Caldeirão da Bolsa

OT- Empresas transporte continuam a afundar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 5/9/2012 9:47

AutoMech Escreveu:Migluso, eu ontem depois de postar fui à procura de valores e penso que os valores do passivo do metro de Lisboa são na ordem do que referes, bem como os juros. Já não tive tempo de investigar mais mas fiquei com a sensação que algo está mal. Ou é no quadro que está no JdN ou na própria operação em si, como referes. A segunda hipótese é aterradora...

Se os swaps funcionarem como os futuros espero que ninguém tenha confundido margem com posição e tenha entrado com uma alavancagem de 10x sem se aperceber. :twisted:

O mais certo neste caso é ter sido algo do género:

A empresa paga ao banco uma taxa fixa e recebe deste uma taxa variável (indexada à euribor).

Até aqui tudo bem.

O problema é o montante do nominal sobre o qual se efectuam aqueles cálculos.

Como é possível, por aquilo que percebi, o montante nominal daquelas operações ser 6 vezes superiores ao total do passivo??!?!!??!?!?

Isto não é protecção. É pura especulação.

E se eu estiver a perceber bem, das duas uma:
- ou foi incompetência total dos gestores
- ou eles estavam feitos com o comercial do banco que lhes "vendeu" os swaps

Isto é gravíssimo.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

Mais..

por L.S.S » 5/9/2012 9:39

A superioridade moral dos trabalhadores da CP, Metro, Carris, Refer, STCP e Transtejo

CP, Metro, Carris ou Transtejo. Segundo os acordos de empresa em vigor, tanto na CP, Metro, Carris ou Transtejo, são pagos prémios por cada dia de trabalho concluído – além do salário –, ou mesmo subsídios de 230 euros mensais caso o trabalhador não falte nenhum dia num mês. Valores que acrescem ao salário e acabam a contar para subsídios de Natal e férias.
Carris e Metro. Os trabalhadores têm direito a 30 dias de descanso anual. No caso do Metro de Lisboa, é preciso cumprir requisitos: se faltar só uma vez no ano anterior e gozar férias fora da época alta, tem então 30 dias.
Carris, Metro de Lisboa e STCP. Pagam complementos de reforma aos seus ex-trabalhadores, de forma a que a pensão seja igual à do último salário recebido no activo. Há reformados que apesar de terem pensões acima de quatro e cinco mil euros mensais, continuam a receber complementos de reforma pagos pelas empresas, segundo apurou o i.
Na generalidade das empresas de transporte os empregados e reformados, além das respectivas famílias podem viajar gratuitamente. Por famílias entende-se não só cônjuges, como os pais, filhos, enteados e mesmo eventuais irmãs solteiras que os trabalhadores tenham. Só a Refer, onde os trabalhadores que transitaram da CP têm direito a este benefício, gasta perto de 4 milhões de euros por ano em viagens que os seus colaboradores usufruem gratuitamente. (Fonte: i)
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Automech » 5/9/2012 9:38

Também pode acontecer que o relatório esteja mal feito e que o valor a que se deu o nome de perdas seja afinal a posição coberta.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Convém Relembrar...

por L.S.S » 5/9/2012 9:38

Inúmeras más despesas públicas na CP

A CP anunciou ontem que vai suprimir a ligação Porto-Vigo, cuja ligação férrea entre as duas cidades remonta a 1913. Alega que esta ligação representa um prejuízo de 232 mil euros ao ano. O percurso completo, segundo a CP, era feito por uma média de 11 passageiros pagantes por comboio.
A viagem, do lado espanhol, não tinha revisor a bordo. Bastariam 26 passageiros para que a linha fosse rentável.
Perante esta opção de gestão por parte da administração da CP, vale a pena relembrar alguns casos de manifesta má gestão do dinheiro público, relativamente aos quais a CP não manifesta vontade de atacar com a mesma rapidez:

I. Em 2009, foram aumentados os vencimentos dos gestores da CP. O presidente passou a ganhar 7.225 euros (mais 52%) e os vogais passaram para 6.791 euros (quase 60%). Fonte: Público

II. Os mesmos gestores (cinco) têm automóveis cuja renda anual ascende aos 55 mil euros. Fonte: Sol

III. Sobre a retribuição base dos trabalhadores da CP incidem 195 itens que permitem aumentar consideravelmente o seu valor.

