Empréstimos bancários
Re: Empréstimos bancários
O business plan é vender carros ilegalmente à beira da estrada como fazem os ciganos.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
- Registado: 18/12/2002 16:30
MarioAndre Escreveu:
Olá.
Sei exactamente o que quero vender, carros a gasóleo até 2000 de cilindrada, até 160 000km, nacionais, até ao ano 2000 para não terem o problema de não poderem entrar na baixa de lisboa, de marcas e modelos populares.
Pretendo fazê-lo a nivel particular.
Já me informei e não estou obrigado a declarar os ganhos como particular mas eu tenciono fazê-lo para poder ter uma base de avaliação dos rendimentos para os bancos me emprestarem dinheiro futuramente.
[/quote]
Não tens? Essa é boa.
Nesse país (porque actualmente não é o meu) deixa-se ter actividades comerciais sem pagar impostos. Deves...
- Registado: 13/9/2013 0:16
pericos2 Escreveu:NOTA: Já não escrevo no Caldeirão á uns bons anos, mas felizmente continuo nos meus trades e sempre a ler posts. Desde a fusão com o Negócios que perdi o user, depois deixei de saber a password, enfim....mas ando por aqui desde o inicio com o user "Pericos"
Mario André, boa noite.
Gostaria de informar que nada entendo de negócio de automóveis. Sou apenas gestor em algumas empresas na Nigéria.
Desculpe a minha franqueza e não pretendo criticar a sua visão. No entanto, permita-me 1 ou 2 curtos comentários.
Fez alguma análise séria de mercado/business plan/etc sobre venda de automóveis? Pretende criar uma empresa ou tenciona fazê-lo a nível particular? É que se pretende fazê-lo profissionalmente, terá custos operacionais fixos aos quais acresce uma série de custos financeiros e fiscais.
Caso pretenda desenvolver a operação particularmente, creio que legalmente também terá de pagar impostos em sede de IRS.
Deixando essa parte para trás, li que pretende ter 80K de lucros anuais (brutos ou liquidos - é uma brutal diferença). Pretendendo ter 5% de margem por operação, parece-muitos carros por ano. Pergunta: Como pensa gerir todo um serviço pós-venda e todo um sistema de garantias que deverá existir?
Deixe-me por favor desabafar 1 pouco mais:
Até hoje ainda não conheci um empreendedor que começando qualquer projeto suportado em 100% pelo sistema financeiro que tivesse tido sucesso. Morreram todos na praia. Então falando desses mercenários tipo Cofidis, pior o cenário.
Parece-me que faria mais sentido, construir um projeto com bases sólidas com um crescimento sustentado onde pudesse estar protegido para qualquer arrefecimento. Quem sabe até, com o passarmdos meses, teria uma surpresa do seu banco com uma conta caucionada (mas apenas para suporte). Tente gerar cash-flow (a melhor ferramenta financeira que pode ter).
Nestes mais de 12 anos que por aqui ando, já vi muitas ideias e negócios a começarem e acabarem ainda mais depressa. E o curioso, é que no início, achavam-se sempre com razão e depois culparam sempre o mercado.
Abraço e por favor aceite este meu comentário como construtivo.
Olá.
Sei exactamente o que quero vender, carros a gasóleo até 2000 de cilindrada, até 160 000km, nacionais, até ao ano 2000 para não terem o problema de não poderem entrar na baixa de lisboa, de marcas e modelos populares.
Pretendo fazê-lo a nivel particular.
Já me informei e não estou obrigado a declarar os ganhos como particular mas eu tenciono fazê-lo para poder ter uma base de avaliação dos rendimentos para os bancos me emprestarem dinheiro futuramente.
Pretendo ter um lucro de 10% por carro, não acho dificil ter um lucro de 500 euros num carro de 5000 negociando o preço para o comprar abaixo do preço de mercado, mas houve alturas em que tinha ideia que era possivel ganhar 2000 euros em cada carro de 5000

Esses empreendedores devem ter cometido erros básicos não, um exemplo, não pedir empréstimos de longo prazo para os lucros poderem ser menores que o esperado e mesmo assim conseguir-se continuar a pagar as prestações.
Alguém inteligente usa constantemente o seu património e recursos financeiros para investir no que lhe parecer mais produtivo, sendo que o único ou um dos investimentos a fazer serão certamente as acções.
É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.
É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.
