Englobamento dos rendimentos de capitais
Para poder englobar as menos valias, rendimentos de valores mobiliários (categoria G), tem que englobar todos os outros rendimentos,incluindo rendimentos de capitais (categoria E). É a primeira que vou optar pelo englobamento, porque tive menos valias consideráveis, e para já a maior dificuldade, está ser nos bancos onde tive rendimentos ninguém tem conhecimento da declaração que me devem passar.
- Registado: 24/11/2010 10:03
Atenção que não misturem rendimentos de capitais (categoria E) com rendimentos de valores mobiliários (categoria G) pois penso que se pode optar por englobar uns e não englobar os outros, pelo menos foi assim nos últimos anos.
Em relação ao englobamento propriamente dito é uma questão de fazer contas (simulação) mas é óbvio que tem tudo a ver com a taxa de irs de cada um versus a taxa aplicada sobre os rendimentos de capitais.
Em relação aos valores mobiliários compensa englobar quem apresentar menos-valias ou então quem tenha englobado menos-valias nos dois últimos anos e agora tenha obtido mais-valias mas terá sempre de fazer as contas para ver se compensa englobar as mais-valias versus a taxa de irs e versus as menos-valias englobadas anteriormente.
PS: já que abordaram este assunto penso que a lei deveria permitir abater as menos-valias em lucros obtidos em pelo menos as mais-valias dos dois anos anteriores pois seria mais justo.
Em relação ao englobamento propriamente dito é uma questão de fazer contas (simulação) mas é óbvio que tem tudo a ver com a taxa de irs de cada um versus a taxa aplicada sobre os rendimentos de capitais.
Em relação aos valores mobiliários compensa englobar quem apresentar menos-valias ou então quem tenha englobado menos-valias nos dois últimos anos e agora tenha obtido mais-valias mas terá sempre de fazer as contas para ver se compensa englobar as mais-valias versus a taxa de irs e versus as menos-valias englobadas anteriormente.
PS: já que abordaram este assunto penso que a lei deveria permitir abater as menos-valias em lucros obtidos em pelo menos as mais-valias dos dois anos anteriores pois seria mais justo.
- Registado: 29/11/2007 11:26
JonhyRico Escreveu:Quais as vantagens e desvantagens de optar pelo englobamento?
Com englobamento esses rendimentos (bolsa, fundos, depósitos) são taxados ao teu escalão de IRS e podes reportar as menos valias para os próximos 3 anos (penso que ainda é assim).
Sem englobamento os depósitos e fundos são taxados a 21.5% (como é feita logo a retenção no banco não é preciso pôr no IRS) e as mais valias mobiliárias na bolsa acima de 500€ são taxadas a 20% (julgo que só para o irs2012 é que passa tudo para 25%).
É uma questão de fazer as contas para saber o que é mais vantajoso.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Re: Englobamento dos rendimentos de capitais
JonhyRico Escreveu:"Se decidir optar pelo englobamento dos rendimentos de capitais (juros de depósitos e dividendos, entre outros) no seu IRS 2011, terá que solicitar (...) que lhe sejam enviadas as respectivas declarações fiscais"
Desculpem a pergunta de novato, mas podem-me explicar de que se trata isto?
Tenho depósitos a prazo e fundos de investimento. Preciso apresentar no IRS?
Se decidires optar pelo englobamento sim. Caso contrário não é preciso.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
Englobamento dos rendimentos de capitais
"Se decidir optar pelo englobamento dos rendimentos de capitais (juros de depósitos e dividendos, entre outros) no seu IRS 2011, terá que solicitar (...) que lhe sejam enviadas as respectivas declarações fiscais"
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...
Google: O treino do Toy
Google: O treino do Toy
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1 e 221 visitantes