Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SOS investidora (quase) principiante

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: SOS investidora (quase) principiante

por Elias » 9/8/2012 14:48

Dom_Quixote Escreveu:Já agora, essa de comparar o PSI a uma aldeia não foi por mero acaso, pois não? :P

Claro que não. Toda a gente sabe que este país é uma aldeia e que somos todos primos 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 9/8/2012 14:45

É muita coisa sim.

Falta-te ser capaz de separar o que é uma opinião e uma previsão "educada", dos factos e da realidade.

Não interessa o que pensas, o que os jornalistas pensam. Podes desenhar cenários teóricos, o que é um exercicio interessante.

Quando fazes trading, praticamente tudo o que vai para além dos números transaccionados, não interessa. Interessa-te identificar panicos e excessos de confiança, mas até esses são mensuráveis via AT.

Ou és economista e desenhas cenários teóricos e teorias, ou és trader e executas valores, só e apenas.

(minha opinião, claro)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por boa sorte » 9/8/2012 14:41

Sim, como em tudo na vida, excesso de informação pode ser tão perigoso como a falta dela.

Confesso que ainda não consegui focalizar-me, pondero várias coisas ao mesmo tempo e, com isso, perco oportunidades.

As "várias coisas" são:

1. AT (níveis de supore e resistência, sobretudo)
2. Notícias do dia (muito rapidamente, só a ver se há algo de relevante e às vezes para tentar interpretar inversões de tendência, picos, ...).
3. Notícias sobre a empresa (se houver, pondero muito).
4. Comportamento do PSI 20 (lembrem-se que é o meu único campo de intervenção)
5. Comportamento dos outros índices europeus e especial atenção às 14h30m.

...é muita coisa, não é?

(recordo: estratégia entre o daytrading e o scalping)

Registado: 15/2/2012 10:46

por Dom_Quixote » 9/8/2012 13:23

Elias Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:Sempre pensei que para um principiante seria aconselhável começar pelo PSI

Não necessariamente.

Seria um pouco como dizer a alguém da aldeia que se quer iniciar-se nos negócios o melhor é começar por abrir um cafezinho ali mesmo na aldeia. Pode até ganhar alguma experiência e pode ser giro mas em termos de negócio não vai a lado nenhum :P

Elias, mas se ele não fôr trouxa quando se aperceber que o negócio não dá o desejado, estará em tempo de vender e abrir um outro em Berlim ou NY porque entretanto alguma experiência adquiriu. Poderá ter perdido tempo mas... ganhou experiência... :)

Já agora, essa de comparar o PSI a uma aldeia não foi por mero acaso, pois não? :P

Registado: 3/4/2012 21:06

por artista_ » 9/8/2012 13:08

migluso Escreveu:A ideia que eu tenho é que a grande maioria dos que usam exclusivamente AT não tem qualquer influência no mercado.

Lol, e qual é a importância em ter?! A At é apenas uma ferramenta, pretende analisar a evolução das cotações, não influenciar os mercados... aliás acho que há uns estudos que provam que quanto mais gente a usa mais ineficaz se torna!

migluso Escreveu:Mas, como disse, não me interessa debater isso. Apenas pretendi contestar a tua ideia que tudo o que vá para além da análise técnica é um erro e causador de confusão.

Para mim é... e, como já disse, a ideia que tenho é que para a grande maioria dos utilizadores da AT também o é (estou a falar de investidores com bastante experiência e que levam isto minimamente a sério)!

migluso Escreveu:Para mim confusão é ter 2, 3 ou mais indicadores, médias móveis e mais não sei o quê a "tapar" o preço...

Como somos todos diferentes, enquanto estamos a "procurar o nosso terreno" (parece ser o caso da autora do tópico), todas as possibilidades deverão estar "em cima da mesa".

Talvez, embora continue a achar que misturar tudo também não a levará a lado nenhum... sobretudo misturar a AT com uma série de outros dados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 9/8/2012 13:03

Susana Amado Escreveu:Ó Elias, já te enviei beijinhos hoje?
Não, pois não!
Beijinhos! :wink:

Assim de repente... creio que hoje ainda não :)

Beijinhos Susana! :wink:

por Susana Amado_ » 9/8/2012 13:02

artista Escreveu:
EDIT: Beijos para a Susana também (Elias parece que perdeste a exclusividade, se é que alguma vez a tiveste!? :) )

Muitos beijinhos para ti também artista :)

Ó Elias, já te enviei beijinhos hoje?
Não, pois não!
Beijinhos! :wink:

P.S. Hoje não dou mais beijinhos a ninguém :shock: :oops: :oops:

:) :) :lol:

Registado: 5/11/2002 11:12

por Elias » 9/8/2012 12:47

artista Escreveu:(Elias parece que perdeste a exclusividade, se é que alguma vez a tiveste!? :) )

lol

por migluso » 9/8/2012 12:45

artista Escreveu:Faz todo o sentido porque a informação é muitas vezes contraditória e/ou de difícil análise! Aliás a maioria dos que usam a At pensa assim... pelo menos é a ideia que tenho, não sei se valerá a pena fazer uma sondagem!? :)

Pelo facto da informação ser muitas vezes contraditória é que devemos ter uma percepção daquilo a que o mercado está a dar importância em cada momento.

A ideia que eu tenho é que a grande maioria dos que usam exclusivamente AT não tem qualquer influência no mercado.

Mas, como disse, não me interessa debater isso. Apenas pretendi contestar a tua ideia que tudo o que vá para além da análise técnica é um erro e causador de confusão.

Para mim confusão é ter 2, 3 ou mais indicadores, médias móveis e mais não sei o quê a "tapar" o preço...

Como somos todos diferentes, enquanto estamos a "procurar o nosso terreno" (parece ser o caso da autora do tópico), todas as possibilidades deverão estar "em cima da mesa".

Abraço e BN caro artista... :wink:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por artista_ » 9/8/2012 12:17

migluso Escreveu:O que para mim não faz muito sentido é abdicar de toda a informação que é gerada e as expectativas que são criadas diariamente no mercado.

Faz todo o sentido porque a informação é muitas vezes contraditória e/ou de difícil análise! Aliás a maioria dos que usam a At pensa assim... pelo menos é a ideia que tenho, não sei se valerá a pena fazer uma sondagem!? :)

EDIT: Beijos para a Susana também (Elias parece que perdeste a exclusividade, se é que alguma vez a tiveste!? :) )
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por migluso » 9/8/2012 12:05

artista,

O que é que é fácil nos mercados?

O que para mim não faz muito sentido é abdicar de toda a informação que é gerada e as expectativas que são criadas diariamente no mercado.

Mas são métodos, e não vale a pena debate-los...

Susana,

Beijinhos...
:P

EDIT - Beijinhos também para a Razao_Pura e para todas as meninas que participam no caldeirão.
Boas férias para quem for caso disso... :P
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Susana Amado_ » 9/8/2012 11:50

migluso Escreveu:
tiagopt Escreveu:Ola Maria,
Pensava eu que a Pata era a única resistente feminina no Caldeirão:lol:

Temos ainda a Susaninha Amado (a que manda sempre beijinhos para o Elias) e à também muitas anas (alguma deverá ser do sexo feminino, digo eu...)

Olá!!!!

mig,

beijinhos para ti também :P :P

Então? andas a falar de mim, nas minhas costas :!: :?: ainda por cima em altura de férias :-k (não fosse o meu dedinho a avisar-me eu nunca imaginaria tal :-k :lol: )

Boas férias e beijinhos pra todos :)

Registado: 5/11/2002 11:12

por artista_ » 9/8/2012 11:41

migluso Escreveu:
Na minha opinião, tem muito a ver.
Não raras vezes, são as notícias ou as expectativas que estão "por detrás" de formações técnicas. Saber o que originou uma figura e da sua importância (não da figura, mas do que esteve na sua origem) para o mercado, pode-nos ajudar a filtrar figuras técnicas e a aumentar a probabilidade de um trade bem sucedido.
Não é um processo fácil, bem pelo contrário.

Pois, eu não concordo nada com isso, é daqueles assuntos que não tenho dúvidas e dificilmente me engano :mrgreen: ... mas admito que pode haver muitas abordagens diferentes. Tu próprio admites que não é um processo fácil, eu acho que será para muito poucos, tão poucos que deverá ser posto de parte por quem está a tentar encontrar a sua forma de estar nos mercados...

por richardj » 9/8/2012 11:33

os únicos problemas de investir noutros paises, é a questão de como e quanto é a tributação das mais valias e saber a informação necessária para poder acompanhar uma acção estrangeira.

e ter uma plataforma que permita tais investimentos :lol:

Registado: 25/4/2011 22:36

por migluso » 9/8/2012 10:43

artista Escreveu:
O que é que um método de análise tem a ver com essas reuniões? Nada...

