Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Cavaco Silva parte a loiça

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT- Cavaco Silva parte a loiça

por atomez » 20/7/2013 0:35

E agora? Vai colar os cacos?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por migluso » 20/7/2013 0:17

Thunder II Escreveu:
Quanto a tua proposta exigiria mudança na Constituição. Estás a ver existir consenso para tal?

Numa Constituição que fosse referendada, estou a ver um mecanismo do género ser aprovado.
A evolução da sociedade tem que ser independente dos consensos entre partidos. Eles só nos representam até determinado ponto. Ou pelo menos assim deveria ser.

Referendar a Constituição é inconstitucional?
Como ouvi há dias alguém dizer "uma revolução é sempre inconstitucional".

Não acredito que o regime prendesse ou ameaçasse aqueles que se organizassem na exigência de um referendo à Constituição.
Apesar dos senhores do Raton não me inspirarem confiança...lol... afinal eles sempre são os guardiões dessa jóia...

Trisquiel,

Os políticos mudavam ou eram mudados.
Os sérios não teriam problemas em aceitar um mecanismo do género. Os outros, passavam a ser sérios ou eram demitidos do cargo.

Há questões mais complicadas, por exemplo, como adaptar o mecanismo a governos de coligação. Também aqui o problema é ultrapassável.

Esta ideia não pretende resolver todos os problemas ligados à legitimidade governativa. Tipo, o fim da história da democracia.
Penso, no entanto, que o regime deveria evoluir neste sentido. O simples voto sem qualquer garantia está a revelar-se caduco e a contribuir para o afastamento dos cidadãos em relação à política.

Que democracia é esta quando os cidadãos escolhem branco e depois os políticos eleitos pintam de preto? Esta é a questão.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Mart77 » 19/7/2013 23:52

Repetido

Registado: 18/8/2011 20:50

por Mart77 » 19/7/2013 23:51

Trisquel Escreveu:
migluso Escreveu:Todos os problemas fossem esse.
Quantos organismos fiscalizam já hoje as contas públicas?
Há que passar a responsabilizar quem guarda as facturas na gaveta ou se a informação prestada (relativa a contratos com obrigações futuras, por exemplo) não for a correcta alguém ter que ser responsabilizado, ou não?

As obrigações assumidas com as PPP e os termos das mesmas seriam transparentes (ou alguém já teria que estar na cadeia) e a nacionalização do BPN teria que ser referendada (pois não estaria prevista em nenhum programa eleitoral).

Muito boas intenções, mas voltamos ao tema de fundo onde está a disponibilidade pessoal para funcionar com estas regras porque os actuais actores não se adaptavam a tal. Não digo que não tenhas razão mas acho que caminhamos mais no sentido oposto, a sociedade civil cada vez mais distante dos políticos e eles só tem de não chatear muito!!!!

As máquinas partidárias tem os correios muito bem pagos e nenhum movimento nesse sentido prosperava, tens o caso do FNobre que foi completamente trucidado não deixando espaço a novas aventuras!!!! :-k

Fernando nobre nao e exemplo porque ele teve uns resultados bastante intEressantes para a presidência da republica, podia ter aberto um espaço no meio político, capitalizando e sendo um pioneiro, e deitou tudo a perder nas legislativas com a colagem ao PSD, poderia ser outro qq partido, e depois coma a exigência de ser presidente da A.R. Ai acabou por uns tempos este tipo de movimentos. No senso comum a sensação foi, e aqui vai, "olha ele quer e um taxo, e fino"

por Trisquel » 19/7/2013 23:34

migluso Escreveu:Todos os problemas fossem esse.
Há que passar a responsabilizar quem guarda as facturas na gaveta ou se a informação prestada (relativa a contratos com obrigações futuras, por exemplo) não for a correcta alguém ter que ser responsabilizado, ou não?

As obrigações assumidas com as PPP e os termos das mesmas seriam transparentes (ou alguém já teria que estar na cadeia) e a nacionalização do BPN teria que ser referendada (pois não estaria prevista em nenhum programa eleitoral).

Muito boas intenções, mas voltamos ao tema de fundo onde está a disponibilidade pessoal para funcionar com estas regras porque os actuais actores não se adaptavam a tal. Não digo que não tenhas razão mas acho que caminhamos mais no sentido oposto, a sociedade civil cada vez mais distante dos políticos e eles só tem de não chatear muito!!!!

As máquinas partidárias tem os correios muito bem pagos e nenhum movimento nesse sentido prosperava, tens o caso do FNobre que foi completamente trucidado não deixando espaço a novas aventuras!!!! :-k
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Thunder2 » 19/7/2013 23:29

migluso Escreveu:

Isto são questões essenciais e que deviam mobilizar manifestações maciças.... mas não, o pessoal prefere debater o acessório, com uma febre doentia... parece que estão a discutir futebol.... os interesses instalados agradecem, pois vão passando entre os pingos da chuva e continuam a sangrar o OE (para o qual contribuímos com sacrifício) em proveito próprio.
Username "original": Thunder, registado desde março de 2007

Registado: 19/7/2013 20:57

por Thunder2 » 19/7/2013 23:25

migluso Escreveu:Thunder II,

Compete à sociedade civil mais instruída organizar-se e pressionar as instituições no sentido da mudança.
O regime, baseado no voto popular, não precisa nem deve mudar. É preciso, sim, aprofundá-lo.
Para tal, a medida chave que defendo é a obrigatoriedade do cumprimento dos programas eleitorais, juntamente com a proibição de aumento de impostos que não estejam previstos nos ditos programas.

Só assim os portugueses poderão ser responsabilizados pelas suas opções e os políticos responsabilizados pela execução ou não execução das mesmas, sendo que a não execução deve ter consequências, nomeadamente, eleições antecipadas.

É mais fácil do que parece introduzir um mecanismo com aquela finalidade.

Não me surpreende que os políticos não falem neste assunto.
Já em relação à sociedade civil, fico um pouco desiludido por ninguém "com voz" se aperceber da importância que uma alteração deste género tem.

Migluso, eu não peço para que o regime baseado em voto popular seja descontinuado. Eu concordo com ele, mesmo tendo defeitos e acho que não temos melhor solução. agora não basta as pessoas votarem.
O que eu quis realçar no post anterior é que num regime em que elegemos "representantes" há que exercer função fiscalizadora e a população infelizmente tem falhado nessa função.

Quanto a tua proposta exigiria mudança na Constituição. Estás a ver existir consenso para tal?

por migluso » 19/7/2013 23:20

Trisquel Escreveu:
migluso Escreveu:...
Para tal, a medida chave que defendo é a obrigatoriedade do cumprimento dos programas eleitorais, juntamente com a proibição de aumento de impostos que não estejam previstos nos ditos programas.

...

A ideia parece razoável, mas numa campanha como posso fazer um programa se não me for mostrada a realidade? Não posso passar receita se não conhecer o doente!!!! A oposição teria sempre um panorama da actualidade inquinado.

Todos os problemas fossem esse.

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Trisquel » 19/7/2013 23:09

migluso Escreveu:...

...

A ideia parece razoável, mas numa campanha como posso fazer um programa se não me for mostrada a realidade? Não posso passar receita se não conhecer o doente!!!! A oposição teria sempre um panorama da actualidade inquinado.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por migluso » 19/7/2013 23:03

Thunder II,

Compete à sociedade civil mais instruída organizar-se e pressionar as instituições no sentido da mudança.
O regime, baseado no voto popular, não precisa nem deve mudar. É preciso, sim, aprofundá-lo.

Só assim os portugueses poderão ser responsabilizados pelas suas opções e os políticos responsabilizados pela execução ou não execução das mesmas, sendo que a não execução deve ter consequências, nomeadamente, eleições antecipadas.

É mais fácil do que parece introduzir um mecanismo com aquela finalidade.

Não me surpreende que os políticos não falem neste assunto.
Já em relação à sociedade civil, fico um pouco desiludido por ninguém "com voz" se aperceber da importância que uma alteração deste género tem.

por Thunder2 » 19/7/2013 22:34

migluso Escreveu:A hipocrisia, a mentira, o engodo, a demagogia e o populismo na política - documentos chave para o seu estudo.

http://cdn.negocios.xl.pt/files/2013-07 ... elo_PS.pdf
http://www.portoforte.pt/page.asp?page=5

Quase 40 anos e 3 bancarrotas depois ainda há gente com muito descaramento.

O grau de surrealidade torna aqueles documentos engraçados. Fazem mesmo rir.

A população, que numa democracia representativa deve funcionar como fiscal activo, interessado e atento, tem que sinalizar de forma inquívoca que não aceita mais "vendedores de banha da cobra", sob o risco (no caso de não exercer a função de "fiscalização") dos seus representantes, tratarem de todo o tipo de assuntos, menos aqueles que realmente interessam aos representados.... o problema é que isso exige entender os problemas com um mínimo de profundidade e infelizmente estamos muito longe disso, logo muitos eleitores são facilmente "arrebanhados" por este tipo de discurso.

por migluso » 19/7/2013 22:22

A hipocrisia, a mentira, o engodo, a demagogia e o populismo na política - documentos chave para o seu estudo.

http://cdn.negocios.xl.pt/files/2013-07 ... elo_PS.pdf
http://www.portoforte.pt/page.asp?page=5

Quase 40 anos e 3 bancarrotas depois ainda há gente com muito descaramento.

O grau de surrealidade torna aqueles documentos engraçados. Fazem mesmo rir.

por Thunder2 » 19/7/2013 21:46

Mart77 Escreveu:
Na minha óptica nao fica de molho, a seguir e ferias, e isto passa. E nao vai haver eleições daqui a um ano porque o ps nao a aceitou o acordo, e o Cavaco so faria eleições se houvesse acordo. O portas percebeu o erro que cometeu com o Cavaco e nao voltara a fazer. Tranquilo.

Também vejo as coisas dessa forma :wink:

por Thunder2 » 19/7/2013 21:44

Mart77 Escreveu:A mim adianta, alias é a única forma que tenho para o fazer, como nao quero e nao pretendo ser candidato tenho que decidir naqueles que o fazem. Mas concordo que a democracia esta podre mas com a condição de assumir-mos que deixamos que isso acontece-se, até por que era mais confortável para nos.

Eu entendo o teu ponto de vista Mart, mas o resultado está a vista.... Temos que nos render aos factos e perceber que algo está profundamente errado. E sem resolver estes problemas estruturais não vamos a lado nenhum.

PS: O problema é que mesmo que tentasses ser candidato não tinhas hipóteses. Pessoas sérias e que queiram mexer com esquemas montados e abalar as estruturas não chegam longe na vida política... Cortavam-te logo as pernas.

por Mart77 » 19/7/2013 21:41

artista Escreveu:Fiquei um bocado surpreendido, embora também fosse espectável que não se tenha chegado a um acordo, pensava que iam chegar a um entendimento qualquer. O país fica de molho durante um ano?! Já me passou pela cabeça que o Passos Coelho se demite, mas parece-me que sairia do governo e da liderança do PSD, isso ele não quer, mas parece-me que está condenado a esse desfecho, seja agora, seja daqui a um ano!

Na minha óptica nao fica de molho, a seguir e ferias, e isto passa. E nao vai haver eleições daqui a um ano porque o ps nao a aceitou o acordo, e o Cavaco so faria eleições se houvesse acordo. O portas percebeu o erro que cometeu com o Cavaco e nao voltara a fazer. Tranquilo.

por Mart77 » 19/7/2013 21:37

Thunder II Escreveu:
Mart77 Escreveu:
Os nossos deveres cívicos começam no nosso bairro, assembleias de freguesia e municipais e depois em eleições, portanto o nosso maior dever cívico esta em votar e em consciência.

Não te adianta votar em consciência. Adiantaria se estivesse-mos numa democracia saudável. Mas infelizmente não estamos. A democracia (aqui e em outros locais, não é problema só nosso) está completamente podre. Uma democracia não pode existir sem um sistema de justiça muito forte, independente e isento. E neste momento estamos longe, mas mesmo muito longe disso.

A mim adianta, alias é a única forma que tenho para o fazer, como nao quero e nao pretendo ser candidato tenho que decidir naqueles que o fazem. Mas concordo que a democracia esta podre mas com a condição de assumir-mos que deixamos que isso acontece-se, até por que era mais confortável para nos.

por artista_ » 19/7/2013 21:36

Fiquei um bocado surpreendido, embora também fosse espectável que não se tenha chegado a um acordo, pensava que iam chegar a um entendimento qualquer. O país fica de molho durante um ano?! Já me passou pela cabeça que o Passos Coelho se demite, mas parece-me que sairia do governo e da liderança do PSD, isso ele não quer, mas parece-me que está condenado a esse desfecho, seja agora, seja daqui a um ano!
Editado pela última vez por artista_ em 19/7/2013 21:37, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Thunder2 » 19/7/2013 21:29

Mart77 Escreveu:
Os nossos deveres cívicos começam no nosso bairro, assembleias de freguesia e municipais e depois em eleições, portanto o nosso maior dever cívico esta em votar e em consciência.

Não te adianta votar em consciência. Adiantaria se estivesse-mos numa democracia saudável. Mas infelizmente não estamos. A democracia (aqui e em outros locais, não é problema só nosso) está completamente podre. Uma democracia não pode existir sem um sistema de justiça muito forte, independente e isento. E neste momento estamos longe, mas mesmo muito longe disso.

por Mart77 » 19/7/2013 21:24

So um aparte nunca acreditei que o acordo existisse, embora deseja-se que acontece-se, da mesma forma esse acordo nao aconteceu no pec iv. Nem acredito que aconteça num futuro próximo , podem chamar taxo ou outra coisa qualquer. Mas faltam em Portugal pessoas/políticos com alto sentido de. Estado, alias corrijo nao existem. Esperemos pela próxima geração.

por Mart77 » 19/7/2013 21:18

Thunder II Escreveu:
KIMBALA Escreveu:
Mart77 Escreveu:Vou tentar nao fazer juízos de valor embora reconheça que posas ser difícil.
O Cavaco quando isto tudo começou, percebeu que se houvesse eleições o ps ganharia. Assim com esta solução quis ganhar tempo, agora nao haverá eleições, vai voltar a dar confiança ao governo e dar rédea curta. E o agora que começa haver sinais de mudança de atitude na Europa e nas instituições , o PSD pode capitalizar alguns votos. Além das eleições alemãs.
O Cavaco sempre foi e será um político e se queria unidade pelo bem do pais devia te-lo feito antes agora nao porque sabia que nao aconteceria.
Enfim, quem sofre e sempre o mexilhão. Até as cagarras estão bem numa ilha so para elas.

