Cálculo de Mais-Valias pelas Finanças
Re: Cálculo de Mais-Valias pelas Finanças
Mas quando a inforamção é estapafúrdia deve-se perguntar pelo decreto lei que regulamenta isso ou se a pessoa em causa se importa de enviar isso por escrito.
- Registado: 10/6/2014 9:24
pata-hari Escreveu:Esquece o que te disseram (ou o que percebeste). É um disparate tão grande que deve ser enterrado e esquecido para sempre.
E só é pena que estas informações, verdadeiramente estúpidas e negligentes, estejam a ser prestadas pelos próprios serviços de finanças.
Enfim, assim vai o estado da nação...
- Registado: 10/7/2014 21:32
Esquece o que te disseram (ou o que percebeste). É um disparate tão grande que deve ser enterrado e esquecido para sempre.
Algo está arrado amigo, porque a declaração de irs para quem tem mais valias só se realiza em maio. Por isso deve estar a ver mal qualquer coisa.
- Registado: 10/6/2014 9:24
tonirai Escreveu:Realmente, que confusão... tanto pelo que te disseram nas finanças, como pelos termos que estás a usar para descrever a situação.
Basicamente, o que te disseram foi que, às vendas do ano, descontas as compras do ano, independentemente de serem ou não os mesmos itens... certo?AmigosdaBolsa Escreveu:Pensei que eles fizessem ano 1 não tem mais valias nem menos valias não interessa.
Ano 2 tiveste vendas, logo vamos ver por quanto é que tinhas comprado e por quanto vendeste e analisar as mais-valias.
E pensaste bem. Sempre foi assim.AmigosdaBolsa Escreveu:Neste caso ambas as situações dão igual, mas se imaginarmos que no ano 2 depois de vender por 12.000€, voltasse a comprar 12.000€ de outra coisa qualquer o saldo seria -10.000€ e não pagaria impostos. Ou seja, só no final daqui a uns anos quando deixar de comprar é que pagaria impostos.
Isso é uma aberração que nunca existiu... nem acredito que te tenham dito isso assim, deve haver um engano qualquer.
Dá a impressão que, em vez de apuramento de mais-valias do IRS, estás a falar de um qualquer apuramento de ganhos empresariais (em que se consome/compra para criar despesa a abater aos ganhos, de modo a pagar menos impostos).
Certo,
Foi isso que disseram "às vendas do ano, descontas as compras do ano, independentemente de serem ou não os mesmos itens..."
O que acho estranhissimo. Eu como tenho mais compras que vendas (pois fui sempre reinvestindo) não paguei nada este ano de mais-valias!!!
Este ano foi a primeira vez que chamaram para validar os valores e foi assim que fizeram as contas, logo a minha estupefacção, pois nunca tinha feito assim.
Mesmo assim já me falaram de um sitio de apoio nas finanças (anónimo) para tirar isto a limpo. Não devido a este ano, mas quero ter a certeza para os próximos anos.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
Realmente, que confusão... tanto pelo que te disseram nas finanças, como pelos termos que estás a usar para descrever a situação.
Basicamente, o que te disseram foi que, às vendas do ano, descontas as compras do ano, independentemente de serem ou não os mesmos itens... certo?
E pensaste bem. Sempre foi assim.
Isso é uma aberração que nunca existiu... nem acredito que te tenham dito isso assim, deve haver um engano qualquer.
Dá a impressão que, em vez de apuramento de mais-valias do IRS, estás a falar de um qualquer apuramento de ganhos empresariais (em que se consome/compra para criar despesa a abater aos ganhos, de modo a pagar menos impostos).
Basicamente, o que te disseram foi que, às vendas do ano, descontas as compras do ano, independentemente de serem ou não os mesmos itens... certo?
AmigosdaBolsa Escreveu:Pensei que eles fizessem ano 1 não tem mais valias nem menos valias não interessa.
Ano 2 tiveste vendas, logo vamos ver por quanto é que tinhas comprado e por quanto vendeste e analisar as mais-valias.
E pensaste bem. Sempre foi assim.
