Saldo da minha Vida na Bolsa
Re: Saldo da minha Vida na Bolsa
Grande, grande post.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Sou um combatente da 1 guerra do golfo , onde com 18 anos e entusiasmado com o filme Wall street entrei com a vontade e crença que alguém daquela idade tem em ser rico. investimento base 5,000 euros ( minto 1000 contos - do meu irmão). Entrei em agosto daquele ano (199o-91) onde tudo estava "barato". Estratégia....... diversificar .... e lá fomos andando entusiasmados 10... olivas , 5 vmps, 30 sofinloc,,,,,,fnac... só títulos de luxo. Após 6 meses - 50% negativos.
Não desisti.... e mantive a mesma crença que foi aperfeiçoando com o decorrer dos anos , tendo por base exclusivamente A PROCURA DE VALOR (af) e a compra de títulos em queda (tipo adivinhar fundos) , aproveitei as OPV+s do estado nos bons tempos e assim foram os anos até *a bolha da internet. No auge rebentei da bolha retirei 10.000 contos e por la continuei a fazer muitos negócios ( excesso de rotação e alavancagem - banco) levaram a quebras significativas na ordem dos 50% ( 2001-2003) .
Entre 2003-2005 voltamos a sorrir e voltei a retirar mais 50.0000 e decidi por essa altura atacar mínimos da Volkswagen a € 26 (investimento acima dos 100.000) , não aguentei a pressão e sai sem gloria ( nos anos seguintes a empresa foi aos 500 e fez suicidar o administrador que se tinha vendido..lembram-se) , continuei a poslitica saltitante a derreter dinheiro em pequenos montantes consecutivos...(e a volksw a subir...) . Finalmente decidi apostar em Rodriguez (empresa ao desbarato (grande aposta) € 10 e a menina foi aos 2,5 euros ( desespero).
Sem gloria chegámos a 2007 com 40.000 ( -70% face o pico). Apos uma recuperação da rodriguez para o dobro em 3 dias decidi vender e ganhar coragem para acabar com a hibernação. Aproveitei a confiança e voltaram os anos fortes de 2008 e 2009 ( em contraciclo 2008 - estrangeiro).
Alcançamos novo pico em 2009 e com o mercado no topo ....... decidimos procurar valor em mínimos históricos e lá embarcamos nos famosos 1500 pontos de mínimo desde 2001 da bolsa (adivinhem !) grega!. Procuramos valor e encontramos a espera de nós a hellenic Telecom ( *a bORLa --- 8 euros). EM poucos meses já devem ter percebido o filme. Tragedia grega e Telecom a chegar a 1 euro). Perda de 50% da carteira e stop.
2010-203 - A descoberta do mundo das obrigações com alavancagem....... Novo pico ( a partir de 2013 de volta ao mercado)
Dezembro de 2013 --- NO pico a procura de valor e com REN à cabeça do investimento a par de 40% em obrigações...
Será que aprendi com os erros do passado? Talvez mas também e verdade que tinha para mim não voltar ao mercado português......e voltei.......e mantenho este mau hábito de comprar coisas que descem muito e que apresentam estruturas financeiras adequadas......e não gosto de títulos da banca....
Nota: embora desconfiado tenho tentado associar as convicções, algum bonecos gráficos ...
Hoje, não tenho as ilusões dos meus 18 anos, mas mantenho o gosto por estar aqui! Embora reconheça que já passei por muitos anos difíceis , fruto da crença que saberia escolher títulos em contraciclo ! Pura ilusão................
Conseguir ir para cima com mais investido do que aquilo em que nos encontramos investidos na queda e uma lição sábia que espero já ter bem presente.
Em queda a tentação é grande para encontrar valor em cada pisadela de olhar| O inverno é longo e penoso para quem não tem almofada e alimentos para ultrapassá-lo!
Cada inverno passado , origina aumento dos receios do sol que se aproxima|
Será que em vez de partilhar esta post, não deveria estar a pensar na forma de passar o Inverno?
Talvez a energia me proteja..................
