Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Offtopic - A licenciatura é importante, com um mestrado?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HappyGuy » 15/8/2011 14:50

Se estão a falar de mestrados de bolonha, o valor deles é zero enquanto mestrado. Um recrutador vê um mestrado de bolonha como um licenciado pré-bolonha.
Por causa de bolonha, o mestrado perdeu muito do valor que hipoteticamente teria excepto em situações de "título", ou seja, para ascenção em carreiras de Estado ou legitimidade para leccionar em universidades.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por Azul10 » 15/8/2011 13:47

A minha namorada no ano passado estava saturada do antigo emprego, acho que tinha capacidades para melhor e partiu à procura de emprego.

Foi a diversas entrevistas até que consegui o que procurava. Uma das coisas que ela sempre me dizia quando vinha das entrevistas era que a razão pela qual tinha ido para o mestrado era para um dia isso vir a ser uma mais valia se quisesse mudar de emprego e que isso ninguém valorizava, tudo que lhe perguntavam era dos empregos anteriores e o que sabia fazer.

Eu por exemplo, com base nesse testemunho, mas em vários outros de colegas que estão a tirar mestrado comigo e que se viram em situações semelhantes, congelei a minha matrícula e não defendi a tese este ano como tinha previsto quando me inscrevi no mestrado. Apostei desde Dezembro em cursos de especialização dentro da minha área e que me são úteis no dia-a-dia.

Em qualquer altura posso sempre regressar e concluir a minha tese, para já penso que isso só seria uma perda de tempo que não seria nada valorizada no mercado de trabalho (no meu emprego actual mais precisamente), estou contente com a opção que fiz, neste momento tenho trabalho de mais responsabilidade e com aumento de salário prometido para o final do ano.

Registado: 4/10/2010 11:29

Master carpenter

por C.N. » 15/8/2011 13:10

Tosh5457 Escreveu:Eu estou na licenciatura de Física e estou a pensar ir para mestrado de Matemática e Aplicações.

E porque nao trabalhar dois ou tres ano ANTES de tirares o mestrado? E porque um desses anos ser no estrangeiro*? E porque nao, entao, apos tres anos de experiencia real de vida profissional, escolher em que queres ser "Mestre"?

Historicamente, ser-se "Mestre" em algo significa ser-se especializado numa profissao, ser-se tao bom tao bom que outros profissionais no mesmo ramo vem ao Mestre para receber ensino. O Artur e um mestre em mecanica. Nada lhe escapa, olha praquilo! E ensinou o Jacinto a procurar a cavilha antes de desmontar a biela.

Ora, e possivel ser-se especializado numa profissao e poder ensina-la sem ter uma bagagem forte de experiencia e academia?

Eu iria trabalhar. Escolhia e fazia depois.

CN

* estrangeiro a serio, nao e Espanha.

Registado: 28/9/2004 8:29

por Pata-Hari » 15/8/2011 10:02

Eu conheço um doutorado em Finanças, com um doutoramento anterior em fisica, e cuja tese em finanças era tão pesada na matemática que só havia um professor que pudesse ser o orientador de tese porque mais nenhum percebia a matemática... (não estamos a falar de uma universidade portuguesa onde não há "ninguém" - ainda sou morta por dizer esta).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ToshB » 15/8/2011 2:35

Pata-Hari Escreveu:Tosh, nos bancos vais ser usado pelos skills matemáticos e de programação de sistemas quantitativos (for as much as I know). Logo, se queres que te diga, para esse efeito, parece-me totalmente indiferente. Acharia mais giro ou teres um doutoramento em matemáticas, ou então um mestrado em finanças - um dos dramas da ultima crise foi exactamente o distanciamento que passou a haver dos modelos com a realidade. Matemáticos a modelizarem mercados e comportamentos, não é o ideal. Convém ter uma ligação com a "realidade" (nota que nunca contratei ninguém para essa área - aliás, para nenhuma -). Sugestão, fala com uns tipos de uns bancos, marca uma entrevista, organiza um summer intership (nem que não te paguem)e pede conselho ou tira conclusões.

Pois também acho que não ia fazer muita diferença, mas o meu problema é maior é saber se vindo de Física me ia conseguir adaptar a um mestrado em matemática, e sequer se ia conseguir entrar, porque os de matemática já vão em vantagem. Vou ter de falar com os profs. sobre isso, obrigado pela ajuda :wink:
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por Pata-Hari » 15/8/2011 0:30

Tosh, nos bancos vais ser usado pelos skills matemáticos e de programação de sistemas quantitativos (for as much as I know). Logo, se queres que te diga, para esse efeito, parece-me totalmente indiferente. Acharia mais giro ou teres um doutoramento em matemáticas, ou então um mestrado em finanças - um dos dramas da ultima crise foi exactamente o distanciamento que passou a haver dos modelos com a realidade. Matemáticos a modelizarem mercados e comportamentos, não é o ideal. Convém ter uma ligação com a "realidade" (nota que nunca contratei ninguém para essa área - aliás, para nenhuma -). Sugestão, fala com uns tipos de uns bancos, marca uma entrevista, organiza um summer intership (nem que não te paguem)e pede conselho ou tira conclusões.
Administrador Fórum

por ToshB » 14/8/2011 23:10

Pata-Hari Escreveu:Vê la se não consegues fazer uma pergunta mais vaga.... tenta lá com jeitinho....

Bem tentei mas não consegui :lol:

Agora a sério, se sou mais específico só pessoas da minha área é que me iam poder responder... Mas cá vai:

Eu estou na licenciatura de Física e estou a pensar ir para mestrado de Matemática e Aplicações. Mas também posso mudar para licenciatura de matemática aplicada e tirar esse mestrado. Quando me for candidatar a bancos por exemplo, alguém vai querer saber se eu tenho a licenciatura em Física ou em Matemática Aplicada? Não vão olhar só para o mestrado?
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

por VirtuaGod » 14/8/2011 23:08

Pata-Hari Escreveu:Vê la se não consegues fazer uma pergunta mais vaga.... tenta lá com jeitinho....

Acho que tás a ser injusta :| Até me parece que fez sentido a questão!! Só não sei responder (e por isso não o fiz)

Exemplos:

Eu tirei gestão e especialização em finanças (mestrado), um amigo meu tirou matemática e mestrado em finanças. Conseguimos o mesmo emprego ou vai haver diferença para o empregador quando olha para os dois currículos?

Pessoalmente não vejo muita diferença na forma como somos tratados e há até quem prefira um engenheiro especializado em finanças etc. Tenho outro amigo especializado em finanças mas que veio de direito, aí penso que algumas portas se fecham para ele (análise economómica) mas outras abrem-se mais facilmente (fiscalidade financeira).

Pessoalmente acho que só faz diferença se a Licenciatura é de ciências/economia ou de humanidades. Mas é apenas a minha opinião e pelo que vejo com amigos, não sou empregador!! :roll:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pata-Hari » 14/8/2011 22:47

Vê la se não consegues fazer uma pergunta mais vaga.... tenta lá com jeitinho....
Administrador Fórum

Offtopic - A licenciatura é importante, com um mestrado?

por ToshB » 13/8/2011 22:35

Boas,

Os empregadores ligam às licenciaturas quando se tem um mestrado? Por exemplo, 2 pessoas com licenciaturas diferentes mas com o mesmo mestrado conseguem os mesmos empregos?

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 105 visitantes