Governo prevê multas para consumidores que não peçam factura
Sinceramente não entendo os que são contra medidas que deviam ser standard. Só não estou a ver o estado a conseguir controlar as pessoas. Mas o xico espertismo tuga tem que ir acabando...
Um exemplo: em espaços de diversão nocturna já vi colocarem cartazes á beira das caixas a dizer que o multibanco não funciona. Quando se pergunta se funciona dizem que sim... outros dizem que só é possível pagar a partir de 20€ com multibanco. É só esquemas para fugir. Acho muito bem que todos paguem.
Um exemplo: em espaços de diversão nocturna já vi colocarem cartazes á beira das caixas a dizer que o multibanco não funciona. Quando se pergunta se funciona dizem que sim... outros dizem que só é possível pagar a partir de 20€ com multibanco. É só esquemas para fugir. Acho muito bem que todos paguem.
Editado pela última vez por db7 em 31/10/2011 16:48, num total de 2 vezes.
Isto da evasão fiscal é uma tripla distorção.
Primeiro porque alguém paga impostos para que o negócio de outro, que não paga impostos, seja rentável (ou mais rentável).
Segundo porque alguém paga impostos para que outro compre a um preço mais baixo (sem IVA, por exemplo)
E em terceiro porque alguém que paga menos impostos do que devia pagar, ainda pode vir a beneficiar dos impostos dos outros através de prestações sociais e benefícios, como sejam subsídios, livros escolares gratuitos, isenção de taxas moderadoras, desconto nos passes sociais, etc.
Primeiro porque alguém paga impostos para que o negócio de outro, que não paga impostos, seja rentável (ou mais rentável).
Segundo porque alguém paga impostos para que outro compre a um preço mais baixo (sem IVA, por exemplo)
E em terceiro porque alguém que paga menos impostos do que devia pagar, ainda pode vir a beneficiar dos impostos dos outros através de prestações sociais e benefícios, como sejam subsídios, livros escolares gratuitos, isenção de taxas moderadoras, desconto nos passes sociais, etc.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Uma Ideia
Se tivessemos reguladores á altura....SE TIVESSEMOS... era acabar com o Dinheiro Fisico.
Como Todas as transacçoes passavam a ser por via "informatica"...todos pagavam e ninguem fugia.
Mas até aqui se chegar....ha muito que fazer, e muito lobista a "abater".
Como Todas as transacçoes passavam a ser por via "informatica"...todos pagavam e ninguem fugia.

Mas até aqui se chegar....ha muito que fazer, e muito lobista a "abater".
Eu apetece-me perguntar se o vendedor de castanhas e o tipo que vende cuecas na feira vão passar factura. Já hoje o código do IVA admite excepções (tão habituais em portugal). Aqui deverá ser o mesmo. Aguardemos para ver como é que querem que isto venha a funcionar.
tavaverquenao2 Escreveu:Sim, só faltava essa, penhorarem o ordenado. Eles estão a preparar uma belo caldo, quanto a isso é que não tenho a menor duvida.
Bem, se aplicam uma coima seja de trânsito, fiscal, segurança social, por não pedir factura, por não pagar a taxa moderadora, por cuspir para o chão ou por deitar o frigorífico numa mata e depois não existe a cobrança dessa coima/multa, então ela é ineficaz. Não estás a sugerir que se aplique uma coima e depois não se cobre, pois não ?

tavaverquenao2 Escreveu:Não é bem a mesma coisa, se não pagares uma multa de transito, podes ficar sem a carta ou o carro. Se eu não pagar uma multa do almoço eles vão me tirar o quê? Isso é que eu não estou a ver. Vão impedir de ir a restaurantes? Ou tapar a boca para me impedir de comer?
Se não pagares uma coima de trânsito podem penhorar-te normalmente. Não tem que ver exclusivamente com o carro. No limite podem ir ao ordenado, contas, etc.
Tal como se não pagares uma taxa moderadora num hospital. Tal como se tiveres uma dívida à segurança social ou às finanças. Isto se o sistema funcionar, obviamente.

AutoMech Escreveu:Se houver problema é haver alguém para multar e não o cobrar a multa. Não será diferente duma infracção ao código da estrada.
Não é bem a mesma coisa, se não pagares uma multa de transito, podes ficar sem a carta ou o carro. Se eu não pagar uma multa do almoço eles vão me tirar o quê? Isso é que eu não estou a ver. Vão impedir de ir a restaurantes? Ou tapar a boca para me impedir de comer?

