Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Valor percentual do IMI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zaq1 » 26/11/2012 18:05

Estejam atentos às notificações de reavaliações que recebem, pois existem inumeros casos em que as casas estão a tornasse misteriosamente mais novas, isto é, não coincide o nº de anos de antiguidade da habitação com o indice de vetustez aplicado na avaliação(uma forma engenhosa do fisco cobrar mais algum) :roll:

Registado: 2/10/2012 12:22

por Trisquel » 26/11/2012 17:17

Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por mfsr1980 » 24/9/2012 8:57

Este aumento é um absurdo!
Cortam nas receitas e aumentam as despesas e o resultado pode ser muito mau!
Os nossos Governantes deviam reflectir muito, muito mesmo!
As manifestações ainda são pacíficas mas a coisa pode descambar!

Registado: 3/5/2007 13:55

por Elias » 24/9/2012 0:13

É verdade rg, infelizmente o mercado está inundado de casas. São 800 mil à venda.

http://www.ionline.pt/dinheiro/antonio- ... l-arrendar

Registado: 5/11/2002 12:21

por rg7803 » 23/9/2012 23:56

Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:Só sei que a minha casa foi avaliada em mais 35000 euros.

Infelizmente o Estado avalia de acordo com o seu interesse e não com base no valor de mercado.

Ou seja: quanto maior for a avaliação, mais o Estado arrecada em imposto. O valor de mercado não é tido em conta...

Pois é. Por essa mesma razão estudei seriamente a hipotese de despachar a minha e alugar uma para viver.

A minha está paga a 99,5%, actualmente, o valor em divida é uma ninharia.

Anualmente pago um valor bastante significativo de condominio, dado o predio ter 2 elevadores. Some-se o valor do IMI. Some-se as obras extraordinárias que ocorrem em média a cada 5 anos (anualize-se o valor). Some-se o que não se ganha pela não aplicação do montante que está enterrado na casa (DPs, por exemplo). Some-se a mais que provável continuação da desvalorização do valor das casas.

Feitas estas contas o breakeven (preço a pagar por um aluguer de casa semelhante) até ligeiramente abaixo dos preços de mercado neste zona onde vivo.

A treta toda é conseguir (actualmente) despachar a que tenho...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Elias » 23/9/2012 23:43

A-330 Escreveu:Só sei que a minha casa foi avaliada em mais 35000 euros.

Infelizmente o Estado avalia de acordo com o seu interesse e não com base no valor de mercado.

Ou seja: quanto maior for a avaliação, mais o Estado arrecada em imposto. O valor de mercado não é tido em conta...

por A330-300 » 23/9/2012 23:37

Só sei que a minha casa foi avaliada em mais 35000 euros.

Registado: 30/1/2005 12:51

comentário

por jotabilo » 13/8/2012 0:14

O estado somos todos nós organizados em sociedade.....constituídos numa lei, a Grund Norm...que designamos de Constituição.
Quero acreditar que ela seja justa para todos.
Se assim não suceder.....que suceda a revolução necessária ao ajustamento.
Aqui não pode haver assaltos.....aqui temos de minimamente ser humanos e do nosso tempo.
Vamos ver como será...a revolta sucede quando existe a desonra e a afronta aos princípios que nos regulam....e os políticos devem saber bem disso....existe um limite para tudo.
Vamos acreditar.
Portugal é uma matriz cultural e esse estatuto não se perde com medidas não conformes com essa grandeza.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

Re: Anotem no vosso caderninho.

por rg7803 » 12/8/2012 23:21

[quote="bboniek00"]No fim deste mees de Agosto vem caa a Troika...

O IMI estaa jaa considerado como "carne para canhao" e nos prooximos anos vai ser a Grande Fonte de financiamento orc,amental (a par das taxas intermeedias de IVA), compensador de "talhadas" falhadas pela Constituic,ao da Repuublica Portuguesa, coisa que a Troika nao teve tempo de ler.