Votos de um santo natal para todos e de bons negócios para o ano de 2013/2014
Não desisti.... e mantive a mesma crença que foi aperfeiçoando com o decorrer dos anos , tendo por base exclusivamente A PROCURA DE VALOR (af) e a compra de títulos em queda (tipo adivinhar fundos) , aproveitei as OPV+s do estado nos bons tempos e assim foram os anos até *a bolha da internet. No auge rebentei da bolha retirei 10.000 contos e por la continuei a fazer muitos negócios ( excesso de rotação e alavancagem - banco) levaram a quebras significativas na ordem dos 50% ( 2001-2003) .
Entre 2003-2005 voltamos a sorrir e voltei a retirar mais 50.0000 e decidi por essa altura atacar mínimos da Volkswagen a € 26 (investimento acima dos 100.000) , não aguentei a pressão e sai sem gloria ( nos anos seguintes a empresa foi aos 500 e fez suicidar o administrador que se tinha vendido..lembram-se) , continuei a poslitica saltitante a derreter dinheiro em pequenos montantes consecutivos...(e a volksw a subir...) . Finalmente decidi apostar em Rodriguez (empresa ao desbarato (grande aposta) € 10 e a menina foi aos 2,5 euros ( desespero).
Sem gloria chegámos a 2007 com 40.000 ( -70% face o pico). Apos uma recuperação da rodriguez para o dobro em 3 dias decidi vender e ganhar coragem para acabar com a hibernação. Aproveitei a confiança e voltaram os anos fortes de 2008 e 2009 ( em contraciclo 2008 - estrangeiro).
Alcançamos novo pico em 2009 e com o mercado no topo ....... decidimos procurar valor em mínimos históricos e lá embarcamos nos famosos 1500 pontos de mínimo desde 2001 da bolsa (adivinhem !) grega!. Procuramos valor e encontramos a espera de nós a hellenic Telecom ( *a bORLa --- 8 euros). EM poucos meses já devem ter percebido o filme. Tragedia grega e Telecom a chegar a 1 euro). Perda de 50% da carteira e stop.
2010-203 - A descoberta do mundo das obrigações com alavancagem....... Novo pico ( a partir de 2013 de volta ao mercado)
Dezembro de 2013 --- NO pico a procura de valor e com REN à cabeça do investimento a par de 40% em obrigações...
Será que aprendi com os erros do passado? Talvez mas também e verdade que tinha para mim não voltar ao mercado português......e voltei.......e mantenho este mau hábito de comprar coisas que descem muito e que apresentam estruturas financeiras adequadas......e não gosto de títulos da banca....
Nota: embora desconfiado tenho tentado associar as convicções, algum bonecos gráficos ...
Hoje, não tenho as ilusões dos meus 18 anos, mas mantenho o gosto por estar aqui! Embora reconheça que já passei por muitos anos difíceis , fruto da crença que saberia escolher títulos em contraciclo ! Pura ilusão................
Conseguir ir para cima com mais investido do que aquilo em que nos encontramos investidos na queda e uma lição sábia que espero já ter bem presente.
Em queda a tentação é grande para encontrar valor em cada pisadela de olhar| O inverno é longo e penoso para quem não tem almofada e alimentos para ultrapassá-lo!
Cada inverno passado , origina aumento dos receios do sol que se aproxima|
Será que em vez de partilhar esta post, não deveria estar a pensar na forma de passar o Inverno?
Talvez a energia me proteja..................
Votos de um santo natal para todos e de bons negócios para o ano de 2013/2014
- Registado: 23/11/2011 21:02
pvg80713 Escreveu:Afonso80 Escreveu:Hoje sou um investidor diferente, percebi que não tenho tempo para acompanhar os mercados, pelo que a actuação tem que ser muito diferente.
Li e reli o post "Enriquecer Devagar" do LTCM
este é um bom conselho. os meus amigos que fazem dinheiro (só um faz) em bolsa dizem que ler o LTCM faz muito bem...
porque muito poucos conseguem tornar-se traders, eu nao conheço nenhum.
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Afonso80 Escreveu:Hoje sou um investidor diferente, percebi que não tenho tempo para acompanhar os mercados, pelo que a actuação tem que ser muito diferente.
Li e reli o post "Enriquecer Devagar" do LTCM
este é um bom conselho. os meus amigos que fazem dinheiro (só um faz) em bolsa dizem que ler o LTCM faz muito bem...