- Registado: 14/7/2017 18:27
Mouro_Emprestado Escreveu:MarioAndre Escreveu:Mouro, pensei que as acções pagassem imposto de mais valias e um gajo depois ainda tivesse que pagar no IRS sobre o que ganhou na bolsa.
Não me parece assim tão dificil ganhar 80k por ano, sejam liquidos ou brutos.
Eu conto ganhar algo parece dentro de não muitos anos investindo fortemente no meu negócio que no meu caso é comércio de carros como particular.
Então com a possibilidade de fazer empréstimos acima das minhas capacidades com o buraco existente no sistema que um user falou algures ainda mais fácil é.
Às vezes, o que parece fácil, não é.
Dá-me um exemplo prático.
Alguém inteligente usa constantemente o seu património e recursos financeiros para investir no que lhe parecer mais produtivo, sendo que o único ou um dos investimentos a fazer serão certamente as acções.
MarioAndre Escreveu:Mouro, pensei que as acções pagassem imposto de mais valias e um gajo depois ainda tivesse que pagar no IRS sobre o que ganhou na bolsa.
Eu conto ganhar algo parece dentro de não muitos anos investindo fortemente no meu negócio que no meu caso é comércio de carros como particular.
Então com a possibilidade de fazer empréstimos acima das minhas capacidades com o buraco existente no sistema que um user falou algures ainda mais fácil é.
NOTA: Já não escrevo no Caldeirão á uns bons anos, mas felizmente continuo nos meus trades e sempre a ler posts. Desde a fusão com o Negócios que perdi o user, depois deixei de saber a password, enfim....mas ando por aqui desde o inicio com o user "Pericos"
Mario André, boa noite.
Gostaria de informar que nada entendo de negócio de automóveis. Sou apenas gestor em algumas empresas na Nigéria.
Desculpe a minha franqueza e não pretendo criticar a sua visão. No entanto, permita-me 1 ou 2 curtos comentários.
Fez alguma análise séria de mercado/business plan/etc sobre venda de automóveis? Pretende criar uma empresa ou tenciona fazê-lo a nível particular? É que se pretende fazê-lo profissionalmente, terá custos operacionais fixos aos quais acresce uma série de custos financeiros e fiscais.
Caso pretenda desenvolver a operação particularmente, creio que legalmente também terá de pagar impostos em sede de IRS.
Deixando essa parte para trás, li que pretende ter 80K de lucros anuais (brutos ou liquidos - é uma brutal diferença). Pretendendo ter 5% de margem por operação, parece-muitos carros por ano. Pergunta: Como pensa gerir todo um serviço pós-venda e todo um sistema de garantias que deverá existir?
Deixe-me por favor desabafar 1 pouco mais:
Até hoje ainda não conheci um empreendedor que começando qualquer projeto suportado em 100% pelo sistema financeiro que tivesse tido sucesso. Morreram todos na praia. Então falando desses mercenários tipo Cofidis, pior o cenário.
Parece-me que faria mais sentido, construir um projeto com bases sólidas com um crescimento sustentado onde pudesse estar protegido para qualquer arrefecimento. Quem sabe até, com o passarmdos meses, teria uma surpresa do seu banco com uma conta caucionada (mas apenas para suporte). Tente gerar cash-flow (a melhor ferramenta financeira que pode ter).
Nestes mais de 12 anos que por aqui ando, já vi muitas ideias e negócios a começarem e acabarem ainda mais depressa. E o curioso, é que no início, achavam-se sempre com razão e depois culparam sempre o mercado.
Abraço e por favor aceite este meu comentário como construtivo.
- Registado: 29/11/2007 11:55
MarioAndre Escreveu:Mouro, pensei que as acções pagassem imposto de mais valias e um gajo depois ainda tivesse que pagar no IRS sobre o que ganhou na bolsa.
Às vezes, o que parece fácil, não é.
Mouro, pensei que as acções pagassem imposto de mais valias e um gajo depois ainda tivesse que pagar no IRS sobre o que ganhou na bolsa.
MarioAndre Escreveu:Mas seria bom evitar o pagamento de mais valias sobre a bolsa de 20 e muitos por cento e ainda pagar os 40 e muitos ou mesmo 50 por cento de irs que paga quem ganha um pedaço mais que a média como eu pretendo ganhar a prazo.
