Os combustíveis e o frango assado
Mais disparates...
É evidente que a Galp está preocupada, o que se percebe a dois níveis:
a) passou a realizar parcerias com a Sonae (modelo/continente) para oferecer uma solução (via descontos) mais próxima às de "concorrentes" como o Jumbo (para alguns clientes específicos, acaba por ir dar ao mesmo) entre outros descontos e formas de fidelização que surgiram nos últimos 4 ou 5 anos;
b) iniciou também uma rede low-cost com postos experimentais (naturalmente não é expectável que passe a existir postos low-cost em todos os locais).
Tanto faz coisa nenhuma. Como é que pode "tanto fazer" se a GALP vende a um preço ao público e revende a outro que vai vender ao público muito mais barato? Como é que vender ao público ou vender ao revendedor, tanto faz?
A GALP vende combustíveis aos outros a preços de distribuição, as margens são baixíssimas (as margens de refinação são muito baixas, chegam mesmo a ser negativas por vezes).
alexandre7ias Escreveu:
Elias eu não estou preocupado, muito pelo contrario.
Mas a galp devia estar preocupada pelos clientes que os postos da marca estão a perder
(...)
É evidente que a Galp está preocupada, o que se percebe a dois níveis:
a) passou a realizar parcerias com a Sonae (modelo/continente) para oferecer uma solução (via descontos) mais próxima às de "concorrentes" como o Jumbo (para alguns clientes específicos, acaba por ir dar ao mesmo) entre outros descontos e formas de fidelização que surgiram nos últimos 4 ou 5 anos;
b) iniciou também uma rede low-cost com postos experimentais (naturalmente não é expectável que passe a existir postos low-cost em todos os locais).
alexandre7ias Escreveu:
( mas como para eles tanto faz porque vendem ao Jumbo ), e que possivelmente vão acabar por fechar!
Tanto faz coisa nenhuma. Como é que pode "tanto fazer" se a GALP vende a um preço ao público e revende a outro que vai vender ao público muito mais barato? Como é que vender ao público ou vender ao revendedor, tanto faz?
A GALP vende combustíveis aos outros a preços de distribuição, as margens são baixíssimas (as margens de refinação são muito baixas, chegam mesmo a ser negativas por vezes).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
alexandre7ias Escreveu:Elias eu não estou preocupado, muito pelo contrario.
Bom, se não estás preocupado, não percebo porque te dás ao trabalho de escrever tanto acerca deste assunto.
alexandre7ias Escreveu:Mas a galp devia estar preocupada pelos clientes que os postos da marca estão a perder ( mas como para eles tanto faz porque vendem ao Jumbo ), e que possivelmente vão acabar por fechar!
E a que se deve essa preocupação toda com a galp?
Achas que a galp não tem noção da quota de mercado que tem?
E por acaso tens noção que os lucros mais importantes da GALP não provêm da venda de combustíveis? Dá uma olhadela nesta notícia que por acaso é de hoje:
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 54503.html
Já pensaste que a GALP até pode querer desinvestir na parte de venda ao público?
alexandre7ias Escreveu:E com a agravante que quem abastece na galp pode estar a abastecer combustível que é exactamente igual ao do Jumbo!
E então? Já ontem expliquei aqui que é possível abastecer na GALP a preços de Jumbo - basta usar as senhas do continente. Qual é o drama?
- Registado: 5/11/2002 12:21
.Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Mas eu não estou aqui para defender a galp ou defender o jumbo. E quero lá saber se o Jumbo é mais barato que a galp para atrair clientes para o hiper.
O que eu sei é que meto gasoleo no jumbo mais barato que em qualquer outro lugar e de certeza que eles não vendem abaixo do custo, e também de certeza que compram o combustível na galp.
E muitas das justificações dadas para os preços do Jumbo serem mais baratos e o combustível ser diferente, logo a minha questão é simples e como consumidor. Porque não é disponibilizado o mesmo combustível nis postos galp?
mas se tu metes no Jumbo porque é que estás preocupado com o combustível que a galo vende ou deixa de vender?
Elias eu não estou preocupado, muito pelo contrario.
Mas a galp devia estar preocupada pelos clientes que os postos da marca estão a perder ( mas como para eles tanto faz porque vendem ao Jumbo ), e que possivelmente vão acabar por fechar!