Preparaem-se para levar um estaladao do camandros.

O CIMI vai queimar o peelo...

Ainda eles não se lembraram de fazer o mesmo aos milhares (ou melhor centenas de milhares) de terrenos agricolas existentes em Portugal. É bom não esquecer que o minifundio reina e está na maior parte dos casos avaliado em valores anedóticos. São frequentes os terrenos avaliados ainda a 20 contos, 50 contos e por aí diante.

Não deve faltar muito para que o Estado comece a afiar os dentes ou para cobrar ou expropriar quem não pagar...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por _urbanista_ » 12/8/2012 22:22

A avaliação dos imóveis não é assim tão linear, existem diversas variáveis, desde a percentagem que os municípios aplicam, se existe saneamento, àgua, gás, passando pela área e pela idade do imóvel (esta variável resulta da diminuição do IMI a pagar).
Existem outras variáveis, como o queficiente de zona que do meu ponto de vista é um dos mais penalizadores, mas por outro lado, pode ser visto como uma descriminação positiva para quem vive em zonas mais ou menos nobres de uma cidade.
Esta será das variáveis que possivelmente terá mais reclamações, visto que dois imóveis exactamente iguais poderão pagar IMI diferente, basta ser de um ou outro lado da rua...
para quem quiser verificar esse queficiente ( http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp )

Quanto Às reclamações, aconselho que se informem bem primeiro sobre o motivo da reclamação. As avaliações estão a ser feitas em caso de duvidas, sempre por defeito, ou seja,a favor do proprietário.
Quem reclamar, paga 200€ e tendo razão volta a ser ressarcido, mas corre o risco de que quando os técnicos forem lá a casa reavaliar o imóvel, verificar mais área construída porque afinal tem um pequeno aumento ou porque afinal tem uma janela que não deveria ser ali, etc, etc e depois o que seria a tentativa de diminuição da taxa de IMI pode resultar num aumento e em gastos com projectos ...

Registado: 29/6/2009 12:38

querem ver que os senhorios ainda vão pagar menos de imi

por dfviegas » 10/8/2012 13:10

Vamos ver se entendi bem

"As Finanças publicaram hoje a portaria que permite a proprietários de casas arrendadas com valores anteriores a 1990 travarem a subida de IMI em 2013. O prazo inicial, de 31 de Agosto, foi prorrogado para 31 de Outubro
Os proprietários de imóveis arrendados com valores antigos, anteriores a 1990, têm até 31 de Outubro para apresentar nas Finanças a participação de rendas necessária para que, em 2013, não lhes seja aplicada a totalidade da actualização do IMI que resultaria da avaliação geral de imóveis em curso.

De acordo com a portaria publicada a 10 de Agosto no Diário da República, que estabelece o modelo dos impressos a preencher junto do Fisco, o prazo inicialmente fixado em 31 de Agosto foi, assim, prorrogado por mais dois meses.

O objectivo, recorde-se, é salvaguardar a situação específica dos casos em que as rendas antigas, por serem muito baixas, poderiam nem sequer ser suficientes para acomodar o aumento do IMI, inevitável com a actualização do valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis que as Finanças estão a efectuar. Assim, sempre que da avaliação geral resultar um VPT superior ao valor que resultar da multiplicação da renda anual por 15, será este último valor aquele que relevará para efeitos de cálculo e liquidação do IMI."

Se entendi bem se a renda for de 50€ x 12 meses x 15 = 9000€
Se este valor for inferior ao VPT (avaliação patrimonial) é esse valor que vale ou seja no pior dos casos vão pagar 9000*0,004 = 36€

Acho que vai haver arrendatários a beneficiar com isto ou estou a ver mal a coisa?