As mais-valias pagam sempre imposto de 28% de taxa liberatória. Só pagas mais se englobares ao rendimento, o que é francamente estúpido

Aliás, nem existe tributação de IRS a 50%, existem isso sim taxas marginais de tributação. A mais alta é de 48%, adicionada da sobretaxa de IRS, aplicável a quem ganha mais de 80k por ano de rendimento (fazer isso em Portugal, sem se ser o CEO de uma empresa no PSI-20? Boa sorte...)
MarioAndre Escreveu:Não sei o que implica ter a residência fiscal num paraiso fiscal mas se isso implicar por exemplo ter de ir lá comprar o meu carro e andar com matricula de lá em portugal por impossibilidade de o fazer em portugal, faço-o de bom agrado.
Podes tentar comprar uma casa no Mónaco, no Litchenstein ou então compras um carros nas Ilhas Virgens Britânicas

Aliás, se não sabes, ou pesquisas muito bem (horas e horas a ler códigos tributários, convenções sobre dupla tributação e acordãos de tribunais portugueses e comunitários), ou largas nota a consultar um bom consultor fiscal.
Como em tudo, vais ter de começar com muito Kapital.
Mouro_Emprestado Escreveu:Sabes que se fores residente fiscal em Portugal, és tributado em Portugal pelo teu rendimento mundial, certo?
Mesmo que obtenhas rendimentos no estrangeiro, quiçá num qualquer paraíso fiscal que ainda não tenha qualquer acordo de troca de informações com a AT, ainda assim tens de o declarar cá.
Se tens dúvidas, vai ver o Código do IRS facilmente pesquisável no Portal do Contribuinte.
Não domino esse assunto, teria de me informar melhor.
Mas seria bom evitar o pagamento de mais valias sobre a bolsa de 20 e muitos por cento e ainda pagar os 40 e muitos ou mesmo 50 por cento de irs que paga quem ganha um pedaço mais que a média como eu pretendo ganhar a prazo.
Não sei o que implica ter a residência fiscal num paraiso fiscal mas se isso implicar por exemplo ter de ir lá comprar o meu carro e andar com matricula de lá em portugal por impossibilidade de o fazer em portugal, faço-o de bom agrado.
Eu até pagava muito imposto se o pais estivesse no rumo certo mas não está e a prova é que tenho mais de 170 medidas para ele no meu e-mail que não passa pela cabeça aos politicos e às pessoas em geral.
Partilhei uma pequena parte delas no tópico das medidas para o pais que há nesta secção.
MarioAndre Escreveu:Se investir na bolsa e tal for possivel fá-lo-ei com recurso a um paraiso fiscal para minimizar ou eliminar o pagamento de impostos.
Sabes que se fores residente fiscal em Portugal, és tributado em Portugal pelo teu rendimento mundial, certo?
Mesmo que obtenhas rendimentos no estrangeiro, quiçá num qualquer paraíso fiscal que ainda não tenha qualquer acordo de troca de informações com a AT, ainda assim tens de o declarar cá.
Se tens dúvidas, vai ver o Código do IRS facilmente pesquisável no Portal do Contribuinte.
LTCM Escreveu:MarioAndre Escreveu:Por exemplo quando o bull market começou o indice do medo vix caiu bastante e o dolar tinha valorizado 22% desde o seu minimo, sinal que os piores medos sobre a crise do subprime tinham começado a passar, salvo se essa valorização foi fruto de intervenção do banco central.
o que é o vix?
É o chamado indice do medo, mede o que vai acontecer no futuro mais próximo com o indice sp500.

Subidas do indice do medo acima da média origina quedas na bolsa em geral e o contrário também é verdade.
MarioAndre Escreveu:Por exemplo quando o bull market começou o indice do medo vix caiu bastante e o dolar tinha valorizado 22% desde o seu minimo, sinal que os piores medos sobre a crise do subprime tinham começado a passar, salvo se essa valorização foi fruto de intervenção do banco central.
o que é o vix?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Fui dar uma vista de olhos à cotação do bcp a longo prazo e não encontro qualquer sinal credivel de recuperação desde que atingiu o pico em 2007.
Bem, agora vendo melhor em 2009 subiu uns 50%... mas bastava ter um stop bem colocado para não perder mais dinheiro com aquilo.
Não se pode tornar ilimitadas as perdas, tem sempre que haver um limite mesmo que mais tarde se percam oportunidades de ganhar dinheiro.