E com a agravante que quem abastece na galp pode estar a abastecer combustível que é exactamente igual ao do Jumbo!
alexandre7ias Escreveu:Mas eu não estou aqui para defender a galp ou defender o jumbo. E quero lá saber se o Jumbo é mais barato que a galp para atrair clientes para o hiper.
Tu perguntaste porque é que se um fazia, o outro não e foi ao que te foi respondido.
alexandre7ias Escreveu:O que eu sei é que meto gasoleo no jumbo mais barato que em qualquer outro lugar e de certeza que eles não vendem abaixo do custo, e também de certeza que compram o combustível na galp.
Eles vendem praticamente ao preço de custo (admitido pelos próprios já por várias vezes em meios de comunicação social, nomeadamente televisão).
alexandre7ias Escreveu:E muitas das justificações dadas para os preços do Jumbo serem mais baratos e o combustível ser diferente, logo a minha questão é simples e como consumidor. Porque não é disponibilizado o mesmo combustível nis postos galp?
Há que distinguir o que é o mercado, o seu funcionamento e o que é a linguagem de marketing em particular.
É perfeitamente óbvio que a única razão para a diferença de preços não é a diferença de produto. Mas em termos de marketing, é do que faz mais sentido falar...
Estou certo que nunca viste nenhum anúncio de uma marca de detergentes a alegar "o nosso detergente não está só à venda no Lidl, você encontra-o em praticamente qualquer supermercado" mas já viste montes de vezes as marcas de detergentes a alegar "que o seu lava melhor do que os outros".
É claro que qualquer um com dois dedos de testa sabe que uma das razões para existir diferenças de preços é que cada uma das marcas faz diferentes investimentos (nomeadamente em publicidade, porque uns fazem e outros não) e espera diferentes retornos.
Os preços não estão realmente e exactamente em linha com o poder de lavagem dos respectivos detergentes nem é essa a única razão que diferencia os preços!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
alexandre7ias Escreveu:Mas eu não estou aqui para defender a galp ou defender o jumbo. E quero lá saber se o Jumbo é mais barato que a galp para atrair clientes para o hiper.
O que eu sei é que meto gasoleo no jumbo mais barato que em qualquer outro lugar e de certeza que eles não vendem abaixo do custo, e também de certeza que compram o combustível na galp.
E muitas das justificações dadas para os preços do Jumbo serem mais baratos e o combustível ser diferente, logo a minha questão é simples e como consumidor. Porque não é disponibilizado o mesmo combustível nis postos galp?
mas se tu metes no Jumbo porque é que estás preocupado com o combustível que a galo vende ou deixa de vender?
Mas eu não estou aqui para defender a galp ou defender o jumbo. E quero lá saber se o Jumbo é mais barato que a galp para atrair clientes para o hiper.
lfhm Escreveu:Tenho as minhas dúvidas que o lucro nessas áreas seja assim tão marginal aliás deve é ser essencial. Basta fazer uma refeiçao "fast-food" num porto de serviço para ver o preço.
Não estou a dizer que discorde da tua opinião mas o negócio dos 24 horas deve ser representativo para a GALP em termos da área de distribuição.
Julgo que te estás a referir aos postos de serviço em auto-estrada. São concessões às quais é necessário concorrer e nas quais é necessário investir, custam dinheiro e têm requisitos (além do facto dos postos em si tenderem a estar mais isolados e terem eles próprios custos acrescidos).
Naturalmente a GALP não faz só lucro nos combustíveis (nem foi exactamente isso que eu aleguei) mas não deves assumir imediatamente que faz um lucro estrondoso por vender mais caro esses produtos. Actualmente é também uma sub-área de negócio e expectavelmente fazem uma parte do lucro aí. Continua a não ser comparável com o Jumbo, o Jumbo não mete postos com áreas de serviço nos mesmos locais (se fizesse, sempre gostaria de ver que preço praticavam, se era os mesmos que faz nos "seus locais").
Paralelamente: a generalidade das áreas de refeições nos centros comerciais também vendem mais caro (e pagam alugueres altíssimos) do que o supermercado que provavelmente também existe ali no mesmo centro comercial e também vende umas coisas feitas ao quilo muito mais barato.
Mas ninguém vai a um desses locais perguntar porque é que não vendem um pão com panado ao preço do Jumbo, né?
