Referendo escocês
Re: Referendo escocês
moppie, o que vou exprimir não é justo para os escoceses. Em certa medida é até ignobilmente cínico para estas ótimas pessoas.
Feita a minha reserva (a)moral, temo pela vitória do sim na Escócia, mais pela minha situação enquanto português (e até enquanto bebedor de wiskhy...) do que pelos escoceses. Com efeito, estando a Itália de rastos, a França de cócoras e a Espanha de quarentena, a independência da Escócia, para além do enfraquecimento do R.U., e das consequências fracturantes para outro países multinacionais, faz-nos correr o risco de não haver na Europa um grande país que faça frente à impante Alemanha. (Isto para já não falar dos problemas com o correto abastecimento do divino néctar daquele país do Mar do Norte...)
Feita a minha reserva (a)moral, temo pela vitória do sim na Escócia, mais pela minha situação enquanto português (e até enquanto bebedor de wiskhy...) do que pelos escoceses. Com efeito, estando a Itália de rastos, a França de cócoras e a Espanha de quarentena, a independência da Escócia, para além do enfraquecimento do R.U., e das consequências fracturantes para outro países multinacionais, faz-nos correr o risco de não haver na Europa um grande país que faça frente à impante Alemanha. (Isto para já não falar dos problemas com o correto abastecimento do divino néctar daquele país do Mar do Norte...)
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
panassa Escreveu:Meu caro lion: È a politica que manda tudo!(já o dizia o proscrito) Neste caso a geo-política! Quero acreditar, para bem de todos nós,
que o Não vai vencer. A não ser assim, as consequências serão desastrosas. Permito-me lembrar-lhe que a
Inglaterra, tem uma secular diplomacia e consequente política externa para defender os seus interesses.E é só isso que conta.
Como dizia o outro "Os homens tem amigos, as Nações, interesses" . Ou, como dizia o velho Nicolau, não confunda o que é com o que devia ser...
Haja Deus!
em que se baseia para afirmar que seria desastroso? no fim de contas, a escócia só pertence ao UK há cerca de 300 anos...
- Registado: 15/4/2008 14:12
Meu caro lion: È a politica que manda tudo!(já o dizia o proscrito) Neste caso a geo-política! Quero acreditar, para bem de todos nós,
que o Não vai vencer. A não ser assim, as consequências serão desastrosas. Permito-me lembrar-lhe que a
Inglaterra, tem uma secular diplomacia e consequente política externa para defender os seus interesses.E é só isso que conta.
Como dizia o outro "Os homens tem amigos, as Nações, interesses" . Ou, como dizia o velho Nicolau, não confunda o que é com o que devia ser...
Haja Deus!
Haja Deus!
- Registado: 18/2/2008 22:09
pcm1979 Escreveu:Acho estranho ninguém abordar o que mais nos interessa.
pcm, isto é um forum! Podias ter sido tu a abordar essa difícil questão e a tentar responder-lhe...
Respondendo ao pedido de opinião dos casdio sobre o que sucederá nas bolsas após o referendo.
1º Acho que, a acreditar nas últimas sondagens, o não vai vencer.
2.º Penso que as bolsas poderiam subir caso fosse este o único motivo da sua lateralização. Infelizmente há outros vectores que inspiram receios aos mercados: Sanções à Rússia; situação militar e política na Ucrânia; ataque ao califado; queda das economias de alguns dos BRICS (Rússia e Brasil); estagnação na Europa...
Pois eu acho que uma Escócia Independente era bom para a Europa , o euro e os mercado. Mau era para a Inglaterra que de uma vez por todas tinha que decidir se entrava ou saia da UE uma vez que sempre andou com pê e meio fora.
Vergonhosa e a campanha que o não faz, mas isso ja é tipico dos ditadores.
Vergonhosa e a campanha que o não faz, mas isso ja é tipico dos ditadores.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
pcm1979 Escreveu:casdio Escreveu:Como é que as bolsas Europeias vão reagir ao "SIM" (caso aconteça)? Em queda, certo? Ou essa queda já se verificou esta semana e, independentemente do resultado, isto só tem por onde subir (no que toca a este assunto)?