- Registado: 19/4/2005 11:11
Olá a todos,
Gostaria de postar a minha situação para também contribuir para este tópico que me pareceu bastante interessante. Estou no mundo da bolsa há poucos anos, sensivelmente desde 2007. O meu saldo é positivo, e a rendibilidade anual bastante satisfatória para um investidor individual, mas julgo que isso se deve a alguns factores nomeadamente:
-Ao contrário da maior parte dos utilizadores do fórum, não recorro à Análise técnica, guiando-me esssencialmente pela AF, sendo que o momento da compra é sempre ponderado por alguns "indicadores" e claro pelo instinto (que tanto dá para o bem como para o mal)
-Tenho tido a sorte do meu lado, apesar de esta envolver milhares de horas de estudo, muita paciência e uma determinação psicológica que penso ser essencial
-Mesmo ao nível de perfil de investimento penso que não pertenço à grande maioria, porque como já disse sou fã da AF, invisto no longo-prazo, e faço muito poucos trades, menos de 20 por ano. A minha carteira está com 95% do capital em acções dispersa por PSI-20, S&P500 e Nikkei 225.
Penso que apenas estou "deste lado" porque o mundo tem mudado bastante, e alguns de vocês porventura irão acumular muito mais ganhos no futuro, e talvez troquemos de posição. No entanto sinto-me confortável com a minha atitude, tenho a sorte de não depender financeiramente da bolsa para viver o que me permite decidir com bastante ponderação. Tenho agumas regras, uma que me impede de concretizar uma compra ou uma venda sem uma decisão prévia de 48 horas, isto é, a não ser que aconteça algo que estivesse planeado para eu comprar ou vender, não altero posições nem que os mercados "acordem" a cair 5% e saiam notícias péssimas para a economia.
Sigo fielmente as análises do Ulisses que já me ajudou a decidir momentos de compra/venda. Agradeço também aqueles que partilham conhecimento.
Estou totalmente aberto a críticas porque penso que devemos sempre tentar melhorar. Espero não ter sido maçador.
Bons negócios
Gostaria de postar a minha situação para também contribuir para este tópico que me pareceu bastante interessante. Estou no mundo da bolsa há poucos anos, sensivelmente desde 2007. O meu saldo é positivo, e a rendibilidade anual bastante satisfatória para um investidor individual, mas julgo que isso se deve a alguns factores nomeadamente:
-Ao contrário da maior parte dos utilizadores do fórum, não recorro à Análise técnica, guiando-me esssencialmente pela AF, sendo que o momento da compra é sempre ponderado por alguns "indicadores" e claro pelo instinto (que tanto dá para o bem como para o mal)
-Tenho tido a sorte do meu lado, apesar de esta envolver milhares de horas de estudo, muita paciência e uma determinação psicológica que penso ser essencial
-Mesmo ao nível de perfil de investimento penso que não pertenço à grande maioria, porque como já disse sou fã da AF, invisto no longo-prazo, e faço muito poucos trades, menos de 20 por ano. A minha carteira está com 95% do capital em acções dispersa por PSI-20, S&P500 e Nikkei 225.
Penso que apenas estou "deste lado" porque o mundo tem mudado bastante, e alguns de vocês porventura irão acumular muito mais ganhos no futuro, e talvez troquemos de posição. No entanto sinto-me confortável com a minha atitude, tenho a sorte de não depender financeiramente da bolsa para viver o que me permite decidir com bastante ponderação. Tenho agumas regras, uma que me impede de concretizar uma compra ou uma venda sem uma decisão prévia de 48 horas, isto é, a não ser que aconteça algo que estivesse planeado para eu comprar ou vender, não altero posições nem que os mercados "acordem" a cair 5% e saiam notícias péssimas para a economia.
Sigo fielmente as análises do Ulisses que já me ajudou a decidir momentos de compra/venda. Agradeço também aqueles que partilham conhecimento.
Estou totalmente aberto a críticas porque penso que devemos sempre tentar melhorar. Espero não ter sido maçador.
Bons negócios
- Registado: 11/12/2013 11:51
Posso. Será para breve.
Mas a amostra não é, obviamente significativa.
