Consumir sem pagar: a nova arma dos gregos para cobrar impos
Uma medida destas é provocar uma guerra civil...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Lion_Heart Escreveu:Ja alguém reparou que por exemplo os franchises emitem sempre (ou quase) factura?
Pelo simples facto que o master tem interesse em saber a facturação.
E difícil ao Estado fazer o mesmo? Só não faz porque é conivente.
O problema é que o estado não é o patrão... "rouba" os patrões!
Como é que podem comparar as duas situações?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Ja alguém reparou que por exemplo os franchises emitem sempre (ou quase) factura?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Re: Consumir sem pagar: a nova arma dos gregos para cobrar i
altrio Escreveu:Eu pensava que esse direito já existia. No caso em que o comerciante recusa passar uma factura, o cliente não tem nada a pagar.
Mas o problema não está aí. Pelo menos a mim nunca ninguém me recusou uma factura...
Ah pois não... até dão a escolher: sem factura é X, com factura é mais 23%

Aqui vamos muito á frente, as seguradoras já pagam pequenas indeminizações baseadas no orçamento sem peritagem e confirmação de serviço efetuado afim de evitar o pagameto do iva e serviços associados!!!
Se por um lado é economia noutro é fuga!!!
Tenho ideia que as seguradoras são associadas dos bancos ou vice versa!!!
Quando os exemplos vêm de cima, está tudo dito...
Se por um lado é economia noutro é fuga!!!

Tenho ideia que as seguradoras são associadas dos bancos ou vice versa!!!
Quando os exemplos vêm de cima, está tudo dito...

Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Re: Consumir sem pagar: a nova arma dos gregos para cobrar i
Consumir sem pagar: a nova arma dos gregos para cobrar impostos
06/11/2012
A braços com um elevado nível de evasão fiscal, a Grécia inaugurou este mês uma nova regra que já está a causar polémica entre os comerciantes: os clientes têm o direito a entrar num bar ou restaurante, consumir, e sair sem pagar se o comerciante lhes recusar a factura.
Eu pensava que esse direito já existia. No caso em que o comerciante recusa passar uma factura, o cliente não tem nada a pagar.
Mas o problema não está aí. Pelo menos a mim nunca ninguém me recusou uma factura...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Lion_Heart Escreveu:E uma medida idiota pois mostra que o Estado falha numa medida básica : a capacidade de cobrar impostos e limitar a fraude.
Falha na Grécia e falha em Portugal.
Uma medida simples e fácil é: factura obrigatória sempre e sem a necessidade de preencher contribuinte e etc. , basta o papel na mão , e quem não a passar leva multa de 50.000 eur. ou é preso. A ver se não acabava rapidamente.
Até quero ver médicos, advogados ,arquitectos, engenheiros e etc. a passar facturas tanto na Grécia como em Portugal com essas e as nossas medidas.
tb acho a medida arrojada e talvez tenha resultados. Quando a generalidade de 1 povo não tem civismo e não consegue perceber os danos que causa a fuga ao fisco, exigem-se medidas "idiotas"
- Registado: 10/11/2011 10:05
AutoMech Escreveu:Em Taiwan existe uma lotaria estatal com base nas facturas.
Uniform Invoice lottery
Bem out off the box e genial, em Portugal apostadores como somos iria resultar de certeza. simplesmente Genial.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Se tomarmos uma certa via de pensamento, a medida até poderá ter alguma lógica. Mas soa-me que o "sistema" se vai ajustar e pode vir a acontecer que os comerciantes se recusem a atender as pessoas que tenham precedentes de sair sair sem pagar.
Uma das funções do Estado é dotar-se de meios que garantam que as suas leis são cumpridas, e não apelar à justiça popular.