Bem, agora vendo melhor em 2009 subiu uns 50%... mas bastava ter um stop bem colocado para não perder mais dinheiro com aquilo.
Não se pode tornar ilimitadas as perdas, tem sempre que haver um limite mesmo que mais tarde se percam oportunidades de ganhar dinheiro.
Ingenting Escreveu:MarioAndre Escreveu:Houve quem tivesse comprado bcp depois dele cair muito, sendo que ainda caiu mais depois... comprar o que está barato à espera que suba é falivel e perigoso se não se seguirem alguns principios básicos como esperar uns tempos que a nova tendência se confirme e diversificar os investimentos para diminuir as perdas de cada um deles.
Eu não me meto nessas cowboyadas especulativas, por isso nunca perderia (nem ganharia) dinheiro com o BCP. Sou muito avesso a certas acções.
Eu só investiria lá depois de ver que ele tinha realmente deixado de cair e mantinha uma tendência ascendente há uns tempinhos, que quanto mais longa mais certeira seria mas no meu caso esperaria um mês por exemplo após inverter a tendência e colocaria um stop um pouco abaixo.
Ingenting Escreveu:MarioAndre Escreveu:Ingenting Escreveu:Repara uma coisa: o que tu estás a dizer é um sofisma estatístico. O que sobe desce e o que desce sobe. Há para aí pessoal que aplica isso numa lógica intraday, por exemplo, com os pivots e as euqações Camarilla. Isso chama-se a reversão para a média. Mas a questão que se coloca aqui é a seguinte: como avaliar o que é barato? Onde é que vais encontrar uma referência absoluta? A Sonae Indústria está agora a 0.0094 €. É barato ou caro? Tem vindo a subir nos últimos tempos. Irá voltar a subir? Irá subir mas irá demorar tanto tempo para ganhar 5 ou 10% que mais valia comprar e vender noutras acções durante esse período de tempo? E as situações em que as coisas não estão (supostamente) baratas nem caras? Que clara tendência é que há?
Investir na bolsa tem pouco de racional e de científico. Os mercados são animados, sobretudo, pelas expectativas e não pelo valor real das empresas (o que é isso, de resto)? As pessoas tendem a convencer-se de que existe uma racionalidade subjacente e de que há um sentido de causalidade bem presente e, daí, estarem sempre a tentar arranjar justificações para um acção subir, descer, fazer uma pirueta ou um qualquer arabesco. O que não quer dizer que não seja possível tentar minorar o risco e potenciar os ganhos através de algumas estratégias. Mas não há receituário que o valha. Isto é uma coisa de curandeiro e não de medicina.
Tens indicadores que te dão uma boa ideia se determinado activo está barato, o que mais me depressa ocorre é o price vs earnings.
O passado e o presente dão uma boa ideia do futuro, como sempre isto não é uma ideia absoluta, mas tem a sua validade, sobretudo no futuro mais próximo.
Quando as coisas não estão baratas nem caras tens que te basear no passado e no presente para ires avaliando o futuro mais próximo com as devidas cautelas, que é o que se deve fazer nesta altura.
Sim concordo que contam muito as expectativas.
Mas isso são princípios gerais. E, em relação aos indicadores, este valem o que valem. E não poucas vezes valem muito pouco. Com isto não quero dizer que invista ao sabor do caso; tenho impôr um determinado cunho de racionalidade e pensar de forma apurada sobre o assunto e analisar todas as circunstâncias visíveis. Por vezes acerto. Por vezes falho. Tento prolongar os ganhos e cortar as perdas, como toda a gente. Mas assumo que há um risco muito grande nisto tudo. Mesmo as OPAs não são sempre dinheiro seguro. E o que eu te digo é que, se o banco me desse 10% ao ano (e se fosse completamente seguro), eu preferia colocar toda a minha massa monetária lá do que ganhar 25% ao ano em acções com todos os riscos associados e com todo o tempo que acabo por ter de perder com algo tão entediante (sim, eu ganho dinheiro com a bolsa, mas a única coisa que me fascina nisto são os modelos matemáticos; tudo o resto é abjecto).
Tens que olhar a todo o estado da bolsa para perceber quando as coisas estão demasiado baratas.