Mas a amostra não é, obviamente significativa.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico, tu te esmoreces-te com esse novo sistema desde Setembro uma rendibilidade de 25% é mais que porreiro.
Podes detalhar mais sobre isso?

Podes detalhar mais sobre isso?

- Anexos
-
- BbI8xnoCEAAyRL3.jpg (24.55 KiB) Visualizado 7103 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Eurouro Escreveu:ppbogos,
Dizes que tirar 10% ao ano durante anos é uma verdadeira lotaria.
Eu acho isso perfeitamente normal para quem consegue, não ser disciplinado o suficiente, mas sobretudo quem tenha a mente de tal forma construida com base na maturidade como trader/investidor.
Eu dou-te o exemplo das seguintes empresas: SCSS, Dana Holdings, ARM, Jazz, TEN, CAR, LVS entre outras que desde março 2009 subiram muito mais que essa taxa de rendibilidade. Alguém com 1000 euros/dolares conseguiria chegar aos 100000 em 2 ou 3 anos. Isso é bater no mercado e estar perfeitamente de acordo com o objectivo nº2 > ganhar dinheiro (o 1º é não perder).
Não me digas que alguém com um plano e maturidade como trader, não conseguirá ir com o movimento parcial dessas empresas?
E não é com AT que isso se consegue. te garanto.
Lá voltamos nós aos 1%...
Faz aqui neste forum a seguinte sondagem....
Quem fica com elas "acções, ou outra coisa qualquer" e enriquece (rico na acepção da palavra), e aqueles que ficam com elas anos a fio em perda à espera de um milagre.....
Quem aqui anda investido em mais de 100.000 de capital? Poucos, muito poucos...
Quem anda aqui com "trocos".....99%
10% ao ano é normal, mesmo para "meios disciplinados"???
Bem vindo ao inferno terreno, porque a realidade que falas pertence a marte....
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
ppbogos,
Eu acho isso perfeitamente normal para quem consegue, não ser disciplinado o suficiente, mas sobretudo quem tenha a mente de tal forma construida com base na maturidade como trader/investidor.
Eu dou-te o exemplo das seguintes empresas: SCSS, Dana Holdings, ARM, Jazz, TEN, CAR, LVS entre outras que desde março 2009 subiram muito mais que essa taxa de rendibilidade. Alguém com 1000 euros/dolares conseguiria chegar aos 100000 em 2 ou 3 anos. Isso é bater no mercado e estar perfeitamente de acordo com o objectivo nº2 > ganhar dinheiro (o 1º é não perder).
Não me digas que alguém com um plano e maturidade como trader, não conseguirá ir com o movimento parcial dessas empresas?
pois eu cá acho que muita gente nem anda nisto pelo dinheiro (podem ter começado com este objectivo), mas rapidamente passou a ser pelo stress que isto causa.
Pessoalmente, ganhar dinheiro é o objectivo, mas é inegável que o "bichinho" que toma conta de nós, dá-lhe um gosto adicional
Pessoalmente, ganhar dinheiro é o objectivo, mas é inegável que o "bichinho" que toma conta de nós, dá-lhe um gosto adicional

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
ppbogos Escreveu:Eurouro Escreveu:ppbogos,
te garanto que o mercado dá para enriquecer. Depende de 3 factores: do montante com que se começa, da taxa de rendibilidade anual obtida, e do tempo de capitalização do dinheiro.
Existe é uma baixa taxa de pessoas com sucesso nas acções sustentadamente perto de 10%. 40% que perdem. 50% que têm ganhos perdas residuais.
Tive um 2º tio que já faleceu que era a pessoa mais endinheirada da familia e ele enriqueceu foi na bolsa ainda não havia net, nem naquele tempo a moda da AT.
Este meu comentário não é inocente neste local (ou seja neste tópico), e quando digo que o mercado não é para enriquecer é um principio que deve orientar 99% das pessoas que por aqui andam, incluindo-me a mim mesmo.
Se alguem chega aqui com esse espirito, meu caro, o caminho será entrar como saiu....de gás.
Mesmo um profissional não se enriquecerá a si nem aos seus clientes....
Taxas de 10% anuais ao longo de anos.....é uma verdadeira lotaria.