Mas podemos sempre esperar que o Jumbo abra um Jumbo Fast-Food na área das refeições e esperar para ver que preços praticam...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/7/2012 15:12, num total de 1 vez.
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:E eu acrescento ainda mais isto: há muita gente que se interroga porque é que as grandes petrolíferas não vendem a preço de Jumbo e eu pergunto: "mas tu abasteces onde?" - resposta: "no Jumbo" - "então estás a queixar-te de quê?"
As pessoas (raramente) abastecem sempre no Jumbo (ou equiparável) e uma das razões é precisamente a que já apontei.
O incrível é que não conseguem ver a diferença: o Jumbo não mete postos pela mera razão de existir necessidade de abastecer e distribuir os postos pelo país, mete postos apenas onde convém ao seu negócio.
E esse local nem sempre convém ao condutor...
Claro que mais cedo ou mais tarde chocam com um posto que não é Jumbo ou Intermarché ou sei lá o quê, seja numa auto-estrada seja naquele lugar distanciado de um supermercado. E ficam todos aborrecidos por não estar ali uma "empresa de beneficiência" a vender-lhes combustível ao desbarato.
Claro. Eu creio que hoje em dia a maioria dos consumidores tem noção que os combustíveis nas grandes superfícies são mais baratos.
O problema é que as pessoas não querem apenas ter os combustíveis mais baratos. Querem tê-los mais baratos onde lhes dá jeito (seja à porta de casa, seja na auto-estrada...)
Ora o mercado não funciona assim. Nem nos combustíveis nem em coisa nenhuma. Se eu for à mercearia do bairro pago mais pelos produtos que posso comprar mais baratos no continente, mas este é mais longe. Se eu for ao Outlet do Carregado encontro montes de artigos a preços atractivos mas são 30 km até lá. E por aí adiante...
Elias Escreveu:E eu acrescento ainda mais isto: há muita gente que se interroga porque é que as grandes petrolíferas não vendem a preço de Jumbo e eu pergunto: "mas tu abasteces onde?" - resposta: "no Jumbo" - "então estás a queixar-te de quê?"
As pessoas (raramente) abastecem sempre no Jumbo (ou equiparável) e uma das razões é precisamente a que já apontei.
O incrível é que não conseguem ver a diferença: o Jumbo não mete postos pela mera razão de existir necessidade de abastecer e distribuir os postos pelo país, mete postos apenas onde convém ao seu negócio.
E esse local nem sempre convém ao condutor...
Claro que mais cedo ou mais tarde chocam com um posto que não é Jumbo ou Intermarché ou sei lá o quê, seja numa auto-estrada seja naquele lugar distanciado de um supermercado. E ficam todos aborrecidos por não estar ali uma "empresa de beneficiência" a vender-lhes combustível ao desbarato.

MarcoAntonio Escreveu:. O seu negócio não é propriamente vender pão, carne, leite, roupa, cadeiras de praia e mais não sei quê (que é onde o Jumbo faz o grosso do seu lucro) mas o petróleo/combustíveis. Esse é que é o seu core business e é nessa área que a Galp terá de fazer o grosso do seu lucro.
Tenho as minhas dúvidas que o lucro nessas áreas seja assim tão marginal aliás deve é ser essencial. Basta fazer uma refeiçao "fast-food" num porto de serviço para ver o preço.
Não estou a dizer que discorde da tua opinião mas o negócio dos 24 horas deve ser representativo para a GALP em termos da área de distribuição.
E eu acrescento ainda mais isto: há muita gente que se interroga porque é que as grandes petrolíferas não vendem a preço de Jumbo e eu pergunto: "mas tu abasteces onde?" - resposta: "no Jumbo" - "então estás a queixar-te de quê?"
Faz lembrar a velha anedota dos bifes.
Numa mesa de restaurante estão dois clientes e vêm dois bifes. Os bifes não são iguais e um dos cavalheiros serve-se logo do maior.
E vai o outro:
- o senhor tirou logo o bife maior
E o primeiro:
- então e o senhor se fosse o primeiro a servir-se qual dos bifes tirava?
E o segundo:
- tirava o mais pequeno
E o primeiro:
- então lá o tem, porque é que se queixa?

Faz lembrar a velha anedota dos bifes.
Numa mesa de restaurante estão dois clientes e vêm dois bifes. Os bifes não são iguais e um dos cavalheiros serve-se logo do maior.