Registado: 29/11/2007 2:53

Re: comentário

por dfviegas » 10/8/2012 10:42

jotabilo Escreveu:Caro dfviegas

Se leres com atenção verás que considero justa essa actualização....mas amoral, se feita de um modo abrupto como me pareceu.
No entanto, já vi que existem medidas transitórias para a sua aplicação.
Espero que haja alguma reflexão nos legisladores.
Vamos esperar que sim.
Mixórdias!....tudo custa na vida Caro amigo...o meu andar já tem uns anos e tudo na vida é relativo...e os valores considerados devem ser síncronos aos condicionalismos da vida.....se o não o forem, é por que existe desmazelo na administração...pela qual eu não me sinto minimamente culpado dado que estou do lado dos administrados...para além e apesar do voto...naturalmente.
cumps

Vais pagar no máximo 232€ ou seja pagavas uns 50€, enquanto outros com casas que por serem mais recentes valem uns 150.000 que não é uma casa nada de extraordinária pagam 600€, aquilo que pagavas num ano outros tem de pagar mensalmente.

Por mim deviam era pagar logo os 232€.

comentário

por jotabilo » 10/8/2012 10:05

Caro dfviegas

Se leres com atenção verás que considero justa essa actualização....mas amoral, se feita de um modo abrupto como me pareceu.
No entanto, já vi que existem medidas transitórias para a sua aplicação.
Espero que haja alguma reflexão nos legisladores.
Vamos esperar que sim.
Mixórdias!....tudo custa na vida Caro amigo...o meu andar já tem uns anos e tudo na vida é relativo...e os valores considerados devem ser síncronos aos condicionalismos da vida.....se o não o forem, é por que existe desmazelo na administração...pela qual eu não me sinto minimamente culpado dado que estou do lado dos administrados...para além e apesar do voto...naturalmente.
cumps

por dfviegas » 10/8/2012 8:37

jotabilo Escreveu:É claro que do intervalo referido (entre 0,2 e 0,4 de taxa de imposto) o meu distrito considera o máximo ou seja, 0,4....quer dizer,,o imposto sofre um acréscimo de cerca de 400%....de facto, tudo isto ainda com a faculdade de, anualmente, ser revisto me parece pouco próprio como acto de administração pública....que deveria ser progressiva e naturalmente proporcional.....dar saltos e assaltos é socialmente amoral mesmo que se pretenda ser justo.... a vida não é um assalto....os desmazelos da administração não devem ser resolvidos deste modo....coirões!!!!

Então já viste o que todos os que compraram casa a partir de 2004 sofrem, enquanto outros como é o teu caso andaram a pagar mixordias e outros que é o meu caso andamos a pagar fortunas.

Ou comem todos ou não come ninguem. Como estava é que não era justo.

Fica-me a vã esperança de quando todas as casas forem revaliadas as taxas de imi possam baixar para um valor mais consentaneo com os rendimentos das familias portuguesas entre 0,1 e 0,2.

por HappyGuy » 10/8/2012 7:35

Nota que o aumento vai ser progressivo ao longo de até 3 anos.

Por ano o teu IMI vai aumentar o maior de
1) 75€
2) 1/3 do aumento

Até perfazer o novo montante.

Se pagavas 200€ e passas a pagar 800€, vais ter o aumento espalhado por 3 anos: 400€, 600€, 800€. Se pagavas 50€ e passas a pagar 200€ tens o aumento espalhado por 2 anos: 125€, 200€.

Dependendo da Câmara Municipal, poderás ter outros impostos baseados no valor de avaliação fiscal do imóvel que também irão aumentar, nomeadamente taxa de esgoto ou saneamento.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

comentário

por jotabilo » 10/8/2012 1:14

É claro que do intervalo referido (entre 0,2 e 0,4 de taxa de imposto) o meu distrito considera o máximo ou seja, 0,4....quer dizer,,o imposto sofre um acréscimo de cerca de 400%....de facto, tudo isto ainda com a faculdade de, anualmente, ser revisto me parece pouco próprio como acto de administração pública....que deveria ser progressiva e naturalmente proporcional.....dar saltos e assaltos é socialmente amoral mesmo que se pretenda ser justo.... a vida não é um assalto....os desmazelos da administração não devem ser resolvidos deste modo....coirões!!!!

comentário

por jotabilo » 10/8/2012 0:45

Basta perguntar ....que os Caros...colocam quase tudo à mão de semear....agradeço a atenção mais uma vez.

cumps

por andfigueiredo » 9/8/2012 23:00

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... MIForm.jsp

Aqui está o link do portal das finanças onde se pode visualizar as taxas de IMI por ano e para cada distrito/municipio.