Caso me acontecesse a mim mesmo, a essas taxas nunca chegaria a rico. É que a partir de determinados níveis de capital o coração manda mais que a cabeça....
O mercado é para quem gosta, tem alguma tolerância ao risco e serve para retirar um extra se tiver disciplina e plano.
Cumprimentos
Ando nisto há pouco tempo (6 anos). Cada vez mais me apercebo que o comentário acima se aproxima muito da realidade. Claro que há sempre quem ganhe muito dinheiro, mas pelo menos no meu caso (não sou rico, pelo menos em dinheiro...

Penso que o mais adequado no meu caso será um investimento c/ menos risco (e claro menos retorno monetário, mas com maior retorno em outros aspetos da vida).
BN para todos.
- Registado: 13/6/2008 10:22
Eurouro Escreveu:ppbogos,
te garanto que o mercado dá para enriquecer. Depende de 3 factores: do montante com que se começa, da taxa de rendibilidade anual obtida, e do tempo de capitalização do dinheiro.
Existe é uma baixa taxa de pessoas com sucesso nas acções sustentadamente perto de 10%. 40% que perdem. 50% que têm ganhos perdas residuais.
Tive um 2º tio que já faleceu que era a pessoa mais endinheirada da familia e ele enriqueceu foi na bolsa ainda não havia net, nem naquele tempo a moda da AT.
Este meu comentário não é inocente neste local (ou seja neste tópico), e quando digo que o mercado não é para enriquecer é um principio que deve orientar 99% das pessoas que por aqui andam, incluindo-me a mim mesmo.
Se alguem chega aqui com esse espirito, meu caro, o caminho será entrar como saiu....de gás.
Mesmo um profissional não se enriquecerá a si nem aos seus clientes....
Taxas de 10% anuais ao longo de anos.....é uma verdadeira lotaria.
Caso me acontecesse a mim mesmo, a essas taxas nunca chegaria a rico. É que a partir de determinados níveis de capital o coração manda mais que a cabeça....
O mercado é para quem gosta, tem alguma tolerância ao risco e serve para retirar um extra se tiver disciplina e plano.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Para mim estão os dois muito interligados, a maioria não consegue estar bem só num dos dois, mudando a personalidade, aliás, o plano de trading deve refletir a personalidade do indivíduo.
É só uma ideia.
É só uma ideia.
- Registado: 20/8/2009 12:27
ppbogos,
Valete Escreveu:Uma das coisas que ao longo dos anos tem ficado mais claro para mim, é que um € ganho ou perdido nos mercados, gera emoções muito dispares de o mesmo € ganho ou perdido noutras circunstâncias. E isso, é a maior ameaça a qualquer trader, quer gere emoções exacerbadas, quer de relativa indiferença (penso que não preciso de detalhar os efeitos resultantes).
Dito isto, a regra mais importante de um trader, e talvez a mais difícil de cumprir, é ter um plano e segui-lo sem hesitações. Só um plano, te dará a verdadeira tranquilidade para poder olhar para um € nos mercados e um no bolso e ver a mesma coisa.
Plano e disciplina.A chave de potencial sucesso. Mas nada é garantido, pois nem a nossa vida o é, mas afina a probabilidade positiva e não enerva a probabilidade negativa.

É preciso ter uma força mental muito grande para ser disciplinado e esse é o desafio que cada um se devia colocar.
Outra premissa básica é que o mercado não dá para enriquecer, esqueçam isso....
Cumprimentos e bons negócios
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
u3lk5 Escreveu:Olá, tenho uma opinião contrária, penso que o que se aprende a ter que fazer para ter sucesso na bolsa, a disciplina necessária começa a aplicar-se a outras partes da vida, aí sim sente-se um ganho e essa parte é que é a mais gratificante.poseidon635 Escreveu: o desgaste emocional e pessoal que o investimento em bolsa provoca não compensam os ganhos obtidos !![/b]
Não. Um trader profissional para ser bem sucedido tem de ter dupla personalidade. Uma para a vida com a familia, para os amigos, para as pessoas e guiar-se pelos seus valores honesta e correctamente.
A outra, tem que mudar completamente os seus valores e forma de sentir quando negoceia, porque a disciplina da vida não é a mesma da do trading.