E vai o outro:
- o senhor tirou logo o bife maior
E o primeiro:
- então e o senhor se fosse o primeiro a servir-se qual dos bifes tirava?
E o segundo:
- tirava o mais pequeno
E o primeiro:
- então lá o tem, porque é que se queixa?

alexandre7ias Escreveu:Outra coisa que me custa a entender é se o Jumbo consegue vender mais barato que a Galp mesmo partindo do principio que o combustível é diferente, porque motivo não disponibiliza a Galp o meu combustível e deixa o consumidor escolher qual o melhor para ele.
Muito estranho mesmo.
Isto já foi respondido n vezes (e francamente, nem era necessário explicar): o Jumbo e a Galp não são comparáveis.
O Jumbo é um distribuidor generalista e o seu negócio são supermercados. Os postos são formas de atrair e fidelizar clientes. Se fosse pelo Jumbo, tu tinhas o carro parado na garagem com o depósito vazio pois o Jumbo não investe em nada na área petrolífera, compra feito e vende-te ao desbarato para te atrair para os supermercados. Além disso, só encontras postos Jumbo junto (ou perto) dos supermercados, também se fosse pelo Jumbo ficarias com o carro parado n vezes em lugares onde precisavas de um posto mas o Jumbo não está para investir lá num porque não tem lá nenhum supermercado.
(já deves ter percebido a diferença mas...)
A GALP é uma petrolífera, o seu negócio é o petróleo para o que investe, procura poços e investe neles, constroi refinarias e investe nelas, tem postos em (praticamente) todo o lado e é graças a empresas como a GALP que tu tens combustível para meter no carro. A GALP não concorre com o Jumbo, concorre com as outras petrolíferas do mesmo tipo. O seu negócio não é propriamente vender pão, carne, leite, roupa, cadeiras de praia e mais não sei quê (que é onde o Jumbo faz o grosso do seu lucro) mas o petróleo/combustíveis. Esse é que é o seu core business e é nessa área que a Galp terá de fazer o grosso do seu lucro.
A GALP é também uma empresa cotada em Bolsa com responsabilidades para com os seus accionistas e também onde compete (pelo capital) com outras empresas.
As grandes superfícies já admitiram n vezes que vendem os combustíveis ao desbarato, praticamente sem lucro.
A Galp "podia" vender também ao desbarato, praticamente sem lucro, por esse país fora.
Naturalmente, o resultado era ser por esta altura uma petrolífera de "vão de escada" ou já ter sido engolida por uma qualquer petrolífera estrangeira que teria passado a controlar o mercado nacional (e portanto, neste momento estavas a perguntar porque é que a petrolífera estrangeira não vende ao desbarato como o Jumbo).
Igualmente, já se teria certamente evaporado em Bolsa se destruísse o valor do seu core business.
Conseguir (ser possível) ou existir interesse prático ou ser útil ou ser viável num dado contexto são coisas substancialmente diferentes.
Há muita coisa que "poderíamos" fazer mas não fazemos porque é pateta fazê-lo. Aplica-se o mesmo às empresas...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/7/2012 14:57, num total de 1 vez.
alexandre7ias Escreveu:Outra coisa que me custa a entender é se o Jumbo consegue vender mais barato que a Galp mesmo partindo do principio que o combustível é diferente, porque motivo não disponibiliza a Galp o meu combustível e deixa o consumidor escolher qual o melhor para ele.
Muito estranho mesmo.
Não percebi a tua questão...
Já entendi ...
Empresas Economia Buzz Faz
28.JUL.2012 00:00
Nova equipa na Galp. "Vender gasolina já não é o mais importante"
Ferreira de Oliveira, presidente da Galp (Foto: D.R.)
Os postos de gasolina já não são interessantes para a companhia. O filão está na exploração de petróleo e Amorim já tem equipa para isso
O negócio da Galp Energia está a mudar. Vender combustíveis "já não é o mais importante para nós", garante o presidente executivo da empresa, Manuel Ferreira de Oliveira. O filão é a exploração e produção de petróleo e gás, "que é agora a principal atividade da empresa" e a que mais cresceu no início deste ano, precisamente 53%.
Neste negócio, a Galp está sobretudo focada no petróleo no Brasil e em Angola (onde tem uma parceria com a Chevron) e no gás em Moçambique, operações que exigem, contudo, elevados investimentos de longo prazo - 3,5 mil milhões até 2015, segundo o novo plano estratégico da empresa.