Por exemplo quando o bull market começou o indice do medo vix caiu bastante e o dolar tinha valorizado 22% desde o seu minimo, sinal que os piores medos sobre a crise do subprime tinham começado a passar, salvo se essa valorização foi fruto de intervenção do banco central.
MarioAndre Escreveu:Houve quem tivesse comprado bcp depois dele cair muito, sendo que ainda caiu mais depois... comprar o que está barato à espera que suba é falivel e perigoso se não se seguirem alguns principios básicos como esperar uns tempos que a nova tendência se confirme e diversificar os investimentos para diminuir as perdas de cada um deles.
Eu não me meto nessas cowboyadas especulativas, por isso nunca perderia (nem ganharia) dinheiro com o BCP. Sou muito avesso a certas acções.
MarioAndre Escreveu:Ingenting Escreveu:Repara uma coisa: o que tu estás a dizer é um sofisma estatístico. O que sobe desce e o que desce sobe. Há para aí pessoal que aplica isso numa lógica intraday, por exemplo, com os pivots e as euqações Camarilla. Isso chama-se a reversão para a média. Mas a questão que se coloca aqui é a seguinte: como avaliar o que é barato? Onde é que vais encontrar uma referência absoluta? A Sonae Indústria está agora a 0.0094 €. É barato ou caro? Tem vindo a subir nos últimos tempos. Irá voltar a subir? Irá subir mas irá demorar tanto tempo para ganhar 5 ou 10% que mais valia comprar e vender noutras acções durante esse período de tempo? E as situações em que as coisas não estão (supostamente) baratas nem caras? Que clara tendência é que há?
Investir na bolsa tem pouco de racional e de científico. Os mercados são animados, sobretudo, pelas expectativas e não pelo valor real das empresas (o que é isso, de resto)? As pessoas tendem a convencer-se de que existe uma racionalidade subjacente e de que há um sentido de causalidade bem presente e, daí, estarem sempre a tentar arranjar justificações para um acção subir, descer, fazer uma pirueta ou um qualquer arabesco. O que não quer dizer que não seja possível tentar minorar o risco e potenciar os ganhos através de algumas estratégias. Mas não há receituário que o valha. Isto é uma coisa de curandeiro e não de medicina.
Tens indicadores que te dão uma boa ideia se determinado activo está barato, o que mais me depressa ocorre é o price vs earnings.
O passado e o presente dão uma boa ideia do futuro, como sempre isto não é uma ideia absoluta, mas tem a sua validade, sobretudo no futuro mais próximo.
Quando as coisas não estão baratas nem caras tens que te basear no passado e no presente para ires avaliando o futuro mais próximo com as devidas cautelas, que é o que se deve fazer nesta altura.
Mas isso são princípios gerais. E, em relação aos indicadores, este valem o que valem. E não poucas vezes valem muito pouco. Com isto não quero dizer que invista ao sabor do caso; tenho impôr um determinado cunho de racionalidade e pensar de forma apurada sobre o assunto e analisar todas as circunstâncias visíveis. Por vezes acerto. Por vezes falho. Tento prolongar os ganhos e cortar as perdas, como toda a gente. Mas assumo que há um risco muito grande nisto tudo. Mesmo as OPAs não são sempre dinheiro seguro. E o que eu te digo é que, se o banco me desse 10% ao ano (e se fosse completamente seguro), eu preferia colocar toda a minha massa monetária lá do que ganhar 25% ao ano em acções com todos os riscos associados e com todo o tempo que acabo por ter de perder com algo tão entediante (sim, eu ganho dinheiro com a bolsa, mas a única coisa que me fascina nisto são os modelos matemáticos; tudo o resto é abjecto).
Houve quem tivesse comprado bcp depois dele cair muito, sendo que ainda caiu mais depois... comprar o que está barato à espera que suba é falivel e perigoso se não se seguirem alguns principios básicos como esperar uns tempos que a nova tendência se confirme e diversificar os investimentos para diminuir as perdas de cada um deles.
Ingenting Escreveu:Repara uma coisa: o que tu estás a dizer é um sofisma estatístico. O que sobe desce e o que desce sobe. Há para aí pessoal que aplica isso numa lógica intraday, por exemplo, com os pivots e as euqações Camarilla. Isso chama-se a reversão para a média. Mas a questão que se coloca aqui é a seguinte: como avaliar o que é barato? Onde é que vais encontrar uma referência absoluta? A Sonae Indústria está agora a 0.0094 €. É barato ou caro? Tem vindo a subir nos últimos tempos. Irá voltar a subir? Irá subir mas irá demorar tanto tempo para ganhar 5 ou 10% que mais valia comprar e vender noutras acções durante esse período de tempo? E as situações em que as coisas não estão (supostamente) baratas nem caras? Que clara tendência é que há?