Acho estranho ninguém abordar o que mais nos interessa.
penso que isso seria estar a advinhar... Honestamente acho que o não ganha, embora os politicos do UK estejam a ser contra-producentes com as suas intervenções e a BBC esteja a ajudar à festa.
Uma das últimas polémicas foi o AS a responder e a "abafar" (em ingles escreveram "espancar") um jornalista (que supostamente devia ser neutro e não tomar partido do sim como o fez) da BBC numa Conf de Imprensa e o gajo no artigo que escreveu disse que o AS não lhe tinha respondido às questões colocadas. Esqueceu-se foi que havia mais CS e a propria BBC News estava a transmitir em directo e os 7min de resposta às perguntas dele ficaram gravadas...
http://www.theguardian.com/politics/201 ... k-robinson
Fica o video:
[youtube]http://youtu.be/lRDDtsUIJwg[/youtube]
casdio Escreveu:Como é que as bolsas Europeias vão reagir ao "SIM" (caso aconteça)? Em queda, certo? Ou essa queda já se verificou esta semana e, independentemente do resultado, isto só tem por onde subir (no que toca a este assunto)?
Acho estranho ninguém abordar o que mais nos interessa.
- Registado: 26/7/2014 12:37
LionH Escreveu:8-)
Não é bem assim....
Egipto e Síria (1958), Zanzibar (1964), Alemanha de Leste (1990).
rg7803 Escreveu:Não era. Tecnicamente eram 16 km2 de território chines sobre administração portuguesa.
Faço minhas as palavras do moppie.
Se descontarmos as colónias e Olivença, o Portugal actual tem somente ~580 anos.
-Madeira (1420), Açores (1432), Selvagens (1438).
rg7803 Escreveu:Moppie és capaz de ter razão. Esta é ainda a ladainha que tenho na cabeça dos tempos da primária, quando Macau ainda estava conosco...!
Fica este link do DN com dados sobre a Escócia:~
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... pa&page=-1
Não acredites muito no que está ali escrito... eu pelo menos desde que li prái na 2 ou 3ª pergunta que "Glasgow é a 2ª maior cidade da Escócia" quando é de facto a maior cidade da Escócia, fico logo com um pé atrás.
"Glasgow (/ˈɡlɑːzɡoʊ, ˈɡlæz-/;[4] Scots: Glesca; Scottish Gaelic: Glaschu) is the largest city in Scotland, and the third largest in the United Kingdom."

Moppie és capaz de ter razão. Esta é ainda a ladainha que tenho na cabeça dos tempos da primária, quando Macau ainda estava conosco...
!

“Buy high, sell higher...”.
rg7803 Escreveu:Texano Bill Escreveu:EuroSexy Escreveu:A separação da Escócia do Reino Unido seria o passo para muitas outras independências dentro da Europa, inclusive a Catalunha, País Basco, Crimeia, etc
Só Portugal não mexe nas fronteiras há mais de 850 anos salvo o caso de Olivença.
É? E Macau 1999 não era Portugal?
Não era. Tecnicamente eram 16 km2 de território chines sobre administração portuguesa.
Dependerá o que queres dizer com "Portugal não mexe fronteiras há 850 anos" - o Tratado de Alcanizes foi em 1300 mais ano menos ano (o que diminui o valor para 700 anos) e, se considerares "Portugal" colonial, vais até 1999.
"Following the Opium War (1839–42), Portugal occupied Taipa and Coloane in 1851 and 1864 respectively. On 1 December 1887, the Qing and Portuguese governments signed the Sino-Portuguese Treaty of Amity and Commerce, under which China ceded the right of "perpetual occupation and government of Macau by Portugal" in compliance with the statements of the Protocol of Lisbon."
Que eu saiba direito prepetuo de ocupação e governo não é ser "território chines sobre administração portuguesa". Nós é que fomos sendo comidos devagarinho (algo que poderás dizer ter sido inevitável - mas facto é que foi território Português e mantivemo-nos lá até 1999)...