Uma das funções do Estado é dotar-se de meios que garantam que as suas leis são cumpridas, e não apelar à justiça popular.
pedrooa Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Uma medida simples e fácil é: factura obrigatória sempre e sem a necessidade de preencher contribuinte e etc. , basta o papel na mão , e quem não a passar leva multa de 50.000 eur. ou é preso. A ver se não acabava rapidamente.
E como é que vais fiscalizar isso?
Certamente não é com o Governo a querer diminuir os quadros do Estado...
Basta fazer o que fazem tão bem os americanos no que diz respeito à fuga de impostos..... Multa elevada com execução imediata ou prisão sem pena suspensa. Em caso de burla e a fuga seja considerada crime, a prisão é imediata sem direito a indemnização ou qualquer pena suspensa.
Para coisas simples, soluções igualmente simples e objectivas...
dfviegas Escreveu:O problema da fuga irá manter-se a partir do momento em que te perguntam se for sem factura é x com factura é x * 23% eu opto por sem factura.
Isto no caso das reparações automóveis ou obras em casa, agora na restauração vou pedir factura a não ser que o dono me faça um desconto sobre o preço final.
Agora se fizerem como em outros paises que à saida está um fiscal a perguntar pelo papelinho e caso não tenha leva com 100€ ou 200€ de coima para o cliente e 1000€ ou 2000€ para o vendedor ai a coisa pia mais fino. Se calhar já ninguem se arrisca.
Isso é igualmente simples... Segundo a nova lei que vai entrar em vigor a partir de 2013, é proibida a emissão de qualquer documento (ex: recibo) que não seja factura. Logo qualquer estabelecimento com software certificado pelas finanças só pode emitir facturas.
Em outro qualquer local ou estabelecimento que não preencha estas condições, os consumidores ficaram isentos de qualquer comprovativo legal em caso de incumprimento ou insatisfação com direito a reclamação. Nestes casos cabe ao consumidor julgar o risco da recompensa.
Editado pela última vez por JMHP em 6/11/2012 16:47, num total de 1 vez.
O problema da fuga irá manter-se a partir do momento em que te perguntam se for sem factura é x com factura é x * 23% eu opto por sem factura.
Isto no caso das reparações automóveis ou obras em casa, agora na restauração vou pedir factura a não ser que o dono me faça um desconto sobre o preço final.
Agora se fizerem como em outros paises que à saida está um fiscal a perguntar pelo papelinho e caso não tenha leva com 100€ ou 200€ de coima para o cliente e 1000€ ou 2000€ para o vendedor ai a coisa pia mais fino. Se calhar já ninguem se arrisca.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Lion_Heart Escreveu:pedrooa Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Uma medida simples e fácil é: factura obrigatória sempre e sem a necessidade de preencher contribuinte e etc. , basta o papel na mão , e quem não a passar leva multa de 50.000 eur. ou é preso. A ver se não acabava rapidamente.
Software ou caixas registadoras emitidas pelas Finanças. Seladas.
Ja agora e se o vendedor oferecer um desconto digamos entre 15 a 20% e não passar factura. O cliente vai aceitar ou vai pagar mais para ter o papel?
E o carpinteiro ou electricista que vai a nossas casas fazer uns biscastes? Vai andar com essas caixas atrás?
- Registado: 6/7/2012 12:38
pedrooa Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Uma medida simples e fácil é: factura obrigatória sempre e sem a necessidade de preencher contribuinte e etc. , basta o papel na mão , e quem não a passar leva multa de 50.000 eur. ou é preso. A ver se não acabava rapidamente.
Software ou caixas registadoras emitidas pelas Finanças. Seladas.
Ja agora e se o vendedor oferecer um desconto digamos entre 15 a 20% e não passar factura. O cliente vai aceitar ou vai pagar mais para ter o papel?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Exatamente essa era a pergunta que eu estava a fazer a mim mesmo.
O processo possível era todo ele eletrónico.
Tipo cartãio de credito, mas só para as tranações- Facturas, talões, Vendas a dinheiro, etc.
Todo o processo automático.
(Bem sei que aparecia logo os in%uteis da proteção de dados a dizer que não, etc e tal).
Lion_Heart Escreveu:Uma medida simples e fácil é: factura obrigatória sempre e sem a necessidade de preencher contribuinte e etc. , basta o papel na mão , e quem não a passar leva multa de 50.000 eur. ou é preso. A ver se não acabava rapidamente.
- Registado: 6/7/2012 12:38
E uma medida idiota pois mostra que o Estado falha numa medida básica : a capacidade de cobrar impostos e limitar a fraude.
Uma medida simples e fácil é: factura obrigatória sempre e sem a necessidade de preencher contribuinte e etc. , basta o papel na mão , e quem não a passar leva multa de 50.000 eur. ou é preso. A ver se não acabava rapidamente.
Até quero ver médicos, advogados ,arquitectos, engenheiros e etc. a passar facturas tanto na Grécia como em Portugal com essas e as nossas medidas.
Lion_Heart
Lion_Heart
A medida é radical, mas provavelmente, poderá gerar melhores resultados do que se pensa.
Em vez de empurrar todas as responsabilidades para o consumidor, como acontece em Portugal, responsabiliza-se o emissor de factura.
Vamos a ver que resultados vai obter.
Em vez de empurrar todas as responsabilidades para o consumidor, como acontece em Portugal, responsabiliza-se o emissor de factura.
Vamos a ver que resultados vai obter.
- Registado: 14/3/2010 22:53
Em Taiwan existe uma lotaria estatal com base nas facturas.
Uniform Invoice lottery
Uniform Invoice lottery
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Lion_Heart Escreveu::lol:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Medida idiota num País de idiotas. Mais um estado falhado.
A medida é genial.
As coisas mais simples são as que funcionam e incentivo melhor que este não existe.
Estas são daquelas medidas, que cabeças formatadas como temos no nosso M. Finanças nunca terão. Não conseguem pensar out of the box. Basta reparar no complexo sistema que inventaram para obrigar o povo a pedir factura. Achas que está a resultar?
Isto independentemente de estar de acordo com a medida ou não.
In God we trust, all others bring data.
- Registado: 29/11/2007 2:47
Não percebo porque é que é idiota. Se houve uma compra, a factura é obrigatória. Se não houver factura, não há compra não há dinheiro. A mim parece-me uma medida extremamente inteligente e muito mais eficaz do que o nosso esquemazinho dos 5% do IVA. Importemos!
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crissssx, Denário, Google [Bot], josehenry400, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, serdom, Shimazaki_2 e 433 visitantes