MarioAndre Escreveu:Ingenting Escreveu:A posteriori é sempre fácil ver qual é a tendência. Desde a escola primária que aprendi analisar um gráfico. E daí? O que me estás a afirmar é que, se investires hoje no NASDAQ 100, não irás perder dinheiro (ou, melhor, irás ter uma rentabilidade superior a um investimento com menos riscos associados)? E o que mais te diz a tua bola de cristal?
Há situações em que está tudo tão barato que a única coisa possivel de acontecer mais cedo do que tarde é a tendência invertir para cima, e o contrário também é verdade.
Sim, estou a dizer precisamente isso até existirem noticias que indiquem o contrário, que até podem surgir hoje à tarde.
Nesse caso perdem-se uns trocos até haver confirmação da nova tendência e começa-se a ganhar quando ela se confirmar através de short selling.
Repara uma coisa: o que tu estás a dizer é um sofisma estatístico. O que sobe desce e o que desce sobe. Há para aí pessoal que aplica isso numa lógica intraday, por exemplo, com os pivots e as euqações Camarilla. Isso chama-se a reversão para a média. Mas a questão que se coloca aqui é a seguinte: como avaliar o que é barato? Onde é que vais encontrar uma referência absoluta? A Sonae Indústria está agora a 0.0094 €. É barato ou caro? Tem vindo a subir nos últimos tempos. Irá voltar a subir? Irá subir mas irá demorar tanto tempo para ganhar 5 ou 10% que mais valia comprar e vender noutras acções durante esse período de tempo? E as situações em que as coisas não estão (supostamente) baratas nem caras? Que clara tendência é que há?
Ingenting Escreveu:A posteriori é sempre fácil ver qual é a tendência. Desde a escola primária que aprendi analisar um gráfico. E daí? O que me estás a afirmar é que, se investires hoje no NASDAQ 100, não irás perder dinheiro (ou, melhor, irás ter uma rentabilidade superior a um investimento com menos riscos associados)? E o que mais te diz a tua bola de cristal?
Há situações em que está tudo tão barato que a única coisa possivel de acontecer mais cedo do que tarde é a tendência invertir para cima, e o contrário também é verdade.
Sim, estou a dizer precisamente isso até existirem noticias que indiquem o contrário, que até podem surgir hoje à tarde.
Nesse caso perdem-se uns trocos até haver confirmação da nova tendência e começa-se a ganhar quando ela se confirmar através de short selling.
MarioAndre Escreveu:Ingenting Escreveu:Não é uma análise "simplista" - é um princípio geral, isso sim. Análise simplista (neste caso, simplória) é afirmares que "o mercado move-se por claras tendências". Se isso fosse verdade toda a gente minimamente informada ganharia dinheiro. O que não é o caso. O facto de um determinado nível de risco ser aceitável ou não para uma pessoa não quer dizer que o seja para outro. E reafirmo-o: não consegues calcular o risco nem o valor expectável do lucro que possas vir a ter, por muito bons modelos financeiros e matemáticos que os tenhas. E há quem use modelos computacionais para investir na bolsa. Eu faço isso em algumas acções. Mas tenho consciência de que quaisquer modelos que possamos ter são sempre muito incipientes. O acaso existe.
Então vai dar uma olhada por exemplo ao desempenho do nasdaq 100 desde o começo do bull market em principio de 2009...
Calcular exactamente o risco e o lucro expectável não é possivel mas é possivel ter uma aproximação, pelo menos no futuro mais próximo.
Nem toda a gente minimamente informada ganha dinheiro porque comete erros pelos caminho, como investir no curto prazo ou usar alavancagens excessivas, eu próprio vinha com a ideia que 5x de alavancagem era positivo mas perdi essa ideia depois de me dizerem que uma posição alavancada não fecha quando a margem do cliente é zero mas sim antes disso.
Enfim, estamos sempre a aprender.
