Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obras num prédio com rendas de 40 € ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pocoyo » 21/10/2011 9:44

pvg80713 Escreveu:a dormir como ? a lei é igual para todos.
eu só apliquei o que o NRAU diz....

Sim é.

Podes me dizer em que te baseaste para justificares o aumento da renda?

Aqui estamos a falar de casas degradadas. Não sei se era o teu caso.

Registado: 15/1/2010 15:30

por pmpcpinto » 21/10/2011 9:36

Talvez tenha interesse.

As obras de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação realizadas em imóveis para habitação beneficiam de IVA à taxa reduzida.

Se os materiais representarem menos de 20% do valor da obra é tudo à taxa reduzida, se os materiais representarem mais de 20% do valor da obra, facturam-se à taxa nornal e o restante à taxa reeduzida.

Verba 2.27 da Lista I - anexo ao CIVA.

O ofício-circulado 30025 de 07-08-2000 da Direcção de Serviços do IVA, explica tudo.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por pvg80713 » 21/10/2011 9:34

a dormir como ? a lei é igual para todos.
eu só apliquei o que o NRAU diz....

Registado: 19/4/2005 11:11

por pocoyo » 21/10/2011 9:28

pvg80713 Escreveu:certo. mas muitos inquilinos quando recebem a carta com o plano de actualizações de renda... deixam logo a casa.
comigo demorou 3 anos mas agora é de novo minha e aumentei a renda 10 vezes...

Tiveste sorte!!!
Nem todos andam a dormir...

No meio disto também há o problema social e esse é o mais dificil de resolver.

por pvg80713 » 21/10/2011 9:21

certo. mas muitos inquilinos quando recebem a carta com o plano de actualizações de renda... deixam logo a casa.
comigo demorou 3 anos mas agora é de novo minha e aumentei a renda 10 vezes...

Re: Obras num prédio com rendas de 40 € ?

por pocoyo » 21/10/2011 9:15

pvg80713 Escreveu:
Zezezinho Escreveu:Boas,

O meu pai tem prédio de 4 pisos na Amadora, onde tem inquilinos que me paga rendas miseras de 40 €.

Penso que vou ter que fazer uma grande obra no aljeiroz.

Agora pergunto: Tendo em conta que o meu pai é reformado e que recebe uma pensão de miséria de 250 €, como será possível pagar obras desta envergadura ?

Segunda pergunta: Ao fazer esta obra no prédio há alguma maneira de resultar num aumento de rendas ?

Terceira pergunta: Esta obra dá de alguma forma para inserir no IRS ?

porque é que o seu pai não usou o NRAU para aumentar as rendas ?

Porque a lei não é retroactiva.

por urukai » 21/10/2011 9:14

Substitui os telhados de dois prédios por vigas de cimento (estavam em Madeira) e actualizei as rendas. Naturalmente que aumentei mais nas lojas e menos nos apartamentos (pois em muitos casos estamos a falar de pessoas que recebem uma pensão miserável e ou é a manutenção da renda a 40 ou 60€ ou vão para rua e eu não quero isso na minha consciência).
Todos os inquilinos estrebucharam mas face às evidentes melhorias da obras e ao total gasto acabaram por acatar o aumento.

Para além disso, com factura, deduzi tudo no IRS.

Registado: 11/5/2007 14:09

por pvg80713 » 21/10/2011 9:07

O meu pai tem prédio de 4 pisos na Amadora, onde tem inquilinos que me paga rendas miseras de 40 €.

Agora pergunto: Tendo em conta que o meu pai é reformado e que recebe uma pensão de miséria de 250 €, como será possível pagar obras desta envergadura ?

Segunda pergunta: Ao fazer esta obra no prédio há alguma maneira de resultar num aumento de rendas ?

porque é que o seu pai não usou o NRAU para aumentar as rendas ?

por pocoyo » 21/10/2011 8:47

Zezezinho Escreveu:Mas vai-se chegar ao cúmulo de com o que se paga de obras e de IMI, ser superior às rendas recebidas ????

Ou seja, é o meu pai que vai pagar aos inquilinos para que fiquem lá ?
Onde é que já se viu isso ?

Quando surgiu a actualização do património das casas antigas, estes casos foram salvaguardados, só era preciso ir às finanças e dizer que o prédio X tinha a renda Y e como tal não podia sofrer actualização.
( isto em relação ao IMI)

Quanto às obras é certo que pode aumentar, mas há condições para esse aumento. O que me parece mais difícil é realojar os inquilinos enquanto se faz as obras.

Se fosse eu a ti não fazia uma única obra e se o estado te obrigasse a fazer as obras mostrava que não tinha capacidade financeira para as fazer. Se o estado quiser fazer as obras por ti e te apresentar a conta tudo bem. Essa conta não pode ser superior a X % da renda.
Reza que venha um inverno forte e te deite a casa abaixo, só assim é que te safas.

PS. Não sou jurista.
Sou mais um que está à espera que a casa caia e os porquinhos saiam de lá. Já agora sabem por onde anda o lobo mau?

por A330-300 » 21/10/2011 5:12

Sr_SNiper Escreveu:
Afonso80 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Mas alguem acredita na justiça neste país à beira mar planado??? Por amor de Deus...

É sempre mais fácil criticar do que agradecer a quem teve a amabilidade de apresentar um eventual solução, não é?

