Cortar na saúde; Muito polémico
lfhm Escreveu:Elias Escreveu:Mas 9k são 5% do PIB...
Ok pensava que o PIB era equivalente a despesa + défice mas em termos de despesa ronda os 20%
Grande confusão.....de uma forma grosseira o PIB é a riqueza produzida.
Para fazer comparações em macro-economia, utiliza-se o rácio de tipo de despesa por PIB. Ou seja até podemos estar a gastar o mesmo mas como o PIB caiu, o rácio sobe mas não passamos a gastar mais em valor absoluto.
Por isso é preciso ter algum cuidado quando se analisa este tipo de rácios.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
artista Escreveu:lfhm Escreveu:artista Escreveu: o "número de alunos reduziu muito"!![]()
O número de jovem reduziu de certeza...
E então? A idade da escolaridade obrigatória também aumentou, assim como o número de alunos no pré-escolar... infelizmente tirar conclusões sobre assuntos que se conhecem mal e fazer uma série de teorias baseadas nessas mesmas conclusões é típico do tuga... se calhar também de outros!
Ok mas sinceramente num acredito muito que o número de alunos tenha aumentado pelo menos pelo que vejo na minha cidade as escolas estão com um terço dos alunos que tinham em 2000. E quando digo um terço estou a ser muito optimista no meu tempo de secundário a minha escola tinha mais de 1200 alunos neste momento num chega aos 400...
Há ainda que se considerar os alunos fantasma que estão registados só para manter cursos activos.
Se estivesse a tirar conclusões precipitadas num vinha para aqui tentar aprender alguma coisa, isso são estereótipos há tugas bons e maus tal como em todos os outros povos.
Num estou a basear as minhas afirmações em dados concretos mas pelo que vejo a população de estudantes diminuiu significativamente.
artista Escreveu:lfhm Escreveu:E por esta tabela o que vejo são as maiores despesas do estado na saúde e educação, a tabela é fiável e supostamente inclui tudo que é orçamentado.
Mais uma conclusão descabida, ali estão pouco mais de metade do total das despesas do estado.artista Escreveu:
Onde está a outra metade?lfhm Escreveu:Isso dos 5% na saúde é pura ilusão. Então onde se gasta o dinheiro?
Os 5% são enm função do PIB, não concordo muito com o richardj, o dado é importante porque nos permite comparar com outros países, pode haver diferenças que justifiquem que se gaste mais ou menos, mas de uma forma geral percebemos por esses dados quais os países que gastam/investem mais ou menos nesta ou naquela área, permite-nos perceber se estamos a gastar dentro da média, muito acima ou muito abaixo! E não estou a falar apenas da saúde e educação, falo de tudo... no caso da educação estamos já a gastar muito abaixo da média, aliás em 2013 seremos o país que gastará menos de tudos na UE27! Se gastamos menos em educação gastaremos mais noutras coisas... autarquias, juros de empréstimos, PPP's, etc...
Num sei como é que isso é possível tinha ideia que estudar em qualquer outro país da zona euro saía mais caro do que em PT.
lfhm Escreveu:artista Escreveu: o "número de alunos reduziu muito"!![]()
E então? A idade da escolaridade obrigatória também aumentou, assim como o número de alunos no pré-escolar... infelizmente tirar conclusões sobre assuntos que se conhecem mal e fazer uma série de teorias baseadas nessas mesmas conclusões é típico do tuga... se calhar também de outros!

lfhm Escreveu:E por esta tabela o que vejo são as maiores despesas do estado na saúde e educação, a tabela é fiável e supostamente inclui tudo que é orçamentado.
Mais uma conclusão descabida, ali estão pouco mais de metade do total das despesas do estado.
lfhm Escreveu:Isso dos 5% na saúde é pura ilusão. Então onde se gasta o dinheiro?