A posteriori é sempre fácil ver qual é a tendência. Desde a escola primária que aprendi analisar um gráfico. E daí? O que me estás a afirmar é que, se investires hoje no NASDAQ 100, não irás perder dinheiro (ou, melhor, irás ter uma rentabilidade superior a um investimento com menos riscos associados)? E o que mais te diz a tua bola de cristal?
Nem mesmo a comprar um carro novo se devia poder ser livre como se é... os défices comerciais que isso provoca quando é feito em massa afecta os outros, nomeadamente no valor do desemprego e na estagnação da economia.
Ingenting Escreveu:Não é uma análise "simplista" - é um princípio geral, isso sim. Análise simplista (neste caso, simplória) é afirmares que "o mercado move-se por claras tendências". Se isso fosse verdade toda a gente minimamente informada ganharia dinheiro. O que não é o caso. O facto de um determinado nível de risco ser aceitável ou não para uma pessoa não quer dizer que o seja para outro. E reafirmo-o: não consegues calcular o risco nem o valor expectável do lucro que possas vir a ter, por muito bons modelos financeiros e matemáticos que os tenhas. E há quem use modelos computacionais para investir na bolsa. Eu faço isso em algumas acções. Mas tenho consciência de que quaisquer modelos que possamos ter são sempre muito incipientes. O acaso existe.
Então vai dar uma olhada por exemplo ao desempenho do nasdaq 100 desde o começo do bull market em principio de 2009...
Calcular exactamente o risco e o lucro expectável não é possivel mas é possivel ter uma aproximação, pelo menos no futuro mais próximo.
Nem toda a gente minimamente informada ganha dinheiro porque comete erros pelos caminho, como investir no curto prazo ou usar alavancagens excessivas, eu próprio vinha com a ideia que 5x de alavancagem era positivo mas perdi essa ideia depois de me dizerem que uma posição alavancada não fecha quando a margem do cliente é zero mas sim antes disso.
Enfim, estamos sempre a aprender.
MarioAndre Escreveu:Ingenting Escreveu:Não foi isso que eu afirmei. O que eu disse foi que qualquer pessoa tem o livre arbítrio para fazer o que bem entende, desde que dentro da legalidade e do respeito das liberdades individuais dos outros. Se quiseres pedir dinheiro emprestado para investires no quer que seja é lá contigo e com a entidade credora. Não estou a tecer quaisquer julgamentos acerca de quem o faz - eu não o faço por princípio e/ou necessidade. Muitas vezes as pessoas são demasiadamente optimistas em relação ao tipo de investimentos que fazem e investir na bolsa é um investimento arriscado com a agravante de o risco não ser fácil de mensurar quantitativamente e com a ainda maior agravante de que o mercado é facilmente manipulável, distorcido e destruído por produtos financeiros complexos criados para mascarar coisas atrás de coisas atrás de coisas. Nós somos apenas a arraia miúda que investe uns trocos em acções e quejandos e ficamos com as sobras dos grandes investidores. Por vezes a coisa até corre bem e temos ganhos consistentes. Mas o risco subsiste. E pedir dinheiro emprestado para este tipo de investimentos é algo que deve ser bem doseado. Mas repito-o: cada um sabe o que faz. Eu convivo bem com o livre arbítrio dos outros.
O caso do crédito mal parado prende-se apenas com o facto das actividades financeiras estarem mal reguladas e a ganância oca dar para tudo porque todos nós sabemos que, em última análise, quem paga sempre as contas das instituições bancárias é o contribuinte. Somos a derradeira apólice de seguros deles.
Pois mas isso é uma análise simplista o que falas no inicio do post.
O mercado move-se por claras tendências, falo claro no geral, logo na minha opinião o risco para quem sabe o que faz está num nivel aceitável.
Não é uma análise "simplista" - é um princípio geral, isso sim. Análise simplista (neste caso, simplória) é afirmares que "o mercado move-se por claras tendências". Se isso fosse verdade toda a gente minimamente informada ganharia dinheiro. O que não é o caso. O facto de um determinado nível de risco ser aceitável ou não para uma pessoa não quer dizer que o seja para outro. E reafirmo-o: não consegues calcular o risco nem o valor expectável do lucro que possas vir a ter, por muito bons modelos financeiros e matemáticos que os tenhas. E há quem use modelos computacionais para investir na bolsa. Eu faço isso em algumas acções. Mas tenho consciência de que quaisquer modelos que possamos ter são sempre muito incipientes. O acaso existe.
Quem está ligado: