Miguel Relvas pede demissão !
Figueiraa1 Escreveu:Pelos comentários parece que muita gente quer é voltar aos tempos dos regedores.
Com o regedor economizava-se $ (

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regedor
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:O processo de redução de autarquias/municipios continua emperrado. Estão já novas eleições à porta e neste andar vão ser mais 4/5 anos sem austeridade para o "poder político local", obsoletamente sobredimensionado!
Só um pormenor: as freguesias são consideradas autarquias e essa parte avançou em parte, ainda que aos solavancos.
A parte que está realmente emperrada é a dos municípios.
O problema é que nas freguesias a poupança é marginal, pelo menos se comprada com aquela que se conseguiria com a fusão de municípios!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
rmachado Escreveu:Só uma achega para o que o Elias disse, no caso de não existir uma maioria absoluta, já não é bem assim.
Posso dar o exemplo de Alenquer, 3 "vereadores" do PS (ganhou), 4 da oposição... (3 coligação de vários partidos) e 1 (de uma coligação de 2 partidos CDU)
Ou seja podem sistematicamente parar as decisões...
Neste caso o que farias?
Continuo a achar que os executivos deveriam ser de um só partido (tal como o governo).
Aliás nem devia haver eleições para a câmara municipal, mas apenas para a assembleia municipal (tal como existem eleições para o parlamento mas não para o governo).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Só uma achega para o que o Elias disse, no caso de não existir uma maioria absoluta, já não é bem assim.
Posso dar o exemplo de Alenquer, 3 "vereadores" do PS (ganhou), 4 da oposição... (3 coligação de vários partidos) e 1 (de uma coligação de 2 partidos CDU)
Neste caso o que farias?
Neste caso o que farias?
- Registado: 24/8/2004 10:42
Elias Escreveu:Os vereadores da oposição não têm pelouros.
Aliás, essa é uma prática que devia acabar de uma vez por todas: os executivos municipais deveriam ser compostos unicamente pelo partido que ganhou as eleições. Todos os outros partidos não deveriam ter representação no executivo (não estão lá a fazer nada), tendo porém representação na assembleia municipal.
Sou da mesma opinião, as observações abaixo feitas pelo "rmachado" são pertinentes e as do "pmpcpinto" : "Os municípios tinham que ser todos redesenhados e ajustados à realidade, só que isso mexe com todos os partidos e ninguém quer perder o "tacho". "
Para tal penso que tem que haver lei da Assembleia da República para alterar a lei das autarquias locais e respectiva constituição...
Pelo que sei em Municípios já foram aplicadas alterações no numero de dirigentes que já saíram em D.R. e outros vão sai...agora como foi critério e se está a ser aplicado correctamente não sei....e parece que vai haver alteração nos adjuntos e secretários...
Agora quanto aos vereadores...bem ai sendo os mesmos atribuídos de acordo com o numero de votos nas eleições, só com alterações profundas na lei das autarquias locais.
Medidas que deviam ser aplicadas de forma correcta, rigorosa, justa e com imparcialidade, mas...

Mas na Assembleia da República, o parlamento e os respectivos deputados também não deviam ser aplicadas reformas de redução...

Concordo com uma reestruturação, mas de que vale tal se os dinheiros Públicos não forem bem aplicados...

Isto tem muito que se lhe diga, penso eu...
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:O processo de redução de autarquias/municipios continua emperrado. Estão já novas eleições à porta e neste andar vão ser mais 4/5 anos sem austeridade para o "poder político local", obsoletamente sobredimensionado!
Só um pormenor: as freguesias são consideradas autarquias e essa parte avançou em parte, ainda que aos solavancos.
Pelo que sei a remodelação das autarquias locais (freguesia) foi feita por várias câmaras de pelo que sei, se correctamente ou não isso já não sei...e que terá efeitos a partir dos resultados das próximas eleições Autárquicas...apesar de vários processos das juntas freguesias em tribunal.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Estás equivocado, as Caldas da Rainha tem 7 vereadores:
São 6
São 7, um deles é o presidente.
O presidente não é contabilizado como vereador.
Dá uma leitura aqui:
http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 029_87.htm
Correto, e o Presidente escolhe os vereadores em quem delega poderes, numero esse de acordo com a votação nos eleitores nas eleições, em que penso que há um limite para os mesmos.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Já agora, embora tenha enúmeras razões para não gostar do Crato, nem deste governo, acho que a entrevista que deu ontem foi bastante positiva, para ele, para o governo, e para a classe política em geral... houvesse mais exemplos destes e o país estaria certamente bem melhor!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Já agora aproveito para te perguntar o que achas da gestão da câmara, pois vi o presidente no programa "olhos nos olhos" e acreditando no que disse, pareceu-me que a câmara era bem gerida, por poucas pessoas e com um controlo grande dos custos, apesar de não apresentar muita obra feita (betão).
Pedro
Pedro
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Estás equivocado, as Caldas da Rainha tem 7 vereadores:
São 6
O presidente não é contabilizado como vereador.
Dá uma leitura aqui:
http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 029_87.htm
Editado pela última vez por Elias em 5/4/2013 12:22, num total de 1 vez.
pmpcpinto Escreveu:mais_um Escreveu:pmpcpinto Escreveu:
Consigo ver 3 com pelouros e foi essa a informação que o Presidente transmitiu quando foi ao "Olhos nos Olhos" da TVI24.
Pedro
O nº de vereadores depende da população do município, ter ou não ter pelouros depende do presidente (que dá essa possibilidade aos vereadores) e dos vereadores (podem aceitar ou não).
Assim Caldas da Rainha tem 7 vereadores, Castanheira de Pera tem 5.
Então como se justicica que para 45.000 eleitores hajam 7 vereadores e para 3.000 5 vereadores?
Há concelhos que não têm razão de existir e há outros que a sua estrutura é tão complexa que não funcionam.
Os municípios tinham que ser todos redesenhados e ajustados à realidade, só que isso mexe com todos os partidos e ninguém quer poder o "tacho".
Pedro
Apenas corrigi o ter erro. Não mates o mensageiro!

Em relação ao resto estou de acordo contigo.
EDIT: Corrigi o teu erro porque vivo nas CR e sei quantos vereadores andam por cá...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:pmpcpinto Escreveu:
Consigo ver 3 com pelouros e foi essa a informação que o Presidente transmitiu quando foi ao "Olhos nos Olhos" da TVI24.
Pedro
O nº de vereadores depende da população do município, ter ou não ter pelouros depende do presidente (que dá essa possibilidade aos vereadores) e dos vereadores (podem aceitar ou não).
Então como se justicica que para 45.000 eleitores hajam 7 vereadores e para 3.000 5 vereadores?
Há concelhos que não têm razão de existir e há outros que a sua estrutura é tão complexa que não funcionam.
Os municípios tinham que ser todos redesenhados e ajustados à realidade, só que isso mexe com todos os partidos e ninguém quer poder o "tacho".
Pedro
Bravo!!
Relvas e Sócrates no país dos doutores
Nunca gozei com a licenciatura domingueira de Sócrates. Havia ali uma fragilidade muito portuguesa que travava o meu cinismo. Conheci muita gente com histórias mais ou menos parecidas. Gente que, apesar de ter mesmo uma licenciatura normalíssima, fez o percurso académico só por fazer, só para dizer que tinha um curso, só para ser doutor, só para receber cartas com o Dr. antes do nome. A utilidade económica (arranjar emprego) e a formação cívica e intelectual (a visão clássica da academia) não eram para ali chamadas. O que importava era o estatuto social do Dr., até porque a família exigia essa promoção social. Sócrates não era diferente destas pessoas. Ele apenas usou o seu estatuto para acelerar o processo. Passados anos, a história repetiu-se com Miguel Relvas. Tal como Sócrates, Relvas não teve coragem para dizer que a sua experiência já não requeria uma licenciatura.
Seja como for, com ou sem piedade por estas histórias a rebentar de portuguesismo, o certo é que os dois episódios deviam ter provocado demissões imediatas. Mas ficámos à espera. Sócrates ficou no mesmo sítio, insultou meio mundo e a universidade em causa acabou fechada. E, agora, tivemos de esperar um ano pela demissão de Relvas. Como dizia há dias, precisamos de uma troika institucional.
Mas - repito - estes casos dizem mais sobre a nossa snobeira do que sobre a nossa incapacidade instituticional. As pessoas que gozam sem parar com Relvas são as mesmas que criticariam Relvas caso este indivíduo tivesse demonstrado a coragem de John Major. Idem para Sócrates. Um John Major português (i.e., um político que assumisse a ausência de licenciatura) seria destruído logo à partida, porque a sociedade portuguesa coloca os títulos à frente do "trabalho vil e mecânico". Os corta-matos académicos de Relvas e Sócrates irritam meio mundo, porque esse meio mundo é parecidíssimo com Relvas e Sócrates. As sub-licenciaturas em questão são um espelho da sociedade. Somos, todos, mais parecidos com eles do que julgamos.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/relvas-e-socrat ... z2PaLbKVKm

Relvas e Sócrates no país dos doutores
Nunca gozei com a licenciatura domingueira de Sócrates. Havia ali uma fragilidade muito portuguesa que travava o meu cinismo. Conheci muita gente com histórias mais ou menos parecidas. Gente que, apesar de ter mesmo uma licenciatura normalíssima, fez o percurso académico só por fazer, só para dizer que tinha um curso, só para ser doutor, só para receber cartas com o Dr. antes do nome. A utilidade económica (arranjar emprego) e a formação cívica e intelectual (a visão clássica da academia) não eram para ali chamadas. O que importava era o estatuto social do Dr., até porque a família exigia essa promoção social. Sócrates não era diferente destas pessoas. Ele apenas usou o seu estatuto para acelerar o processo. Passados anos, a história repetiu-se com Miguel Relvas. Tal como Sócrates, Relvas não teve coragem para dizer que a sua experiência já não requeria uma licenciatura.
Seja como for, com ou sem piedade por estas histórias a rebentar de portuguesismo, o certo é que os dois episódios deviam ter provocado demissões imediatas. Mas ficámos à espera. Sócrates ficou no mesmo sítio, insultou meio mundo e a universidade em causa acabou fechada. E, agora, tivemos de esperar um ano pela demissão de Relvas. Como dizia há dias, precisamos de uma troika institucional.
Mas - repito - estes casos dizem mais sobre a nossa snobeira do que sobre a nossa incapacidade instituticional. As pessoas que gozam sem parar com Relvas são as mesmas que criticariam Relvas caso este indivíduo tivesse demonstrado a coragem de John Major. Idem para Sócrates. Um John Major português (i.e., um político que assumisse a ausência de licenciatura) seria destruído logo à partida, porque a sociedade portuguesa coloca os títulos à frente do "trabalho vil e mecânico". Os corta-matos académicos de Relvas e Sócrates irritam meio mundo, porque esse meio mundo é parecidíssimo com Relvas e Sócrates. As sub-licenciaturas em questão são um espelho da sociedade. Somos, todos, mais parecidos com eles do que julgamos.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/relvas-e-socrat ... z2PaLbKVKm
pmpcpinto Escreveu:
Pedro
Editado pela última vez por mais_um em 5/4/2013 11:57, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Estás equivocado, as Caldas da Rainha tem 7 vereadores:
São 6
Elias Escreveu:Os vereadores da oposição não têm pelouros.
Aliás, essa é uma prática que devia acabar de uma vez por todas: os executivos municipais deveriam ser compostos unicamente pelo partido que ganhou as eleições. Todos os outros partidos não deveriam ter representação no executivo (não estão lá a fazer nada), tendo porém representação na assembleia municipal.
Para isto acontecer (e note-se que até concordo contigo, cof, cof) a AM têm de ter poder reforçado e outro mecanismo de eleição.
Em alguns casos de não maioria a oposição ainda vai fazendo alguma coisa. Ou pelo menos sempre faz perguntas incomodas.

Algo que por exemplo para mim disvirtua completamente o papel da AM é a "eleição" por inerência dos presidentes de junta para ela... Só isto causa coisas estranhissimas em muitas delas...
- Registado: 24/8/2004 10:42
Os vereadores da oposição não têm pelouros.
mais_um Escreveu:pmpcpinto Escreveu:Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:O processo de redução de autarquias/municipios continua emperrado. Estão já novas eleições à porta e neste andar vão ser mais 4/5 anos sem austeridade para o "poder político local", obsoletamente sobredimensionado!
Foi o que tentei dizer atrás, que algo foi feito, provavelmente muito pouco e não da melhor maneira.
Penso que a última reforma foi feita no sec. XIX.
Fica aqui um pequeno exemplo de 2 concelhos do distrito de Leiria:
Caldas da Raínha
- 255,70 km2;
- cerca de 45.000 eleitores;
- 17 freguesias;
- 1 presidente;
- 3 vereadores.
Castanheira de Pêra;
- 68,80 km2;
- cerca de 3.000 eleitores;
- 2 freguesias;
- 1 presidente;
- 1 vice-presidente;
- 3 vereadores.
Pedro
Estás equivocado, as Caldas da Rainha tem 7 vereadores:
http://www.cm-caldas-rainha.pt/portal/p ... COMPOSICAO
Pedro
Impressionante..
PPC diz "A questão que recai sobre Miguel relvas, é um não-assunto político"
Um Governo e um PM que não compreende ou considera que questões como a ética, moralidade e boa conduta dos seus colegas de Governo é um não-assunto - estamos conversados sobre os referenciais que norteiam o desempenho deste Governo.
Para além das questões técnicas, os valores do Primeiro- ministro de Portugal são bastante questionáveis, o que é lamentável..
PPC diz "A questão que recai sobre Miguel relvas, é um não-assunto político"
Um Governo e um PM que não compreende ou considera que questões como a ética, moralidade e boa conduta dos seus colegas de Governo é um não-assunto - estamos conversados sobre os referenciais que norteiam o desempenho deste Governo.
Para além das questões técnicas, os valores do Primeiro- ministro de Portugal são bastante questionáveis, o que é lamentável..
- Registado: 17/10/2010 19:32
pmpcpinto Escreveu:Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:O processo de redução de autarquias/municipios continua emperrado. Estão já novas eleições à porta e neste andar vão ser mais 4/5 anos sem austeridade para o "poder político local", obsoletamente sobredimensionado!
Foi o que tentei dizer atrás, que algo foi feito, provavelmente muito pouco e não da melhor maneira.
Penso que a última reforma foi feita no sec. XIX.
Fica aqui um pequeno exemplo de 2 concelhos do distrito de Leiria:
Caldas da Raínha
- 255,70 km2;
- cerca de 45.000 eleitores;
- 17 freguesias;
- 1 presidente;
- 3 vereadores.
Castanheira de Pêra;
- 68,80 km2;
- cerca de 3.000 eleitores;
- 2 freguesias;
- 1 presidente;
- 1 vice-presidente;
- 3 vereadores.
Pedro
Estás equivocado, as Caldas da Rainha tem 7 vereadores:
http://www.cm-caldas-rainha.pt/portal/p ... COMPOSICAO