- Anexos
-
- 10689701_451696028304630_899529032712988756_n.jpg (29.06 KiB) Visualizado 6077 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Texano Bill Escreveu:EuroSexy Escreveu:A separação da Escócia do Reino Unido seria o passo para muitas outras independências dentro da Europa, inclusive a Catalunha, País Basco, Crimeia, etc
Só Portugal não mexe nas fronteiras há mais de 850 anos salvo o caso de Olivença.
É? E Macau 1999 não era Portugal?
Não era. Tecnicamente eram 16 km2 de território chines sobre administração portuguesa.
“Buy high, sell higher...”.
LionH Escreveu:O medo e seculos submissão vao dar a vitória ao Não . Portanto fica tudo na mesmo e o Wallace morreu por uma utopia, ou seja uma Escócia Independente.
Também acho que sim LionH. Wallace, coitado do homem, tivesse ele no tempo dele direito a um referendo que ganhava com 100%

O medo e seculos submissão vao dar a vitória ao Não . Portanto fica tudo na mesmo e o Wallace morreu por uma utopia, ou seja uma Escócia Independente.
Lion_Heart
Lion_Heart
Como é que as bolsas Europeias vão reagir ao "SIM" (caso aconteça)? Em queda, certo? Ou essa queda já se verificou esta semana e, independentemente do resultado, isto só tem por onde subir (no que toca a este assunto)?
- Registado: 30/7/2014 10:13
http://www.lesechos.fr/monde/europe/0203771178242-ecosse-le-non-lemporterait-selon-un-nouveau-sondage-1041953.php
As pressões que têm sido feitas sobre os escoceses para que não referendem a independência começaram já a dar frutos? Vamos ver como decidem os 17% de indecisos...
De qualquer forma, atendendo ao fosso geracional entre os independentistas -os jovens- e os unionistas -os mais velhos- fica a impressão de que o problema se vai voltar a colocar mais tarde.
Para já, as medidas tomadas pelos políticos em Londres para reforçar a autonomia da Escócia e atenuar a pertinência da argumentação dos independentistas transforma a Escócia, à partida, como o vencedor desta contenda política.
As pressões que têm sido feitas sobre os escoceses para que não referendem a independência começaram já a dar frutos? Vamos ver como decidem os 17% de indecisos...
De qualquer forma, atendendo ao fosso geracional entre os independentistas -os jovens- e os unionistas -os mais velhos- fica a impressão de que o problema se vai voltar a colocar mais tarde.
Para já, as medidas tomadas pelos políticos em Londres para reforçar a autonomia da Escócia e atenuar a pertinência da argumentação dos independentistas transforma a Escócia, à partida, como o vencedor desta contenda política.
moppie85 Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:A Catalunha será a seguinte nação europeia a independentizar-se no seio da Europa? Isto promete:http://www.elmundo.es/cataluna/2014/09/11/5411bad6ca47414a708b4577.html...
Não creio que prometa - é que ao contrário da Escócia em que o rUK concordou com o referendo, o mesmo não se passa na Catalunha... Nem a dimensão e recursos da Catalunha são os mesmos que os da Escócia!
não tem os recursos da escocia, mas basta andar por barcelona( caiu nos ultimos anos coma crise), ou por bilbau ou san sebastian( o conglomerado modragon a meu ver ja andou melhor... e se estoirar será muito pior que o ges para o pais basco..), e comparar com sevilha para se concluirem coisas.... são as regiões mais ricas de espanha

por algum motivo não é a andalucia ou a extremadura a pedirem a independencia...Aliás se eu fosse basco ou catalão era obviamente independentista, era muito estuido que não o fosse, ainda por cima aos bascos tem uma razão extra, alem de todas as outras...engendraram uma forma politica em certo modo de desmantelar o bbva em bilbao, tá lá aquela torre às moscas, quanto às bombas obviamente que isso se reprova.......
p.s quanto ao tema em apreço se a escocia votar não.... não há papa para ninguem, se votar sim largo as acções do la caixa na hora, a não ser que abram estupidamente em queda.......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Raposo Tavares Escreveu:A Catalunha será a seguinte nação europeia a independentizar-se no seio da Europa? Isto promete:http://www.elmundo.es/cataluna/2014/09/11/5411bad6ca47414a708b4577.html...