Atento a estas exigências, Américo Amorim, chairman da Galp e desde a passada sexta-feira o maior acionista, com 36% do capital, mudou a equipa. Dois dos reforços, Stephen Whyte (que fica com a exploração de petróleo) e Carlos Costa Pina (nos biocombustíveis), já tinham entrado em abril, na mesma altura que Américo Amorim se sentou na cadeira de presidente.
Esta semana, na sequência da saída da italiana Eni do acordo parassocial de acionistas e da renúncia dos dois administradores executivos que a representavam, foram nomeados Luís Palha da Silva, para o cargo de vice-presidente executivo, e Filipe Silva, como administrador financeiro.
Juntamente com Carlos Gomes da Silva, que transita da administração anterior, está assim composta a nova equipa, que tem mandato até 2014. "Temos finalmente a equipa reunida e pronta para enfrentar a nova etapa, estimulante e cheia de desafios, que se prolongará pelos próximos dez anos, até atingirmos uma produção de 300 mil barris por dia, que é quase um objetivo obsessivo nosso", disse Ferreira de Oliveira, alertando, no entanto, que não estava "a desqualificar a equipa anterior".
Nova comissão para acompanhar exterior
A saída da Eni obriga a que todos os representantes da empresa italiana, executivos e não executivos, saiam da administração da Galp. Assim, além dos dois elementos executivos que já renunciaram ao cargo, abandonaram também a empresa dois membros não executivos, para os quais a Galp já encontrou substitutos de peso.
São eles Sérgio Gabrielli de Andrade, ex-presidente da brasileira Petrobras, e Abdul Ozman, ex-ministro das Finanças moçambicano que anunciou ontem o CEO da empresa, vão também integrar a recém--criada comissão de aconselhamento da política internacional.
Esta entidade será ainda composta por Américo Amorim e Baptista Sumbe, administrador não executivo da Galp, representante da Sonangol (que é acionista através da Amorim Energia) e responsável pelos investimentos no estrangeiro da empresa angolana. O trabalho desta comissão será acompanhar as atividades da Galp nos principais mercados no exterior: Brasil, Moçambique e Angola, países onde a maior área de intervenção é a exploração e produção de petróleo e gás.
Mais de 50% dos negócios já vêm de fora de Portugal
Os negócios da Galp no exterior pesaram, no semestre, 250 milhões de euros nos resultados e 50% no EBITDA. O maior crescimento foi na área de exploração de petróleo, seguido do gás e eletricidade, negócios que suportaram o crescimento de 31% no EBITDA, para 481 milhões, e a subida de 57% nos lucros, para 178 milhões.
"As pessoas vão ouvir estes resultados e reclamar, mas este crescimento vem de fora do país. Quem me dera que viesse de Portugal", disse, explicando que o negócio de venda de combustíveis em Portugal foi o que mostrou o pior desempenho do semestre, com quebras de 9% nas vendas.
"Os consumos estão de rastos e as vendas nas autoestradas são desastrosas por causa da redução de tráfego. E a recuperação não vai ser rápida, mas vamos ter de aguentar", rematou Ferreira de Oliveira.
Já agora, a Petroiberica é uma empresa/marca de produtos petrolíferos que parece pertencer ao grupo Alves Bandeira (que também tem postos com essa marca/denominação) ou pelo menos tem uma participação desse grupo na estrutura accionista.
Eles deverão vender os combustíveis com a marca própria como o Azoria, Alves Bandeira e uma série de outros que existem no país actualmente.
Curiosamente, partilham um cartão cliente com os postos Alves Bandeira (um dos accionistas da Petroibérica) mas também com a Azoria, que aparentemente também está associado de alguma forma à Petroibérica (nem que seja como meros parceiros). Para além do cartão cliente que é partilhado pelas três marcas de postos, no site da Petroibérica também é possível ver o mapa nacional dos postos (retalho) destas três marcas, mais uma vez indiciando que estão interligados de alguma forma.
Eles deverão vender os combustíveis com a marca própria como o Azoria, Alves Bandeira e uma série de outros que existem no país actualmente.