IV. Todos os trabalhadores da CP têm um vencimento acima da média nacional. Por exemplo, um revisor pode ter um vencimento anual acima dos 30 mil euros e só pelo simples facto de cumprir a sua obrigação de apresentação ao trabalho arrecada 6 euros/dia; um inspector-chefe de tracção recebe 52,3 mil euros e há maquinistas com ordenados superiores a 40 mil euros.

V. Só em prémios de condução e de chefia, anualmente, a CP gasta, respectivamente, 2,4 milhões de euros e 3,3 milhões de euros. Fonte: Sol

Como se constata, a CP mostra preferir prejudicar o interesse das populações e o serviço de transporte ferroviário de passageiros, ao invés de acabar com os privilégios injustificáveis e ruinosos para as contas desta tão endividada empresa pública de transportes (com uma dívida acumulada de 3300 milhões de euros, o que corresponde a “10 ou 11 vezes a receita anual” da empresa. Fonte: RTP
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por migluso » 5/9/2012 9:36

Será que isto eu estou a ver bem?!?!?

Digam-me que estou enganado. Ou então expliquem como é possível? Como é que uma operação destas é de protecção contra a subida das taxas de juro?!?!?

O passivo total da Metro de Lisboa é de mil e tal milhões????

O total do valor do "nominal" nestes swaps é de 6 mil e tal milhões??!?!?!?

Mesmo proteger-se (numa operação deste tipo) pelo valor total do passivo é um erro, pois o mais provável é grande parte das dívidas nem sequer estar sujeita a pagamento de juros (como por exemplo dívidas a fornecedores correntes). Mas proteger-se num valor 6 (????????) vezes superior ao total do passivo?!?!?!?

Por favor, façam-me "acordar", pois eu de certeza que estou a ver mal a coisa....
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Automech » 5/9/2012 9:34

Migluso, eu ontem depois de postar fui à procura de valores e penso que os valores do passivo do metro de Lisboa são na ordem do que referes, bem como os juros. Já não tive tempo de investigar mais mas fiquei com a sensação que algo está mal. Ou é no quadro que está no JdN ou na própria operação em si, como referes. A segunda hipótese é aterradora...

Se os swaps funcionarem como os futuros espero que ninguém tenha confundido margem com posição e tenha entrado com uma alavancagem de 10x sem se aperceber. :twisted:

por migluso » 5/9/2012 9:26

AutoMech Escreveu:
Queda da Euribor abre "buraco" de 2,2 mil milhões nos transportes
5 Setembro 2012 | 00:01

BRUTAL.

Eu ainda não olhei para isto com atenção. Mas aquela palavra é a única que me vem à cabeça...

Qual o passivo total da Metro de Lisboa? mil e tal milhões?!?
Qual o montante de encargos com juros? cento e tal milhões???

Eu não sei os n.ºs ao certo, mas tenho quase a certeza que as perdas potenciais que o quadro que o AutoMech deixou nos mostram são absolutamente desproporcionais àqueles valores.

Só há uma forma de saber, é exigir que os contratos swaps que estiveram na origem destas perdas sejam tornados públicos.

É aqui que os nossos representantes ou mesmo o Tribunal Constitucional deveriam intervir. Mas duvido.

Eu não sei porquê, e espero estar completamente enganado, mas cheira-me a esturro na montagem das operações.

por poseidon635 » 5/9/2012 9:13

Uma vergonha. Andam a brincar nos mercados e depois quem paga somos nós. Incompetentes :evil:

Registado: 13/6/2008 10:22

por ferreira10 » 5/9/2012 2:13

Seria interessante perceber qual foi a estratégia da Parpública que a diferencia dos demais.O que correu bem na Parpública?Apetece dizer; metam a equipa de gestão financeira da Parpública a gerir todo o sector empresarial do Estado.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por A330-300 » 5/9/2012 1:59

Automech ,

Na verdade tenho a mesma opinião que você. Se a euribor continuasse a subir , estavam protegidos.