Não creio que prometa - é que ao contrário da Escócia em que o rUK concordou com o referendo, o mesmo não se passa na Catalunha... Nem a dimensão e recursos da Catalunha são os mesmos que os da Escócia!
A Catalunha será a seguinte nação europeia a independentizar-se no seio da Europa? Isto promete:http://www.elmundo.es/cataluna/2014/09/11/5411bad6ca47414a708b4577.html...
Turtle, anda toda gente preocupada. As bolsas caem, o FMI faz avisos e lança recomendações:http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2014/09/11/97002-20140911FILWWW00250-ecosse-une-victoire-du-oui-inquiete-le-fmi.php
SE fosse escocês, porque sim, já votava no sim. Não é justo que se apouquem as pessoas, quando as maiores ameaças são externas ao processo: O RU não os deixa usar a Libra e a Europa obriga-os a renegociar a adesão.
A Escócia não é propriamente o Burkina Faso. A Escócia tem o melhor sistema de educação do Reino Unido, o melhor serviço de saúde, tem imensos recursos naturais, tem massa crítica...
Verdade seja dita que só a rainha parece ter oficialmente uma postura correta face ao povo escocês: este é um assunto dos escoceses. Ponto.
Por outro lado, se o Não ganhar, no dia seguinte ao referendo os índices bolsistas devem ser uma coisinha bonitinha de se ver...
SE fosse escocês, porque sim, já votava no sim. Não é justo que se apouquem as pessoas, quando as maiores ameaças são externas ao processo: O RU não os deixa usar a Libra e a Europa obriga-os a renegociar a adesão.
A Escócia não é propriamente o Burkina Faso. A Escócia tem o melhor sistema de educação do Reino Unido, o melhor serviço de saúde, tem imensos recursos naturais, tem massa crítica...
Verdade seja dita que só a rainha parece ter oficialmente uma postura correta face ao povo escocês: este é um assunto dos escoceses. Ponto.
Por outro lado, se o Não ganhar, no dia seguinte ao referendo os índices bolsistas devem ser uma coisinha bonitinha de se ver...
Raposo Tavares Escreveu:Quanto a mim, gostava de deixar os produtores de whisky descansados. E que tal um hinozito? Hum? Rule whisky? Assim, à laia de exemplo. O que dizem ?
Raposo, começo a ficar preocupado

http://www.drambuie.com/uk
É curioso, os políticos dramatizam, http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/scottish-independence/11086452/John-Major-Scots-have-not-thought-through-foreigner-independence-implications.html, já os bancos acham que a coisa não é nada boa, mas também não é assim tão grave http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/scottish-independence/11086452/John-Major-Scots-have-not-thought-through-foreigner-independence-implications.html.
Quanto a mim, gostava de deixar os produtores de whisky descansados. E que tal um hinozito? Hum? Rule whisky? Assim, à laia de exemplo. O que dizem?
"Rule, scotch! rule the waves:
"Malt drinkers never will be slaves." e por aí adiante... Não ficava muito mal... Digo eu.
Quanto a mim, gostava de deixar os produtores de whisky descansados. E que tal um hinozito? Hum? Rule whisky? Assim, à laia de exemplo. O que dizem?
"Rule, scotch! rule the waves:
"Malt drinkers never will be slaves." e por aí adiante... Não ficava muito mal... Digo eu.
Quando se pensa nos escoceses, para além das gaitas de foles, dos kilts, do monstro do lago Ness, do Celtic, das papas de aveia, dos fritos e enchidos manhosos e do petróleo, lembramo-nos do Whisky. Achava eu que os destiladores tinham mais em que pensar e muito mais que fazer do que preocuparem-se com o referendo.
Afinal, não é bem assim! http://pt.euronews.com/2014/08/25/referendo-escoces-preocupa-produtores-de-whisky/
Afinal, não é bem assim! http://pt.euronews.com/2014/08/25/referendo-escoces-preocupa-produtores-de-whisky/