AmigosdaBolsa Escreveu:Neste caso ambas as situações dão igual, mas se imaginarmos que no ano 2 depois de vender por 12.000€, voltasse a comprar 12.000€ de outra coisa qualquer o saldo seria -10.000€ e não pagaria impostos. Ou seja, só no final daqui a uns anos quando deixar de comprar é que pagaria impostos.
AmigosdaBolsa Escreveu:Imagina que no 1º ano só tenho uma compra de 10.000€.
As finanças dizem assim, nesse ano tenho um saldo de -10.000€, transitam para o ano 2.
Que confusão. Não há saldo de -10000€. O saldo de mais valias ou não só começa a partir do momento que há vendas.
No momento da venda a mais valia é calculada de maneira simples. Preço venda de todas as accoes vendidas nesse ano fiscal - preço compra dessas mesmas accoes. Depois sobre isso poderás adicionar - valias nos 2 anos anteriores, e gastos com a compra e com a venda das mesmas acções
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Suponhamos quem em 2013 compras-te 1000 acções por 10.000 €.
Em 2014 vendes aquelas 1000 acções por 12.000 €.
A mais valia é de 2.000 € mas a este valor deverás ainda deduzir as despesas com a venda.
Em 2014 vendes aquelas 1000 acções por 12.000 €.
A mais valia é de 2.000 € mas a este valor deverás ainda deduzir as despesas com a venda.
- Registado: 17/6/2005 19:43
AmigosdaBolsa Escreveu:jccgold Escreveu:"1 parcela de 10.000€ Vamos imaginar que valoriza e vendo por 12.000€"
Uma compra por 10000€ e venda por 12000€ é mais valia de 2000€ e nao de 12000€
E onde digo que a mais valia é de 12.000€? Digo que valoriza e vendo por 12.000€.
Mas a questão não é essa.
Pensei que para calcular as mais-valias fosse apenas analisar as vendas desse ano civil e analisar as mais-valias e menos-valias de cada uma das transacções e somar tudo.
E o que as finanças indicaram e fecharam foi somar todas as vendas desse ano (e não têm em consideração o valor de compra) e subtrair por todas as compras desse ano civil (mesmo que ainda não tenham sido fechadas essas posições). O resultado dará a mais-valia. E se for menos-valia essa passa para o ano seguinte.
Alguém valida isso?
Edit: no fundo se reinvestirmos os ganhos apenas pagamos os impostos no fim quando quisermos o dinheiro.
As vendas serão as do ano civil a declarar.
Quanto às compras as mesmas poderão estar nesse ano ou em períodos anteriores.
Penso que como regra as vendas que se efectuam fecham o negócio com referência à compra mais antiga (que pode estar em ano civil anterior ao da venda).
Num primeiro momento incumbe ao contribuinte verificar as datas, pois é o próprio que tem essa informação, fazendo as finanças um controle à posteriori tendo em vista a fiscalização da veracidade dos dados declarados.
jccgold Escreveu:AmigosdaBolsa Escreveu:E onde digo que a mais valia é de 12.000€? Digo que valoriza e vendo por 12.000€.AmigosdaBolsa Escreveu:Saldo = -10.000€ (do ano passado) + 12.000€ (deste ano) = Mais valias de 2.000€.
Disse +12.000€. Se forem valias de +2000€ o saldo total é - valias de -8000€
Soma as - valias até aos 2 anos anteriores pelo q sei, e se tudo somado continuar com - valias, nao há lugar a impostos sobre mais valias.
Gold,
Não estás a entender.
Vou-te simplificar
Imagina que no 1º ano só tenho uma compra de 10.000€.
As finanças dizem assim, nesse ano tenho um saldo de -10.000€, transitam para o ano 2.
No ano 2 vendo 12.000€ (pois a acção valorizou 20%).
Nesse ano não tenho compras e só tenho vendas no valor de 12.000€
Mais valia do ano 2 = -10.000€ (ano1) + 12.000€ (ano2) = 2.000€
Foi assim que fizeram este ano. É normal?
Pensei que eles fizessem ano 1 não tem mais valias nem menos valias não interessa.
Neste caso ambas as situações dão igual, mas se imaginarmos que no ano 2 depois de vender por 12.000€, voltasse a comprar 12.000€ de outra coisa qualquer o saldo seria -10.000€ e não pagaria impostos. Ou seja, só no final daqui a uns anos quando deixar de comprar é que pagaria impostos.