Como desceu , simplesmente deixaram de ganhar.

É mais ou menos como pagar um seguro e não precisar dele.Já estava previsto no orçamento.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Automech » 4/9/2012 23:55

Queda da Euribor abre "buraco" de 2,2 mil milhões nos transportes
5 Setembro 2012 | 00:01

Empresas públicas "protegeram-se" das subidas da Euribor entre 2008 e 2010 com contratos de cobertura de taxas de juro. Agora, depois da forte descida dessas taxas, as perdas potenciais já ultrapassam os dois mil milhões de euros. "Bomba relógio" pode rebentar a qualquer momento, se os contratos forem denunciados antes da maturidade. A troika sabe e está preocupada.
Verão quente de 2008. Todos os dias surgiam notícias alarmantes dos Estados Unidos sobre a crise no mercado imobiliário. As taxas Euribor galopavam a 4%, sem travagem à vista. E, nos seus gabinetes, presidentes das empresas públicas portuguesas assinavam contratos que protegiam os seus créditos desta escalada descontrolada. Quatro anos passados, e uma profunda descida das Euribor depois, essas decisões criaram uma "bomba relógio" que já chegou, em Junho, aos 2,5 mil milhões de perdas potenciais. Só nos transportes são 2,2 mil milhões. E só nos metros de Lisboa e Porto são 1,8 mil milhões.

Imagem

Depois da discussão que tivemos no tópico da TAP, acho que o Gorgol e o Pedro carriço me vão 'martelar' a cabeça, mas ainda assim penso que a decisão de gestão foi a correcta.

Curiosamente a Helena Garrido do Jornal de Negócios parece atacar isto, embora o artigo ainda não esteja disponível:

As empresas públicas resolveram brincar às engenharias financeiras e abriram um buraco financeiro que, se tiver de ser tapado, é superior à derrapagem deste ano do défice público. Alguém vai ser responsabilizado? Não.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 76551&pn=1

por JMHP » 4/9/2012 23:28

Banesco Escreveu:Eu compreendo quando as pessoas que usam esses serviços se queixam, mas alguma coisa tem que ser feita, não podemos deixar as dívidas crescerem até ao céu, ou podemos?

Essa (divida) tem sido a politica dominante ao longo da ultima década e que mais adeptos convenceu.

Por mais estúpida ou bizarra possa parecer a tentação pela mesma politica que colocou o pais na ruína continua alta, porque todos querem manter os direitos e vícios "conquistados" à custa de mais divida.

Agora até pedem clemencia ou mais tempo aos nossos credores porque defendem que não é possível suportar mais sacrifico e austeridade... Querem mais tempo (mais dinheiro) para mudar aquilo que nunca foram capazes de fazer, nem mesmo perante declínio das suas politicas e sistema que sempre defenderam.

Ontem a RTP, hoje os transportes públicos, amanha as autarquias, depois as reformas, etc...etc... :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

por MiamiBlue » 4/9/2012 22:20

Independentemente de tudo, só a quebra brutal no número de passageiros do último ano faz abanar qualquer empresa.

A quebra é brutal..

Registado: 17/10/2010 19:32

por Texano Bill » 4/9/2012 22:07

Lion_Heart Escreveu:Isso é sempre muito relativo , pois ninguém sabe muito bem quando acaba um e começa o outro.
Mais, e preciso saber para onde seguem os impostos , se é para juros para a universalidade ou para boys e PPP´s.

Eu vejo as coisas assim: se o governo continuar a injectar dinheiro nas empresas para pagar as dívidas que elas contrairam, então pomos todos os contribuintes a pagar algo que só alguns usam. Se as empresas fizerem uma redução de custos e um aumento de receita, de modo a ficarem com um orçamento equilibrado, então apenas quem usa os serviços é que que vai pagar essas medidas.