Na minha opinião, tem muito a ver.
Não raras vezes, são as notícias ou as expectativas que estão "por detrás" de formações técnicas. Saber o que originou uma figura e da sua importância (não da figura, mas do que esteve na sua origem) para o mercado, pode-nos ajudar a filtrar figuras técnicas e a aumentar a probabilidade de um trade bem sucedido.
Não é um processo fácil, bem pelo contrário.

artista Escreveu:Se olhas para os gráficos tens de esquecer o resto.

Discordo, pelo que escrevi atrás.

BN

por Elias » 9/8/2012 10:34

Dom_Quixote Escreveu:Sempre pensei que para um principiante seria aconselhável começar pelo PSI

Não necessariamente.

Seria um pouco como dizer a alguém da aldeia que se quer iniciar-se nos negócios o melhor é começar por abrir um cafezinho ali mesmo na aldeia. Pode até ganhar alguma experiência e pode ser giro mas em termos de negócio não vai a lado nenhum :P

por Dom_Quixote » 9/8/2012 10:21

whitebala Escreveu:Por outro lado a limitação ao mercado Portugues....não me parece ideal. O facto de conhecer-mos as empresas e termos algumas dicas pode reve.lar-se perigoso pois há sempre alguem que tem uma dica melhor que a nossa :twisted:

Sempre pensei que para um principiante seria aconselhável começar pelo PSI e que o conhecimento da empresa era sempre uma mais-valia.

Afinal, estava enganado? :?

Registado: 3/4/2012 21:06

por artista_ » 9/8/2012 8:17

boa sorte Escreveu:1. Nao olho SÓ para o streaming, olho muito para os gráficos também, para tomar decisões, mas, na minha estratégia, o real time é indispensável.

Porque é que é indispensável?!

boa sorte Escreveu:2. O dia todo, nem pensar! Apenas pontualmente. Aqui tenho a célebre vantagem feminina de conseguir fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo :lol: (não levem a mal, mas está provado ...)

Sim, acho que sim, mas também "está provado" que os homens têm mais capacidade em concentrar-se numa única coisa, de não se dispersarem! :)

boa sorte Escreveu:5. Resistências e Suportes, fazem parte do meu vocabulário e dos m orientadores, embora talvez nao use a fonte de informação melhor (só o que o Activobank disponibiliza).

Não estarás a usar informação a mais?! Parece-me que te estás a "dispersar"! :mrgreen: :mrgreen:

boa sorte Escreveu:6. Resultados? Ainda é cedo para dizer, com estratégia consistente ainda tenho pouco tempo de atuaçao. Os anteriores atribuo à sorte, o que não é relevante nem p os + nem para os -.

Mas não andas nisto já há algum tempo?! Como é que ainda não fizeste uma análise de resultados obtidos?!

Na bolsa como em quase tudo a defesa é mais importante que o ataque, garantir uma estratégia que garanta que nunca se perderá muito parece-me fundamental. Os stops são uma boa forma de garantir isto mas por si só não resolvem tudo. Maus pontos de entrada e/ou stops mal colocados podem causar danos consistentes e indesejáveis à carteira!

boa sorte Escreveu:Sei que tenho de dominar melhor a AT, sim, esse será o caminho para reduzir o ponto fraco #1. Mas....
Confesso que com esta conjuntura recente, em que tudo parece dominado pelas reuniões merkel-outro qualquer, comecei a duvidar dos métodos de previsão, incluindo aqui a nossa AT.

O que é que um método de análise tem a ver com essas reuniões? Nada... lá está, o problema é que te estás a dispersar, usas muita informação, misturas métodos de análise e depois torna-se difícil agir com objetividade... a dispersão é uma coisa chata como tudo! :roll: :mrgreen:

boa sorte Escreveu:Na vossa avaliação e experiência continua a funcionar? Isto não anda tudo maluco a trocar as voltas a tudo o que antes parecia "cientificamente provado"?