Os 5% são enm função do PIB, não concordo muito com o richardj, o dado é importante porque nos permite comparar com outros países, pode haver diferenças que justifiquem que se gaste mais ou menos, mas de uma forma geral percebemos por esses dados quais os países que gastam/investem mais ou menos nesta ou naquela área, permite-nos perceber se estamos a gastar dentro da média, muito acima ou muito abaixo! E não estou a falar apenas da saúde e educação, falo de tudo... no caso da educação estamos já a gastar muito abaixo da média, aliás em 2013 seremos o país que gastará menos de tudos na UE27! Se gastamos menos em educação gastaremos mais noutras coisas... autarquias, juros de empréstimos, PPP's, etc...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
richardj Escreveu:Quando cortas rendimentos (salários), estas a reduzir despesa, mas ao mesmo tempo, estas a reduzir receita ao nível de IRS e impostos indirectos (IVA, impostos especiais).
No público sm, no privado não, porque os cortes de salários (líquidos) não representam corte de despesa e sim aumento de receita.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:richardj Escreveu:Todos os sectores estão no mesmo pé de igualdade ou existem sectores que devemos "atacar" primeiro ?
Podes concretizar a que sectores te referes?
Sim, prefiro reduzir custo na área da segurança interna e militar (segurança externa), antes da saúde. Nessa área, antes de cortar salários, preferia fechar as esquadras com menos actividade, e por os policias a fazer mais patrulhamento. Vender/alugar esses espaços.
E também prefiro tocar em algumas partes da SS antes da saúde. No que em concreto? Por exemplo, acabar com a cga e converter as reformas pela cga para o sistema que é aplicado na ss. Ou será justo que pessoas que descontem o mesmo, nos mesmos períodos, nas mesmas condições, tenham reforma diferentes porque uns são do sector publico e outros não?
Também na SS, acabar com todos os regimes de excepção, nomeadamente o dos juízes/procuradores e dos militares. Alias, como foi sugerido pela troika quando o governo pediu um estudo para onde corar 4 mil milhões.
Na minha opinião, deveria haver apenas 1 sistema para SS. Não há cá sistema de excepção. Tudo o mesmo.
Mas isso também não resolve todo o problema. Quando cortas rendimentos (salários), estas a reduzir despesa, mas ao mesmo tempo, estas a reduzir receita ao nível de IRS e impostos indirectos (IVA, impostos especiais). A poupança para o défice é muito menor do que parece. (o défice vem da diferença entre as receitas correntes e despesas correntes).
na minha opinião, a saúde até está muito bem entregue. Não me parece que se consiga reduzir despesa de forma significativa sem ter de alterar o sistema/qualidade do serviço.
Mas todas as acções para tornar o sistema mais eficiente, desde o combate à fraude, o combate às "irregularidades" salariais que se vão descobrindo, os roubos hospitalares ao nível de roupa hospitalar, medicamentos etc são sempre bem vindos
Mas todas as acções para tornar o sistema mais eficiente, desde o combate à fraude, o combate às "irregularidades" salariais que se vão descobrindo, os roubos hospitalares ao nível de roupa hospitalar, medicamentos etc são sempre bem vindos

richardj Escreveu:lfhm Escreveu:Elias Escreveu:ok, 20% então sem contar a seg social.
A questão que se levanta é pois esta: 20% é muito ou é pouco?
Para mim é muito.
Em Portugal um fumador paga tanto como um não fumador achas isso justo?
sabes que as receitas do imposto do tabaco (+-1500 milhões) é superior a todas as despesas relacionadas com doenças do tabagismos (900 Milhões).

Mesmo assim num há uma forma de descriminar quem abusa do serviço.
lfhm Escreveu:Elias Escreveu:ok, 20% então sem contar a seg social.
Para mim é muito.
sabes que as receitas do imposto do tabaco (+-1500 milhões) é superior a todas as despesas relacionadas com doenças do tabagismos (900 Milhões).
Elias Escreveu:ok, 20% então sem contar a seg social.
Para mim é muito.
richardj Escreveu:Não lfhm, a diferença é que no link do elias está incluído receitas correntes da SS e despesas correntes da SS, o que o orçamento de estado vem em separado(o OE tem o orçamento do estado e o orçamento da SS). A tabela que apresentaste a trás é compatível com aquilo que encontras no OE no mapa 2 e 4 acho eu.
Qual é o défice nessa vertente?
Editado pela última vez por Visitante em 30/3/2013 16:18, num total de 1 vez.
lfhm Escreveu:Elias Escreveu:richardj Escreveu:a saúde custo 8,5 mil milhões de uma despesa corrente de 45 mil milhões.
De onde vêm os 45 mil milhões?
Segundo os dados da DGO, a despesa corrente em 2012 foi de 69 mil milhões (pág. 5)
http://www.dgo.pt/execucaoorcamental/Pa ... es=Janeiro
Como é que há uma discrepância de 20 mil milhões de uns dados para os outros?
E se a despesa real é de 69 mil milhões desconfio que a despesa de saúde mais educação deve rondar os 30 mil milhões (por estimativa proporcional). Estas duas modalidades comportam + de 40% da despesa.
Não lfhm, a diferença é que no link do elias está incluído receitas correntes da SS e despesas correntes da SS, o que o orçamento de estado vem em separado(o OE tem o orçamento do estado e o orçamento da SS). A tabela que apresentaste a trás é compatível com aquilo que encontras no OE no mapa 2 e 4 acho eu.
Elias Escreveu:richardj Escreveu:a saúde custo 8,5 mil milhões de uma despesa corrente de 45 mil milhões.
Segundo os dados da DGO, a despesa corrente em 2012 foi de 69 mil milhões (pág. 5)
Como é que há uma discrepância de 20 mil milhões de uns dados para os outros?
E se a despesa real é de 69 mil milhões desconfio que a despesa de saúde mais educação deve rondar os 30 mil milhões (por estimativa proporcional). Estas duas modalidades comportam + de 40% da despesa.
Elias Escreveu:richardj Escreveu:a saúde custo 8,5 mil milhões de uma despesa corrente de 45 mil milhões.
isso inclui as receitas correntes para a SS no lado da receita, e parte das despesas correntes da SS na parte das transferências correntes. Como sabes, o OE está separado entre o orçamento do estado e o orçamento da SS.
A diferença está ai.
richardj Escreveu:a saúde custo 8,5 mil milhões de uma despesa corrente de 45 mil milhões.
- Registado: 5/11/2002 12:21
se pegares num orçamento de estado qualquer, o mapa 1 vai-te mostrar as receitas correntes (+- 38 mil milhões) e depois receitas de capital (empréstimos) na ordem dos 145 mil milhões. Tudo junto da-te o valor do PIB nesse ano.
o mapa 2 depois mostra-te as despesas por serviços integrados, onde, se somares as despesas de todos os ministérios expecto o das finanças tens +- 45 mil milhões e depois no ministério das finanças tens +- 145 mil milhões. Tudo junto da-te o mesmo valor que no mapa 1, o valor do PIB nesse ano. Quando obras para as despesas de 145 mil milhões no ministério das finanças, vez que +- 125 mil milhões são relativas a gestão da divida.
o mapa 3 da-te+- o mesmo que o mapa 2, mas apresentado de forma diferente, obtens à mesma o valor do pib, mas eles dividem as despesas por funções de estado, social, económicas, e operações de divida.
o mapa 4 mostra-te as despesas correntes, despesas feitas todos os anos (+- 45 mil milhões). Mostra também as despesas de capital, que juntos perfazem o valor do pib nacional.
o mapa 2 depois mostra-te as despesas por serviços integrados, onde, se somares as despesas de todos os ministérios expecto o das finanças tens +- 45 mil milhões e depois no ministério das finanças tens +- 145 mil milhões. Tudo junto da-te o mesmo valor que no mapa 1, o valor do PIB nesse ano. Quando obras para as despesas de 145 mil milhões no ministério das finanças, vez que +- 125 mil milhões são relativas a gestão da divida.
o mapa 3 da-te+- o mesmo que o mapa 2, mas apresentado de forma diferente, obtens à mesma o valor do pib, mas eles dividem as despesas por funções de estado, social, económicas, e operações de divida.
o mapa 4 mostra-te as despesas correntes, despesas feitas todos os anos (+- 45 mil milhões). Mostra também as despesas de capital, que juntos perfazem o valor do pib nacional.
artista Escreveu: o "número de alunos reduziu muito"!![]()
E por esta tabela o que vejo são as maiores despesas do estado na saúde e educação, a tabela é fiável e supostamente inclui tudo que é orçamentado.
Isso dos 5% na saúde é pura ilusão. Então onde se gasta o dinheiro?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: jprgodinho, JUKIMSUNG, m-m, malakas, Mar58, MR32, nickforum, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, Tiago2006 e 173 visitantes