Eu compreendo quando as pessoas que usam esses serviços se queixam, mas alguma coisa tem que ser feita, não podemos deixar as dívidas crescerem até ao céu, ou podemos?

Lion_Heart Escreveu:Eu vivo em Braga, meia cidade esta as escuras durante a noite, não me lembro de ver um policia mas no entanto vejo obras por toda a cidade de qualidade muito duvidosa e eficácia ainda menor feitas pela câmara.

E cada vez vão ser mais, ainda para mais agora, que estamos na recta final para as autárquicas 2013... :roll:

Registado: 20/8/2011 12:52

por Lion_Heart » 4/9/2012 21:52

Banesco Escreveu:Lion_Heart e alexandre7ias, obrigado pelos gráficos.

Eu aqui acho que temos que nos deslocar entre dois opostos, o principio do utilizador-pagador e o principio da universalidade.

Se baixamos a qualidade/quantidade de serviços dos transportes públicos e aumentamos os preços dos bilhetes, fazemos recair os custos destas opções sobre quem utiliza os serviços, e aliviamos a factura a pagar pelos restantes contribuinte.

Isso é sempre muito relativo , pois ninguém sabe muito bem quando acaba um e começa o outro.
Mais, e preciso saber para onde seguem os impostos , se é para juros para a universalidade ou para boys e PPP´s.

Eu vivo em Braga, meia cidade esta as escuras durante a noite, não me lembro de ver um policia mas no entanto vejo obras por toda a cidade de qualidade muito duvidosa e eficácia ainda menor feitas pela câmara.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Texano Bill » 4/9/2012 21:40

Lion_Heart e alexandre7ias, obrigado pelos gráficos.

Eu aqui acho que temos que nos deslocar entre dois opostos, o principio do utilizador-pagador e o principio da universalidade.

Se baixamos a qualidade/quantidade de serviços dos transportes públicos e aumentamos os preços dos bilhetes, fazemos recair os custos destas opções sobre quem utiliza os serviços, e aliviamos a factura a pagar pelos restantes contribuinte.

por Lion_Heart » 4/9/2012 21:22

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por jabreu3 » 4/9/2012 21:21

É fácil de explicar ... Estas empresas são geridas pelos boys do PS ou do PSD. Que depois metem o resto da comandita... E está gente é do mais mediocre que existe!

Registado: 30/11/2007 21:12

por Lion_Heart » 4/9/2012 21:19

Prejuízos das empresas públicas agravaram-se em 94%
04 Setembro 2012 | 00:01
Alexandra Noronha - anoronha@negocios.pt

Sector empresarial do Estado com prejuízos de 695 milhões de euros no segundo trimestre de 2012

O sector empresarial do Estado (SEE) continua a sofrer os efeitos das dificuldades de financiamento que têm marcado os último anos em Portugal. Apesar de todos os esforços para reestruturar o sector, os prejuízos das sociedades (sem contar o sector da Saúde, Estradas de Portugal e Parpública) "ascendiam, no final do segundo trimestre de 2012, a 691,5 milhões de euros negativos, representando um agravamento de 94,0% face ao segundo trimestre de 2011, período em que totalizavam 356,4 milhões de euros", de acordo com um relatório da Direcção-geral do Tesouro e Finanças (DGTF).

In Negocios

Lion_Heart

por alexandre7ias » 4/9/2012 21:16

Editado pela última vez por alexandre7ias em 4/9/2012 21:22, num total de 1 vez.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Texano Bill » 4/9/2012 21:07

Alguém tem gráficos que mostrem a evolução dos resultados líquidos ao longo dos anos para essas empresas?

OT- Empresas transporte continuam a afundar

por Lion_Heart » 4/9/2012 21:03

Cada vez são maiores os prejuízos

Os Metro são os piores

CP

Carris

Stcp

Lion_Heart

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 56 visitantes