Curiosamente, partilham um cartão cliente com os postos Alves Bandeira (um dos accionistas da Petroibérica) mas também com a Azoria, que aparentemente também está associado de alguma forma à Petroibérica (nem que seja como meros parceiros). Para além do cartão cliente que é partilhado pelas três marcas de postos, no site da Petroibérica também é possível ver o mapa nacional dos postos (retalho) destas três marcas, mais uma vez indiciando que estão interligados de alguma forma.
Há dois postos petroiberica, um no concelho das caldas e outro no de obidos (do qual deixaste o número de telefone, mais_um). Eu parece-me que vocês não estão a falar do mesmo posto...
Por sinal telefonaste para lá (ou conferiste de outra forma qualquer) e quando o fizeste conferiste que o preço estava mal para os dois?
Por sinal telefonaste para lá (ou conferiste de outra forma qualquer) e quando o fizeste conferiste que o preço estava mal para os dois?
mais_um Escreveu:Deves estar a gozar comigo não? Não tem, o preço da Petroiberica é 1,43 (a duvida é saber se é de marca ou não), como referi anteriormente a tabela está errada, até deixei o nº de telefone para quem quisesse telefonar.
Não percebi uma coisa: aquele para o qual telefonaste era o de óbidos ou o das caldas?
e já agora, indagaste sobre o motivo de estar o preço errado no site?
mais_um Escreveu:
O que escrevi para o Elias serve para ti, não tenho tempo para desconversar, (...)
Eu não estou a desconversar coisa nenhuma:
> Os erros são pontuais (inclusivamente nos casos das zonas em causa) mas tu passas o tempo a falar deles, como se a excepção fossem os preços correctos;
> O site indica morada, tem um pequeno mapa do google e tudo (estou farto inclusivamente de utilizar o site para chegar aos postos) entre outras informações;
> Toda a história de partir tudo às fatias (segmentos, localizações e mais não sei quê) eu nunca cheguei a perceber o propósito - o mercado segmentarizar-se e existirem diferenças de médias de preços entre segmentos e existirem diferenças de preços menores dentro de cada segmento é tudo o que é expectável (num dos casos uma das tuas fatias finais são (aparentemente) dois postos: Leclerc e Pingo Doce.
O facto pertinente não é nada disto mas sim este:
Na zona das Caldas da Rainha existem uma série de fatias (segmentos, localizações, etc) e preços diferentes. Cada cliente agora escolhe de acordo com as suas preferências, conveniências ou prioridades.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:O que escrevi para o Elias serve para ti, não tenho tempo para desconversar, o que eu escrevi é publico, se quiseres ler com atenção desde o principio verificarás que apenas referi 2 segmentos, de marca e linha branca e era apenas este que influenciavam a diferença dos preços. 4 eram as formas de relação entre a marca de quem vende (posto de abastecimento) e a marca do que vende(combustível) existindo 3 que vendiam combustíveis de marca e uma que vendia combustíveis de linha branca, nunca escrevi nem insinuei que estas 4 formas de relação tinham 4 formas de influenciar os preços.
Mas que confusão
Só é confusão porque queres.
mais_um Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
Ah, não deixei o esclarecimento atrás por lapso: Azoria é uma marca própria.
(agora dizer que é "de marca" ou é "linha branca" depende do conceito que se tem de uma coisa e outra)
Do que eu tenho conhecimento existe:
-estações de serviço que são directamente das marcas (Galp, Repsol, por exemplo), que tem a decoração e os combustíveis da sua marca.
-há empresas que comercializam produtos das marcas e tem a decoração da marca. (percebemos isso quando pedimos a factura por exemplo)
-há empresas que tem a sua própria decoração na estação de serviço, com nome próprio mas que comercializam combustíveis de marca, normalmente identificado algures na estação de serviço.
E há empresas que comercializam combustíveis sobre a sua marca, como por exemplo as grandes superfícies.
As 3 primeiras situações são combustíveis de marca, a ultima é linha branca, este é o meu entendimento.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Terceiro, a Petroibérica tem variações superiores a 1% quer com as de marca, quer com as de marca própria, no entanto recusas-te a aceitar que as variações sejam superiores a 1%, alegando que a Petroiberica não pertence nem a uns nem a outros
Qual é o teu ponto, afinal?
Deves estar a gozar comigo não? Não tem, o preço da Petroiberica é 1,43 (a duvida é saber se é de marca ou não), como referi anteriormente a tabela está errada, até deixei o nº de telefone para quem quisesse telefonar.