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
tavaverquenao2 Escreveu:Até pode ser, mas vais arranjar chatices, e o estado não te paga mais por isso. Eu prefiro ir a outro lado, isto se não quiser fazer a compra por mais barato, não sei se quero ou não.
Nestas situações que referiste o maior obstáculo, quanto a mim, além de não haver um policia em cada esquina para multar, é o conhecimento pessoal que existe. O sapateiro habitual, o mecânico habitual, o barbeiro habitual, pessoas com quem já se tem um relacionamento próximo e por vezes de muito anos.
Mkpt, a questão não é a fuga ao fisco, porque o cliente paga a conta, e parte do principio que o restaurante vai entregar o IVA e pagar o IRC.
Portanto a AF , é que não fiscaliza , mas toda gente sabe que neste sector a fuga sempre vai existir, mas já deve ser muito menor do que era há 20 anos atrás.
A dimensão do estado , e estado social , e o facto do próprio estado promover que uma larga população não trabalhe , e não queira trabalhar.
Com o aumento de pensionistas , e reformados ,mais esta grande faixa da população ociosa promovida pelo estado, é lógico que os impostos vão agravar , e os que trabalham cada vez vão estar mais pobres , e com um fardo maior. Mais a loucuras e incompetências dos políticos , é a falência actual do país .
Os mais novos tem emigrar , porque não vão ter reforma , e por mais que trabalhem , vão ser "roubados" pelo estado.
Portanto a AF , é que não fiscaliza , mas toda gente sabe que neste sector a fuga sempre vai existir, mas já deve ser muito menor do que era há 20 anos atrás.
A dimensão do estado , e estado social , e o facto do próprio estado promover que uma larga população não trabalhe , e não queira trabalhar.
Com o aumento de pensionistas , e reformados ,mais esta grande faixa da população ociosa promovida pelo estado, é lógico que os impostos vão agravar , e os que trabalham cada vez vão estar mais pobres , e com um fardo maior. Mais a loucuras e incompetências dos políticos , é a falência actual do país .
Os mais novos tem emigrar , porque não vão ter reforma , e por mais que trabalhem , vão ser "roubados" pelo estado.
- Registado: 13/10/2011 13:51
Só acrescentar que este procedimento de "mostrar as cartas" apenas no fim é aplicável também aos vales de desconto nos quais são sejam referidas condições especiais.
É escolher tudo (ou almoçar ou pedir o serviço), deixar fazer a conta e assim que conta está feita apresentar o talão. Nessa altura já não há conversa do tipo 'olhe que isto não está incluido na promoção, blá, blá, blá'. Se houver é pedir o livro de reclamações ou chamar a polícia. Eu não suporto chicos espertos...
É escolher tudo (ou almoçar ou pedir o serviço), deixar fazer a conta e assim que conta está feita apresentar o talão. Nessa altura já não há conversa do tipo 'olhe que isto não está incluido na promoção, blá, blá, blá'. Se houver é pedir o livro de reclamações ou chamar a polícia. Eu não suporto chicos espertos...
tavaverquenao2 Escreveu:Mas voltando ao assunto, Se eu não lhe fizer a compra também o estou a penalizar, e se todos fizerem o mesmo ele vai pensar duas vezes no que anda a fazer.
Não, eu até saio beneficiado ao comprar ao chico esperto.
Se for a outro lado pago 100€ + 23€ de IVA (123 no total).
Se for ao chico esperto pago-lhe 100€ e depois de pagar obrigo-o a passar uma factura de 81.30 + 18.70 de IVA. O estado recebe um pouco menos, eu poupo 23€ e o tipo é que fica prejudicado (e o estado ainda vai receber mais qualquer coisa de IRC de lucros que ele não declarava).
Para já, quero te pedir desculpa, quando disse: vais fazer de bufo, queria dizer: vamos fazer de bufos, obviamente, não te conheço para te atribuir nomes.
Mas voltando ao assunto, Se eu não lhe fizer a compra também o estou a penalizar, e se todos fizerem o mesmo ele vai pensar duas vezes no que anda a fazer.

Mas voltando ao assunto, Se eu não lhe fizer a compra também o estou a penalizar, e se todos fizerem o mesmo ele vai pensar duas vezes no que anda a fazer.
tavaverquenao2 Escreveu:Mais, se alguém não pedir recibo de um almoço e for multado em 75 euros, se não pagar a multa eles vão fazer o quê, penhorar uma televisão, o carro ou a casa?
Isto é um bocado estúpido.
Se houver problema é haver alguém para multar e não o cobrar a multa. Não será diferente duma infracção ao código da estrada.
tavaverquenao2 Escreveu:AutoMech Escreveu:No fim do serviço (ou quando recebes o produto) perguntas quanto é. Pagas com cheque ou multibanco. E só depois de pagar é que pedes a factura. Simples.
Portanto, em vez de tentar saber se é com factura ou não, podes sempre recusar a compra e ir a outro lado, vais fazer de bufo, é isso?
Não, se o tipo é chico esperto vais penalizá-lo por isso.
O valor era 100€ + 23 de IVA. O tipo cobra só 100 e não mete o IVA (devia ser 123). Tu pagas 100 e ainda pedes factura. Essa fatura terá de ser 81.30 + 18.70 de IVA. É penalizar o infrator.
AutoMech Escreveu:No fim do serviço (ou quando recebes o produto) perguntas quanto é. Pagas com cheque ou multibanco. E só depois de pagar é que pedes a factura. Simples.
Portanto, em vez de tentar saber se é com factura ou não, podes sempre recusar a compra e ir a outro lado, vais fazer de bufo, é isso?
tavaverquenao2 Escreveu:Mas quem é que vai pagar por antecipação antes de saber o valor a pagar? Não me parece que seja por aí.
No fim do serviço (ou quando recebes o produto) perguntas quanto é. Pagas com cheque ou multibanco. E só depois de pagar é que pedes a factura. Simples.
tavaverquenao2 Escreveu:Chamar a policia não serve de nada, é a palavra de um contra a de outro. Se queres realmente que o pessoal peça recibo ou factura, a solução passa por deduções no irs, não há outra maneira. Mas como estes ladrões querem comer tudo, vão acabam por perder mais do que recebem.
Por isso é que eu disse depois de pagar com multibanco ou cheque. Não é palavra contra palavra. É uma prova concreta de um pagamento que o outro vai ter de justificar porque é que não existe factura.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, OCTAMA, PAULOJOAO e 287 visitantes