O trading está claramente inacessivel ao comum e ser-se trader é provavelmente a única profissão do mundo em que o Homem não pode dedicar-se de forma encorajadora e perfeccionista.
Editado pela última vez por Eurouro em 10/12/2013 14:46, num total de 1 vez.
Olá, tenho uma opinião contrária, penso que o que se aprende a ter que fazer para ter sucesso na bolsa, a disciplina necessária começa a aplicar-se a outras partes da vida, aí sim sente-se um ganho e essa parte é que é a mais gratificante.poseidon635 Escreveu: o desgaste emocional e pessoal que o investimento em bolsa provoca não compensam os ganhos obtidos !![/b]
- Registado: 20/8/2009 12:27
Tópico Excelente!
Iniciei-me em 2007 (JUlHO) na Bolsa, sem qualquer conhecimento. Fui aconselhado no banco a investir em eacções da EDPR (IPO). Em cerca de 2 meses tive um lucro na ordem dos 30% (não ultrapassou os 1200 €,... nada de especial). Nessa altura (fim do Bull MArket) investi em GAlp (na altura decobriu petróleo no Brasil e ganhei cerca de 30 % em 2/3 dias) e EDP (comprei a cerca dew 4 € e vendia quase a 5 €). Ou seja, apenas por sorte e sem conhecimento algum, ganhei em 2/3 meses uma quantia significativa. Mas neste últimos tempos, apenas por via apenas da poupança com dep. a prazo, ganhei mais que nesse período (claoro que demora mais tempo...). O pior veio depois em 2008 até 2010/2011. Perdi todos os ganhos que tive nesses 2/3 meses, além do desgaste pessoal que provoca este tipo de situação.
Apercebi-me que os ganhos em 2007 foram apenas sorte, uma vez e que, apesar de tudo, "apenas" perdi o que tinha ganho (preservei o meu capital que penso ser o mais importante na Bolsa). Sempre investi apenas em acções do PSI20. (longo).
Lendo agora estes relatos de quem anda há mais tempo do que eu, julgo que os ganhos "milionários" apenas se aplicam a uma minoria, sendo que o desgaste emocional e pessoal que o investimento em bolsa provoca não compensam os ganhos obtidos !!
Os meus maiores erros são comprar demasiado tarde e vender logo que as perdas começam a aumenta( Apesar de raramente investir mais de 10% 20% do meu capital).
BN

Iniciei-me em 2007 (JUlHO) na Bolsa, sem qualquer conhecimento. Fui aconselhado no banco a investir em eacções da EDPR (IPO). Em cerca de 2 meses tive um lucro na ordem dos 30% (não ultrapassou os 1200 €,... nada de especial). Nessa altura (fim do Bull MArket) investi em GAlp (na altura decobriu petróleo no Brasil e ganhei cerca de 30 % em 2/3 dias) e EDP (comprei a cerca dew 4 € e vendia quase a 5 €). Ou seja, apenas por sorte e sem conhecimento algum, ganhei em 2/3 meses uma quantia significativa. Mas neste últimos tempos, apenas por via apenas da poupança com dep. a prazo, ganhei mais que nesse período (claoro que demora mais tempo...). O pior veio depois em 2008 até 2010/2011. Perdi todos os ganhos que tive nesses 2/3 meses, além do desgaste pessoal que provoca este tipo de situação.
Apercebi-me que os ganhos em 2007 foram apenas sorte, uma vez e que, apesar de tudo, "apenas" perdi o que tinha ganho (preservei o meu capital que penso ser o mais importante na Bolsa). Sempre investi apenas em acções do PSI20. (longo).
Lendo agora estes relatos de quem anda há mais tempo do que eu, julgo que os ganhos "milionários" apenas se aplicam a uma minoria, sendo que o desgaste emocional e pessoal que o investimento em bolsa provoca não compensam os ganhos obtidos !!
Os meus maiores erros são comprar demasiado tarde e vender logo que as perdas começam a aumenta( Apesar de raramente investir mais de 10% 20% do meu capital).
BN
- Registado: 13/6/2008 10:22
Onde eu vejo as pessoas perderem mais dinheiro é no final dos bull markets,mas também é onde as pessoas mais o ganham. Porque aí é que se apanham movimentos fortíssimos para cima, onde as acções mais disparam, mas também é quando entram novos investidores que não sabem o que é um bear market e depois ficam agarrados às acções todo o bear market, porque acreditam que não pode cair mais.
