controlo emocional..."Aiiii, está a descer 2%, 2.5%, 4%, já estou a apanhar nas nalg@as, fonicks, vender, vender, vender...ufa...O que car@go, agora está a subir outra vez". Ou ainda, "comprei, desceu 2%, vou reforçar, desceu 5% vou reforçar, desceu 10%, fonicks, já estou a arder, agora vou vender tudo". E talvez na menos grave..."fixe, subiu 5%, huppi, vou vender. Subiu mais 15%, Porra, podia ter esperado..."
É necessário muita leitura de analise técnica, muita leitura dos jornais, estar atento que daqui a 3 meses determinado decreto de lei entra em vigor, que o aumento de um indicador macroeconómico levará a alterações no custo de produção ou no consumo, que está empresa controla aquela, que entrou um novo concorrente, etc.
Leitura, analise e controlo emocional são para mim elementos chaves para possivelmente reunir condições para ter sucesso na bolsa.
Tu (genericamente) podes pensar que percebes de bolsa, e até podes perceber, mas o outro gajo também pensa o mesmo. Por cada título que pensas por profunda análise ser uma boa opção comprar, o gajo do outro lado também pensa o mesmo quando vende.
Não há certezas de ganho, se as houvesse não havia trading. Há sim, condições para minimizar prejuízos e potenciar lucros, mas todos a pensar no mesmo em decisões antagónicas.
Abraço e bom trades.

Registado: 1/10/2015 12:34

por GreatBear » 22/7/2017 13:22

Em resumo: alguém faz ideia de mais argumentos que eu lhe possa dar para o convencer das mais valias de investir na bolsa? :lol:

O objectivo disto tudo era convencê-lo a vender as duas casas que em conjunto tem com a minha mãe que valem ao todo uns 150 000 euros, e num cenário ainda mais optimista a convencer a minha avó a fazer o mesmo, que tem uma casa que vale uns 100 000 euros.

:shock: :pray: =; :shame:

Se eu pudesse falar directamente com o teu pai dizia-lhe para te rifar pois como filho estás a fazer um pessimo trabalho.
Quando tu nasceste, era obrigação do teu pai em cuidar de ti.
Agora, que o teu pai, penso já estar reformado, ou mesmo que não esteja, o mesmo para o caso da tua avó, É TUA OBRIGAÇÃO DE CUIDAR DELES, DO BEM ESTAR DELES.
O que tu lhes estás a pedir é suicidio e eu rezo para que tanto o teu pai como a tua avó tenham o juizo que tu obviamente não tens.

Sim existiu a crise de 1929 com a tal quinta feira negra mas isso hoje em dia só acontece com quem não sabe minimamente o que faz.

Tu tens consciencia das barbaridades que dizes?
Só acontece com quem não sabe minimamente o que faz?
Lembro-te que há traders com dezenas de anos de experiencia que acabaram com a propria vida pois de um dia para o outro perderam tudo num crash.
Como podes tu, sem a menor experiencia no mercado, como tu proprio afirmas, dizer uma coisa dessas?

... na minha opinião uma queda de 10% é motivo suficiente para se sair do mercado temporariamente.

Falas em Buffet e depois assustas-te com uma simples queda de 10%? Obvio, com uma conta de €5k ou €10k naturalmente que és obrigado a sair pois não tens capacidade de aguentar muito mais.
Lá está, se soubesses do que falas, um investidor tipo Buffet, aproveita uma queda de 10% num investimento seu para fazer alguns negocios de curto prazo, tirando partido dessa queda e de uma possivel recuperação. Por norma o veiculo usado são as opções. Ele pode por exemplo vender puts.

Já te disse e volto a dizer, vai primeiro aprender como os mercados realmente funcionam em vês de andares aqui a atirar larachas