E escreve-se plantado, não planado.

naturalmente que não estou a criticar quem ajudou ou referir o que por lei se pode fazer, critiquei o estado da justiça neste país planado, porque tem poucas montanhas e parece uma planície 8-)

Bom , por esse andar até seria mais correto dizer neste país marado.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Sr_SNiper » 21/10/2011 2:04

Afonso80 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Mas alguem acredita na justiça neste país à beira mar planado??? Por amor de Deus...

É sempre mais fácil criticar do que agradecer a quem teve a amabilidade de apresentar um eventual solução, não é?

naturalmente que não estou a criticar quem ajudou ou referir o que por lei se pode fazer, critiquei o estado da justiça neste país planado, porque tem poucas montanhas e parece uma planície 8-)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Afonso80 » 21/10/2011 1:27

"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por Sr_SNiper » 21/10/2011 0:05

Mas alguem acredita na justiça neste país à beira mar planado??? Por amor de Deus...

por Migvar » 20/10/2011 23:54

Desculpem-me um pouco a sinceridade mas por acaso já ouviram falar de uns profissionais que se chamam advogados? eles existem para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor solução para estas questões.
Por vezes as pessoas perdem muito dinheiro ou deixam de o ganhar só porque não querem gastar o dinheiro de uma consulta.
Isto à parte, coloco uma simples abordagem a esta questão:
De acordo com a legislação em vigor (art. 30º e seg. do Regime do Arrendamento Urbano), o senhorio pode proceder ao aumento da renda, por actualização, nos seguintes casos:
a) Anualmente, em virtude da aplicação dos coeficientes aprovados pelo Governo e publicados no Diário da República;
b) Se tiver sido previamente acordado entre as partes (caso das rendas livres); ou
c) Quando houver obras de conservação ou beneficiação realizadas pelo senhorio.
Em qualquer um dos indicados casos que dão lugar ao aumento da renda, o senhorio deverá comunicar por escrito ao arrendatário, com a antecedência mínima de 30 dias, o novo montante da renda, o coeficiente de actualização, e demais factores utilizados no seu cálculo. O arrendatário pode recusar a nova renda no prazo de 15 dias (caso contrário considerar-se-á aceite) a contar da comunicação do aumento, por carta dirigida ao senhorio, nela devendo constar os fundamentos da recusa de aumento, bem como o montante que o arrendatário considera correcto.

Registado: 29/11/2007 10:37

por ninja1200 » 20/10/2011 22:54

Zezezinho Escreveu:Mas vai-se chegar ao cúmulo de com o que se paga de obras e de IMI, ser superior às rendas recebidas ????

Ou seja, o meu pai ESTÁ A PAGAR PARA QUE AS PESSOAS FIQUEM LÁ ?

Os meus pais também têm um prédio de 2 andares em Almada e já passamos por uma situação semelhante, em que o R/C exista uma casa comercial que nos pagava 25€ mensais. Casa essa que está fechada há 17 anos com o processo ainda a decorrer e nem podemos lá entrar sequer. Aquilo é nosso e acabam os meus pais por ficar velhos e eu que para lá caminho também e sem solução á vista e sem usufruir alguma vez do espaço.

Registado: 29/11/2007 11:03

por ninja1200 » 20/10/2011 22:48

Pickbull Escreveu:

Algeroz, não?

Não faço ideia dos custos de reparação mas se for apenas a "caixa" de recebe as águas pluviais não me parece que fique assim tão caro.

De qualquer forma é de facto um problema, e dos grandes, termos ainda rendas desse valor.

Pessoalmente eu vendia mas era o prédio quaisquer que fossem os custos de reparação!

Casos desses conheço alguns. Quem é que iria pagar uma fortuna por um prédio para depois como lucro mensal cento e poucos Euros?
Editado pela última vez por ninja1200 em 20/10/2011 22:57, num total de 1 vez.

por Zezezinho » 20/10/2011 22:46

Mas vai-se chegar ao cúmulo de com o que se paga de obras e de IMI, ser superior às rendas recebidas ????

Ou seja, é o meu pai que vai pagar aos inquilinos para que fiquem lá ?
Onde é que já se viu isso ?
Editado pela última vez por Zezezinho em 20/10/2011 22:49, num total de 2 vezes.

Registado: 30/6/2010 0:10

por ninja1200 » 20/10/2011 22:45

Sr_SNiper Escreveu:É uma vergonha, o meu pai está na mesma situação, e ainda tem outros problemas... só me apetece esmurrar os caseiros... e já faltou mais...

As pessoas não têm culpa dos erros de políticos ao longo de dezenas de anos...
Se estivesses exactamente no lugar deles também não irias começar a pagar mais de renda apenas porque terias pena do dono do prédio...

por Pickbull » 20/10/2011 22:42

Algeroz, não?

Não faço ideia dos custos de reparação mas se for apenas a "caixa" de recebe as águas pluviais não me parece que fique assim tão caro.

De qualquer forma é de facto um problema, e dos grandes, termos ainda rendas desse valor.

Pessoalmente eu vendia mas era o prédio quaisquer que fossem os custos de reparação!
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Sr_SNiper » 20/10/2011 22:37

É uma vergonha, o meu pai está na mesma situação, e ainda tem outros problemas... só me apetece esmurrar os caseiros... e já faltou mais...

por pepi » 20/10/2011 22:31

1 - n é possível!
2 - n te sei responder...
3 - Sim, as despesas com manutenção são dedutíveis. Atenção que para isso precisas de factura...

Registado: 17/3/2009 14:43

Obras num prédio com rendas de 40 € ?

por Zezezinho » 20/10/2011 22:23

Boas,

Registado: 30/6/2010 0:10

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, OCTAMA, PAULOJOAO e 246 visitantes