O BCP deve ser talvez a acção que mais fez perderos portugueses porque nunca acreditaram que o banco chegasse onde chegou. E agora está a dar alegrias a outros. É assim a Bolsa.
O BCP deve ser talvez a acção que mais fez perderos portugueses porque nunca acreditaram que o banco chegasse onde chegou. E agora está a dar alegrias a outros. É assim a Bolsa.
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?
Alguns dos relatos de retorno positivo que tivemos neste excelente tópico são de posições de longo prazo. Recordo que o tipo de trading que o nosso estimado Ulisses aconselha a pequenos investidores é o médio/longo prazo (pelo menos é a ideia que tenho e espero não estar a ser atraiçoado pela minha memória).
- Registado: 6/10/2011 13:34
Eu comecei nestas "lides" da bolsa em 2007 sem qualque tipo de conhecimento de bolsa e investia aqui e ali umas vezes com resultados possitivos outras com negativos mas com alguma /muita sorte o saldo final foi possitivo,depois comecei a ler mais e a informar-me mais e ser mais disciplinado,com stops mentais e nunca tornar um trade possivito em negativo,etc.Em 2008 tive o meu pior trade ,Inapa comprei a 0,80 e vendi a 0,40 de seguida comecei no mercado americano com as sobras da inapa e entrei na Sirius com compras a 0,30 e deixei a bolsa portuguesa depois em 2009 com apenas a sirius em carteira reforcei a 0,12 na sirius ficando com um preço medio de+- 0,18 vendi em 2011 a cerca 2,40 ,este foi o meu melhor trade ,e aqui tambem com alguma/muita sorte pois poderia ter perdido tudo.em 2012 estive quietinho e este ano de 2013 voltei e neste momento tenho BCP,Soares da costa e Banif todas estas para o longo prazo ,neste momento com todas elas possitivas .
Ah e o meu melhor trade foi na loucura da Reditus! O pior foi o enterro do BCP...
Eu sou do tempo da OPV da Marconi e só tenho pena que nos meus primeiros 20 anos na Bolsa não houvesse caldeirão. É verdade que tmbém se diz aqui muita baboseira mas a quantidade e qualidade do que aqui se escreve facilita tanto a evolução de um investidor...
Ganhei muito dinheiro em OPVs, Muito dinheiro no final da década de 90, mas o início do sex XXI levou-me tudo. O Caldeirão reeducou-me mostrou-me como verdadeiramente funcionam os mercados e a não cometer erros básicos.
A bolsa mudou muio ao longo destes 30 anos e bem haja este espaço de opiniao e aos seus moderadores que têm uma paciência de Jó.
Abraços
Ganhei muito dinheiro em OPVs, Muito dinheiro no final da década de 90, mas o início do sex XXI levou-me tudo. O Caldeirão reeducou-me mostrou-me como verdadeiramente funcionam os mercados e a não cometer erros básicos.
A bolsa mudou muio ao longo destes 30 anos e bem haja este espaço de opiniao e aos seus moderadores que têm uma paciência de Jó.
Abraços
zecatreca_1 Escreveu:IzNouGuud Escreveu:
PS: aproveito para te agradecer os teus ensinamento. A ti e a mais meia dúzia de pessoas que não vale a pena nomear
Fica registado.![]()
Mas não sou responsável por sucessos ou fracassos, de contas alheias á minha, caso os meus bitaites ocorram mal (ou bem).
![]()
![]()
Quanto ao assunto que apresentaste anteriormente, não leves a mal mas não vou fomentar esse tema. Esse tipo de questoes deverão ser tratadas nas instituições apropriadas.
Cumprimentos
Nem de outra maneira poderia ser.
Tu (e os outros) mostram-nos como pescam, se temos capacidade de aprender, ou perfil para esse tipo de pesca, não pode ser responsabilidade tua.
O importante é mandares os "bitaites" e deixar as pistas que permitam perceber o raciocinio!
Quanto ao outro assunto, fica a história e uma chamada de atenção para quem a ler...
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 209 visitantes