E eu só pergunto o seguinte, eleições para quê? O PS vai-se coligar com quem? Com um governo PS minoritário e com CDS e PSD tombados pelo PS que futuro tinha Portugal?

Cumprimentos,
MAV

Nenhum futuro, e é isso que o pessoal têm que perceber.
Os partidos políticos estão todos corrompidos, a solução para o problema não virá de nenhum deles, apenas a manutenção do status quo.... O pessoal têm que abrir a pestana e perceber que mais do que debater partidos ou esquerda vs direita, como que debate clubes de futebol, temos antes que gastar energia e fazer forte pressão para que a nossa democracia que está em coma, recupere um pouco da sua vitalidade.
O ponto fulcral, seria uma justiça muito mais eficiente e que combatesse a corrupção de forma implacável, bem como a forte responsabilização dos políticos por danos causados "de má fé".

por Thunder2 » 19/7/2013 21:15

KIMBALA Escreveu:
Mart77 Escreveu:Vou tentar nao fazer juízos de valor embora reconheça que posas ser difícil.
O Cavaco quando isto tudo começou, percebeu que se houvesse eleições o ps ganharia. Assim com esta solução quis ganhar tempo, agora nao haverá eleições, vai voltar a dar confiança ao governo e dar rédea curta. E o agora que começa haver sinais de mudança de atitude na Europa e nas instituições , o PSD pode capitalizar alguns votos. Além das eleições alemãs.
O Cavaco sempre foi e será um político e se queria unidade pelo bem do pais devia te-lo feito antes agora nao porque sabia que nao aconteceria.
Enfim, quem sofre e sempre o mexilhão. Até as cagarras estão bem numa ilha so para elas.

E eu só pergunto o seguinte, eleições para quê? O PS vai-se coligar com quem? Com um governo PS minoritário e com CDS e PSD tombados pelo PS que futuro tinha Portugal?

Cumprimentos,
MAV

Nenhum futuro, e é isso que o pessoal têm que perceber.
Os partidos políticos estão todos corrompidos, a solução para o problema não virá de nenhum deles, apenas a manutenção do status quo.... O pessoal têm que abrir a pestana e perceber que mais do que debater partidos ou esquerda vs direita, como quem debate clubes de futebol, temos antes que gastar energia e fazer forte pressão para que a nossa democracia que está em coma, recupere um pouco da sua vitalidade.
O ponto fulcral, seria uma justiça muito mais eficiente e que combatesse a corrupção de forma implacável, bem como a forte responsabilização dos políticos por danos causados "de má fé".

por Mart77 » 19/7/2013 21:14

KIMBALA Escreveu:

Cumprimentos,
MAV

Nunca disse que pretendia eleições , e mais o que gostaria era que o portas tivesse estado quieto isso sim era o que pretendia.
Mas quando nao se entendem quem deve decidir sao os portugueses. Continuo a dizer que pretendia eleições so no fim da legislatura.

por Thunder2 » 19/7/2013 21:09

Vejam ao ponto a que chega a cegueira (ou falta de memória).... chamar ao hipotético acordo, acordo de "salvação nacional" .... :shock:

Então os 3 partidos que governaram nos últimos anos e que são os responsáveis pela situação chegar ao ponto a que chegou, é que agora iam em uma semana descobrir a pólvora... aquilo que em anos não foram capazes de fazer, iriam agora com 130% de dívida "nas costas", sacar um milagre .... poupem-me!!

por KIMBALA » 19/7/2013 21:08

Cumprimentos,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por balta » 19/7/2013 21:05

É uma tristeza, até chego a ter vergonha destes políticos, este Seguro o meu voto não o vê, é lamentável assistir a este cenário de um partido de garotos de fila, dominado pelos velhos do restelo, que só querem é continuar com o tacho e não admitem que o mal tem de ser atacado de raíz. O PS desilude pois era seu dever dar uma "mãosinha" descomprometida ao governo a ver se este levava a bom porto o barco até ao fim da troika, depois logo se via, mas quer é tacho. Conclusão o Cavaco partiu a loiça toda mas não passou dum ingénuo...

Registado: 6/4/2005 10:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], smog63 e 207 visitantes