Registado: 14/12/2015 13:12

por serpim1 » 22/7/2017 12:22

A bolsa é um jogo e tal como o poker, a arrogância de se considerar o melhor é o ponto de partida para se sair derrotado, o saber esperar o momento certo é uma virtude que não está ao alcance de todos, aliás, apenas de alguns, muito menos do que imaginamos e muito, mas muito menos dos pseudo analistas, bloguistas, foristas ou o que lhe queiras chamar.
A esses vendedores da banha da cobra, pede-lhes que postem os seus negócios no ato em que os fazem para desse modo os podermos analisar e comprovar a veracidade, nunca o irão fazer e sabes porquê?? cairia a mascara e afinal não passavam de investidores como tantos outros que ganham nuns e perdem noutros e no final ganham uns trocos como qualquer 1 de nós. O único propósito que têm é tentar influenciar a carneirada na direcção do seu investimento e manter os blogues ou fóruns com uma taxa de visitas que permita receber algum rendimento dos baners de publicidade.
Quem é efectivamente bom na bolsa, não passa o dia a escrever em fóruns ou blogues, passa o dia a analisar mercados e a comprar e vender acções, duvida sempre de quem te dá alguma coisa neste meio, aquilo que é bom não se dá, vende-se
As casas que dizes querer vender facilmente te darão ao longo dos anos a mesma rendibilidade que terás na bolsa, alguns meses ganharás, mas muitos, mas muitos meses passarás sem ganhar tostão ou a perder algum, pelo menos noites de sono perderás certamente, nas casas apenas terás a preocupação de arranjar bons inquilinos que te paguem ao final de cada mês.

PS. O clínico deu um testemunho muito interessante que te poderá ser útil

Bons negócios
SP

Registado: 19/8/2009 19:28

por rollingsnowball » 22/7/2017 10:54

zenden Escreveu:Parece ser uma excelente forma de arranjares lenha para te queimares.

Já começaste a investir no mercado ao menos? pega em meia dúzia de tostões e abre conta na Degiro só para veres como te safas.

Não penses que lendo uns quantos livros, uns quantos estudos, uns quantos gráficos, que estás mais do que preparado.

O mercado deve ser dos poucos lugares em que os que mais sabem são os que menos certezas têm, e os que menos sabem são os que mais certezas têm.

A tua atitude e a forma como queres fazer as coisas, estão bem alinhadas para que aprendas tudo pela pior forma.

É isto. Se quiseres arriscar, arrisca o que é teu, nunca o que é dos teus... Nunca te perdoarás se calhas de perder dinheiro dos teus. Eu posso não ter casa própria por opção para ter tudo na bolsa, mas nunca investi um cêntimo dos meus pais ou da minha namorada/ esposa: não suportaria perder o resultado do seu trabalho (sei aquilo que me custa trabalhar a mim, imagino que piore com a idade e imagino o que seria para um reformado ou quase reformado ter que voltar a trabalhar porque tinha ficado sem a sua casa ou poupanças)

Já agora ao arriscares o que é teu ganhas experiência na bolsa (aproveita a do clínico que teve a gentileza de postar acima, o dinheiro faz-se em investimentos de longo prazo e não em trades de dias) e logo vez se tens jeito...e só se vê o jeito que tens depois de ultrapassares a primeira verdadeira crise na bolsa...

Por último, se tiveres jeito para o tal negócio dos carros acredita que ele te vai dar mais dinheiro que a bolsa nos primeiros anos.

Quanto aos preconceitos na bolsa os meus pais sempre tiveram o mesmo receio. E o receio é fundamentado: grande parte das pessoas que entra na bolsa sai mais pobre que entrou (apesar de isto ser um jogo de soma bem positiva).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Greentrader » 22/7/2017 10:48

Não é só na bolsa, mas em qualquer mercado existem boas oportunidades para ganhar dinheiro. Agora não é assim tão simples e fácil de ganhar em bolsa como descreves. As ATs e AFs apenas dão probabilidades de futuras tendências que nem sempre seguem o rumo mais esperado. Se queres começar a ganhar na bolsa deves começar a negociar com parte do teu próprio património e nunca pedir emprestado a familiares ou amigos. Não faz qualquer sentido tentares convencer os outros de que o teu futuro investimento na bolsa vão ser muito mais lucrativo do que os investimentos dos outros e muito menos quando nem experiência nem resultados demonstras.

Registado: 4/11/2009 18:17

por zenden » 22/7/2017 9:51

Parece ser uma excelente forma de arranjares lenha para te queimares.

O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!

Registado: 18/12/2002 16:30

por ZeNovato » 22/7/2017 8:22

Bem dito.... e grátis! É com vocês que aprendo. Têm uma vida de mercados financeiros :D.

Registado: 8/3/2014 19:34

por ZeNovato » 22/7/2017 8:20

Abraço
Clinico

:clap:

Registado: 8/3/2014 19:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], macau5m, niceboy, PAULOJOAO, Rolling_Trader, Shimazaki_2, VALHALLA e 141 visitantes