Se olhas para os gráficos tens de esquecer o resto. E há sempre gráficos de títulos com comportamentos mais erráticos do que outros! A AT é apenas uma ferramenta, a informação que tiras dela e as estratégias de investimento que defines são coisas diferentes!

por boa sorte » 9/8/2012 6:47

Olá e obrigada pelas vossas respostas!

1. Nao olho SÓ para o streaming, olho muito para os gráficos também, para tomar decisões, mas, na minha estratégia, o real time é indispensável.
2. O dia todo, nem pensar! Apenas pontualmente. Aqui tenho a célebre vantagem feminina de conseguir fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo :lol: (não levem a mal, mas está provado ...)
3. Sim, 2 ou 3 dias, também faz parte do meu timeframe ( os meus maiores ganhos têm sido aí)
4. Tenho muito em conta a volatilidade antes de colocar os Stop. Alias, tenho perdido muito pouco com Stops, talvez por ser demasiado defensiva, cautelosa...o que também limita os ganhos...
5. Resistências e Suportes, fazem parte do meu vocabulário e dos m orientadores, embora talvez nao use a fonte de informação melhor (só o que o Activobank disponibiliza).
6. Resultados? Ainda é cedo para dizer, com estratégia consistente ainda tenho pouco tempo de atuaçao. Os anteriores atribuo à sorte, o que não é relevante nem p os + nem para os -.

Sei que tenho de dominar melhor a AT, sim, esse será o caminho para reduzir o ponto fraco #1. Mas....
Confesso que com esta conjuntura recente, em que tudo parece dominado pelas reuniões merkel-outro qualquer, comecei a duvidar dos métodos de previsão, incluindo aqui a nossa AT.
É ou não frequente ver um título quebrar níveis de suporte sucessivos numa só sessão, revelando que, afinal, não eram dignos desse nome?

Na vossa avaliação e experiência, nesta conjuntura, a AT continua a funcionar? Isto não anda tudo maluco a trocar as voltas a tudo o que antes parecia "cientificamente provado"?

Registado: 15/2/2012 10:46

por richardj » 8/8/2012 23:32

eu sei, estava só a indicar a importância de verificar como anda o RSI para as entradas e saídas.

por L.S.S » 8/8/2012 23:07

richardj Escreveu:se em vez de daytrade tentares mais um swing de 2 3 4 dias os pontos de entrada podem-se tornar mais faceis de ver porque tens o teu amigo RSI :)

RSI 14 abaixo de 30, esperas +- 3 4 dias e entras e ela inverte (normalmente, com alguma consistência). dá para um swing.

EDIT: ah, isto é para entradas longas, para curtos é quando passa os 70. Esperas +- 3 ou 4 dias e a acção inverte para baixo normalmente

Se fosse assim simples... ;)

Era ver os zeros aumentar.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por artista_ » 8/8/2012 20:24

boa sorte Escreveu:Que conselhos podem dar a alguém que tem esta estratégia/perfil:
- posições curtas (daytrade, "3daytrade", no máximo).

Há quanto tempo fazes daytrade? Sabes que resultados tens tido com esse tipo de abordagem?

por richardj » 8/8/2012 20:14

se em vez de daytrade tentares mais um swing de 2 3 4 dias os pontos de entrada podem-se tornar mais faceis de ver porque tens o teu amigo RSI :)

RSI 14 abaixo de 30, esperas +- 3 4 dias e entras e ela inverte (normalmente, com alguma consistência). dá para um swing.

EDIT: ah, isto é para entradas longas, para curtos é quando passa os 70. Esperas +- 3 ou 4 dias e a acção inverte para baixo normalmente

por Elias » 8/8/2012 20:14

LTCM Escreveu:
Elias Escreveu: Primeira questão: qual o teu horizonte temporal de investimento?

boa sorte Escreveu:Que conselhos podem dar a alguém que tem esta estratégia/perfil:

pois, eu tinha visto isto, o problema é que curto aqui tem duas leituras possíveis e só uma delas tem a ver com prazo temporal (a outra tem a ver com o lado short).

Como não havia referência ao lado longo, achei por bem solicitar a clarificação. :wink:

por LTCM » 8/8/2012 20:01

Elias Escreveu: Primeira questão: qual o teu horizonte temporal de investimento?

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google [Bot], icemetal e 188 visitantes