E peço-te que não voltes a inventes algo que não escrevi, nunca disse que não pertenciam a uns nem a outros disse que não sabia se era de marca ou sem marca.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:O que escrevi para o Elias serve para ti, não tenho tempo para desconversar, o que eu escrevi é publico, se quiseres ler com atenção desde o principio verificarás que apenas referi 2 segmentos, de marca e linha branca e era apenas este que influenciavam a diferença dos preços. 4 eram as formas de relação entre a marca de quem vende (posto de abastecimento) e a marca do que vende(combustível) existindo 3 que vendiam combustíveis de marca e uma que vendia combustíveis de linha branca, nunca escrevi nem insinuei que estas 4 formas de relação tinham 4 formas de influenciar os preços.
Mas que confusão

MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:Não concordo contigo, não são difusas, pelo contrário, tem havido um grande esforço das marcas a vincar essa diferença.
São tão difusasas que tu acabaste por ter de definir uns quatro grupos e ao falar-se de uma bomba em particular, tens de ir ao local para saber em qual dos grupos (conforme os definiste) o vais colocar.
E depois eu a seguir podia agrupar de uma forma diferente e arranjar diferentes definições.mais_um Escreveu:Não sei se é exceção, nos dois concelhos que o Elias colocou inicialmente (Óbidos e Caldas da Rainha) a BD tem erros, não analisei mais nenhum mas dou-te o beneficio da duvida e pode ser só azar meu, ou melhor do Elias!![]()
Tem um o outro erro. Mesmo nesses casos em particular, são excepções e não a regra e não mudam nada de dramático...mais_um Escreveu:O cidadão comum ( e não aquele que vem discutir preços de combustíveis para fóruns) vai ver a tabela para quê? Não é para tentar ter informação para que possa escolher o melhor local para abastecer? Acontece que a tabela com erros e sem indicar a localização os postos com mais detalhe não dá informação útil para essas pessoas. Supostamente foi com esse fim que a BD foi criada.
A tabela tem erros pontuais, muito pontuais, os quais passas o tempo a destacar.
A localização também está lá, é só clicar no + e tens quer a morada quer uma pequena applet do googlemaps.
Além disso tudo tem os horários dos postos e mais informações sobre os mesmos.
De que raio estás a falar?mais_um Escreveu:Estás a ser mauzinho, tirei uma bomba das de marca porque estava na AE e duas de marca branca devido à distância, nem que fizessem 12 cêntimos mais barato compensava ir lá de propósito abastecer, isto não contabilizando o tempo e desgaste do carro.
Não estou nada a ser mauzinho, uma das tuas "fatias" acabava no final por referir-se a dois postos!
E eu passei o tempo a dizer que nem sequer percebia o sentido de andar a partir tudo às fatias para no final dizer que em cada fatia as diferenças são pequenas...
O que eu fiz agora foi replicar o processo para chegar a uma fatia (no caso, com hoteis).
O que escrevi para o Elias serve para ti, não tenho tempo para desconversar, o que eu escrevi é publico, se quiseres ler com atenção desde o principio verificarás que apenas referi 2 segmentos, de marca e linha branca e era apenas este que influenciavam a diferença dos preços. 4 eram as formas de relação entre a marca de quem vende (posto de abastecimento) e a marca do que vende(combustível) existindo 3 que vendiam combustíveis de marca e uma que vendia combustíveis de linha branca, nunca escrevi nem insinuei que estas 4 formas de relação tinham 4 formas de influenciar os preços.
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:Então e a petroibérica é onde?
E a auto julio?
Desculpa, mas não tenho tempo para desconversar. Se quiseres analisar seriamente o assunto já tens os dados todos.
Caro,
Não se trata de desconversar.
Mas diz-me lá se eu percebi bem:
Primeiro, escreves que há dois sectores: os de marca e os brancos
Segundo, escreves que dentro de cada sector as variações são de 1% max.
Terceiro, a Petroibérica tem variações superiores a 1% quer com as de marca, quer com as de marca própria, no entanto recusas-te a aceitar que as variações sejam superiores a 1%, alegando que a Petroiberica não pertence nem a uns nem a outros
Qual é o teu ponto, afinal?
Elias Escreveu:Então e a petroibérica é onde?
E a auto julio?
Desculpa, mas não tenho tempo para desconversar. Se quiseres analisar seriamente o assunto já tens os dados todos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 361 visitantes