Se não estou em erro, se colocares o ano de 2012, será a taxa a aplicar para o IMI a pagar no próximo ano (2013) e que se refere a 2012.

Registado: 15/3/2011 14:49

Anotem no vosso caderninho.

por bboniek33 » 9/8/2012 23:00

No fim deste mees de Agosto vem caa a Troika...

O IMI estaa jaa considerado como "carne para canhao" e nos prooximos anos vai ser a Grande Fonte de financiamento orc,amental (a par das taxas intermeedias de IVA), compensador de "talhadas" falhadas pela Constituic,ao da Repuublica Portuguesa, coisa que a Troika nao teve tempo de ler.

Preparaem-se para levar um estaladao do camandros.

O CIMI vai queimar o peelo...

8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por dfviegas » 9/8/2012 22:39

aponta para 0,4 que assim nao tens surpresas

por mais_um » 9/8/2012 22:00

jotabilo Escreveu:Caro Mais_um

No alvo, Caro...era isso mesmo que desejava conhecer.
Bem haja pela atenção que tiveram.
Pois então a taxa a considerar varia entre 0,2 e 0,4....e é definida pela autarquia respectiva....temos pois que aguardar por essa definição.
Pode aínda a autarquia considerar e decidir um valor especial para casos especiais....
Fico ciente.

cumps

Para este ano, a autarquia já aprovou o valor de IMI, é só pesquisares que seguramente encontras. Se tiveres dificuldades dizes-me qual é.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

comentário

por jotabilo » 9/8/2012 21:49

Caro Mais_um

No alvo, Caro...era isso mesmo que desejava conhecer.
Bem haja pela atenção que tiveram.
Pois então a taxa a considerar varia entre 0,2 e 0,4....e é definida pela autarquia respectiva....temos pois que aguardar por essa definição.
Pode aínda a autarquia considerar e decidir um valor especial para casos especiais....
Fico ciente.

cumps

comentário

por jotabilo » 9/8/2012 21:36

Obrigado Caro Elias.
Já li todos os posts no local que referes. As pessoas centraram-se sobre o modo de avalição do valor tributário que actualmente é atribuído às habitações....mas não dão indicações sobre qual a ordem de grandeza do valor que vai ter o novo IMI face ao novos valores considerados...apenas desejava conhecer uma relação entre os valores considerados para prever a ordem de valor que terei de pagar....
Desconheço, portanto qual a tabela que se considera para o IMI face aos novos valores.
Por exemplo...a minha habitação foi avaliada em 58000 euros (valor tributário), qual será o valor do IMI que sobre ele incide?.....Apenas uma ordem de grandeza para ter uma ideia sobre o que vou pagar de imposto....
Não conheço a lei do IMI.

cumps

Re: Valor percentual do IMI

por mais_um » 9/8/2012 21:28

jotabilo Escreveu:Sobre este assunto, agradecia que algum foreiro que tivesse elementos de informação sobre tal, me informasse acerca da percentagem que se deve considerar para a sua determinação em face do valor patrimonial atribuído....ou seja...calculado um determinado valor patrimonial qual a percentagem a considerar para a determinação do IMI...
Desde já o meu obrigado.

cumps

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... iscal/imi/
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 9/8/2012 21:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BOMBA99, brunoktm, Google Feedfetcher, PAULOJOAO, paulosantinhoamado, Roque Amador, Shimazaki_2, VALHALLA e 133 visitantes