Vou eu tentar esclarecer isto, mas este ano foi o que fizeram.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
AmigosdaBolsa Escreveu:E onde digo que a mais valia é de 12.000€? Digo que valoriza e vendo por 12.000€.
AmigosdaBolsa Escreveu:Saldo = -10.000€ (do ano passado) + 12.000€ (deste ano) = Mais valias de 2.000€.
Disse +12.000€. Se forem valias de +2000€ o saldo total é - valias de -8000€
Soma as - valias até aos 2 anos anteriores pelo q sei, e se tudo somado continuar com - valias, nao há lugar a impostos sobre mais valias.
World debt clock:
jccgold Escreveu:"1 parcela de 10.000€ Vamos imaginar que valoriza e vendo por 12.000€"
E onde digo que a mais valia é de 12.000€? Digo que valoriza e vendo por 12.000€.
Mas a questão não é essa.
Pensei que para calcular as mais-valias fosse apenas analisar as vendas desse ano civil e analisar as mais-valias e menos-valias de cada uma das transacções e somar tudo.
E o que as finanças indicaram e fecharam foi somar todas as vendas desse ano (e não têm em consideração o valor de compra) e subtrair por todas as compras desse ano civil (mesmo que ainda não tenham sido fechadas essas posições). O resultado dará a mais-valia. E se for menos-valia essa passa para o ano seguinte.
Alguém valida isso?
Edit: no fundo se reinvestirmos os ganhos apenas pagamos os impostos no fim quando quisermos o dinheiro.
"1 parcela de 10.000€ Vamos imaginar que valoriza e vendo por 12.000€"
World debt clock:
Uma vez que a mais valia ou a menos valia é a diferença do valor que resulta da compra e venda só deverás considerar as compras correspondentes às vendas efectivamente efectuadas.
Supondo que ficam compras pendentes as mesmas só deverão ser declaradas quando ocorrer a venda.
Supondo que ficam compras pendentes as mesmas só deverão ser declaradas quando ocorrer a venda.
Cálculo de Mais-Valias pelas Finanças
Boa tarde,
Peço a quem souber que me ajude na seguinte questão.
Sempre julguei que as mais-valias eram contabilizadas de acordo com o saldo de todas as posições fechadas nesse ano civil.
A questão é que este ano o meu Pai (1º titular da conta) foi chamado às finanças por questões relativas às mais-valias referentes a 2014 e o que lhe disseram e pediram para fazer foi que somasse o valor de todas as vendas desse ano (assim como dos anos anteriores) e subtraísse o valor das compras desse ano e o resultado seriam os impostos a pagar.
Do género do seguinte (os valores são meros exemplos):
5 compras de 10.000€ = 50.000€
4 Vendas de 10.000€ = 40.000€
Saldo = -10.000€, não paga impostos.
No próximo ano trago -10.000€ do ano passado e tenho ainda investido 1 parcela de 10.000€
Vamos imaginar que valoriza e vendo por 12.000€
Saldo = -10.000€ (do ano passado) + 12.000€ (deste ano) = Mais valias de 2.000€.
É assim mesmo que funciona?
Obrigado desde já.
Peço a quem souber que me ajude na seguinte questão.
Sempre julguei que as mais-valias eram contabilizadas de acordo com o saldo de todas as posições fechadas nesse ano civil.
A questão é que este ano o meu Pai (1º titular da conta) foi chamado às finanças por questões relativas às mais-valias referentes a 2014 e o que lhe disseram e pediram para fazer foi que somasse o valor de todas as vendas desse ano (assim como dos anos anteriores) e subtraísse o valor das compras desse ano e o resultado seriam os impostos a pagar.
Do género do seguinte (os valores são meros exemplos):
5 compras de 10.000€ = 50.000€
4 Vendas de 10.000€ = 40.000€
Saldo = -10.000€, não paga impostos.
No próximo ano trago -10.000€ do ano passado e tenho ainda investido 1 parcela de 10.000€
Vamos imaginar que valoriza e vendo por 12.000€
Saldo = -10.000€ (do ano passado) + 12.000€ (deste ano) = Mais valias de 2.000€.
É assim mesmo que funciona?
Obrigado desde já.
Quem está ligado: